A Prefeitura de Dourados realizou uma capacitação voltada ao diagnóstico precoce do câncer de pele, envolvendo 60 médicos da rede pública de saúde. A formação, que teve início em fevereiro e se encerrou agora em abril, integra um projeto de Educação Permanente coordenado pelo Departamento de Atenção em Saúde do município. Os encontros foram destinados a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e tiveram carga horária de quatro horas cada. A condução das atividades ficou a cargo da médica dermatologista Kátia Calheiros de Melo, que abordou aspectos clínicos e práticos para identificação de lesões suspeitas. O foco principal foi preparar os médicos para reconhecer sinais iniciais dos principais tipos de câncer de pele, como carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, além de padronizar os critérios de encaminhamento para atendimento especializado. Dados do Departamento de Informação e Informática do SUS (DataSus) indicam que o câncer de pele é o tipo mais comum no país, o que exige atenção constante dos serviços de saúde. Em Dourados, foram contabilizados 494 casos de neoplasias malignas da pele entre 2022 e 2025, cenário que reforça a importância do diagnóstico precoce. Durante a capacitação, os médicos tiveram acesso a conteúdos teóricos aliados à análise de imagens de casos reais, o que permitiu maior precisão na identificação de lesões suspeitas e na definição de condutas clínicas. De acordo com o médico e apoiador técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Cardoso Oliveira, a iniciativa contribui diretamente para melhorar o fluxo de atendimento na rede pública, reduzindo o tempo de espera por consultas especializadas e garantindo maior agilidade no atendimento de casos prioritários. Além disso, o projeto fortalece a integração entre os níveis de atenção à saúde, promovendo maior alinhamento entre médicos da rede municipal de Dourados e ampliando a resolutividade do sistema público no município.
Secretaria de Cultura abre chamamento para organização da 47ª Festa Junina
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou edital de chamamento público para selecionar a organização da sociedade civil responsável pela realização da 47ª Festa Junina de Dourados, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho de 2026. O documento está disponível no Diário Oficial N º 6.608, desta quarta-feira (16), via edital de chamamento n º 002/2026. Tradicionalmente reconhecida como uma das maiores festas juninas da região sul do Estado, o evento reúne famílias, visitantes da região e valoriza a cultura popular, o que impulsiona a economia local e o turismo. O edital visa a parceira com uma Organização da Sociedade Civil (OSC), por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura a ser formalizada por Termo de Colaboração, para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco, envolvendo a transferência de recursos financeiros à OSC selecionada, conforme condições estabelecidas no documento. O investimento será de até R$ 448 mil por parte do município. A entidade selecionada também poderá captar recursos complementares, como patrocínios e doações, ampliando a estrutura e programação do evento. O direcionamento da gestão Marçal Filho é repetir o sucesso ocorrido na edição do evento em 2025, em um período que reforça a economia e a cultura locais, integra famílias e valoriza as tradições. Podem participar do chamamento organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atendam aos critérios estabelecidos no edital, como experiência comprovada e capacidade técnica para execução de eventos. Cabe destacar que a OSC selecionada deverá possuir no momento da apresentação do Plano de Trabalho,no mínimo dois ou três anos de existência,com cadastro ativo, comprovados por meio de documentação emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil,com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). As propostas devem ser apresentadas até o dia 15 de maio de 2026, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (situada à Rua Pedro Ortiz nº105, Residencial Santa Fé,Centro de convenções Antonio Tonani (sede temporária),no horário das 8h às 11h. A abertura dos envelopes e análise ocorrerá no mesmo dia, em sessão pública. A secretária municipal de Cultura, Gisella Silva Melo enfatizou que o processo objetiva transparência e qualidade na realização da festa. “Buscamos instituição que tenha compromisso com a cultura e com a comunidade para somar na construção de mais uma festa de sucesso”, destacou. A divulgação do resultado preliminar será no dia 19 de maio. Já no dia 28 de maio acontece a homologação e publicação do resultado definitivo do processo de seleção, com divulgação das decisões recursais proferidas (se houver) e posteriormente a partir do dia 29, a assinatura do termo de cooperação será efetuada.
