Prevenir é sempre o melhor remédio. Quando se fala em obra pública, a prevenção além de preservar vidas também gera economia considerável aos cofres públicos. Com esse foco, a Prefeitura de Dourados iniciou nesta segunda-feira (24) as obras de recuperação do passeio público e da pista asfáltica da Rua Aurora Augusta de Matos, na Chácara Flora, entre a Unigran e a região de condomínios fechados. A via foi totalmente interditada para os trabalhos e essa primeira obra preventiva promete inaugurar uma nova fase na gestão pública de Dourados, já que os governos anteriores esperavam o desastre acontecer para, somente depois, agir. A intervenção se fez necessária após o aterro em uma das laterais da pista, próximo à ponte sobre o córrego Laranja Doce, ceder e comprometer seriamente a estrutura do local. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araújo, a falta de escoamento adequado das águas nas proximidades da ponte causou o desmoronamento, afetando o asfalto, o passeio público e o meio-fio, que apresenta rachaduras. Cerca de 50 metros da calçada ficaram completamente danificados e a estrutura da ponte estava ameaçada. “Será recomposto o aterro no local com o corte da parte comprometida da pista, além da construção de saídas de água para evitar acúmulo no futuro”, explicou o secretário. “O maior problema está concentrado na parte baixa da pista, onde ocorre maior volume de água”, completou. A previsão é que as obras durem até 40 dias, dependendo das condições climáticas. O prefeito Marçal Filho acompanhou pessoalmente o início dos trabalhos. Ele afirmou que a intervenção preventiva visa evitar danos maiores e custos elevados posteriormente, além de proporcionar segurança ao cidadão. “Antes que a pista desmorone por completo e cause prejuízos ainda maiores, determinamos que as secretarias de Obras e Serviços Urbanos agissem imediatamente”, destacou Marçal. “O risco desse trecho desmoronar durante uma forte chuva era real e caso algum carro estivesse passando por aqui poderia ser fatal, de forma que estamos cuidando da cidade e também das pessoas”, enfatizou Marçal Filho. Durante o período das obras, moradores deverão utilizar rotas alternativas, já que o trânsito ficará totalmente bloqueado no trecho. Equipe da Agência Municipal de Trânsito (Agetran) está auxiliando na organização do trânsito. “O transtorno será momentâneo, mas a segurança para o cidadão vai compensar eventuais contratempos com o bloqueio da via”, reforma Marçal Filho. “O importante é que estamos agindo preventivamente, gerando economia considerável para os cofres municipais e zelando pela integridade física das pessoas que trafegam por esse local”, finalizou o prefeito. CASOS SEMELHANTES Problemas semelhantes em imediações de pontes já ocorreram em outras regiões da cidade, recebendo atenção apenas quando já havia grandes danos estruturais. Em 2019, por exemplo, um trecho da Avenida Presidente Vargas, no BNH 3º Plano, precisou ser interditado após colapso parcial da pista. Os trabalhos demoraram meses para serem concluídos, causando transtornos ao cidadão que precisou buscar vias alternativas. Já em 2022, a ponte da Rua Hayel Bon Faker, no Jardim Europa, também rompeu e deixou a via interditada por um longo período, até que o projeto técnico fosse concluído e as obras realizadas. O problema poderia ter sido evitado com manutenção preventiva pelas administrações municipais passadas, mas a situação só recebeu atenção depois que as águas das chuvas causaram o desmoronamento.
