O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, formalizou nesta semana reivindicações para atender demandas da população de Tacuru, no Cone Sul do Estado. As iniciativas, que abrangem desde o fomento ao esporte em comunidades indígenas até a reestruturação da mobilidade urbana, foram consolidadas após solicitações da bancada de vereadores. No campo social, o parlamentar acionou a bancada federal de Mato Grosso do Sul, enviando indicações aos deputados e senadores em Brasília para garantir recursos da União destinados à construção de um Centro Esportivo. O projeto visa atender diretamente as Aldeias Jaguapiré e Sassoró, prevendo uma estrutura completa com quadra coberta, campo de futebol, pista de atletismo e academia. A proposta encaminhada pelos vereadores Valmir, Ivan Montiel e Gordo Garay soluciona as deficiências do atual ginásio, que já não comporta o número de praticantes. Simultaneamente, a segurança no perímetro urbano também recebeu atenção prioritária. Zé Teixeira encaminhou requerimento ao Governo do Estado e ao Detran-MS solicitando a elaboração e execução de um projeto técnico de sinalização viária para a cidade. A medida atende a um pedido urgente do vereador Valmir, que aponta o déficit na sinalização vertical e horizontal como um risco crescente para motoristas e pedestres. A intenção é reduzir os acidentes e melhorar a fluidez do tráfego.
Ex-presidente do BRB acertou propina de R$ 146 mi, diz Polícia Federal
O ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa teria combinado com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, o recebimento de propina estimada em R$ 146,5 milhões. A informação consta na decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a prisão de Costa realizada hoje (16) pela Polícia Federal, na quarta fase da Operação Compliance. O valor seria recebido por meio de quatro imóveis de alto padrão em São Paulo e dois em Brasília. A Polícia Federal disse ter rastreado, até o momento, o pagamento de ao menos R$ 74 milhões. O restante da propina só não teria sido pago em razão de Vorcaro ter descoberto a abertura de procedimento investigatório na PF justamente sobre os pagamentos feitos a Costa. Segundo os investigadores, o banqueiro travou os repasses após ser informado sobre tal procedimento sigiloso. Ainda segundo a PF, Vorcaro recebeu de seu funcionário Felipe Mourão, em 24 de junho de 2025, uma cópia da investigação, por meio do aplicativo WhatsApp. A data é posterior à interrupção dos pagamentos, feita em maio, mas Mendonça deu crédito à versão da PF, afirmando que “o conjunto de elementos informativos colhidos até o momento aponta a alta probabilidade de que ele tenha tido ciência da instauração do procedimento antes do recebimento das respectivas cópias”. Além de Costa, foi preso também o advogado Daniel Monteiro, apontado como seu testa de ferro e que teria recebido, pessoalmente, R$ 86,1 milhões em proveito ilegal. A prisão preventiva dos dois foi feita com base na “permanência dos atos de ocultação patrimonial, o risco de interferência na instrução, a possibilidade de rearticulação da engrenagem financeira e jurídica do esquema, além da necessidade de assegurar a ordem pública, a ordem econômica e a efetividade da persecução penal”, escreveu Mendonça. A contrapartida para a propina seria que Paulo Henrique Costa usasse os recursos do BRB, banco controlado pelo governo do Distrito Federal, para comprar carteiras de crédito falsas do Banco Master. Até o momento, sabe-se que ao menos R$ 12,2 bilhões em carteiras ruins foram comprados, mas o número exato ainda não foi apresentado pelo BRB e pode ser maior. Desde que foi deflagrada, a Compliance Zero investiga a existência de uma engrenagem ilícita concebida para viabilizar a fabricação, venda e cessão de carteiras de crédito fictícias do Banco Master ao BRB. Defesa Em frente à casa em que Costa foi preso, o advogado Cleber Lopes disse que a defesa “não considera essa hipótese como válida”, referindo-se ao pagamento de propina. “A defesa considera que o Paulo Henrique não representa nenhum perigo para a instrução ou para aplicação da lei penal. Não há notícia de que ele tenha praticado qualquer ato que pudesse atentar contra a instrução criminal”, afirmou o defensor. Agência Brasil
APREENSÃO HISTÓRICA: Polícia Militar intercepta 3,6 toneladas de drogas
A Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (16/04), realizou a maior apreensão de entorpecentes já registrada no município de Rio Negro. Durante a abordagem ocorreu durante policiamento ostensivo nas proximidades da rotatória da rodovia MS-430, onde um caminhão prancha foi interceptado. Os policiais identificaram indícios suspeitos na carga transportada. Após averiguação detalhada, foi localizado um grande volume de drogas escondido dentro de um tanque de combustível agrícola, estrategicamente colocado sobre o veículo, numa clara tentativa de burlar a fiscalização. A ocorrência contou com o apoio da equipe do Canil do Batalhão de Choque, com destaque para a cadela farejadora Kynay, que foi fundamental na localização do entorpecente. A equipe especializada, vinda de Campo Grande, prestou suporte técnico à operação. Dois homens, de 20 e 30 anos, foram presos em flagrante. Segundo informações, a carga ilícita, composta por aproximadamente 3,6 toneladas de maconha, teria saído de Porto Murtinho com destino à capital do estado. A expressiva apreensão representa um duro golpe contra o tráfico de drogas na região e reforça o comprometimento da Polícia Militar no combate à criminalidade. A ocorrência foi encaminhada às autoridades competentes para as devidas providências. Assessoria de Comunicação social do CPA6
Transição de equipe médica da UPA e Hospital da Vida será dia 5 de maio
A transição da equipe médica que atua nas áreas verde e vermelha do Hospital da Vida e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), bem como na linha de frente da pediatria da UPA, acontece no dia 5 de maio e vai garantir melhorias substanciais no atendimento aos pacientes. “A empresa que venceu a licitação já apresentou plano de trabalho para a Secretaria Municipal de Saúde e para a direção da Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud), inclusive com os nomes dos médicos plantonistas e com o compromisso de reforçar o quadro de profissionais”, explica Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. Ele lembra que a Funsaud publicou, no dia 17 de outubro de 2025, o edital para contratação de empresa especializada na prestação de serviços médicos em regime de plantão presencial, com atuação no Hospital da Vida (áreas verde e vermelha) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas que a empresa que presta serviço atualmente não participou do processo licitatório. “Essa empresa, que tem relação contratual com cerca de 50 médicos, poderia ter concorrido, apresentado sua proposta e, quem sabe, até vencido a concorrência pública, mas optou por não participar do certame licitatório”, ressalta Márcio Figueiredo. O secretário de Saúde frisa que a Funsaud não tem relação de emprego com os médicos da empresa atual, mesmo porque todos eles foram contratados e têm vínculo empregatício com a prestadora de serviços. “Dessa forma, não haverá demissão de médicos, como esses profissionais estão falando”, enfatiza. “Ademais, a empresa que venceu a licitação ofertou a continuidade dos trabalhos aos profissionais que já atuavam na escala, porém houve recusa por 95% deles”, continua. “A decisão de não trabalhar mais no Hospital da Vida e na UPA foi desses profissionais e não da Funsaud”, conclui Márcio Figueiredo. Ele ressalta que o pregão que escolheu a nova prestadora ocorreu no dia 3 de novembro de 2025, tendo a empresa Equipe Group, de Londrina (PR), como vencedora. “Atualmente, a empresa contratada, que é de Cuiabá (MT), recebe R$ 124,00 por hora trabalhada, enquanto o edital publicado pela Funsaud estabeleceu o valor de referência em R$ 137,83 por hora, mesmo assim a atual empresa não participou da licitação”, observa Márcio Figueiredo. “A empresa vencedora apresentou proposta no valor de R$ 93,00 por hora, representando uma redução aproximada de 25% em relação ao valor atualmente praticado”, completou o secretário. Márcio Figueiredo ressalta que a troca de empresa não ocorre por questões meramente de economia de recursos públicos, mas sim pela necessidade de licitar os serviços já que a atual empresa havia sido contratada pela Funsaud ainda no período da pandemia de Covid-19. “A população vai ganhar com a transição, mesmo porque os novos médicos das áreas verde e vermelha do Hospital da Vida, bem como na UPA, precisarão apresentar cursos de Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS), Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) e Suporte Avançado em Pediatria (PALS)”, explica. De acordo com o secretário de Saúde, o curso PALS (Pediatric Advanced Life Support) é uma certificação essencial da American Heart Association (AHA) para médicos, enfermeiros e paramédicos, focada no atendimento avançado de emergências pediátricas. “O contrato anterior não tinha essa exigência de capacitação, mas colocamos no edital do ano passado e a empresa vencedora já apresentou os profissionais com essa certificação, o que irá proporcionar ainda maior qualidade nos serviços prestados”, observa Márcio Figueiredo. Outro detalhe importante é que o edital que selecionou a nova empresa exige que o médico supervisor tenha residência médica na especialidade de Emergência e, adicionalmente, pelo menos um dos cursos de ATLS, ACLS ou PALS. Já os médicos clínico-geral precisam ter, obrigatoriedade, no mínimo, um dos cursos ATLS, ACLS ou PALS.