Hospital da Vida fez 5.848 atendimentos e 1.477 internações em apenas 100 dias
O Hospital da Vida, única unidade hospitalar municipal de urgência e emergência em todo Mato Grosso do Sul, mas que não vem recebendo dos governos do Estado e Federal a atenção que deveria receber, tem batido recordes de atendimentos, internações e cirurgias. No mês de janeiro de 2026, o Hospital da Vida realizou 1.748 atendimentos médicos e internou 438 pacientes, com esse número passando para 1.435 atendimentos e 433 internações em fevereiro e ficando em 1.881 atendimentos e 429 internações em março. Até o dia 14 de abril, o Hospital da Vida havia realizado 784 atendimentos e feito 177 internações, comprovando a média diária dos meses anteriores e confirmando que nenhum paciente deixou de ser atendido por falta de médico ou de espaço físico. Em relação aos diagnósticos ambulatoriais foram 685 em janeiro, 503 em fevereiro, 635 em março e 279 até o dia 14 de abril. Já as classificações de risco ambulatorial foram 595 em janeiro, 598 em fevereiro, 651 em março e 279 até o dia 14 de abril. “Esses números revelam que, ao contrário do que um grupo de médicos preocupado apenas em garantir reserva de mercado vem falando, os atendimentos no Hospital da Vida não sofreu qualquer redução e a lotação da unidade ocorre porque Dourados atende pacientes de urgência e emergência de 33 municípios da nossa macrorregião”, enfatiza Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. Chama a atenção também o número de Autorização para Internação Hospitalar (AIH) para cirurgias no Hospital da Vida. No mês de janeiro foram 218 AIHs cirúrgicas e 194 AIHs clínicas, além de 26 AIHs para neurocirurgias. Já no mês de fevereiro foram 217 Autorizações para Internação Hospitalar, além de 205 AIHs para clínicas e 11 AIHs para neurocirurgias. O números de AIHs no mês de março ainda não foi lançado no sistema do Ministério da Saúde, já que essas atualizações acontecem sempre a partir do dia 10 do mês subsequente. UPA 24 HORAS Se a produção do Hospital da Vida foi gigante nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026, o mesmo pode ser afirmado em relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que recebe pacientes de toda região e até de outros Estados quando estão em trânsito por Dourados. No mês de janeiro, a UPA registrou a marca de 10.034 consultas, numa média de 323 consultas por dia ou 13,4 consultas por hora. No mês de fevereiro de 2026 foram 6.090 consultas médicas, com esse número saltando para 11.670 consultas somente no mês de março. Até o dia 14 de abril, a UPA havia realizado 4.938 consultas médicas nas mais diferentes especialidades. O volume de procedimentos de diagnósticos também impressiona. Foram 8.193 diagnósticos em janeiro, com esse número ficando em 6.682 em fevereiro e chegando em 8.217 em março. Até o dia 14 de abril, a UPA havia realizado 3.463 procedimentos de diagnósticos. Já as classificações de risco chegaram a impressionantes 10.597 em janeiro de 2026, caíram para 6.477 em fevereiro e atingiram a marca de 13.495 em março. Até o dia 14 de abril, a UPA havia realizado 5.945 classificações de risco. O número de atendimentos odontológicos de urgência ou emergência na Unidade de Pronto Atendimento no primeiro trimestre de 2026 também foi grande, com 293 registros em janeiro, 175 em fevereiro e 239 em março. Até o dia 14 de abril, a UPA havia realizado 98 atendimentos odontológicos de urgência ou emergência. “A determinação do prefeito Marçal Filho é para que a Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud), que administra o Hospital da Vida e a UPA 24h não ofereça apenas atendimento de qualidade aos pacientes, mas que os profissionais da linha de frente tratem todos com respeito e que o acolhimento seja regra geral em todas as unidades”, finaliza Marcio Figueiredo.
