Em uma iniciativa que promove o diálogo entre culturas e reafirma o protagonismo indígena na música de concerto contemporânea, a Orquestra Indígena do Mato Grosso do Sul realiza apresentação especial nesta quarta-feira (16), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian, no CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo), em Campo Grande. A entrada é gratuita. O espetáculo conta com realização da República Portuguesa – por meio de seu Ministério da Cultura (DGArtes) –, do Governo Federal do Brasil, via Lei Rouanet, e da Fundação Ueze Elias Zahran. A produção é assinada pela ABM-Madeira (Portugal), Instituto Amigos do Coração (Brasil) e Miradouro Cultural (Portugal). O projeto tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), além do Governo Regional da Madeira. O concerto marca uma etapa fundamental no processo de criação colaborativa do espetáculo “Arapy Aguasu – Sinfonia entre Dois Mundos”, obra idealizada por Eduardo Martinelli (Brasil) e Norberto Cruz (Madeira – Portugal), que será levada em turnê internacional por Portugal e Espanha no segundo semestre de 2025. A produção reúne a sonoridade da Orquestra Indígena com músicos da Ilha da Madeira, criando uma fusão única entre ritmos ancestrais brasileiros e a tradição musical portuguesa. Inspirado pelas “Marés” e pela “Mata”, o projeto simboliza as correntes marítimas que historicamente conectaram os dois territórios e valoriza os recursos naturais e culturais da Madeira e do Mato Grosso do Sul. Fruto de uma imersão artística, a apresentação é resultado de vivências coletivas que unem histórias, memórias e tradições sonoras dos dois continentes. Além da valorização da cultura indígena, o espetáculo reforça a importância do intercâmbio cultural como instrumento de transformação social e fortalecimento da identidade. O projeto também integra as comemorações do bicentenário do Tratado do Rio de Janeiro, assinado em 1825, que selou a paz, amizade e aliança entre Brasil e Portugal após a independência. A música, neste contexto, torna-se ponte simbólica entre os povos. A turnê internacional da Orquestra Indígena está prevista para acontecer entre agosto e setembro de 2025, com apresentações em Lisboa, Ilha da Madeira e Barcelona, tendo o espetáculo “Arapy Aguasu” como peça central. Agenda de apresentações: 16 de abril – Teatro Aracy Balabanian (Campo Grande – MS), às 20h – Entrada gratuita 31 de maio – Memorial da América Latina (São Paulo – SP), às 20h 20 a 31 de agosto – Concertos na Ilha da Madeira e em Lisboa (Portugal) 2 a 7 de setembro – Concertos em Barcelona (Espanha) Lucas Castro, Comunicação Setesc*com informações da assessoria de imprensa da Orquestra IndígenaFotos: Henrique Arakaki
Prefeitura retoma Aula Funcional no Parque do Lago e abre inscrições para o Zé Tabela
Por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), a a Prefeitura de Dourados retomou nesta segunda-feira, 14 de abril, a Aula de Funcional, voltada ao público adulto como forma de incentivar a atividade física e a melhoria na qualidade de vida da população. Os treinos acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, no Parque do Lago (Jardim Flórida). Às terças e quintas-feiras, às 17h30 às 18h30, acontecerão no Campo Zé Tabela (Jardim dos Estados) ainda em fase de inscrições. As aulas são gratuitas e abertas a todos os moradores dessas regiões. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas com a professora Duda, no número 67 99333-4260. O treino funcional é oferecido com exercícios voltados para o condicionamento físico, fortalecimento muscular e bem-estar da pessoa adulta. Com as atividades, a administração municipal, por meio da Funed, busca incentivar a prática esportiva e promover qualidade de vida para a população, conforme recomendações do prefeito Marçal Filho. “A iniciativa visa proporcionar mais opções de lazer e esporte para a comunidade, utilizando a estrutura dos espaços públicos como fator de inclusão e incentivo à atividade física”, comenta Sandra Giselly Amaral, diretora-adjunta da Fundação de Esportes.
