A partir de 24 de fevereiro, agricultores familiares que possuem dívidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em cartões de crédito, empréstimos financeiros e até dívidas inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), com mais de um ano de inadimplência, podem aderir ao Desenrola Rural. Este programa oferece a possibilidade de renegociar débitos com descontos de até 96%, facilitando a regularização da situação financeira. O programa, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), visa não apenas refinanciar dívidas, mas também aumentar o acesso ao crédito rural para agricultores familiares, permitindo o fortalecimento das atividades produtivas e a promoção da sustentabilidade econômica. Oportunidade para os Agricultores de DouradosA ação representa uma excelente oportunidade para os agricultores de Dourados, segundo o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim. Ele destaca que, com a adesão ao programa, os produtores podem regularizar suas dívidas, limpar o nome e, com isso, retomar o acesso ao crédito para investir em seus negócios. Isso contribuirá para a modernização de equipamentos e a expansão da produção, impulsionando o desenvolvimento da agricultura familiar local e garantindo a segurança alimentar para a população. Como ParticiparOs interessados devem acessar o site do Regularize e consultar suas dívidas, selecionando a opção “Consultar Dívida” com o CPF. Caso a dívida seja do Pronaf, ou adquirida junto aos bancos, o agricultor deve procurar sua instituição financeira para verificar sua elegibilidade. Para débitos de Crédito de Instalação, o procedimento é diretamente no Incra. Os sindicatos e entidades representativas também podem oferecer auxílio para a adesão ao programa. Esta medida é uma oportunidade estratégica para os agricultores regularizarem sua situação e investirem no crescimento de suas atividades.
Prefeitura de Dourados Amplia Limpeza de Bueiros para Evitar Alagamentos
A Prefeitura de Dourados tem intensificado suas ações de limpeza e manutenção de bueiros para evitar alagamentos durante o período chuvoso. Desde o início do ano, diversos bairros e a região central da cidade já receberam esses serviços preventivos, com o objetivo de reduzir ou prevenir transtornos causados pelas chuvas. Na noite de domingo (23), a cidade foi atingida por uma chuva de quase 19 milímetros, que durou pouco mais de uma hora e causou alagamentos em várias ruas. Os bueiros estavam cobertos por lixo, como garrafas, sacolas e outros resíduos, dificultando o escoamento da água da chuva. No sábado (22), o prefeito Marçal Filho acompanhou pessoalmente os serviços de limpeza dos bueiros e de revitalização de pontos de ônibus, ao lado de assessores e voluntários. Durante a ação, ele ajudou a limpar os bueiros no entorno do supermercado Atacadão, destacando a importância de manter a cidade limpa e bonita. “Precisamos fazer de Dourados uma cidade limpa e bonita. Para isso, cada um de nós tem que fazer a nossa parte”, afirmou o prefeito. O trabalho de limpeza também revelou o acúmulo de folhas de árvore, além de materiais plásticos e outros resíduos que impedem o fluxo adequado da água. Marçal Filho ressaltou a importância da colaboração da população, principalmente no que se refere ao descarte correto de lixo. O secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, alertou para a necessidade de a população colaborar, afirmando que, além das folhas, os bueiros estavam cheios de resíduos de construção civil e materiais recicláveis. “É fundamental que cada um faça sua parte e ajude a descartar corretamente os materiais”, orientou o secretário. Além da limpeza dos bueiros, a Secretaria de Serviços Urbanos está realizando uma ação de recolhimento de materiais em desuso nas residências. A ação, que está concentrada esta semana no bairro Jóquei Clube, permite que os moradores coloquem móveis antigos ou objetos não utilizados em frente às suas casas, com o recolhimento feito por equipes da prefeitura. Contudo, restos de construção civil não são permitidos. Na próxima semana, a coleta será realizada em outro bairro da cidade.