PRF apreende eletrônicos e cigarros em Mato Grosso do Sul
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de eletrônicos e cigarros, nesta quarta-feira (15), em Sidrolândia (MS). Durante fiscalizações na BR-060, os policiais deram ordem de parada a um Renault/Logan, porém o condutor não obedeceu e iniciou fuga. Foi realizado o acompanhamento tático, entrando no perímetro urbano no município, até que o motorista em fuga perdeu o controle da direção e colidiu com o muro de uma residência. Ninguém ficou ferido. O motorista foi preso e encontrado no interior do veículo 110 celulares, 24 notebook, 10 tabletes e 3.000 maços de cigarros. O homem foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Campo Grande.
Registre-se: Agraer emite certidão para destravar novo RG de população nascida em zona rural
A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participa da 4ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!” oferecendo a emissão de um documento essencial para pessoas que nasceram em áreas rurais ou distritos de Mato Grosso do Sul e enfrentam dificuldades para obter o novo RG Nacional. A ação é realizada até sexta-feira (17), das 8h às 17h, no Ginásio da Unigran, localizado na Rua das Garças, 295, Centro de Campo Grande. Durante o mutirão, a Agraer disponibiliza a emissão da Certidão de Localização quanto ao Município para Pessoa Física, documento necessário para corrigir informações em certidões de nascimento ou casamento. O serviço é realizado pela Gerência de Regularização Fundiária e Cartografia (GRF), com atendimento das servidoras Thaís Orlando Marin, engenheira cartógrafa, e Ana Cristina Bergler, engenheira agrimensora. De acordo com o gerente da GRF, Jadir Bocato, a demanda surgiu a partir da implementação da nova Carteira de Identidade Nacional. “Quando foi criado o RG nacional, passou a ser obrigatório informar corretamente o município de nascimento. O problema é que pessoas mais velhas, principalmente aquelas que nasceram em áreas rurais, têm na certidão apenas o nome da fazenda ou do distrito, e isso não existe no sistema atual”, explica. Segundo Bocato, essa situação impede a emissão do novo documento. “Hoje, cada município tem um geocódigo. Quando a pessoa apresenta uma certidão com nome de fazenda ou vilarejo, o sistema não reconhece. Aí ela precisa retificar esse documento, mas o cartório exige uma comprovação oficial — e é aí que entra a Agraer”, completa. A solução encontrada foi adaptar um serviço que já existia para propriedades rurais. “Nós já emitíamos uma certidão para localizar imóveis rurais dentro dos limites municipais. Agora, fazemos esse mesmo trabalho para a pessoa física. A gente identifica onde ficava aquela fazenda ou distrito na época do nascimento, determina o município correspondente e emite a certidão”, detalha Jadir. Com o documento em mãos, o cidadão consegue retificar sua certidão em cartório e, posteriormente, solicitar o novo RG. “Esse processo garante segurança jurídica e permite que a pessoa regularize toda a sua documentação”, destaca. A participação da Agraer no evento foi articulada após diálogo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. “Muitos cartórios não sabiam a quem recorrer para obter esse tipo de informação. Quando apresentamos o serviço, houve um grande interesse em incluí-lo no mutirão para atender diretamente a população”, afirma o gerente. Em Campo Grande, os atendimentos são realizados em 16 estações de trabalho, reunindo diversos órgãos públicos e instituições parceiras. Entre os serviços oferecidos estão emissão de segunda via de certidões, regularização de CPF, emissão do novo RG, orientação jurídica e acesso a benefícios sociais. Serviço e cidadania A 4ª Semana do Registro Civil – “Registre-se!” é promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, e integra uma mobilização nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é ampliar o acesso à documentação básica, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação tem como foco principal a erradicação do sub-registro civil e a garantia do direito à identidade, essencial para o exercício da cidadania. A expectativa para 2026 é ampliar ainda mais o número de atendimentos, após o crescimento expressivo registrado nas últimas edições. Em 2023, foram realizados 678 atendimentos. Já em 2025, esse número saltou para 6.020, representando um aumento de aproximadamente 888% no período. Para a Agraer, a iniciativa reforça seu papel social. “Esse é um trabalho que vai além das questões fundiárias. Estamos falando de identidade, de acesso a direitos. Quando ajudamos uma pessoa a regularizar seus documentos, estamos contribuindo diretamente para a inclusão social dela”, conclui Jadir Bocato. Comunicação Agraer
