Mais um jogo sem vitória do Operário FC na Série D do Campeonato Brasileiro. Pela terceira rodada, neste domingo (19), o Galo recebeu o Abecat Ouvidorense-GO em Campo Grande e ficou no empate em 1 a 1, o terceiro do time alvinegro na competição. No Estádio Jacques da Luz, o Operário até começou melhor, com mais posse de bola, mas na primeira chance real do time goiano, aos 35 minutos, o gol saiu. O meia Marquinhos recebeu na área e, mesmo marcado por três adversários, arrumou espaço para bater no canto esquerdo do goleiro Luiz Felipe para abrir o placar. No segundo tempo, o Galo voltou pressionando pelo empate e, na insistência, conseguiu aos 39 minutos. Na jogada pela direita, Luizinho cruzou por baixo, a bola passou por todo muito, mas Alex Choco conseguiu alcançá-la antes que saísse pela linha de fundo e mandar para pequena área. Eduardo Tanque foi mais rápido que a marcação e mandou para a rede. A pressão aumentou pelo segundo gol, mas aos 45 minutos, o zagueiro Guilherme Teixeira foi expulso por ter feito uma falta dura e desnecessária sobre o goleiro e deixou o Operário com dez jogadores. Ainda assim, nos acréscimos, Danilinho teve a chance da virada, mas o goleiro Bruno fez grande defesa, evitando o que seria o gol da primeira vitória operariana. Grupo A11 O resultado não mudou a situação do Operário que segue na quarta posição, agora com três pontos, enquanto o Abecat divide a lanterna com o CRAC-GO, ambos com um ponto. A liderança agora é do Betim-MG que, no Estádio Saraivão, venceu o Ivinhema FC por 3 a 1 e chegou aos sete pontos, deixando o Azulão do Vale e Uberlândia-MG juntos com seis. Na próxima rodada, duelo sul-mato-grossense entre Ivinhema e Operário, domingo (26), às 17h, no Estádio Saraivão.
Hospedagens têm até hoje para adotar check-in digital
Estabelecimentos de hospedagem – hotéis, pousadas, hostels e outros – têm até esta segunda-feira (20) para aderi à Ficha Nacional de Hóspedes (FNRH) Digital, conhecido como check-in digital. O novo modelo foi implementado gradativamente pelo Ministério do Turismo desde novembro de 2025 e elimina o uso de formulários em papel no processo de check-in, pretende agilizar a recepção de viajantes e reduzir os custos operacionais das empresas do ramo. Segundo o governo federal, a utilização do formulário digital será obrigatória. “A FNRH Digital permite que o turista realize o preenchimento antecipado e automático de dados por meio do sistema gov.br. O registro pode ser finalizado em segundos, a partir de um QR Code do hotel, de um link compartilhado ou de um dispositivo oferecido pelo estabelecimento”, destaca o Ministério do Turismo, em nota. No caso de estrangeiros, a nova FNRH Digital não exigirá a necessidade de uma conta gov.br. Para menores de 18 anos de idade ou de pessoas incapazes, brasileiros ou estrangeiros, o registro será associado à FNRH do responsável legal. Segundo o governo, o sistema está previsto na nova Lei Geral do Turismo (2025) e cumpre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “O Ministério do Turismo reforça que a adesão à plataforma requer adaptações por parte de hotéis e pousadas, independentemente de utilizarem sistemas de gestão próprios. A fim de auxiliar na preparação, o órgão organizou várias ações de orientação, como a publicação de um vídeo com as etapas do processo”, destacou a pasta. As orientações do ministério podem ser vistas aqui.