Na WTM Latin America, Mato Grosso do Sul lança os festivais América do Sul e de Inverno de Bonito
Na tarde desta segunda-feira (14), durante a WTM (World Travel Market) Latin America — uma das maiores vitrines do turismo mundial — o Governo de Mato Grosso do Sul apresentou oficialmente ao trade nacional e internacional dois de seus maiores eventos culturais: o FAS (Festival América do Sul), que será realizado de 15 a 18 de maio em Corumbá, e o FIB (Festival de Inverno de Bonito), previsto para ocorrer de 20 a 24 de agosto, em Bonito. A ação de lançamento aconteceu no estande do estado na feira, em São Paulo (SP), com a presença do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, do diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes e do diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling. Também participaram representantes das prefeituras de Corumbá e Bonito, cidades anfitriãs dos festivais. Durante o lançamento, Bruno Wendling destacou a proposta de integrar os eventos culturais do estado como uma forma de impulsionar o turismo e promover a diversidade cultural sul-mato-grossense. “Esse ano vamos além: não estamos falando de um único evento, mas de um conjunto de festivais que valorizam a nossa cultura, a arte, a música e a gastronomia. Estamos lançando a nova identidade dos festivais do Mato Grosso do Sul, para apresentar tudo isso também ao mercado nacional e motivar turistas de fora a conhecerem o estado”. “Do coração do Pantanal às águas cristalinas da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul é um convite à experiência sensorial. Nossos festivais não são apenas espetáculos de arte — são vivências que unem cultura, natureza e hospitalidade”, afirmou Eduardo Mendes ao apresentar a programação dos eventos. Ele também destacou que os dois festivais estão entre os maiores investimentos culturais do estado fora da capital. Festival América do Sul: cultura com sotaque continental Realizado às margens do Rio Paraguai, em meio ao casario histórico de Corumbá, o Festival América do Sul chega à edição de 2025 com uma programação multicultural e nomes de peso da música latino-americana. A proposta do evento é promover a integração dos países da América do Sul por meio da arte, do diálogo e da celebração da diversidade. A grade musical contempla artistas consagrados, como a dupla Duduca & Dalvan na abertura (15 de maio), o rapper Xamã (16), a diva Alcione e o espetáculo internacional Buena Vista Social Club Tribute (17), além do grupo Pixote, que encerra a festa com muito romantismo (18). Além dos shows, o festival promove teatro, dança, cinema, circo e literatura, reunindo atrações de todas as idades e estilos. Um dos destaques deste ano será a Orquestra América do Sul, composta por músicos de todos os países sul-americanos. “Será uma apresentação histórica: uma orquestra formada por representantes de cada país da América do Sul, tocando juntos todos os dias do festival”, revelou Eduardo Mendes. Festival de Inverno de Bonito: arte em meio à natureza A cidade de Bonito, referência internacional em ecoturismo, será palco do Festival de Inverno em agosto. Shows gratuitos em praças ao ar livre, oficinas culturais, exposições e apresentações de teatro e dança farão parte da programação. “O Festival de Inverno é multicultural, abarca 17 áreas da cultura e ainda traz uma imersão única na natureza. É arte, gastronomia, formação, sustentabilidade e economia criativa”, pontuou o diretor-presidente da FCMS. Entre os principais nomes da música que sobem ao palco do festival estão Elba Ramalho e Maestro Spok (20 de agosto), Titãs (21), Samuel Rosa (22), Jorge Aragão (23) e a dupla Guilherme & Santiago (24), que encerra o evento com muita animação. Cultura e turismo de mãos dadas Para o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, ao lançar os dois festivais durante a WTM, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a valorização da cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social. “O nosso governador Eduardo Riedel é sensível à cultura e sabe o retorno que ela traz, não só em termos de identidade, mas também como motor do turismo e da economia para a nossa população”. A presença na WTM também foi estratégica para convidar operadores e agentes de turismo a criarem pacotes e divulgarem os festivais em seus mercados. “Temos estrutura, segurança, beleza natural e uma programação de altíssimo nível. Mato Grosso do Sul está pronto para receber o Brasil e o mundo. Corumbá e Bonito estão de portas abertas”, concluiu o secretário. Todos os eventos são inteiramente gratuitos e vão fortalecer o turismo cultural, gerando oportunidades para artistas locais e regionais e posicionando Mato Grosso do Sul como um dos destinos mais criativos e sustentáveis do Brasil. Ana Ostapenko, Comunicação Setesc
