O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Resolução Conjunta da Secretaria de Fazenda (SEFAZ) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMADESC) Nº 95, passou a divulgar o Valor Real Pesquisado (VRP) do frango de granja para abate. Essa iniciativa visa aprimorar a transparência e a confiança no Programa Frango Vida, que oferece incentivos financeiros aos produtores avícolas do estado. Rubens Flavio Mello Corrêa, secretário-executivo da Câmara Setorial de Avicultura da SEMADESC, destaca que a adoção do VRP elimina dúvidas e ruídos, proporcionando clareza nos valores utilizados para a tributação do ICMS e instituindo um sistema moderno de pesquisa de valor. Rogério Beretta, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, enfatiza que a prática de divulgar o VRP é comum em estados avançados, promovendo justiça fiscal e garantindo que os lançamentos do ICMS sejam mais precisos, beneficiando tanto o estado quanto os produtores. Franciele Cornelli, presidente da Associação de Avicultura de Mato Grosso do Sul (Avimasul), comemora a fixação do VRP como valor único, interpretando-a como uma valorização do avicultor. Ela acredita que a medida melhora a previsibilidade financeira dos produtores, proporcionando clareza sobre os incentivos a serem recebidos e fortalecendo o relacionamento na integração. O avicultor Adroaldo Hoffmann ressalta que a padronização do VRP beneficia a cadeia produtiva ao afastar divergências de valores, oferecendo previsibilidade aos produtores que, muitas vezes, investem em melhorias contando com incentivos específicos. Além disso, a publicação determina que profissionais de assistência técnica formalizem sua responsabilidade por meio da emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), limitadas a vinte estabelecimentos rurais, salvo autorização em contrário pela SEMADESC, respaldada pelo conselho de classe do profissional.
FCO aprova R$ 219 milhões para novos empreendimentos em MS; irrigação e citricultura são destaques
Na segunda reunião ordinária do CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financeiros pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), realizada na quinta-feira (20), foram aprovados R$ 219,7 milhões em 65 cartas-consultas para financiamentos nos setores empresarial e rural de Mato Grosso do Sul. O foco principal dos investimentos foi em irrigação e citricultura. Do total aprovado, R$ 198,1 milhões foram destinados ao FCO Rural, abrangendo 45 projetos, com destaque para a irrigação (R$ 64,6 milhões) e a implantação de pomares de citricultura (R$ 59,2 milhões). Outros setores também foram contemplados, como suinocultura (R$ 17,8 milhões), aquisição de máquinas (R$ 13,5 milhões) e correção de solo (R$ 11,4 milhões). No FCO Empresarial, foram aprovados R$ 21,5 milhões para 20 projetos, incluindo comércio e serviços (R$ 14,1 milhões), indústria (R$ 6,4 milhões) e turismo regional (R$ 1 milhão). O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, destacou que os investimentos em irrigação e citricultura são cada vez mais relevantes e que, apesar de os juros do FCO serem considerados mais elevados em comparação ao mercado, ele continua sendo a melhor opção de financiamento disponível, especialmente devido às condições de prazo. Os financiamentos contemplaram 31 cidades do estado, com destaque para municípios como Glória de Dourados, Caarapó, Bonito, Campo Grande, Dourados, Jardim, Três Lagoas e Ponta Porã, que receberam recursos tanto para investimentos empresariais quanto rurais. Para 2025, Mato Grosso do Sul contará com R$ 2,7 bilhões do FCO, divididos igualmente entre os setores Rural e Empresarial. Até o momento, o FCO já financiou R$ 406,8 milhões em 2023, com R$ 150,2 milhões para o setor empresarial e R$ 256,6 milhões para o setor rural. A reunião contou com a participação de diversos representantes da Semadesc, Seilog, Sebrae-MS, Fiems, Famasul, Fecomércio, Agraer, além de agentes financeiros como Banco do Brasil, BRDE, CREDICOAMO e Sudeco.