Irã volta a restringir passagem no Estreito de Ormuz
A Irna, agência de notícias oficial da República Islâmica do Irã, informou neste sábado (18) que o controle sobre o Estreito de Ormuz foi restaurado ao seu status anterior, com supervisão reforçada pelas Forças Armadas do país. O porta-voz do Quartel-General Central Khatam al-Anbiya do Irã, tenente-coronel Ebrahim Zolfaghari, se referiu ao estreito como estratégico e citou que o local está “sob estrita gestão e controle das Forças Armadas”. Ele observou que o Irã havia concordado anteriormente, num ato “de boa fé” e seguindo acordos prévios feitos durante as negociações, em permitir a passagem controlada de um número limitado de petroleiros e embarcações comerciais pelo estreito. No entanto, os Estados Unidos (EUA), segundo ele, continuaram a “violar repetidamente os compromissos” acordados e a praticar “pirataria e roubo marítimo sob o chamado bloqueio”. “Portanto, o controle do Estreito de Ormuz retornou ao seu estado anterior”, reforçou. Ameaças A Agência Tasnim, ligada ao Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (CGRI) , já havia informado que, caso o bloqueio naval dos Estados Unidos continuasse, o estreito voltaria a ser fechado, prejudicando a comercialização de 20% da produção de petróleo no mundo. Para os iranianos, a permanência dos navios estadunidenses na região é violação do acordo de cessar-fogo. Navios dos EUA estão posicionados no Oceano Índico a uma distância do Estreito de Ormuz de onde podem interceptar eventuais ataques do Irã. Cessar-fogo Na última quinta-feira (16), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ter costurado um acordo de cessar-fogo entre Líbano e Israel, com duração de dez dias. A trégua era uma das exigências do Irã para continuidade das negociações. Em comunicado divulgado na sexta-feira (17), a Força Naval do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) informou que uma “nova ordem” passaria a reger o estreito, fazendo referência ao cessar-fogo. No mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou que a navegação pelo Estreito de Ormuz estaria completamente aberta durante o restante do cessar-fogo. “Em conformidade com o cessar-fogo no Líbano, a passagem de todas as embarcações comerciais pelo Estreito de Ormuz está declarada totalmente aberta durante o período restante do cessar-fogo”. Agência Brasil
Ações da Sejusp unem segurança, assistência e cultura da paz nas aldeias indígenas de MS
No Dia dos Povos Indígenas, comemorado domingo, 19 de abril, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) evidencia o avanço de políticas públicas voltadas às comunidades indígenas, pautadas na promoção da cidadania, no fortalecimento da segurança e, sobretudo, na construção de uma relação de confiança entre as forças de segurança e os povos originários. Com a terceira maior população indígena do país, Mato Grosso do Sul se destaca por iniciativas inovadoras, sendo o primeiro no mundo a promover uma formação que integra conceitos de Justiça Restaurativa, Policiamento Restaurativo e Policiamento Indígena, reunindo experiências nacionais e internacionais desenvolvidas no Canadá e nos Estados Unidos, adaptadas à realidade brasileira. Com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP), a formação é voltada exclusivamente a agentes de segurança pública estaduais — policiais militares e civis, bombeiros militares e peritos criminais — e teve sua primeira edição em Campo Grande, em fevereiro, quando 35 profissionais foram capacitados. O modelo propõe uma atuação baseada no diálogo, na escuta ativa e na reparação de danos, priorizando a construção de soluções conjuntas e a promoção da cultura de paz, em substituição a práticas exclusivamente punitivas. A partir da próxima quinta-feira (23), o curso contemplará mais cinco regiões do interior de Mato Grosso do Sul: Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Aquidauana e Corumbá. Na sequência das ações que percorrem as comunidades indígenas, o programa MS em Ação – Segurança e Cidadania, criado em 2023, será realizado em junho, no município de Nioaque; em agosto, em Ponta Porã; e em setembro, em Iguatemi. A iniciativa tem como objetivo levar serviços essenciais às regiões mais afastadas dos centros urbanos, promovendo inclusão social e acesso a direitos básicos. O mutirão envolve todas