O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e o avanço da doença no perímetro urbano do município, confirmou nesta terça-feira (14) a sétima morte em decorrência de complicações da doença e alertou a população para a importância de todos entrarem nessa guerra contra o mosquito Aedes aegypti. “Infelizmente as pessoas estão relativizando o problema e percebemos que muitas famílias não estão levando essa epidemia a sério”, lamentou o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, que é coordenador-geral do COE. O paciente que teve a morte confirmada por Chikungunya tinha 77 anos, era do sexo masculino, indígena, com comorbidade (câncer) e morreu no Hospital Porta da Esperança (Missão Caiuá). Ele apresentou os primeiros sintomas para a doença em 10/02/2026, foi a óbito em 14/03/2026. É a sétima morte de morador da Reserva Indígena de Dourados, onde estão concentrados o maior volume de diagnóstico da doença, com 2.012 casos prováveis, 1.461 casos confirmados, 479 casos descartados, 545 casos em investigação, num total de 2.485 notificações e 399 atendimentos hospitalares. Na sexta-feira passada (10), o COE havia confirmado a sexta morte em decorrência da doença. A vítima, do sexo masculino, tinha 55 anos, foi internada no Hospital da Missão Caiuá no dia 1 de abril e faleceu no dia 3 de abril em razão de complicações pela doença. Na segunda-feira, o COE informou que outras três mortes continuam em investigação, entre elas uma menina de 10 anos, que estava internada no Hospital Regional de Dourados e não residia na Reserva Indígena, bem como um homem que tinha 63 anos de idade, que estava internado no Hospital Unimed e era morador do Parque das Nações II, região onde foi diagnosticado o avanço mais forte da doença. O Informe Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (14) aponta que Dourados tem hoje 40 pacientes internados com Chikungunya, sendo 2 no Hospital Porta da Esperança (Missão Caiuá), 21 no Hospital Universitário HU-UFGD, 5 no Hospital Cassems, 8 no Hospital Regional, 1 no Hospital Unimed, 1 no Hospital da Vida e 2 no Hospital Evangélico Mackenzie. Em números gerais, o município tem 3.681 casos prováveis de Chikungunya, com 1.701 casos confirmados, 780 casos descartados, 2.760 casos em investigação, com uma taxa de positividade de 68,6%.
Governo de MS e LIDE discutem desenvolvimento econômico na Expogrande
O desenvolvimento do agronegócio, da agroindústria e da economia de Mato Grosso do Sul foram abordados durante o Fórum LIDE Agro Expogrande, um dos principais encontros de lideranças do agronegócio dentro da programação oficial da Expogrande. O governador Eduardo Riedel e a primeira-dama Mônica Riedel participaram da abertura do evento realizado na manhã desta terça-feira (14). “Realizamos diversas ações para captar recursos e empresas para se instalarem em Mato Grosso do Sul, a partir de uma visão estratégica. Diante de uma agenda global de transição energética, segurança alimentar e sustentabilidade, são três grandes temas que o Estado se colocou como player global na produção e industrialização”, disse Riedel. Com a presença de lideranças empresariais, autoridades públicas e representantes do setor produtivo, o encontro também teve como destaque o processo de diversificação da matriz produtiva de Mato Grosso do Sul e o cenário agroindustrial global, com seus desafios e oportunidades. Como parte da programação serão realizados os painéis “Mulheres do Agro” – que reúne executivas, produtoras rurais e lideranças femininas para debater o protagonismo das mulheres na gestão e na inovação do setor –, e “Brasil e Mato Grosso do Sul: Potência Agroindustrial no Cenário Global” – que discute os desafios e oportunidades para ampliar a competitividade e a presença do agronegócio brasileiro nos mercados internacionais. O encontro reuniu importantes lideranças do setor produtivo, consolidado como um espaço qualificado para o debate de políticas públicas, investimentos, inovação e desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro. Como parte das atividades da Expogrande, o Governo do Estado por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul), realiza reuniões e encontros com representantes de diversas cadeias produtivas e segmentos econômicos. Também participaram do evento o presidente do LIDE MS, Aurélio Rocha, além do presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai e o presidente da FIEMS e chairman do LIDE MS, Sérgio Longen, além de outras lideranças nacionais ligadas ao setor produtivo. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Escorpiões dentro de casa: como evitar acidentes e o que fazer em caso de picada