Novo leilão do Detran de Mato Grosso do Sul traz Toyota Bandeirante e mais 180 veículos
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu um novo certame que promete atrair tanto quem busca economia quanto entusiastas de veículos clássicos. Ao todo, estão sendo oferecidos 182 veículos para circulação, com destaque especial para uma Toyota Bandeirante, ano 1988, modelo muito cobiçado por colecionadores, que inicia com lance de apenas R$ 1.983,00. Além do clássico utilitário, o leilão conta com oportunidades para diversos perfis, incluindo um Kia Sportage LX3 (2011/2012), com lance inicial de R$ 14.412,00, e motocicletas de fabricação recente, como a Yamaha FZ25 Fazer (2024/2024). O lote de veículos para circulação é composto por 153 motocicletas e 29 automóveis. Sucatas e Inservíveis O leilão também é uma oportunidade para empresas do setor de desmonte e reciclagem. Na modalidade de sucata aproveitável, estão disponíveis 56 lotes (65 motocicletas e 49 automóveis). Já para o segmento de inservíveis, há um lote único contendo 47 motocicletas e 8 automóveis, com pesagem estimada em mais de 9,6 toneladas de material ferroso destinado à reciclagem. O certame é totalmente digital e os lances podem ser realizados até as 11h do dia 24 de abril, por meio do portal www.canaldeleiloes.net. No site, os interessados podem conferir fotos detalhadas de cada item, fotos e as regras de participação. Para quem não abre mão de avaliar as condições dos lotes de perto, a visitação presencial acontece nos dias 22 e 23 de abril em dois polos: Campo Grande, no Pátio da PMAX (Rua Gigante Adamastor, 16, Jardim Santa Felicidade); e Dourados, na mesma empresa (Avenida Moacir Djalma Barros, 11.355 – BR-163, Km 266). O horário de visitação é das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Os editais completos estão publicados no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (9), entre as páginas 134 e 155, e também podem ser acessados diretamente no portal oficial do Detran-MS. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Programa Centelha faz ideia inovadora virar empresa lucrativa com apoio da Fundect
Uma ideia inovadora desenvolvida ao longo da carreira de um pesquisador pode se transformar em empresa, gerar empregos e produzir soluções tecnológicas graças ao apoio de recursos públicos federais e estaduais. A trajetória da Selkis Biotech, sediada em Mato Grosso do Sul, se tornou um exemplo de como o apoio a projetos acadêmicos pode fazer a pesquisa científica virar um bom negócio. A empresa foi uma das selecionadas pelo Programa Centelha 2 – MS e atua na produção de peptídeos sintéticos, moléculas formadas por cadeias de aminoácidos que podem ser utilizadas em pesquisas biomédicas, desenvolvimento de medicamentos, vacinas e outras aplicações científicas. “A Selkis nasceu de uma ideia inicial que eu venho desenvolvendo ao longo da minha carreira de pesquisador, à medida que eu ia publicando artigos, me especializando em sínteses de peptídeos. É uma técnica bem definida, bem difundida, onde a gente consegue construir moléculas sintéticas”, explica o pesquisador e fundador da empresa, Ludovico Migliolo. Segundo Migliolo, o conhecimento acumulado ao longo de anos de pesquisa foi o ponto de partida para a criação da empresa. A iniciativa também surgiu da percepção de que muitos estudantes formados em pesquisa científica tinham dificuldades para encontrar espaço no mercado. “À medida que eu ia formando recursos humanos, esses alunos de mestrado e doutorado, o mercado não estava absorvendo. E com essa falta de absorção do mercado e tendo essa minha carreira, eu comecei pensar em como melhorar isso”, relata. Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de participar do Programa Centelha. Com os recursos do programa, a Selkis conseguiu estruturar sua operação e iniciar a produção de peptídeos sintéticos em Mato Grosso do Sul. “Empreender em uma empresa como a Selkis, ainda durante a formação acadêmica, exige conciliar o rigor científico com uma visão estratégica de inovação. Trabalhar com uma equipe formada por pesquisadores em diferentes níveis de formação fortalece a multidisciplinaridade e permite que as decisões sejam baseadas em evidências”, afirma Pedro Henrique de Oliveira Cardoso, sócio da Selkis Biotech. Hoje a empresa mantém um estoque de reagentes, resinas e aminoácidos que permite realizar todo o processo de produção dessas moléculas, desde a síntese até a purificação e validação, garantindo alto grau de pureza. “O Centelha foi a principal subvenção econômica, a principal alavanca para jogar a gente para frente. Hoje a gente tem uma independência de produzir peptídeo dentro do Estado com a melhor qualidade possível”, afirma Ludovico. “A subvenção do Centelha econômica reduziu riscos iniciais e proporcionou maior segurança na transição da pesquisa para o mercado, fortalecendo a base científica do empreendimento”, completa Cardoso. Centelha 3 A terceira edição do programa será lançada no próximo dia 27 de março. O Centelha 3, como está sendo chamado, tem como objetivo apoiar ideias inovadoras ainda em fase inicial, especialmente nos estágios de ideação e prototipação, quando projetos costumam enfrentar maiores riscos tecnológicos e de mercado. A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. Em Mato Grosso do Sul, o programa é executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). O edital prevê a seleção de até 47 propostas, conforme a disponibilidade orçamentária. Cada projeto poderá receber até R$ 89,6 mil em recursos de subvenção econômica, modalidade de financiamento que não exige reembolso. Além disso, cada iniciativa poderá contar com até R$ 45,5 mil em Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora, concedidas pelo CNPq. O investimento total previsto para esta edição é de R$ 6,3 milhões. Podem participar pessoas físicas com ideias inovadoras, como inventores, pesquisadores, professores e empreendedores, além de empresas nascentes com até 12 meses de existência. Todos os participantes devem submeter suas propostas como pessoa física e, caso sejam selecionados, deverão constituir uma empresa com CNPJ em Mato Grosso do Sul para receber os benefícios do programa. As inscrições estarão abertas de 27 de março a 11 de maio de 2026 e devem ser realizadas por meio do Sigfundect, disponível no site da Fundect. Nas duas edições anteriores do programa no estado, foram selecionadas 79 startups, que receberam mais de R$ 5,9 milhões em investimentos. Ao todo, 809 ideias foram submetidas nas etapas anteriores. Para a terceira edição, a meta é alcançar mil ideias inscritas. Comunicação Fundect
Bioparque Pantanal resgata peixes afetados pela decoada e fortalece pesquisas científicas
O Bioparque Pantanal resgatou peixes impactados pelo fenômeno da decoada no Pantanal. A expedição realizada em fevereiro no Rio Miranda, na região do Passo do Lontra, mobilizou uma equipe multidisciplinar de biólogos, veterinários e zootecnistas que garantiram segurança e bem-estar aos animais durante o transporte. A decoada é um evento típico do bioma pantaneiro, marcado pela redução drástica de oxigênio na água, o que impacta diretamente a sobrevivência das espécies aquáticas. Segundo o biólogo-curador do Bioparque, Heriberto Guimenes Júnior, o fenômeno ocorre a partir do contato da água com matéria orgânica em decomposição. “O processo acontece quando a água do rio extravasa para as margens e entra em contato com folhas, galhos e matéria orgânica. Esse processo gera uma intensa atividade bacteriana, que consome o oxigênio dissolvido na água. Como consequência, ocorre uma mortandade significativa de peixes, principalmente daqueles que não conseguem se deslocar rapidamente para áreas com melhores condições”, explica. Diante desse cenário, o Bioparque Pantanal realizou a expedição para resgatar indivíduos ainda vivos, mas em estado debilitado. Ao chegarem ao empreendimento, os animais passaram por um rigoroso protocolo de quarentena e foram acompanhados por profissionais que monitoraram o estado clínico e nutricional de cada animal. Foram resgatados exemplares cascudos (Loricaria spp. e Pseudohemiodon spp.) e bagres (Amaralia spp.), espécies que apresentam maior vulnerabilidade diante das alterações ambientais provocadas pelo fenômeno. Pesquisa Além do resgate, o trabalho integra um projeto de pesquisa