as instituições vinculadas à Sejusp e já percorreu aldeias localizadas nos municípios de Dourados, Amambai, Paranhos, Miranda, Caarapó, Japorã e Porto Murtinho, totalizando 41.921 atendimentos e 8.521 documentos emitidos. Entre eles, destacam-se 2.510 Carteiras de Identidade Nacional expedidas pelo Instituto de Identificação Gonçalo Pereira. Com mais de 40 serviços gratuitos ofertados em parceria com diversas instituições públicas e privadas, a iniciativa contempla atendimentos médicos e odontológicos, apoio jurídico, orientações de trânsito e regularização documental — uma das principais demandas identificadas nas comunidades indígenas. Presença permanente Como parte das ações estratégicas e permanentes, a Sejusp tem ampliado a atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena (CCSInds), fortalecendo a participação direta das comunidades na construção de soluções para a segurança no interior das aldeias. Formados por representantes das próprias aldeias, os conselhos se reúnem para analisar demandas, planejar ações e acompanhar resultados, em articulação direta com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar. Atualmente, o Estado conta com 18 conselhos implantados, com a doação de 16 veículos, contemplando 34 comunidades indígenas e alcançando 57.164 indígenas. A iniciativa fortalece a prevenção, a mediação de conflitos e a pacificação social, além de ampliar o diálogo intercultural e superar desafios como as barreiras linguísticas, promovendo uma comunicação mais efetiva entre as forças de segurança e as diferentes etnias. Proteção das mulheres indígenas Complementando as ações permanentes, o Promuse Indígena, desenvolvido pela Polícia Militar desde 2023, tem se consolidado como referência no enfrentamento à violência contra mulheres indígenas. Criado inicialmente para atender às aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados e Itaporã, o programa já chegou a comunidades indígenas de Amambai e será implantado, em breve, em Aquidauana. A iniciativa realiza a fiscalização de 100% das medidas protetivas envolvendo mulheres indígenas nessas localidades, além de desenvolver ações de orientação e prevenção dentro das aldeias. O trabalho contribui para o fortalecimento da rede de proteção e para a construção de vínculos de confiança entre a Polícia Militar e as comunidades indígenas, garantindo um atendimento mais humanizado e efetivo. Pela relevância e inovação, o Promuse Indígena conquistou reconhecimento nacional ao alcançar o 2º lugar no Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública do Consórcio Brasil Central. Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o conjunto de ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul representa um novo paradigma na atuação das forças de segurança junto às comunidades indígenas. “Mais do que ampliar a presença do Estado ou ofertar serviços, estamos construindo uma relação sólida, baseada no respeito, na escuta qualificada e na confiança mútua. A segurança pública que defendemos é aquela que dialoga com as realidades locais, reconhece e valoriza as culturas e atua como instrumento de promoção da paz. Os resultados já alcançados demonstram que esse é o caminho: integrar esforços, acolher as especificidades e trabalhar lado a lado com os povos indígenas para garantir direitos, dignidade e proteção efetiva”, destacou o secretário. Joilson Francelino, Comunicação SejuspFoto: Matheus Carvalho/SEC
Segurança pública de MS é destaque internacional no combate ao crime organizado e redução da criminalidade
A segurança pública de Mato Grosso do Sul ganhou espaço e destaque em evento de prestígio internacional, realizado em Massachusetts, nos Estados Unidos. A sua participação ocorreu na conferência “Brazil Project”. Foi uma grande oportunidade de apresentar trabalhos de sucesso no Estado, que reduziu índices de criminalidade e faz um combate efetivo do crime organizado na fronteira. O secretário estadual de Segurança Pública e Justiça, Antônio Carlos Videira, participou do painel “Segurança pública: Endereçando a Maior Preocupação dos Brasileiros”, no último sábado (11). Ele destacou que Mato Grosso do Sul se tornou referência nacional e eixo importante, já que além de fazer fronteira com Paraguai e Bolívia, também será porta de entrada do brasil na Rota Bioceânica. “O convite para