Apesar de impopular, a cobrança de imposto sobre compras internacionais de pequeno valor, conhecida como “taxa das blusinhas”, teve efeitos positivos para o país, revelou levantamento divulgado nesta quarta-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade empresarial, a medida ajudou a conter importações, preservou mais de 100 mil empregos e movimentou a economia brasileira. Bilhões de reais em produtos estrangeiros deixaram de ser comprados, ao mesmo tempo em que o imposto reforçou o caixa da União, disse a confederação. A CNI calculou os efeitos do Imposto de Importação, com base no valor médio das remessas em 2025, comparando o volume de importações projetado pela confederação para o ano passado e o valor que foi efetivamente registrado. Principais números do levantamento De acordo com a CNI, a tributação reduziu a concorrência desleal dos produtos importados, principalmente da China, dando fôlego à indústria brasileira. “O objetivo principal da ‘taxa das blusinhas’ não é tributar o consumidor, mas proteger a economia. Tornar a indústria brasileira competitiva é primordial para que nós possamos manter empregos e gerar renda”, afirmou em nota Marcio Guerra, superintendente de Economia da CNI. “Ninguém aqui é contra as importações. Elas são bem-vindas, aumentam a competitividade, mas é preciso que entrem no Brasil em condições de igualdade”, acrescentou. Como funciona a taxa A medida estabelece a cobrança de 20% de Imposto de Importação sobre compras internacionais de até US$ 50. A regra entrou em vigor em agosto de 2024, dentro do programa Remessa Conforme, criado para regulamentar o comércio eletrônico internacional. Na prática, o imposto é cobrado no momento da compra, o que facilita a fiscalização e reduz fraudes. Efeito nas importações Com a nova regra, o volume de encomendas caiu: Sem a taxação, a projeção da indústria era de que o número chegaria a mais de 205 milhões de pacotes, o que mostra o impacto direto da medida na redução das compras no exterior. Antes da mudança, produtos importados de baixo valor muitas vezes entravam no país sem pagar todos os tributos, enquanto itens nacionais eram taxados normalmente. Segundo a CNI, isso gerava uma concorrência desigual. Com a nova regra, há maior equilíbrio entre produtos nacionais e estrangeiros. Combate a fraudes A CNI complementa que a “taxa das blusinhas” também inibiu práticas como subfaturamento, divisão de pedidos e uso indevido de isenções, que eram comuns antes da taxação. Com o novo sistema, as plataformas internacionais precisam informar e recolher os impostos no ato da venda, o que aumenta o controle e reduz irregularidades. Impacto econômico Além de reduzir importações, a medida elevou a arrecadação federal com importações de pequeno valor, que passou de R$ 1,4 bilhão em 2024 para R$ 3,5 bilhões em 2025. Para a indústria, informou a CNI, o principal efeito é a proteção da produção nacional, com manutenção de empregos e geração de renda no país. Agência Brasil
Polícia Federal retira credenciais de agente de imigração dos EUA
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, retirou as credenciais diplomáticas de um agente de imigração dos Estados Unidos que atuava na sede da PF em Brasília. Segundo ele, a iniciativa é um ato do governo brasileiro em reciprocidade à decisão do governo estadunidense de determinar a saída do delegado brasileiro Marcelo Ivo de Carvalho, também da PF, dos EUA. “Eu retirei, com pesar, as credenciais de um servidor dos EUA pelo princípio da reciprocidade”, afirmou Andrei durante entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews. A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Federal para confirmar a informação e também para pedir detalhes sobre a substituição do delegado Marcelo Ivo pela delegada Tatiana Alves Torres. Até a redação desta nota, não havia recebido retorno. Entenda Na última segunda-feira (20), o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos informou que pediu a saída de um “funcionário brasileiro” do país. Embora a postagem não cite nomes, o texto indica que se trata de um delegado da Polícia Federal envolvido na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem. Ramagem foi solto na última quarta-feira (15) após ficar dois dias preso na Flórida. O ex-deputado foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Ramagem a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista. Na terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o caso durante viagem à Alemanha, e falou em em reciprocidade. “Acho que, se houve um abuso americano com relação ao nosso policial, nós vamos fazer a reciprocidade com o deles no Brasil. Não tem conversa”, disse Lula. Agência Brasil
