A Câmara Municipal de Dourados realizou nesta terça-feira (1) a cerimônia de posse dos 14 aprovados em todas as etapas do concurso público realizado em 2022. O processo seletivo dos convocados para posse se concluiu em março, com a entrega de documentos exigidos e a perícia médica, etapas previstas no Edital. A solenidade de posse aconteceu no plenário da Câmara de Dourados, e foi aberta ao público. Os novos empossados são para cargos de níveis superior e fundamental que vão compor o quadro de efetivos da Casa de Leis. O concurso público realizado em maio de 2022 teve no ano passado a sua prorrogação por mais dois anos. A vereadora e presidente da Câmara, Liandra da Saúde (PSDB) foi quem empossou os novos servidores, e afirmou que é um momento de festa para a Câmara de Dourados, que conta agora com um quadro de 74 servidores efetivos. “É uma responsabilidade muito grande que nós precisamos ter com os concursados, que estudaram, se dedicaram ao concurso, esperaram a convocação e chegou o dia da posse. Eu sou muito técnica e falo que os concursados chegam para agregar muito na Casa, e quem ganha com isso somos nós e a sociedade, daqui há quatro anos nós vereadores podemos não estar aqui na Câmara, mas os efetivos permanecem e continuam fazendo o trabalho”, enfatiza Liandra. Caroline de Matos Santos Sampaio, fará parte do quadro de Intérprete de Libras, e está muito feliz em contribuir com a acessibilidade em Dourados. “Eu acho que o fundamental do meu trabalho no legislativo é a acessibilidade, poder ajudar para que os trabalhos desenvolvidos pela Câmara sejam acessíveis a comunidade surda, porque eles são cidadãos brasileiros, em um lugar que ninguém fala a língua deles, então ter a oportunidade de levar tudo o que é discutido, as políticas públicas para a comunidade surda eu acho que é o maior ganho desse concurso para mim”,Luciane Gabriela Mahl de Campos, foi empossada como Técnica Administrativa, e conta que o concurso sempre foi um objetivo em sua vida, e agora está realizando como servidora da Câmara. “É com grande satisfação que eu alcancei a posse. Minhas expectativas são enormes. Eu nunca trabalhei no setor público, mas estou pronta para aprender a à disposição da Câmara e da sociedade”. Bruna Pereira Miranda, tomou posse no cargo de Técnico Administrativo, e conta que está ansiosa para o trabalho que vai desenvolver no legislativo. “Eu vejo o legislativo como uma parte muito importante da sociedade, então eu sabia que aqui além de poder aprender muita coisa, eu vou ver a diferença sendo feita na cidade e poder contribuir para isso”, afirma Bruna.Os vereadores Laudir Munaretto (MDB), Sérgio Nogueira (PP), Cemar Arnal (PP), Márcio Pudim (PSDB), Elias Ishy (PT), Marcelo Mourão (PL), Inspetor Cabral (PSD), Alex Cadeirante (PSDB) estiveram presentes na solenidade de posse e desejaram as boas-vindas aos novos servidores. O Concurso O processo seletivo foi realizado em maio deste ano, com um total de 8.192 candidatos inscritos para vagas de convocação imediata e formação de cadastro reserva em níveis fundamental, médio, superior e técnico de escolaridade. A realização do certame resolveu uma pendência de anos da Casa de Leis de Dourados e moderniza parte das atividades administrativas, com novos cargos técnicos e especializados para diversos setores.O concurso público atende ao novo PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) do legislativo municipal, implantado por meio do Projeto de Lei Complementar nº 026/2021. Confira abaixo a lista com os nomes e respectivos cargos dos novos servidores efetivos da Câmara de Dourados: Cargo: Auxiliar de Serviços GeraisAlan Camilo da