A Prefeitura de Dourados firmou um convênio de R$ 270 mil para apoiar as atividades da Guarda Mirim em 2025. A documentação foi oficializada na manhã desta sexta-feira (21) pelo prefeito Marçal Filho, que esteve acompanhado por representantes da instituição, inclusive o presidente João Frazão, pelo vice-governador José Carlos Barbosa, pela presidente da Câmara Municipal, Liandra Brambilla, os vereadores Edson Souza, Márcio Pudim, Pedro Pepa e representantes da Guarda Municipal de Dourados. A importância da instituição que leva atividades diversas para adolescentes foi destacada pelo prefeito Marçal Filho. Ele disse se sentir satisfeito com o encaminhamento da verba em razão da contribuição da Guarda Mirim com as famílias douradenses, com incentivo a atividades físicas, interação, valores sociais e formação da cidadania. Atualmente a Guarda Mirim atende cerca de 120 adolescentes no contraturno escolar e está situada no Jardim João Paulo II. “Essa entidade atua fortemente com nossas crianças e adolescentes e junto com a minhas equipe eu já vinha trabalhando para poder anunciar esse apoio financeiro via prefeitura”, afirmou o prefeito. “Hoje fico muito feliz com esse momento, sabendo que o trabalho incentiva o esporte, ensina sobre cidadania, hierarquia e com certeza impacta positivamente no desenvolvimento destes jovens”, destacou. O vice-governador José Carlos Barbosa destacou a formalização do convênio como um grande apoio para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e deixou sugestões para agregar ao trabalho desenvolvido. “Este é um momento muito especial, principalmente para nossos meninos e meninas que participam da Mirim e ali estão em ações que incentivam a formação de caráter saudável e penso que esse projeto pode ser aprimorado com cursos de informática, línguas, entre outros”, apontou. O presidente da Guarda Mirim, João Frazão, se disse emocionado com o momento, enalteceu a iniciativa do prefeito Marçal Filho. Ele destacou que sem o suporte do município não seria possível dar continuidade às atividades e trabalhar com a comunidade. “Eu fico emocionado e não é só por mim, é por saber que poderemos seguir com o trabalho com esses adolescentes, pois sem esse convênio não conseguiríamos”, afirmou. “O prefeito Marçal Filho conhece o nosso trabalho e tem essa percepção enquanto gestor, mas também enquanto douradense e enquanto pai, enfim, só temos a agradecer e continuar atuando pela nossa comunidade”, enfatizou.
Liandra pede melhorias para a Sitioca Ouro Fino e Travessão do Castelo
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou um pedido de indicação solicitando o patrolamento e cascalhamento das ruas da Sitioca Ouro Fino e do Travessão do Castelo. As solicitações têm como objetivo melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança para os moradores e usuários dessas localidades. Segundo a vereadora, as vias dessas regiões encontram-se em más condições devido às chuvas e ao desgaste natural, dificultando o acesso de veículos e causando transtornos aos moradores e transeuntes. “A Sitioca Ouro Fino enfrenta sérios problemas de trafegabilidade devido às más condições das vias, que se agravam especialmente em períodos chuvosos. A falta de manutenção adequada tem causado transtornos aos moradores, dificultando o acesso de veículos, enfrentado dificuldades diárias para se deslocarem”, diz Liandra. Travessão do CasteloO Travessão do Castelo é uma via utilizada pela população, que dá acesso direto ao anel viário de Dourados e ainda não possui pavimentação asfáltica. É um dos principais acessos de empresas e moradores dos bairros próximos. “Sabemos da importância dessa estrada para a economia local e para o dia a dia dos moradores. Por isso, solicitamos essa intervenção urgente por parte do poder executivo”, reforçou a vereadora.O patrolamento e o cascalhamento são medidas fundamentais para a conservação de estradas não pavimentadas, ajudando a evitar atoleiros e acidentes, além de preservar os veículos que trafegam por essas vias.
