A Dinâmica Agropecuária (Dinapec) 2025, realizada pela Embrapa Gado de Corte entre 24 e 26 de março em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, colocou em evidência o conceito de Saúde Única (One Health), uma abordagem que integra a vigilância da saúde humana, animal e ambiental. O evento, que ocorre em uma área de 30 hectares, destacou a importância dessa perspectiva em um estado líder no agronegócio, como reportado pela Agência de Notícias do Governo de Mato Grosso do Sul em 26 de março de 2025. A coordenadora de Saúde Única da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Danila Frias, ministrou uma palestra no Espaço Zimmer, enfatizando que Mato Grosso do Sul é pioneiro no Brasil ao ter um setor consolidado na SES dedicado a essa integração. “Atuamos com vigilância em saúde sob uma abordagem integrada, mostrando que proteger a saúde humana exige cuidar da saúde animal e ambiental”, afirmou Frias. Ela apontou a relevância de discutir o tema na Dinapec, dado o impacto do agronegócio na prevenção de doenças e na sustentabilidade, destacando parcerias com a Embrapa como um ganho estratégico para o estado. A feira contou com estações tecnológicas abordando temas como biossegurança, zoonoses como raiva e leishmaniose, e o controle de pragas como carrapatos, refletindo a aplicação prática da Saúde Única. Um exemplo apresentado foi o Projeto NAVIO, que leva assistência médica, odontológica e vigilância em saúde às comunidades ribeirinhas do Pantanal, consolidando-se como referência na saúde pública brasileira. A presença de equipes da SES, incluindo as gerências de Zoonoses e Doenças Endêmicas, reforçou a colaboração com o setor produtivo. Alunos da Rede Estadual de Ensino também participaram, conhecendo o conceito por meio de palestras e estações interativas. A assessora Daniela Ahad, das Rotas Biocêanica e da Celulose, destacou o potencial educativo: “Despertamos o interesse deles para que sejam multiplicadores dessa abordagem.” A gerente de Doenças Endêmicas, Jéssica Klener, alertou sobre o aumento de arboviroses como dengue e zika em áreas rurais, sublinhando a necessidade de vigilância integrada para proteger trabalhadores do agronegócio e a população em geral. Realizada desde 2006, a Dinapec 2025 é uma parceria entre a Embrapa, o Governo do Estado, via Semadesc, e o Sistema Famasul, com patrocínio de entidades como Sicoob e Marfrig. O evento reafirma o compromisso de Mato Grosso do Sul com a inovação agropecuária e a saúde sustentável.
Expocanas 2025 Revela Aumento na Produção de Bioenergia e Novos Investimentos em Mato Grosso do Sul
A terceira edição da Expocanas, maior evento de bioenergia de Mato Grosso do Sul, foi aberta em 25 de março de 2025, em Nova Alvorada do Sul, trazendo anúncios significativos para o setor sucroenergético. Durante a feira, que se estende até 27 de março, o governo estadual e a iniciativa privada divulgaram um aumento projetado de 11% na produção de etanol, alcançando 4,7 bilhões de litros, e de 30% na produção de açúcar, totalizando 2,6 milhões de toneladas para a safra 2025/2026. Além disso, a Atvos, uma das principais usinas do estado, anunciou a construção da maior planta de biometano com origem em vinhaça do mundo, com um investimento de R$ 350 milhões, reforçando a posição de Mato Grosso do Sul como líder em energia limpa. O evento, organizado pela Sulcanas com apoio da Biosul e do Governo do Estado, reuniu o governador Eduardo Riedel, secretários estaduais, parlamentares e lideranças do setor. Riedel celebrou os números da safra 2024/2025, que atingiu 4,2 bilhões de litros de etanol — 37% provenientes do milho —, e destacou o investimento da Atvos como um sinal de confiança no ambiente econômico local. “Temos construído um ambiente que gera confiança aos investidores”, afirmou, entregando a licença de instalação da nova planta ao executivo da Atvos, Bruno Serapião, ao lado do secretário Jaime Verruck, da Semadesc. A Expocanas, realizada em uma área de 180 mil metros quadrados às margens da BR-163, conta com mais de 120 expositores e espera atrair 8 mil visitantes diários. O presidente da Biosul, Amaury Pekelman, projetou que Mato Grosso do Sul pode se tornar o segundo maior produtor de etanol do Brasil em duas safras, graças ao foco em tecnologias como o biometano e à certificação de todas as 22 usinas do estado no RenovaBio, que evitou a emissão de 13,7 milhões de toneladas de CO2 entre 2020 e 2024. O setor, que emprega 30 mil pessoas diretamente e ocupa 800 mil hectares de cana em 42 municípios, responde por 17% do PIB industrial estadual. A nova planta de biometano em Nova Alvorada do Sul, que processará resíduos da cana-de-açúcar, alinha-se ao objetivo estadual de descarbonização, enquanto a feira reforça o papel de Mato Grosso do Sul na transição energética nacional, exibindo inovações em máquinas agrícolas e práticas sustentáveis.
