O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, prestigiou a cerimônia de posse de recondução do defensor público Pedro Paulo Gasparini no cargo de Defensor Público-geral, para o biênio 2025/2027. O evento foi realizado na noite de quinta-feira (27), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. “Doutor Pedro assume mais um mandato à frente da nossa Defensoria Pública, que é a segunda criada no país e referência nacional no pioneirismo e no trabalho jurídico em defesa, principalmente, dos hipossuficientes. Um trabalho extraordinário. A gente deseja muito sucesso a ele, mais uma vez realçando o papel proeminente que a Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul ocupa no contexto Judiciário e que é imprescindível, assim como a advocacia, à administração da justiça”, parabenizou Barbosinha. A eleição para o cargo de defensor público-geral foi realizada no dia 14 de fevereiro e o Dr. Pedro Paulo Gasparini foi o único candidato do pleito, fato que aconteceu pela 1ª vez nos 42 anos de história da Defensoria Pública de MS. “Esse momento tem um simbolismo histórico. Pela primeira vez em nossa trajetória institucional tivemos uma candidatura única. Essa escolha expressa o compromisso coletivo com o projeto construído a muitas mãos”, destacou o defensor público reconduzido ao cargo. O Defensor Público-geral Pedro Paulo Gasparini citou que o momento é marcado pela desigualdade, crise econômica e pela vulnerabilidade de milhares de famílias e a Defensoria respondeu com presença, empatia e resultados. “De pouco mais de 200 mil atendimentos em 2022 o número saltou para 370 mil, em 2024. Um crescimento de mais de 76%. Esse novo ciclo se inicia sobre a marca da confiança e da continuidade. Todo recomeço traz o desejo de inovar, avançar e de aprofundar a missão que nos foi institucionalmente confiada”, destacou. Ao discursar, o governador Eduardo Riedel enfatizou que a marca do Estado é crescer sem deixar ninguém para trás e que Mato Grosso do Sul saiu de 2023 com 2.7% da população em condição de pobreza extrema para 2%, em 2024. “Temos o compromisso com a erradicação da pobreza extrema em nosso Estado. Vamos buscar isso de todas as formas, através dos sistemas, da busca ativa, da qualificação. E a Defensoria é peça essencial nesse processo”.
Prefeitura abre licitação para aquisição de peixes vivos para a 1ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), está selecionando, via edital de licitação, pregão eletrônico 010/ 2025, tipo menor preço, empresas para fornecimento de peixes vivos para atender a 1ª Festa da Páscoa. A intenção é soltar o pescado adquirido no lago do Parque Antenor Martins para posterior liberação da pescaria para a população, que ocorrerá nos quatro dias do evento, entre 17 e 20 de abril. Podem participar pessoas jurídicas que disponham de peixe vivo tipo ‘redondo’, pacu, tambacu e patinga. A licitação será mediante Sistema de Registro de Preços, a ser processada e julgada nos termos da Lei Federal n.° 14.133. Conforme o documento podem participar empresas, legalmente constituídas, enquadradas no ramo de atividade econômica pertinente e compatível (CNAE) e que atendam às exigências constantes no edital e seus anexos. Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) serão adquiridos peixes para soltura em duas etapas, sendo a primeira etapa em abril (1ª Festa da Páscoa) e a segunda etapa em setembro, tendo em vista a Semana do Pescado. O procedimento do Pregão Eletrônico será realizado por meio de sessão pública no sistema eletrônico da “Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil – BLL” (www.bll.org.br). O recebimento das propostas foi iniciado no dia 27 de março e vai até às 8h59, do dia 08 de abril. Já a abertura das propostas ocorre às 9h do dia 08/04/2025. O EVENTO A 1ª Festa do Páscoa será realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. Haverá uma estrutura gigantesca para abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças.
