A Prefeitura de Dourados iniciou uma nova estratégia para identificar e acompanhar pessoas em situação de insegurança alimentar, com base no Protocolo Brasil Sem Fome. A iniciativa estabelece um fluxo integrado entre diferentes áreas da gestão pública, com o objetivo de ampliar o alcance das políticas sociais e garantir acesso regular à alimentação para famílias em vulnerabilidade. Nesta segunda-feira (27), técnicos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Governo Federal, realizaram capacitação com equipes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Agricultura Familiar, de Dourados, buscando alinhar procedimentos e fortalecer a atuação conjunta. A proposta é buscar cada vez mais a integração do Sistema Único de Saúde, o Sistema Único de Assistência Social e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, permitindo identificar com mais precisão famílias em risco e encaminhá-las aos programas disponíveis. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, a estratégia qualifica a resposta do poder público, especialmente nos casos mais graves, ao garantir integração entre serviços e acompanhamento contínuo. O protocolo adotado segue sete etapas, iniciando pela identificação das famílias por meio da Triagem para o Risco de Insegurança Alimentar (Tria), aplicada na Atenção Primária do SUS. Em seguida, os dados são integrados entre sistemas como e-SUS e Cadastro Único, permitindo maior precisão no diagnóstico. A partir disso, são realizadas ações de busca ativa para localizar pessoas em situação de vulnerabilidade, além do mapeamento dos serviços, programas e benefícios disponíveis no município. O atendimento passa então a ser feito de forma integrada entre as áreas envolvidas, com acompanhamento periódico das famílias e reaplicação da triagem entre três e seis meses. Todo o processo é monitorado continuamente pelo Sisan, garantindo avaliação constante da efetividade das ações. Com mais de 265 mil habitantes e características específicas, como a presença de aldeias indígenas e acampamentos, Dourados tem avançado no enfrentamento à insegurança alimentar. Entre as ações já realizadas e que está em andamento está a aquisição de 100 toneladas de alimentos produzidos por agricultores indígenas, que já foram distribuídos gratuitamente para comunidades em maior situação de vulnerabilidade das aldeias e acampamentos do município. Essa ação é desenvolvida por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em parceria com os governos estadual e federal. Além disso, cerca de 2 mil litros de leite passaram a ser entregues semanalmente nas comunidades. Conforme a secretária Shirley Zarpelon, com a implantação do novo fluxo integrado, o município busca ampliar a identificação precoce de famílias em risco e fortalecer uma política pública mais eficiente, garantindo acesso à alimentação e melhoria das condições de vida da população.
Zé Teixeira cobra redutores de velocidade e melhorias na MS-276
O deputado estadual Zé Teixeira (PL) apresentou, nesta terça-feira (28), um conjunto de indicações voltadas à melhoria da infraestrutura viária e da segurança no trânsito em Mato Grosso do Sul. As solicitações, encaminhadas ao Governo do Estado, priorizam a redução de acidentes em trechos críticos da rodovia MS-276, em Dourados, e o fortalecimento da fiscalização no município de Caarapó. Entre as principais demandas está a instalação urgente de redutores de velocidade, como lombadas eletrônicas ou quebra-molas, na rodovia MS-276. O parlamentar destacou a situação de risco no Km 01, entre os distritos de Vila São Pedro e Indápolis. O trecho recebeu melhorias recentes na pavimentação, o que resultou no aumento da velocidade dos veículos e, consequentemente, no registro de novos acidentes. Zé Teixeira também apontou a necessidade de obras de drenagem no local para corrigir o acúmulo de água pluvial na pista, fator que provoca aquaplanagem e coloca em perigo os condutores. A indicação partiu do vereador Pedro Pepa. Ainda na MS-276, o deputado solicitou intervenção no trecho entre os quilômetros 40 e 42 da Rodovia Padre André Capelli, nas proximidades do entroncamento com a MS-379, que liga Dourados a Deodápolis. A solicitação atende a pedidos de moradores e usuários da via, que relatam insegurança devido ao intenso fluxo de veículos pesados e à imprudência de motoristas que trafegam em alta velocidade. A medida pretende garantir a integridade física de quem utiliza a rota diariamente para o escoamento da produção e deslocamento entre os municípios. Em outra frente de atuação, Zé Teixeira intercedeu junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para beneficiar o trânsito urbano de Caarapó. O parlamentar solicitou a destinação de uma nova viatura para o Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAT). Conforme a vereadora Marinalva Farias, a estrutura atual do órgão sofre com o desgaste natural dos veículos, o que limita a agilidade das fiscalizações e dos atendimentos administrativos. Com o reforço na frota, o objetivo é otimizar o suporte às atividades de campo e garantir um serviço mais eficiente para a população.
