A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou, em 25 de março de 2025, uma operação que desarticulou uma organização criminosa especializada na fabricação de placas veiculares falsas em Campo Grande. A ação, conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos (Defurv), resultou na prisão de quatro suspeitos e na apreensão de 300 quilos de maconha, evidenciando a conexão do esquema com o tráfico de drogas na região de fronteira. A investigação, que durou cerca de um ano e meio, revelou que a empresa, localizada no bairro Monte Líbano, operava com credenciamento oficial do Detran-MS, mas adulterava placas para veículos roubados ou furtados. As placas eram produzidas com QR Codes raspados, permitindo que carros e motos circulassem sem serem identificados pelos sistemas de fiscalização. O delegado adjunto da Defurv, Guilherme Sarian, estima que mais de 500 placas falsas tenham sido confeccionadas nesse período, muitas usadas para transportar entorpecentes até a fronteira com o Paraguai. Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva em Campo Grande e Balneário Camboriú, Santa Catarina. O proprietário da empresa, um jovem de 22 anos, foi preso em Santa Catarina, enquanto outras duas pessoas foram detidas por mandado judicial e uma em flagrante por tráfico de drogas, devido à descoberta da maconha em um dos endereços investigados. Além da droga, a polícia apreendeu materiais usados na produção das placas, como impressoras e blanks (placas em branco). O esquema começou a ser investigado após um aumento nas apreensões de veículos com placas aparentemente regulares, mas com QR Codes danificados, desde 2022. Sarian alertou que muitos desses veículos eram revendidos a preços abaixo do mercado, enganando compradores desavisados em plataformas como WhatsApp e Facebook. Os suspeitos responderão por organização criminosa, adulteração de veículo e tráfico de drogas, e o Detran-MS foi notificado para avaliar o descredenciamento da empresa.
Conselho Nacional Eleva Teto de Juros do Consignado do INSS para 1,85% ao Mês
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, em 25 de março de 2025, por 12 votos a 1, o aumento do teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passando de 1,8% para 1,85% ao mês. A decisão, tomada em reunião em Brasília, reflete os recentes ajustes na Taxa Selic, que subiu de 12,25% para 14,25% ao ano desde janeiro, conforme decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. A medida entrará em vigor cinco dias após a publicação da instrução normativa no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias. A elevação, que representa um acréscimo de 0,05 ponto percentual, foi proposta pelo governo e teve o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), embora os bancos pressionassem por um teto de 1,99% ao mês para retomar plenamente as operações. O limite para o cartão de crédito consignado permaneceu em 2,46% ao mês, sem alterações. O ajuste ocorre após um período de suspensão do crédito por instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e bancos privados, que alegaram inviabilidade econômica com o teto anterior, diante do aumento dos custos de captação impulsionado pela Selic. O representante dos bancos no CNPS foi o único a votar contra, argumentando que o novo patamar ainda não reflete as condições do mercado financeiro. Dados do Banco Central mostram que, em fevereiro de 2025, o Banco da Amazônia cobrava 1,84% ao mês, enquanto Caixa e Banco do Brasil operavam no limite de 1,8%, o que já indicava uma pausa nas concessões. O consignado do INSS, com mais de R$ 268 bilhões em operações, representa cerca de 40% do saldo total dessa modalidade no país, segundo o BC. O Ministério da Previdência Social destacou que a mudança visa equilibrar a oferta de crédito com a realidade econômica, mantendo a modalidade acessível aos beneficiários. Desde 2023, o CNPS ajusta o teto em resposta às variações da Selic, uma prática iniciada com cortes quando a taxa caiu para 10,5% ao ano, mas que agora acompanha o ciclo de alta. A decisão encerra uma sequência de reduções e marca o segundo aumento no governo Lula, após o teto subir para 1,8% em janeiro.