Silva Cargo: CopeiraAna Beatriz Gomes Aoki Cargo: Técnico AdministrativoBruna Pereira Miranda Cargo: Intérprete de LibrasCaroline de Matos Sampaio Cargo: Técnico AdministrativoEdson Antonio Tartari Cargo: Agente de SegurançaElvis Justino de Souza Carvalho Cargo: Agente de CerimonialGabriela Ribeiro Neves Cargo: ContadorJuliana Benites Padua Gomes Cargo: Técnico AdministrativoLuciane Gabriela Mahl de Campos Cargo: Procurador LegislativoMara Silvia Zimmermann Cargo: Técnico AdministrativoMayara Lima Donomae Cargo: Agente da Administração GeralRafael Farias Benites Cargo: GarçomRuan da Silva Barbosa Cargo: Auxiliar de Serviços GeraisVera Lucia da Silva Alem
Prefeitura e Governo do Estado iniciam recapeamento histórico no Jardim Água Boa
Um novo capítulo começou a ser escrito no Jardim Água Boa nesta terça-feira (1º). O bairro mais populoso de Dourados, que há anos sofria com ruas esburacadas e trechos quase intransitáveis, começou a receber as obras de recapeamento asfáltico, trazendo alívio e otimismo para os moradores. Essa realidade começa a mudar graças ao alinhamento entre a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado. O início dos trabalhos aconteceu no cruzamento das ruas Itamaraty com Bela Vista, ponto simbólico para marcar o avanço da infraestrutura urbana da cidade. O prefeito Marçal Filho esteve no local e reforçou o compromisso da atual gestão com melhorias concretas. “Essa é uma conquista para a comunidade”, enfatizou. “É o início de uma nova fase não só para o Jardim Água Boa, mas para toda Dourados”, salientou, destacando que os investimentos fazem parte do compromisso do governador Eduardo Riedel com o município. As obras serão realizadas em duas etapas, somando um investimento de R$ 17,5 milhões. A primeira fase, já em execução, contempla 90.453,5 metros quadrados de recapeamento e será executada pela empresa Planacom. A área abrange os quadriláteros entre as ruas Itamarati até Áurea de Matos Carvalho (antiga W9) e da Cafelândia até Ediberto Celestino de Oliveira. O secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araújo, o Beto, que também acompanhou o início dos trabalhos, explicou que em alguns trechos será necessário remover completamente o pavimento antigo, realizar a reciclagem da base com adição de cimento e então aplicar uma nova capa asfáltica, garantindo qualidade e durabilidade. A segunda etapa irá revitalizar mais de 91 mil metros quadrados entre as ruas Cuiabá até Itamarati e da Cafelândia até Ediberto Celestino de Oliveira. Os trabalhos serão conduzidos pela Concremat Engenharia, vencedora da licitação. “Estamos buscando novas parcerias com deputados e senadores para continuar esse trabalho em outros bairros”, anunciou Marçal Filho. “Nosso objetivo é melhorar a infraestrutura de toda a cidade”, destacou Marçal. “Precisamos investir na saúde, na educação e irei em busca de apoio para garantirmos investimentos para a nossa cidade”, completou o prefeito. Para os moradores do Jardim Água Boa, a notícia é motivo de comemoração. “A gente sabe que muitas ruas da cidade estão danificadas e o tapa-buraco não dá conta. Esse trabalho de recapeamento é a solução para evitar os transtornos que temos diariamente em ruas que não tem como serem recuperadas”, disse motivado José Antônio, comerciante local. Com o recapeamento em andamento, Dourados dá um passo firme rumo à modernização urbana e à valorização dos bairros. O recapeamento chega como símbolo de cuidado e respeito pela população e a proposta da administração municipal também é a de garantir asfalto para moradores de bairros que ainda convivem com poeira durante a estiagem e lama quando chove.