Governo investe R$ 36 milhões na Atenção Primária à Saúde e prorroga prazo para compra de equipamentos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), destinou R$ 36 milhões para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) em Mato Grosso do Sul. Deste total, R$ 20 milhões foram alocados para a reestruturação das unidades básicas de saúde, enquanto R$ 16 milhões serão usados para a aquisição de novos equipamentos odontológicos em todos os municípios do Estado. O programa Reestrutura APS prevê a destinação de R$ 30 mil para cada unidade de saúde, como postos de saúde, centros de saúde e unidades básicas de saúde, com o objetivo de modernizar e qualificar o atendimento à população. Além disso, foi prorrogado por mais um ano o prazo para a aquisição dos equipamentos odontológicos, garantindo mais tempo para que os municípios possam concluir a compra. A medida visa complementar a infraestrutura das unidades de saúde e proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais da APS. A coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Soares Buzinaro, destacou que a modernização das unidades de saúde e a aquisição de novos equipamentos representam um avanço significativo na melhoria do atendimento à população, especialmente na área de saúde bucal. Com o recurso, as unidades de saúde contarão com equipamentos essenciais para aprimorar os serviços odontológicos e melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população.
Mutirão de limpeza coleta 247 toneladas no Canaã I e segue para o Jóquei Clube
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), concluiu com sucesso o mutirão de limpeza realizado no bairro Canaã I. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, foram recolhidas 247 toneladas de resíduos, incluindo móveis antigos, eletrodomésticos quebrados, galhos e outros itens descartados pelos moradores. Para a execução da ação, foram utilizados pá carregadeira, caminhões e caçambas. A grande adesão da população foi um dos destaques, refletindo a eficácia do trabalho. O mutirão segue para o bairro Jóquei Clube e Vila São Braz, com início previsto para segunda-feira (24). Durante essa nova etapa, as caçambas estarão disponíveis na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila São Braz, na Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas, no Jardim Jóquei Clube, e no Cras do Jóquei Clube. Além disso, as equipes continuarão a coleta de resíduos nas frentes das casas nos dias 24, 26 e 28 de fevereiro. O secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo, destacou o impacto positivo da ação, que visa não apenas limpar os bairros, mas também contribuir para a saúde pública ao reduzir locais propensos à proliferação do mosquito transmissor da dengue. “A população tem mostrado grande aceitação, e, com essas iniciativas, buscamos promover um ambiente mais limpo e saudável para todos”, afirmou. Além da coleta de resíduos, as equipes também realizaram serviços de limpeza, poda, roçada e pintura de meios-fios na região. A continuidade do mutirão está prevista para abranger outros bairros da cidade, seguindo a determinação do prefeito Marçal Filho de manter Dourados mais limpa e agradável para seus moradores.
Câmara de Dourados celebra 120 anos do Rotary Club em Sessão Solene
Nesta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Dourados foi palco de uma cerimônia significativa em homenagem aos 120 anos do Rotary Club. Organizada pelo vereador Laudir Munaretto (MDB), a primeira Sessão Solene de 2025 contou com a presença de membros dos Rotary Clubs locais, além de representantes de cidades vizinhas como Campo Grande, Itaporã, Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, do Paraguai. Esse intercâmbio evidencia a forte atuação do Rotary na região e o compromisso dos rotarianos com o serviço comunitário. A sessão incluiu homenagens a governadores, presidentes e membros do Rotary, reconhecendo suas contribuições ao longo dos anos para a comunidade local e para causas humanitárias. Entre os homenageados estavam Hermes de Araújo Rodrigues, Governador do Rotary Club Dourados; Italys de Souza França, Governador Assistente; e Paulo Cesar Branquinho, que teve participação fundamental na realização do evento. Os discursos durante a solenidade ressaltaram os valores do Rotary, como solidariedade e transformação social, destacando o impacto positivo de suas iniciativas, que abrangem áreas como educação, saúde, erradicação da pobreza e desenvolvimento comunitário. Os oradores compartilharam relatos inspiradores sobre o trabalho incansável dos rotarianos para melhorar o bem-estar social. O vereador Laudir Munaretto, idealizador da homenagem, destacou a importância do evento e expressou sua gratidão pela presença de todos. Ele fez uma menção especial a Italys de Souza França, elogiando sua colaboração essencial na organização da cerimônia. “Hoje celebramos não apenas 120 anos de história, mas também as vidas transformadas e as comunidades impactadas pela generosidade do Rotary”, afirmou o vereador. Fundado em 1905, o Rotary Internacional é uma das maiores organizações de serviço voluntário do mundo, conhecida por seu trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida em diversas comunidades ao redor do mundo. Sua missão inclui projetos de grande impacto, como a erradicação da poliomielite e iniciativas focadas em educação e desenvolvimento econômico. A celebração dos 120 anos do Rotary é mais que um marco histórico; é um convite para renovar os compromissos com a missão de servir. Composta por líderes empresariais e profissionais, a organização promove amizade, cooperação e soluções para os desafios das comunidades, sempre com base nos princípios de ética e respeito. O evento em Dourados também serviu como um incentivo para que mais pessoas se unam à causa e se engajem em ações que gerem mudanças positivas.
