A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão dos medicamentos Gluconex e Tirzedral, produzidos por empresa não identificada. A medida também proíbe a comercialização, a distribuição, a importação e o uso dos produtos. “Amplamente divulgados na internet e vendidos como medicamentos injetáveis de GLP-1, os produtos são conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, mas não têm registro, notificação ou cadastro na Anvisa”, informou a agência. Em nota, a Anvisa destacou que, por se tratarem de produtos irregulares e de origem desconhecida, “não há qualquer garantia quanto ao seu conteúdo ou à sua qualidade”. Por isso, não devem ser utilizados em nenhuma hipótese”. “Profissionais de saúde e pacientes que identificarem produtos das marcas e lotes citados podem entrar em contato com a agência, por meio dos canais de atendimento, ou com a vigilância sanitária local, utilizando os contatos disponíveis no portal da Anvisa.” Paraguai Na última segunda-feira (13), a Polícia Civil do Rio de Janeiro interceptou um ônibus que vinha do Paraguai com contrabando de canetas emagrecedoras e anabolizantes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O veículo vinha sendo monitorado por suspeita de transportar material ilegal. No momento da abordagem, havia 42 passageiros no ônibus, que foram conduzidos à Cidade da Polícia. Um casal que embarcou em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi preso em flagrante, com grande quantidade de produtos de origem paraguaia colocados à venda irregularmente no território nacional, como anabolizantes e mil frascos de canetas emagrecedoras, contendo a substância tirzepatida.
Modelo de gestão projeta MS no cenário nacional, com protagonismo em conselhos estratégicos
Mato Grosso do Sul tem se destacado nacionalmente por um modelo de gestão pública baseado na eficiência, na integração entre áreas e na capacidade de transformar crescimento econômico em desenvolvimento social. Os números mais recentes evidenciam uma política estruturada na transversalidade: investimentos públicos estratégicos impulsionam a atração de capital privado, que, por sua vez, cria empregos, gera renda e contribui de forma direta na redução da pobreza e melhora da vida de todos os sul-mato-grossenses. Tal projeção do Estado o coloca em posição de reconhecimento institucional com diversos gestores públicos estaduais ocupando importantes cargos em instituições de representatividade no país, mostrando que o modelo integrado de Mato Grosso do Sul – que conecta investimento público, crescimento econômico e desenvolvimento social – resultam em políticas públicas que dão certo. Entre os gestores estaduais que ocupam posições de destaque em conselhos estratégicos está o coronel da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), Renato dos Anjos Garnes, que presidente o CNCG (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares) – inclusive ele está à frente dos trabalhos do conselho em encontro que acontece durante essa semana em São Paulo (SP). “O protagonismo de Mato Grosso do Sul no cenário nacional é fruto de um Governo que decide com base em dados e eficiência técnica. A Polícia Militar de nosso Estado não é diferente, estando entre as PMs mais bem avaliadas de todo o país. E a eficiência de nossa gestão ultrapassa divisas e fronteiras”, comenta dos Anjos. O coronel ainda complementa que estando na presidência da CNCG ele consegue levar a experiência sul-mato-grossense de integração para que todo o país possa colher estratégias que otimizam o serviço público na ponta. “Essa visão sistêmica une sociedade e instituições, provando que a segurança da população é o nosso compromisso absoluto. Assim, potencializamos os recursos do Estado e transformamos decisões estratégicas em proteção real para as famílias. Mato Grosso do Sul é hoje vitrine para o Brasil”, conclui. Outro importante nome do primeiro escalão governamental de Mato Grosso do Sul que está à frente de conselho estratégico nacional é Flávio César de Oliveira, secretário estadual de Fazenda e atual presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal). No cargo desde fevereiro do ano passado, ele presidente a instituição pelo biênio 2025/2027. “Quando há sintonia entre as pastas, cooperação entre os secretários e alinhamento em torno de um projeto comum, o Estado ganha capacidade de resposta, melhora a qualidade das decisões e entrega mais à população. Isso se traduz em políticas públicas mais eficientes, em