Prefeitura de Dourados Intensifica Campanha por Trânsito Mais Seguro
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), tem intensificado suas ações para promover a educação no trânsito. Na manhã de segunda-feira (24), um conjunto de atividades, incluindo panfletagem, orientações e apresentações artísticas com o apoio do Sucata Cultural, foi realizado em frente à Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, no Grande Flórida. O prefeito Marçal Filho participou ativamente das atividades junto com as crianças da escola e, em seguida, esteve na Avenida José Roberto Teixeira, onde as equipes da Agetran, junto aos profissionais de educação e alunos, realizaram a panfletagem para motoristas da região. Marçal Filho destacou a importância de incentivar a prevenção de acidentes e empatia no trânsito desde cedo. “Estamos trabalhando com a Agetran para espalhar a mensagem de um trânsito mais humanizado e seguro em nossa cidade. Precisamos plantar a semente da conscientização nas crianças, que, no futuro, serão motoristas responsáveis e compartilharão o que aprenderam com seus pais e familiares”, afirmou o prefeito. O diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, ressaltou que as ações da Agência junto às crianças são uma prática constante e visam impactar diretamente toda a família. Segundo Cabral, as ações de conscientização não se limitam às escolas, e o trabalho continuará com a comunidade em geral, visando a redução de acidentes de trânsito. “Infelizmente, a falta de conscientização e o desrespeito às regras de trânsito ainda resultam em muitas tragédias. Somente a educação contínua e a conscientização de todos, desde as crianças até os adultos, podem mudar essa realidade”, afirmou Juscelino. Nos próximos dias, novas atividades focadas em pedestres e no combate à embriaguez ao volante serão realizadas, com o objetivo de expandir a conscientização sobre a segurança no trânsito em Dourados.
PF Apreende Lanchas com Cigarros Contrabandeados no Rio Paraná
Em uma operação realizada no dia 23 de fevereiro, a Polícia Federal, por meio do Grupo Especial de Polícia Marítima (GEPOM), apreendeu duas embarcações carregadas com cigarros contrabandeados no Rio Paraná. Durante a abordagem, os condutores das lanchas conseguiram fugir, não sendo localizados pelas equipes policiais. Uma das embarcações acabou afundando no leito do rio, e sua recuperação será feita em uma operação subsequente pelo GEPOM. A outra lancha foi abandonada pelos fugitivos e encontrada em uma ilha, sendo apreendida pelas autoridades. Na operação, foram confiscadas cerca de 40 caixas de cigarros contrabandeados, uma lancha de alumínio de 5 metros e um motor de 40 HP. A ação reforça o combate ao tráfico de produtos ilícitos e o contrabando na região.
Governo de MS Lança Dinapec e Fórum Pré-COP 30 com Foco no Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade na Pecuária
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do lançamento da Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária) e do Fórum Pré-COP 30, destacou seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade na produção rural. O evento, realizado nesta segunda-feira (24), em Campo Grande, visa fomentar a utilização de tecnologias inovadoras na produção agropecuária, com foco na pecuária de corte e na preservação ambiental. Dinapec 2025: Feira Tecnológica e Transferência de Conhecimento O governador Eduardo Riedel enfatizou a importância da Dinapec, evento tradicional que, em sua edição de 2025, acontecerá de 24 a 26 de março. A feira, organizada pelo Governo do Estado em parceria com a Embrapa Gado de Corte, visa apresentar as inovações tecnológicas mais recentes que podem contribuir para o aumento da produtividade e sustentabilidade na agropecuária. O evento é um palco para a exposição de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade, interação solo-planta, planta-animal e soluções para a pecuária de corte. Com uma área de 30 hectares preparada na Embrapa Gado de Corte, a Dinapec 2025 proporcionará aos produtores rurais, técnicos e pesquisadores a oportunidade de conhecer e aplicar as últimas inovações e pesquisas do setor. Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, destacou que o evento é uma oportunidade de aprendizado e aplicação prática das novas tecnologias para tornar a pecuária mais sustentável e reduzir o impacto ambiental. Fórum Pré-COP 30: Discussão sobre Sustentabilidade na Pecuária Além da feira, a Dinapec 2025 abrigará o Fórum Pré-COP 30, que acontecerá em 24 de fevereiro no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O fórum, que tratará da sustentabilidade da produção de carne bovina, discutirá como a pecuária de corte brasileira pode se adaptar às mudanças climáticas. Este evento, parte da “Jornada pelo Clima” da Embrapa, faz parte dos preparativos para a COP 30, marcada para novembro de 2025 em Belém (PA). O fórum reunirá especialistas, instituições públicas e privadas e representantes do setor para debater os protocolos “Carne Carbono Neutro” e “Carne Baixo Carbono”, criados em Mato Grosso do Sul, e discutir políticas públicas, sustentabilidade e as mudanças climáticas no setor agropecuário. Com esses eventos, o Governo de MS reforça seu papel de liderança na transformação da agropecuária, buscando soluções sustentáveis para os desafios do setor e visando aumentar a competitividade e a preservação ambiental no estado.