Remuneração pela Preservação e Combate a Incêndios no Pantanal
O Governo de Mato Grosso do Sul lançou um programa inédito para remunerar produtores rurais, comunidades tradicionais e organizações civis que se dedicarem à preservação do Pantanal e ao combate a incêndios. A iniciativa é central no Pacto pelo Pantanal, um grande programa de conservação que prevê R$ 1,4 bilhão em recursos para o bioma. A remuneração será feita através de Programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), financiados pelo Fundo Clima Pantanal. Este fundo já conta com R$ 40 milhões do Governo do Estado, além de uma doação inicial da Famasul. Os editais estarão vigentes para os ciclos de 2025 e 2026. O principal programa, o PSA Conservação e Biodiversidade, vai pagar proprietários que mantiverem áreas de vegetação nativa preservadas além do mínimo exigido por lei. O valor será de R$ 55 por hectare/ano, podendo chegar a R$ 100 mil por propriedade, criando uma fonte de renda extra para o conservacionista. O PSA Brigadas focará em projetos de prevenção e combate a incêndios. O Governo transferirá recursos para que as organizações e comunidades possam se estruturar, adquirir equipamentos e formar brigadas, formalizando-se junto ao Corpo de Bombeiros. Além dos PSAs, o Governo também irá indenizar produtores que possuíam licenças ativas para remover vegetação e que voluntariamente decidirem abrir mão dessas autorizações (supressão vegetal). As inscrições para os produtores rurais no PSA Conservação devem ser abertas entre o final de maio e o começo de junho. A expectativa é que os primeiros pagamentos, referentes ao ano de 2025, sejam realizados até novembro. O ministro substituto do Meio Ambiente destacou a iniciativa de Mato Grosso do Sul como um exemplo para o País.
1ª Festa da Páscoa seleciona expositores, barracas gastronômicas e ambulantes
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições para os interessados em comercializar itens diversos na 1ª Festa da Páscoa, que acontece entre 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. O edital de Chamada Pública, divulgado no Diário Oficial de quinta-feira, dia 27 de março, visa o preenchimento das vagas para comércio de alimentos, bebidas, artesanatos e comércio varejista de produtos diversos. As vagas disponíveis são para as categorias de ambulante, expositor de produtos artesanais, food trucks, barraca para restaurante associativo, barraca para empreendedor gastronômico, espaço para estandes. Os interessados deverão comparecer na sede da Semaf, situada na Rua José Luiz da Silva, número 3350, no bairro Terra Roxa, entre os dias 28 de março e o dia 2 de abril de 2025, das 8h às 13h, munidos da documentação exigida no edital 001/2025, do Diário Oficial do município divulgado na quinta-feira (27). As definições detalhadas dos produtos que podem ser comercializados em cada categoria constam no Diário Oficial. Cada proponente poderá fazer apenas uma inscrição, não podendo o cônjuge, o companheiro e os filhos dependentes possuírem outra licença, em igual categoria, sob pena de aplicação das sanções cabíveis. A averiguação e habilitação das inscrições, bem como seleções e sorteios, serão realizados pela Comissão de Seleção para realização de Chamadas Públicas da Semaf (Decreto Municipal No 109/2025). O resultado das classificações será divulgado no dia 03 de abril. FESTA DA PÁSCOA A primeira Festa da Páscoa será um grande evento com ambiente familiar e entrada franca todos os dias. Haverá praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. Tudo com muita segurança para as famílias, comodidade e diversão. O lago do Parque Antenor Martins vai receber toneladas de peixes e a pesca estará liberada durante os 4 dias de festa. As apresentações culturais e shows começam já na quinta-feira. No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson. As atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil e o sorteio de milhares de ovos de páscoa entre as crianças.
