No mês das mulheres, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Dourados, realizará no próximo domingo, 23, a 1ª Corrida e Caminhada da Mulher. O evento contará com 100 inscritas nas modalidades caminhada (3km) e corrida (5km). As participantes receberão uma camiseta exclusiva e medalha pela participação. A concentração será na Praça Antônio João a partir das 06h40min, e contará com um preparador físico. A largada será às 07h, e o percurso passará pela avenida Marcelino Pires, sentido Coronel Ponciano e retorno para a Praça Antônio João. A vereadora Karla Gomes (Podemos) é a presidente da Procuradoria da Mulher, e contou que as vagas para a corrida se esgotaram em duas horas. “Ficamos muito felizes com a repercussão do evento, as inscrições se esgotaram muito rápido, o que indica que estamos no caminho certo. A corrida é feita por mulheres e para mulheres. É uma forma de celebrar o mês da mulher, incentivar a prática de exercícios, promover o autocuidado e reafirmar a luta diária contra a violência doméstica”, afirmou a vereadora. A vereadora e presidente da Câmara, Liandra da Saúde (PSDB), explicou que as inscrições para a corrida foram gratuitas, e para retirar o kit é preciso doar absorventes higiênicos, que serão direcionados a mulheres carentes. “A corrida foi uma iniciativa da Sala Rosa como mais uma forma de celebrar as mulheres, e também aproveitar para arrecadar absorventes higiênicos que serão destinados a mulheres em vulnerabilidade, o que promove dignidade para essas mulheres”, afirma Liandra. No dia da corrida, terá um ponto de coleta para as pessoas que forem prestigiar o evento e quiserem levar absorventes para a doação. O evento contará com a participação de um pelotão só de mulheres da Polícia Militar, e a Agetran fará a segurança durante a corrida. Caminhada Pet FriendlyAs inscritas para a caminhada poderão levar seus animais de estimação, e para que tudo ocorra bem, é importante considerar o porte e a raça do animal, levar água, e saquinho higiênico para recolhimento de fezes. Retirada do kit21/03 (sexta) – 16h às 19h22/03 (sábado) – 10 às 12hLocal: Câmara Municipal de DouradosEndereço: Av. Marcelino Pires, 3495 – Jardim CaramuruRequisito para a retirada: doação de absorventes higiênicos.
Governo de Mato Grosso do Sul avança na área da saúde em 2024 com investimento de R$ 2,3 bilhões
No compromisso de oferecer uma saúde pública de qualidade, o Governo de Mato Grosso do Sul destinou R$ 2,3 bilhões para ações e serviços de saúde no ano de 2024. A aplicação dos recursos, a maior parte deles (86,79%) oriundos do próprio Estado, foi apresentada terça-feira (18) em audiência pública de prestação de contas na Assembleia Legislativa. Operacionalizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), a saúde estadual contou com investimentos diversos em áreas como construção e reforma de hospitais, aquisição de equipamentos e insumos médiso, além da contratação de novos profissionais. Os dados constam todos no balanço do 3º quadrimestre (setembro a dezembro) de 2024. Durante a audiência, o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou os avanços obtidos na saúde pública sul-mato-grossense com a realização de ações diversas, como a finalização do Hospital Regional de Dourados e reformas de unidades de saúde no interior do Estado, garantindo o acesso a tratamentos de qualidade e melhor atendimento à população. “Os investimentos foram distribuídos por diferentes áreas, incluindo a Atenção Primária, com reformas nas unidades básicas de saúde, além de veículos e ambulâncias para o enfrentamento das arboviroses, facilitando o transporte de pacientes e o controle dos vetores”, afirmou o secretário. Ele também ressaltou os avanços no Hospital Regional na Capital – que passou a ser administrado diretamente pelo governo estadual em 2024 -, a ampliação dos serviços no Hospital Regional em Três Lagoas e o trabalho para lançar um PPP na saúde. De acordo com o gerente de Instrumentos de Planejamento para Gestão do SUS da SES, Waldeir Sanches, houve um aumento significativo nos investimentos na área de saúde pública em comparação com 2023, com diversos projetos estão em andamento, abrangendo desde a atenção primária até a assistência