Câmara Intervém por Reforço na Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência
A Câmara de Vereadores de Dourados tem cobrado providências para corrigir falhas na rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Na última sexta-feira, parlamentares se reuniram com representantes de diversos órgãos envolvidos no enfrentamento à violência contra a mulher e identificaram lacunas significativas no atendimento. A reunião foi proposta pelo vereador Sargento Prates (PL), em parceria com a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Caroline Prates. Durante o encontro, foram expostas diversas situações que requerem intervenção urgente do poder público. Um dos principais problemas apontados foi a ausência de uma Casa Abrigo em Dourados, que funcionou até 2012, mas foi desativada pela Prefeitura sob a justificativa de falta de demanda. Atualmente, as vítimas são encaminhadas para a Casa da Acolhida, mas, de acordo com setores da segurança pública, o local não oferece as condições necessárias para garantir a segurança das mulheres em situação de risco. Outro ponto preocupante é a carência de profissionais de psicologia para o acolhimento das vítimas. Na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), além da falta de psicólogos, há um déficit de servidores, o que dificulta o andamento de mais de mil inquéritos em aberto. Diante desse cenário, a rede de proteção solicitou à Câmara que revise a legislação municipal, com o objetivo de ampliar a contratação de psicólogos para atender a demanda. Também foi debatida a necessidade de garantir atendimento em Libras para mulheres surdas e de promover um atendimento mais humanizado na rede de proteção. A coordenadora Ana Caroline Prates enfatizou a importância de treinar profissionais de bares, casas noturnas e conveniências para identificar e apoiar vítimas de assédio. Com o Carnaval se aproximando, a rede de proteção sugeriu a criação de materiais informativos digitais sobre a Lei Maria da Penha e uma campanha de conscientização, que será promovida pela Prefeitura e pela Câmara no Mês da Mulher. Além do vereador Sargento Prates, participaram do encontro o vice-presidente da Câmara, inspetor Cabral (PSD), e outros parlamentares. Os vereadores se comprometeram a buscar apoio junto aos governos estadual e municipal para implementar soluções para os problemas identificados. 4o mini
Prefeitura de Dourados realiza mutirão de limpeza no bairro Jóquei Clube
A Prefeitura de Dourados deu continuidade ao programa de mutirões de limpeza, alcançando desta vez o bairro Jóquei Clube. A ação incluiu serviços de poda de árvores, roçada de matagal e recolhimento de materiais inservíveis. Moradores foram orientados a disponibilizar itens que não utilizam mais na frente de suas residências para facilitar o trabalho das equipes. O mutirão teve início no Jardim Canaã I, onde foram recolhidas 247 toneladas de materiais inservíveis. O prefeito Marçal Filho esteve presente no Jóquei Clube para acompanhar os trabalhos, ressaltando que o principal objetivo é eliminar o acúmulo de materiais nos quintais e passeios públicos, contribuindo para a saúde pública ao evitar criadouros de animais peçonhentos e vetores de doenças. Moradores como Francisco Vieira da Rocha destacam a importância de manter os espaços limpos e realizar o descarte adequado de resíduos, evitando a poluição de vias públicas e terrenos baldios. Durante toda a semana, caçambas foram disponibilizadas em pontos estratégicos do bairro, como a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas e o CRAS, para o descarte de materiais. Além disso, equipes percorreram as ruas com caminhões e pá carregadeira para recolher resíduos das frentes das casas nos dias 24, 26 e 28 de fevereiro. A ação também incluiu a limpeza de áreas públicas, especialmente nas proximidades de prédios municipais. As chuvas recentes contribuíram para o crescimento acelerado do mato, exigindo esforços adicionais das equipes de limpeza. O prefeito Marçal Filho reforçou o convite aos moradores para que contribuam com o mutirão, colocando materiais inservíveis na frente de suas casas. Ele enfatizou que a colaboração de todos é essencial para manter a cidade limpa e agradável.