Liandra propõe coleta periódica de móveis e eletrodomésticos em Dourados
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB), apresentou indicação à Prefeitura de Dourados, na sessão ordinária de segunda-feira (31), visando melhorar a destinação de móveis, eletrodomésticos e outros artigos descartados pela população. O projeto sugere a implementação de uma coleta periódica nos bairros e em pontos pré-determinados da área urbana, facilitando o descarte responsável e promovendo a reutilização. Além da coleta, a proposta também prevê a criação de um depósito municipal onde os itens em bom estado fiquem disponíveis para aqueles que possam reaproveitá-los. Dessa forma, a iniciativa contribuiria para a redução do descarte inadequado, evitando acúmulo de lixo em vias públicas e terrenos baldios, além de beneficiar pessoas que necessitam desses objetos.“Muitas vezes, móveis e eletrodomésticos descartados ainda estão em condições de uso. Com um sistema eficiente de coleta e um local adequado para armazená-los, podemos oferecer uma segunda chance a esses itens e atender famílias que precisam, proporcionando um descarte mais consciente e sustentável na cidade “, destacou a vereadora. A proposta poderá ser implementada em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMAM) e a Secretária de Serviços Urbanos, dando continuidade a iniciativa da prefeitura, nos multirões de limpeza nos bairros da cidade.
GMD, Agetran e Secretarias debatem segurança para 1ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados trabalha intensamente para que a 1ª Festa da Páscoa, que acontece entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins, seja um evento excepcional para os douradenses. Na manhã desta terça-feira (01), equipes que estão à frente do evento se reuniram na sede da Guarda Municipal para debater pontos como segurança, organização, cronograma de ações, entre outros.Diante do foco em promover uma festa com um ambiente familiar, tranquilo e que tenha uma variedade de atrações, foram definidos vários direcionamentos pelas equipes da Guarda Municipal, Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Secretaria de Cultura, Secretaria de Agricultura Familiar, Secretaria de Serviços Urbanos e Fundação de Esportes (Funed). Um grande público é esperado durante os quatro dias de evento. A estrutura gigantesca vai abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais e shows com artistas locais e nacionais. As inscrições para expositores, empreendedores de vários segmentos, ambulantes e piscicultores que desejam comercializar produtos no Parque estão em andamento. O comandante da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos, destacou que a recomendação do prefeito Marçal Filho é que tudo seja feito para que o evento proporcione muita diversão e tranquilidade para as famílias. Diante disso, um trabalho em conjunto existe para uma festa brilhante em todos os aspectos. “Temos trabalhado em conjunto e com ênfase no direcionamento do prefeito, que é proporcionar dias de festividade, alegria, que sejam memoráveis para os douradenses, os participantes de toda a região e sejam positivos também para quem vai participar comercializando produtos”, destaca. Ainda conforme o comandante, outro encontro em breve deve acontecer para direcionamentos mais precisos quanto à segurança do local e dos arredores. Neste debate, além da GM estarão envolvidos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e empresa terceirizada de segurança. FESTA DA PÁSCOA Além das atrações culturais, esportivas e pesca aberta para a população no Parque Antenor Martins, a Prefeitura vai realizar sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson. As atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil. Durante os 4 dias de festa, o DJ Vini Araújo animará o público com uma playlist que será preparada exclusivamente para o evento e que terá como destaque ao final de cada noite os clássicos flashback com o melhor dos anos 80, 90 e 2000 da música nacional e internacional. A 1ª Festa da Páscoa vai compor o Calendário Oficial de Eventos de Dourados e o desafio será realizar nos anos seguintes uma edição cada vez melhor que a anterior, fazendo a cidade respirar cultura, lazer e entretenimento. A realização é da Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.