especializada nos hospitais. “Entre os investimentos de destaque, estão a construção do Hospital Regional de Dourados e a ampliação do Hospital Regional de Campo Grande, iniciativas fundamentais para o fortalecimento da saúde no Estado, refletindo o compromisso da Secretaria de Estado de Saúde com a qualidade de vida da população sul-mato-grossense”, enfatizou o gerente de planejamento. Mais Saúde, Menos Fila A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, também fez um balanço positivo do programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’, que na sua totalidade já ultrapassou 60 mil procedimentos realizados, com destaque para os avanços de 2024. “Neste ano superamos 20 mil cirurgias e mais de 20 mil exames, e estamos nos aproximando da conclusão da segunda fase, prevista para abril. Em seguida, daremos início à terceira fase do projeto, com a expansão para novas áreas de atuação, além de novos estabelecimentos que se juntarão a nós para a execução dos procedimentos cirúrgicos”. Benetasso completa ainda que existe um trabalho para que seja ampliado o número de exames com fins de diagnósticos. “Estamos buscando sempre melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde à população”, afirmou. Na área de Atenção Primária a Saúde, o programa Saúde na Escola, parceria entre SES e SED (Secretaria de Estado de Educação), tem contribuído significativamente para a melhoria de indicadores de saúde, seguindo a premissa da gestão estadual da transversalidade. Para a superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES, Karine Cavalcante, o programa é uma excelente oportunidade para os profissionais de saúde interagirem diretamente com os alunos, que, por sua vez, disseminam os conhecimentos adquiridos para suas famílias, ampliando o impacto das ações de saúde. “A promoção da saúde não apenas melhora a qualidade de vida da comunidade, mas também gera um impacto positivo em indicadores essenciais de saúde. No ano passado, todos os 79 municípios do Estado aderiram ao programa Saúde na Escola, com mais de 900 escolas participantes, que receberam apoio das secretarias municipais de Saúde. Ao todo, foram realizados mais de 300 mil atendimentos”, destacou Karine. Já o presidente da Comissão de Saúde da Alems, deputado estadual Lucas de Lima, enfatizou a importância da fiscalização dos recursos e ações na saúde. “Acredito que a Secretaria de Estado de Saúde tem realizado um trabalho excepcional, em parceria com o governador Eduardo Riedel. Aqui tivemos a oportunidade de acompanhar os investimentos na saúde ao longo de 2024”, destacou o parlamentar. Segundo o relatório apresentado, o Governo do Estado empenhou R$ 1,031 bilhão no terceiro quadrimestre de 2024, dos quais R$ 1,011 bilhão foram liquidados e R$ 1,002 bilhão já pagos. Esse último valor representa alta de R$ 32 milhões sobre os R$ 970,78 milhões aplicados na saúde, comparado ao terceiro quadrimestre de 2023. Na comparação com os recursos aplicados durante todo o ano de 2023, quando foram pagos R$ 2,2 bilhões (2.211.238.440,14), a alta em 2024 é ainda maior com R$ 2,3 bilhões (R$ 2.385.392.469,85) investidos na saúde pública de Mato Grosso do Sul. Investimentos em infraestrutura A política de regionalização da saúde segue firme com a construção do Hospital Regional de Dourados e Centros de Diagnóstico e Especialidades Médicas. A inauguração do complexo hospitalar está prevista para o primeiro semestre de 2025 e vai beneficiar uma população de cerca de 900 mil pessoas, abrangendo 33 municípios. Além disso, o Governo de Mato Grosso do Sul está promovendo reformas e ampliação no HRMS e Lacen MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, além da ampliação das enfermarias do Hospital Regional de Ponta Porã e da reforma do hemocentro de Dourados. Helton Davis e Kamila Ratier, Comunicação SES
Com R$ 850 milhões comercializados no ano passado, Ceasa-MS reafirma importância na economia local