Com o aumento das temperaturas e a ocorrência de chuvas, cresce também a presença de escorpiões em áreas urbanas e, com isso, os acidentes com esses animais peçonhentos. Pequenos, silenciosos e muitas vezes escondidos dentro de casa, eles representam um risco real à saúde, principalmente para crianças e idosos. Saber como agir rapidamente pode fazer toda a diferença. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) orienta a população que, em caso de picada de escorpião, a recomendação é clara: procurar atendimento de saúde imediatamente. A vítima deve ir até a unidade mais próxima, seja uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para avaliação clínica. No SUS (Sistema Único de Saúde), o atendimento é organizado de forma que, após os primeiros cuidados, o paciente seja encaminhado, se necessário, para unidades de referência que dispõem do soro antiescorpiônico. Antes de sair de casa, a recomendação é simples: lavar o local da picada com água e sabão e manter a calma. Não é indicado fazer torniquetes, cortes, perfurações ou aplicar qualquer tipo de substância no local, pois essas práticas podem agravar o quadro. Nem todos os casos exigem o uso do soro. O tratamento é indicado principalmente para situações moderadas ou graves, conforme avaliação médica. Por isso, a ida rápida a um serviço de saúde é fundamental para definir a conduta adequada. Se for possível, sem risco, levar o escorpião ou uma foto do animal pode ajudar na identificação da espécie e na avaliação do caso. No entanto, essa medida não deve atrasar a busca por atendimento. Crianças e idosos exigem atenção redobrada Acidentes com escorpiões tendem a ser mais perigosos em crianças, especialmente as menores, e em idosos. Nesses grupos, o veneno pode provocar reações mais intensas e evolução rápida, com sintomas como vômitos, sudorese, alterações cardíacas e outros sinais de gravidade. Por isso, o atendimento deve ser ainda mais ágil. Como o SUS atende esses casos no Estado Em Mato Grosso do Sul, a rede pública de saúde está estruturada para atender esse tipo de ocorrência. As unidades básicas e de urgência realizam o primeiro atendimento e, quando necessário, acionam a regulação para encaminhamento a hospitais de referência. O soro antiescorpiônico não está disponível em todas as unidades, mas em pontos estratégicos da rede estadual, definidos para garantir acesso rápido e seguro ao tratamento. Essa organização permite que o paciente receba assistência adequada conforme a gravidade do caso. Prevenção começa em casa Evitar o aparecimento de escorpiões é a forma mais eficaz de reduzir acidentes. Medidas simples podem ajudar: Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da SES, Karyston Adriel Machado da Costa, a maior parte dos acidentes pode ser evitada com mudanças simples no ambiente doméstico. “Os escorpiões se adaptam facilmente ao meio urbano e encontram abrigo e alimento dentro das residências. Por isso, manter o ambiente limpo, sem entulhos e com os acessos vedados, é fundamental para reduzir a presença desses animais e prevenir acidentes”, destaca. O período de calor e chuva favorece a reprodução e a atividade desses animais, aumentando o risco de sua presença em residências e, consequentemente, a ocorrência de acidentes, especialmente em áreas urbanas. Atendimento rápido salva vidas A SES destaca que, embora muitos casos sejam leves, a evolução pode ser imprevisível. Por isso, não é recomendado esperar os sintomas piorarem. A avaliação profissional é essencial para garantir o tratamento correto e evitar complicações. Saiba onde é disponibilizado o soro na rede de saúde do Estado: Hospitais de Referência para atendimento – Mato Grosso do Sul (2) Kamilla Ratier, Comunicação SES