Ex-chef detalha dieta rigorosa de Cristiano Ronaldo e expõe alimento 100% proibido: ‘É errado’
Reconhecido como um dos atletas mais disciplinados de todos os tempos, Cristiano Ronaldo ostenta — aos 41 anos — um físico invejável fruto de uma alimentação perfeita e muito treino. Por isso, o italiano Giorgio Barone, que já foi chef pessoal do astro português, detalhou a alimentação diária do craque em entrevista ao site Covers. As declarações foram repercutidas nesta semana por diversos veículos da imprensa internacional, como Diario As, The Sun e A Bola. “A dieta de Cristiano Ronaldo é equilibrada. Ele come um pouco de tudo, mas é sempre saudável”, resumiu. O dia começa, claro, no café da manhã. “Um abacate com café, ovos e nada de açúcar. Absolutamente nada de açúcar”, reforçou. O almoço é “frango, peixe e sempre vegetais”, enquanto os carboidratos são tratados caso a caso. “Se ele precisa de carboidratos, ele obtém através dos vegetais, então não precisa de nada feito com farinha. Nada como macarrão, pão”, continuou. Para a noite, no jantar, CR7 “come alimentos leves, geralmente peixe ou carne em forma de filé. Sempre acompanhado de legumes”. Segundo Barone, o craque do Al-Nassr não bebe leite de jeito nenhum. “Nada de leite. Os humanos são os únicos animais que bebem o leite de outros animais “, disse ele. “Só os seres humanos continuam a beber leite até os 30, 40, 50, 60 anos e, na minha opinião, isso está errado”, completou. Ele sugere algumas alternativas mais saudáveis: “Você pode adicionar leite de amêndoa, leite de aveia ou leite de arroz.” Em outro momento da entrevista, Barone acrescentou: “Eu sempre digo que a importância é 60% dieta e 40% treino. O corpo humano é como um carro. Você pode ter o melhor carro do mundo, mas se colocar o combustível errado no motor, ele vai ter dificuldades.” O chef também elogiou a dieta do norueguês Erling Haaland, que come fígado, coração e cérebro. “São superalimentos”, ele admitiu. “Cristiano também gostava de fígado.” Redação Monet
Segurança fraca e investigações ao suspeito: o que se sabe sobre o ataque em evento com Trump
Os detalhes sobre o ataque a tiros em um jantar de jornalistas correspondentes da Casa Branca nos Estados Unidos, ainda estavam vindo à tona neste domingo (26), à medida em que as autoridades apuram o incidente. O evento contava com a presença do presidente Donald Trump e outras autoridades do governo norte-americano. O que se sabe até o momento é que a segurança do jantar de gala foi fraca e que o suspeito está sendo investigado pelo FBI e será formalmente acusado pela Justiça dos EUA na segunda-feira (27). O ataque ocorreu durante o jantar de gala que ocorria em um hotel em Washington D.C., capital dos EUA, na noite de sábado. Trump e outras autoridades de alto escalão do governo dos EUA foram evacuados rapidamente pelo Serviço Secreto. O presidente norte-americano chamou o incidente de “momento traumático” e elogiou o trabalho dos agentes de segurança. O esquema de segurança do jantar de gala era fraco, relatou a repórter da TV Globo Raquel Krahenbuhl, que estava presente no evento. Segundo Raquel, não houve revista aos convidados. “A segurança nesses jantares normalmente não é reforçada. Todo mundo que tem um convite entra facilmente, (…) não teve raio-x, não teve nada. Aqui teve vários eventos paralelos que ocorreram antes do jantar. Aí, quando vai para o salão do jantar a gente tem que passar por uma revista, (…) mas isso já é vários andares mais para cima no hotel”, afirmou Raquel. Segundo a repórter, os tiros ocorreram antes do bloqueio de segurança que dava acesso ao salão principal. Ainda segundo Raquel, os tiros foram ouvidos quando os convidados tinham acabado de começar a comer. Nesse momento, os convidados rapidamente começaram a se esconder debaixo das mesas e agentes do Serviço Secreto entraram no salão com armamentos pesados. No “momento surreal”, alguns chegaram até a fazer barricadas com cadeiras, segundo uma correspondente da rede britânica BBC. O suspeito foi identificado pelas autoridades como Cole Allen, de 31 anos, um