Folha Do MS

Prefeitura recebe 100 processos pelo Aprova Digital em apenas 7 dias

A Prefeitura de Dourados recebeu 100 processos pelo sistema Aprova Digital em apenas 7 dias, comprovando que os serviços pela internet facilitam a vida dos profissionais e contribuintes que não precisam mais se deslocar até a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e ao Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam) para fazer seus protocolos. “A prestação de serviços ao cidadão pela Internet, o recebimento, análise e julgamento com ajuda da inteligência artificial, otimizam o tempo tanto do contribuinte quanto dos servidores da Prefeitura de Dourados, gerando, inclusive, economia para os cofres públicos”, ressalta o prefeito Marçal Filho.

Entre os processos recebidos nos primeiros 7 dias de funcionamento do Aprova Digital na Seplan e no Imam destacam-se 26 pedidos de Enquadramento/Taxa de Licenciamento Ambiental; 14 pedidos de Alvará de Construção; 7 requerimentos de supressão de árvore; 7 protocolos gerais de Meio Ambiente; 8 processos de doação de mudas; 3 declarações de isenção de licenciamento; 8 de aprovação de Habite-se; 5 processos de licenciamento ambiental; 4 pedidos de Certidão de Acessibilidade; 3 processo de Declaração de Supressão de Árvores; 5 de aprovação de projetos e diversos protocolos geral.

Dados gerados pelo próprio sistema revelam que ao receber, analisar e julgar esses 100 processos pelo Aprova Digital foram economizados R$ 34.516,38 para os cofres públicos municipaisl com digitalização, papel, impressão, mão-de-obra, entre outros. Foram economizados 232 horas de trabalho dos servidores que precisariam estar no Imam ou na Seplan para atender os contribuintes, fazer o protocolo; gerar guias de recolhimento; montar os processos físicos e encaminhar para a aprovação dos técnicos responsáveis pelas análises.

Apenas para que o contribuinte tenha ideia da economia gerada, os 100 processos digitais iriam consumir 34.800 folhas de papel sulfite se fossem protocolados pelo sistema antigo, gerando ainda 34.800 impressões. Com isso 3 árvores foram preservadas com economia de papel e 3 metros quadrados de arquivos físicos deixaram de ser usados. Exatos 261 quilos de de emissões de CO₂ foram evitadas com digitalização, que gerou ainda 116 horas de economia para o cidadão com deslocamentos até a Secretaria Municipal de Planejamento ou até o Instituto Municipal de Meio Ambiente.

O Aprova é uma plataforma de gestão e automação de processos no setor público, que substitui o requerimento e a análise realizados de forma manual pelo digital e online, com o uso de inteligência artificial. Profissionais e contribuintes estão descobrindo a facilidade de  solicitar serviços de forma 100% digital e pela internet, sem necessidade de deslocamento até a prefeitura. Com o sistema, a aprovação de projetos e a emissão da carta de Habite-se, que chegava a demorar de 2 a 5 meses para serem atendidas, dependendo do tamanho da obra e complexidade do projeto, agora será reduzido para menos da metade do tempo.

Nesta primeira etapa da implantação do Aprova Digital pela Prefeitura de Dourados, 21 serviços da Secretaria de Planejamento e 23 do Instituto de Meio Ambiente poderão ser solicitados e acompanhados de forma 100% digital. São eles:

Secretaria de Planejamento: Aprovação de projeto com Alvará; reforma com Acréscimo; Reforma sem acréscimo; Acréscimo de edificação; Regularização de edificação; Regularização com acréscimo; Substituição do projeto aprovado Alvará ou Habite-se; Alvará de construção para projeto aprovado; Alvará de reforma para-regularização. Baixa/Assunção de Responsabilidade Técnica: Aprovação de projeto sem alvará; Habite-se; Estudo de Impacto de Vizinhança-EIV; Vistoria de EIV; Autorização de Demolição; Análise de Projetos de Edificações e Parcelamento; Aprovação de Loteamento; Desmembramento/Remebramento/Retificação/Limites e confrontações; Investidura de área; Declaração de acessibilidade; Análise de projetos específicos.

Instituto de Meio Ambiente: Licenciamento Ambiental; Taxa de Licenciamento; Notificação; Laudo de Constatação; Autos de Infração; Recurso de Notificação; Supressão arbórea; Doação de mudas; Declaração de supressão para árvores com data inferior a 15cm; Declaração para supressão de árvores de reflorestamento; Projetos de arborização de novos loteamentos; Redução de IPTU por cobertura arbórea; Levantamento de Fauna; Monitoramento de Fauna; Resgate e Afugentamento de Fauna; Monitoramento de água superficial; Levantamento Florístico; Visita em Unidade de Conservação; Pesquisa em Unidade de Conservação; Solicitação de Palestra; Programa de Educação Ambiental; Restituição de Taxas pagas; Suprimento de Fundos e de Viagem; Comunicação Interna.

Para utilizar o sistema é preciso acessar o site e fazer o cadastro gratuito em https://dourados.aprova.com.br/home. Em caso de dúvidas na utilização, o usuário deve recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

José Ricardo

Escritor

Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Ciência
  • Crime e Justiça
  • Cultura
  • Dourados
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.