Mutirão do CadÚnico atende às expectativas no primeiro dia de atualizações
O primeiro dia do mutirão de atendimento que acontece no auditório da Prefeitura de Dourados para atualização dos cadastros das famílias beneficiárias dos programas sociais dos governo federal, estadual e municipal, atendeu às expectativas do prefeito Marçal Filho e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Aproximadamente 200 atendimentos foram realizados nesta segunda-feira (24). De acordo com Diego Batagliotti, coordenador do cadastro Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Semas, havia 168 agendamentos para o dia. No entanto, 67 beneficiários não compareceram, o que oportunizou o encaixe de outras 45, também previamente agendadas nos Cras. Segundo ainda o coordenador, a maioria dos atendimentos foi de famílias em busca de atualizar os cadastros do Bolsa Família e do BPC, do governo federal. Também houve boa procura pelos programas Mais Social e Energia Zero, do governo de Mato Grosso do Sul: 30 cadastros no primeiro dia. Já o programa Siga Antenado não atendeu no primeiro dia; porém, nesta terça-feira, entre 8h e 9h, já havia prestado 22 atendimentos. O Siga Antenado é um serviço criado por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para contemplar famílias de menor renda, beneficiárias dos programas de assistência do governo federal e inscritas no CadÚnico, com kit gratuito de parabólica digital, incluindo a instalação. “A meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é de um tempo de 30 minutos para cada atendimento. Então, considerando que contamos com 10 guichês, num espaço de 8 horas de serviço (das 8h às 16h) está sendo possível reduzir a meta do MDS em até 16 minutos para cada entrevistador executar a atualização do cadastro das família”, revela o coordenador. O Projeto Cadastro Único em Ação é uma realização conjunta da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e Governo de MS, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, com o intuito de diminuir a demanda reprimida de cadastros desatualizados. Dourados conta hoje com mais de 10 mil cadastros que necessitam da atualização. O mutirão acontece no auditório da prefeitura e prosseguirá até sexta-feira (28). O atendimento é das 8h às 16h, apenas para beneficiários previamente agendados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Com amplo apoio, Daniel Júnior é favorito para vencer eleição na União de Câmaras
Vereador de Dourados recebe apoio declarado do governador Eduardo Riedel, do ex-governador Reinaldo Azambuja, do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, e de vereadores de todo Estado na disputa pela presidência da União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul O vereador Daniel Júnior (PP), eleito com 2.112 para o segundo mandato na Câmara Municipal de Dourados, desponta como o favorito para vencer a disputa pela presidência da União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS). Nas últimas semanas ele recebeu apoio declarado do governador Eduardo Riedel (PSDB), do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), do ex-governador André Puccinelli (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), de senadores, deputados federais, deputados estaduais e de vereadores de todo Estado. A eleição acontece no dia 2 de abril e Daniel Júnior conseguiu compor uma chapa plural, formada por vereadores das cerca de 30 Câmaras Municipais filiadas à UCVMS. Uma das principais plataformas de Daniel Júnior é resgatar a credibilidade da União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul junto não apenas à classe política estadual, mas, também, perante os vereadores, que são a razão de existir da entidade. “Atualmente, são raros os parlamentares que confiam na entidade e isso ocorre em razão da falta de transparência, da ineficiência da gestão, da ausência de serviços e produtos voltados para os vereadores, enfim, da quase total inércia da União de Câmaras”, ressalta Daniel Júnior. Ele ressalta que essa situação acabou afastando as Câmaras Municipais da entidade, tanto que das 79 Casas de Leis de Mato Grosso do Sul apenas 29 estavam filiadas até o início do ano. “Houve época em que eram mais de 60 Câmaras de Vereadores associadas à UCVMS, mas os problemas de gestão foram se acumulando ao ponto de o próprio Ministério Público Estadual (MPE) recomendar aos presidentes de Câmaras Municipais que se abstivessem de pagar a anuidade sob risco de incorrerem em crime de improbidade administrativa por falta de transparência na gestão e, sobretudo, por problemas nas prestações de contas”, enfatiza. A candidatura do vereador Daniel Júnior ganhou força ao longo da campanha que começou com 4 pré-candidaturas anunciadas. Dois candidatos desistiram da disputa para compor com o vereador douradense que deverá enfrentar nas urnas apenas a chapa encabeçada pelo atual presidente da União de Câmaras, o vereador Jeovani Vieira, de Jateí, que apesar de ser filiado ao PSDB não conta com o apoio do Diretório Estadual, já que o presidente Reinaldo Azambuja está orientando os parlamentares do partido a somar com a chapa de Daniel Júnior. A maioria das Câmaras Municipais associadas à UCVMS está fechando em peso com a chapa encabeçada pelo vereador de Dourados, tanto que os treze vereadores de Maracaju assinaram uma carta compromisso em apoio a vereador Daniel Júnior na disputa pela presidência da União das Câmaras de Vereadores do Mato Grosso do Sul. Acreditando na proposta de trabalho apresentada por Daniel Júnior, os vereadores Júnior Coringa (MDB) e Neto Santos (Republicanos), de Campo Grande, se uniram a parlamentares do interior para formar a chapa de oposição liderada pelo douradense. Júnior Coringa será vice-presidente e Neto Santos ocupará o cargo de tesoureiro. Os demais cargos serão distribuídos entre vereadores do interior do Estado e a chapa será inscrita até a próxima quinta-feira, dia 27, já que a eleição acontece no dia 2 de abril, uma quarta-feira, na sede da entidade, em Campo Grande. A chapa já conta com o apoio de cinco partidos: PSDB, MDB, PL, Republicanos e PP. “Estamos buscando apoio de vereadores do interior para uma chapa forte de oposição e para vencer a eleição do atual gestor”, afirmou Coringa. A principal proposta do grupo é resgatar a credibilidade da entidade, regularizando pendências documentais, como a obtenção das certidões negativas, que têm dificultado a filiação de diversas Câmaras Municipais, além de colocar a União de Câmaras a serviço dos vereadores, com melhor estrutura de Hotel de Trânsito, de restaurante, de assessoria jurídica e parlamentar. Em recente encontro, o vereador Daniel Júnior recebeu o apoio explícito da senadora Tereza Cristina, que gravou um vídeo defendendo a eleição do douradense para a presidência da União de Câmaras. “Os desafios políticos são sempre difíceis e árduos, porém quando encontramos pessoas que sonham com a gente, isso nos dá muito mais confiança e segurança para seguir”, ressalta Daniel Júnior. “Agradeço a senadora Tereza, ao ex-governador Reinaldo, ao ex-governador André, ao atual governador Eduardo Riedel, aos deputados federais e estaduais que estão apoiando nosso projeto, mas agradeço sobretudo aos vereadores pelo apoio e confiança que eles têm depositado na nossa proposta”, enfatiza. “Vamos juntos trabalhar por uma União de Câmaras mais eficiente e transparente”, finaliza Daniel Júnior.
