A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2.170 quilos de maconha, neste sábado (18), em Itaquiraí (MS). Durante fiscalizações na BR-163, os policiais abordaram um caminhão e realizaram vistoria no veículo. Ao verificarem o compartimento de carga, a equipe encontrou vários fardos de maconha em meio a carga de milho. O motorista confessou ter recebido o ilícito no Paraguai e o entregaria em Maringá (PR). Ele foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Naviraí (MS). Nesta sexta-feira (17), em Sidrolândia (MS), a PRF apreendeu 970 quilos de maconha. Os policiais fiscalizavam na BR-060, quando deram ordem de parada a um Fiat/Pulse. O motorista não obedeceu e iniciou fuga. Foi realizado o acompanhamento tático até que o motorista em fuga perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou o veículo. O condutor abandonou o veículo e não foi encontrado. No carro foram encontrados os tabletes de maconha. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Sidrolândia (MS). Na sexta-feira (17), em Corumbá (MS), a PRF apreendeu 484 quilos de skunk e cocaína. Os policiais fiscalizavam na Unidade Operacional da PRF quando o condutor de um Fiat/Doblô passou em alta velocidade no local. A equipe realizou o acompanhamento tático e deu ordem de parada ao motorista, que desobedeceu e continuou em fuga. Durante o trajeto, um passageiro saltou do carro em movimento e não foi encontrado. Os policiais seguiram o acompanhamento ao veículo e conseguiram realizar a abordagem. O motorista e um passageiro foram presos. No automóvel foram encontrados 303 quilos de skunk e 180 quilos de cocaína. Os presos não deram informações sobre a origem ou destino dos ilícitos. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Corumbá (MS).
FICCOs apreendem mais de 2,6 toneladas de drogas e realizam 96 prisões pelo país, em Dourados foi apreendido 1.064 kg de maconha
No período entre 14 e 21/4, as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs), compostas pela Polícia Federal e por forças de segurança estaduais, realizaram diversas ações de enfrentamento ao crime organizado em diferentes regiões do país. O balanço aponta a apreensão de mais de 2,6 toneladas de drogas, a realização de 96 prisões, o cumprimento de 77 mandados de busca e apreensão, além do sequestro patrimonial de, aproximadamente, R$ 61 milhões. Confira o resumo das principais ações no período. Combate ao tráfico de drogas No Amazonas, a FICCO/Tabatinga apreendeu cerca de 260 kg de skunk e 40 kg de cocaína, no âmbito de ações coordenadas de enfrentamento ao crime organizado transnacional. A ação ocorreu no âmbito da Operação Curare 2026. Em 13/4, a FICCO/SP realizou, no âmbito da Operação Impacto, a apreensão de mais de 314 kg de maconha. A droga estava no carro de um condutor que informou ter recebido a carga no Paraguai com destino ao município de Ribeirão Preto/SP. No dia 14/4, a FICCO/MG deflagrou a Operação Alcaloide, com o objetivo de apurar tentativa de importação de insumos destinados ao preparo de drogas e mirando a estrutura central de produção e de refino de substâncias entorpecentes. No dia seguinte, 15/4, a FICCO/MG deflagrou nova operação, a Luxury, que cumpriu 22 mandados de prisão preventiva, 5 de prisão temporária, 39 mandados de busca e apreensão, além de ter realizado o sequestro patrimonial de cerca de R$ 61 milhões. Em 17/4, a FICCO/RR deflagrou a Operação Virago, que cumpriu 22 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão nos municípios de Boa Vista, de Mucajaí, de Caracaraí e de Rorainópolis, em Roraima, além de Criciúma/SC, em ação coordenada e simultânea. Os alvos atuavam na organização, na coordenação e no financiamento de atividades ilícitas, especialmente relacionadas ao tráfico de drogas. Também em 17/4, a FICCO/RO deflagrou a Operação Alquimia no combate à comercialização de entorpecentes em Porto Velho. