Na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a sessão plenária desta terça-feira (25), a deputada Gleice Jane (PT) defendeu indicação para mudar o objeto contido no contrato do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. “Uma importante indicação para atender as demandas da cidade de Dourados, me reuni ontem com o prefeito Marçal Filho [PSDB] e a pauta é de interesse da população, um clamor importantíssimo. Ao invés de construir uma maternidade com o recurso do Novo PAC, a construção e ampliação do Hospital da Vida”, explicou. “A indicação será encaminhada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que seja atendida essa prioridade, mudando a destinação do recurso financeiro que tinha sido originalmente pactuado para a construção de uma Maternidade tipo 2. Lá temos o Hospital Universitário, com maternidade referência, que atende 300 partos por mês, ou seja, não é uma demanda principal para Dourados a maternidade, então o que estamos solicitando é que seja trocado o objeto do recurso do Novo PAC e seja utilizado na ampliação e construção do Hospital da Vida, que esse sim, tem uma necessidade maior de atendimento à população”, continuou Gleice Jane. A deputada frisou que o Hospital da Vida não atende apenas o município de Dourados. “A população em Dourados tem reclamado muito da saúde. Dourados é um centro regional que atende toda a região e o Hospital da Vida tem sido bastante questionado em relação ao seu atendimento, é necessário então que tenhamos esse investimento para melhorar o atendimento do Hospital da Vida”, concluiu Gleice Jane. Presidindo a Mesa Diretora nesa terça-feira, o deputado e 1º secretário da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), uniu-se à deputada na indicação apresentada. “Eu peço licença para assinar junto à senhora essa indicação de um assunto tão essencial para Dourados. A troca de objeto é algo normal, e é possível que seja feita agora”, informou o parlamentar. A deputada Mara Caseiro (PSDB) considera a saúde em Dourados uma questão urgente. “Eu estava conversando com a deputada Gleice Jane, e o pedido que ela fez hoje é urgente, a gente tem que abrir os olhos, porque é uma necessidade mesmo. Conheci essa semana a realidade do Hospital da Vida, precisamos ter a consciência que não dá mais para fazer puxadinho. Tem espaço e tem área para ser construído outro hospital ali atrás, que seja ampliado, o recurso de R$ 60 milhões pode resolver um problema que se arrasta anos, já que a unidade hospitalar atende 33 municípios da macrorregião. Também faço um apelo para que todos parlamentares assinem conosco”, ressaltou.
Com foco em salvar vidas, Governo de MS reúne municípios em encontro pioneiro sobre trânsito
Com o objetivo de salvar vidas, ampliar o conhecimento técnico e fortalecer a atuação dos gestores municipais, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, nesta terça-feira (25), a solenidade de abertura do I Encontro Estadual sobre Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais – 2025. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS), reúne autoridades, especialistas em segurança viária e representantes dos 79 municípios sul-mato-grossenses, no auditório do SEST/SENAT, em Campo Grande. Representando o governador Eduardo Riedel, o vice-governador Barbosinha destacou o caráter pioneiro de Mato Grosso do Sul, primeiro e único estado do Brasil com todos os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. “Esse convênio com os 79 municípios é um exemplo de gestão responsável e de atuação preventiva. O trânsito, quando bem administrado, salva vidas. E cada ação educativa ou de fiscalização eficaz é um passo a menos rumo à dor de uma família”, afirmou. Barbosinha ainda reforçou que o trânsito é uma área estratégica para o desenvolvimento das cidades. “Ao prepararmos nossos gestores e operadores, ao promovermos a educação para o trânsito, reduzimos internações, acidentes e mortes. É um trabalho que exige capacitação, comprometimento e visão de futuro”, completou. A presidente do Cetran-MS, Regina Maria Duarte, ressaltou que o encontro busca promover a integração entre os novos gestores municipais, muitos deles recém-empossados. “Nosso desafio é levar conhecimento, segurança jurídica e confiança aos municípios, além de mostrar para o Brasil o exemplo de Mato Grosso do Sul como o único estado com 100% de adesão ao sistema nacional. Precisamos valorizar essa conquista e garantir que ela se traduza em benefícios reais à população”, explicou. Já o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, reforçou o papel do Órgão na estruturação do trânsito municipal. “Esse evento é mais uma ação que conecta os municípios, possibilita troca de experiências e amplia o debate sobre investimentos, fiscalização, educação e sinalização. É mérito de todo um tempo comprometido em levar segurança até o cidadão, em qualquer parte do estado”, disse. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, fez um resgate histórico da política de descentralização do trânsito. “Levamos o Cetran para dentro da Assomasul com um objetivo claro: desmistificar a visão equivocada de que o trânsito é apenas multa. Conseguimos mudar essa mentalidade, mostrando que uma boa sinalização, além de organizar a cidade, demonstra o cuidado do gestor com a vida das pessoas”, afirmou. Videira também destacou os investimentos em segurança pública. “No ano passado, destinamos R$ 26,6 milhões aos municípios, aplicando recursos gerados localmente em melhorias concretas como viaturas, sinalização, equipamentos e fardamentos. Essa política de retorno fortalece o pacto federativo e aproxima Estado e municípios na construção de uma sociedade mais segura”, completou. Com o tema “Fortalecendo o Trânsito dos Municípios Sul-Mato-Grossenses”, o evento segue até o dia 27 de março, com uma programação repleta de palestras técnicas, discutindo sobre a legislação de trânsito e oficinas voltadas à capacitação dos gestores. Um espaço de troca, aprendizado e união em torno de um bem maior: a vida. A solenidade de abertura também contornou a presença de autoridades de destaque nacional no setor de trânsito, reforçando a relevância do encontro: o vice-presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, coronel PM Wagner Ferreira da Silva; a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Maria Alice do Nascimento Souza; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito no Trânsito, Dr. Danilo Oliveira Costa; e o presidente do Cetran do Estado de São Paulo, Francisco Pierotti Arantes. A participação dessas lideranças fortaleceu o caráter técnico do evento e ampliou o diálogo entre os entes federativos, promovendo a construção conjunta de soluções para um trânsito mais seguro e eficiente em todo o país. “O trânsito é uma das maiores expressões da vida em sociedade, e quando o poder público se reúne para debater, capacitar e construir soluções conjuntas, estamos, na verdade, cuidando das pessoas. Esse encontro simboliza o compromisso do nosso governo com cada cidadão sul-mato-grossense — seja nas cidades, nas estradas ou no campo”, finalizou Barbosinha. Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
Mato Grosso do Sul fornece 84 mil doses da vacina contra Influenza para os 79 municípios
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), recebeu do Ministério da Saúde 84 mil doses da vacina contra a Influenza, que estão sendo distribuídas de forma imediata a todos os 79 municípios, desde segunda-feira (24). De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, os coordenadores municipais já foram orientados sobre o planejamento da campanha. “Estamos prontos para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem aos municípios. É fundamental que cada cidade siga as recomendações do informe técnico da estratégia de vacinação contra a Influenza do PNI (Programa Nacional de Imunizações). A vacinação visa proteger a população contra os impactos da Influenza, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades”, destacou Moraes. A SES reforça a importância de todos os habitantes se vacinarem para garantir a saúde coletiva e minimizar os riscos de infecções respiratórias neste período. Os municípios devem organizar a logística de vacinação conforme a demanda local, e a SES acompanhará de perto o andamento da campanha para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso à vacina. Além das vacinas recebidas em MS, serão distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas, garantindo a estrutura necessária para a imunização da população. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início oficial no dia 7 de abril, com o Dia D programado para 10 de maio. Helton Davis, Comunicação SES
Bombeiros de Mato Grosso do Sul Iniciam Preparativos para Combater Incêndios no Pantanal
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) deu início, em 25 de março de 2025, às ações de preparação para a temporada de incêndios florestais no Pantanal, conforme anunciado pela Agência de Notícias do Governo do Estado. As medidas, publicadas no Diário Oficial, envolvem a instalação de bases avançadas em 13 áreas estratégicas do bioma, começando pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá, como parte de um esforço para antecipar e mitigar os efeitos de uma possível seca severa prevista para 2025. A estratégia inclui a formação de brigadas e a capacitação de comunidades locais, com foco em educação ambiental e manejo integrado do fogo. O major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), destacou a importância de reduzir o tempo de resposta em áreas remotas: “A partir de agora, começamos esse trabalho preventivo.” Além da base na UFMS, outras 12 serão instaladas ao longo do ano em locais como as margens dos rios Paraguai e São Lourenço, na divisa com Mato Grosso, para conter focos que possam cruzar a fronteira estadual ou vir da Bolívia. O governo estadual, sob a liderança de Eduardo Riedel, decretou emergência ambiental em 15 de março de 2025, após alertas do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) sobre chuvas abaixo da média desde setembro de 2024 e temperaturas elevadas. A iniciativa reflete lições de anos anteriores, como 2020, quando 3,9 milhões de hectares foram queimados. Em 2024, a Operação Pantanal reduziu significativamente os danos, com 479 mil hectares afetados, graças às bases avançadas e ao uso de tecnologias como drones e geoprocessamento. As ações também contam com o apoio de investimentos de mais de R$ 25 milhões do governo estadual em 2024, aplicados em viaturas, equipamentos e capacitação. A expectativa é que, com a previsão de um ano climaticamente desafiador, essas medidas preventivas minimizem os impactos no Pantanal, um bioma crucial para a biodiversidade global.