MS Irriga fortalece qualificação técnica e impulsiona uso sustentável da água no campo
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), tem avançado na consolidação do programa MS Irriga como uma das principais estratégias para ampliar a produtividade com sustentabilidade no campo. Um dos pilares fundamentais da iniciativa é a capacitação continuada de profissionais que atuam diretamente na assistência técnica e no desenvolvimento das propriedades rurais. Com foco nos 26 municípios que integram o Polo de Agricultura Irrigada do Centro-Sul do Estado, o programa tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar as competências técnicas de profissionais ligados à irrigação, especialmente em pequenas e médias propriedades. A proposta é garantir que esses técnicos estejam preparados para atuar no dimensionamento, instalação, operação, manutenção e otimização de sistemas irrigados, promovendo o uso eficiente da água e fortalecendo a produção sustentável. Na semana passada o dia de campo foi realizado em Dourados na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), para os alunos inscritos na capacitação em irrigação do módulo II de pecuária com foco em pastagens. As capacitações são realizadas em formato híbrido, com aulas virtuais e presenciais, instrutores de diversas regiões do Estado e também especialistas de fora de Mato Grosso do Sul. Além da formação teórica, os módulos contam com atividades práticas e dias de campo em instituições parceiras que possuem estrutura e expertise na área. Em 2025, o programa já capacitou 35 técnicos em Pecuária Leiteira, em parceria com a Agraer, e outros 50 profissionais no Módulo I, voltado à Fruticultura e Hortaliças. Já em 2026, o Módulo II, com foco em Pecuária e manejo de pastagens, foi concluído no dia 9 de abril, qualificando 55 técnicos. O público-alvo das capacitações inclui técnicos de nível médio em Agropecuária e profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Medicina Veterinária e áreas afins, vinculados à AGRAER, ao SENAR e também à iniciativa privada. Segundo o secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta a proposta do MS Irriga vai além da formação técnica. “A expectativa é que os profissionais capacitados atuem como multiplicadores do conhecimento, levando aos produtores rurais práticas mais eficientes e sustentáveis de irrigação. Com isso, o programa contribui diretamente para o aumento da produtividade, o uso racional dos recursos hídricos e a redução de riscos na produção agropecuária”, salientou. De acordo com o gestor do programa, engenheiro agrônomo Sandro Cardoso, as atividades práticas têm papel estratégico dentro da capacitação. No Módulo I, o dia de campo foi realizado no Centro de Excelência do SENAR, em Campo Grande. Já o Módulo II contou com atividades na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), instituição escolhida pela sua infraestrutura e capacidade técnica. Para o próximo ciclo, o Governo do Estado trabalha na viabilização do Módulo III, com foco em grandes culturas como soja e milho, previsto para ocorrer entre os dias 4 de agosto e 16 de setembro, com atividades práticas planejadas na Embrapa Agropecuária Oeste. De acordo com o secretário da Semadesc, Artur Falcette, a definição dos temas e áreas prioritárias do programa foi construída de forma colaborativa, a partir das demandas apresentadas pelas associações integrantes do MS Irriga, com validação dos parceiros envolvidos. “A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em posicionar Mato Grosso do Sul como referência nacional em irrigação, aliando inovação, qualificação profissional e sustentabilidade no campo”, concluiu. O que é o MS Irriga O Programa Estadual de Irrigação de Mato Grosso do Sul foi criado pelo Governo do Estado para fomentar a expansão da área irrigada de forma sustentável. Ele visa aumentar a produtividade e diversificar a produção, oferecendo incentivos fiscais, agilidade no licenciamento/outorga e crédito facilitado, visando irrigar 4 milhões de hectares. O programa prevê entre seus benefícios a isenção tributária, agilidade na regularização ambiental e apoio ao planejamento hídrico. O programa também facilita o acesso a recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) através do Banco do Brasil. O MS Irriga inclu capacitações técnicas, mapeamento de áreas (diagnóstico de bacias) e pesquisa para produção sustentável. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Hospital Regional de Ponta Porã realiza primeira captação de órgãos
