Com investimento contínuo no parque tecnológico, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) deu mais um passo na qualidade do atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O Laboratório de Análises Clínicas da unidade passou a contar com o MALDI-TOF — técnica avançada de espectrometria de massa que identifica microrganismos como bactérias e fungos com alta velocidade e precisão. O HRMS é o único hospital público do Centro-Oeste equipado com essa tecnologia. Se antes a identificação de bactérias e fungos levava até cinco dias, agora o diagnóstico microbiano pode ser liberado em menos de 24 horas. Na prática, isso significa que o paciente inicia o tratamento adequado mais rápido e, com isso, pode até receber alta mais cedo. Segundo a bióloga Eliane Borges de Almeida, gerente e responsável técnica do laboratório, a grande inovação está na velocidade. “Enquanto os métodos tradicionais de identificação de bactérias e fungos levam de 48 a 72 horas, o MALDI-TOF entrega o resultado em poucos minutos. Para um paciente em estado grave, como em casos de sepse, cada minuto conta para aumentar as chances de sobrevivência”, explica. Ela destaca ainda o impacto no uso de medicamentos: com a identificação imediata do agente causador da infecção, a equipe médica pode prescrever o antibiótico exato logo no início do tratamento. Isso evita o uso de medicamentos de amplo espectro desnecessários, combatendo a resistência bacteriana. Os benefícios vão além do paciente individual. A diretora técnica do HRMS, Patricia Rubini, ressalta o impacto no sistema como um todo. “Quando o paciente recebe o tratamento com o antibiótico específico desde o primeiro dia, sua recuperação é mais rápida e segura. Isso significa alta mais precoce, mais leitos disponíveis para quem precisa e um uso muito mais responsável dos recursos do SUS. O MALDI-TOF é, ao mesmo tempo, uma conquista clínica e uma ferramenta de gestão eficiente para o hospital”, destaca a médica. Na prática, a redução no tempo de internação permite que mais pacientes sejam atendidos pela unidade, otimizando a fila do SUS. Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Pesquisa aponta redução no preço do diesel no anel viário de Campo Grande
Monitoramento de preços realizado pelo Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), identificou redução no valor do diesel comercializado em postos nas saídas de Campo Grande. A análise compara dados coletados nos dias 10 e 23 de abril de 2026. Considerando os maiores valores praticados no período, o litro do Diesel S10 caiu 5,93% nas bombas de abastecimento, independentemente da forma de pagamento. Já o Diesel S500 teve uma redução de 5,38% no crédito e 4,80% no dinheiro ou débito. A análise considera os preços de seis postos situados em regiões estratégicas do anel viário, incluindo as saídas para Sidrolândia, Três Lagoas, Corumbá e Coxim. Ela ainda avalia os efeitos de medidas anunciadas pelo governo para conter a alta dos preços dos combustíveis no Brasil, impulsionada pelo aumento dos custos internacionais do petróleo. Medidas provisórias vêm sendo editadas para conter a alta de valores decorrente de conflitos no Oriente Médio, ofertando subsídios de até R$ 1,20/litro na importação e R$ 0,80/litro para a produção nacional. Houve, ainda, isenção de PIS/Cofins aplicada ao biodiesel. Os valores, no entanto, diluem-se nas etapas de importação, distribuição e revenda até o consumidor final. No período, não houve variação nos preços aplicados na venda de etanol e gasolina comum nos postos monitorados. O levantamento, realizado de forma periódica, seguirá sendo executado a fim de orientar os consumidores e subsidiar eventuais ações de fiscalização no setor. Serviço Pesquisa Combustíveis Anel Viário (Campo Grande) Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Inspetor Cabral cobra respostas do Executivo sobre enfrentamento à epidemia de chikungunya