Inspetor Cabral celebra aprovação da Patrulha Maria da Penha pela Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, na Sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (31), o Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo que institui a Patrulha Maria da Penha, um marco no fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica na cidade. O vereador Inspetor Cabral (PSD), que já havia protocolado um projeto semelhante, destacou a relevância da iniciativa e sua participação ativa na construção do texto aprovado. O parlamentar, que tem ampla experiência na Guarda Municipal de Dourados, conhece de perto a realidade enfrentada pelas vítimas e reforça que a Patrulha Maria da Penha será um instrumento essencial para garantir o cumprimento das medidas protetivas e ampliar a segurança das mulheres em situação de vulnerabilidade. “A proteção das mulheres vítimas de violência sempre foi uma das nossas prioridades. Ao apresentar nosso projeto, entendemos que poderíamos construir algo ainda mais eficiente em parceria com o Poder Executivo. Retiramos a proposta para aperfeiçoá-la e hoje temos uma lei estruturada que garantirá uma ação mais efetiva da Guarda Municipal de Dourados no combate à violência doméstica”, afirmou Cabral. O vereador também ressaltou que acompanhou todas as fases do processo e seguirá fiscalizando a implementação da patrulha. “É uma satisfação enorme contribuir para essa construção e agora alinhar com a Guarda Municipal a forma como essa patrulha será colocada em prática. O trabalho integrado é fundamental para garantir a eficácia da lei e a proteção das vítimas”, completou. Com a aprovação do projeto, a Patrulha Maria da Penha será implantada em Dourados, reforçando o compromisso do município no enfrentamento à violência contra a mulher e na garantia de um atendimento especializado e humanizado às vítimas.
Prefeitura incentiva iniciativa de inclusão linguística de estudantes imigrantes
A parceria entre diversas instituições, com apoio da Prefeitura de Dourados, possibilitou a realização no próximo dia 10, no plenário da Câmara Municipal, do projeto AcolhEduc – Inclusão Linguística de Estudantes Imigrantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados. O evento, marcado para iniciar às 18h30, é aberto à participação do público e fundamental para fortalecer o debate sobre a inclusão e acolhimento de estudantes imigrantes na rede pública de ensino. A iniciativa em parceria com o Núcleo de Migrantes da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Associação de Imigrantes Dunamis, tem por objetivo promover o debate sobre os desafios e estratégias para inclusão educacional de estudantes imigrantes, contando com a participação de especialistas na área. A programação inclui falas de especialistas que abordarão a importância da inclusão linguística na educação pública, especialmente para estudantes imigrantes. Serão palestrantes o Prof. Dr. Hermes Moreira Júnior, diretor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Prof.ª Dra. Edilaine Buin Barbosa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (Fale) da UFGD; e a Prof.ª Dra. Rosana Daza, coordenadora de Assuntos Educativos e Sociais da Associação de Imigrantes Dunamis Multicultural. CARTILHA Durante o evento, será realizado o lançamento da cartilha “Entre Saberes, Vivências e Línguas”, um material que tem como objetivo oferecer suporte a professores, estudantes e a toda a comunidade escolar no acolhimento e inclusão de crianças e adolescentes imigrantes na Rede Municipal de Ensino. Também será apresentada a primeira prova de nivelamento em espanhol, a ser aplicada aos estudantes migrantes falantes desse idioma na Rede Municipal de Dourados. A publicação da cartilha, bem como as provas de nivelamento é o resultado de um trabalho coletivo e interdisciplinar, que visa garantir o direito a uma educação de qualidade e a diversidade linguística e cultural. PARCERIA E APOIO O evento é promovido por meio de uma parceria entre diversas instituições e conta com o apoio da Prefeitura de Dourados, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Associação de Imigrantes Dunamis Multicultural, Câmara Municipal de Dourados e do vereador Franklin Schmalz.