Referência em saúde pública na região de fronteira sul, o HRPP (Hospital Regional de Ponta Porã) realizou na noite de segunda-feira (12) o seu primeiro procedimento de captação de órgãos. A ação, que mobilizou equipes multidisciplinares e uma logística complexa, possibilitou a doação de dois rins, duas córneas e um fígado, beneficiando pacientes que aguardam na fila de transplantes do SUS (Sistema Único de Saúde). A doadora era uma jovem de 32 anos. O procedimento foi resultado de uma cooperação técnica entre a OPO (Organização de Procura de Órgãos) de Dourados, a equipe e-DOT (Equipe de Doação para Transplantes) do HRPP e um grupo especializado de Campo Grande, liderado pelo cirurgião Gustavo Rapassi, diretor clínico da Fratello Transplantes. Toda a ação teve apoio da CET/ (Central Estadual de Transplantes), garantindo suporte integral à doação. A Central é responsável por gerenciar todas as etapas em âmbito estadual, desde a notificação do potencial doador até a distribuição dos órgãos, além de coordenar a logística que envolve aeronaves, transporte terrestre e equipes especializadas. A captação, que aconteceria no fim da tarde, foi realizada às 23h15 devido à instabilidade meteorológica. O clima adverso impediu o pouso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira, que se deslocava de Brasília, exigindo readequação de toda a logística da operação. Estrutura e apoio permanentes De acordo com a coordenadora da CET/MS, Claire Carmen Miozzo, um dos grandes avanços recentes foi a melhoria na confirmação do diagnóstico de morte encefálica. “Historicamente, a maior dificuldade era o fechamento do diagnóstico, especialmente pela ausência de exames como a arteriografia. Hoje, com esse recurso disponível, o processo se tornou mais ágil e seguro”, explica. Para o diretor técnico do Regional de Ponta Porã, o médico Antonio Martinussi, o ato de solidariedade da família transformou o luto em esperança. “Este procedimento oferece um novo significado para a perda. Um momento tão doloroso passa a ter outro sentido ao saber que vidas serão salvas.” A enfermeira responsável pela e-DOT, Gemana Fortaleza, destacou que este é apenas o primeiro passo para o fortalecimento das ações de doação e transplantes de órgãos na região. Gestão e infraestrutura O êxito da operação reflete o processo de modernização do hospital. Desde agosto de 2025, o HRPP é gerido pelo Instituto Social Mais Saúde e conta com uma estrutura de 117 leitos (incluindo UTI), centro cirúrgico com três salas e um corpo clínico de aproximadamente 100 profissionais. Além do atendimento de urgência e emergência, a unidade também realiza atendimentos ambulatoriais. Para o diretor-geral do hospital, Alex Cruz, o pioneirismo reforça o papel estratégico da unidade para o Mato Grosso do Sul. “Promover esta captação fortalece nosso compromisso com o cuidado humanizado e a assistência de alta complexidade. O HRPP se firma como uma referência de qualidade para o Estado.” Protocolos de segurança O sistema de doação de órgãos no Brasil segue normas rigorosas. A doação só ocorre após a confirmação da morte encefálica e a autorização familiar. Em conformidade com os protocolos de ética médica, a identidade dos doadores e receptores, bem como o destino dos órgãos, permanecem em sigilo. “Reforçando que todo esse processo só é possível graças ao gesto de solidariedade das famílias, que, mesmo em um momento de dor, optam por salvar outras vidas por meio da doação”, finaliza a coordenadora da Central de Transplantes de MS. Comunicação SES*com informações do HRPP
Decreto institui grupo de trabalho para organizar celebração dos 50 anos de MS