Dourados lança totem de recarga para transporte coletivo com pagamento via Pix
A Prefeitura de Dourados inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (21) um totem para recarga de cartões do transporte coletivo, instalado no Terminal de Transbordo. A novidade foi implementada pela Agência de Transporte e Trânsito de Dourados (Agetran) e faz parte do esforço da administração do prefeito Marçal Filho para trazer soluções tecnológicas que facilitem a vida dos cidadãos. O novo sistema permite que usuários do cartão cidadão ou do cartão estudante realizem recargas de créditos para o transporte público diretamente no totem. O pagamento é feito via Pix, com o valor sendo transferido por meio de aplicativos bancários. A recarga mínima no cartão cidadão é de R$ 3,25, enquanto no cartão estudante, o valor mínimo é de R$ 1,62. Juscelino Cabral, diretor-presidente da Agetran, destacou que o objetivo do novo equipamento é tornar o processo de recarga mais rápido e acessível. O totem funciona em horário amplo: das 5h30 às 23h10 de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 19h aos sábados e das 5h30 às 18h aos domingos. Em breve, a Prefeitura planeja expandir a instalação do sistema para o terminal rodoviário Renato Lemes Soares e para as universidades da cidade. “A implementação do totem é um grande passo para modernizar o transporte coletivo de Dourados, utilizando a tecnologia para oferecer mais comodidade aos usuários”, afirmou Juscelino. “Com a recarga via Pix e horários estendidos, buscamos melhorar a experiência de quem utiliza o transporte público”, completou. O prefeito Marçal Filho ressaltou a importância da inovação para a cidade. “Esse sistema vai facilitar o cotidiano dos moradores e usuários do transporte público, especialmente em horários de pico. Dourados está se tornando uma cidade mais inteligente, com soluções tecnológicas que beneficiam a população”, afirmou. A novidade foi bem recebida pelos estudantes. Bruno Daniel Ferreira, estudante de Engenharia Mecânica da UFGD, aprovou o novo sistema de recarga. “Gostei bastante, principalmente para nós estudantes que usamos o transporte público todos os dias. Agora, com o totem, é muito mais rápido e prático”, disse. Além da recarga no totem, o serviço continua oferecendo as opções de recarga pelo aplicativo e no guichê do Terminal de Transbordo, proporcionando mais flexibilidade para os usuários.
Marcelo Mourão participa de evento em Brasília e se torna o primeiro vereador de MS a palestrar no Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais
O vereador Marcelo Mourão (PL) está em Brasília participando do Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). O evento, iniciado no dia 18 de fevereiro, segue até esta sexta-feira (21). Mourão foi convidado como palestrante, sendo o primeiro vereador do Mato Grosso do Sul a representar o estado nesse evento de caráter nacional. Radialista e escritor, o vereador abordou o tema “A Nova Praça Pública: Como Engajar e Representar em Tempos Digitais?” em sua palestra, que contou com a participação de mais de 500 vereadores. Durante a apresentação, Mourão destacou a importância do uso das plataformas digitais para engajar a população e representar seus interesses de forma eficaz. Ele também discutiu os desafios da comunicação na nova “praça pública” que são as redes sociais, e a necessidade de os parlamentares aceitarem a autoridade que lhes foi dada. O vereador exemplificou como conduzir um mandato, enfatizou a relevância de construir narrativas assertivas e a abordagem sincera de temas e pautas. Marcelo Mourão expressou sua gratidão pela oportunidade de participar do evento e compartilhar conhecimentos com vereadores de todo o Brasil. “Fico muito feliz por ser o primeiro vereador de Mato Grosso do Sul a palestrar neste evento. É uma chance única de aprender e compartilhar experiências. É uma honra representar o parlamento municipal e a cidade de Dourados em Brasília”, afirmou. O Encontro de Gestores da UVB reúne líderes de diversas regiões do país para debater soluções para temas atuais e promover a troca de boas práticas entre os gestores. A capacitação dos legislativos municipais é vista como um passo importante para garantir um papel mais proativo e eficaz na construção das políticas públicas locais.
