A Polícia Federal (PF) faz na manhã desta quarta-feira (15) a Operação Narcofluxo para desarticular grupo criminoso que fez movimentações ilícitas de dinheiro em valor acima de R$ 1,6 bilhão. Influenciadores e cantores conhecidos estão entre os investigados. A ação ocorre no litoral de São Paulo, além do Rio de Janeiro, de Pernambuco, do Espírito Santo, Maranhão, de Santa Catarina, do Paraná, de Goiás e do Distrito Federal. Os envolvidos, segundo informações das autoridades, usavam um sistema para ocultar e mascarar o uso de grandes volumes de dinheiro, incluindo operações financeiras vultosas, transportes em espécie e transações com criptoativos. Na Operação Narcofluxo, a Justiça também determinou sequestro de bens, constrição patrimonial e restrições societárias para interromper as atividades ilícitas. As pessoas que presas hoje podem responder pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. São mais de 200 policiais federais envolvidos na operação, que cumpre 45 mandados de busca e apreensão e 39 de prisão temporária expedidos pela 5ª Vara Federal em Santos.
PF desarticula migração irregular em Mato Grosso do Sul
Nesta terça-feira (14/4), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal (RFB), com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), deflagrou uma operação que resultou na interceptação de um ônibus de transporte interestadual utilizado para o deslocamento irregular de estrangeiros, em Corumbá/MS. O veículo realizava o trajeto da cidade de Corumbá/MS para São Paulo/SP. Diante da situação, o ônibus foi apreendido, e os motoristas foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Corumbá/MS, onde foram autuados em flagrante pelo crime de promoção de migração ilegal e permanecem à disposição da Justiça. Os passageiros foram formalmente notificados a deixarem o país.
Prefeitura remove 600 toneladas de lixo e intensifica combate à Chikungunya
A Prefeitura de Dourados segue ampliando as ações de limpeza urbana como estratégia de enfrentamento à epidemia de Chikungunya. Nos últimos 30 dias, cerca de 600 toneladas de resíduos e materiais inservíveis foram retiradas de pontos de descarte irregular em diversas regiões do município. O trabalho integra um conjunto de medidas voltadas à eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, especialmente em locais onde há acúmulo de objetos como móveis, entulhos e restos de construção. A articulação das ações foi definida pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e o avanço da doença no perímetro urbano do município. Em uma das ações, na manhã desta quarta-feira (15), equipes de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fizeram uma atuação em residência abandonada no Jardim Girassol, onde encontraram a piscina em situação crítica. Mensalmente, o município destina aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos ao aterro municipal, por meio da coleta domiciliar que atende toda a área urbana e distritos. Na Reserva Indígena de Dourados, o serviço também é contínuo, com recolhimento de aproximadamente 30 toneladas de resíduos por meio de 18 contêineres instalados em pontos estratégicos das aldeias. Além disso, a Prefeitura mantém serviços contínuos de limpeza e roçada em prédios públicos, tanto na cidade quanto na Reserva Indígena e distritos, contribuindo para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida. As ações recentes atenderam bairros como Santa Felicidade, Estrela Verá, Jóquei Clube, Vila São Braz, Novo Horizonte, Vila Popular, Parque do Lago I e II, Canaã I, Jardim Aydê, Parque Alvorada, Vila Erondina, Vila Hilda e a Reserva Indígena. Entre os principais pontos críticos de descarte irregular identificados estão as margens da Rua Antonio Espíndola (próximo ao Córrego Engano), Avenida Via Parque (Cachoeirinha), rodovias MS-156 e MS-163, Rua Nelson de Matos (Monte Sião), Bosque do Canaã IV, Parque Paragem, Rua Dourado (Canaã I e Piratininga), Via Marginal Flor do Cerrado (Parque Victelo Pellegrini) e área de mata na Rua Projetada, no Parque do Lago II. A Prefeitura de Dourados reforça que o descarte irregular de resíduos é crime ambiental e orienta a população a utilizar os serviços adequados para destinação de lixo, além de colaborar com a limpeza da cidade, contribuindo