ambiente mais seguro para investir, em melhores condições para produzir, empreender e gerar oportunidades”, frisa Flávio. O secretário ainda frisa que “o que realmente importa” é o impacto direto que tais políticas exercem na vida das pessoas. “É justamente esse conjunto de fatores que tem feito com que Mato Grosso do Sul seja hoje visto, em todo o país, como um estado pujante, equilibrado, confiável e cada vez mais relevante no cenário nacional. Os resultados sul-mato-grossenses são fruto de uma visão de governo que compreende a gestão pública de forma integrada, responsável e orientada para resultados”, destaca Flávio, que completa. “Não por acaso Mato Grosso do Sul tem ocupado espaços estratégicos e contribuindo de forma ativa nas grandes discussões do Brasil. Isso é reflexo de um trabalho sério, de uma gestão madura e de um governo que entendeu que eficiência, diálogo e união de esforços são indispensáveis para transformar crescimento em benefício real para a sociedade”, finaliza Flávio ao analisar a gestão sul-mato-grossense. Além de Renato dos Anjos e Flávio César, também ocupam ou ocuparam cargos de destaque nacional o secretário-executivo de Comunicação, Frederiko Souza, atual presidente da CNSecom (Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação); o secretário de Educação, Hélio Daher, atual presidente do conselho fiscal do Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação) e membro de comissões e comitês nacionais ligadas ao MEC (Ministério da Educação); a secretária-adjunta de Governo e Gestão Estratágica, Ana Carolina Nardes, ex-membro do Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração); além do próprio governador Eduardo Riedel, que preside o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e o BrC (Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central). Políticas públicas que dão certo Mato Grosso do Sul atraiu R$ 81 bilhões em investimentos privados desde 2023, impulsionados por um ambiente de negócios favorável, infraestrutura, melhoria dos serviços e segurança jurídica. Esse cenário se reflete no desempenho econômico, com a segunda maior taxa de crescimento do PIB do país em 2023 (+13%) e projeção superior a 7% em 2025, além do avanço na abertura de empresas, que cresceu 29,9% no período (de 10.117 para 13.143), e da indústria de transformação, que lidera o crescimento nacional com alta de 179%. Os resultados econômicos caminham junto com avanços sociais. O Estado está entre os três com menor taxa de extrema pobreza do Brasil, com índice de 1,6% após registrar uma redução de 25%, além de liderar o ranking de menor desocupação de longo prazo. Em três anos, mais de 500 mil trabalhadores foram qualificados, fortalecendo a trajetória rumo ao pleno emprego. Esse desempenho é sustentado por investimento público consistente, que coloca o Estado na 6ª posição nacional. Os recursos são aplicados em áreas estruturantes. Na educação, 62% da rede está em tempo integral, houve crescimento de 40% na alfabetização e o Estado paga o melhor salário de professor do país. Já na saúde os repasses cresceram 160% entre 2019 e 2025, somando mais de R$ 8,6 bilhões, com alta de 416% na telemedicina, enquantona infraestrutura são R$ 3 bilhões em obras urbanas nos 79 municípios, além de saneamento com 76% de cobertura (meta de universalização até 2028) e investimentos em logística. Comunicação Governo de MS
COE cria Plano de Ação Incidente para enfrentamento da epidemia de Chikungunya
O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e no perímetro urbano do município, apresentou nesta quarta-feira (15) o Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya, um documento de 36 páginas com um conjunto de medidas fundamentais para vencer o avanço da doença. “Plano de Ação considera o cenário epidemiológico caracterizado pela evidência de transmissão sustentada e expansão do agravamento da doença com com impacto significativo na rede de atenção à saúde, incluindo aumento da demanda por atendimentos, internações e potencial sobrecarga dos serviços”, explica Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde e coordenador-geral do COE. O plano leva em consideração o fato de o município de Dourados abrigar a Reserva Indígena, o que impõe especificidades operacionais à resposta e demanda articulação permanente entre a gestão municipal e o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), que compartilham a condução das ações no âmbito do COE. “Essa integração é fundamental