Escola Reis Veloso é a primeira de Dourados com estúdio e quadra de beach tênis
A Escola Estadual Reis Veloso, em Dourados, acaba de se tornar referência em inovação na educação pública ao inaugurar dois espaços inéditos na rede estadual: um estúdio de produção audiovisual e uma quadra de beach tênis. A unidade é a primeira da cidade a oferecer essas estruturas, que ampliam as possibilidades de aprendizado, esporte e qualificação profissional para os alunos. As implementações foram viabilizadas graças às emendas parlamentares, instrumentos legais por meio dos quais deputados e senadores destinam parte do orçamento público para projetos e melhorias em suas regiões de atuação. Os recursos que tornaram possível tanto o estúdio quanto a quadra foram encaminhados pelo deputado estadual Renato Câmara, que tem priorizado investimentos em educação e juventude. Segundo o diretor da escola, professor José Roberto de Oliveira, a chegada desses novos espaços transforma o ambiente escolar. “Essa conquista só foi possível graças às emendas parlamentares do deputado Renato Câmara. A escola agora pode oferecer uma formação mais ampla, conectada com o presente e o futuro dos nossos estudantes”, afirmou. Para o deputado Renato Câmara, o investimento é uma resposta concreta às demandas do mundo atual. “Hoje em dia, um estúdio audiovisual dentro da escola é uma oportunidade real de capacitação profissional para os jovens do ensino médio. Existe uma grande demanda do mercado por pessoas que saibam produzir conteúdo, editar vídeos, gerenciar redes sociais. A escola pública precisa acompanhar essa realidade e preparar seus alunos para ela”, disse o parlamentar. Com a nova quadra de beach tênis, os estudantes também ganham um incentivo a mais para a prática esportiva. A proposta é diversificar as modalidades e promover hábitos saudáveis entre os jovens, além de fortalecer o espírito de equipe e a convivência escolar. A Escola Reis Veloso se firma, assim, como um polo de inovação educacional em Dourados, reforçando o compromisso da gestão escolar com a formação integral dos alunos. Débora Louise G. Guglielmelli
Zé Teixeira reivindica investimentos em Angélica e Rio Brilhante
O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, apresentou indicações solicitando investimentos para atender as populações dos municípios de Angélica e Rio Brilhante com apoio à educação e à cultura e mais segurança pública. Os vereadores Alex Rodinha, Arlan Cassuci e Ivo do Ipezal, da Câmara de Angélica, pediram a intercessão do deputado Zé Teixeira junto ao Governo do Estado para a destinação de uma nova viatura para atender ao 8º Batalhão da Polícia Militar no município. Os vereadores destacaram que, embora haja um esforço dos Policiais Militares no atendimento, tanto no município quanto no Distrito de Ipezal, a necessidade de revezar o uso da viatura entre os dois locais contribui para o atraso nos atendimentos. O deslocamento é de aproximadamente 32 quilômetros entre distrito e cidade. Já para o município de Rio Brilhante, o deputado Zé Teixeira solicitou ao Poder Executivo Estadual a destinação de instrumentos musicais para a Escola Estadual Etalívio Pereira Martins. O diretor Vagner Cáceres Soares acredita que a destinação de instrumentos para as aulas de música, tais como violão, flauta doce e banda, deve contribuir para o fortalecimento das atividades de educação musical e o desenvolvimento cultural dos alunos. Adriano Furtado
Deputados defendem recursos do Novo PAC para ampliação do Hospital da Vida
Na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a sessão plenária desta terça-feira (25), a deputada Gleice Jane (PT) defendeu indicação para mudar o objeto contido no contrato do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. “Uma importante indicação para atender as demandas da cidade de Dourados, me reuni ontem com o prefeito Marçal Filho [PSDB] e a pauta é de interesse da população, um clamor importantíssimo. Ao invés de construir uma maternidade com o recurso do Novo PAC, a construção e ampliação do Hospital da Vida”, explicou. “A indicação será encaminhada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que seja atendida essa prioridade, mudando a destinação do recurso financeiro que tinha sido originalmente pactuado para a construção de uma Maternidade tipo 2. Lá temos o Hospital Universitário, com maternidade referência, que atende 300 partos por mês, ou seja, não é uma demanda principal para Dourados a maternidade, então o que estamos solicitando é que seja trocado o objeto do recurso do Novo PAC e seja utilizado na ampliação e construção do Hospital da Vida, que esse sim, tem uma necessidade maior de atendimento à população”, continuou Gleice Jane. A deputada frisou que o Hospital da Vida não atende apenas o município de Dourados. “A população em Dourados tem reclamado muito da saúde. Dourados é um centro regional que atende toda a região e o Hospital da Vida tem sido bastante questionado em relação ao seu atendimento, é necessário então que tenhamos esse investimento para melhorar o atendimento do Hospital da Vida”, concluiu Gleice Jane. Presidindo a Mesa Diretora nesa terça-feira, o deputado e 1º secretário da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), uniu-se à deputada na indicação apresentada. “Eu peço licença para assinar junto à senhora essa indicação de um assunto tão essencial para Dourados. A troca de objeto é algo normal, e é possível que seja feita agora”, informou o parlamentar. A deputada Mara Caseiro (PSDB) considera a saúde em Dourados uma questão urgente. “Eu estava conversando com a deputada Gleice Jane, e o pedido que ela fez hoje é urgente, a gente tem que abrir os olhos, porque é uma necessidade mesmo. Conheci essa semana a realidade do Hospital da Vida, precisamos ter a consciência que não dá mais para fazer puxadinho. Tem espaço e tem área para ser construído outro hospital ali atrás, que seja ampliado, o recurso de R$ 60 milhões pode resolver um problema que se arrasta anos, já que a unidade hospitalar atende 33 municípios da macrorregião. Também faço um apelo para que todos parlamentares assinem conosco”, ressaltou.