Atletismo e judô abrem Jogos de Outono
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esporte de Dourados (Funed), inicia nesta quinta-feira (16) a programação dos Jogos de Outono 2026, com disputas nas modalidades de atletismo e judô. As competições deste primeiro dia também terão caráter seletivo para os Jogos Escolares Estaduais de Mato Grosso do Sul. As atividades começaram no período da manhã, às 7h, com as provas de atletismo no Parque Arnulfo Fioravanti. Já o judô será realizado no período da noite, a partir das 18h, no Ginásio Municipal de Esportes ‘Ulysses Guimarães’. A programação dos Jogos contempla modalidades individuais e coletivas, envolvendo atletas nas faixas etárias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, movimentando o esporte estudantil e de base no município entre os meses de abril e junho. “Toda programação atende a determinação do prefeito Marçal Filho para que a Funed proporcione opções variadas de modalidades esportivas à juventude de Dourados”, explica Sandra Giselly Amaral, diretora-presidente da Fundação de Esportes. No decorrer da semana, a programação inclui outras modalidades, com premiações previstas conforme o cronograma divulgado pela Fundação de Esportes. O karatê abriu a agenda esportiva na terça-feira, dia 14, com premiação já realizada, na Academia Ramão Lopes. Nesta quinta-feira (16), o judô terá premiação das 19h às 19h30, no Ginásio Municipal. O atletismo segue também na sexta-feira (17), com entrega de medalhas das 11h às 11h30, no Parque Arnulfo Fioravanti. O vôlei de praia, cujas disputas estavam agendadas para esta quinta-feira, no Parque do Lago, foi adiada devido as condições das quadras de areia, prejudicas em função da chuva de ontem. Uma nova data será marcada. Na sexta-feira (17), a natação será disputada no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, com premiação marcada para as 10h. Os Jogos de Outono de Dourados seguem até o mês de junho, reunindo diversas modalidades individuais, como vôlei de praia, judô, natação, xadrez, tênis de mesa e ginástica artística, além das modalidades coletivas, como voleibol, futsal, basquetebol e handebol. A diretora-presidente da Funed, Giselly Amaral explica que os Jogos de Outono 2026 têm como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração entre escolas e fortalecer o esporte de base em Dourados, revelando novos talentos e estimulando hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes. “A edição 2026 dos Jogos de Outono reforçam o compromisso da Prefeitura de Dourados com políticas públicas voltadas ao esporte, promovendo integração, oportunidades e valorização dos atletas locais”, enfatiza.