Aberta inscrições para seleção de artistas para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre na terça-feira (25) as inscrições para a seleção de artistas locais que desejam se apresentar na 1ª Festa da Páscoa. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. As inscrições estarão abertas até o dia 1º de abril e podem ser realizadas através do preenchimento do formulário disponível no link – clique aqui. A iniciativa busca valorizar os talentos locais e promover entidades culturais que atuam na cidade, conforme determinação do prefeito Marçal Filho. A programação da Festa da Páscoa contará com diversas atrações culturais e shows musicais, iniciando na quinta-feira (17). O ponto alto do evento será no sábado (19), com a apresentação da dupla sertaneja Jads & Jadson. No domingo (20), as atividades serão voltadas para o público infantil, incluindo apresentações especiais e o sorteio de ovos de páscoa para as crianças. Além das atrações artísticas, o evento também oferecerá momentos de lazer para a população, incluindo a tradicional pesca no lago do Parque. A Festa da Páscoa passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Dourados, com a proposta de ser aprimorada a cada edição. A realização da festividade é uma parceria entre a Prefeitura de Dourados, empresas locais e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. A expectativa é que a celebração se torne um marco cultural e de entretenimento para a cidade, incentivando a participação da comunidade e fortalecendo o cenário artístico local.
Prefeitura inicia cascalhamento em vias nunca atendidas na Reserva Indígena
A Prefeitura de Dourados deu início ao patrolamento e cascalhamento de vias nunca antes reparadas na Reserva Indígena. Os trabalhos começaram pela Aldeia Jaguapiru e vão se estender para a Bororó, beneficiando moradores de regiões mais afastadas que, em períodos de chuva, enfrentam dificuldades de locomoção e de recebimento de serviços públicos. Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Marçal Filho esteve na Aldeia Jaguapiru para acompanhar as ações de recuperação das estradas. Ele foi acompanhado pela coordenadora especial de Assuntos Indígenas, Sandra Rossati Medina, que destacou a importância do serviço. “É a primeira vez que a administração municipal leva cascalhamento para vias que não são consideradas principais dentro da Reserva”, afirmou. “Esse é um momento histórico”, enfatizou. Segundo Sandra, as obras costumavam se concentrar apenas nas ruas utilizadas pelo transporte escolar. Agora, com a ampliação do serviço, mais famílias terão acesso facilitado a serviços públicos essenciais. “Para nós ficou bom, porque está chegando a famílias que moram em regiões mais distantes e isso facilita que os serviços públicos cheguem com mais facilidade até elas”, ressaltou. A primeira etapa do trabalho envolve a abertura e alargamento das vias, preparando-a para receber o cascalhamento. O professor indígena Jerry Skee acompanhou o prefeito e destacou a relevância da iniciativa para as comunidades Guarani, Caiuá e Terena. “O cascalhamento em vias secundárias facilitará, inclusive, a chegada de caminhões-pipa para levar água potável a essas famílias. Isso traz mais dignidade para todos nós”, afirmou. O prefeito Marçal Filho reforçou o compromisso da administração municipal com a população indígena. “Os indígenas são cidadãos douradenses e a prefeitura tem que levar serviços para todos, seja na área central, nos bairros ou na Reserva Indígena”, argumentou. “Nosso trabalho de patrolamento e cascalhamento busca melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dessas famílias”, declarou. Os trabalhos estão em fase inicial e continuarão avançando para outras vias principais e secundárias da Reserva Indígena de Dourados, garantindo melhores condições de tráfego e acesso aos moradores.