diretamente para o combate às doenças transmitidas pelo mosquito. COMBATE A ENDEMIAS Ao mesmo tempo em que recolhe toneladas de lixo e materiais inservíveis, que servem como ponto de proliferação de focos do Aedes aegypti, as equipes da Prefeitura de Dourados também atuam no combate direto às endemias, com foco nos bairros com maior incidência de casos de Chikungunya. Somente nesta terça-feira (14) os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Endemias (CCZ) vistoriam 1.399 imóveis nos bairros Santa Maria, Santa Hermínia, Jardim Maracanã, Monte Sião, Canaã I, Pelicano, Piratininga, Água Boa, Izidro Pedroso, Vista Alegre, Terra Roxa, Jequitibás, Guaicurus, Vila Vieira, Campo Dourado, Santa Maria, Parque das Nações II, Canaã IV, Vila São Braz, Jardim Maipú, Canaã 1, Jardim Maracanã, Ouro verde, Monte Líbano, Piratininga e imediações. Durante as ações, foram encontrados 138 imóveis fechados e emitidas 45 notificações para imóveis com focos de Aedes aegypti e foram tratados 67 depósitos com potencial para criadouros do mosquito. Os agentes de endemias também aplicaram larvicidas em 3 imóveis, utilizando máquina costal e usaram o veículo Leco para borrifação em 243 quarteirões do Jardim Pantanal, Santa Hermínia, Canaã I, Vila Nova Esperança, Canaã III, Colibri, Altos do Indaiá e imediações. Foram geradas 202 notificações e outras 498 notificações serão geradas pelo CCZ, que, também, aplicou 49 multas.
Projeto de Inspetor Cabral facilita negociação de dívidas para contribuintes
O vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentará na Câmara Municipal de Dourados um Projeto de Lei Complementar para beneficiar diretamente contribuintes que possuem débitos com o município. A proposta institui a transação tributária, um mecanismo que permite a negociação de dívidas com condições mais acessíveis e realistas. A iniciativa foi construída com foco em quem enfrenta dificuldades para quitar pendências fiscais, criando alternativas para que essas dívidas possam ser regularizadas sem comprometer ainda mais o orçamento familiar ou a atividade econômica. Além disso, o projeto coloca Dourados na vanguarda dos mecanismos de recuperação de crédito no país, alinhando o município às práticas mais modernas adotadas em nível nacional. Se aprovado, o projeto garantirá que o contribuinte possa negociar valores com redução significativa de encargos, já que o projeto prevê descontos de até 100% sobre multas e juros e, em situações específicas, abatimento de até 70% no valor principal da dívida. Esse percentual mais elevado será aplicado apenas em casos considerados como débitos de difícil ou improvável recuperação, ou seja, aqueles que, pelas vias tradicionais, teriam baixa chance de retorno aos cofres públicos. Outro ponto que chama atenção será a possibilidade de parcelamento em até 120 meses, o que permite diluir o pagamento ao longo de até dez anos. Na prática, isso amplia consideravelmente as chances de regularização, principalmente para pequenos empresários, autônomos e cidadãos que acumulam débitos antigos e que, nas condições atuais, encontram dificuldades para quitar. Segundo o vereador, a proposta busca atender uma demanda real da população. “Muitas pessoas querem pagar suas dívidas, mas esbarram nos juros e na falta de condições. O que estamos propondo é uma solução possível, que respeita a realidade do contribuinte e oferece uma chance concreta de recomeço”, afirmou. Além das condições facilitadas, o projeto também traz mais segurança jurídica ao contribuinte, já que a adesão à transação encerra o débito de forma definitiva, evitando a continuidade de cobranças judiciais ou administrativas. A proposta ainda permite que os acordos sejam feitos tanto por meio de editais quanto de forma individual, considerando a situação específica de cada caso. A expectativa do vereador é que a medida contribua não apenas para a regularização fiscal de milhares de contribuintes, mas também para que essas pessoas possam retomar suas atividades com tranquilidade, acessar serviços e manter sua situação em dia junto ao município. O projeto segue agora para análise nas comissões da Câmara Municipal e, posteriormente, será votado em plenário. Caso aprovado, caberá ao Poder Executivo regulamentar a aplicação da nova lei.