Durante a 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (27), o vereador Inspetor Cabral (PSD) voltou a cobrar transparência do Executivo ao destacar que, até o momento, não houve resposta ao requerimento apresentado por ele com questionamentos sobre as ações de combate à atual epidemia de chikungunya no município. No documento, o parlamentar solicita informações detalhadas sobre o planejamento adotado pela administração, as medidas efetivamente implementadas, a estrutura disponível para atendimento à população, a destinação de recursos públicos, além das estratégias de prevenção e monitoramento dos casos. Ao abordar o tema em plenário, Cabral fez um paralelo com o ano de 2019, quando questionamentos semelhantes foram feitos ao Executivo municipal durante uma epidemia de dengue. Na época, as perguntas partiram do atual prefeito Marçal Filho, que exercia o cargo de deputado estadual. Segundo o vereador, tratavam-se de questionamentos firmes, pertinentes e necessários diante da gravidade da situação. “Não estamos inovando nos questionamentos. Estamos repetindo perguntas que já se mostraram essenciais em um momento de crise. O que causa estranheza é que, agora, diante de um cenário igualmente grave, ainda não tivemos respostas com a clareza que a população precisa”, afirmou. Atualmente, Dourados enfrenta um avanço significativo nos casos de chikungunya, com milhares de notificações, centenas de confirmações e registros de óbitos, o que, segundo o vereador, reforça a urgência por informações claras e ações efetivas. Cabral destacou que o objetivo do requerimento não é promover confronto, mas garantir responsabilidade institucional e transparência na gestão pública. “A população está vivendo um momento difícil, com famílias impactadas diretamente pela doença. O mínimo que se espera é que haja clareza sobre o que está sendo feito, como está sendo feito e quais resultados estão sendo alcançados”, pontuou. O vereador reforçou ainda que responder ao requerimento vai além de uma obrigação legal. “É um compromisso com a população. A informação orienta decisões, tranquiliza a sociedade e fortalece a confiança na gestão pública”, completou. Diante da ausência de retorno até o momento, Inspetor Cabral reiterou o pedido para que o Executivo apresente respostas objetivas com a maior brevidade possível.
Vereadores aprovam contas da Prefeitura e discutem acessibilidade durante a sessão
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, durante a 13ª sessão ordinária, a prestação de contas da Prefeitura referentes aos exercícios financeiros de 2017 a 2021, além de uma série de projetos de interesse público. As contas, que abrangem a gestão da ex-prefeita Délia Razuk (2017 a 2020) e do ex-prefeito Alan Guedes (2021), foram aprovadas com ressalvas, seguindo pareceres do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). A análise foi conduzida pela Comissão de Finanças e Orçamento, que emitiu parecer favorável por unanimidade. Entre as ressalvas apontadas estão inconsistências em registros contábeis, falhas no controle interno, exercido por servidor comissionado, além de atraso no envio de dados ao sistema do TCE. Apesar disso, os vereadores entenderam que as irregularidades não comprometeram a avaliação global das contas. O município, conforme o parecer, cumpriu os limites constitucionais e legais, incluindo os previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Durante a sessão, também foram aprovados projetos em diferentes estágios de tramitação. Em segunda discussão, os vereadores aprovaram a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 002/2026, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivo relacionado às emendas impositivas. Em primeira discussão, foram aprovados o Projeto de Lei Complementar nº 008/2026, da Mesa Diretora, que promove alterações em legislações municipais e o Projeto de Lei nº 060/2026, do Executivo, que cria dispositivos em leis recentes. Já em única discussão, além da aprovação das contas públicas, os parlamentares deliberaram sobre outras matérias, incluindo recurso ao parecer contrário da Comissão de Justiça ao projeto que trata da aviação agrícola como atividade relevante no município, além da pauta de requerimentos. Tribuna LivreNa Tribuna Livre, a presidente da Associação de Surdos e Tradutores/Intérpretes Mãos Dourados (ASSIMD), Jucelaine da Silva Rosa Lopes, fez um apelo aos vereadores por mais atenção à acessibilidade linguística no município. Ela destacou a necessidade de ampliação do horário de atendimento da Central de Atendimento, que atualmente funciona apenas no período da manhã, além da falta de uma sede própria para a entidade. Jucelaine também chamou atenção para a ausência de comunicação efetiva com a comunidade surda, especialmente em um momento de crise sanitária, com aumento nos casos de chikungunya em Dourados. Segundo ela, a falta de informações acessíveis compromete o acesso dessa população a orientações importantes de saúde pública.Após a fala, os vereadores destacaram a importância das reivindicações e reforçaram o compromisso de buscar soluções que garantam inclusão e acessibilidade para todos os douradenses.
