Em um cenário em que a detecção precoce pode significar a diferença entre a cura e o agravamento de uma doença, capacitar profissionais de saúde se torna uma estratégia essencial. Com o objetivo de fortalecer o diagnóstico do câncer bucal e qualificar a atuação dos cirurgiões-dentistas, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da ESP (Escola de Saúde Pública) Dr. Jorge David Nasser e coordenadoria de Saúde Bucal, promoveu entre os dias 14 e 16 de abril, em Corumbá, o curso prático de Biópsia e Citologia Esfoliativa. Ministrada pela professora Márcia Rodrigues Gorisch, credenciada à ESP, a capacitação reuniu 10 cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária, incluindo profissionais do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), que enfrentam desafios logísticos para o encaminhamento de casos suspeitos. A ação integra o conjunto de iniciativas de educação permanente em saúde voltadas à prevenção e ao enfrentamento do câncer bucal no estado. O curso prático é direcionado a profissionais que já concluíram o curso autoinstrucional “Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal” com carga horária de 20 horas, também ofertado pela ESP. Ambas as formações seguem os princípios da PNEPS (Política Nacional de Educação Permanente em Saúde), instituída pela Portaria nº 198/GM, de 13 de fevereiro de 2004, que visa a qualificação contínua dos trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde). Conforme a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Buzinaro, a capacitação representa um passo importante no fortalecimento da rede de atenção à saúde bucal no estado. “Levar conhecimento técnico e prático aos profissionais que atuam em regiões remotas é uma forma concreta de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e qualificado do câncer bucal. Nosso compromisso é garantir que todos os sul-mato-grossenses, independentemente de onde vivam, tenham acesso a um cuidado mais resolutivo, humanizado e alinhado às diretrizes do SUS. Essa formação é resultado do trabalho integrado entre a SES, a ESP e os municípios, e reforça a importância da educação permanente como estratégia para transformar realidades locais”, afirmou Giovana. Os casos com indicação de biópsia, identificados durante o curso, serão encaminhados ao Laboratório de Patologia Oral da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que integra a Linha de Cuidado do Câncer de Boca do estado. O laboratório realiza análises macroscópicas e microscópicas das amostras, contribuindo para diagnósticos mais precisos tanto na capital quanto em municípios do interior. Para a cirurgiã-dentista do Polo Base Distrito Sanitário Indígena do município de Miranda, Tayana Pinheiro de Castro, o curso superou as expectativas ao proporcionar uma vivência transformadora, muito além do que havia sido inicialmente imaginado. “Achávamos que seria algo mais metodológico, técnico, mas fomos surpreendidos com uma experiência muito mais ampla. A troca de saberes, os insights e reflexões compartilhados trouxeram uma dimensão prática que dialoga profundamente com a teoria. Foi um espaço de troca, onde nossa vivência no território se somou aos saberes apresentados, tornando tudo mais interessante e enriquecedor”, destacou. A iniciativa contou com o apoio logístico e material das prefeituras envolvidas, evidenciando o engajamento local na construção de uma rede mais forte de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer bucal. A ação reforça o compromisso da SES e da ESP em ampliar o acesso à saúde especializada e garantir respostas mais rápidas e eficazes às necessidades da população sul-mato-grossense. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Conscientização sobre saúde única mobiliza estudantes e população rural em ação da SES
Com foco na educação em saúde e na conscientização sobre os vínculos entre saúde humana, animal e ambiental, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou uma série de ações educativas voltadas a estudantes, profissionais e moradores da zona rural. As atividades foram promovidas pela Coordenadoria de Saúde Única, em parceria com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), e apresentadas na última semana na 85ª edição da Expogrande, no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande. No estande do Governo do Estado, o público teve acesso a materiais informativos digitais, orientações e rodas de conversa sobre temas como zoonoses, segurança alimentar, uso racional de antimicrobianos e vigilância de patógenos emergentes — assuntos cada vez mais relevantes em um cenário de mudanças climáticas e intensificação das atividades agropecuárias. Um dos momentos de maior participação foi a palestra para o projeto “De olho no material escolar”, que reuniu adolescentes da rede pública e privada para discutir os riscos à saúde presentes em itens do cotidiano, sob a perspectiva da Saúde Única. “A proposta da Saúde Única é justamente mostrar que a saúde humana, animal e ambiental estão profundamente interligadas. Ao trazer essa abordagem para um espaço de grande circulação como esse, conseguimos dialogar com diferentes públicos e reforçar a importância da prevenção, da informação e da responsabilidade coletiva”, destacou a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias. Ao aproximar conhecimento técnico da realidade das pessoas, a secretaria contribui para a construção de uma cultura de cuidado compartilhado entre sociedade, ambiente e animais — um passo essencial para a promoção de uma saúde mais completa e duradoura. Danúbia Burema, Comunicação SES