Dourados capacita médicos para detectar câncer de pele ainda na fase inicial
A Prefeitura de Dourados realizou uma capacitação voltada ao diagnóstico precoce do câncer de pele, envolvendo 60 médicos da rede pública de saúde. A formação, que teve início em fevereiro e se encerrou agora em abril, integra um projeto de Educação Permanente coordenado pelo Departamento de Atenção em Saúde do município. Os encontros foram destinados a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e tiveram carga horária de quatro horas cada. A condução das atividades ficou a cargo da médica dermatologista Kátia Calheiros de Melo, que abordou aspectos clínicos e práticos para identificação de lesões suspeitas. O foco principal foi preparar os médicos para reconhecer sinais iniciais dos principais tipos de câncer de pele, como carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, além de padronizar os critérios de encaminhamento para atendimento especializado. Dados do Departamento de Informação e Informática do SUS (DataSus) indicam que o câncer de pele é o tipo mais comum no país, o que exige atenção constante dos serviços de saúde. Em Dourados, foram contabilizados 494 casos de neoplasias malignas da pele entre 2022 e 2025, cenário que reforça a importância do diagnóstico precoce. Durante a capacitação, os médicos tiveram acesso a conteúdos teóricos aliados à análise de imagens de casos reais, o que permitiu maior precisão na identificação de lesões suspeitas e na definição de condutas clínicas. De acordo com o médico e apoiador técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Cardoso Oliveira, a iniciativa contribui diretamente para melhorar o fluxo de atendimento na rede pública, reduzindo o tempo de espera por consultas especializadas e garantindo maior agilidade no atendimento de casos prioritários. Além disso, o projeto fortalece a integração entre os níveis de atenção à saúde, promovendo maior alinhamento entre médicos da rede municipal de Dourados e ampliando a resolutividade do sistema público no município.
Secretaria de Cultura abre chamamento para organização da 47ª Festa Junina
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou edital de chamamento público para selecionar a organização da sociedade civil responsável pela realização da 47ª Festa Junina de Dourados, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho de 2026. O documento está disponível no Diário Oficial N º 6.608, desta quarta-feira (16), via edital de chamamento n º 002/2026. Tradicionalmente reconhecida como uma das maiores festas juninas da região sul do Estado, o evento reúne famílias, visitantes da região e valoriza a cultura popular, o que impulsiona a economia local e o turismo. O edital visa a parceira com uma Organização da Sociedade Civil (OSC), por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura a ser formalizada por Termo de Colaboração, para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco, envolvendo a transferência de recursos financeiros à OSC selecionada, conforme condições estabelecidas no documento. O investimento será de até R$ 448 mil por parte do município. A entidade selecionada também poderá captar recursos complementares, como patrocínios e doações, ampliando a estrutura e programação do evento. O direcionamento da gestão Marçal Filho é repetir o sucesso ocorrido na edição do evento em 2025, em um período que reforça a economia e a cultura locais, integra famílias e valoriza as tradições. Podem participar do chamamento organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atendam aos critérios estabelecidos no edital, como experiência comprovada e capacidade técnica para execução de eventos. Cabe destacar que a OSC selecionada deverá possuir no momento da apresentação do Plano de Trabalho,no mínimo dois ou três anos de existência,com cadastro ativo, comprovados por meio de documentação emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil,com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). As propostas devem ser apresentadas até o dia 15 de maio de 2026, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (situada à Rua Pedro Ortiz nº105, Residencial Santa Fé,Centro de convenções Antonio Tonani (sede temporária),no horário das 8h às 11h. A abertura dos envelopes e análise ocorrerá no mesmo dia, em sessão pública. A secretária municipal de Cultura, Gisella Silva Melo enfatizou que o processo objetiva transparência e qualidade na realização da festa. “Buscamos instituição que tenha compromisso com a cultura e com a comunidade para somar na construção de mais uma festa de sucesso”, destacou. A divulgação do resultado preliminar será no dia 19 de maio. Já no dia 28 de maio acontece a homologação e publicação do resultado definitivo do processo de seleção, com divulgação das decisões recursais proferidas (se houver) e posteriormente a partir do dia 29, a assinatura do termo de cooperação será efetuada.