participarmos na Universidade de Harvard no painel sobre segurança pública mostra o papel relevante do Mato Grosso do Sul no cenário da América Latina. Nosso Estado tem fronteiras importantes com o Paraguai e Bolívia, em uma grande extensão que é seca, onde temos um combate efetivo principalmente contra o tráfico de drogas, que vai para outros estados e países”, ressaltou Videira. Além deste trabalho de sucesso, também foi mostrado no evento os bons índices do Estado contra os crimes de patrimônio. “Temos um trabalho desenvolvido no Estado com índices (criminalidade) que estão menores que média nacional. Discutir segurança pública em um evento e ambiente como este é fomentar boas práticas”, completou. Videira ainda citou que o Estado tem papel fundamental na Rota Bioceânica, já que representa a porta de entrada do Brasil neste projeto. “Será um corredor que pode ser explorado pelo crime organizado, por isso precisa estar no nosso planejamento e radar. O tema já está em pauta e nós fazemos parte desta discussão”. O painel ainda tratou de temas atuais como a PEC da Segurança Pública, assim como combate a crimes ambientais. Em Mato Grosso do Sul o trabalho tem feito um trabalho preventivo para evitar danos a biomas como Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. O debate reuniu especialistas e autoridades para discutir um dos principais desafios do país e contará também com a presença do deputado federal Mendonça Filho, relator da PEC da Segurança Pública na Câmara, e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá. Iniciativa Evento de renome internacional, o “Brazil Project” reúne lideranças brasileiras e a comunidade acadêmica da Harvard e do MIT para debater temas estratégicos para o futuro do país. A edição de 2026 teve como eixo central os desafios institucionais do Brasil, com destaque para a segurança pública, o fortalecimento do Estado de Direito e a construção de um ambiente mais estável e previsível para o desenvolvimento nacional. A iniciativa congrega um grupo seleto de participantes, incluindo estudantes das duas instituições e de outras universidades dos Estados Unidos, além de empreendedores, gestores públicos, atletas e pesquisadores. Índices positivos Mato Grosso do Sul ganha cada vez mais destaque pelos índices positivos no combate a criminalidade. Números que interferem diretamente na vida das pessoas. No ano passado houve redução de roubos e furtos e aumento histórico na apreensão de drogas. O combate ao crime organizado na fronteira mostra o trabalho efetivo nas forças estaduais. No ano passado (2025) o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) alcançou a 2ª maior marca histórica desde a criação da unidade, com a apreensão de 196,5 toneladas de drogas apreendidas. O volume supera o registrado em 2021, quando foram apreendidos 195.034 quilos de entorpecentes em Mato Grosso do Sul. Isto representa um aumento superior a 30% em relação a 2024, quando o DOF retirou de circulação 150 toneladas de drogas no Estado. O maior volume histórico de apreensões foi registrado em 2020, com 264 toneladas, período marcado pelo auge da pandemia da Covid-19, que impactou diretamente a dinâmica do tráfico. O primeiro trimestre de 2026 (janeiro a março) mostra que o trabalho continua em ascensão. Já foram apreendidos 94.887,61 quilos de drogas. Em comparação a 2023 (janeiro a março), no mesmo período, houve um crescimento de 87,71%, já que naquela época a apreensão foi de 50.549,73 kg. Queda de crimes Dados da Coordenadoria de Estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontaram queda nos crimes de roubo e furto no período de janeiro a dezembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O levantamento indica que, em 2025, foram registrados 2.631 roubos em todo o Estado, frente a 3.130 ocorrências em 2024, o que representa uma redução de 15,9%. Entre as modalidades, o roubo seguido de morte apresentou a maior queda percentual, com variação de -23,5%. Na sequência aparecem o roubo ao comércio (-21,3%), o roubo em via urbana (-17,4%), o roubo de veículo (-11,5%) e o roubo em residência (-8,9%). Os índices de furto também apresentaram redução no Estado. Em 2024, foram contabilizados 33.265 registros, enquanto em 2025 o total foi de 32.739 ocorrências, resultando em queda de 1,6%. O furto de veículo foi a modalidade com maior redução, com diminuição de 17,2%, seguido do furto em residência, que apresentou retração de 1,2%. Este cenário positivo além de dar mais tranquilidade e segurança ao sul-mato-grossense, interfere diretamente na economia e atração de investimentos privados. A segurança pública é um dos critérios avaliados por grandes empresas antes de investir e construir grandes unidades no Estado, que trazem empregos, aumento de renda e oportunidades à população. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS* Com informações da Sejusp