A importância da Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) como polo de abastecimento do comércio sul-mato-grossense, oferecendo o que há de melhor em frutas, verduras e legumes, cresce a cada ano. Isso é evidenciado pelos dados da Divisão de Mercado e Abastecimento (Dimer) da Ceasa. Os permissionários e produtores rurais que atuam ali comercializaram 216 mil toneladas (216.885.719 kg) de hortifrutigranjeiros em 2024, um aumento de 3,1% em comparação ao volume comercializado em 2023, quando foram fornecidas 210 mil toneladas de alimentos (210.326.423 kg) pelas Centrais de Abastecimento em Campo Grande. Em valor de mercado, os números são ainda mais expressivos. Os empresários da Ceasa/MS comercializaram cerca de R$ 850 milhões (R$ 850.464.453,64) em produtos no ano de 2024, um salto de aproximadamente 12,16% em relação ao ano anterior. Cabe ressaltar que este é o valor de entrada dos produtos na Ceasa/MS. Riqueza da nossa terra Por trás de números tão impressionantes está a produção que chega da zona rural de Campo Grande e, mais especialmente, dos municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Sidrolândia, que em 2023 já ocupava o segundo lugar no ranking das maiores fornecedoras de mercadorias para a Ceasa, agora é o município que mais forneceu hortifrutigranjeiros para as Centrais. Foram 6 mil toneladas de alimentos (6.733.135 kg), o equivalente a 23,57% de toda a produção interna que abastece a Ceasa/MS. O município se destaca, principalmente, no fornecimento de mandioca de mesa, um dos tubérculos mais consumidos no Brasil. Logo em seguida está Terenos, polo imbatível no fornecimento de ovos para a Ceasa. Em 2024, o município, a apenas 31 km de Campo Grande, forneceu 6,5 mil toneladas (6.594.725 kg) de hortifrutigranjeiros para as Centrais. Jaraguari (3.812.526 kg), Campo Grande (2.919.629 kg) e Nova Andradina (1.348.970 kg) completam o ranking das maiores cidades fornecedoras de produtos para a Ceasa em Mato Grosso do Sul. O que vem de fora Já entre os estados brasileiros, São Paulo se mantém como o maior fornecedor de mercadorias para a Ceasa/MS, com 64 mil toneladas (64.011.903 kg) de frutas, verduras e legumes. Em seguida está Minas Gerais, com 32 mil toneladas (32.294.442 kg). Mato Grosso do Sul, que até 2023 estava em quarto lugar entre os maiores fornecedores de produtos para as Centrais, agora é o terceiro maior estado fornecedor de hortifrutigranjeiros para a Ceasa/MS. Foram 28,5 mil toneladas (28.567.470 kg) de produtos comercializados na Ceasa/MS no ano passado, o equivalente a 13,17% de toda a mercadoria ofertada nas Centrais ao longo do ano. Para o diretor-presidente da Ceasa/MS, Daniel Mamédio, números tão expressivos são uma prova do potencial que Mato Grosso do Sul tem como produtor de alimentos para todo o Brasil. “Nós, enquanto Ceasa, recebemos com bastante otimismo esse aumento no volume de hortifrutigranjeiros comercializados em 2024, principalmente, em relação à participação de Mato Grosso do Sul. Estes números animadores são o reflexo do trabalho dos produtores rurais que, diariamente, se empenham para cultivar os melhores produtos. Eles sempre vão poder contar com a Ceasa como ponto de escoamento dessa produção”, comenta Mamédio. Comunicação Ceasa-MS
Polêmica Internacional: Político Francês Pede a Devolução da Estátua da Liberdade
O eurodeputado francês Raphaël Glucksmann, líder do partido de centro-esquerda Place Publique, gerou polêmica internacional ao sugerir que os Estados Unidos deveriam devolver a Estátua da Liberdade à França. Em um discurso em Paris no domingo, 16 de março de 2025, Glucksmann acusou a América de Donald Trump de abandonar os valores de liberdade e democracia que o monumento simboliza, citando políticas de imigração e cortes em pesquisas. Ele declarou que a França deveria dizer aos americanos: “Devolvam-nos a Estátua da Liberdade. Foi nosso presente, mas vocês a desprezam.” Resposta Firme da Casa Branca A resposta da Casa Branca foi rápida e incisiva. Na segunda-feira, 17 de março, a secretária de imprensa Karoline Leavitt rejeitou a proposta com veemência. Leavitt retrucou, referindo-se ao papel dos EUA na Segunda Guerra Mundial: “Meu conselho a esse político francês de baixo nível é lembrá-lo de que é graças aos Estados Unidos que os franceses não falam alemão hoje. Eles deveriam ser muito gratos ao nosso grande país.” A declaração remete ao envolvimento decisivo dos EUA na libertação da França das tropas nazistas, notavelmente durante o Dia D em 1944.