Anvisa aprova Mounjaro para criança e adolescente com diabetes tipo 2
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (22) o uso do medicamento Mounjaro para tratar diabetes tipo 2 em crianças a partir de 10 anos. Até então, a indicação era apenas para uso adulto. Em nota, a Anvisa informou que as demais indicações do medicamento permanecem para uso adulto. “A única mudança foi a ampliação da população-alvo para tratamento de diabetes, que era apenas de uso adulto e agora passa a ser de uso pediátrico”. O Mounjaro é um dos diversos medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP 1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. Manipulação Na próxima semana, a diretoria colegiada da Anvisa discute uma proposta de instrução normativa sobre procedimentos e requisitos técnicos que tratarão da manipulação de canetas emagrecedoras. A nova norma fará parte de um conjunto de estratégias que integram o plano de ação anunciado no último dia 6, composto por medidas regulatórias e de fiscalização relacionadas a esse tipo de medicamento. Grupos de trabalho Na semana passada, a agência publicou portarias que criam dois grupos de trabalho para dar suporte à atuação da autarquia no controle sanitário e garantir a segurança de pacientes que utilizam canetas emagrecedoras. O primeiro grupo, formalizado pela Portaria 488/2026, será formado por representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Já a Portaria 489/2026 institui o segundo grupo, que vai acompanhar e avaliar a implementação de um plano de ação proposto pela Anvisa e subsidiar a tomada de decisão da diretoria colegiada a partir da proposição de medidas de aprimoramento.
Prefeitura inicia drenagem e asfalto no Laranja Doce e melhora ruas sem pavimentação
Teve início nesta quarta-feira (22) a obra de drenagem e pavimentação asfáltica no Jardim Laranja Doce, em Dourados, atendendo uma demanda antiga de moradores que conviviam com lama e enxurradas em períodos de chuva. A região, considerada baixa, sofre com o acúmulo de água vindo de bairros vizinhos, o que deve ser resolvido com a nova infraestrutura. Mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, a gestão Marçal Filho está levando melhorias para diversos pontos de Dourados com mais de 30 obras importantes em andamento. O prefeito Marçal Filho acompanhou o início dos trabalhos e conversou com moradores da região. Muitos relataram que já não acreditavam mais na chegada do asfalto. Moradora há 26 anos da Rua Eudésio Nogueira, Lídia Vicente comemorou ao ver as máquinas na porta de casa. “Está passando na frente da minha casa, que maravilha. Nosso sonho está sendo realizado”, afirmou. No comércio local, a expectativa também é de transformação. A empresária Cristiane Schveizel, dona de uma padaria na região, acredita que a obra vai impulsionar o desenvolvimento. “Aqui ainda tem muitos trechos sem asfalto. Isso vai melhorar a vida das pessoas e valorizar os imóveis e o comércio”, destacou ao receber a visita do prefeito. O investimento total da obra será de R$ 1.497.559,55, com recursos provenientes de convênio federal do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura de Dourados. Os serviços contemplam ainda ruas como Lambari, Traíra, Jaú e adjacências. O projeto prevê a implantação de 607,19 metros de rede de drenagem, construção de 14 bocas de lobo, sete poços de visita e um dissipador de impacto. Além disso, serão executados 6.890 metros quadrados de pavimentação asfáltica e 1.881,87 metros de meio-fio e sarjeta. O prazo estimado para conclusão é de quatro meses. Segundo o prefeito, a meta da gestão é avançar na pavimentação completa dos bairros que ainda possuem infraestrutura parcial. “Estamos trabalhando para acabar com esses pontos críticos da cidade. O Laranja Doce, Carisma e Vitória são regiões que há anos sofrem com a falta de drenagem e asfalto. Agora estamos resolvendo isso com planejamento e investimento, garantindo mais qualidade de vida para a população”, afirmou. A obra também exigiu adequações técnicas e regularização de áreas para viabilizar a execução completa do projeto, que deve transformar significativamente a mobilidade e as condições urbanas da região.