Zé Teixeira exalta projeto de atenção na saúde primária em MS em parceria com a Fiocruz
O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), destacou os avanços na saúde pública de Dourados. “Uso essa tribuna hoje para falar de um projeto fantástico que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está implantando na saúde primária no Estado de Mato Grosso do Sul. Em Dourados já conta com quatro postos de saúde. Agradeço ao deputado federal Vander Loubet [PT], que viabilizou recursos à Fiocruz para repassar para a implantação desse projeto”, explicou. “É necessária a produtividade, atenção e formação de profissional para a atenção básica de saúde, inclusive com estágio de médico no primeiro e segundo ano, e odontólogos. O projeto é um investimento do Governo Federal por meio da Educação e da Saúde, sem custo para a gestão estadual. Lá em Dourados, são 136 pessoas envolvidas no trabalho em quatro postos de saúde. E uma grande amiga minha comanda esse projeto, Dinanci Ranzi”, detalhou. Zé Teixeira frisou que é necessário melhorar os atendimentos nas unidades de saúde. “Todo município que quiser engajar nesse projeto, além de constituir uma economia, contará com atendimento diferenciado. Eu analiso no setor público a diferença no tratamento entre as pessoas concursadas e as contratadas. O contratado tem um tratamento diferenciado, porque sabe que se não exercer a função corretamente, não for dedicado, prestativo, não tiver uma qualificação, será dispensado. Já o concursado, sem críticas, porque em todos os setores tem pessoas decentes e honestas, algumas não se enquadram naquilo que pede o edital do concurso público”, considerou o parlamentar. “Os governantes devem ter mais eficiência na gestão pública. Se houver uma pessoa para fazer um exame de sangue nos postos de saúde, já é coletado ali, e não marcar o exame para trinta dias depois, se for um câncer, pode ser que não haja mais o que fazer. Aproveito para agradecer aos deputados que destinaram recursos de emendas para a aquisição de um aparelho diagnóstico de câncer para o hospital de Dourados. Eu tenho uma atuação muito forte na saúde. O Sistema Único de Saúde [SUS] é um direito nosso, e dever do Estado”, concluiu o deputado Zé Teixeira. Christiane Mesquita
Inspetor Cabral e Guarda Municipal avançam na estruturação operacional da Patrulha Maria da Penha
O vereador Inspetor Cabral (PSD) se reuniu, na última quarta-feira (19), com o comando da Guarda Municipal de Dourados (GMD) para definir os detalhes técnicos e logísticos da Patrulha Maria da Penha, que tem como objetivo reforçar a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Durante o encontro, que aconteceu na Câmara Municipal de Dourados com a presença do comandante da GMD, Jamil da Costa Matos, do subcomandante Israel Paulo Moisés de Oliveira e do diretor de operações Orlean Catellan, ficou estabelecido que caberá exclusivamente à Guarda Municipal definir e gerenciar aspectos como a escala de serviço, a quantidade de efetivo e viaturas destinadas ao projeto e a possibilidade de um canal de atendimento exclusivo para acompanhar as medidas protetivas. Os representantes da Guarda Municipal reafirmaram o compromisso da corporação em estruturar a patrulha de forma estratégica e eficiente. Projeto de Lei A Patrulha Maria da Penha é um projeto de lei inicialmente protocolado na Câmara pelo vereador Inspetor Cabral, no dia 28 de fevereiro de 2025, e posteriormente ajustado em parceria com o Executivo Municipal. A proposta foi aprimorada para garantir maior eficiência e será apresentada para apreciação dos vereadores. O projeto prevê a capacitação de guardas municipais para atuar na prevenção, monitoramento e acompanhamento das vítimas com medidas protetivas. Com a Guarda Municipal sendo a responsável pela execução do projeto, a expectativa é que a patrulha funcione de maneira integrada com outros órgãos da rede de proteção às mulheres. “Nosso compromisso é estruturar um serviço eficiente, que garanta o cumprimento das medidas protetivas e ofereça suporte às vítimas de violência doméstica. A Guarda Municipal terá um papel fundamental na operacionalização da patrulha, o que garante mais agilidade e segurança para as mulheres de Dourados”, destacou Inspetor Cabral. A expectativa é que, com a aprovação do projeto, a patrulha passe a atuar de forma integrada com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), fortalecendo ainda mais a rede de proteção. Com a definição da Guarda Municipal como responsável por toda a parte operacional, a Patrulha Maria da Penha avança para sua concretização, trazendo mais segurança e respaldo para as mulheres de Dourados.
