Brasil enfrenta Escócia em busca da classificação para o mata-mata da Copa como líder do grupo C

José Ricardo

A Seleção Brasileira enfrenta a Escócia às 19h (de Brasília) desta quarta-feira (23) com o claro objetivo de vencer para confirmar a classificação ao mata-mata na liderança do grupo C. A partida no Hard Rock Stadium, em Miami, será a última da fase de grupos.

A Amarelinha irá garantir a primeira colocação de sua chave caso derrote a Escócia e desde que o Marrocos, se vencer o Haiti, não tire a diferença no saldo de gols. Neste momento, o Brasil lidera pois seu saldo é 3, e o dos marroquinos, 1. Se empatar com os escoceses, o Brasil mantém a ponta do grupo em caso de igualdade do Marrocos com os haitianos.

A Escócia, por sua vez, também está na briga por uma melhor colocação. Com três pontos, sonha em ocupar a vice-liderança ou até o primeiro lugar. Na estreia, bateu o Haiti por 1 a 0 e, na segunda rodada, foi derrotado pelo Marrocos pelo mesmo placar.

Expectativa de Ancelotti

Em entrevista coletiva nessa terça-feira (23), o técnico Carlo Ancelotti explicou que espera uma atuação melhor do Brasil no terceiro jogo nesta Copa e avaliou a Escócia como uma seleção “forte fisicamente, com uma estratégia muito clara”.

“Estou satisfeito, mas temos um compromisso muito grande que é brigar por essa Copa. Começamos bem no primeiro jogo, segundo jogo melhor. Estamos confiante que o terceiro jogo será melhor”, disse.

“(É uma) Equipe forte fisicamente, com estratégia muito clara. Habitualmente joga no 4-4-2, com muita bola longa, busca jogar por muitos cruzamentos. É um jogo que temos que controlar nesse aspecto”, completou.

De volta à Copa após 28 anos

A última participação da Escócia havia sido na edição de 1998, na França. Na estreia da competição, foi derrotada pelo Brasil por 2 a 1. Esta é a nona vez que o país do Reino Unido disputa uma Copa do Mundo: 1954, 58, 74, 78, 82, 86, 90, 98 e 2026.

A seleção escocesa está na 41ª posição do Ranking Mundial Masculino da FIFA e garantiu a classificação para este Mundial com uma emocionante vitória por 4 a 2 sobre a Dinamarca, em Glasgow, na Escócia.

Retrospecto

Brasil e Escócia estiveram frente a frente em dez oportunidades, com oito vitórias e dois empates entre as equipes. O encontro mais recente se deu em 27 de março de 2011, em amistoso no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra, onde a Amarelinha venceu por 2 a 0, com dois gols de Neymar.

Em Copas do Mundo, foram quatro confrontos, com três triunfos brasileiros e um empate: Brasil 2 x 1 Escócia, em 1998; Brasil 1 x 0 Escócia, em 1990; Brasil 4 x 1 Escócia, em 1982; e Brasil 0 x 0 Escócia, em 1974.

TRANSMISSÃO

O duelo entre Brasil e Escócia será transmitido por: Globo e SBT (TV aberta), sportv e N Sports (TV fechada), Ge TV (via Globoplay) e CazéTV (YouTube).

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • América Latina
    • Estados Unidos
    • Europa
    • Ásia
    • Oriente Médio
    • África
    • Oceania
    • Vaticano
    •   Back
    • Dourados
    • Polícia
    • Política do MS
    • Regiões do MS
    • Agronegócio
    • Saúde no MS
    • Economia do MS
    •   Back
    • Futebol
    • Basquete
    • Vôlei
    • Automobilismo
    • Lutas
    • E-Sports
    • Esportes no MS
    • Outros Esportes
    •   Back
    • Bem-Estar Ambiental
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música & Shows
    • Programação Cultural
    • Cinema, TV & Streaming
    • Famosos
    •   Back
    • Natureza & Aventura
    • Destinos no Brasil
    • Gastronomia
    • Turismo em Foco
    •   Back
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança Pública
    • Política
    • Economia
    • Sociedade
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
    • Tecnologia e Sociedade

© 2026 Folha do MS. Todos os direitos reservados.