Prefeitura seleciona piscicultores para comercialização na 1ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições para seleção de piscicultores que desejam comercializar pescados, eviscerados e congelados, na 1 ª Festa da Páscoa, entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. O edital de chamada pública foi divulgado no Diário Oficial desta quinta-feira (27). O documento visa a inscrição e seleção de piscicultores integrantes da agricultura familiar do município de Dourados e municípios limítrofes (Rio Brilhante, Maracaju, Douradina, Itaporã, Ponta Porã, Fátima do Sul, Laguna Carapã, Caarapó, Deodápolis), para ocuparem 10 espaços de comercialização de pescados. Entre os critérios estão que os cadastrados (pessoas físicas) disponham de peixes adultos em quantidade e qualidade adequadas para a oferta no evento, tópicos que devem ser observados no edital. Serão inicialmente ofertadas 80% das vagas para piscicultores instalados em Dourados e 20% para piscicultores de municípios limítrofes. A Semaf destaca que o piscicultor proponente deverá estar em conformidade com a legislação tributária e sanitária animal vigentes, em condições de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Nota Fiscal do pescado, cabendo a ele arcar com todos os custos relacionados. Cada produtor selecionado poderá comercializar, em média, 1.000 Kg de pescado eviscerado e congelado, em um total estimado de 10 (dez) toneladas. Com relação ao abate do pescado, a Prefeitura de Dourados, por meio da Semaf, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), disponibilizará, ao piscicultor inscrito e selecionado, local devidamente inspecionado pelo Serviço de Inspeção Municipal de Dourados (Simd), para que ele possa realizar o abate e outros procedimentos. A comercialização do pescado, eviscerado e congelado, durante o evento respeitará as normas sanitárias municipais, estaduais e federais vigentes. INSCRIÇÕES Os interessados deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, localizada na Rua José Luiz da Silva, 3.350, no bairro Terra Roxa II, no período de 28/03/2025 a 02/04/2025, no horário das 08h às 13h, nos dias úteis. A ficha de inscrição está disponível no Diário Oficial, nº 6.347, de quinta-feira (27), divulgado no site oficial da prefeitura. A FESTA DA PÁSCOA A festa começa no dia 17 de abril, uma quinta-feira, e termina dia 20, domingo de Páscoa, data que também é véspera do feriado de Tiradentes, com uma estrutura gigantesca para abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. O lago do Parque Antenor Martins vai receber toneladas de peixes e a pesca estará liberada durante os 4 dias de Festa da Páscoa. As apresentações culturais e shows começam já na quinta-feira. No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson e as atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil. A 1ª Festa da Páscoa será realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.
Professora com 40 anos de atuação na educação indígena vai receber o Prêmio Marta Guarani
Na próxima segunda-feira (31), a professora, jornalista e indigenista Veronice Lovato Rossato vai receber o troféu da 18ª edição do Prêmio Mulher Cidadã – “Marta Guarani” em sessão solene que vai anteceder a 9ª Sessão Ordinária de 2025 da Câmara Municipal de Dourados. A sessão tem início às 15h e a população pode assisti-la pessoalmente, no Plenário Weimar Gonçalves Torres, ou on-line pelo canal da TV Câmara Dourados no Youtube. Veronice tem quase 40 anos de trabalho dentro das aldeias Jaguapiru e Bororó, onde atua como formadora de professores indígenas, na assessoria às escolas e na edição de recursos educacionais específicos para as escolas indígenas, produzidos pelos próprios índios. Ela chegou em Dourados no início da década de 1980 como missionária para um trabalho com a formação de professores guaranis e caiuás que participaram das primeiras experiências de escolarização. A professora também teve papel importante na articulação do movimento dos professores indígena. Defensora entusiasmada das línguas indígenas e da alfabetização na língua étnica, Veronice caminhou junto ao Movimento de Professores Guarani e Kaiowá de MS, desde sua fundação, tendo sido co-criadora e docente efetiva do Curso Normal Médio Intercultural Ára Verá (SED-MS), e também da Licenciatura Intercultural Teko Arandu (FAIND – UFGD), como voluntária, bem como no projeto do MEC chamado Ação Saberes Indígenas na Escola. A professora publicou um livro oriundo de sua dissertação de mestrado: “Será o letrado ainda um dos nossos? Os resultados da escolarização entre os Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul”. Nos últimos anos, ela faz parte da organização não-governamental RAIS (Rede de Apoio e Incentivo Socioambiental), além de trabalhar na revisão de textos acadêmicos, principalmente as pesquisas produzidas por acadêmicos indígenas. PRÊMIO O “Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani” foi criado por meio do Decreto Legislativo nº 397 de 01 de outubro de 2003. A honraria outorgada anualmente pela Câmara de Dourados é uma homenagem à líder indígena que era referência na luta pelos direitos do seu povo. Uma história de vida, de luta e de coragem. Falecida aos 62 anos em Campo Grande, Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história do povo indígena de Mato Grosso do Sul.