Dourados empossa profissionais e amplia estrutura da saúde e serviços públicos
A Prefeitura de Dourados deu mais um passo importante no fortalecimento dos serviços públicos, especialmente na área da saúde. Nesta terça-feira (28), por meio da Secretaria Municipal de Administração, foram empossados 13 profissionais aprovados no concurso público realizado em 2023. Assumiram os cargos quatro médicos para atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), um enfermeiro auditor, quatro auxiliares de farmácia, três motoristas de veículos pesados e um contador. A solenidade contou com a presença do prefeito Marçal Filho e da secretária municipal de Administração, Tays Diniz. Durante a cerimônia, realizada no auditório da prefeitura, o prefeito destacou a importância do atendimento humanizado e o papel essencial dos novos servidores no dia a dia da população. “Vocês passam a fazer parte de uma missão que vai muito além do serviço público”, enfatizou. “Cada atendimento, cada acolhimento faz diferença na vida das pessoas”, prosseguiu. “Precisamos de profissionais comprometidos, que atendam com respeito, empatia e dedicação. É assim que estamos construindo uma saúde mais eficiente e mais humana em Dourados”, completou Marçal Filho. O prefeito também ressaltou os desafios enfrentados pela atual gestão, que completa um ano e quatro meses, e reforçou que os investimentos continuam avançando. Marçal Filho destacou que, atualmente 30 obras estão em andamento no município, sendo quatro diretamente ligadas à saúde, como a nova sede do Samu, a policlínica regional, a Unidade de Saúde do Jardim dos Estados, que será a maior da cidade, e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III). Apesar do prazo legal de até 30 dias para início das atividades, muitos dos empossados já começam a atuar imediatamente. É o caso da contadora Carolina Barreto, que celebrou a conquista ao lado da família. “Essa posse representa muito para mim e para a minha família”, revelou. “Foram anos de dedicação e estudo, ainda mais sendo apenas uma vaga. É a realização de um sonho”, destacou. A secretária de Administração, Tays Diniz, também deu as boas-vindas aos novos servidores e reforçou o compromisso da gestão com a valorização do funcionalismo público. “Recebemos vocês com muita alegria e responsabilidade. Cada profissional aqui foi aprovado por mérito e chega para somar com a nossa equipe. Desejo que desempenhem suas funções com ética, compromisso e orgulho de servir à população de Dourados”, afirmou. Com a chegada dos novos profissionais, a prefeitura amplia a capacidade de atendimento e reforça a estrutura dos serviços essenciais, consolidando avanços e preparando a cidade para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado à população.
COE confirma mais uma morte suspeita por Chikungunya em Dourados
O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e no perímetro urbano do município, confirmou nesta terça-feira (28) que mais uma morte está sendo investigada como em decorrência da Chikungunya. Agora são quatro óbitos em investigação, com oito mortes confirmadas pelas autoridades de saúde de Dourados. Apesar do aumento no número de mortes, a procura pela vacina contra Chikungunya no primeiro dia da campanha de vacinação ficou abaixo da expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) aplicaram apenas 207 doses nesta segunda-feira (27), enquanto nas Aldeias Bororó e Jaguapiru apenas 30 pessoas procuraram as UBS para receber a vacina contra essa grave doença. Na segunda-feira (27), o COE confirmou a morte suspeita é de um paciente de 50 anos de idade, do sexo masculino, de cor branca, que estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nesta terça-feira (28), a confirmação do óbito suspeito de complicações por Chikungunya é um homem de 29 anos de idade, indígena, residente na Aldeia Bororó, na Reserva Indígena, que começou a apresentar os primeiros sintomas da doença no dia 19 de abril e faleceu no dia 25 de abril, no Hospital da Vida. A informação foi repassada ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública pela Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud) na manhã desta terça-feira. Além desses dois pacientes, segue sob investigação a morte de uma criança indígena de 12 anos e de um paciente branco de 84 anos. A exemplo do número de novos casos da doença, o número de internações também caiu nos últimos dias. O Informe Epidemiológico divulgado nesta terça-feira aponta que Dourados tem hoje 33 pacientes internados com Chikungunya, sendo 1 no Hospital Porta da Esperança (Missão Caiuá), 22 no Hospital Universitário HU-UFGD, 3 no Hospital Cassems, 3 no Hospital Regional, 1 no Hospital da Vida e 3 no Hospital Evangélico Mackenzie. Ontem, eram 42 internados por complicações da doença. O Relatório Epidemiológica divulgado nesta terça-feira pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, mostra que o município já registrou 7.100 notificações, com 5.187 casos prováveis e 2.554 casos confirmados de Chikungunya. São 1.913 casos descartados e 2.663 casos em investigação. Os registros exclusivos da Reserva Indígena apontam 3.051 notificações, com 2.412 casos prováveis e 1.461 casos confirmados, além de 639 casos descartados e 951 casos em investigação. O documento mostra, ainda, que a curva epidêmica de casos notificados apresentada no gráfico reflete o avanço da Chikungunya ao longo das semanas epidemiológicas desse ano totalizando 6.986 notificações, apresentou diminuição as semanas posteriores, o que indica que a epidemia ainda está em curso. “A diminuição do número de casos notificados na semana 13 muito provavelmente esteja relacionado aos dias de feriado”, ressalta texto do relatório. “Estamos na semana epidemiológica 17 e número de casos computados se refere ao acumulado da semana que se inicia”, completa. Apesar da queda no número de novos casos, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública alerta que a curva de positividade da Chikungunya segue em níveis elevados ao longo dos últimos 15 dias. “É preciso manter a atenção total, redobrar os cuidados preventivos, como recolhimento de lixo para o local correto, acabar com pontos de água parada e buscar a vacinação, já que a procura no primeiro dia da campanha foi muito baixa”, enfatiza Marcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde e coordenador-geral do COE.