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Já no dia 19/4, a FICCO/GO atuou no município goiano de Goianésia e apreendeu, aproximadamente, 36 kg de cloridrato de cocaína. Foi constatado que o condutor havia recebido a droga no estado de Mato Grosso e tinha como destino a cidade de Brasília/DF. A FICCO/PR, por sua vez, prendeu dois suspeitos e apreendeu mais de uma tonelada de entorpecentes em Dourados/MS. Os suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados à unidade policial. Em 21/4, a FICCO/GO deflagrou ação integrada que resultou na apreensão de, aproximadamente, uma tonelada de drogas e na prisão de três suspeitos. A ação contou com apoio de forças policiais do Maranhão. Captura de foragidos e cumprimento de mandados No dia 12/4, a FICCO/Ilhéus prendeu, em Itabuna/BA, um indivíduo com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. O suspeito foi conduzido ao Complexo Policial de Itabuna para tomada de medidas cabíveis. Já entre 13 e 15/4, a FICCO/MG cumpriu oito mandados de prisão contra integrantes de organização criminosa, responsável pela prática de crimes violentos nos municípios mineiros de Itanhomi, de Tumiritinga e região. Entre as prisões contabilizadas está a de um foragido que possuía mandado de prisão em aberto, expedido pela Comarca de Itanhomi, decorrente de condenação pelos crimes de homicídio e de corrupção de menores. Em 15/4, a FICCO/AC deflagrou a Operação Ruptura, para reprimir a atuação de organizações criminosas envolvidas em crimes graves, como homicídios, tráfico de drogas e armas. Foram cumpridos seis mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de Rio Branco/AC e de Joinville/SC, expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Estado do Acre. No dia 16/4, a FICCO/PR cumpriu 15 mandados de busca e apreensão domiciliar e 11 de prisão preventiva, expedidos no âmbito da Operação Bobinas, com ações simultâneas nos municípios paranaenses de Foz do Iguaçu, de Cascavel, de Palmas e de Umuarama. A ação tem como objetivo desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas do Paraguai para o Brasil. Já em 17/4, a FICCO/RO deflagrou a Operação Tabuleiro para desarticular organização criminosa atuante no estado. Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de prisão temporária e 5 de busca e apreensão contra lideranças de grupo criminoso atuante no sistema prisional de Rondônia. Descaminho No dia 16/4, a FICCO/GO apreendeu produtos de origem estrangeira que entraram de foram irregular no país, durante fiscalização realizada no Aeroporto de Goiânia/GO. Os itens apreendidos foram encaminhados à Receita Federal, e os responsáveis poderão responder pelo crime de descaminho. Parceria prorrogada No dia 14/4, foi realizada, na Superintendência Regional em São Paulo, a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que formaliza a prorrogação e a ampliação da FICCO/SP. A iniciativa tem se destacado pelos resultados expressivos no enfrentamento ao crime organizado.
GM e PC prendem autor de dois roubos com emprego de faca contra motoristas de aplicativo em Dourados
A Polícia Civil, por intermédio da DEPAC e 1º Delegacia de Dourados, em ação integrada com a Guarda Municipal, prendeu em flagrante J.C.C.A. (33), suspeito de praticar dois roubos mediante grave ameaça com arma branca contra motoristas de aplicativo, ocorridos na manhã desta segunda-feira (20), no município de Dourados/MS. As investigações tiveram início logo após o registro das ocorrências. O autor dos crimes foi identificado por meio de cruzamento de dados, reconhecimento fotográfico e análise dos elementos colhidos nos boletins de ocorrência. Após a identificação do suspeito e levantamento de sua localização, as informações foram repassadas à equipe da Guarda Municipal, que foi ao local e localizou o indivíduo, efetuando sua condução até a delegacia para adoção das providências legais cabíveis. Segundo apurado, o autor utilizava o pretexto de solicitar corridas por aplicativos de transporte para abordar as vítimas e, de posse de faca de grande porte, anunciava o roubo, exigindo dinheiro, transferências via PIX e subtraindo aparelhos celulares e outros pertences pessoais. Em um dos casos, a vítima foi obrigada a realizar transferência para conta vinculada ao próprio autor, além de entregar dinheiro em espécie e seu telefone celular. Em outro fato, o indivíduo teria anunciado o assalto com uma faca encostada no pescoço da vítima, subtraindo dinheiro, documentos pessoais e aparelho celular. A atuação integrada entre Polícia Civil e Guarda Municipal foi fundamental para a rápida identificação e captura do suspeito, evitando a continuidade da prática criminosa e garantindo resposta célere às vítimas. A Autoridade Policial responsável pelo caso representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, considerando a gravidade concreta dos fatos, o uso de arma branca para intimidação das vítimas e a prática de dois crimes em curto espaço de tempo, circunstâncias que demonstram elevado risco de reiteração delitiva.