Mato Grosso do Sul Avança na Conectividade com Wi-Fi Gratuito ao Longo da MS-040
O Governo de Mato Grosso do Sul deu um passo importante para ampliar o acesso à internet no estado ao inaugurar, em 31 de março de 2025, pontos de Wi-Fi gratuito ao longo da rodovia MS-040. A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) e a Secretaria-Executiva de Transformação Digital (Setdig), visa melhorar a comunicação e a segurança para motoristas, moradores e trabalhadores que utilizam essa via estratégica, que corta o coração do estado. Com a ação, o estado reforça seu compromisso em levar conectividade a áreas rurais e de difícil acesso, promovendo inclusão digital e desenvolvimento regional. A MS-040, que conecta Campo Grande a Santa Rita do Pardo e se estende até Brasilândia, abrange 244 quilômetros e atravessa uma região marcada por atividades agropecuárias e pequenos povoados. A instalação dos pontos de Wi-Fi foi planejada para atender trechos onde o sinal de telefonia móvel é fraco ou inexistente, uma demanda antiga de quem depende da rodovia para trabalho ou deslocamento. O governador Eduardo Riedel, presente na inauguração, destacou a relevância do projeto. “Estamos levando internet gratuita para quem vive e trabalha no interior, conectando pessoas e oportunidades. Isso é essencial para o crescimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou, enfatizando o papel da tecnologia na redução das desigualdades regionais. Os pontos de acesso fazem parte do programa Infovia Digital, lançado em 2023, que já instalou mais de 130 praças de Wi-Fi gratuito em todos os 79 municípios do estado. Na MS-040, a infraestrutura inclui antenas alimentadas por energia solar, garantindo sustentabilidade e autonomia em áreas remotas. Cada ponto oferece conexão de alta velocidade, com capacidade para suportar até 50 usuários simultâneos, cobrindo um raio de aproximadamente 200 metros. A Setdig informou que os locais foram mapeados com base em estudos de tráfego e necessidade, priorizando paradas de descanso, comunidades rurais e entroncamentos importantes. A medida também traz benefícios práticos para a segurança e a economia local. Motoristas como José Aparecido, que transporta grãos entre Campo Grande e Brasilândia, relatam alívio com a novidade. “Antes, ficávamos sem sinal por dezenas de quilômetros. Agora, posso avisar sobre atrasos ou pedir ajuda se precisar”, disse ele, ecoando o sentimento de muitos que trafegam pela rodovia. Para os moradores de áreas próximas, como o distrito de Aroeira, o Wi-Fi gratuito abre portas para comunicação, educação à distância e até pequenos negócios, fortalecendo a vida comunitária em regiões que historicamente dependeram de soluções limitadas. O investimento na MS-040 complementa outras ações do governo estadual, como a pavimentação de 88 quilômetros da mesma rodovia, anunciada em 2024, e a expansão da malha aérea pelo programa Decola MS. Segundo o secretário de Infraestrutura, Helio Peluffo, a conectividade é um pilar para o desenvolvimento sustentável. “Uma estrada bem pavimentada e conectada é um convite ao progresso. Estamos construindo um estado onde ninguém fica para trás”, declarou. O projeto ainda prevê a instalação de mais pontos de Wi-Fi em outras rodovias estratégicas, como a MS-316, nos próximos meses.
Zé Teixeira Busca Recursos para Fortalecer a Educação em Dourados, Alcinópolis e Caarapó
O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), em uma série de indicações apresentadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em 31 de março de 2025, colocou a educação como prioridade ao solicitar investimentos para três municípios do estado: Dourados, Alcinópolis e Caarapó. Reconhecendo o papel transformador do ensino, o parlamentar pediu recursos para melhorar a infraestrutura escolar e atender às necessidades de estudantes e profissionais da área, em um esforço que reflete a busca por condições mais dignas de aprendizado nas cidades sul-mato-grossenses. Em Alcinópolis, Zé Teixeira solicitou ao Governo do Estado a reestruturação da biblioteca da Escola Estadual Romilda Costa Carneiro. A demanda, encaminhada pelos vereadores Alcir Dias, Valdeci Passarinho e Fernando Nicoletti, inclui a aquisição de 10 jogos de mesas com cadeiras, dois notebooks, cinco computadores completos com impressora e nobreak, armários de aço, um datashow, prateleiras e um novo acervo de livros. O objetivo é modernizar o espaço, tornando-o mais funcional e acessível aos alunos, que dependem da biblioteca como um recurso essencial para seus estudos. Para Caarapó, o foco foi a Escola Estadual Padre José de Anchieta, localizada no distrito