Marçal vai a Brasília se reunir com bancada federal e coordenação do Novo PAC
O prefeito Marçal Filho embarca na manhã desta quarta-feira (26) para Brasília para se reunir com a bancada federal de Mato Grosso do Sul, formada pelos deputados Beto Pereira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB) e Vander Loubet (PT) e pelos senadores Nelsinho Trad (PSD), Soraya Thronicke (Podemos) e Tereza Cristina (Progressista). “Vou apresentar aos nossos deputados federais e senadores as demandas de Dourados que podem ser atendidas com emendas ao Orçamento Geral da União e espero retornar com excelentes notícias para nossa cidade”, enfatiza Marçal Filho. Com experiência de quatro mandatos como deputado federal, o prefeito sabe que é importante manter esse contato direto com a bancada federal. “Em Brasília, vou apresentar à bancada as demandas de curto e médio prazos”, antecipa. “Também irei renovar com cada deputado e senador o compromisso que firmei de dar crédito a todo recurso que o parlamentar encaminhar para o município, mostrando ao contribuinte o trabalho em favor da nossa cidade”, conclui Marçal Filho. O prefeito destaca que levará na bagagem, principalmente, demandas voltadas para a melhoria da rede de saúde em Dourados, sobretudo para a reconstrução de um número considerável de Unidades Básicas de Saúde que foram deixadas em situação deplorável pela gestão anterior. “A infraestrutura de saúde do município está muito debilitada e tenho certeza que receberei da bancada federal o apoio necessário para reconstruirmos a rede básica e, com isso, levarmos serviços melhores à população”, destaca Marçal Filho, que também buscará recursos para o custeio da saúde pública municipal. Outro prioridade que o prefeito apontará aos deputados federais e senadores é a necessidade urgente de se construir novas escolas municipais para atender a demanda nas séries iniciais do Ensino Fundamental. “A última escola municipal foi construída em nossa cidade em 2010, quando o município tinha pouco mais de 160 mil habitantes”, explica Marçal Filho. “Hoje temos mais de 265 mil habitantes, o que torna imprescindível a construção de escolas para nossas crianças”, completa. Investimentos em infraestrutura viária, com destaque para obras de mobilidade urbana e, também, para a construção de moradias populares, serão reivindicados junto à bancada federal. “O trabalho de recapeamento das ruas e avenidas iniciado no governo de Reinaldo Azambuja e que está tendo continuidade no governo Eduardo Riedel mostra o quanto nossas vias urbanas estão deterioradas e pedirei à bancada que destine recursos para atendermos mais bairros de Dourados”, ressalta o prefeito. “Já em relação às moradias populares, basta um simples esforço de memória para constatar que há muitos anos não se constrói novos habitacionais para famílias de baixa renda”, finaliza Marçal Filho. NOVO PAC Após a reunião com a bancada federal, o prefeito Marçal Filho irá ao Palácio do Planalto se reunir com a coordenação do Novo PAC, o programa de investimentos do governo federal que visa acelerar o crescimento econômico e a inclusão social. O Novo PAC é uma parceria entre a União, setor privado, Estados e municípios para gerar emprego e renda; reduzir desigualdades sociais e regionais; fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar a capacidade de atendimento dos serviços públicos de saúde. Nessa frente, o prefeito Marçal Filho vai apresentar à equipe do ministro das Cidades, Rui Costa, coordenador do Novo PAC, os projetos cadastrados pelo município de Dourados para a área da saúde. “Sabemos que o orçamento do programa para a saúde é de R$ 31 bilhões, sendo R$ 16,6 bilhões investidos até 2026 e outros R$ 14,5 bilhões a partir de 2026 e vamos fazer gestão direta, por meio do governo do Estado e da bancada federal para que Dourados seja contemplada com recursos do Novo PAC na área da saúde, seja com a construção de novos postos e policlínicas, seja com o aumento de repasses do Sistema Único de Saúde para que a rede pública continue atendendo toda região”, ressalta o prefeito. Ao deixar o Palácio do Planalto, Marçal Filho se dirigirá ao Ministério da Educação onde se reunirá com diretores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para discutir projetos específicos para a melhoria da estrutura educacional do município. “Vamos trabalhar muito para garantir que ao final do mandato a Educação da nossa cidade seja referência para todo Mato Grosso do Sul e para isso precisamos buscar esses recursos federais”, finaliza.