O Governo do Estado instituiu, por meio do Decreto nº 16.760, de 10 de abril de 2026, um Grupo de Trabalho Especial responsável pela proposição, planejamento e organização das comemorações alusivas ao cinquentenário de criação de Mato Grosso do Sul. A medida, publicada na edição de ontem (13) do Diário Oficial do Estado, antecipa a agenda institucional que marcará os 50 anos da edição da Lei Complementar nº 31 de 1977, considerada marco histórico para a formação política e administrativa do Estado. O grupo terá caráter estratégico e será responsável por estruturar o conjunto de ações comemorativas, com foco na valorização da memória histórica, dos avanços institucionais e das conquistas sociais ao longo das últimas décadas. A proposta é que as celebrações também reforcem a identidade sul-mato-grossense e o sentimento de pertencimento da população. A composição do grupo contempla sete membros titulares e igual número de suplentes, com representantes da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), incluindo a Secretaria-Executiva de Comunicação, da Secretaria de Estado de Educação (SED), da Casa Civil (Secc), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e da Fundação de Turismo (Fundtur). A coordenação ficará sob responsabilidade da Segov, que também definirá o calendário de reuniões. Entre as atribuições do grupo estão a definição das diretrizes e do conceito institucional das comemorações, a elaboração do planejamento estratégico dos eventos e a articulação entre órgãos públicos, instituições e sociedade civil. Também caberá ao colegiado propor parcerias, acompanhar a execução das ações, além de estruturar estratégias de comunicação e identidade visual das celebrações. O grupo poderá ainda convidar representantes de outras entidades públicas e privadas para contribuir com os trabalhos, ampliando a participação institucional e social na construção da agenda comemorativa. As atividades serão desenvolvidas no prazo de até 180 dias, contados a partir da instalação do grupo, com possibilidade de prorrogação por igual período. Ao final, será apresentado um relatório conclusivo ao governador Eduardo Riedel. A participação no grupo não será remunerada e será considerada de relevante interesse público, reforçando o caráter institucional e colaborativo da iniciativa. Elaine Paes, Comunicação Segov
Turismo de Mato Grosso do Sul destaca inovação, cultura e inclusão na WTM Latin America 2026
Lançamento do programa de Turismo Acessível e Inclusivo, valorização da gastronomia regional e apresentação do projeto musical “Pantanal Jam” estão entre os destaques de Mato Grosso do Sul durante a World Travel Market Latin America (WTM LA) 2026. Uma das principais feiras de turismo da América Latina, o evento acontece de 14 a 16 de abril em São Paulo, e contará com uma programação estratégica organizada pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), além da participação de uma caravana do trade sul-mato-grossense, organizada pelo Sebrae MS. Segundo o diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, a WTM LA é o principal evento do primeiro semestre para o turismo do estado e será marcada por ativações e lançamentos relevantes. “Vamos muito fortes para a WTM LA esse ano, lançando muitas novidades como o programa de Acessibilidade, os festivais de MS, com oportunidade para nossos empresários apresentarem seus produtos e fazer capacitações. Nosso estande estará incrível e vamos levar também o projeto musical ‘Pantanal Jam’, que fará apresentações todos os dias no nosso estande. A estratégia esse ano foi trazer tudo de ativação para o estande de Mato Grosso do Sul e gerar maior fluxo possível de visitantes para que os nossos empresários tenham mais possibilidades de atendimento. Estamos muito felizes com essa participação que, com certeza, será histórica”, explica. A WTM Latin America é um evento B2B que reúne profissionais da indústria de viagens e turismo, promovendo oportunidades de negócios e conexão com compradores, influenciadores e lideranças do setor. Logo na abertura oficial, no dia 14 de abril, às 10h30, a banda sul-mato-grossense Urbem apresenta o espetáculo “Pantanal Jam – Sons do Pantanal de Mato Grosso do Sul”, uma experiência musical inspirada na sonoridade e na beleza do bioma. O projeto transforma elementos da paisagem sonora pantaneira — como sons da fauna, o farfalhar das folhas e o movimento das águas — em uma imersão em jazz, destacando a riqueza cultural e turística do estado. Programação Estande MS Dia 14/04 14:00 Lançamento da Campanha de Promoção do Turismo Acessível e Inclusivo de MS, com fala do diretor-presidente da Fundtur-MS 15:30 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho 16:10 Integração Trade. 