morador da Califórnia. A polícia de Washington D.C. afirmou que Allen estava armado com uma espingarda, uma pistola e diversas facas. Trump o chamou de “lobo solitário e doente”. Um vídeo de câmera de segurança compartilhado por Trump mostrou Allen correndo em alta velocidade para passar pelo bloqueio de segurança em direção ao salão do jantar. No entanto, ele foi derrubado por agentes do Serviço Secreto e preso ainda do lado de fora. Ele estava hospedado no hotel e acredita-se que ele chegou ao andar do evento pelo elevador, segundo a polícia de Washington. Houve troca de tiros entre o suspeito e agentes de segurança, e Allen disparou ao menos um dos tiros ouvidos pelos presentes. Um agente do Serviço Secreto foi atingido em seu colete à prova de balas e está bem de saúde. O FBI iniciou ainda durante a madrugada buscas em uma casa ligada a Allen em Torrence, na Califórnia, onde ele mora. A polícia local disse também acreditar que Allen agiu sozinho. Ainda não se sabe, até a última atualização desta reportagem, as suas motivações para o ataque. No entanto, ele teria admitido aos agentes após ser preso que queria atirar em integrantes do governo Trump, segundo a CBS News. Allen aparecerá em um tribunal federal já na próxima segunda-feira (27), onde será formalmente acusado na Justiça dos EUA por dois crimes, segundo a procuradora Jeanine Pirro: Trump falou em coletiva de imprensa na Casa Branca sobre o incidente no jantar de gala. Ele chamou o incidente de “inesperado” e falou aos jornalistas achar inicialmente que o barulho dos tiros era uma bandeja caindo. “Era um barulho muito alto e estava muito de longe. A [primeira-dama] Melania percebeu rapidamente que havia algo errado. (…) Quero agradecer, claro, à primeira-dama. Foi um momento traumático também para ela, muitas coisas acontecendo ali em cima, muito rapidamente no palco, mas o tempo de reação foi muito bom”, disse. Trump disse não saber se o ataque teve motivações políticas, mas disse achar que ele era o alvo —ele sofreu duas tentativas de assassinato nos últimos dois anos. “Ser presidente é uma profissão perigosa”, disse. O presidente norte-americano elogiou a rapidez e eficácia dos agentes de segurança para deter o suspeito. Trump foi retirado na noite deste sábado (25) do jantar de jornalistas correspondentes que cobrem a Casa Branca após tiros serem ouvidos no local. O evento anual ocorreu em um hotel em Washington e reunia centenas de convidados, entre jornalistas e autoridades. Jornalistas da TV Globo também estavam no jantar. Mais tarde, em coletiva na Casa Branca, Trump confirmou que um agente foi baleado. Trump disse não saber se o ataque teve motivações políticas, mas disse achar que ele era o alvo —ele sofreu duas tentativas de assassinato nos últimos dois anos. “Ser presidente é uma profissão perigosa”, disse o líder norte-americano. Veja abaixo o que se sabe até o momento sobre o ataque a tiros no jantar de gala: G1
Bióloga do Inpa vence maior prêmio da ciência brasileira
A bióloga Maria Teresa Fernandez Piedade, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), é a vencedora deste ano do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, maior premiação da ciência brasileira. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que concede a honraria em parceria com a Marinha do Brasil. Criado em 1981, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto é atribuído anualmente ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor. A cerimônia de entrega será no dia 7 de maio, no Rio de Janeiro, quando Maria Teresa receberá um diploma, uma medalha e um prêmio de R$ 200 mil em dinheiro. Pesquisa Maria Teresa desenvolve pesquisas sobre a Amazônia há quase 50 anos. Atualmente, é docente dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Botânica do Inpa, e lidera o grupo de pesquisa Ecologia, monitoramento e uso sustentável de áreas úmidas (Maua). O desejo de trabalhar com pesquisas na região amazônica, de acordo com a bióloga, surgiu logo que começou o curso de Biologia, a muitos quilômetros de