MS registra 3.285 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul já registrou 8.659 casos prováveis de Dengue, sendo 3.285 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 15ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (16). Segundo o documento, 9 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 6 estão em investigação. Nos últimos 14 dias, Paraíso das Águas e Itaquiraí registraram incidência média de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi e Paranhos. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade. Vacinação Ainda conforme o boletim, 156.182 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. Chikungunya Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 6.719 casos prováveis, sendo 1.409 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 12 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 2 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti e Vicentina. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Dengue SE 15- 2025 Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 15 – 2025 Helton Davis, Comunicação SES
Gaeco deflagra operação e cumpre mandados em Dourados e Três Lagoas
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), em apoio à 7ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas, deflagrou na manhã hoje, dia 16/04, a “Operação Backstage”, cumprindo 10 (dez) mandados de busca e apreensão, sendo 8 (oito) em Três Lagoas/MS e 2 (dois) em Dourados/MS. O Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) também deu apoio às ações. O cumprimento dos mandados decorre de decisão judicial, no bojo da investigação que apura possíveis crimes de associação criminosa, fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, bem como crimes correlatos. Segundo apurado até o momento, uma empresa de Três Lagoas teria vencido sistematicamente diversas licitações do Município para fornecimento de estruturas e equipamentos para realização de eventos e shows na cidade, desde 2022, em procedimentos com fortes indícios de irregularidades. Algumas irregularidades, inclusive, já foram objeto de apontamento pelo Tribunal de Contas do Estado, que verificou vícios em um dos procedimentos de contratação do Município de Três Lagoas. O nome “Operação Backstage“ faz alusão ao que acontece nos bastidores dos eventos, que nem sempre é de conhecimento público. GAECO/MPMS
MPMS apura possíveis irregularidades sanitárias e de segurança em bares e restaurantes de Dourados
A 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, no Mato Grosso do Sul, instaurou procedimento preparatório, com o objetivo de apurar supostas irregularidades sanitárias e de segurança dos consumidores em bares, restaurantes e estabelecimentos similares no município. A investigação visa apurar condições inadequadas que possam representar riscos à saúde e à segurança dos consumidores. A ação ocorre em meio ao aumento da atenção sobre o cumprimento das normas de vigilância sanitária e segurança em espaços públicos, especialmente aqueles que recebem grande fluxo de pessoas e manipulam alimentos e bebidas. De acordo com a Promotoria de Dourados, o foco da investigação é verificar se os estabelecimentos cumprem as exigências legais quanto às condições de higiene, armazenamento de alimentos, funcionamento de sistemas de prevenção contra incêndios, acessibilidade e outras medidas que garantam a segurança dos frequentadores. O Ministério Público Estadual tem atuado ativamente na fiscalização de estabelecimentos comerciais em Dourados e, segundo o MPMS, caso sejam confirmadas as irregularidades, os estabelecimentos poderão ser alvo de medidas administrativas, civis e até mesmo judiciais. As ações poderão incluir desde recomendações para correção imediata das falhas até a proposição de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) ou, em casos mais graves, o ajuizamento de ações civis públicas. A promotoria reforça que a participação da população é essencial para o controle social das atividades econômicas. Denúncias e informações podem ser encaminhadas diretamente ao Ministério Público, pelo site institucional ou pelos canais oficiais da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados. Alessandra Frazão
Zé Teixeira pede apoio do Detran para evitar acidentes em Dourados
O risco de acidentes no trânsito de Dourados, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, levou o deputado estadual Zé Teixeira a solicitar nesta quarta-feira (16) a implantação de faixas elevadas de travessia em vinte pontos estratégicos da malha urbana, bem como a destinação de equipamento para a demarcação viária horizontal. O pedido de estudos técnicos e elaboração de projeto de sinalização viária foi encaminhado ao Governo do Estado e ao diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), Rudel Trindade Júnior. Em virtude dos acidentes registrados no local e das dificuldades enfrentadas pelos pedestres, especialmente crianças e pessoas com mobilidade reduzida, a implantação da faixa elevada é uma prioridade nos arredores da Paróquia São Carlos e da clínica especializada no atendimento infantil a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre as ruas Olinda Pires de Almeida e Hayel Bon Faker. Conforme a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados, as demais faixas devem ser instaladas em frente a dezoito escolas. O deputado Zé Teixeira também solicitou a manutenção e o cascalhamento de trecho de dois quilômetros de extensão da estrada vicinal que parte Rodovia MS-156, na saída para o Porto Cambira, entre o Distrito Industrial e o perímetro urbano de Dourados. “A estrada é importante via de acesso a diversos bairros e propriedades rurais, recebe tráfego de grande movimento, incluindo o trânsito de veículos pesados que realizam o escoamento da produção agrícola e o transporte de insumos, como também o trânsito de estudantes”, destaca. Zé Teixeira apresentou ainda um pedido de recursos da União para atender a instituição filantrópica Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária, sediada em Campo Grande. “A Seleta realiza atividades em prol de pessoas em risco social, como famílias, crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência e atualmente encontra-se com uma demanda aumentada e necessitando de apoio para conseguir dar continuidade às suas atividades”, explica o deputado. A indicação foi encaminhada à Bancada Federal de Mato Grosso do Sul.