para assegurar a efetividade das medidas adotadas, respeitando as particularidades socioculturais e garantindo equidade no acesso às ações de saúde. O Plano de Ação de Incidente de Dourados traz uma abordagem estratégica, estruturado em eixos que organizam e orientam de forma integrada o planejamento, a operação, o monitoramento e a avaliação das ações, com foco no fortalecimento da resposta à chikungunya no território indígena e na zona urbana. A estratégia central fundamenta-se na ampliação do acesso, na qualificação da assistência e na redução da morbimortalidade, tendo a Atenção Primária à Saúde como eixo ordenador do cuidado, articulada de forma resolutiva com os demais níveis de atenção. Os eixos estratégicos direcionam intervenções prioritárias voltadas à organização da rede assistencial, ao fortalecimento da capacidade diagnóstica e à padronização dos fluxos, assegurando estratificação de risco, manejo clínico oportuno e encaminhamento ágil dos casos. De forma complementar, incorporam a integração entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, o desenvolvimento contínuo das equipes e a gestão qualificada da informação como pilares para a tomada de decisão. O plano estabelece uma lógica operacional dinâmica, baseada no acompanhamento sistemático do cenário epidemiológico e na capacidade de adaptação das ações, consolidando-se como instrumento estratégico para uma resposta coordenada, eficiente e orientada por evidências. A implantação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para enfrentamento da Chikungunya (COE-Chikungunya) constitui medida estratégica prevista neste Plano de Ação de Incidente, integrando a resposta à emergência em saúde pública decorrente da transmissão do vírus chikungunya. ESTRATÉGIAS DO PLANO O Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya tem como estratégia assegurar a coordenação e execução eficiente das ações de resposta, por meio do planejamento estratégico, gestão de recursos, monitoramento contínuo e uso qualificado da informação. Os desafios do plano são: coordenar a governança e articulação institucional; planejar e executar ações prioritárias; monitorar indicadores e analisar cenários; integrar ações intersetoriais; coordenar recursos financeiros, contratos e equipes; garantir transparência e suporte logístico-operacional. O objetivo central do plano é coordenar a resposta à situação epidemiológica de Chikungunya, atuando na mitigação/redução da incidência e dos impactos à saúde pública, de forma integrada e articulada nos componentes da assistência e vigilância. O plano busca ainda fortalecer a organização da rede de atenção à saúde, de forma integrada à vigilância em saúde, para ampliação da capacidade de resposta técnica, operacional e logística no âmbito da gestão municipal, para assegurar o cuidado integral, oportuno e resolutivo às pessoas com suspeita ou confirmação de Chikungunya. Outros desafios são detectar oportunamente alterações no padrão de transmissão da doença, subsidiando a tomada de decisão e a implementação de medidas de controle; reduzir a ocorrência de casos graves e óbitos por chikungunya, por meio da implementação de estratégias direcionadas na rede de atenção à saúde, com ênfase no diagnóstico precoce e manejo oportuno dos casos; promover assistência adequada às pessoas acometidas, assegurando acesso oportuno ao diagnóstico, tratamento e ao manejo clínico qualificado. Em outra frente, o Plano de Ação de Incidente vai analisar o perfil epidemiológico e os determinantes dos casos e óbitos, com vistas à reorientação das ações de assistência e à prevenção de novos óbitos; apoiar na realização de ações de educação em saúde para eliminação de criadores do Aedes aegypti , e controle vetorial, em ação conjunta com Sesai no território indígena, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Estado e município; realizar ações de controle vetorial e ações intersetorais para reduzir a disponibilidade de criadouros e a infestação no município, incluindo ações de controle focal. Por fim, o plano terá ainda a missão de ampliar em ação conjunta com o Estado através da Central de Regulação Estadual, a oferta de serviços de saúde (leitos, Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico – SADT, Recursos Humanos – RH) especialmente 20 no pólo indígena, e nas demais regiões do município de Dourados com grande circulação vetorial e aumento no número de atendimentos garantindo assistência imediata às pessoas afetadas.