Hospital da Vida fez 5.848 atendimentos e 1.477 internações em apenas 100 dias
O Hospital da Vida, única unidade hospitalar municipal de urgência e emergência em todo Mato Grosso do Sul, mas que não vem recebendo dos governos do Estado e Federal a atenção que deveria receber, tem batido recordes de atendimentos, internações e cirurgias. No mês de janeiro de 2026, o Hospital da Vida realizou 1.748 atendimentos médicos e internou 438 pacientes, com esse número passando para 1.435 atendimentos e 433 internações em fevereiro e ficando em 1.881 atendimentos e 429 internações em março. Até o dia 14 de abril, o Hospital da Vida havia realizado 784 atendimentos e feito 177 internações, comprovando a média diária dos meses anteriores e confirmando que nenhum paciente deixou de ser atendido por falta de médico ou de espaço físico. Em relação aos diagnósticos ambulatoriais foram 685 em janeiro, 503 em fevereiro, 635 em março e 279 até o dia 14 de abril. Já as classificações de risco ambulatorial foram 595 em janeiro, 598 em fevereiro, 651 em março e 279 até o dia 14 de abril. “Esses números revelam que, ao contrário do que um grupo de médicos preocupado apenas em garantir reserva de mercado vem falando, os atendimentos no Hospital da Vida não sofreu qualquer redução e a lotação da unidade ocorre porque Dourados atende pacientes de urgência e emergência de 33 municípios da nossa macrorregião”, enfatiza Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. Chama a atenção também o número de Autorização para Internação Hospitalar (AIH) para cirurgias no Hospital da Vida. No mês de janeiro foram 218 AIHs cirúrgicas e 194 AIHs clínicas, além de 26 AIHs para neurocirurgias. Já no mês de fevereiro foram 217 Autorizações para Internação Hospitalar, além de 205 AIHs para clínicas e 11 AIHs para neurocirurgias. O números de AIHs no mês de março ainda não foi lançado no sistema do Ministério da Saúde, já que essas atualizações acontecem sempre a partir do dia 10 do mês subsequente. UPA 24 HORAS Se a produção do Hospital da Vida foi gigante nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026, o mesmo pode ser afirmado em relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que recebe pacientes de toda região e até de outros Estados quando estão em trânsito por Dourados. No mês de janeiro, a UPA registrou a marca de 10.034 consultas, numa média de 323 consultas por dia ou 13,4 consultas por hora. No mês de fevereiro de 2026 foram 6.090 consultas médicas, com esse número saltando para 11.670 consultas somente no mês de março. Até o dia 14 de abril, a UPA havia realizado 4.938 consultas médicas nas mais diferentes especialidades. O volume de procedimentos de diagnósticos também impressiona. Foram 8.193 diagnósticos em janeiro, com esse número ficando em 6.682 em fevereiro e chegando em 8.217 em março. Até o dia 14 de abril, a UPA havia realizado 3.463 procedimentos de diagnósticos. Já as classificações de risco chegaram a impressionantes 10.597 em janeiro de 2026, caíram para 6.477 em fevereiro e atingiram a marca de 13.495 em março. Até o dia 14 de abril, a UPA havia realizado 5.945 classificações de risco. O número de atendimentos odontológicos de urgência ou emergência na Unidade de Pronto Atendimento no primeiro trimestre de 2026 também foi grande, com 293 registros em janeiro, 175 em fevereiro e 239 em março. Até o dia 14 de abril, a UPA havia realizado 98 atendimentos odontológicos de urgência ou emergência. “A determinação do prefeito Marçal Filho é para que a Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud), que administra o Hospital da Vida e a UPA 24h não ofereça apenas atendimento de qualidade aos pacientes, mas que os profissionais da linha de frente tratem todos com respeito e que o acolhimento seja regra geral em todas as unidades”, finaliza Marcio Figueiredo.
PRF apreende eletrônicos e cigarros em Mato Grosso do Sul
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de eletrônicos e cigarros, nesta quarta-feira (15), em Sidrolândia (MS). Durante fiscalizações na BR-060, os policiais deram ordem de parada a um Renault/Logan, porém o condutor não obedeceu e iniciou fuga. Foi realizado o acompanhamento tático, entrando no perímetro urbano no município, até que o motorista em fuga perdeu o controle da direção e colidiu com o muro de uma residência. Ninguém ficou ferido. O motorista foi preso e encontrado no interior do veículo 110 celulares, 24 notebook, 10 tabletes e 3.000 maços de cigarros. O homem foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Campo Grande.