Ação integrada entre Polícia Civil e PRF resulta na apreensão de mais de 1t de maconha e na prisão de dois envolvidos em Dourados
A atuação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal resultou, na última sexta-feira (17), na prisão de dois indivíduos e na apreensão de aproximadamente 1.064,75 quilos de maconha em Dourados. Pela Polícia Civil, participaram da ação o 1º Distrito Policial e a DEPAC de Dourados; pela PRF, atuou a Delegacia Especializada de Fronteira da PRF em Dourados, com apoio da Base FICCO/PR. O trabalho conjunto teve início após informações de inteligência apontarem que um Fiat Uno, vindo de Ponta Porã para Dourados, transportava entorpecentes, enquanto um VW Gol, com placas de Campo Grande, atuava como batedor da carga. Durante a operação, na MS-379, equipes da PRF visualizaram os veículos e tentaram realizar a abordagem. O condutor do Fiat Uno desobedeceu à ordem de parada, jogou o carro contra a viatura policial, fugiu em alta velocidade, trafegou em zigue-zague e na contramão, até abandonar o veículo em meio a um milharal e fugir a pé. No interior do automóvel foram encontrados os tabletes de maconha. Já o condutor do VW Gol também tentou fugir, mas foi interceptado e preso. Na manhã seguinte, com apoio da Polícia Civil, o motorista do Fiat Uno foi localizado e preso em Dourados. Durante as diligências, ele admitiu ser o responsável pelo transporte da droga. No imóvel onde estava, também foram apreendidos dois celulares, uma porção de cocaína e uma pedra de crack. As apurações ainda revelaram que o Fiat Uno utilizava placas falsas e possuía registro de furto em Dourados. Além disso, os dois veículos estavam equipados com sistema Starlink em pleno funcionamento, evidenciando a estrutura empregada para viabilizar a empreitada criminosa. Os presos, os veículos e todo o material apreendido foram encaminhados à Polícia Civil de Dourados para os procedimentos legais cabíveis.
Alunos do ensino médio da Escola Erasmo Braga em Dourados recebem palestra sobre atos infracionais, cyberbullying e cigarros eletrônicos
A Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Dourados, realizou, no período da manhã de quinta-feira, 16 de abril, uma palestra para alunos do ensino médio da Escola Erasmo Braga, em Dourados. Durante a atividade, foram abordados temas de grande relevância para a formação e conscientização dos estudantes, entre eles os atos infracionais, a responsabilização decorrente da prática de atos infracionais, o cyberbullying e os riscos relacionados ao uso de cigarros eletrônicos. A iniciativa teve como objetivo aproximar a Polícia Civil da comunidade escolar, promovendo orientação, prevenção e esclarecimento sobre condutas que podem gerar consequências no âmbito legal e social, especialmente entre adolescentes. A palestra também buscou estimular a reflexão dos alunos sobre o uso responsável da internet, o respeito ao próximo no ambiente virtual e os prejuízos à saúde e à vida decorrentes do consumo de cigarros eletrônicos. Por meio de ações como essa, a Polícia Civil reafirma seu compromisso com a prevenção, a educação e a proteção da juventude douradense.
Homem é preso em flagrante menos de 8 horas após atear fogo em residência da companheira
Em uma resposta ágil e eficiente ao crime de incêndio no contexto da violência doméstica, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da equipe da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM), prendeu em flagrante J.R.S, acusado de atear fogo na residência de sua companheira. J.R.S, após uma discussão com a companheira em um estabelecimento comercial, retornou ao imóvel onde o casal residia — cedido pela mãe da vítima — e ateou fogo na residência, evadindo-se do local em seguida. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu extinguir as chamas. A vítima não se encontrava no imóvel no momento do incêndio, tendo se refugiado na casa de uma amiga após a discussão que precedeu o crime. Diante da gravidade dos fatos, a equipe da 1ª DEAM, foi prontamente designada para acompanhar os trabalhos periciais no local do crime, conforme determinação da autoridade policial. No local, em contato direto com a vítima e com sua mãe,— testemunha do momento em que o autor pulou o portão e fugiu após iniciar o incêndio —, os agentes puderam constatar a dinâmica dos fatos e a extensão dos danos causados. A vítima relatou medo do autor e solicitou formalmente medidas protetivas de urgência. Conduzida à delegacia pela equipe da DEAM, prestou declarações e demonstrou temor real pela sua segurança, o que motivou a autoridade policial a determinar de imediato buscas pelo paradeiro do acusado. A partir de informações colhidas durante as diligências, a equipe policial localizou J.R.S na residência de sua genitora e o conduziu à 1ª DEAM para as providências legais cabíveis. Em menos de 8 horas após a unidade especializada tomar conhecimento oficial dos fatos, o autor já se encontrava preso em flagrante.