distância, na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo. “Naquela época era basicamente um sonho”, lembra a pesquisadora. Mas o sonho começou a se tornar realidade a partir de uma especialização, já no Inpa. “Quando eu comecei, me foi oferecido um trabalho em ambientes de terra firme. E eu não estava muito satisfeita com isso, porque eu sempre gostei de água. Então eu fiz uma primeira viagem para o Rio Negro. Nesse momento, eu decidi que era nos rios que eu iria trabalhar”, disse. Maria Teresa também se formou mestra e doutora no Inpa, e passou a atuar como pesquisadora efetiva em 1988. Mas ao longo de sua carreira também lecionou como professora convidada em muitas outras universidades e instituições de pesquisa. A pesquisadora ainda participou de diversas iniciativas de cooperação científica internacional em prol da região, como o Conselho Científico Internacional do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia e a parceria Brasil–Alemanha Inpa/MCTI-Sociedade Max-Planck. Em âmbito nacional já integrou o Conselho Nacional de Zonas Úmidas do Ministério do Meio Ambiente o Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Seu principal objeto de estudo, no momento, são os efeitos da variação nos níveis de água, durante as cheias e vazantes dos rios. “A água sobe e desce ao longo do ano e transforma os sistemas de uma maneira única e gerando adaptações de organismos e também influenciando todas as cadeias alimentares e os estoques de carbono da região de uma maneira única”, explica. Mas também pesquisa as mudanças ocorridas por ações humanas, como na construção de barragens. “O que a gente tem encontrado é que, em 30 anos após a Hidrelétrica de Balbina, em mais de 125 quilômetros de áreas, as florestas vêm morrendo gradualmente, em função da falta de regularidade no suprimento de água, porque esse suprimento passa a responder à demanda energética”, explica em referência à usina construída no Rio Uatumã, no Amazonas. A pesquisadora reforça a importância dos cursos d’água da região para o país, e alerta para uma corrida “contra o tempo” e contra ações humanas “deletérias”, que estão aprofundando a degradação desses ambientes e favorecendo as mudanças climáticas. “Apenas os grandes rios como Amazonas, Solimões e Rio Negro, que são o que nós chamamos um conjunto de várzeas e igapós, cobrem 750 mil km quadrados. Isso é quase três vezes o estado de São Paulo. Os pequenos cursos d’água, que aqui são chamados igarapés, perfazem mais de 1 milhão de km quadrados”, explica Maria Teresa. “A sociedade brasileira, de uma maneira geral, depende de todo o balanço hídrico da região amazônica. Os corpos d’água e a floresta formam um conjunto que bombeia a água para os sistemas da terra e essa água se transforma em rios voadores que vão para o Sul, Sudeste”, disse. “As pesquisas acabam sendo fundamentais para que a gente possa tanto designar áreas de preservação, quanto entender a fragilidade e a necessidade de preservar esses sistemas da maneira como eles normalmente funcionam”, defende. Agência Brasil
Nunes Marques assume presidência do TSE dia 12 de maio
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o dia 12 de maio a posse do ministro Nunes Marques no cargo de presidente da corte eleitoral. Nunes Marques vai assumir o comando do TSE após o fim do mandato da atual presidente, ministra Cármen Lúcia, que completará período de dois anos à frente do tribunal. A escolha do presidente do tribunal ocorre por antiguidade entre os ministros que também compõem o Supremo Tribunal Federal (STF). O vice-presidente será o ministro André Mendonça. Perfil Natural de Teresina, Nunes Marques tem 53 anos de idade e foi indicado ao Supremo, em 2020, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello. Antes de chegar ao Supremo, atuou como desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília. Foi advogado por cerca de 15 anos e juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí. Composição O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados indicados pelo presidente da República, além dos respectivos substitutos.