Zé Teixeira defende direitos de pessoas com Transtorno de Linguagem
A linguagem é a base da comunicação humana e essencial para a interação social e expressão de pensamentos e emoções. O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, reconhece essa importância e luta para garantir direitos de todas as pessoas que enfrentam dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Nesta quarta-feira (26), o parlamentar apresentou Projeto de Lei que reconhece os direitos das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) como pessoas com deficiência no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. Conforme a proposta, as pessoas diagnosticadas com TDL terão direito a concessão de benefícios e isenções fiscais, além de acesso assegurado a todos os meios disponíveis para seu desenvolvimento e inclusão na sociedade. Pelo texto, deverá ser disponibilizada assistência integral na rede de serviços públicos de saúde e educação. O projeto de lei também proíbe toda forma de discriminação. A justificativa do projeto detalha que as primeiras descrições de crianças com dificuldades para adquirir linguagem na ausência de outras doenças datam de 1822. Entretanto, mesmo após dois séculos de muita evidência científica, até 2016 não havia consenso sobre critérios diagnósticos e terminologia para se referir a esses casos. As pessoas com TDL têm dificuldade para se comunicar e se expressar com clareza, muitas vezes também têm problemas para entender o que as pessoas dizem, independentemente do idioma utilizado. “A linguagem nos permite transmitir ideias, aprender com os outros e participar ativamente na construção de conhecimento. Por afetar diretamente a expressão, dificultando a interação com outras crianças e o fortalecimento de sua autoestima, o TDL precisa de acompanhamento adequado e multidisciplinar, com neuropediatra, fonoaudiólogo, psicólogo e otorrinolaringologista. Assim, o TDL é um quadro que impacta no neurodesenvolvimento do indivíduo e pode gerar consequências para o convívio social”, finaliza.
Aeroporto realizou 1.587 operações de pousos e decolagens em 2025
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira realizou 1.587 operações de pousos e decolagens somente nos três primeiros meses deste ano. Destaque para oito operações para transportes de pacientes através de Unidades de Terapia Intensiva Aéreas que partiram de Dourados para hospitais de grande porte no Estado de São Paulo. Entre as operações, o Aeroporto de Dourados também recebeu jatos de grande porte durante a passagem de três ministros do governo federal que realizaram agendas no município, entre eles o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que conduziu a solenidade oficial de entrega das obras da nova pista. O prefeito Marçal Filho destaca a importância desses números. “Ao receber quase 1.600 operações de pousos e decolagens, o Aeroporto Regional de Dourados comprova que está pronto para a aviação comercial e estamos finalizando os detalhes técnicos para que as companhias aéreas comecem a operar em nossa cidade ainda no primeiro semestre deste ano”, ressalta Marçal Filho. A cabeceira 24 da pista de pouso e decolagem teve sua certificação aprovada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e já foi homologada no sistema Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI). A Prefeitura de Dourados agora trabalha para agilizar a certificação dos sistemas de telecomunicações, fundamentais para operações com aeronaves comerciais. O município também está agilizando a certificação da Estação Prestadora de Serviços de Tráfego Aéreo (EPTA), que permite a comunicação via rádio para auxiliar pousos e decolagens. Desde o final do ano passado a administração do espaço é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), estatal federal que tem trabalhado em parceria com a prefeitura para certificar as pendências burocráticas para a retomadas dos voos comerciais. Desde quando assumiu a administração municipal, em 1º de janeiro, Marçal já equacionou uma série de pendências, como a liberação para receber aviões particulares de grandes portes. “Em menos de três meses de governo resolvemos problemas que se arrastavam há anos em relação ao nosso aeroporto”, ressaltou o prefeito. NOVO TERMINAL O governo do Estado está licitando a construção do novo Terminal de Passageiros após o Ministério de Portos e Aeroportos e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) aprovarem o projeto técnico elaborado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog). Serão investidos R$ 39 milhões na obras, sendo parte dos recursos provenientes do Governo Federal e o restante de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul, que ficará responsável pela execução da obra. O novo terminal terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, contará