Obras de captação no rio Paraguai recebem R$ 26,4 milhões e reforçam abastecimento em Corumbá
Corumbá recebe um novo investimento estratégico para garantir a segurança no fornecimento de água. A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) destina R$ 26,4 milhões para obras na estrutura de captação de água bruta no rio Paraguai, principal fonte que atende o município. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado e prevê a execução de melhorias estruturais importantes no sistema, incluindo a elaboração do projeto executivo, a construção de dispositivos de proteção contra impactos de embarcações e a revitalização de pilares e da ponte de captação. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Leopoldo Godoy do Espírito Santo. O investimento tem como objetivo reforçar a segurança operacional da estrutura, especialmente diante do intenso tráfego fluvial na região, além de garantir a continuidade e a eficiência do abastecimento de água para a população. Os recursos são próprios da Sanesul, e a execução das obras deve ocorrer ao longo de 15 meses, dentro de um prazo total de vigência de 18 meses. O investimento acompanha a estratégia do Governo do Estado de fortalecer a infraestrutura de saneamento em regiões consideradas prioritárias. Em Corumbá, cidade com características geográficas específicas e forte atividade econômica ligada ao turismo, comércio e logística, a segurança hídrica é um fator essencial para o desenvolvimento sustentável. Prevenção de riscos operacionais Mesmo com o abastecimento de água já universalizado nos 68 municípios atendidos, a Sanesul mantém uma política contínua de investimentos para modernização e ampliação dos sistemas, priorizando a confiabilidade dos serviços e a prevenção de riscos operacionais. No caso de Corumbá, a obra na captação do rio Paraguai é considerada fundamental para garantir maior proteção à estrutura e assegurar o fornecimento regular de água tratada, beneficiando diretamente a população e as atividades econômicas locais. A ação integra o conjunto de investimentos que vêm sendo realizados por determinação do governador Eduardo Riedel, com foco na melhoria contínua dos serviços de saneamento em Mato Grosso do Sul. O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destaca a importância do investimento para garantir a segurança do sistema de abastecimento em Corumbá. “Estamos investindo mais de R$ 26 milhões para reforçar a segurança hídrica e a qualidade dos serviços prestados à população. Em Corumbá, esse recurso é fundamental para fortalecer a estrutura de captação no rio Paraguai e assegurar a continuidade do abastecimento com eficiência e confiabilidade”, afirma o dirigente. Desta forma, a expectativa é reduzir riscos estruturais na captação e garantir maior estabilidade no sistema, especialmente em períodos de maior movimentação no rio Paraguai. A obra também reafirma o planejamento da Sanesul visando antecipar demandas e evitar interrupções no fornecimento, acompanhando o crescimento urbano e econômico de Corumbá. Comunicação Sanesul
Mais de 5 milhões de consultas online marcam primeiro ano do Portal Meu Detran de Mato Grosso do Sul
O Portal de Serviços Meu Detran completa um ano de funcionamento com resultados que mostram uma mudança real na forma de acesso aos serviços do Detran-MS. Em apenas 12 meses, a plataforma alcançou 776.251 usuários, um crescimento de 59% em relação a todo o período do portal antigo, que registrou 488 mil usuários em mais de quatro anos. Mais do que o aumento no número de acessos, o destaque está na forma como os serviços digitais passaram a ser oferecidos e a fazer parte da rotina do cidadão, garantindo mais praticidade, agilidade e autonomia. A consulta de débitos de veículos lidera como o serviço mais utilizado, com mais de 5,4 milhões de acessos no primeiro ano. A funcionalidade permite que o cidadão verifique sua situação de forma rápida e segura, sem precisar sair de casa. Outro serviço com alta demanda é a emissão de guias de pagamento, que ultrapassou a marca de 1,3 milhão de documentos emitidos. O agendamento de atendimentos presenciais também se consolidou no ambiente digital. Foram 100.997 agendamentos realizados, sendo 89,2% feitos diretamente pelo portal, o que ajuda a reduzir filas e organizar melhor o atendimento nas unidades. Na área de habilitação, a digitalização do processo de renovação da CNH permitiu que mais de 50 mil condutores iniciassem o serviço de forma online, representando 82,6% das renovações no período. O portal também trouxe mais facilidade para a atualização de dados cadastrais, com mais de 30 mil alterações realizadas no primeiro ano, entre mudanças de endereço de condutores e também de veículos. Para o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Lui, os resultados refletem o compromisso com a melhoria contínua dos serviços digitais. “Seguimos aprimorando as ferramentas para que cada vez mais serviços sejam integrados de forma simples e resolutiva para o cidadão”, destaca. Os números refletem não apenas o avanço tecnológico, mas uma mudança no relacionamento com o cidadão, que passa a contar com serviços mais acessíveis, rápidos e eficientes no dia a dia. Vale destacar que o novo formato do Portal Meu Detran foi desenvolvido a partir de referências internacionais de serviços públicos digitais, fortalecidas por meio de Acordo de Cooperação Técnica com o Estonia Hub. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado e do Detran-MS com a modernização dos serviços, além de posicionar a plataforma como a primeira do Estado a adotar um conceito centrado na experiência do cidadão. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Executiva de Transformação Digital (Setdig) e coloca o cidadão como protagonista no acesso aos serviços públicos. A plataforma também conta com dupla camada de segurança e acesso exclusivo para pessoas físicas mediante login, garantindo mais proteção e confiabilidade. A iniciativa atende os pilares verde e digital que norteiam a gestão estadual. Meses após o lançamento do Portal Meu Detran, o Detran-MS ampliou sua estratégia digital com o aplicativo Meu Detran MS e a atendente virtual Glória, disponível pelo WhatsApp no número (67) 3368-0500, consolidando um ecossistema de serviços cada vez mais acessível, ágil e centrado nas necessidades do cidadão. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Programa Centelha apoia inovação no Estado e transforma microrganismos em corante natural industrial
Em Mato Grosso do Sul, uma empresa tem desenvolvido uma alternativa aos corantes vermelhos químicos e aos naturais, que geralmente são feitos a partir de insetos. Usando biotecnologia e recursos do Pantanal, a Arandu Biotecnologia criou um corante natural vermelho produzido a partir de microrganismos encontrados no solo pantaneiro, com potencial de uso em diferentes setores industriais. A ideia surgiu a partir de pesquisas acadêmicas com foco na aplicação da biotecnologia de forma sustentável. Microrganismos são seres vivos invisíveis a olho nu, como bactérias e fungos. O corante desenvolvido pela empresa é obtido por meio de processos biotecnológicos, como a fermentação, que consiste em fomentar o crescimento controlado desses microrganismos para gerar o produto desejado. O modelo permite uma produção contínua, sem depender de fatores como clima ou sazonalidade. Como o produto não utiliza matéria-prima de origem animal e nem solventes químicos agressivos, há redução nos impactos ambientais. O corante também atende a demandas de mercado por produtos chamados de “clean label” que, para atender determinados nichos de consumidores, têm composição mais simples, transparente e alinhada a padrões de consumo conscientes. Sócio-fundador da Arandu Biotecnologia, Arthur Ladeira Macedo é pesquisador e atua no desenvolvimento da tecnologia que deu origem à empresa, conectando a produção científica à aplicação industrial. “O Centelha foi o pontapé inicial para tirar a tecnologia do papel e consolidar as primeiras entregas técnicas e de estruturação”, explica Macedo. Com o apoio da segunda edição do Programa, a empresa iniciou sua estruturação como negócio e avançou no desenvolvimento. “Atualmente, a Arandu está na fase de transição do laboratório para a escala piloto pré-industrial”, completa. Segundo ele, o processo de transição é sair da produção em pequena escala, típica de laboratório, para volumes maiores, mais próximos das condições reais da indústria, etapa que exige padronização, controle de qualidade e testes em diferentes aplicações. Macedo explica também que a empresa trabalha na validação do corante em ambientes industriais, com foco em garantir desempenho, estabilidade e repetibilidade do produto. Também avança em aspectos regulatórios e na estruturação da operação para atender o mercado. “O processo ainda se encontra em fase de ajustes técnicos, o que é esperado neste estágio de desenvolvimento”, exemplifica. Centelha 3 A experiência da Arandu exemplifica como o apoio público à inovação pode transformar pesquisa em solução prática, conectando conhecimento científico ao desenvolvimento econômico. Com a abertura da terceira edição do Programa Centelha, novas ideias poderão seguir o mesmo caminho. A iniciativa prevê a seleção de até 47 propostas, com investimento total de R$ 6,5 milhões. Cada projeto poderá receber até R$ 89,6 mil em recursos de subvenção econômica, além de R$ 50 mil em bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), totalizando R$ 139,6 mil por iniciativa. Podem participar pessoas físicas, além de empresas nascentes com até 12 meses de existência. As inscrições seguem abertas até 11 de maio de 2026 e devem ser realizadas no endereço ms.programacentelha.com.br. A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. Em Mato Grosso do Sul, o programa é executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com a parceria de Sebrae MS, Senai-Fiems, Fecomércio-Senac, Ecossistema de Inovação e o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS). Comunicação Fundect