Prefeitura cancela taxas de fiscalização e localização para advogados
A Procuradoria-Geral do Município cancelou o lançamento da cobrança de taxas de fiscalização e localização para escritórios de advocacia do município de Dourados. O procurador-geral Alessandro Lemes Fagundes explica que a decisão ocorreu após a 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Dourados constatar o lançamento indevido e procurar o município, cobrando o cumprimento da lei aprovada pela Câmara Municipal em 2024, isentando os advogados do pagamento das taxas. Na manhã desta segunda-feira, o procurador-geral emitiu nota explicando a situação. “Esclareço que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Dourados, protocolou requerimento solicitando o cancelamento de taxas de fiscalização e localização cobradas indevidamente de escritórios de advocacia no município”, ressalta Alessandro Lemes Fagundes. “O pedido resultou na abertura do processo número 942/2025 e na análise jurídica pela Procuradoria-Geral do Município”, completa. Segundo o procurador, após exame do caso, constatou-se que a Lei Complementar número 488 de 2024 alterou o artigo 310 da Lei Complementar número 071/2003, que institui o Código Tributário Municipal de Dourados, excluindo expressamente os escritórios de advocacia da exigência dessas taxas. “Destaco o teor do parágrafo 2º, incluído pela nova redação, que é taxativo ao estabelecer que não incide a Taxa de Fiscalização de Publicidade em relação a placa e fachada de identificação de escritório de advocacia e de profissionais autônomos no exercício da advocacia”, aponta Alessandro Lemes Fagundes. Segundo o procurador-geral, a manutenção dessas cobranças configuraria afronta à legalidade e abriria margem para questionamentos jurídicos. “Caso os lançamentos fossem mantidos, o município poderia ser compelido a restituir todos os valores cobrados indevidamente, o que geraria um passivo relevante e alto risco de judicialização”, pontua. “Por isso, a Procuradoria opinou pelo imediato cancelamento dos lançamentos tributários, agindo de forma preventiva e em estrita observância ao princípio da legalidade”, completa. Alessandro Lemes Fagundes ressalta que a própria Secretaria Municipal de Fazenda, no trâmite do processo, comunicou que estaria providenciando as baixas, inclusive de forma manual, dos débitos lançados indevidamente. “Reitero que a medida adotada teve como objetivo proteger o interesse público, garantir segurança jurídica e evitar danos ao erário”, finaliza o procurador-geral do município de Dourados.
Prefeitura antecipa salários de 9.348 servidores com folha de R$ 57 milhões
O salário dos 9.348 servidores da Prefeitura de Dourados já está na conta. O pagamento da folha de R$ 57.070.792,00 acontece 10 dias antes do 5º dia útil de abril, que cai no dia 7 de abril, e confirma o compromisso do prefeito Marçal Filho de, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, pagar os salários dos servidores dentro do mês. “A exemplo de janeiro, primeiro mês do nosso governo, e fevereiro, fizemos um grande esforço para pagar os salários de março dentro do mês e não foi fácil diante das dificuldades e do aumento expressivo no número de servidores em razão, principalmente, das contratações da Secretaria Municipal de Educação para o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino”, ressalta o prefeito Marçal Filho. A folha de pagamento de fevereiro, por exemplo, foi composta por 8.150 servidores, número bem menor que os 9.348 atuais. Em março somente a Secretaria Municipal de Educação teve que contratar 801 servidores para atuar nas escolas municipais nos mais diferentes cargos, desde professor até zelador. Pastas como o Instituto Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Esportes de Dourados, Agência Municipal de Trânsito, Agência Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Assistência Social, não registraram nenhuma nova contratação em março. “Estamos fazendo todo esforço para evitar novas contratações, mas setores como a Educação, sobretudo no início do ano letivo, e Saúde, precisam de mais profissionais para