Ginásio Municipal terá Juventude AG x Minas Tênis Clube pela Copa LNF
O Ginásio Municipal de Esportes ‘Ulysses Guimarães’ será palco, mais uma vez, de grande evento esportivo envolvendo equipe de renome do futsal nacional. Neste domingo (26), a partir das 12h30, o Juventude AG recebe o Minas Tênis Clube, em confronto pela Copa LNF (Liga Nacional de Futsal). O time douradense está disputando, simultaneamente, três competições nacionais neste primeiro semestre. O calendário de jogos do Juventude AG nas próximas semanas é puxado. Antes do jogo contra o Minas Futsal, o time de Dourados viaja para São Luís (MA), onde enfrenta, nesta quinta-feira (23), o Balsas Futsal pela terceira rodada da Liga Nacional de Futsal Silver. Depois, no dia 2 de maio, joga em Brasília (DF) contra o Fidas Futsal pela rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. No dia 6 de maio, mais uma partida longe de casa, agora no Rio Grande do Norte, contra o Apodi Futsal. Depois, duas partidas seguidas no Ginásio Ulysses Guimarães: dia 10, pela volta da Copa do Brasil, contra o Fidas Futsal, e no dia 14, pela quinta rodada da LNF Silver, contra o Concórdia Futsal-SC. PROMOÇÃO Para o embate deste domingo a diretoria do Juventude AG colocou à venda a camisa oficial que utiliza em seus jogos e, neste primeiro lote com uma condição especial: cada uma adquirida dá direito ao ingresso para assistir ao jogo no Ginásio Municipal Ulysses Guimarães. As camisas do JAG estão à venda nas lojas Salim Esporte e Sport.Com, do tamanho M ao G3. O preço de R$ 120 inclui a entrada para a partida, que custa R$ 20. “O preço que vai sair cada camisa é quase o preço de custo de produção. Nossa intenção é que o torcedor que gosta e acompanha a equipe possa demonstrar esse apoio usando nosso uniforme. E esse combo com o ingresso é uma forma de retribuir esse carinho que estamos recebendo nesta volta de jogos oficiais em Dourados”, diz o presidente Thiago Altamore. Para disputar a LNF Silver, Copa LNF e Copa do Brasil, o Juventude AG tem apoio da Prefeitura de Dourados, por meio da Funed; do Governo do Estado, através da Setesc e Fundesporte, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), além de empresas públicas e da iniciativa privada.
Prefeitura retira 20 toneladas de lixo na Reserva Indígena e reforça combate à Chikungunya
A Prefeitura de Dourados intensifica o enfrentamento à epidemia de chikungunya com um grande mutirão de limpeza na Reserva Indígena, iniciado na segunda-feira (20), que já resultou na retirada de 20 toneladas de resíduos em poucos dias. A ação tem como foco eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor também da dengue e zika, em uma força-tarefa que envolve Defesa Civil (estadual e municipal), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Saúde (Sems), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). Os trabalhos seguem diretrizes do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e no perímetro urbano do município, bem como fazem parte do Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya. Os primeiros dias abrangeram ações na Reserva Indígena e Jardim Colibri. Nesta quarta-feira (22), as atividades começaram nas primeiras horas da manhã na Aldeia Bororó e seguem com três equipes atuando simultaneamente também na Aldeia Jaguapiru e na Comunidade Santa Felicidade. Com apoio de maquinários, caminhões e pás carregadeiras, as equipes realizam trabalho porta a porta e a limpeza de áreas críticas, incluindo as margens do anel viário, garantindo a retirada e destinação correta dos resíduos aos aterros sanitários do município. O secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Ângelo Augusto Gomes, destaca que a mobilização atende a uma diretriz do prefeito Marçal Filho de trabalhar de forma a combater o problema, atacando a “raiz” que são os pontos que podem virar criadouros do vetor. “O direcionamento do prefeito Marçal Filho é de um trabalho contínuo e intensivo, com foco em saúde pública e na proteção da população e diante disso, as equipes estão reforçadas, indo de porta e porta e pedindo para que tem objetos a serem descartados coloquem para fora da casa para que façamos a remoção e destinação corretas”, apontou ao frisar ainda que “eliminar os focos do mosquito é fundamental para reduzir os casos da doença”. Dourados teve a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que