Projeto Uems na Comunidade atende 2 mil pessoas em Dourados
Aproximadamente 2 mil pessoas foram atendidas no último sábado, dia 22, na Praça da Juventude – Estação Cidadania, no Parque das Nações, por meio do projeto “Uems na Comunidade”. O evento foi realizado pela Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). A iniciativa ofereceu uma programação diversificada, voltada ao atendimento social, educação e cultura. De acordo com a secretária de Cultura, Gisella Mello, a ação foi uma determinação do prefeito Marçal Filho. “Essa foi uma das ações que estaremos realizando neste ano, com o objetivo de reforçar o compromisso da administração pública em promover a inclusão social e ampliar o acesso da população aos serviços essenciais, oferecendo ainda lazer e bem-estar”, destacou. Durante a tarde de sábado, centenas de pessoas foram beneficiadas com diversos serviços, como cortes de cabelo e design de sobrancelhas, orientações jurídicas fornecidas pela Defensoria Pública, além de atendimentos de saúde, como exames de Papanicolau e mamografia, realizados pelo Hospital de Amor. “Através de muitos parceiros, pudemos oferecer diversos atendimentos, desde vacinação até exames rápidos, como os oftalmológicos. Além disso, promovemos gincanas e oficinas para as crianças, realizamos doações de mudas frutíferas e ipês e proporcionamos visitação ao helicóptero do Departamento de Operações de Fronteira (DOF)”, enfatizou a secretária de Cultura de Dourados. O evento demonstrou o impacto positivo da parceria entre a gestão municipal e a universidade, ampliando o acesso a serviços essenciais e fortalecendo os laços entre comunidade e poder público.
Vereadores aprovam projeto que obriga condomínios a comunicarem casos de violência doméstica
Os vereadores da Câmara Municipal de Dourados se reuniram, nesta segunda-feira (24), para a oitava Sessão Ordinária do ano legislativo. Esse foi o último encontro de março, o “Mês das Mulheres”, e a preocupação com a violência doméstica foi foco da principal pauta discutida e votada, por enquanto, em primeira votação. Os vereadores votaram ainda mais quatro projetos, um deles em única discussão. Proposta pelo vereador Laudir Munaretto (MDB), o Projeto de Lei nº 018/2025 dispõe a obrigatoriedade dos condomínios residenciais e comerciais no município de Dourados a comunicar às autoridades competentes quando houver em seu interior a ocorrência ou indícios de episódios de violência e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos. O texto foi aprovado por unanimidade e deve voltar ao plenário na próxima sessão. “Nos casos de violência doméstica em condomínios, muitas vezes outros moradores próximos ou mesmo seguranças tomam conhecimento, notam algumas características, como ferimentos, hematomas ou escutam os pedidos de ajuda. O projeto visa oferecer segurança para que esses casos sejam levados às autoridades competentes e essas potenciais vítimas sejam protegidas de maneira mais efetiva”, explica Laudir. Outro projeto de lei aprovado em primeira votação é o de nº 028/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o Programa “Dourados em Casa” no município e dá outras providências. O texto deve retornar à pauta na próxima semana. Um projeto de lei em segunda votação foi aprovado, que agora segue para ser sancionado pelo prefeito Marçal Filho. O PL nº 014/2025, de autoria do Poder Executivo, denomina Geraldo da Silva Souza as instalações do Centro de Controle de Zoonoses. Já o PL nº 020/2025, de autoria da vereadora Isa Marcondes (Republicanos), que dispõe sobre atendimento humanizado na área de Saúde do município e dá outras providências, teve pedido de vistas do vereador Elias Ishy (PT) aprovado por 12 votos favoráveis e sete contrários e deve ser reavaliado na próxima semana. “Esse é um projeto que pode ser aperfeiçoado com mais uma semana de discussão sobre o tema”, explicou o vereador petista sobre o seu pedido. Em única discussão e votação, os vereadores aprovaram o Decreto Legislativo nº 009/2025, de autoria da vereadora Liandra da Saúde PSDB), que concede Diploma de Jubileu de Trigo à Igreja Evangélica Projeto de Deus, em Dourados, alusivo aos três anos de sua fundação.