DOF Recupera Caminhão com 2,8 Toneladas de Maconha Abandonado em Iguatemi
Na madrugada de 22 de fevereiro de 2025, policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) localizaram um Ford F-4000 carregado com 2.824 quilos de maconha na rodovia MS-295, em uma área rural de Iguatemi, Mato Grosso do Sul. A ação não resultou em prisões, já que o veículo foi encontrado sem ocupantes. Durante um patrulhamento ostensivo, os agentes avistaram o caminhão de porte médio parado às margens da pista, parcialmente encalhado em um monturo de areia. Ao se aproximarem para verificar uma possível falha mecânica, descobriram que o veículo havia sido abandonado e estava repleto de droga. Buscas foram realizadas nas proximidades, mas nenhum suspeito foi encontrado. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil de Iguatemi, onde o caminhão e a carga foram registrados. Estima-se que a apreensão tenha causado um prejuízo de R$ 7,5 milhões ao crime organizado, reforçando o impacto das operações do DOF na região de fronteira.
Governo de MS incentiva suinocultura com investimento de R$ 400 milhões para ampliação industrial
O Governo do Mato Grosso do Sul formalizou um acordo para concessão de incentivos fiscais à Cooperativa Aurora, que planeja investir R$ 400 milhões na ampliação de sua unidade em São Gabriel do Oeste. O projeto de expansão deverá ser concluído até abril de 2026, com o objetivo de fortalecer a produção de suínos na região. Além da Aurora, outras cooperativas como Alfa, Copérdia e Coasgo já atuam no estado, contribuindo para o crescimento da suinocultura local. Em 2024, o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) destinou R$ 187,6 milhões exclusivamente para a produção de suínos, um investimento considerado fundamental para atender à crescente demanda. Segundo Jaime Verruck, secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), os recursos do FCO e os aportes das cooperativas viabilizaram o aumento da capacidade de abate de suínos da Aurora em São Gabriel do Oeste. Atualmente, a planta processa 3,2 mil suínos por dia, e a expectativa é que esse número alcance 5 mil com a conclusão do projeto. Os investimentos somam aproximadamente R$ 400 milhões, concentrados na parte industrial da cooperativa, sem incluir os recursos direcionados pelas cooperativas à produção suína. Além disso, a Coasgo recentemente concluiu a construção de uma fábrica de ração para atender à crescente demanda, reforçando a infraestrutura de suporte à produção. Com a expansão da planta industrial, mais de 800 novos empregos diretos serão gerados, além dos 2.358 já existentes. Municípios vizinhos como Rio Negro, Bandeirantes, Camapuã e Rio Verde, que já fornecem mão de obra, também serão beneficiados. Cooperativas ampliam investimentos no estado Jaime Verruck também destacou o pacote de R$ 1,1 bilhão em investimentos anunciados por cooperativas do Paraná, em reunião realizada pela Ocepar em Cascavel. O interesse no Mato Grosso do Sul é impulsionado pelo Procoop (Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo), que visa fomentar o setor no estado. O governador Eduardo Riedel tem reforçado as oportunidades no Mato Grosso do Sul, e o programa Procoop vem cumprindo seu papel ao apoiar o cooperativismo, que desempenha um papel crucial na geração de empregos, diversificação produtiva e agregação de valor à economia local.