Hungria Aprova Lei que Proíbe Marchas do Orgulho Gay em Espaços Públicos
Em 18 de março de 2025, o Parlamento da Hungria aprovou uma lei que proíbe a realização de marchas do Orgulho Gay em espaços públicos, intensificando as restrições contra a comunidade LGBTQ+ no país. Com 136 votos a favor e 27 contra, a medida foi proposta pelo partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro Viktor Orbán, e contou com o apoio dos Democratas-Cristãos, parceiros minoritários da coalizão governista, além de partidos como Jobbik e Mi Hazánk. A legislação, aprovada em um processo acelerado após ser apresentada na véspera, também autoriza o uso de softwares de reconhecimento facial para identificar participantes de eventos que violem a nova regra, ampliando o controle estatal sobre manifestações. Ver no Threads A lei altera a regulamentação sobre o direito de reunião, classificando eventos como o Budapest Pride — programado para 28 de junho de 2025, em seu 30º aniversário — como infrações à legislação de “proteção à criança” de 2021. Essa norma proíbe a “representação ou promoção” da homossexualidade para menores de 18 anos, abrangendo desde conteúdos na mídia até atos públicos. Participar ou organizar tais eventos agora pode resultar em multas de até 200 mil forints (cerca de 500 euros), com os valores arrecadados destinados a programas de “proteção infantil”. Durante a votação, deputados do partido Momentum, de oposição, protestaram acendendo bombas de fumaça coloridas no plenário, em um gesto simbólico contra o que chamaram de “fascistização” da sociedade húngara. O governo de Orbán justificou a medida como uma defesa dos valores cristãos e da infância, alinhando-se à Constituição húngara, que prioriza a “identidade correspondente ao sexo de nascimento” e a educação baseada na cultura tradicional. Em fevereiro, o premiê já havia sinalizado a intenção de proibir o Orgulho de Budapeste, que atrai milhares de pessoas anualmente. Enquanto isso, os organizadores do evento acusaram o Fidesz de usar a comunidade LGBTQ+ como “bode expiatório” para desviar a atenção de problemas econômicos, como a inflação, e silenciar críticas ao governo, que enfrenta eleições em 2026. A decisão gerou reações imediatas. Milhares de manifestantes tomaram as ruas de Budapeste na noite da aprovação, bloqueando pontes e exigindo a revogação da lei. A comissária europeia para Igualdade, Hadja Lahbib, declarou à Euronews que a medida viola liberdades fundamentais de expressão e reunião, valores centrais da União Europeia. Apesar disso, o presidente húngaro, Tamás Sulyok, sancionou a legislação em 19 de março, consolidando a proibição. A Hungria, que já enfrenta processos da Comissão Europeia por leis anti-LGBTQ+ desde 2021, pode agora ampliar o uso de tecnologias de vigilância contra outros protestos, segundo alertas de grupos como a Háttér Society.
Israel Intensifica Bombardeios no Oriente Médio com Apoio de Trump, Enquanto EUA Atacam alvos no Iêmen
No dia 18 de março de 2025, Israel lançou uma série de ataques aéreos coordenados contra alvos no Líbano, na Síria e na Faixa de Gaza, com respaldo declarado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Simultaneamente, forças americanas conduziram uma operação militar no Iêmen, eliminando líderes de grupos como o Estado Islâmico (ISIS), os Houthis e supostos afiliados do Hamas, em uma escalada significativa das tensões no Oriente Médio. Os eventos, confirmados por fontes militares de ambos os países, refletem uma abordagem conjunta para neutralizar ameaças percebidas na região, em meio a um conflito que já se estende por múltiplas frentes. No Líbano, a Força Aérea Israelense (IAF) atingiu posições do Hezbollah em Beirute e no sul do país, visando depósitos de armas e infraestrutura militar. O Ministério da Saúde libanês reportou pelo menos 15 mortos e 62 feridos, enquanto a IDF justificou os ataques como uma resposta a disparos de foguetes contra o norte de Israel. Na Síria, bombardeios israelenses focaram em instalações próximas a Damasco e na fronteira libanesa, matando cinco pessoas, incluindo dois membros da Guarda Revolucionária Iraniana, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos. Em Gaza, a operação visou túneis e esconderijos do Hamas, resultando em 12 mortes, conforme o Ministério da Saúde local, após o grupo recusar novas negociações para libertar reféns. Enquanto isso, os Estados Unidos executaram ataques aéreos no Iêmen, utilizando bombardeiros B-2 Spirit e drones Reaper contra alvos em Sanaa e Saada, controladas pelos Houthis. O Pentágono confirmou a morte