Acima da média nacional, MS apresenta 63% de índice de aleitamento materno exclusivo
Mato Grosso do Sul apresenta 63% de índice de aleitamento materno exclusivo, que é a prática de alimentar um bebê apenas com leite materno, sem outros alimentos ou bebidas, nos primeiros seis meses de vida. No mesmo panorama, o Estado apresenta 60% de aleitamento materno complementar, quando a criança recebe alimentos sólidos ou semissólidos em conjunto com o leite materno, de 6 meses a 2 anos de idade. De acordo com o ENANI (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil), a taxa de aleitamento materno exclusivo no Brasil é de 45,8% entre crianças menores de 6 meses. O Brasil estabeleceu a meta, recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de que 70% das crianças sejam amamentadas exclusivamente até 2030. Os indicadores foram divulgados nesta quinta-feira (20), durante o lançamento do XVII ENAM (Encontro Nacional de Aleitamento Materno) e VII Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (VII ENCS), no Auditório do Bioparque Pantanal. Promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) o evento é uma oficina preparatória para encontro nacional que vai acontecer em 2026 e conta com a parceria da IBFAN-Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) e de outras instituições comprometidas com a saúde materno-infantil. A oficina preparatória é uma oportunidade para profissionais de saúde, educadores, assistentes sociais e demais agentes envolvidos no cuidado materno-infantil atualizarem seus conhecimentos sobre práticas de saúde e nutrição para gestantes e crianças. De acordo com a gerente da Rede Alyne com ênfase em Aleitamento materno da SES/MS, Liliane Rodrigues, o encontro aborda temas fundamentais para o desenvolvimento saudável de crianças de zero a dois anos, como o aleitamento materno e a alimentação complementar. Também traz discussões sobre a importância de políticas públicas de apoio à amamentação e as estratégias para combater preconceitos. “Nosso objetivo é capacitar os profissionais de saúde para que possam oferecer um atendimento mais eficaz, disseminando as práticas científicas mais recentes sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável. O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, especialmente nos primeiros anos de vida, e traz benefícios tanto para a criança quanto para a mãe. Este evento proporciona uma excelente oportunidade de atualização e troca de conhecimentos entre os profissionais que atuam na saúde materno-infantil, reforçando a importância da promoção de políticas públicas que garantam o acesso e apoio ao aleitamento materno em nosso estado” Para a Prof.ª Dr.ª da UFMS, Osvaldinete Oliveira, o encontro é uma atualização e qualificação técnico-científica, voltado principalmente para profissionais de saúde, ativistas, estudantes, gestores em saúde pública e toda a rede de apoio que a mulher precisa para conseguir amamentar com sucesso e com tranquilidade. “A importância deste encontro é exatamente melhorarmos os nossos indicadores de aleitamento materno. A partir do momento que você tem uma equipe de saúde qualificada, temos mais chances de promover e defender a amamentação, melhorando os nossos indicadores de saúde materna infantil no estado. O MS tem um histórico importante, inclusive existe uma lei estadual que dispõe sobre o aleitamento materno. Nossos índices estão em torno de 63% de bebês amamentando exclusivamente até 6 meses de idade e 60% de crianças até 2 anos de idade. São índices razoáveis, mas que precisamos ainda aumentar, pelo menos 80%, das crianças sendo amamentadas exclusivamente até 6 meses e de forma continuada até 2 anos”, enfatiza Osvaldinete Oliveira, que também é membro da IBFAN-Brasil e presidente do XVII ENAM e do VII ENCS. Além de capacitar profissionais da área, a SES busca sensibilizar a sociedade para a relevância do aleitamento materno e de uma alimentação saudável na primeira infância, fortalecendo a rede de apoio à saúde de mães e crianças em todo o estado, em alinhamento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que as crianças sejam amamentadas exclusivamente nos primeiros seis meses de vida. Após esse período, deve-se introduzir uma alimentação complementar saudável, adequada e segura. A OMS também recomenda que a amamentação continue até os dois anos de idade ou mais. Rede Alyne Em setembro de 2024, o Governo Federal lançou a Rede Alyne – estratégia de reestruturação da antiga Rede Cegonha, cujo objetivo é reduzir a mortalidade materna em 25%. Além da expansão das ações voltadas para a saúde materno-infantil, o novo programa busca diminuir a mortalidade materna de mulheres negras em 