MS recebe doses da vacina contra chikungunya e inicia estratégia piloto em Dourados e Itaporã
Mato Grosso do Sul recebeu ontem (16) 20 mil doses da vacina contra a chikungunya (IXCHIQ), enviadas pelo Ministério da Saúde. O imunizante passa agora pelos trâmites de armazenamento na Rede de Frio estadual antes de ser distribuído. A estratégia inicial de vacinação será realizada nos municípios de Dourados e Itaporã, para onde as doses estão sendo encaminhadas nesta sexta-feira (17), de forma simultânea. A distribuição será feita de maneira proporcional à população de cada município, considerando que Itaporã possui um contingente menor de habitantes. A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Imunização, fará o encaminhamento das doses, enquanto a operacionalização da vacinação ficará sob responsabilidade das secretarias municipais de saúde, conforme as diretrizes estabelecidas. Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a definição da estratégia considera critérios técnicos e a necessidade de organização da rede local. “As doses chegam ao Estado e, após o recebimento na Rede de Frio, serão encaminhadas aos municípios de forma simultânea. Dourados e Itaporã iniciam juntos essa estratégia, com divisão proporcional das doses, e a execução da vacinação será feita pelos próprios municípios, conforme orientação do Ministério da Saúde”, explicou. A vacina contra a chikungunya possui esquema de dose única e é indicada para pessoas com idade entre 18 e 59 anos. Por se tratar de um imunizante de vírus vivo atenuado, há restrições: não deve ser aplicada em gestantes, puérperas, pessoas imunocomprometidas ou com doenças crônicas descompensadas, além de indivíduos com histórico de reação alérgica grave a componentes da fórmula. A definição do público-alvo e a condução da estratégia seguem as orientações do Ministério da Saúde. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Irã anuncia abertura de Ormuz depois de cessar-fogo no Líbano
A República Islâmica do Irã anunciou, nesta sexta-feira (17), que o Estreito de Ormuz está aberto para navios comerciais em consequência do acordo de cessar-fogo no Líbano entre Israel e Hezbollah. O estreito por onde transitam cerca de 20% do petróleo do planeta, cujo fechamento vem causando turbulências em toda economia mundial, deve ficar aberto até o final do prazo da trégua na guerra entre Irã e Estados Unidos, marcado para a próxima terça-feira (21). A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi. “A passagem para todos os navios comerciais pelo Estreito de Ormuz é declarada completamente aberta pelo período restante do cessar-fogo, na rota coordenada já anunciada pela Organização de Portos e Marítima da República Islâmica do Irã.” A medida acordada entre Teerã e Washington previa também o fim das batalhas em todas as frentes da guerra no Oriente Médio. Porém, Israel mantinha ataques massivos contra o Líbano. O Irã vinha exigindo o fim das hostilidades para retomar as negociações com os EUA. O cessar-fogo no Líbano começou a valer na noite dessa quinta-feira, mesmo dia em que foi anunciado. Os libaneses comemoraram a notícia e tentam voltar para casa. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenha se deslocado no país durante os 45 dias de guerra. Já no Irã, o cessar-fogo começou no dia 8 de abril, porém, após o fracasso das negociações de paz no Paquistão no último fim de semana, os EUA anunciaram bloqueio naval contra os portos iranianos. A eficiência desse bloqueio às exportações e importações iranianas, entretanto, é contestada. Três petroleiros iranianos, transportando um total de 5 milhões de barris de petróleo bruto, deixaram o Golfo Pérsico pelo Estreito de Ormuz em meio ao bloqueio dos EUA, informou a empresa de rastreamento de navios Kpler à agencia francesa AFP.