de pelo menos três líderes Houthis, dois do ISIS e um suposto operativo do Hamas, que estaria coordenando atividades entre os grupos. A operação, que deixou 19 civis mortos e 20 feridos segundo o Ministério da Saúde Houthi, foi ordenada por Trump como parte de uma campanha para restaurar a “liberdade de navegação” no Mar Vermelho, após ataques Houthis a navios comerciais. O presidente americano declarou no Truth Social que “o inferno cairá sobre qualquer um que ameace os EUA”, alertando o Irã, principal apoiador dos Houthis, para cessar seu suporte ao grupo. O apoio explícito de Trump a Israel foi reiterado em uma ligação com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu no mesmo dia, na qual ele teria endossado a intensificação das operações contra o “Eixo da Resistência” — formado por Hamas, Hezbollah, Houthis e milícias apoiadas pelo Irã na Síria. A Casa Branca confirmou que os EUA forneceram inteligência e assistência logística aos ataques israelenses, além de suspender restrições anteriores ao envio de bombas guiadas, uma medida herdada do governo Biden. O Irã respondeu com advertências de retaliação, com o general Hossein Salami prometendo uma “resposta dolorosa” caso os ataques persistam.
Economia de MS vive novo ciclo de maturidade aliando desenvolvimento e sustentabilidade
Apostando em um portfólio de investimentos cada vez mais naturais, ações integradas de desenvolvimento e sustentabilidade, Mato Grosso do Sul vive um ciclo econômico de maturidade. A afirmação foi feita pelo secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, durante palestra especial na terça-feira (18) no Café com Negócios, que deu início à sua temporada 2025, no Bosque Expo, em Campo Grande. Com o tema “O Futuro em Movimento”, o evento foi realizado no formato Talks e trouxe uma programação estratégica para empresários sobre o desenvolvimento econômico e as oportunidades de negócios para Mato Grosso do Sul. Para apresentar o “tal do MS” e suas inúmeras oportunidades de negócios que se descortinam, Falcette trouxe dados do Estado mostrando sua força na economia e o reconhecimento nacional. Além disso, discorreu sobre as políticas públicas para atração de empresas, perspectivas de investimentos, programas de incentivos, projetos de logística, Rota Bioceânica e os desafios do futuro. Durante sua apresentação, Falcette salientou que o Estado conseguiu criar um ambiente positivo para negócios, aliando desenvolvimento e sustentabilidade, tendo um dos biomas mais preservados do mundo. “A economia é feita de ciclos, e a gente olha sempre para a atividade econômica e percebe que está vivendo um ciclo muito importante, que diferente dos ciclos econômicos do passado, não é mais extrativista. Nós passamos por um momento de maturidade da sociedade que entende que ela tem que, no escopo daquilo que está disposta a produzir e gerar de riqueza, precisa olhar para outras coisas que não se sejam somente à produção”, destacou. Por isso ele reforça que as ações que o Governo realiza, permitem que as empresas sejam competitivas e tenham rentabilidade. “Nosso conjunto de ativos naturais é muito rico. E como todo ativo, precisa de manutenção, de cuidado, porque senão ele deprecia a ponto de perder valor. Por isso temos que entender que, de alguma forma, quando dizemos que a agenda do carbono tem a discussão de repartição de benefícios, isso é um conceito legal. Mas é isso, como é que a gente vai, de agora em diante, dentro do nosso portfólio de investimentos, retornar algo para esse ativo natural também. Não só para a exploração dele. Então, é uma mudança de mentalidade, o mundo inteiro está passando por isso, mas eu acho que a gente aprendeu essa lição”, complementou. Outro fator de competitividade muito importante do Estado, segundo Falcette, é a logística. “O MS antigamente parecia um lugar no canto do Brasil. E quando a gente pega um Google e tira um Zoom, a gente vê que esse lugar no canto do Brasil, é na verdade, o centro da América do Sul”, frisou. Investimentos O secretário ainda conversou com os participantes dando dicas sobre os segmentos e cidades onde as oportunidades de negócios estão surgindo. “Acredito que as oportunidades estão principalmente na Costa Leste, neste momento. Para todos os tipos de serviços e grande demanda por mão de obra”, pontuou, lembrando dos investimentos maciços das grandes indústrias de celulose na região. Falcette falou também de meio ambiente e integração econômica e citou o exemplo de Bonito. “Só o que a gente investiu no último ano em Bonito em estudo e pesquisa é quase 50% do que é o orçamento do meio ambiente da área. Eu acho que desenvolvimento passa muito por isso. Olhar as atividades econômicas mais sustentáveis, como a nossa indústria de bioenergia, que está totalmente alinhada com essa discussão. O entendimento disso aliado à instituição que começa a ser consolidada no nosso Estado vai permitir, sem dúvida, nos próximos anos, uma quantidade imensa de oportunidades”, concluiu. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Prefeitura buscará Parceria Público-Privada para revitalizar praças e parques