Câmara aprova projetos e debate inclusão de crianças autistas na 11ª sessão ordinária
A 11ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta semana, foi marcada pela aprovação de importantes projetos legislativos e pela participação da presidente da Associação Acolher, Adriana Marlene Moreno Pires, na Tribuna Livre. Ela trouxe à tona a urgência da atenção integral a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando o papel fundamental da família, da escola e da saúde nesse processo. Em sua fala, Adriana destacou a importância do tripé formado pela família, terapia e escola para a evolução e qualidade de vida das pessoas com TEA. Ela alertou para a carência de profissionais especializados na rede pública, como neuropediatras e psicólogos infantis, o que tem dificultado o diagnóstico e o acompanhamento adequados. Segundo Adriana, outra questão importante são os inúmeros relatos de agressões nas escolas por falta de preparo e compreensão sobre como lidar com crianças autistas. “O conhecimento gera empatia. Espera-se um comportamento típico de uma criança atípica, e isso só causa sofrimento”, pontuou. Ela explicou ainda a questão da rigidez cognitiva, característica comum no espectro, em que mudanças de rotina causam sofrimento intenso. “Inclusão não é gentileza. É um direito, é responsabilidade social”, afirmou, conclamando toda a sociedade a refletir sobre o tema. 2ª Discussão e Votação Na pauta de segunda discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 005/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria e altera dispositivos da Lei Complementar nº 119/2007, a qual institui a Carreira do Grupo Administração Tributária. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 041/2025, de autoria do vereador Sergio Nogueira, que declara de utilidade pública municipal o Instituto Tempo de Vida – ITV. 1ª Discussão e Votação Já na primeira discussão e votação, o plenário aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 003/2025, de autoria da Mesa Diretora, que trata da criação de cargos em comissão e funções de confiança, alterando o anexo I da Lei Complementar nº 419/2021. Também foi votado favoravelmente o Projeto de Lei Complementar nº 006/2025, igualmente da Mesa Diretora, que promove ajustes nos dispositivos das Leis Complementares nº 419/2021 e nº 469/2023. Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei nº 046/2025, da vereadora Liandra da Saúde, que renomeia a atual “Rua do Jacarandá” para “Rua Laudelino Balbuena Medeiros”, nos loteamentos Itapitan I e II, por duplicidade. A Câmara também aprovou projeto de lei do Executivo (043/2025), do Poder Executivo, que autoriza o município a doar área ao Estado de MS para a regularização e ampliação da Polícia Militar Ambiental. Única Discussão e Votação Em única discussão e votação, os vereadores aprovaram homenagens importantes. O Projeto de Decreto Legislativo nº 011/2025, do vereador Sergio Nogueira, concede o Diploma de Jubileu de Esmeralda à Associação Pestalozzi de Dourados pelos seus 40 anos de serviços prestados à educação e inclusão. Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 012/2025, do vereador Laudir Munaretto, que homenageia o Lar de Crianças Santa Rita com o Diploma de Jubileu de Diamante, pelos seus 60 anos de dedicação ao acolhimento e cuidado infantil. O vereador Marcelo Mourão teve aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 013/2025, concedendo o Diploma de Jubileu de Rosa ao Núcleo de Regulação Pré-Hospitalar Móvel – SAMU/Dourados, pelos 17 anos de atendimento emergencial à população. Por fim, os parlamentares aprovaram o Projeto de Resolução nº 003/2025, que altera e acrescenta dispositivos ao Regimento Interno, no que toca a competência para apresentação de Projetos de Resolução.