Com foco em salvar vidas, Governo de MS reúne municípios em encontro pioneiro sobre trânsito
Com o objetivo de salvar vidas, ampliar o conhecimento técnico e fortalecer a atuação dos gestores municipais, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, nesta terça-feira (25), a solenidade de abertura do I Encontro Estadual sobre Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais – 2025. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS), reúne autoridades, especialistas em segurança viária e representantes dos 79 municípios sul-mato-grossenses, no auditório do SEST/SENAT, em Campo Grande. Representando o governador Eduardo Riedel, o vice-governador Barbosinha destacou o caráter pioneiro de Mato Grosso do Sul, primeiro e único estado do Brasil com todos os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. “Esse convênio com os 79 municípios é um exemplo de gestão responsável e de atuação preventiva. O trânsito, quando bem administrado, salva vidas. E cada ação educativa ou de fiscalização eficaz é um passo a menos rumo à dor de uma família”, afirmou. Barbosinha ainda reforçou que o trânsito é uma área estratégica para o desenvolvimento das cidades. “Ao prepararmos nossos gestores e operadores, ao promovermos a educação para o trânsito, reduzimos internações, acidentes e mortes. É um trabalho que exige capacitação, comprometimento e visão de futuro”, completou. A presidente do Cetran-MS, Regina Maria Duarte, ressaltou que o encontro busca promover a integração entre os novos gestores municipais, muitos deles recém-empossados. “Nosso desafio é levar conhecimento, segurança jurídica e confiança aos municípios, além de mostrar para o Brasil o exemplo de Mato Grosso do Sul como o único estado com 100% de adesão ao sistema nacional. Precisamos valorizar essa conquista e garantir que ela se traduza em benefícios reais à população”, explicou. Já o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, reforçou o papel do Órgão na estruturação do trânsito municipal. “Esse evento é mais uma ação que conecta os municípios, possibilita troca de experiências e amplia o debate sobre investimentos, fiscalização, educação e sinalização. É mérito de todo um tempo comprometido em levar segurança até o cidadão, em qualquer parte do estado”, disse. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, fez um resgate histórico da política de descentralização do trânsito. “Levamos o Cetran para dentro da Assomasul com um objetivo claro: desmistificar a visão equivocada de que o trânsito é apenas multa. Conseguimos mudar essa mentalidade, mostrando que uma boa sinalização, além de organizar a cidade, demonstra o cuidado do gestor com a vida das pessoas”, afirmou. Videira também destacou os investimentos em segurança pública. “No ano passado, destinamos R$ 26,6 milhões aos municípios, aplicando recursos gerados localmente em melhorias concretas como viaturas, sinalização, equipamentos e fardamentos. Essa política de retorno fortalece o pacto federativo e aproxima Estado e municípios na construção de uma sociedade mais segura”, completou. Com o tema “Fortalecendo o Trânsito dos Municípios Sul-Mato-Grossenses”, o evento segue até o dia 27 de março, com uma programação repleta de palestras técnicas, discutindo sobre a legislação de trânsito e oficinas voltadas à capacitação dos gestores. Um espaço de troca, aprendizado e união em torno de um bem maior: a vida. A solenidade de abertura também contornou a presença de autoridades de destaque nacional no setor de trânsito, reforçando a relevância do encontro: o vice-presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, coronel PM Wagner Ferreira da Silva; a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Maria Alice do Nascimento Souza; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito no Trânsito, Dr. Danilo Oliveira Costa; e o presidente do Cetran do Estado de São Paulo, Francisco Pierotti Arantes. A participação dessas lideranças fortaleceu o caráter técnico do evento e ampliou o diálogo entre os entes federativos, promovendo a construção conjunta de soluções para um trânsito mais seguro e eficiente em todo o país. “O trânsito é uma das maiores expressões da vida em sociedade, e quando o poder público se reúne para debater, capacitar e construir soluções conjuntas, estamos, na verdade, cuidando das pessoas. Esse encontro simboliza o compromisso do nosso governo com cada cidadão sul-mato-grossense — seja nas cidades, nas estradas ou no campo”, finalizou Barbosinha. Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