Governo oferece curso de comércio exterior para qualificar jovens de municípios impactados pela Rota Bioceânica
O Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), está com inscrições abertas para o Curso de Extensão em Comércio Exterior, com foco em Mato Grosso do Sul e nas oportunidades associadas ao Corredor Bioceânico de Capricórnio, conhecido como Rota Bioceânica. A formação é voltada para jovens de 17 a 29 anos, residentes em Porto Murtinho, Jardim, Bataguassu, Bela Vista e Itaquiraí, que já possuam Ensino Médio completo. Não é exigida experiência prévia. O curso é gratuito e será ofertado na modalidade EAD, com carga horária de 94 horas, combinando atividades assíncronas, aulas síncronas e ações voltadas à empregabilidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de abril, pela plataforma MS Qualifica (www.msqualifica.ms.gov.br) e as aulas têm início previsto para o dia 20 de abril. Ao todo, serão ofertadas 100 vagas, distribuídas de forma igualitária entre os municípios atendidos. A iniciativa integra o programa MS Qualifica e tem por objetivo capacitar os alunos em fundamentos de comércio exterior, conectando a formação técnica à realidade econômica do Estado. O conteúdo abrange desde conceitos básicos, como processos de exportação e importação, logística internacional, regimes aduaneiros e câmbio, até temas aplicados à realidade regional, como o perfil exportador de Mato Grosso do Sul, a infraestrutura logística e o papel da Rota Bioceânica na integração com mercados internacionais. O secretário da Semadesc, Artur Falcette, destaca que a qualificação profissional é parte estratégica do processo de desenvolvimento regional, especialmente diante das transformações logísticas em curso. “A Rota Bioceânica é um projeto estratégico que vai transformar a logística e a economia de Mato Grosso do Sul, ampliando a competitividade e promovendo integração com mercados internacionais. Ela representa uma nova fronteira de desenvolvimento para o Estado e para o Brasil. Preparar a nossa população, especialmente os jovens, para esse novo cenário é fundamental para que essas oportunidades se convertam em geração de renda e emprego”, afirmou. O curso também prevê a abordagem de temas diretamente relacionados à Rota Bioceânica, incluindo sua implementação, impactos econômicos e oportunidades de negócios, além de estudos de caso e interação com profissionais do setor. A proposta inclui ainda atividades voltadas à empregabilidade e a formação de um banco de talentos qualificados nos municípios atendidos. Para o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, a iniciativa reforça o papel da qualificação como instrumento de inclusão produtiva. “Estamos levando formação técnica para regiões estratégicas do Estado, alinhando o conteúdo às demandas reais do mercado. Esse curso cria condições para que os jovens tenham acesso a novas oportunidades, especialmente em áreas que tendem a crescer com a consolidação da Rota Bioceânica, fortalecendo a inserção profissional e a geração de renda no interior”, destacou. A formação terá início em 20 de abril, com previsão de conclusão no dia 30 de junho de 2026. Ao final, os participantes que cumprirem todas as etapas receberão certificado de Curso de Comércio Exterior com ênfase em Mato Grosso do Sul. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail cursosdeextensao@ucdb.br ou pelo telefone (67) 3312-3361. Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc
Rodar MS: programa que alia manutenção proativa, segurança viária, redução de custos e otimização
A assinatura nesta terça-feira (14) em Brasília (DF) da autorização federal para Mato Grosso do Sul contratar crédito junto ao BIRD (Banco Mundial), no valor de U$S 200 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão), representa uma mudança de paradigmas na gestão de infraestrutura e logística sul-mato-grossense. O ato aconteceu no Palácio do Planalto – a autorização do Legislativo estadual para dar andamento no acordo concedida em novembro de 2024. Desenvolvido pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) e pela Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), o projeto prevê manutenção proativa, de maneira contínua e preventiva, adequação à resiliência climática e segurança viária das rodovias do Estado. O modelo é amplamente utilizado em países que utilizam recursos