16:25 Apresentação do evento ABETA Summit, que em 2026 será realizado em Campo Grande (MS) 16:40 Lançamento da Revista Digital Bilíngue (inglês) da Visit Pantanal 16:55 Lançamento dos Festivais Culturais de MS (Festival de Inverno de Bonito e Festival América do Sul), com a presença do diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes. 17:10 Banda Urbem / Pantanal Jam 17:40 às 19:40 Capacitação trade: LR Travel Experience / Zagaia Eco Resort / M26 Assessoria / Joice Tur / Natureza Tour / Impacto Ecoturismo / Peralta Cruise 18:10 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho Dia 15/04 13:00 Capacitação: Plataforma Tourism Cares / Emanueli Ribeiro 14:00 Talk Pantanal Negro: Novas Rotas do Afroturismo Brasileiro – Bela Oyá Pantanal 14:40 Banda Urbem / Pantanal Jam 13:15 às 13h45 Capacitação trade: Grupo Rio da Prata / Joice Tur / Ygarapé Tour Viagens e Turismo 15:15 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho 15:45 às 16:45 Capacitação trade: Impacto Turismo / Zagaia Eco Resort / Peralta Cruise / Hotel Pousada Águas de Bonito 17:00 Pantanal Jam / Banda Urbem 17:30 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho 18:00 às 19h45 Capacitação trade: M26 Assessoria / Vanzella Transportes / Bravo Brazil Tour / Grupo Rio da Prata / Natureza Tour / Visit Pantanal 19:30 Integração Trade Dia 16/04 13:00 Abertura Estande MS 13:00 às 14:00 Capacitação trade: Visit Pantanal / Hotel Pousada Águas de Bonito / M26 Assessoria / Peralta Cruise / Vanzella Transportes 14:40 Banda Urbem / Pantanal Jam 15:15 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho 15:45 às 16:30 Capacitação trade: Zagaia Eco Rezort / Impacto Ecoturismo / Ygarapé Tour Viagens e Turismo / Abismo Anhumas 16:45 Integração Trade 17:00 Banda Urbem / Pantanal Jam 17:30 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho 18:00 Encerramento Programação Sebrae MS Paralelamente à programação do estande de Mato Grosso do Sul, o Sebrae MS organizou capacitações no Espaço Sebrae (L61) para apresentação de roteiros, rotas e experiências do trade sul-mato-grossense. As atividades acontecem todos os dias no período da tarde no Espaço Sebrae. Para saber detalhes de cada capacitação, como horários e temas, clique AQUI. Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Dourados moderniza iluminação pública e disponibiliza aplicativo para população
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), segue avançando no no processo de modernização da iluminação pública com a substituição de luminárias antigas por tecnologia LED em toda a cidade, além da criação do aplicativo “Ilumina Dourados”, que pode ser baixado pelo contribuinte diretamente na loja de aplicativos para aparelhos celular, tanto Android quanto IOS (confira links abaixo). A ação, iniciada no começo de março, faz parte de um contrato superior a R$ 47 milhões e já apresenta resultados concretos para a população. Antes mesmo do início dos trabalhos da nova empresa, a Prefeitura de Dourados já havia trocado mais de 18 mil lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio pelas modernas lâmpadas e luminárias de LED. Até o momento, cerca de mil lâmpadas de mercúrio foram substituídas por LED pela nova empresa, começando pelas regiões do Jardim Guaicurus, Harrison de Figueiredo e Green Ville. Nesta semana, as equipes dão continuidade ao trabalho nos bairros Guaicurus e Esplanada. A previsão é que, de forma gradativa, todos os bairros sejam contemplados nos próximos meses. Insatisfeito com o ritmo dos trabalhos pela empresa contratada, o prefeito Marçal Filho já acionou os responsáveis