com espaços modernos, incluindo lanchonete e lojas comerciais, além de uma seção contra incêndio (SCI) e uma estação prestadora de serviço de tráfego aéreo (EPTA). “É importante ressaltar que a construção do novo terminal não impedirá a operação do Aeroporto Regional, que seguirá utilizando o terminal atual, que, inclusive, passou por revisão em toda parte elétrica e hidráulica, além de pintura, iluminação e sistema de climatização, para garantir conforto, segurança e comodidade aos passageiros”, ressalta o prefeito Marçal Filho. Além do novo terminal de embarque e desembarque que terá com 2.655,37 metros quadrados, também serão construídas edificações como uma Central de Utilidades (caixa d’ água, casa de força, etc.), com 183,47 metros quadrados; um Depósito de Resíduos Sólidos, com 54,96 metros quadrados; uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), com 96,73 metros quadrados; e uma Sessão de Combate à Incêndio, com 368,11 metros quadrados.
Preço médio da gasolina em Dourados é de R$ 6,44, aponta pesquisa do Procon
A Prefeitura de Dourados, por meio do setor de fiscalização do Procon, divulgou hoje mais uma pesquisa de preços de combustíveis. O levantamento foi realizado em 40 estabelecimentos da cidade e distritos, na terça-feira, 25 de março. Segundo o órgão, foram comparados os valores do etanol, diesel comum e S10 e gasolina comum e aditivada. O menor preço encontrado na gasolina comum foi de R$ 6,09; no etanol o menor preço é de R$ 3,89; no diesel comum o menor preço foi de R$ 6,19; e no diesel S10 o menor preço praticado é de R$ 6,29. A diferença entre o menor preço encontrado na gasolina comum (R$ 6,09) e o maior preço (R$ 6,49) é de 6,56%. No etanol, a diferença entre o menor (R$ 3,89) e maior preço (R$ 4,79) é de 23,13%; no diesel comum, a diferença entre o menor (R$ 6,19) e o maior preço (R$ 6,79) é de 9,69%; já no diesel S10, a diferença entre o menor (R$ 6,29) e o maior preço (R$ 6,84) é de 8,74%. O preço médio da gasolina comum em Dourados, em março, é de R$ 6,44, uma redução de 0,15%, considerando que em fevereiro o preço médio praticado era de R$ 6,45. O preço médio do etanol, em março, é de R$ 4,40, sendo que em fevereiro, era de R$ 4,41, queda de 0,22%. E em relação ao diesel comum, nesta pesquisa o preço médio apontado é de R$ 6,37, e, em fevereiro, o preço médio era de R$ 6,39, queda de 0,31%. Já o diesel S10 apresentou nesta pesquisa o valor médio de R$ 6,52, enquanto que na pesquisa do mês de fevereiro apresentou preço médio de R$ 6,52, mostrando manutenção do preço médio. O menor preço encontrado nos postos da cidade, para a gasolina (R$ 6,09) é R$ 0,35 mais barato que o preço médio praticado (R$ 6,44) e é R$ 0,40 mais barato do que o maior preço encontrado (R$ 6,49). Lenilson Almeida da Silva, chefe da Procuradoria Especializada de Administração do Procon de Dourados, reforça a informação de que os consumidores poderão exigir a análise do combustível para descobrir o teor de álcool presente na gasolina, teste esse que será feito pelo próprio funcionário do posto de combustível e na frente do consumidor. Qualquer dúvida ou reclamação o consumidor deve ligar para o número 2222-1539 ou enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou, ainda, registrar através do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm
Dourados inicia campanha de vacinação contra Influenza no dia 1º de abril
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima terça-feira, 1º de abril, a campanha de vacinação contra a Influenza. A imunização será realizada no Pronto Atendimento Médico (PAM) e, em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município, com 6.700 doses disponíveis para aplicação nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A gerente do Núcleo de Imunização, Jéssica Andrade, explica que a vacina pode ser administrada juntamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação e destaca sua importância na prevenção da gripe. “A imunização reduz o risco de complicações, internações e óbitos, além de proteger a população durante o período de maior circulação do vírus”, afirmou. A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B. A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e minimizar os impactos da gripe na população mais vulnerável. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação e orienta que os grupos prioritários busquem a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização. Na próxima semana, os primeiros a receberem a dose são os grupos de maior risco, conforme estabelece o Ministério da Saúde, sendo crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e idosos com 60 anos ou mais de idade. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde ou comparecer a um dos postos de vacinação distribuídos pelo município.