Centro Social de Panambi vai iniciar atendimento de saúde no local
A Prefeitura de Dourados vai entregar nesta terça-feira (25) as obras de reforma e revitalização do Centro Social Rural do Distrito de Panambi, projeto que foi concluído pela atual gestão antes mesmo de completar 3 meses de governo. O prédio, que ficará sob a administração da Secretaria Municipal de Assistência Social, também vai abrigar temporariamente os serviços de atenção básica de saúde, já que Posto de Saúde do distrito vai passar por reforma e revitalização. A solenidade de entrega ocorre às 8h, com a presença do prefeito Marçal Filho, secretários municipais, vereadores e a comunidade local. O prédio do posto de saúde foi fechado devido às condições precárias de sua estrutura. Para garantir a continuidade dos atendimentos à população, a Secretaria Municipal de Saúde organizou a retomada dos serviços em um espaço cedido dentro do Centro Social, que agora abriga sala de atendimento médico, enfermagem, triagem, vacinação e recepção. O funcionamento seguirá o mesmo modelo anterior, com atendimento integral durante o dia e presença médica em horários específicos: segundas-feiras à tarde, terças pela manhã, quartas à tarde, quintas pela manhã e sextas à tarde. Nos demais períodos, a equipe médica estará atendendo no posto do distrito vizinho de São Pedro. Paralelamente, equipes das Secretarias de Planejamento e de Obras da prefeitura estão realizando um levantamento técnico da antiga estrutura do posto de Panambi, com o objetivo de elaborar um projeto de revitalização definitiva para o local. Além da retomada dos atendimentos de saúde, o dia também marca a entrega da reforma do Centro Social Rural. O espaço passa a ser um ponto de referência para a comunidade, com sala para eventos, copa, banheiros e ambiente preparado para reuniões socioassistenciais. O local também continuará sendo utilizado como capela mortuária pela população local. Anexa ao centro social, a unidade dos Correios do distrito também foi revitalizada e será reativada, ampliando ainda mais os serviços oferecidos à população de Panambi, distante a cerca de 24 quilômetros do centro da sede do município.
Para descentralizar prestação jurisdicional de segundo grau, TRF3 institui Turma Regional de MS
Para descentralizar a prestação jurisdicional de segundo grau em Mato Grosso do Sul, o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) instituiu a Turma Regional do Estado, com sede em Campo Grande. O governador Eduardo Riedel se reuniu com o presidente do TRF3, Carlos Muta, para falar da medida que beneficia a atuação do Tribunal Regional Federal, em Mato Grosso do Sul “Recebi o presidente Carlos Muta, que anunciou, depois da publicação, a criação da turma regional do Mato Grosso do Sul, do Tribunal Regional Federal. É a Justiça Federal expandindo a sua atuação. É um encontro de todo esse crescimento, desenvolvimento e necessidade dessa estrutura aqui no nosso estado. Agradeço a iniciativa, o estreitamento de relacionamento e que será, sem dúvida nenhuma, muito importante para o Mato Grosso do Sul”, disse Riedel. O TRF3 informou que a unidade será composta por três desembargadores federais e terá competência sobre processos da seção judiciária de Mato Grosso do Sul, exceto em ações criminais e de improbidade administrativa. “A importância da turma regional de Mato Grosso do Sul é justamente concretizar aquela ideia que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região é o tribunal que direciona São Paulo e Mato Grosso do Sul. A presença do Tribunal Regional fortalece esse vínculo e mais do que isso permite que nós prestemos uma jurisdição mais eficiente, mais rápida e mais próxima do cidadão e da realidade do Estado. É uma alegria enorme para o Tribunal poder contribuir com o desenvolvimento do Estado e aproximar o jurisdicionado do Mato Grosso do Sul do Tribunal Regional Federal da 3ª Região”, disse o presidente do TRF3, Carlos Muta. A resolução (33/2025) que normatizou a criação, considerou o direito igualitário às populações dos estados que compõem a Justiça Federal da 3ª Região de acesso direto, próximo e integral aos serviços de segunda instância. Também levou em conta a eficiência em atribuir a órgão colegiado local o julgamento de processos com temas associados