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027
O governo federal propôs um salário mínimo de R$ 1.717 para o ano que vem, com aumento nominal de 5,92%. O valor consta do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2027, enviado nesta quarta-feira (15) ao Congresso Nacional. O reajuste segue a projeção de 3,06% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para os 12 meses terminados em novembro mais o crescimento da economia em 2025, limitado ao crescimento de gastos de 2,5% acima da inflação, determinado pelo arcabouço fiscal. A estimativa para o INPC também consta do PLDO. O projeto também apresentou previsões de R$ 1.812 para o salário mínimo em 2028, de R$ 1.913 para 2029 e de R$ 2.020 para 2030. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos. Em 2023, o salário mínimo voltou a ser corrigido pelo INPC do ano anterior mais o crescimento do PIB, soma das riquezas produzidas pelo país, de dois anos antes. Essa fórmula vigorou de 2006 a 2019. Por essa regra, o salário mínimo aumentaria 2,3% acima do INPC. O pacote de corte de gastos aprovado no fim de 2024, no entanto, limitou o crescimento. Isso porque o salário mínimo entrou nos limites do arcabouço fiscal, que prevê crescimento real (acima da inflação) dos gastos entre 0,6% e 2,5%. Como o crescimento de 2,3% no PIB está abaixo do teto de 2,5%, a expansão da economia em 2025 poderá ser aplicada. Agência Brasil
Atuação de sargento da PM é reconhecida na Assembleia Legislativa
O deputado estadual Zé Teixeira (PL) apresentou, nesta quarta-feira (15), uma moção de congratulação em reconhecimento ao trabalho do 3º sargento Paulo Henrique Lelis da Silva na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A homenagem destaca os 21 anos de serviços prestados pelo militar, que atualmente chefia a Unidade de Gerência da Folha de Pagamento da corporação, vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A trajetória do sargento Lelis na instituição começou em 2004, com passagens operacionais pela 2ª Companhia Independente de Maracaju e pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, em Campo Grande, onde integrou o grupo de Força Tática. Para Zé Teixeira, o reconhecimento oficial valoriza a dedicação de profissionais que garantem a proteção da sociedade e o fortalecimento das instituições estaduais. O parlamentar ressalta que o histórico do militar é definido pelo equilíbrio e pelo compromisso técnico, tanto em ações de campo quanto em funções administrativas estratégicas. Ao encaminhar a moção à Mesa Diretora, Teixeira reforça a importância de enaltecer servidores que desempenham funções essenciais para a manutenção da ordem pública e o bom funcionamento da gestão da segurança no Estado.
Riedel destaca força do setor sucroenergético e papel estratégico de MS no Cana Summit
O governador Eduardo Riedel participou nesta quarta-feira (15) da abertura do Cana Summit 2026, em Ribeirão Preto (SP), encontro que, nesta edição, marcou os 50 anos da Organização das Associações de Produtores de Canade-Açúcar do Brasil (ORPLANA). Durante o evento, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Riedel destacou o papel estratégico de Mato Grosso do Sul na cadeia sucroenergética e o ambiente construído para atrair investimentos ao setor. “Aqui é o berço de todo o projeto de açúcar, etanol de segunda geração e, agora, biometano. Criamos em Mato Grosso do Sul um ambiente competitivo para atrair essas empresas, gerar emprego, renda e oportunidades. Hoje, temos um dos maiores parques de produção de açúcar, etanol e biometano do país”, afirmou. O governador também ressaltou o reconhecimento recebido durante o encontro e atribuiu o avanço do setor ao esforço coletivo ao longo dos anos.“É uma alegria ser reconhecido. É resultado do trabalho de muita gente, que reforça a importância desse setor para o nosso Estado.” Em outro momento, Riedel enfatizou a relevância do evento como espaço de diálogo com produtores e lideranças do setor. “É um evento em sintonia com a realidade do produtor rural de cana em todo o Brasil. A ORPLANA fortalece a base produtiva e promove discussões sobre os temas do momento. Em Mato Grosso do Sul, é um setor que cresceu, se modernizou e segue gerando emprego, renda e bem-estar. Estamos sempre abertos a novos empreendimentos que contribuam para esse desenvolvimento.” Atualmente, Mato Grosso do Sul responde por 13,5% da produção brasileira de etanol de cana e ocupa posições de destaque no ranking nacional, sendo o quarto maior produtor de cana-de-açúcar e etanol de cana, além de segundo maior produtor de etanol de milho. Consolidado como um dos principais fóruns nacionais do setor, o Cana Summit reúne produtores, especialistas, lideranças institucionais e formuladores de políticas públicas para discutir temas como mercado, regulação e transição energética. A expectativa é de