de Cristalina. Atendendo a um pedido do vereador João Paulo do Dinho, o deputado reivindicou computadores, aparelhos de ar-condicionado e a contratação de merendeira, zelador e agente de limpeza. A justificativa é clara: garantir um ambiente adequado para o aprendizado, com alimentação de qualidade e instalações bem cuidadas, atendendo às necessidades básicas dos estudantes e da equipe escolar em uma região rural que muitas vezes enfrenta carências estruturais. Já em Dourados, maior município do interior do estado, Zé Teixeira voltou sua atenção para duas instituições. Para a fanfarra da Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas, ele pediu apoio da bancada federal em Brasília para a compra de instrumentos musicais e equipamentos, como bumbo, surdo, pratos, baquetas, fardas e ornamentos. A solicitação visa fortalecer atividades extracurriculares que promovem disciplina e integração entre os alunos. Além disso, o deputado solicitou recursos para o Instituto Máximos, uma entidade sem fins lucrativos que atua na redução da evasão escolar e no combate à pobreza. O pedido inclui equipamentos para geração de energia solar e 20 aparelhos de ar-condicionado, visando melhorar as condições de atendimento a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. As ações de Zé Teixeira reforçam uma visão prática de desenvolvimento, em que a educação é vista como um pilar para o progresso social e econômico. Suas indicações, baseadas em demandas levantadas por lideranças locais, mostram um trabalho alinhado com as necessidades das comunidades, buscando soluções que vão desde a modernização de espaços escolares até o suporte a iniciativas que preservam valores como esforço e responsabilidade. O esforço agora depende da resposta do Governo do Estado e da bancada federal para que os recursos cheguem às mãos de quem mais precisa.
Dill do Povo Defende Mais Asfalto em Reunião com Moradores do Jardim Pelicano em Dourados
O vereador Dill do Povo (União Brasil), da Câmara Municipal de Dourados, participou de uma reunião significativa no dia 31 de março de 2025, com a Associação de Moradores do Jardim Pelicano. O encontro, realizado na sede da associação, teve como foco principal discutir a pavimentação asfáltica das ruas do bairro, uma demanda antiga da comunidade que enfrenta transtornos diários devido à falta de infraestrutura adequada. A iniciativa reflete o empenho do parlamentar em buscar melhorias para a qualidade de vida dos moradores da região leste da cidade. Durante a reunião, Dill ouviu atentamente os relatos dos residentes, que destacaram os problemas causados pela ausência de asfalto, como a poeira em períodos de seca e a lama em dias de chuva, dificultando o acesso e comprometendo a saúde pública. O vereador, que também é vice-presidente da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos da Câmara, reforçou seu compromisso com a causa. “Nosso objetivo é unir forças entre a população, a Câmara e a Prefeitura para viabilizar esse asfalto tão necessário. A pavimentação é mais do que uma obra; é dignidade para quem vive aqui”, afirmou ele, sinalizando a importância de parcerias para tornar o projeto realidade. O Jardim Pelicano, assim como outros bairros de Dourados, tem sido alvo de reivindicações por melhorias na infraestrutura há anos. A reunião contou com a presença de lideranças locais, que apresentaram um histórico de promessas não cumpridas e cobraram ações concretas. Dill, por sua vez, comprometeu-se a levar a demanda ao Poder Executivo, pressionando por estudos técnicos e a inclusão do bairro em projetos de pavimentação já em andamento no município, como o Oga Porã – Minha Casa, Minha Vida, que tem levado moradias e infraestrutura a outras regiões. A mobilização da Associação de Moradores do Jardim Pelicano reflete um movimento mais amplo em Dourados, onde comunidades buscam protagonismo na resolução de suas necessidades. O vereador destacou que a união entre os moradores é um passo essencial para pressionar as autoridades e garantir que os recursos cheguem a quem mais precisa. “Quando a população se organiza, o poder público sente a força dessa voz. Vamos trabalhar juntos para que o Jardim Pelicano deixe de ser esquecido”, declarou. O encontro terminou com um acordo para que Dill acompanhe de perto os próximos passos, incluindo a elaboração de um relatório com as prioridades do bairro a ser apresentado à Prefeitura. A luta por asfalto no Jardim Pelicano simboliza um esforço maior por equidade nas políticas públicas de Dourados, onde o desenvolvimento urbano ainda enfrenta desafios para alcançar todas as regiões de maneira uniforme.