Projeto que leva esporte, lazer e arte para alunos da Reme é lançado pela prefeitura
O Projeto Educart – Cuidando com Educação, Esporte e Arte – da Prefeitura de Dourados foi lançado oficialmente pelo prefeito Marçal Filho em solenidade ocorrida na manhã desta terça-feira (25), no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão). A ação é estruturada pela Secretaria Municipal de Educação e vai ocorrer nas unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme) de forma gratuita para os alunos. Com ampla participação dos estudantes, da classe política, profissionais da educação e comunidade em geral, o momento do lançamento foi festivo e abrilhantado por apresentações diversas de grupos da Rede Municipal de Ensino. Dentre as modalidades oferecidas pelo projeto no contraturno escolar estão futsal, handebol, tênis de mesa, atletismo, judô, basquete, dança, xadrez, fanfarra, violão e oficinas de arte. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de aprendizado, utilizando o esporte e a cultura como ferramentas essenciais para a educação. O prefeito Marçal Filho destacou que oportunizar as atividades extracurriculares para as crianças e adolescentes nas unidades de ensino é uma forma de “cuidar com amor” e oferecer uma educação no município que transcende a habitual. “Nossas crianças precisam ter uma educação de qualidade e é o que temos buscado oferecer, não só nas disciplinas cotidianas, mas oferecendo agora esporte, arte e lazer, incentivando hábitos saudáveis, interação social, cidadania e assim vamos cuidando com amor e construindo com trabalho”, destacou. O secretário de Educação Nilson Francisco da Silva disse que o projeto vem sendo solicitado pelo prefeito Marçal Filho desde o início da gestão e foi articulado pelos profissionais com intuito de oferecer diversidade nas atividades. Ele frisou que é necessário que os diretores das unidades escolares façam a adesão ao programa, sendo que ainda existe disponibilidade de inscrições. O secretário ressaltou a importância do Educart. “É um projeto grandioso, que o prefeito Marçal Filho tem nos solicitado com constância, e agora conseguimos levar para a população, de forma descentralizada nas nossas diversas unidades escolares, com uma gama de atividades”, explicou. “Temos 3 mil vagas que já estão destinadas e podemos chegar até 5 mil. Então, os diretores que ainda não fizeram a solicitação podem fazê-la”, destacou. Para o diretor da Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, Márcio Marques Rosa, as ações agregam positivamente para a formação cidadã e desperta aos alunos para que busquem por seus anseios. Ele enalteceu o cuidado demonstrado pelo prefeito Marçal Filho com a Reme. “Essa diversificação que será oportunizada pela Semed é uma forma de colocar na prática o cuidado com amor, é uma forma do prefeito Marçal Filho fazer uma política pública afirmativa, que vai direto ao encontro do setor da sociedade que talvez mais careça de atenção, que são as nossas crianças; e isso oportuniza a elas que vivenciem na prática sonhos e possibilidades”, ponderou. As inscrições já estão abertas e, para mais informações, os pais e responsáveis devem procurar a direção das unidades escolares em Dourados.