para exigir maior agilidade na substituição das lâmpadas e luminárias, inclusive cobrando que a empresa reforce suas equipes em campo para dar uma resposta mais rápida à população. O prefeito também exigiu que a empresas disponibilizasse imediatamente novas ferramentas para o cidadão encaminhar solicitações de troca de lâmpadas queimadas. Marçal Filho lembrou do desafio que foi o processo de contratação da nova empresa para garantir que a iluminação pública chegasse de fato à população, já que o dinheiro da Cosip estava em conta específica e a burocracia atrapalhava a licitação. “A intenção é iluminar Dourados com mais eficiência energética, maior durabilidade dos equipamentos, o que reflete em iluminação das vias públicas, mais segurança e qualidade de vida da população”, disse ao destacar ainda que “canais tecnológicos vão ajudar neste processo”. Para execução dos serviços, equipes especializadas atuam de forma contínua no município. A prioridade é garantir rapidez tanto nas substituições programadas quanto no atendimento das demandas da comunidade. A Prefeitura também ampliou os canais de comunicação com a população. Já está em funcionamento o aplicativo “Ilumina Dourados”, uma ferramenta prática que permite ao cidadão registrar solicitações de manutenção, como troca de lâmpadas, de forma rápida e acessível. O intuito é garantir mais eficiência nos serviços públicos e fortalecendo a participação do cidadão na construção de uma Dourados mais iluminada e segura. O aplicativo está disponível gratuitamente para download nas plataformas Android e iOS: · Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.unidesk.siip.notificacao.mobile.dourados · iOS: https://apps.apple.com/br/app/dourados-iluminada/id6761065784 O atendimento também segue sendo realizado por telefone. Atualmente, o serviço de Disk Lâmpada funciona pelo número 0800 999 2040. A partir da próxima semana, o contato será atualizado para o número 0800 642 4343.
Após 13 tentativas, policial de MS finalmente encontra rim compatível e recomeça a vida depois de 16 anos
Foram anos marcados por uma rotina intensa de tratamento, viagens e incertezas. Diagnosticado em 13 de março de 2009 com nefropatia por IgA, conhecida como doença de Berger, Anderson iniciou em 6 de abril do mesmo ano, as sessões de hemodiálise, um processo contínuo que se estendeu por 16 anos e 8 meses. Uma rotina de resistência e esperança Ao longo desse período, Anderson passou por diferentes centros de tratamento em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, sempre em busca de um transplante. Foram diversas convocações ao longo dos anos, muitas delas sem sucesso devido à incompatibilidade. “A gente vive esperando o telefone tocar. Pode ser a qualquer hora, de madrugada, durante o almoço. Isso mexe com o psicológico, com o sono, com tudo”, relata. Mesmo diante das dificuldades, ele seguiu trabalhando como investigador da Polícia Civil, função que exerce desde 2006. “Sempre tive apoio dos meus colegas e da instituição. Isso fez toda a diferença para eu continuar firme durante esse processo”, afirma. A 13ª tentativa e o momento da virada A espera terminou após acompanhamento no Hospital do Rocio, em Campo Largo-PR, onde Anderson permaneceu por cerca de dois anos e meio. Após 12 tentativas frustradas, foi na 13ª convocação que veio a notícia esperada. “Quando deu certo, foi como ganhar uma nova vida. Foram muitos anos tentando, vendo outras pessoas conseguirem e eu tendo que recomeçar. É uma sensação que não dá para descrever”, conta. A convocação aconteceu na madrugada de 13 de outubro do ano passado, exigindo rapidez na mobilização para o deslocamento até o hospital. Agilidade no deslocamento foi essencial Para que o transplante fosse possível, o tempo de resposta foi determinante. Ao longo da jornada, Anderson contou com diferentes formas de deslocamento, incluindo apoio aéreo em momentos anteriores, viabilizado pelo Governo do Estado. “Quando o chamado acontece, não tem como esperar. É tudo muito rápido. Sem esse tipo de apoio, muita gente não consegue chegar a tempo”, explica. Ele destaca o trabalho das equipes envolvidas nesse