de financiamento de organismos multilaterais, de maneira a reduzir custos e otimizar o recurso público, garantindo longevidade e segurança do investimento. Além disso, a iniciativa garante acesso sustentável e seguro com a implantação de uma metodologia preventiva para a gestão da infraestrutura rodoviária, e também prevê a melhoria das características físicas por meio de contratos baseados em critérios de desempenho. “É um projeto que vai requalificar 730 km de pavimento em rodovias estaduais no Vale do Ivinhema, como a MS-141, a MS-145 e a MS-147. Mais de 20 municípios serão contemplados com esse modelo inovador de PPP [Parceria Público-Privada] em que o vencedor da licitação vai fazer a melhoria asfáltica dessa região e também a manutenção das mesmas por 10 anos após a restauração”, explica o governador Eduardo Riedel, durante a assinatura da contratação do crédito. Riedel também conta que a assinatura desta terça-feira foi uma conquista para Mato Grosso do Sul que vai poder transformar um grande volume de recursos em infraestrutura para as pessoas que moram na região do Vale do Ivinhema. “Agora que estamos autorizados pela União, que é a avalista, temos que aprovar no Senado em tempo hábil para assinar o contrato com o Banco Mundial. Nossa bancada já se articulou para termos esse resultado”, frisa o governador, logo após visita ao Senado. Além do governador Eduardo Riedel, também participaram do ato o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, parlamentares que compõem a bancada federal de Mato Grosso do Sul em Brasília, e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Modelo inovador No modelo Crema (Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias) cabe à empresa contratada a responsabilidade não apenas pela execução das obras, mas também pela manutenção do pavimento por um período determinado. Complementando, a modalidade DBM (Design, Build, Maintain) agrega ainda a etapa de elaboração do projeto, permitindo maior controle de qualidade, redução de custos e otimização dos prazos. “O Rodar MS representa um avanço importante na forma como o Estado cuida da sua malha rodoviária. Estamos saindo de um modelo reativo para uma atuação planejada, com foco em prevenção, durabilidade e segurança. Esse trabalho, conduzido de forma integrada entre a Seilog e o EPE, permite que a gente una capacidade técnica, planejamento e inteligência de gestão para garantir rodovias mais seguras, eficientes e preparadas para os desafios climáticos. É uma construção conjunta que fortalece a infraestrutura e traz resultados concretos para quem depende das estradas no dia a dia”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara. Já a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, explica que, com aprovação do Governo Federal, o projeto que permite contratação de crédito junto ao Banco Mundial será ainda enviado para aprovacão do Senado Federal, que emitirá uma resolução autorizando a contratação da operação de crédito. Após isso, o Estado estará apto a assinar a operação com o Banco Mundial. “Após a assinatura do contrato, serão cinco anos de implantação. Será um programa que estabelece uma nova metodologia de manutenção de curto, médio e longo prazo. A finalidade é perpetuar a iniciativa, porque, se você faz uma boa rodovia com um bom modelo de gestão, ao longo dos anos os investimentos serão mais adequados e menos onerosos ao Estado”, destaca Eliane. O Rodar MS também busca gerar oportunidades socioeconômicas para o Estado, integrando aspectos sociais e ambientais (ESG), estimulando a descarbonização da logística de transportes e ampliando a segurança no acesso a ambientes de ensino. Outros objetivos são a melhoria da eficiência na gestão técnica, ambiental, administrativa e operacional da malha rodoviária, bem como o aperfeiçoamento da gestão do transporte por meio da aquisição de equipamentos, sistemas e capacitação de servidores. Comunicação Governo de MS
Prefeitura avança na Eulália Pires com obras para acabar com alagamentos