Regras para pesca na Festa da Páscoa serão fiscalizadas para democratizar a pescaria
A fiscalização das regras para a pescaria na 1ª Festa da Páscoa será rígida e quem infringir as normas será proibido de seguir pescando. A atividade estará liberada entre os dias 17 e 20 de abril no Parque Ambiental Antenor Martins. A ação está sendo estruturada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e o lago do parque recebeu no começo da semana 2,5 toneladas de peixes das espécies pacu, tambacu e patinga. Para que a pesca ocorra com tranquilidade e dentro dos padrões ambientais exigidos pela legislação, a Semaf destaca normas que precisarão ser seguidas por toda a população, entre as quais estão a proibição do uso de qualquer tipo de apetrecho e limitação de três exemplares por pescador. Também estará proibida a circulação de veículos no interior do parque, exceto os oficiais. O secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, ressalta que todas as ações estão sendo traçadas com o intuito de proporcionar uma grande festa, com ambiente familiar e atrações diversas, conforme recomendações do prefeito Marçal Filho. “As atividades estão sendo planejadas de acordo com o pedido do prefeito, sempre pensando em qualidade, segurança e formas de serem atrativas para todas as idades”, aponta. No dia 17 de abril (amanhã), das 7h às 17h, a pesca será permitida para pessoas com deficiência e idosos, além de crianças até 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Nos dias 18, 19 e 20, das 7h às 17h, será permitida a pesca para a população em geral. Essa regra será rigidamente fiscalizada pelos servidores que estão trabalhando no apoio à Festa da Páscoa. REGRAS DA PESCARIA Será permitido o uso de somente uma linha de pesca na água, por pescador, ou seja, apenas um equipamento de pesca por pessoa. Durante a pesca será proibida a utilização de qualquer apetrecho que esteja em desacordo com a legislação vigente, tais como redes, tarrafas, “joão bobo”, espinhel, etc.; Fica proibida a alimentação dos peixes no lago pela população, com ceva, milhos, farelos, quireras, entre outros, durante o evento. A participação de crianças até 12 anos será permita somente se acompanhadas dos pais ou responsável. Fica expressamente proibida a entrada de bebidas alcoólicas, em cooler ou outros meios de alocação. Fica expressamente vedada a entrada e o consumo de qualquer bebida que estejam acondicionadas em recipiente de vidro. Fica autorizada a entrada de cadeiras, assentos e alimentos para consumo no local. Fica vedada a comercialização de alimentos, bebidas ou qualquer insumo nas imediações do Parque Antenor Martins, sem expressa autorização da SEMAF; Fica estabelecido que a entrada e saída dos participantes da pesca serão realizadas exclusivamente pela portaria principal do evento, à Rua Antônio Emílio de Figueiredo, em local identificado. Fica estabelecido que o peixe capturado mediante pesca poderá ser levado para casa pelo participante, sem qualquer custo. Estabelece-se o limite de apenas três exemplares de peixe por pescador. Fica terminantemente proibida a entrada de qualquer veículo dentro no parque durante o período de pesca, salvo veículos oficiais e da organização do evento. Fica estabelecido que o usuário/participante que descumprir as regras deste regulamento será retirado do local e não poderá participar da pesca, nos outros dias do evento; Fica estabelecido que os participantes deverão recolher todos os resíduos sólidos – lixo, gerados por eles e pelos que estiverem sob sua responsabilidade durante e no local do evento, devendo acondicioná-los em sacos próprios e depositá-los nos locais indicados. Fica terminantemente proibida a entrada e execução de qualquer tipo de aparelhagem sonora dentro das imediações do Parque Antenor Martins durante o evento. A FESTA A 1ª Festa do Páscoa será realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. Haverá uma super estrutura para abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças.