processo. “São verdadeiros anjos. A Casa Militar, os pilotos, as equipes… todos sempre prontos para ajudar. Isso salva vidas”, afirma. Bastidores do transporte: precisão, desafio e missão de salvar vidas Por trás da chegada a tempo para o transplante, há uma operação complexa que envolve planejamento, agilidade e decisões tomadas em questão de minutos. O piloto da Casa Militar, Enilton Zalla, delegado da Polícia Civil, que atualmente atua na aviação do Estado, participou diretamente do transporte de Anderson e relembra que o caso exigiu rapidez e enfrentou condições desafiadoras. Segundo ele, essa não foi a primeira vez que acompanhou a trajetória do investigador. Ao longo dos anos, Enilton participou de outras tentativas de deslocamento de Anderson para Curitiba, ainda sem sucesso na compatibilidade para o transplante. A proximidade entre os dois também é institucional: ambos são policiais civis, o que fez com que o caso fosse acompanhado com atenção especial. “Era um voo que precisava sair e chegar muito cedo em Curitiba. A gente ainda tinha uma condição de meteorologia que poderia dificultar o pouso, mas assumimos o compromisso e partimos para o desafio”, relata. O deslocamento ocorreu durante a madrugada, logo após o piloto retornar de outra missão, evidenciando a dinâmica intensa da rotina das equipes. Mesmo diante das incertezas, o planejamento e a execução foram bem-sucedidos, garantindo que Anderson chegasse a tempo para o procedimento. “Para nós foi uma felicidade muito grande. A gente participa de muitas histórias como essa, e poder ver quando dá certo, principalmente com alguém que a gente tem proximidade, é um privilégio enorme”, afirma Enilton. Ele explica que a atuação da equipe faz parte de uma engrenagem maior, organizada de forma integrada entre a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a Casa Militar e a CTA (Coordenadoria de Transporte Aéreo). Atualmente, o grupo conta com sete pilotos, entre comandantes, como é o caso dele e copilotos, além do apoio de profissionais de outras forças, como bombeiros e Polícia Federal, que colaboram conforme a demanda. As missões envolvem tanto o transporte de pacientes quanto a captação de órgãos, sempre com foco no tempo-resposta. A atuação ocorre em regime rotativo e é acionada conforme a necessidade da Secretaria de Saúde, com coordenação também da Secretaria de Governo. “Quando a demanda surge, a gente avalia rapidamente as condições e, sendo possível, já inicia o voo. É um trabalho que exige precisão e agilidade, porque cada minuto faz diferença”, explica. Com experiência acumulada desde 2019 nesse tipo de operação, período em que também atuou em missões pelo Corpo de Bombeiros, Enilton ressalta que, embora existam casos em que o desfecho não é o esperado, a maioria das missões resulta em vidas salvas, o que reforça o propósito do trabalho. “São dezenas de histórias. A grande maioria é de sucesso, e poder fazer parte disso é algo que a gente leva para a vida inteira”, completa. Entre o medo e a realização Ao chegar ao hospital, o sentimento de Anderson era uma mistura de ansiedade e apreensão. “A gente sonha com esse momento, mas também sente medo. É uma cirurgia grande, uma mudança de vida”, relata. Segundo ele, o acolhimento da equipe foi fundamental. “Fui muito bem recebido. A equipe já estava preparada, aguardando. Tudo precisa ser rápido para garantir que o órgão seja transplantado com sucesso”, explica. O transplante foi realizado no dia 14 de outubro, um dia depois da ligação de convocação. Nova vida e gratidão Hoje, já transplantado, ele resume o momento com gratidão. “Estou vivendo uma nova vida. Sou muito grato a todos que fizeram parte dessa trajetória”, afirma. Ele também destaca o papel da família, da esposa Simeide, dos filhos Ana Lívia e José Pedro, da mãe Luzinete e especialmente do pai, Adão Ribeiro, também policial militar, mas já aposentado, que o acompanhou durante toda a jornada de tratamento. Transplantes avançam com apoio logístico e integração entre instituições A história de Anderson reflete os avanços na área de transplantes em Mato Grosso do Sul, impulsionados pela integração