participação de cerca de 1,2 mil produtores. Realizado em Ribeirão Preto, um dos principais polos do agronegócio brasileiro, o evento reforça o peso estratégico da região na cadeia canavieira e amplia o diálogo entre os diferentes atores do segmento. A ORPLANA, maior representante de canavicultores do Brasil e do mundo, reúne mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar, distribuídos em 35 associações. Com esse alcance, o Cana Summit 2026 se consolidou como referência para produtores e demais players do setor. Ao celebrar meio século de atuação, a entidade transformou a terceira edição do encontro em um momento simbólico para reforçar sua relevância e contribuição ao desenvolvimento da canavicultura brasileira. Durante o pronunciamento, ao cumprimentar o colega sul-mato-grossense, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a parceria entre os estados e elogiou a condução da gestão. “É um prazer recebê-lo aqui. Você tem feito um grande trabalho em Mato Grosso do Sul e se tornou, para mim, uma grande referência como gestor público. Sua trajetória, que passa pela iniciativa privada e pela produção de cana, se reflete em uma gestão admirável. O Estado vem crescendo, atraindo investimentos e se consolidando como exemplo. Você se tornou um grande nome e uma referência.” Em Mato Grosso do Sul, o setor de bioenergia conta com 22 unidades em operação e uma área plantada de aproximadamente 800 mil hectares de cana-de-açúcar, com expansão baseada em áreas já consolidadas, sem necessidade de desmatamento. Para a safra 2025/2026, a projeção é de 52 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, crescimento de 7,7% em relação ao ciclo anterior, além da produção estimada de 5 bilhões de litros de etanol e 2,1 milhões de toneladas de açúcar, consolidando o Estado como um dos protagonistas da bioenergia no país. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fundação de Cultura seleciona OSC para ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (13) o Chamamento Público destinado à seleção de Entidades de Direito Privado sem fins lucrativos, qualificadas como Organizações da Sociedade Civil – OSCs, interessadas na celebração de Termo de Colaboração. O objeto da parceria é a execução do projeto “Ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral no Estado de Mato Grosso do Sul”, celebrado entre a FCMS e o Ministério da Cultura/Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura. A iniciativa visa implementar a Ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral no Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Programa Arte e Cultura na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação – SED/MS, por meio da realização de oficinas, vivências e residências artísticas nas linguagens de música, dança, teatro, literatura, audiovisual e artes visuais, em escolas estaduais de ensino médio em tempo integral. O projeto prioriza escolas localizadas em territórios de maior vulnerabilidade socioeconômica e cultural, conforme os indicadores do ITCC (Índice Territorial dos Comitês de Cultura) e do INSE/Inep, garantindo o acesso equitativo às artes, a valorização das identidades afro-brasileiras, indígenas e populares e o fortalecimento da relação entre educação, cultura e comunidade. Os representantes legais das entidades candidatas, devidamente identificados por meio de seus documentos pessoais, deverão protocolar os projetos, exclusivamente em formato eletrônico, por intermédio da plataforma Prosas, acessível no seguinte endereço: https://editaisms.prosas.com.br/. Somente participarão da fase de habilitação os participantes mais bem classificados na fase de seleção de projetos, considerados aqueles que obtiverem até a 4ª (quarta) colocação, em ordem crescente das notas obtidas, desde que atinjam, no mínimo, 70% da pontuação total prevista nos critérios de julgamento. Para a execução do objeto do Termo de Colaboração, a candidata poderá apresentar projeto com valor de até R$ 1.044.112,09 (um milhão, quarenta e quatro mil, cento e doze reais e nove centavos), incluindo todos os itens de despesas necessários à realização do projeto apresentado. A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, afirmou que este chamamento público representa um marco para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com o Governo Federal por meio de seu Ministério da Cultura. “Pela primeira vez levamos de forma estruturada e sistemática a arte e a cultura para dentro das escolas estaduais de tempo integral, alcançando mais de 6 mil jovens em 43 municípios do nosso estado. São recursos federais de mais de um milhão de reais investidos diretamente na formação cultural das nossas crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e zonas rurais de difícil acesso. Este projeto transformará trajetórias e fortalecerá a identidade cultural de Mato Grosso do Sul por meio do poder da arte”. Confira o cronograma do Edital O edital na íntegra você confere clicando AQUI. Karina Lima, Comunicação Setesc