O prefeito Marçal Filho anunciou nesta quarta-feira (19) que buscará Parceria Público-Privada (PPP) para viabilizar a revitalização de praças e parques de Dourados. Em outra frente, o prefeito também vai procurar os deputados federais e senadores em busca de emendas ao Orçamento Geral da União (OGU), além de emendas de deputados estaduais para investimentos específicos nas áreas de lazer e esportes da cidade. A declaração foi feita durante visita ao Centro Poliesportivo (Ceper) do BNH 2º Plano, onde se reuniu com representantes da comunidade e ouviu as reivindicações dos moradores. O encontro contou com a presença dos secretários Fábio Luís (Planejamento) e Jorge de Lúcia (Obras), além da vereadora e presidente da Câmara Municipal, Liandra Brambilla. Durante a reunião, Marçal Filho explicou que sua equipe já trabalha na elaboração de um projeto de lei para regulamentar as Parcerias Público-Privadas na revitalização de espaços públicos. A proposta permitirá que empresas invistam na requalificação de áreas de lazer em troca da exposição de suas marcas nesses locais. “A cidade tem muitas áreas disponíveis, mas poucos são os espaços adequados, já que as estruturas estão danificadas e depredadas”, pontuou. “Vamos buscar recursos junto à bancada federal, estadual e, principalmente, por meio de parcerias com a iniciativa privada”, afirmou o prefeito. Além das PPPs, Marçal Filho anunciou que já há R$ 40 milhões em emendas parlamentares destinados à revitalização do Parque Arnulpho Fioravante, localizado nos fundos do terminal rodoviário. O prefeito destacou que essa é apenas uma das iniciativas para recuperar as áreas de lazer da cidade. “Queremos que os espaços públicos sejam bem cuidados”, ressaltou. “Saúde e educação são essenciais, mas as pessoas também precisam de locais adequados para lazer e prática esportiva”, continuou. “É fundamental oferecer estrutura de qualidade para às famílias douradenses, proporcionando bem-estar e conforto no uso de espaços públicos”, ressaltou. Com pouco mais de dois meses à frente da administração municipal, Marçal Filho reconheceu os desafios que tem enfrentado, como infraestrutura precária em postos de saúde e escolas, além das ruas esburacadas. No entanto, reforçou que está determinado a buscar recursos para mudar essa realidade. “Não estou aqui para brincadeira”, afirmou. “Quero fazer valer a pena o meu mandato”, exclamou. “Na próxima semana, estarei em Brasília em busca de mais investimentos e estou sentindo que a autoestima da população está sendo recuperada, pois as pessoas já começam a perceber as melhorias acontecendo”, destacou o prefeito. O presidente da Associação de Moradores do BNH 2º Plano, Dalmo Zeviane, acompanhou a visita e pontuou a necessidade urgente de revitalização do Ceper. Ele destacou que o local está deteriorado há anos, com quadras esportivas, parquinho e banheiros em condições precárias. Além disso, cobrou melhorias na segurança da região. Com o compromisso da gestão municipal em buscar investimentos e estabelecer parcerias, a expectativa é que os espaços públicos de Dourados sejam transformados em áreas de lazer mais seguras e bem estruturadas para a população. CONCEITO DE PPP A Parceria Público-Privada (PPP) é um modelo de cooperação entre o setor público e a iniciativa privada para viabilizar a execução de projetos e serviços que, por questões financeiras ou operacionais, seriam de difícil realização exclusivamente pelo poder público. Essa modalidade de parceria é regulamentada no Brasil pela Lei nº 11.079/2004, que estabelece regras para concessões administrativas e patrocinadas. No âmbito municipal, as PPPs desempenham um papel fundamental na modernização da infraestrutura urbana, permitindo que prefeituras contem com investimentos privados para a construção, revitalização e manutenção de espaços públicos, como praças, parques, escolas, unidades de saúde e mobilidade urbana. Em contrapartida, as empresas investidoras podem obter retorno financeiro por meio da exploração de serviços, publicidade ou incentivos fiscais.