prestar serviços de qualidade à população”, enfatiza Marçal Filho. Ainda assim, o pagamento do salário dos servidores dentro do mês de referência foi eleito como prioridade pelo prefeito. “Pagar o salário de quem trabalha não é favor e sim obrigação, mas ressalto sempre que recebemos uma prefeitura com graves problemas financeiros, com mais de R$ 169 milhões em dívidas de curto prazo, e, ainda assim, estamos fazendo um grande esforço para honrar o compromisso com os servidores, mesmo porque com o salário na conta, sendo valorizados e tratados com respeito, os servidores prestarão um serviço ainda melhor à população”, completou Marçal Filho. Dos R$ 57.070.792,00 depositados hoje, exatos R$ 8.880.337,20 foram para os salários dos servidores vinculados diretamente à Prefeitura de Dourados. O total da folha foi completado com R$ 579.306,07 para os salários da Agência Municipal de Trânsito (Agetran); R$ 140.688,10 para os salários da Agência Municipal de Habitação (Agehab); R$ 8.074.099,98 para os salários da Secretaria Municipal de Educação, além de R$ 21.240.867,20 para pagar os trabalhadores vinculados ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb); R$ R$ 145.955,71 para os salários da Fundação de Esportes de Dourados (Funed). Também foram depositados R$ 335.828,71 para o pagamento dos salários dos servidores do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam); R$ 1.362.192,19 para os salários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); e, por fim, R$ 16.090.855,79 para o pagamento dos salários dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sems). Somados os encargos patronais de R$ 17.180.176,43, sobre a folha de pagamento, a Prefeitura de Dourados teve uma despesa total bruta de R$ 74.030.307,38 com salários dos servidores municipais. O prefeito Marçal Filho ressalta que a gestão seguirá fazendo todos os esforços para sempre pagar os salários dentro do mês de referência, ao mesmo tempo em que buscará economizar sempre mais para levar à população de Dourados as obras e serviços necessários para que todos tenham qualidade de vida. “Estamos tratando a coisa pública com muito zelo, transparência e rigor nos gastos porque sabemos que o cidadão precisa ser melhor atendido e seguiremos trabalhando muito para levar serviços públicos cada vez melhor à nossa população”, finaliza Marçal Filho.
Daniel Alves Tem Acusação de Estupro Anulada por Tribunal na Espanha
O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha absolveu Daniel Alves da acusação de estupro em uma decisão unânime anunciada em 28 de março de 2025. O ex-jogador brasileiro, inicialmente condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por uma acusação de agressão sexual contra uma jovem em uma boate de Barcelona em dezembro de 2022, teve a sentença revertida após a corte considerar o depoimento da denunciante insuficiente para sustentar a culpa. Formado por três mulheres e um homem, o tribunal apontou inconsistências no relato da acusação, destacando que as provas apresentadas não atenderam ao rigor necessário para superar a presunção de inocência. Daniel Alves permaneceu 14 meses em prisão preventiva e obteve liberdade em março de 2024, após pagar fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões). Ele respondia em liberdade provisória enquanto recorria. A sentença inicial, proferida em fevereiro de 2024, apoiou-se no depoimento da jovem, exames médicos e testemunhas que sugeriam falta de consentimento. Contudo, o tribunal superior revisou vídeos da boate e concluiu que as evidências físicas, como lesões e DNA, não confirmavam a violência alegada na acusação. Alves, que alterou sua versão dos fatos ao longo do processo, manteve que o encontro foi consensual. A decisão encerra um caso que gerou ampla repercussão no Brasil e na Espanha. O tribunal rejeitou apelações do Ministério Público e da acusação particular, que buscavam penas mais duras, e liberou o ex-jogador de restrições. O desfecho sublinha a exigência de provas sólidas em processos penais e reflete a prioridade dada à precisão jurídica e à estabilidade do sistema legal.