Picape FORD F250 está em leilão aberto pelo Detran-MS nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (15), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu leilão com 112 lotes de veículos que podem retornar à circulação nas vias públicas, além de 53 lotes de sucatas. O certame é totalmente online e oferece uma excelente oportunidade para o público adquirir automóveis e motocicletas com lances iniciais abaixo dos valores de mercado. Uma oportunidade é a picape FORD/F250 XL L, ano 1999/1999, em bom estado de conservação que está no leilão com lance inicial de 31.492,00. Este veículo tem é cotado com valores superiores a cem mil reais, pela Tabela FIP. Entre as duas rodas, as ofertas também são vantajosas. Uma Honda/CG 160 Fan (2020), que tem valor de mercado próximo a R$ 14 mil na Tabela Fipe, está disponível com lance inicial de apenas R$ 3.576,00. Além dos veículos para circulação, o leilão também inclui 52 lotes de sucatas aproveitáveis: sendo 49 motocicletas e 43 automóveis, destinados à retirada de peças. E sucata inservível, destinada exclusivamente ao setor siderúrgico e à reciclagem, que tem pesagem estimada em 15.660 kg de material ferroso. Os interessados têm até o dia 31 de abril para registrar seus lances no portal oficial do evento: www.desouzaleiloes.com.br. Para quem deseja inspecionar os veículos presencialmente, os veículos estão disponíveis em Campo Grande e Dourados. A visitação será nos dias 27, 28, 29 de abril, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Pátio em Dourados: AUTOTRAN, Rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira,51-B, Bairro Jardim Colibri. Pátio em Campo Grande: AUTOTRAN, Avenida Gerval Bernardino de Souza, 644, no Bairro Rita Vieira. Os editais completos, que contêm todas as regras e informações detalhadas sobre os lotes, podem ser consultados no site do Detran-MS e no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15), entre as páginas 171 e 192. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Obras da UBS Jardim dos Estados será entregue em 2026
A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados, em Dourados, já alcançou 20% de execução e tem previsão de entrega até o final de 2026. Nesta quarta-feira (15), o prefeito Marçal Filho esteve no local para conferir o andamento dos trabalhos e conversar com a equipe responsável pela obra. Durante a vistoria, o prefeito destacou que o fim do período de chuvas deve acelerar o ritmo da construção. “Nossa meta é entregar essa unidade para a população ainda este ano”, enfatizou. “Com a melhora do clima, precisamos dar mais celeridade aos serviços”, cobrou o prefeito da empresa responsável pela obra. A nova UBS está sendo construída nos fundos da Escola Municipal Frei Eucário, próxima ao Campo do Zé Tabela, em uma área considerada estratégica. A obra é executada pela empresa JP Engenharia Ltda, com investimento de R$ 4.035.800,00, viabilizado por recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, com contrapartida da Prefeitura de Dourados. A etapa mais complexa da construção, a fundação, já foi concluída, principalmente devido ao desnível do terreno. Atualmente, as paredes estão praticamente erguidas e o próximo passo será a execução da laje. O prédio terá mais de 400 metros quadrados e será o maior posto de saúde em estrutura física do município, projetado para oferecer conforto, acessibilidade e eficiência no atendimento. Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Jorge de Lúcia, o projeto arquitetônico foi desenvolvido para ser moderno e servir de referência no Estado quando o assunto é atenção básica em saúde. “Seguimos a determinação do prefeito Marçal Filho de desenvolver um projeto capaz de proporcionar conforto e comodidade tanto para as pessoas que usam os serviços de saúde da Prefeitura de Dourados quanto para os nossos servidores”, argumentou Jorge de Lúcia. O prefeito Marçal Filho reforçou que a obra representa um avanço no padrão de qualidade da saúde pública local. “Não é apenas uma construção, é um novo conceito. Queremos que a população tenha orgulho do local onde será atendida, com estrutura adequada e atendimento humanizado”, pontuou. A unidade será classificada como Porte IV e terá capacidade para abrigar quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família. O espaço contará com consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de brinquedoteca e sala de acolhimento para as famílias. Atualmente, moradores da região são atendidos nas unidades dos bairros Jardim Piratininga e Caiuás, que funcionam em imóveis alugados e com limitações estruturais. Com a nova UBS, a expectativa é melhorar significativamente o atendimento para cerca de 16 mil pessoas.