científica voltado à compreensão dos impactos da decoada sobre a ictiofauna pantaneira. De acordo com Heriberto, o monitoramento dos animais resgatados permite gerar informações relevantes para a ciência. “A partir da reabilitação desses peixes, conseguimos acompanhar como ocorre a sobrevivência das espécies afetadas pela decoada. Esses dados são fundamentais para entender a dinâmica do fenômeno e contribuir para estratégias de conservação da fauna aquática”, comentou. Os estudos desenvolvidos devem resultar em publicações científicas e ampliar o conhecimento sobre os efeitos da decoada. A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, ressalta que a iniciativa vai além de uma ação pontual de resgate, representando um compromisso contínuo com a ciência e a conservação: “Essa ação reforça o papel do Bioparque Pantanal como uma instituição comprometida não apenas com a conservação da biodiversidade, mas também com a produção de conhecimento científico aplicado. Ao resgatar esses animais, damos a eles uma nova chance de sobrevivência, ao mesmo tempo em que ampliamos nossa compreensão sobre fenômenos naturais como a decoada, que são próprios do Pantanal, mas que ainda demandam estudos aprofundados. Mais do que acolher esses indivíduos, nós os transformamos em fonte de aprendizado, contribuindo para estratégias mais eficazes de conservação da ictiofauna pantaneira. É a união entre cuidado, ciência e propósito, que orienta todas as nossas ações”. Eduardo Coutinho, Bioparque Pantanal
Wagner Moura integra lista dos mais influentes do ano da revista Time
O ator brasileiro Wagner Moura, que recentemente concorreu ao Oscar por sua atuação no filme O Agente Secreto, foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2026, escolhidos pela revista estadunidense Time. Ele aparece entre as personalidades consideradas como ícone mundial. Além de estar na seleção das pessoas mais influentes do mundo, Moura foi escolhido como uma das quatro capas da revista, ao lado da atriz Zoe Saldaña, do cantor Luke Combs e da atriz e comediante Nikki Glaser. No perfil dedicado ao artista, e intitulado: “Eu falo as coisas. Não tenho medo”. Wagner Moura quer lhe contar a verdade, a revista destaca o posicionamento político do ator, que não teria medo de dizer o que pensa. “Governos vêm e vão”, disse Moura em entrevista à Time, falando sobre os Estados Unidos, país onde vive atualmente. “Mas, para mim, este é o país que acolhe pessoas de todos os cantos, que foi construído sobre a imigração. Claro, o país está polarizado. Mas há uma diferença entre o governo que está no poder agora e a alma do país. Donald Trump representa muito do que os EUA são. Mas os EUA não são apenas isso, nem de longe. Este é o país de Martin Luther King, de Rosa Parks, de tantos outros lutadores pela liberdade que exportaram suas ideias para o resto do mundo.” A revista ainda descreveu o ator brasileiro como alguém que não usa redes sociais, ouve música em vinil e dirige seu próprio Fusca 1959. “Em um mundo cada vez mais digital, que parece se tornar mais inteligente apenas no sentido artificial, ele é o antídoto analógico que nem sabíamos que precisávamos”, diz a Time. Outros dois brasileiros na lista Outros dois brasileiros aparecem na lista de pessoas mais influentes da Time: os pesquisadores Mariangela Hungria da Cunha e Luciano Moreira. Mariangela Hungria da Cunha, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), já venceu a premiação do World Food Prize 2025, considerada a mais importante da agricultura mundial, conhecida como o “Nobel” da Alimentação e Agricultura. Ela está na lista de pioneiras pelo desenvolvimento de um trabalho com microrganismos que permitem que as plantações absorvam nitrogênio do ar de forma mais natural. Segundo a revista, as inovações científicas desenvolvidas por ela ajudaram os agricultores brasileiros a economizar cerca de US$ 25 bilhões por ano, além de evitar a emissão de 230 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente. Já o pesquisador Luciano Moreira foi escolhido na categoria inovadores pelo desenvolvimento e expansão de uma técnica que emprega mosquitos modificados para impedir a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. No ano passado, Moreira já havia entrado na lista Nature´s10, da revista Nature, por seus trabalhos ligados ao Aedes aegypti. Agência Brasil