Parque Antenor Martins recebe 2,5 toneladas de peixes para Festa da Páscoa
A tarde desta segunda-feira (14) foi marcada por um evento especial em Dourados: a soltura de 2,5 toneladas de peixes no lago do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. A ação, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), integra as atividades preparatórias para a 1ª Festa da Páscoa, que irá ocorrer entre os dias 17 e 20 de abril. Foram soltos no lago peixes das espécies pacu, tambacu e patinga. O prefeito Marçal Filho e os secretários Bruno Pontim (Agricultura) e Gisella Melo (Cultura) acompanharam a soltura e os preparativos para o evento que começa na quinta-feira. O prefeito destacou que a festa deve marcar as famílias douradenses que comparecerem no Parque, graças à grande estrutura planejada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. “A Festa da Páscoa será um momento especial, com atividades voltadas para todas as idades e gostos. Teremos uma infraestrutura ampla, com praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, além de uma área de lazer com brinquedos infláveis para crianças e atrações culturais. Shows musicais com artistas locais e nacionais e sorteio de ovos de Páscoa também farão parte da programação”, explicou Marçal Filho. Para assegurar que a pesca aconteça com segurança e dentro das normas ambientais, a Secretaria de Agricultura Familiar estabeleceu algumas regras que deverão ser respeitadas por todos. Entre elas estão a proibição do uso de qualquer tipo de apetrecho, a limitação de três exemplares por pescador e a restrição da circulação de veículos no interior do parque, exceto veículos oficiais. O secretário municipal Bruno Pontim, ressaltou que as ações estão sendo realizadas com cuidado para proporcionar à população uma festa segura e bem organizada. “Estamos trabalhando de forma integrada com todas as secretarias para garantir que esta seja uma celebração inesquecível para toda a cidade”, afirmou. Na quinta-feira, dia 17, das 7h às 17h, a pesca será permitida para pessoas com deficiência e idosos, além de crianças até 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Nos dias 18, 19 e 20, das 7h às 17h, será permitida a pesca para a população em geral. Diversão, arte e cultura serão marcas da festa, conforme explica a secretária Gisella Melo. “Teremos uma variedade de atrações que passam pelo esporte, como corrida, beatch tennis e futsal, música de diferentes estilos, alimentação, artesanato brincadeiras” detalhou. A expectativa é que milhares de famílias prestigiem a Festa da Páscoa no Parque Antenor Martins, aproveitando as atividades recreativas e culturais preparadas com pela administração municipal.
Prefeitura terá ponto facultativo, mas serviços essenciais funcionam no feriadão
A Prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, 17 de abril, e, considerando os feriados nacionais da Paixão de Cristo (18 de abril) e Dia de Tiradentes (21 de abril), os servidores municipais terão um feriado prolongado de cinco dias. O Decreto 215, publicado no Diário Oficial do município no dia 7 de abril, estabelece as regras para o funcionamento dos serviços públicos durante o período. Os serviços de saúde essenciais continuarão operando normalmente. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital da Vida (HV) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão em funcionamento durante o feriado. No entanto, quase todas as unidades básicas de saúde do município fecharão suas portas e retomarão os atendimentos a partir de terça-feira, 22 de abril. Serviços no PAM – A farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) estará aberta durante todo o feriado prolongado, das 7h às 17h, mas o atendimento de consultas com especialistas estará suspenso. A sala de vacinação do PAM também estará funcionando, atendendo à população para vacinação nos dias 15 e 16 de abril, das 6h às 18h, e entre os dias 17 e 21 de abril, das 7h às 17h. UBS Seleta – A unidade básica de saúde (UBS) Bianor Alves da Silva (Seleta), localizada no Grande Flórida, estará aberta durante todo o feriado prolongado. Entre os dias 17 e 21 de abril, o atendimento será priorizado para urgências médicas e vacinação da Influenza, das 7h às 22h. As unidades escolares de Dourados funcionarão conforme o calendário escolar publicado pela Secretaria Municipal de Educação. Já os serviços de coleta de lixo e funcionamento dos ecopontos ocorrerão normalmente durante todos os dias do feriado, exceto na sexta-feira santa, 18 de abril.