Prefeitura lança Festa da Páscoa com 4 dias de duração, shows e pesca no lago
O prefeito Marçal Filho lançou na manhã desta quarta-feira a 1ª Festa da Páscoa de Dourados, um megaevento que vai acontecer no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, com quatro dias de duração. A festa começa no dia 17 de abril, uma quinta-feira, e termina dia 20, domingo de Páscoa, data que também é véspera do feriado de Tiradentes, com uma estrutura gigantesca para abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, Praça de Artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. Tudo com muita segurança para as famílias, comodidade, diversão e, o melhor: entrada franca todos os dias. O lago do Parque Antenor Martins vai receber toneladas de peixes e a pesca estará liberada durante os 4 dias de Festa da Páscoa. As apresentações culturais e shows começam já na quinta-feira e a determinação do prefeito Marçal Filho é valorizar os artistas locais e promover as entidades culturais que atuam em Dourados. No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson e as atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil e o sorteio de milhares de ovos de páscoa entre as crianças. Durante os 4 dias de festa, o DJ Vini Araújo animará o público com uma playlist que será preparada exclusivamente para o evento e que terá como destaque ao final de cada noite os clássicos flashback com o melhor dos anos 80, 90 e 2000 da música nacional e internacional. A 1ª Festa da Páscoa vai compor o Calendário Oficial de Eventos de Dourados e o desafio será realizar nos anos seguintes uma edição cada vez melhor que a anterior, fazendo a cidade respirar cultura, lazer e entretenimento. A 1ª Festa da Páscoa será realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. Na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito Marçal Filho esteve no Parque Antenor Martins e fez uma live lançando a Festa da Páscoa. “Nós estamos aqui hoje para anunciar a 1ª Festa da Páscoa de Dourados e tenho certeza que vai se tornar tradição”, enfatizou. “Nós vamos sortear ovos de Páscoa, promover gincanas, realizar simultaneamente a 1ª Corrida da Páscoa, com uma prova de 5 quilômetros com saída e chegada no Parque Antenor Martins”, antecipou. Além da corrida, a Fundação de Esportes de Dourados (Funed) vai realizar torneios de futsal e de beach tênis, recreações, pintura facial para crianças, entre outras atividades. “O prefeito Marçal Filho determinou que a Funed desenvolvesse uma programação voltada para o lazer e o esporte das nossas crianças e adolescentes e estaremos concentrando todos os esforços para levar os melhores atrativos às famílias durante a Festa da Páscoa”, enfatiza Salim Raidan Neto, diretor-presidente da Funed. O secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Cezar Alvaro Pontim, explicou que a soltura de peixe acontece na quarta-feira (16) para iniciar a pesca na quinta-feira (17). “Além da pescaria gratuita, também haverá comércio de peixe produzido pelos piscicultores da agricultura familiar e do projeto Renascer Peixe”, antecipou o secretário. “Estamos fazendo um chamamento público para quem pretende comercializar seus produtos no interior do Parque Antenor Martins e todas as pessoas da praça de alimentação, das feiras livres vão poder se cadastrar na Secretaria da Agricultura Familiar”, explicou Bruno Pontim. As regras para a pescaria no parque durante os dias de evento serão divulgadas em breve pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. As datas e as demais atrações musicais que vão compor a programação da Festa da Páscoa serão anunciadas nos próximos dias pelas secretarias municipais que estão a frente da organização.