Prefeitura entrega Centro Social Rural do Panambi e ativa atenção básica de saúde
A Prefeitura de Dourados entregou oficialmente nesta terça-feira (25) as obras de reforma e revitalização do Centro Social Rural no Distrito de Panambi. O espaço público ficará sob administração da Secretaria Municipal de Assistência Social e também vai abrigar, temporariamente, serviços de atenção básica de saúde enquanto o posto local passará por reforma completa. Durante a cerimônia de entrega, que contou com a presença do prefeito Marçal Filho, secretários municipais, vereadores e moradores locais, a secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, destacou o resultado das obras. “O espaço ficou lindo e era exatamente o que a comunidade esperava”, ressaltou. “É um grande feito em menos de 100 dias de governo”, afirmou. Para o secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, a entrega da obra evidencia a integração entre as secretarias municipais. “Essa parceria traz dignidade e amplia o acesso da população aos serviços essenciais”, analisou. “Precisamos continuar trabalhando juntos para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou. Representando os vereadores da Câmara Municipal, o vereador Márcio Pudim elogiou o esforço da atual administração em resolver pendências para a conclusão da obra. “O prefeito destravou uma obra importante e entregou o melhor centro social ao distrito”, observou. “Agora esperamos ver também o novo complexo com posto e escola reformados”, disse. O prefeito Marçal Filho agradeceu o empenho dos secretários envolvidos e explicou os desafios enfrentados. “Encontramos dificuldades financeiras, com dívidas deixadas pela gestão passada, mas conseguimos superá-las”, ressaltou. “Estamos empenhados em melhorar a qualidade de vida das pessoas”, enfatizou. “Queremos garantir também que medicamentos estejam disponíveis nos distritos, permitindo que o morador faça consulta e receba os remédios diretamente aqui no posto”, completou Marçal, lembrando que já conseguiu instalar farmácias em 13 postos de saúde no município. Ele ainda ressaltou que a revitalização do prédio do Centro Social feita na administração passada só foi entregue agora porque havia pagamentos a serem feitos junto a construtora. Durante a solenidade, a agente de saúde Cida Massugossa recebeu simbolicamente em mãos do prefeito as chaves do complexo que abriga o Centro Social, o posto de saúde provisório e a unidade dos Correios. As atividades no espaço já tiveram início junto à comunidade. A moradora Maria de Lima, presente na entrega, expressou satisfação com a reforma. “Ficou lindo!”, exclamou. “A comunidade precisava muito deste espaço, e certamente será muito bem utilizado por todos nós moradores”, afirmou. “É muito bom ver um prefeito que olha para os distritos, que geralmente acaba sendo esquecido”, complementou. ATENDIMENTO O prédio do posto de saúde está fechado devido às condições precárias de sua estrutura física. Para não interromper os atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde organizou o retorno dos serviços no Centro Social, que agora conta com salas específicas para consultas médicas, enfermagem, triagem, vacinação e recepção. O atendimento com dentista será por meio do odontomóvel. O atendimento médico será feito em horários específicos: segundas à tarde, terças pela manhã, quartas à tarde, quintas pela manhã e sextas à tarde. Nos demais períodos, a equipe médica atenderá no distrito vizinho de São Pedro.