PF prende foragido internacional procurado pelas autoridades do Líbano
A Polícia Federal prendeu, na noite deste sábado (25/4), um foragido internacional procurado pelas autoridades libanesas em razão de condenação por tráfico internacional de drogas. A ação contou com o apoio da adidância da Polícia Federal no Paraguai, da Delegacia da Polícia Federal em São Sebastião e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Batalhões de Santos, São Sebastião e Polícia Militar Rodoviária). O preso é alvo de investigação internacional conduzida com a cooperação das agências EUROJUST e EUROPOL, além das polícias da Bélgica, França, Holanda, Alemanha, Colômbia e Brasil. O grupo criminoso investigado atuava em atividades ilícitas na Albânia, na América e em países europeus, estando também relacionado a apurações sobre eventos criminais ocorridos naquele país, incluindo homicídios. O investigado, de nacionalidade libanesa, encontrava-se no Brasil e teve sua prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal para fins de extradição. Após a captura, o indivíduo foi encaminhado à unidade da Polícia Federal e permanece à disposição da justiça brasileira, aguardando os trâmites do processo de extradição.
PRF realizou na BR-163 entre os municípios de Dourados e Caarapó a maior apreensão de maconha registrada pela instituição em 2026
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, neste sábado (25), a maior apreensão de maconha registrada pela instituição em 2026, considerando todas as ocorrências no país até o momento. Ao todo, 12 toneladas e 640 quilos do entorpecente foram retirados de circulação. A apreensão ocorreu no estado de Mato Grosso do Sul (MS), região estratégica na proteção das fronteiras brasileiras. A atuação integra uma estratégia nacional voltada à retenção de ilícitos oriundos de países fronteiriços, impedindo que drogas ingressem e circulem pelas rodovias federais com destino aos grandes centros urbanos. O resultado é fruto de trabalho integrado, com destaque para o apoio do serviço de inteligência da PRF, responsável por subsidiar a abordagem. Segundo as informações levantadas, a carga teve origem em Ponta Porã. Enquanto a soja tinha como destino o Porto de Paranaguá (PR), a droga seria descarregada em Curitiba. A abordagem ocorreu na BR-163, entre os municípios de Dourados e Caarapó. Durante a fiscalização, os policiais localizaram a maconha escondida em meio à carga transportada por uma carreta. O motorista, residente no Rio Grande do Sul, foi preso em flagrante. Ele foi encaminhado, juntamente com o veículo e a carga apreendida, à Delegacia de Polícia Civil em Dourados. A ação contou com apoio logístico do Exército Brasileiro, reforçando a integração entre as instituições na defesa do território nacional e no enfrentamento qualificado ao crime organizado.
Lula repudia ataque a tiros ocorrido em evento com Donald Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, neste domingo (26) “repudiar veementemente” o ataque contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrido nesse sábado (25) em um encontro com jornalistas em Washington. “Minha solidariedade ao presidente Donald Trump, à primeira-dama Melania Trump e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite”, diz a nota publicada por Lula nas redes sociais. “A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger”, acrescentou o presidente brasileiro. Os disparos foram dados durante o jantar de Trump com correspondentes que cobrem a Casa Branca. Tiros foram ouvidos nas imediações do local do evento e o presidente e a primeira-dama Melania Trump foram retirados rapidamente do lugar pelo Serviço Secreto norte-americano. O suspeito de ter feito o ataque foi preso e ainda não teve sua identidade revelada. O suspeito atirou em um agente do serviço secreto – que acabou sendo salvo por usar colete à prova de balas. Além dos disparos, testemunhas disseram a agências internacionais que também foram ouvidas explosões na área próxima ao hotel. O jantar teve as presenças do vice-presidente J.D. Vance e do secretário de Estado Marco Rubio. Eles também foram retirados do hotel e estão em segurança. O presidente Trump deu uma entrevista coletiva na Casa Branca após o ataque e disse que o atirador é um “lobo solitário”, termo usado para descrever supostos criminosos que atuam sozinhos. Apesar da fala de Trump, o Serviço Secreto dos EUA não deu mais detalhes sobre o suspeito.