Mato Grosso do Sul fornece 84 mil doses da vacina contra Influenza para os 79 municípios
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), recebeu do Ministério da Saúde 84 mil doses da vacina contra a Influenza, que estão sendo distribuídas de forma imediata a todos os 79 municípios, desde segunda-feira (24). De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, os coordenadores municipais já foram orientados sobre o planejamento da campanha. “Estamos prontos para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem aos municípios. É fundamental que cada cidade siga as recomendações do informe técnico da estratégia de vacinação contra a Influenza do PNI (Programa Nacional de Imunizações). A vacinação visa proteger a população contra os impactos da Influenza, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades”, destacou Moraes. A SES reforça a importância de todos os habitantes se vacinarem para garantir a saúde coletiva e minimizar os riscos de infecções respiratórias neste período. Os municípios devem organizar a logística de vacinação conforme a demanda local, e a SES acompanhará de perto o andamento da campanha para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso à vacina. Além das vacinas recebidas em MS, serão distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas, garantindo a estrutura necessária para a imunização da população. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início oficial no dia 7 de abril, com o Dia D programado para 10 de maio. Helton Davis, Comunicação SES
Bombeiros de Mato Grosso do Sul Iniciam Preparativos para Combater Incêndios no Pantanal
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) deu início, em 25 de março de 2025, às ações de preparação para a temporada de incêndios florestais no Pantanal, conforme anunciado pela Agência de Notícias do Governo do Estado. As medidas, publicadas no Diário Oficial, envolvem a instalação de bases avançadas em 13 áreas estratégicas do bioma, começando pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá, como parte de um esforço para antecipar e mitigar os efeitos de uma possível seca severa prevista para 2025. A estratégia inclui a formação de brigadas e a capacitação de comunidades locais, com foco em educação ambiental e manejo integrado do fogo. O major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), destacou a importância de reduzir o tempo de resposta em áreas remotas: “A partir de agora, começamos esse trabalho preventivo.” Além da base na UFMS, outras 12 serão instaladas ao longo do ano em locais como as margens dos rios Paraguai e São Lourenço, na divisa com Mato Grosso, para conter focos que possam cruzar a fronteira estadual ou vir da Bolívia. O governo estadual, sob a liderança de Eduardo Riedel, decretou emergência ambiental em 15 de março de 2025, após alertas do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) sobre chuvas abaixo da média desde setembro de 2024 e temperaturas elevadas. A iniciativa reflete lições de anos anteriores, como 2020, quando 3,9 milhões de hectares foram queimados. Em 2024, a Operação Pantanal reduziu significativamente os danos, com 479 mil hectares afetados, graças às bases avançadas e ao uso de tecnologias como drones e geoprocessamento. As ações também contam com o apoio de investimentos de mais de R$ 25 milhões do governo estadual em 2024, aplicados em viaturas, equipamentos e capacitação. A expectativa é que, com a previsão de um ano climaticamente desafiador, essas medidas preventivas minimizem os impactos no Pantanal, um bioma crucial para a biodiversidade global.