Prefeitura abre inscrições para o Prêmio Marco Verde 2025
A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (Imam) abriu oficialmente as inscrições para o Prêmio Marco Verde 2025, via Diário Oficial edição 6.345, desta terça-feira (25) . A premiação tem como objetivo reconhecer e apoiar projetos, trabalhos e ações de pessoas físicas que desenvolvem iniciativas de relevante interesse ambiental no município. Concedido anualmente, o Prêmio Marco Verde visa incentivar boas práticas voltadas à sustentabilidade, conservação e recuperação ambiental, promovendo o desenvolvimento de uma cidade mais equilibrada, consciente e conectada com a preservação dos recursos naturais, dentro de ações desenvolvidas em 2024. O Imam destaca que podem participar pessoas físicas com projetos implementados em Dourados que estejam alinhados com os critérios do regulamento. Para o diretor-presidente do Imam, Fábio Luis da Silva o Prêmio Marco Verde já virou uma tradição no município e incentiva boas práticas de preservação das riquezas naturais de forma dinâmica e ‘contagiante’. “Esse reconhecimento já movimenta as pessoas para que desenvolvam iniciativas importantes para nossa cidade e o mais importante a proteção do nosso meio ambiente que ganha com isso”, citou. Os dois projetos mais votados pela Comissão Julgadora receberão o valor de 400 Uferms cada um (cerca de R$ 20 mil), para aplicação comprovada nos projetos vencedores. O valor do Prêmio deverá obrigatoriamente ser investido de maneira integral no projeto vencedor. A premiação ocorre em junho, durante a Semana do Meio Ambiente. Não poderão se inscrever projetos de políticos em exercício, servidores da Prefeitura Municipal ou premiados em edições anteriores. As inscrições vão até o dia 19 de abril de 2025, às 23h59. Os interessados devem preencher online o formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCdv9qwE21waPCXZAlzBwvFedp8R4nemg7B0C_0Z6JrySTKA/viewform?usp=sharing .
Câmara de Dourados realiza 4ª Feira de Artesanato Mestre Cilso
A Câmara de Vereadores de Dourados promove, entre esta quarta-feira (26) e sexta-feira (28), a 4ª edição da Feira de Artesanato Mestre Cilso. O evento, que celebra a cultura e a produção artesanal local, conta com a participação de 30 artesãos, oferecendo uma variedade de produtos como confeitaria, doces, geleias, pães, méis, tricô, crochê, decorações em tecido, materiais reciclados, bijuterias em pedras, arte sacra, aromatizadores, artesanato indígena e moda pet. A abertura oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira, com a presença de diversas autoridades. O vereador Laudir Munaretto (MDB), idealizador da feira, destacou a relevância do evento para a valorização dos artesãos locais. “Não se trata apenas de um evento, mas de um movimento para fortalecer e perpetuar a riqueza do artesanato douradense”, afirmou. O presidente da Comissão de Cultura da Câmara, vereador Franklin Schmalz (PT), ressaltou o trabalho do grupo em incentivar a cultura local e buscar espaços fixos para exposições. O vereador Sérgio Nogueira (PP) fez uma reflexão sobre o valor do trabalho e do servir. “Servir a Jesus é servir ao próximo, e servir ao próximo é servir a Jesus. O trabalho dos artesãos é uma expressão de dedicação e talento”, enfatizou. A secretária de Cultura de Dourados, Gisela Silva Mello, destacou a colaboração entre sua pasta e a Secretaria de Agricultura para fortalecer a feira. “Nosso objetivo é ampliar esse evento, garantindo apoio institucional para que ele continue crescendo”, afirmou. Entre os expositores, a artesã Dora Vasconcelos compartilhou suas expectativas. “No ano passado, tive ótimas vendas. Esta feira é um momento único para mostrar nosso trabalho e reforçar a importância do artesanato na cultura local”, disse. Especializada em mandalas bordadas à mão, Dora também destacou a necessidade de um espaço fixo e estruturado para as feiras na cidade. “No Parque dos Ipês, onde nos reunimos às terças-feiras, é necessária uma melhor infraestrutura”, pontuou. Evelyn Tibúrcio, filha do