A Prefeitura de Dourados iniciou novas intervenções na Rua Eulália Pires, na região da Cohab e Vila Cachoeirinha, com o objetivo de eliminar pontos históricos de alagamento e melhorar o escoamento da água da chuva. As ações fazem parte de um conjunto de obras de drenagem urbana que vem sendo executado em diferentes bairros da cidade. Na semana passada, a administração municipal já havia lançado melhorias no final do Parque Alvorada, com foco em resolver enchentes nas proximidades do Mosteiro Santa Maria dos Anjos, das Irmãs Clarissas. Nesta terça-feira (14), o prefeito Marçal Filho acompanhou de perto o andamento dos trabalhos na Eulália Pires. Ao todo, são três frentes de intervenção em um trecho de aproximadamente 300 metros. A primeira obra ocorre no cruzamento com a Rua Teófilo Rodrigues, em frente à Escola Municipal Elza Farias. No local, onde antes existia apenas uma boca de lobo simples no meio da via, está sendo construída uma boca de dragão que atravessa toda a pista, ampliando a capacidade de captação da enxurrada. Além disso, o sistema de vazão subterrâneo está sendo reforçado e o desnível da via será corrigido. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins, os problemas são consequência de estruturas antigas que não acompanharam o crescimento urbano. “São obras de décadas atrás, feitas quando havia menos moradias e pouca pavimentação. Hoje não suportam o volume de água das chuvas e precisam ser readequadas”, explicou. O prefeito também destacou que a gestão tem priorizado a correção desses gargalos históricos. “Estamos enfrentando falhas antigas de engenharia, muitas com mais de 20 ou 40 anos. Nosso objetivo é resolver de forma definitiva esses pontos que causam transtornos à população”, afirmou. Durante a vistoria, moradores relataram ao prefeito os impactos dos alagamentos. O comerciante Eliton Tesche, que tem um estabelecimento na esquina da obra, afirmou que a enxurrada frequentemente inundava toda a rua no entorno. “A boca de lobo não dava conta e a água subia pela calçada”, contou. As outras duas intervenções na Rua Eulália Pires estão previstas para os cruzamentos com as ruas José Moreira dos Santos e Ernesto de Matos Carvalho, nas proximidades da Escola Municipal Arthur Campos Mello. Em um dos pontos será instalada uma nova boca de dragão ao longo da via. No outro, a boca de lobo será retirada do centro da pista e reposicionada nas laterais, com maior capacidade de captação. Segundo o secretário Luiz Roberto Martins, após a conclusão das obras na região, as equipes devem seguir para novos pontos críticos da cidade, como a Rua General Osório, dando continuidade ao plano de combate a alagamentos em Dourados.
João Fonseca vence algoz de Buenos Aires na estreia e vai às oitavas de final em Munique
João Fonseca conquistou vitória inédita na estreia do ATP 500 de Munique, na Alemanha, nesta terça-feira. Praticamente dois meses após a derrota na abertura do ATP 250 de Buenos Aires, o brasileiro se vingou do chileno Alejandro Tabilo (45º do mundo e ex-top 19), de 28 anos, com triunfo por 7/6 (1) e 6/3. – Sabia que seria díficil, Tabilo saca muito bem, tinha perdido para ele duas vezes. Fiz boas devoluções, estava bastante frio, o que torna difícil também, mas estou feliz como lutei hoje. Quem se adaptar melhor vai ter melhores resultados – celebrou o brasileiro, que também havia sido derrotado pelo rival no ATP 250 de Bucareste, em 2024. Com o triunfo desta terça, João Fonseca vai subindo quatro posições no ranking mundial, assumindo o 31º lugar.
Operário fica no zero com o CRAC, em Catalão, pela Série D do Brasileiro
Mais um empate do Operário FC na Série D do Campeonato Brasileiro. Pela segunda rodada, neste domingo (12), o Galo enfrentou o CRAC, no Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão (GO), e o jogo terminou igual em 0 a 0. O placar passou em branco muito graças à excelente atuação do goleiro Luiz Felipe, com excelentes defesas, parando o ataque goiano, principalmente no segundo tempo. O resultado não muda a situação do time sul-mato-grossense que segue na quarta posição do Grupo A11, agora com dois pontos, enquanto o time goiano vem em seguida, com um. Nas outras partidas da chave, sábado (11), o Ivinhema FC conquistou um excelente resultado ao vencer, fora de casa, o Uberlândia-MG por 2 a 1 e se isolar na liderança com seis pontos. A segunda posição é do Betim-MG que, em casa, venceu o Abecat-GO, por 1 a 0, e agora tem quatro pontos. Na próxima rodada, domingo (19), às 16h, o Operário recebe o lanterna Abecat no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. Nos outros jogos, o Ivinhema enfrenta o Betim no Estádio Saraiva e, no Parque do Sabiá, sábado (18), jogam Uberlândia e CRAC.