destinou R$ 974,1 mil para ações de enfrentamento, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Com isso, o município realizou contratação emergencial para dar agilidade à retirada de resíduos, com apoio das empresas Litucera e Financial. As ações seguem por pelo menos 15 dias com reforço logístico e expansão para bairros da área urbana, como o Jardim Colibri. Desde 9 de março, mais de 1.100 toneladas de resíduos já foram recolhidas em Dourados, e a expectativa é manter o ritmo nos próximos dias. As estratégias são definidas diariamente pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pelo prefeito Marçal Filho para coordenar o enfrentamento à chikungunya. O município já contabiliza 6.411 notificações da doença, com 2.204 casos confirmados, 4.959 prováveis, 1.462 descartados e 2.755 em investigação, além de oito óbitos confirmados, sendo sete na Reserva Indígena. O alerta para a população é quanto a necessidade de colaboração para eliminação de lixo e objetos que possam acumular água nos quintais, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Zé Teixeira garante proteção a vigilantes e articula recursos para educação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul consolidou, nesta quarta-feira (22), avanços significativos em duas áreas essenciais para a cidadania: a segurança no trabalho e o acesso à educação. Com a aprovação em segunda votação do projeto de lei que protege vigilantes patrimoniais contra constrangimentos e humilhações, o Legislativo Estadual dá um passo decisivo para garantir a dignidade desses profissionais. Paralelamente, no campo da educação, o deputado Zé Teixeira acionou a bancada federal em Brasília para viabilizar a reforma imediata da Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira, em Ivinhema. A proposta de proteção aos vigilantes, de autoria de Zé Teixeira, atende a uma demanda histórica de profissionais que atuam em shoppings, condomínios e centros comerciais. O texto estabelece punições e multas para qualquer ato de intimidação, ofensa verbal ou ameaça que tente embaraçar a atuação do vigilante no exercício de sua função. Após diálogo com a categoria e ajustes técnicos junto à Consultoria Legislativa do Estado (Conleg), a lei segue agora para redação final, assegurando que o cumprimento do dever não resulte em violação aos direitos humanos de quem está na linha de frente da segurança privada. No âmbito educacional, a situação da Escola Agrícola de Ivinhema exige resposta federal. Interditada por determinação do Ministério Público devido à precariedade estrutural, a unidade teve suas atividades transferidas para o salão de uma igreja local. Zé Teixeira reiterou o pedido de empenho aos deputados federais e senadores sul-mato-grossenses para o direcionamento de recursos da União, reforçando uma indicação que tramita desde 2025 sem providências concretas. A medida solicitada pela vereadora Ivonete Mendonça pretende retirar os alunos do ambiente improvisado e devolver à comunidade um espaço seguro e adequado ao aprendizado.
UPA atende 2.069 pacientes durante feriadão e Hospital da Vida faz 182 internações
Os serviços de urgência e emergência médicas em Dourados atuou com capacidade máxima para superar as dificuldades e garantir assistência a todas as pessoas que procuraram a rede pública. Entre os dias 18 e 22 de abril, período de feriado prolongado de Tiradentes, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atendeu 2.069 pacientes, enquanto o Hospital da Vida realizou 182 internações no mesmo período. “A epidemia de Chikungunya aliada ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave levaram à superlotação da rede, tanto que o prefeito Marçal Filho decretou calamidade em saúde pública na segunda-feira”, ressalta Marcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. “Contudo, ninguém ficou sem atendimento e seguiremos trabalhando para normalizar a situação”, completou. Dos 2.069 pacientes recebidos pela UPA durante o feriadão, 742 pessoas foram atendidas no período matutino e 54 delas não tiveram classificação de risco, enquanto 114 foram classificadas como não urgentes, 432 como pouco urgentes, 139 como urgentes e 3 como emergência. No período vespertino, entre os dias 18 e 22 de abril, foram atendidos 586 pacientes, sendo que 59 deles não receberam classificação de risco, 23 foram classificados como