às particularidades regionais, como populações tradicionais, conflitos fundiários, agrários e ambientais. “A ideia dessa turma regional de Mato Grosso do Sul é a presença do TRF3, hoje sediado em São Paulo. Os processos de competência do TRF3 sob a jurisdição do Estado passam a ter um ambiente, um espaço de atuação do tribunal aqui. É uma descentralização e com isso uma proximidade dos julgadores acerca de temáticas que são relevantes, importantes. Como acesso à jurisdição, ao sistema de justiça com menos barreiras, com maior proximidade pela localização dentro do próprio território do Estado de Mato Grosso do Sul”, explicou a procuradora-geral do Estado, Ana Ali. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Prefeitura intensifica patrolamento e cascalhamento de estradas rurais de Dourados
A Prefeitura de Dourados está modificando as estradas da zona rural em diversas regiões com serviços de patrolamento, cascalhamento e abertura de caixas de contenção de águas pluviais. As ações realizadas por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) já abrangeram um trecho superior a 100 quilômetros e seguem levando melhorias em infraestrutura e principalmente para os usuários das vias.Entre janeiro e março, a Prefeitura atendeu vias situadas na Linha do Barreirinho, no Distrito de Itahum, Travessão do Castelo, no trecho que dá acesso a Perimetral Norte e na estrada que dá acesso à área experimental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Nesta semana as ações prosseguem em trechos do Travessão do Castelo e na Reserva Indígena de Dourados, na qual a ação foi iniciada pela região da aldeia Jaguapiru e posteriormente se estenderá para vias da aldeia Bororó. O prefeito Marçal Filho destaca que as equipes estão empenhadas em fazer um serviço de qualidade com impactos positivos para esses locais e para a população. “São equipes especializadas que com apoio dos maquinários estão levando as modificações para essas estradas e a população já tem notado isso ao trafegar nesses locais com mais segurança e tranquilidade”, explica. O secretário de Obras Públicas, Jorge De Lúcia, cita que as melhorias já são notáveis em pontos importantes do município e destaca que as intervenções ocorrem também visando a preservação das vias. “Conseguimos atender locais que possuem uma grande movimentação e precisavam destas ações, como próximo a instituições e acesso a vias principais”, explica. “Nos pontos em que existe necessidade de realizar a abertura com caixas de contenção, as equipes estão estruturando, pois é muito importante para evitar o acúmulo de água e assim conservar essa via”, conclui.
Pavimentação do Jardim Vitória e Pelicano é desafio para Dill do Povo
A pavimentação dos bairros Jardim Pelicano e Jardim Vitória é uma das prioridades do mandato do vereador Dill do Povo, que tem cobrado diariamente do poder público para que as obras se iniciem e tragam melhorias para essas regiões. Morador local, ele conhece de perto as dificuldades dos bairros e destaca a importância de tratar a questão como um compromisso. “Eu cresci nessa região, conheço a realidade do Jardim Pelicano e do Jardim Vitória e sei o quanto essas famílias sofrem com a falta de pavimentação. Isso deixou de ser somente uma questão de asfalto, mas sim de dignidade e melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou o vereador. Dill do Povo esteve recentemente com o secretário de Obras, Jorge de Lúcia, e recebeu a garantia de que, em breve, as obras devem começar. “O prefeito Marçal Filho demonstrou total interesse na agilidade dessas obras e está finalizando os trâmites legais para que sejam iniciadas”, declarou. O vereador também destacou que a pavimentação trará benefícios diretos para a valorização dos imóveis e a melhoria do acesso ao transporte público. A expectativa é que, com o apoio do Governo do Estado, o sonho da pavimentação nesses bairros seja concretizado em breve. Além disso, Dill tem atuado constantemente na cobrança por melhorias na infraestrutura de outros bairros da região, como Monte Líbano, Piratininga, Laranja Doce e Jardim dos Estados. Ele tem solicitado ações tanto da prefeitura quanto de deputados e do Governo do Estado para garantir avanços na qualidade de vida dos moradores dessas localidades.