50% até 2027. A iniciativa homenageia a jovem negra Alyne Pimentel, que morreu aos 28 anos, gestante e vítima de negligência médica, em novembro de 2002. Cinco anos depois, a família entrou com uma ação no Comitê pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (Cedaw) da Organização das Nações Unidas (ONU). Quatro anos depois, o comitê emitiu condenação ao Brasil por não prestar atendimento adequado desde o surgimento das complicações, determinou indenização para a família e recomendou políticas para melhoria do atendimento a gestantes pelo serviço público de saúde. O caso de Alyne levou o Brasil a ser o primeiro país condenado por morte materna pelo Sistema Global de Direitos Humanos em todo o mundo. Em 2014, o governo federal indenizou a mãe de Alyne e entregou um certificado que reconhece a responsabilidade do Estado na morte da gestante. Helton Davis, Comunicação SES
Secretaria de Saúde Apoia Municípios de MS na Aquisição de Raios-X Panorâmicos para Modernizar Atendimento Odontológico
Dez cidades de Mato Grosso do Sul estão avançando na modernização de seus serviços odontológicos com a compra de aparelhos de raio-X panorâmico, um investimento viabilizado por recursos do Ministério da Saúde e acompanhado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Cada município recebeu R$ 226.307,00 para adquirir os equipamentos, que prometem diagnósticos mais precisos e um atendimento de maior qualidade à população. A SES tem desempenhado um papel essencial ao orientar os gestores locais no processo de compra, garantindo que o dinheiro seja aplicado de forma eficiente antes do prazo final, estipulado para 15 de abril de 2025. A iniciativa abrange cidades como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, entre outras, e reflete um esforço para fortalecer a saúde bucal no estado. Os aparelhos de raio-X panorâmico permitem uma visão ampla da estrutura dental e facial, facilitando a identificação de problemas como cáries, dentes impactados e lesões ósseas, o que é especialmente valioso em regiões onde o acesso a serviços especializados pode ser limitado. Giovana Buzinaro, coordenadora de Saúde Bucal da SES, enfatizou o compromisso com o projeto: “Estamos monitorando cada etapa para assegurar que esses equipamentos cheguem às mãos dos sul-mato-grossenses, elevando o padrão do cuidado odontológico.” O prazo apertado para a aquisição dos aparelhos coloca pressão sobre as prefeituras, que precisam concluir as compras e prestar contas até meados de abril. Caso os recursos não sejam utilizados, terão de ser devolvidos à União, o que torna o suporte técnico da SES ainda mais crucial. A expectativa é que, com os novos equipamentos instalados, os municípios possam oferecer um serviço mais ágil e confiável, reduzindo a dependência de encaminhamentos para centros maiores e valorizando a infraestrutura local. O investimento é visto como um passo para equipar as unidades de saúde com tecnologia que atenda às necessidades atuais da população.
Bukele Critica México e Sugere Conivência do Crime com o Poder
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, voltou a causar polêmica ao criticar a estratégia de segurança do México em um comentário feito na quinta-feira, 20 de março de 2025, em sua conta no X. Respondendo a um usuário que questionava comparações entre os dois países, Bukele afirmou: “Quando uma organização criminosa cresce sem controle e toma territórios inteiros como o México, é porque tem aliados no poder. A mensagem deles é direta e forte: se um governo não consegue erradicar o crime, é porque o crime já está dentro do governo!” Ele sugeriu que os cartéis mexicanos só mantêm tal domínio devido a uma suposta infiltração no aparato estatal, aconselhando o país a “resolver a segurança em um estado primeiro, depois no seguinte, até abarcar todos os 28 estados”. A crítica de Bukele reflete sua visão de que o sucesso de sua política de “tolerância zero” contra gangues em El Salvador — que reduziu a taxa de homicídios de 106 por 100 mil habitantes em 2015 para 7,8 em 2023, segundo dados oficiais — poderia ser replicado em nações maiores, como o México. Desde 2019, ele implementou um regime de exceção que já prendeu mais de 86 mil pessoas, muitas sem julgamento, e construiu o Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), uma megaprisão para 40 mil detentos. Essa abordagem lhe rendeu uma aprovação de 88% entre os salvadorenhos. Apoiadores de Bukele nas redes sociais elogiaram sua franqueza, vendo-a como um chamado à ação contra a impunidade. O embate sublinha as diferenças entre os contextos nacionais e reacende o debate sobre os limites de políticas de “mão dura” na América Latina.