Destaque nacional, HRMS tem as melhores práticas de segurança do paciente na UTI em MS
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) foi destaque nacional na avaliação das práticas de segurança do paciente realizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Maior hospital público de Mato Grosso do Sul, o HRMS ficou em primeiro lugar entre os hospitais sul-mato-grossenses e tem “alta conformidade” às práticas de segurança dos pacientes em leitos de UTI. A avaliação foi realizada entre hospitais com UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) adulto no último ano. Em todo o país, foram mais de 1,5 mil hospitais avaliados e, em Mato Grosso do Sul, 29. O HRMS, hoje, conta com 29 leitos de UTI adulto, 8 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal e 10 leitos na UCO (Unidade Coronariana), que também é uma unidade de terapia intensiva, mas dedicada apenas ao tratamento de pacientes com doenças cardíacas graves. Em hospitais como o HRMS, que contam com UTI adulto, centro cirúrgico e centro obstétrico, são avaliados 21 indicadores, que analisam desde a existência do Núcleo de Segurança do Paciente, protocolos implantados de prevenção de lesão por pressão e de identificação do paciente, por exemplo. No Hospital Regional de MS, o Núcleo de Segurança do Paciente existe desde 2013 e é responsável por promover ações voltadas à segurança e à qualidade do atendimento aos pacientes. Ele atua em várias frentes para reduzir o risco de danos e eventos adversos durante o processo de cuidado, além de implementar boas práticas de segurança no ambiente hospitalar. Entre as principais funções do Núcleo, estão a identificação de riscos à segurança dos pacientes dentro do hospital, implementação de protocolos e boas práticas, capacitação e treinamento de profissionais, monitoramento e avaliação dos indicadores de segurança, além da promoção da cultura de segurança entre os profissionais de saúde. “A segurança do paciente é sempre a nossa prioridade máxima. Aqui no HRMS fazemos um acompanhamento contínuo dos indicadores de segurança e a análise dos eventos adversos para garantir que as boas práticas têm sido adotadas. Por meio delas, conseguimos fortalecer a prevenção de infecções e garantir as boas práticas assistenciais”, afirma a chefe do Núcleo de Segurança do Paciente do HRMS, enfermeira Simone Carvalho. De acordo com a Anvisa, a avaliação objetiva “promover a gestão dos riscos e a adoção de práticas de segurança em serviços de saúde do país, reforçando a cultura de segurança e propiciando o aprimoramento do cuidado prestado aos pacientes e melhoria da qualidade nesses serviços”. Para a diretora-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de MS), Marielle Alves Corrêa Esgalha, o reconhecimento da Anvisa reforça o comprometimento de cada profissional que atua no Hospital Regional. “Esse resultado é motivo de muito orgulho para todos nós. Ele mostra que estamos no caminho certo, com um trabalho sério, permanente e coletivo, que coloca a segurança do paciente sempre em primeiro lugar. Além disso, nos motiva a continuar aprimorando nossos processos, sempre com foco na qualidade do atendimento e no cuidado com a vida”, assegura. Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS
Festa da Páscoa terá programação esportiva diversificada no Parque Antenor Martins
A 1ª Festa da Páscoa de Dourados, promovida pela Prefeitura entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins, contará com uma intensa programação esportiva organizada pela Fundação de Esportes de Dourados (Funed), com atividades para todas as idades e modalidades variadas. A programação esportiva tem início já na quinta-feira (17) com o Torneio de Futsal, a partir das 15h, reunindo equipes masculinas e femininas compostas por crianças e adolescentes. A competição será coordenada pelo professor Wellington Nogueira. No sábado (19), duas modalidades de areia entram em destaque. A partir das 13h30, será realizado o 1º Torneio de Vôlei de Praia da Páscoa. O torneio seguirá o formato 4×4 com equipes mistas, compostas por dois homens e duas mulheres, com idade mínima de 16 anos e as inscrições já foram preenchidas. As partidas seguirão as regras da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e serão disputadas em set único de 21 pontos. Também no dia 19, o Torneio de Beach Tennis será realizado com 12 duplas formadas por adolescentes atendidos pelo projeto esportivo no parque, em parceria com a UFGD, a partir das 16h. Ainda na sábado (19), às 17h, a população poderá participar do aulão de dança fitness, realizado na quadra do parque. A atividade será conduzida pelos educadores físicos Roni Maycon e Janaina de Souza, sendo totalmente gratuita e aberta ao público. Para fechar a programação esportiva com “chave de ouro”, no domingo (20), acontece a Corrida de Rua da Páscoa, com largada marcada para as 7h, no Parque Antenor Martins. O percurso será de 5 km, com participação de 500 atletas — todas as vagas já foram preenchidas-. ESTRUTURA COMPLETA Além das atividades esportivas, a Festa da Páscoa contará com praça de alimentação, feira de artesanato, brinquedos infláveis, shows com artistas locais e nacionais, sorteio de ovos de Páscoa para crianças e a tradicional pescaria liberada no lago, que recebeu 2,5 toneladas de peixes como pacu, tambacu e patinga. A iniciativa é organizada pelas secretarias municipais de Administração (Semad) e Agricultura Familiar (Semaf), promovendo lazer, cultura, esporte e integração para toda a comunidade douradense.