Corrida do Trabalhador será sábado, com programação esportiva e cultural, no Douradão
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), realiza neste sábado, 2 de maio, a tradicional Corrida do Trabalhador, que neste ano contará com uma edição especial noturna. O evento acontece a partir das 19 horas – concentração às 18h -, no pátio do Estádio Frédis Saldívar, o Douradão, com largada na Rua Coronel Ponciano. A corrida, organizada pelo Dourados Run Club, terá percurso de 5km, e contará também com caminhada, shows e feira gastronômica, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), unindo esporte, lazer e cultura em um só espaço. Ao todo, a corrida contará com cerca de 250 atletas inscritos na prova principal, além de outros 50 participantes distribuídos entre a caminhada e a corrida kids, fortalecendo o caráter inclusivo e familiar do evento. Além da programação esportiva, o público contará com várias outras atrações. No local haverá apresentação de pagode com o grupo Soul Samba e a presença do DJ Dricsss, proporcionando um ambiente descontraído e festivo para atletas e visitantes. Este ano, a Corrida do Trabalhador terá um atrativo à parte, ampliando opções aos participantes. A tradicional feira livre do Parque dos Ipês será realizada excepcionalmente no pátio do estádio durante o evento. O espaço reunirá artesanato local, praça de alimentação e diversos produtos da agricultura familiar, valorizando os produtores e empreendedores do município. De acordo com a diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, a proposta é integrar esporte e cultura, oferecendo uma experiência completa à população. “A parceria com o Dourados Run Clube reforça o compromisso com a qualidade técnica da prova, garantindo organização, segurança e uma boa experiência aos participantes”, destaca a diretora. Segundo ela, a expectativa é de grande participação do público. A Prefeitura de Dourados considera que eventos como este, além de incentivam a prática esportiva, promovem qualidade de vida e fortalecem a economia local, ao mesmo tempo em que proporcionam momentos de lazer e convivência para toda a comunidade.
Dourados amplia capacitação em primeiros socorros para servidores da Educação
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, avançou no ciclo de capacitação em primeiros socorros destinado aos servidores da rede municipal de ensino. A iniciativa atende à Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a preparação de profissionais de escolas públicas e privadas para atuação em situações de emergência. O treinamento é ministrado pelo cabo Peterson, do Corpo de Bombeiros, e contempla atividades teóricas e práticas, com orientações sobre manobras de desobstrução de vias aéreas (engasgos), atendimento em casos de quedas e cortes, entre outros procedimentos essenciais. As capacitações estão sendo realizadas na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, nos períodos matutino e vespertino. O cronograma de capacitações para 2026 segue até o mês de setembro, contemplando escolas e Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs). No período de 25 e 26 de junho e 10 e 11 de agosto serão atendidas as escolas da Rede. Nos centros de educação infantil o treinamento iniciou em 24 de abril e se estendeu até esta segunda-feira, 27, e será retomado nos dias 12 e 13 de maio e também de 23 a 25 de setembro. Segundo o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, a meta é garantir que todas as unidades de ensino estejam preparadas para agir em situações emergenciais. “O objetivo é assegurar que cada escola ou centro infantil conte com profissionais aptos a prestar o primeiro atendimento até a chegada do socorro especializado”, destacou. Ainda conforme a Secretaria, mais de 600 profissionais já participaram da formação neste ano, incluindo servidores de instituições conveniadas. LEI LUCAS A Lei nº 13.722/2018 foi sancionada após a morte do estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, em 2017, vítima de asfixia mecânica após se engasgar durante um passeio escolar em Campinas (SP). O caso evidenciou a importância da capacitação em primeiros socorros no ambiente escolar. Além de exigir a formação anual dos profissionais, a legislação determina que as instituições de ensino básico e de recreação infantil mantenham, em local visível ao público, a certificação dos treinamentos realizados.
Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a Chikungunya e reforça ações para conter epidemia
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (27) a vacinação contra a Chikungunya nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Posto de Atendimento Médico (PAM). A ação integra o Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da doença, que reúne estratégias para conter o avanço dos casos no município. O início da imunização foi acompanhado pelo prefeito Marçal Filho. “É muito importante que quem está dentro dos critérios definidos se vacine, visando a prevenção”, enfatizou. “Assim, também vamos conseguir reduzir o número de internações no município”, destacou o prefeito”, pontuou. O prefeito Marçal Filho também ressaltou que, mesmo com o reforço na rede, a situação ainda exige atenção de todos e não apenas do poder público. “Temos leitos de retaguarda no Hospital Regional e atendemos pacientes de 34 municípios”, enfatizou. “A lotação nas unidades é recorrente, por isso seguimos buscando apoio dos governos estadual e federal, já que a responsabilidade é compartilhada”, afirmou o prefeito, ao lembrar da alta demanda no Hospital da Vida e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A meta é vacinar, no mínimo, 27% da população-alvo — moradores de 18 a 59 anos — o que corresponde a cerca de 43 mil pessoas. O imunizante, desenvolvido pela farmacêutica Valneva em parceria com o Instituto Butantan, tem eficácia comprovada em estudos clínicos realizados no Brasil e nos Estados Unidos, onde cerca de 99% dos voluntários apresentaram resposta imunológica com produção de anticorpos. A vacinação segue critérios específicos. Não podem receber a dose gestantes, lactantes, pessoas imunossuprimidas ou em tratamento oncológico, transplantados recentes, pessoas com doenças autoimunes ou determinadas condições crônicas associadas, além de indivíduos com febre ou que tenham recebido recentemente outros tipos de vacina. As orientações seguem a bula aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Simultaneamente à imunização, a Prefeitura intensifica ações preventivas, como mutirões de limpeza em diversos bairros e na Reserva Indígena, além campanhas educativas com visitas domiciliares realizadas por agentes de saúde, com foco na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Um dos primeiros a se vacinar foi o enfermeiro Gerson Almeida, que destacou a importância da proteção neste momento. “Vivemos uma epidemia e, mesmo com todos os cuidados, estamos expostos. A vacina traz mais segurança, tanto para evitar a doença quanto para reduzir a gravidade dos casos”, afirmou. Ele também reforçou o papel dos profissionais de saúde na conscientização da população com um trabalho orientativo às famílias. A primeira-dama Patrícia Leite também recebeu a dose e fez um apelo à população. “Quem puder se vacinar, que procure uma unidade de saúde”, enfatizou. “Esse é um ato de cuidado coletivo, que ajuda a proteger não só a si, mas toda a comunidade”, completou Patrícia Leite, que estava ao lado do prefeito Marçal Filho na abertura da campanha de vacinação. Atualmente, Dourados já registra 6.946 mil notificações da doença, com mais de 2.430 casos confirmados, além de oito mortes e outros óbitos em investigação. Serviço A vacina está disponível nas UBSs, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As unidades da Seleta e Santo André atendem em horário estendido das 18h às 22h e, em feriados e finais de semana, do meio-dia às 22h. Já os postos de saúde do Ildefonso Pedroso, Maracanã, Jóquei Clube e Parque do Lago II funcionam diariamente até às 19h, sem fechamento no horário de almoço. No Posto de Assistência Médica (PAM), a sala de imunização funciona das 6h às 12h. Na sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, a Prefeitura realizará um drive-thru de vacinação contra a Chikungunya, das 8h às 12h, facilitando o acesso para trabalhadores e pessoas com dificuldade de comparecer durante a semana.