Com primeira obra preventiva, prefeitura garante economia e segurança ao cidadão
Prevenir é sempre o melhor remédio. Quando se fala em obra pública, a prevenção além de preservar vidas também gera economia considerável aos cofres públicos. Com esse foco, a Prefeitura de Dourados iniciou nesta segunda-feira (24) as obras de recuperação do passeio público e da pista asfáltica da Rua Aurora Augusta de Matos, na Chácara Flora, entre a Unigran e a região de condomínios fechados. A via foi totalmente interditada para os trabalhos e essa primeira obra preventiva promete inaugurar uma nova fase na gestão pública de Dourados, já que os governos anteriores esperavam o desastre acontecer para, somente depois, agir. A intervenção se fez necessária após o aterro em uma das laterais da pista, próximo à ponte sobre o córrego Laranja Doce, ceder e comprometer seriamente a estrutura do local. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araújo, a falta de escoamento adequado das águas nas proximidades da ponte causou o desmoronamento, afetando o asfalto, o passeio público e o meio-fio, que apresenta rachaduras. Cerca de 50 metros da calçada ficaram completamente danificados e a estrutura da ponte estava ameaçada. “Será recomposto o aterro no local com o corte da parte comprometida da pista, além da construção de saídas de água para evitar acúmulo no futuro”, explicou o secretário. “O maior problema está concentrado na parte baixa da pista, onde ocorre maior volume de água”, completou. A previsão é que as obras durem até 40 dias, dependendo das condições climáticas. O prefeito Marçal Filho acompanhou pessoalmente o início dos trabalhos. Ele afirmou que a intervenção preventiva visa evitar danos maiores e custos elevados posteriormente, além de proporcionar segurança ao cidadão. “Antes que a pista desmorone por completo e cause prejuízos ainda maiores, determinamos que as secretarias de Obras e Serviços Urbanos agissem imediatamente”, destacou Marçal. “O risco desse trecho desmoronar durante uma forte chuva era real e caso algum carro estivesse passando por aqui poderia ser fatal, de forma que estamos cuidando da cidade e também das pessoas”, enfatizou Marçal Filho. Durante o período das obras, moradores deverão utilizar rotas alternativas, já que o trânsito ficará totalmente bloqueado no trecho. Equipe da Agência Municipal de Trânsito (Agetran) está auxiliando na organização do trânsito. “O transtorno será momentâneo, mas a segurança para o cidadão vai compensar eventuais contratempos com o bloqueio da via”, reforma Marçal Filho. “O importante é que estamos agindo preventivamente, gerando economia considerável para os cofres municipais e zelando pela integridade física das pessoas que trafegam por esse local”, finalizou o prefeito. CASOS SEMELHANTES Problemas semelhantes em imediações de pontes já ocorreram em outras regiões da cidade, recebendo atenção apenas quando já havia grandes danos estruturais. Em 2019, por exemplo, um trecho da Avenida Presidente Vargas, no BNH 3º Plano, precisou ser interditado após colapso parcial da pista. Os trabalhos demoraram meses para serem concluídos, causando transtornos ao cidadão que precisou buscar vias alternativas. Já em 2022, a ponte da Rua Hayel Bon Faker, no Jardim Europa, também rompeu e deixou a via interditada por um longo período, até que o projeto técnico fosse concluído e as obras realizadas. O problema poderia ter sido evitado com manutenção preventiva pelas administrações municipais passadas, mas a situação só recebeu atenção depois que as águas das chuvas causaram o desmoronamento.
Mutirão do CadÚnico atende às expectativas no primeiro dia de atualizações
O primeiro dia do mutirão de atendimento que acontece no auditório da Prefeitura de Dourados para atualização dos cadastros das famílias beneficiárias dos programas sociais dos governo federal, estadual e municipal, atendeu às expectativas do prefeito Marçal Filho e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Aproximadamente 200 atendimentos foram realizados nesta segunda-feira (24). De acordo com Diego Batagliotti, coordenador do cadastro Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Semas, havia 168 agendamentos para o dia. No entanto, 67 beneficiários não compareceram, o que oportunizou o encaixe de outras 45, também previamente agendadas nos Cras. Segundo ainda o coordenador, a maioria dos atendimentos foi de famílias em busca de atualizar os cadastros do Bolsa Família e do BPC, do governo federal. Também houve boa procura pelos programas Mais Social e Energia Zero, do governo de Mato Grosso do Sul: 30 cadastros no primeiro dia. Já o programa Siga Antenado não atendeu no primeiro dia; porém, nesta terça-feira, entre 8h e 9h, já havia prestado 22 atendimentos. O Siga Antenado é um serviço criado por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para contemplar famílias de menor renda, beneficiárias dos programas de assistência do governo federal e inscritas no CadÚnico, com kit gratuito de parabólica digital, incluindo a instalação. “A meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é de um tempo de 30 minutos para cada atendimento. Então, considerando que contamos com 10 guichês, num espaço de 8 horas de serviço (das 8h às 16h) está sendo possível reduzir a meta do MDS em até 16 minutos para cada entrevistador executar a atualização do cadastro das família”, revela o coordenador. O Projeto Cadastro Único em Ação é uma realização conjunta da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e Governo de MS, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, com o intuito de diminuir a demanda reprimida de cadastros desatualizados. Dourados conta hoje com mais de 10 mil cadastros que necessitam da atualização. O mutirão acontece no auditório da prefeitura e prosseguirá até sexta-feira (28). O atendimento é das 8h às 16h, apenas para beneficiários previamente agendados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).