homenageado Mestre Cilso, ressaltou a importância de manter viva a luta iniciada por seu pai. “Participar desta feira é um resgate histórico. Quando criança, eu via meus pais expondo, e hoje vejo a segunda geração dando continuidade a esse legado”, comentou. Ela ainda sonha com a criação de uma Casa do Artesão em Dourados, nos moldes da existente em Campo Grande. “Esse espaço representaria o reconhecimento e a valorização dos artesãos locais”, destacou. A cerimônia de abertura também contou com a presença dos vereadores Elias Ishy (PT) e Pedro Pepa (União Brasil). Mestre Cilso: um legado para o artesanato douradense Cilso Aparecido Tibúrcio dedicou mais de 30 anos ao artesanato em Dourados. Nascido em Buritama (SP), chegou ao município em 1972, onde fundou o ateliê “Mão na Massa”, no Altos da Rua Monte Alegre. Mestre Cilso se especializou em técnicas de cerâmica e foi pioneiro na queima em forno Noborigama, um método milenar chinês aprimorado pelos japoneses. Participante ativo de feiras, exposições e oficinas, ele também ministrava palestras para compartilhar seu conhecimento. Faleceu em 29 de fevereiro de 2020, vítima de uma infecção generalizada, deixando quatro filhos, seis netos e um legado imensurável para o artesanato douradense. Sua filha, Evelyn Tibúrcio, segue com dedicação os passos do pai, perpetuando sua história e influência na cultura local. HorariosA Feira de Artesanato Mestre Cilso ocorre no saguão da Câmara Municipal das 7h às 13h.A sede do Legislativo está localizada na sala 6 do Shopping Avenida Center de Dourados.O endereço é: Av. Marcelino Pires, 3600 – Jardim Paulista, Dourados – MS
Inspetor Cabral questiona Projeto de Lei sobre Atendimento Humanizado na Saúde
Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada na segunda-feira (24), o vereador Inspetor Cabral (PSD) se posicionou contra o Projeto de Lei que visa instituir diretrizes para o atendimento humanizado na saúde municipal. O parlamentar justificou sua posição afirmando que a proposta é redundante, pois as diretrizes sugeridas já estão previstas na legislação vigente. Cabral destacou a Lei Complementar nº 107, de 27 de dezembro de 2006, que estabelece normas para a conduta dos servidores públicos municipais, incluindo regras que garantem um atendimento respeitoso e eficiente. Entre as determinações da lei, estão obrigações como “exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo”, “atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo” e “tratar com urbanidade as pessoas”. Segundo o vereador, esses dispositivos já asseguram os princípios de empatia, atenção, solidariedade e respeito no atendimento à população. Além disso, o parlamentar citou a Portaria nº 1.820/2009 do Ministério da Saúde, que define os direitos dos usuários do SUS e reforça a necessidade de atendimento humanizado. Também mencionou projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, como o PL nº 309/2023 e o PL nº 119/2019, que buscam regulamentar a humanização do atendimento à saúde em âmbito federal. Outro ponto abordado foi a existência de iniciativas estaduais e municipais recentes que tratam do tema. Cabral citou o Projeto de Lei nº 312/2021, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e a Lei Ordinária nº 4.813/2022, que institui a Semana de Combate à Violência Obstétrica e promove ações de conscientização sobre parto humanizado. Para o vereador, a criação de novas leis sobre o assunto não é a solução. “Antes de propor novas legislações, precisamos avaliar se as normas em vigor estão sendo cumpridas e se a população está realmente sendo beneficiada. O simples fato de aprovar uma nova lei não garante a melhoria no atendimento à saúde”, afirmou. Diante disso, Inspetor Cabral reforçou que sua decisão de voto contrário se baseou na necessidade de evitar a sobreposição de normas e garantir que as políticas existentes sejam devidamente aplicadas. O projeto de lei teve o pedido de vista pelo vereador Elias Ishy (PT) e será discutido na sessão ordinária da próxima segunda-feira (31).