Feira Central de Dourados recebe show de pagode neste sábado como parte de novo projeto cultural
A Feira Central João Totó Câmara, localizada na Rua Cafelândia, no Jardim São Pedro, em Dourados, será palco de um show de pagode neste sábado (22), a partir das 19 horas. A atração ficará por conta do cantor João Camaleão. Este evento faz parte do novo projeto “Anima Feira Dourados”, uma iniciativa da Prefeitura para descentralizar as atividades culturais na cidade. Com o objetivo de tornar as feiras mais atrativas, o prefeito Marçal Filho orientou as secretarias de Cultura e de Agricultura Familiar para o desenvolvimento do projeto, que visa promover entretenimento e cultura nas diferentes regiões de Dourados. O espaço da Feira Central passou por revitalizações para garantir mais conforto aos feirantes e ao público, que encontra no local uma variedade de produtos como hortifrúti, artigos de camelôs, artesanato e uma praça de alimentação. O prefeito Marçal Filho destaca que a descentralização cultural é uma prioridade desde o início de sua gestão. “Estamos trabalhando para deixar Dourados mais limpa, bonita e agradável. Também temos incentivado as secretarias a promoverem a cultura em todas as regiões da cidade”, afirma. O prefeito ressalta que a cultura também tem chegado às escolas, como é o caso do projeto “Quarta Cultural”, que teve sua primeira edição na Escola Municipal Arthur Campos Melo, na Vila Cachoeirinha. Além do show deste sábado, a programação cultural de Dourados incluirá mais atrações no domingo, na Feirinha do Parque dos Ipês. “A cultura já está mais presente na cidade e nosso objetivo é levar essas atividades culturais para o maior número possível de pessoas”, afirma o prefeito. O secretário de Agricultura Familiar, Bruno Cesar Pontim, comenta que as melhorias no espaço da Feira Livre Central incluem ações como a remoção de árvores que representavam risco e a nivelamento do solo, visando proporcionar um ambiente mais seguro e acessível para o público. “Garantir segurança e comodidade para as famílias que frequentam a feira é fundamental para o sucesso desse projeto”, destaca Pontim. A Feira Central está localizada em uma área com bosque, onde as famílias podem passear durante o dia, além de contar com uma pista de caminhada frequentada por praticantes de atividades físicas. A feira funciona aos sábados das 8h até a noite e aos domingos das 8h até o início da tarde.
Laudir Munaretto Avalia Gestão na Presidência da Câmara de Dourados com Foco em Modernização
O vereador Laudir Munaretto (MDB) concedeu entrevista à Rádio Massa para fazer um balanço de seus dois mandatos como presidente da Câmara Municipal de Dourados, entre 2021 e 2024. Ele destacou que o período foi marcado por avanços significativos, com ênfase na modernização da estrutura legislativa e na aproximação com os cidadãos. Entre as conquistas, Munaretto apontou o início das reformas e a ampliação do prédio da Câmara, projetadas para melhorar as condições de trabalho de vereadores e servidores, além de oferecer um ambiente mais acessível ao público. A digitalização completa dos arquivos foi outro marco, agilizando o acesso a informações e reduzindo o impacto ambiental pelo menor uso de papel. A導入 do sistema legislativo eletrônico também foi celebrada, trazendo mais transparência e eficiência aos processos. No âmbito cultural e educativo, o vereador destacou a realização da 1ª Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul, iniciativa que promoveu a produção cultural local e incentivou a leitura. Munaretto ressaltou a importância da cultura como pilar do desenvolvimento social, valorizando escritores regionais e o acesso ao conhecimento. A gestão priorizou ainda a sustentabilidade e a transparência, refletidas na redução de papel e na adoção de tecnologias modernas. Segundo Munaretto, essas medidas alinharam a Câmara às demandas atuais, garantindo um funcionamento mais econômico e aberto à população. Ao encerrar, ele afirmou que os esforços transformaram a instituição, mas que o trabalho segue em evolução. A meta, segundo o vereador, é manter Dourados com uma Câmara focada em transparência, qualidade nos serviços e benefícios diretos aos moradores.