Marçal vai a Brasília se reunir com bancada federal e coordenação do Novo PAC
O prefeito Marçal Filho embarca na manhã desta quarta-feira (26) para Brasília para se reunir com a bancada federal de Mato Grosso do Sul, formada pelos deputados Beto Pereira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB) e Vander Loubet (PT) e pelos senadores Nelsinho Trad (PSD), Soraya Thronicke (Podemos) e Tereza Cristina (Progressista). “Vou apresentar aos nossos deputados federais e senadores as demandas de Dourados que podem ser atendidas com emendas ao Orçamento Geral da União e espero retornar com excelentes notícias para nossa cidade”, enfatiza Marçal Filho. Com experiência de quatro mandatos como deputado federal, o prefeito sabe que é importante manter esse contato direto com a bancada federal. “Em Brasília, vou apresentar à bancada as demandas de curto e médio prazos”, antecipa. “Também irei renovar com cada deputado e senador o compromisso que firmei de dar crédito a todo recurso que o parlamentar encaminhar para o município, mostrando ao contribuinte o trabalho em favor da nossa cidade”, conclui Marçal Filho. O prefeito destaca que levará na bagagem, principalmente, demandas voltadas para a melhoria da rede de saúde em Dourados, sobretudo para a reconstrução de um número considerável de Unidades Básicas de Saúde que foram deixadas em situação deplorável pela gestão anterior. “A infraestrutura de saúde do município está muito debilitada e tenho certeza que receberei da bancada federal o apoio necessário para reconstruirmos a rede básica e, com isso, levarmos serviços melhores à população”, destaca Marçal Filho, que também buscará recursos para o custeio da saúde pública municipal. Outro prioridade que o prefeito apontará aos deputados federais e senadores é a necessidade urgente de se construir novas escolas municipais para atender a demanda nas séries iniciais do Ensino Fundamental. “A última escola municipal foi construída em nossa cidade em 2010, quando o município tinha pouco mais de 160 mil habitantes”, explica Marçal Filho. “Hoje temos mais de 265 mil habitantes, o que torna imprescindível a construção de escolas para nossas crianças”, completa. Investimentos em infraestrutura viária, com destaque para obras de mobilidade urbana e, também, para a construção de moradias populares, serão reivindicados junto à bancada federal. “O trabalho de recapeamento das ruas e avenidas iniciado no governo de Reinaldo Azambuja e que está tendo continuidade no governo Eduardo Riedel mostra o quanto nossas vias urbanas estão deterioradas e pedirei à bancada que destine recursos para atendermos mais bairros de Dourados”, ressalta o prefeito. “Já em relação às moradias populares, basta um simples esforço de memória para constatar que há muitos anos não se constrói novos habitacionais para famílias de baixa renda”, finaliza Marçal Filho. NOVO PAC Após a reunião com a bancada federal, o prefeito Marçal Filho irá ao Palácio do Planalto se reunir com a coordenação do Novo PAC, o programa de investimentos do governo federal que visa acelerar o crescimento econômico e a inclusão social. O Novo PAC é uma parceria entre a União, setor privado, Estados e municípios para gerar emprego e renda; reduzir desigualdades sociais e regionais; fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar a capacidade de atendimento dos serviços públicos de saúde. Nessa frente, o prefeito Marçal Filho vai apresentar à equipe do ministro das Cidades, Rui Costa, coordenador do Novo PAC, os projetos cadastrados pelo município de Dourados para a área da saúde. “Sabemos que o orçamento do programa para a saúde é de R$ 31 bilhões, sendo R$ 16,6 bilhões investidos até 2026 e outros R$ 14,5 bilhões a partir de 2026 e vamos fazer gestão direta, por meio do governo do Estado e da bancada federal para que Dourados seja contemplada com recursos do Novo PAC na área da saúde, seja com a construção de novos postos e policlínicas, seja com o aumento de repasses do Sistema Único de Saúde para que a rede pública continue atendendo toda região”, ressalta o prefeito. Ao deixar o Palácio do Planalto, Marçal Filho se dirigirá ao Ministério da Educação onde se reunirá com diretores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para discutir projetos específicos para a melhoria da estrutura educacional do município. “Vamos trabalhar muito para garantir que ao final do mandato a Educação da nossa cidade seja referência para todo Mato Grosso do Sul e para isso precisamos buscar esses recursos federais”, finaliza.