não urgentes, 369 como pouco urgentes, 132 como urgentes e 3 em emergência. Já no período noturno, também entre os dias 18 e 22, foram 741 pacientes atendidos, sendo que 29 não tiveram classificação de risco, 6 foram classificados como não urgentes, 529 como pouco urgentes, 176 como urgentes e 1 em emergência. Durante o ponto facultativo de 20 de abril, segunda-feira, a UPA atendeu 178 pacientes, sendo 19 sem classificação de risco, 27 classificados como não urgentes, 96 classificados como pouco urgentes e 36 como urgentes. No período da vespertino foram atendidos 152 pacientes, sendo 18 sem classificação de risco, 97 classificados como pouco urgentes, 35 como urgentes e dois como emergência. Já no período noturno, a UPA realizou 210 atendimentos, sendo 8 sem classificação de risco, 1 classificado como não urgente, 151 como pouco urgentes, 49 como urgentes e 1 como emergência, totalizando 540 atendimentos somente no dia 20 de abril. No feriado de 21 de abril (Tiradentes) a UPA atendeu 169 pacientes somente no período matutino, sendo que 7 deles não foram classificados, 33 foram classificados como não urgentes, 102 como de pouca urgência e e 27 como urgente. No período vespertino, foram realizados 133 atendimentos, sem que 8 não receberam classificação, 3 foram classificados como não urgentes, 100 como pouco urgentes e 22 como urgentes. Já no período noturno, a UPA atendeu 171 pacientes durante o feriado, sendo que 4 não receberam classificação, 3 foram classificados como não urgentes, 130 como pouco urgentes e 34 como urgentes, totalizando 473 atendimentos no dia 21 de abril. SELETA E SANTO ANDRÉ Para diminuir a pressão sobre a Unidade de Pronto Atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde também manteve a UBS Seleta, no Grande Flórida, e a UBS Santo André, no Grande Água Boa, atendendo em horário especial durante o feriadão. Somente na Seleta, no dia 18 de abril, a equipe atendeu 241 pacientes, sendo 75 atendimentos médicos e desses, 7 deles com suspeita de Chikungunya. No dia 19, domingo, foram 77 atendimentos, com 69 atendimentos médicos, sendo 10 para pacientes com suspeita de Chikungunya. Na segunda-feira (ponto facultativo) a unidade de saúde realizou 76 atendimentos, sendo 58 atendimentos médicos e 11 deles para pacientes com suspeita de Chikungunya. Já no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, foram 151 atendimentos, sendo 105 atendimentos médicos, sendo 12 deles em pacientes com suspeita de Chikungunya. AÇÕES NAS ALDEIAS Ao mesmo tempo em que as equipes de saúde atuavam no perímetro urbano de Dourados, mesmo durante o feriado prolongado, o trabalho nas Aldeias Bororó e Jaguapiru continuou intenso. No ponto facultativo de 20 de abril, a Equipe 1 realizou 25 atendimentos na Aldeia Jaguapiru, sendo 4 para casos agudos de Chikungunya. Já no feriado do dia 21, a Equipe 2 realizou 9 atendimentos na Aldeia Jaguapiru, sendo 5 para pacientes com Chikungunya crônica. Na Aldeia Bororó, a Equipe 1 realizou 51 atendimentos no dia 20 de abril, sendo 35 para pacientes com sintomas de Chikungunya e foram coletados 28 amostras para exame PCR. Já no feriado de 21 de abril, a Equipe 2 realizou 35 atendimentos, sendo 20 para pacientes com sintomas da Chikungunya. Foi realizada a remoção de 1 paciente para o Hospital Indígena Porta da Esperança (Missão Caiuá) e coletadas 8 amostras para exames PCR.
Sabatina de Jorge Messias será no dia 29
Está marcada para quarta-feira (29), às 9h, a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias, indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada pelo presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), nesta quarta-feira (22). O relatório sobre a indicação, elaborado pelo senador Weverton (PDT-MA), foi lido na quarta-feira (15) e, inicialmente, a sessão para sabatinar Messias havia sido agendada para o dia 29. No entanto, a pedido de Weverton, a data havia sido adiantada para a terça-feira, 28. O senador disse ter sido procurado por outros parlamentares, que ponderaram sobre a proximidade da data da reunião com o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador. Otto, porém, confirmou à Agência Senado o retorno à data original da sabatina, e afirmou que a decisão se deu em função da dificuldade de comparecimento de todos os integrantes da CCJ na terça-feira (28) pela manhã. Fonte: Agência Senado