Jogador de basquete Oscar Schmidt morre aos 68 anos em São Paulo
Oscar Schmidt, um dos maiores nomes da história do basquete mundial faleceu nesta sexta-feira (17), em São Paulo. O atleta enfrentou um tumor cerebral por cerca de 15 anos. “Reconhecido por sua trajetória brilhante dentro das quadras e por sua personalidade marcante fora delas, Oscar deixa um legado que transcende o esporte e inspira gerações de atletas e admiradores no Brasil e no mundo”, disse a assessoria do jogador, em nota. Segundo a assessoria, a despedida se dará de forma reservada, restrita aos familiares, em respeito ao desejo da família por um momento íntimo de recolhimento. Trajetória Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu no dia 16 de fevereiro de 1958, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Começou a se interessar por basquete aos 13 anos, após se mudar para Brasília, por influência de seu técnico Zezão, que o incentivou a procurar o Clube Vizinhança, que era treinado pelo técnico Laurindo Miura. Em 1974, aos 16 anos, Oscar mudou-se para São Paulo, para iniciar a carreira no infanto-juvenil do Palmeiras. Foi convocado para a seleção juvenil de basquete em 1977 e eleito melhor pivô do sul-americano juvenil. Na seleção principal de basquete do Brasil, foi campeão sul-americano e ganhou medalha de bronze. Em 1979, ganhou um dos títulos mais importantes de sua carreira: a Copa William Jones, o mundial interclubes de basquete. No ano seguinte, disputou sua primeira Olimpíada, em Moscou. Disputou outras quatro olimpíadas: Los Angeles (1984), Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996), sempre se destacando como cestinha da competição. Oscar jogou 11 temporadas na Itália, 8 pelo Juvecaserta e 3 pelo Pavia Em 1995, Oscar decidiu retornar para o Brasil, passando a jogar no Corinthians, onde ganhou, em 1996, o oitavo título brasileiro de sua carreira. No Brasil, Oscar ainda jogou pelo Banco Bandeirantes, entre 1997 e 1998, Mackenzie, entre 1998 e 1999 e Flamengo, entre 1999 e 2003. No rubro-negro, alcançou uma das marcas mais expressivas de sua carreira: maior cestinha da história do basquete, com 49,737 pontos. Até então, esse posto pertencia a Kareem Abdul-Jabbar, com 46.725 pontos. Em 1991, Oscar foi nomeado um dos 50 Maiores Jogadores de Basquete pela Fédération Internationale de Basketball (Fiba). Também integrou o Hall da Fama da NBA, Em 2003, Oscar se aposentou das quadras. Vivendo intensamente Em 2022, à época com 64 anos, Oscar recebeu a equipe do Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, em sua casa em São Paulo. Em meio a uma sala lotada de medalhas e troféus, ele relembrou a carreira e falou sobre a atuação como palestrante, atividade que assumiu após se aposentar das quadras. “Eu não acho que eu tenho 64 anos. Eu vivo minha vida intensamente, mas por outro lado, calmamente”, declarou. “Eu adoro fazer palestra que eu vejo os olhos das pessoas olhando assim para mim, batendo palma. E eu estou contando a minha história para eles. Isso repõe, em parte, tudo aquilo que eu perdi parando de jogar”.
Dourados divulga lista de famílias pré-selecionadas para o “Minha Casa, Minha Vida”
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab), divulgou nesta quinta-feira (16) a relação das famílias pré-selecionadas e do cadastro reserva do Programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade Cidades/Terrenos. A lista consta no edital nº 01/2026 do Diário Oficial nº 6.608, desta quinta-feira (16). A seleção foi realizada em sessão pública no dia 16 de abril, na sede da Agência de Habitação de Mato Grosso do Sul (Agehab/MS), em Campo Grande, com participação de representantes estaduais e municipais, garantindo transparência e cumprimento dos critérios definidos pela legislação vigente para as moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, estão contempladas 256 unidades habitacionais distribuídas em cinco empreendimentos. Na Faixa 1, destinada a famílias de menor renda, o Residencial Vival Castelo conta com 66 moradias e o Residencial Flor de Lis com 26 unidades. Já na Faixa 2, os empreendimentos Monte Sião I e II somam 120 unidades, enquanto o Parque Alvorada disponibiliza 44 moradias. Também foi formado um cadastro reserva com mais de 2 mil candidatos, que poderão ser convocados conforme a disponibilidade e andamento do processo. Os candidatos pré-selecionados devem ficar atentos às próximas etapas, que incluem a apresentação de documentação, análise cadastral e encaminhamento para aprovação do financiamento junto à instituição financeira. O diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social, Eder Felipe Souza Lima, reforça que a pré-seleção não garante a contratação imediata, sendo necessário atender a todos os critérios exigidos pelo programa. Consta ainda no documento que a não apresentação da documentação exigida ou o não enquadramento nas exigências legais implicará na desclassificação do candidato, sendo convocado o próximo da lista de cadastro reserva. Em caso de dúvidas, os interessados podem procurar a Agência Municipal de Habitação de Interesse Social de Dourados. A lista completa dos pré-selecionados e cadastro reserva está disponível no edital publicado no Diário Oficial do Município [clique aqui]