Dill do Povo solicita agilidade em asfalto para os bairros Jardim Vitória e Laranja Doce
O vereador Dill do Povo (União Brasil) está cobrando da Prefeitura de Dourados maior agilidade no processo de pavimentação asfáltica em ruas dos bairros Jardim Vitória e Laranja Doce. Por meio de requerimento protocolado recentemente, o parlamentar solicitou informações detalhadas sobre o andamento das obras, incluindo pavimentação, saneamento básico e sinalização viária. De acordo com Dill, os moradores dessas localidades aguardam há anos melhorias em sua infraestrutura urbana. O bairro Laranja Doce já apresenta avanços no processo, com a empresa vencedora da licitação já divulgada. No entanto, ainda não há uma previsão oficial para o início efetivo das obras, o que tem gerado apreensão entre os moradores. “Essa via é de extrema importância para a cidade, pois liga os bairros Jardim Vitória e Laranja Doce ao anel viário e possui grande fluxo de veículos. Precisamos de uma resposta da prefeitura, com uma previsão concreta para o início das obras, a fim de trazer tranquilidade à população”, afirmou. A solicitação faz parte de um esforço contínuo do vereador para atender a demandas antigas de regiões que, segundo ele, foram historicamente negligenciadas pelo poder público. Dill também ressaltou a entrega de um abaixo-assinado referente à pavimentação da Rodovia Nelson Moraes de Mattos ao governador Eduardo Riedel (PSDB), que já demonstrou interesse em asfaltar o trecho entre a Rua Ponta Porã e o Rodoanel. Além disso, o parlamentar destacou os avanços no bairro Jardim Pelicano, onde participou de uma reunião com moradores e autoridades locais. Na ocasião, foi anunciado o apoio do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL), que se comprometeu com uma emenda parlamentar no valor de R$ 3 milhões para viabilizar a execução do terceiro lote de pavimentação na região. “Essa luta é da comunidade. A mobilização dos moradores, com o apoio das lideranças locais, tem sido fundamental para conquistar melhorias. Nosso compromisso é continuar cobrando, acompanhando e buscando soluções rápidas e eficazes para transformar a realidade desses bairros”, concluiu o vereador, ressaltando que a população desses bairros seguem na expectativa pelo início das obras, que representam não apenas melhorias estruturais, mas também mais conforto, segurança e valorização para quem vive nessas regiões.
Representantes da Adepol e AOFMS são eleitos para o Conesp
Representantes de entidades de classe ligadas à segurança pública foram eleitos para compor o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Consesp) de Mato Grosso do Sul. A escolha ocorreu na manhã desta segunda-feira (14), durante reunião do colegiado. Foram eleitos como membros do Conselho, com mandato de dois anos, representantes da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (ADEPOL) e da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS). Pela ADEPOL, o delegado André Matsushita Gonçalves assume como membro titular, tendo como suplente o delegado Carlos Delano Gehring Leandro. “É a oportunidade de contribuir com a expertise do delegado de polícia, que trabalha diretamente na linha de frente, reunindo informações na base, para a formulação de políticas públicas mais eficazes no âmbito estadual”, destacou titular pela ADEPOL. Já pela AOFMS, o coronel PM Juracy Pereira da Paz será o titular, com o coronel PM Marcelo Santos do Amaral como suplente. “Nossa expectativa é contribuir ativamente nas discussões sobre as políticas de segurança pública, trazendo a perspectiva de quem está presente em todos os rincões do Estado. A Polícia Militar tem representantes nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, disse titular pela AOFMS. “A eleição fortalece a representatividade dos profissionais da segurança pública nas decisões estratégicas do setor, conforme a missão do Conselho, que tem caráter consultivo e deliberativo no âmbito da formulação e avaliação das políticas públicas de segurança e defesa social do Estado”, destacou o presidente do colegiado e Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira. Além dos representantes recém-eleitos, o Consesp é composto por membros de diversos órgãos e instituições, são eles: Comunicação Sejusp-MS
Torneios de Beach Tennis e de Futsal levam esporte e lazer para 1ª Festa da Páscoa
A 1ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados, já se aproxima e as atrações esportivas também serão destaque no evento que acontece entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. Na quinta-feira (17), o Torneio de Futsal começa a partir das 15h e no sábado (19), o Torneio de Beach Tennis, acontece a partir das 16h. As competições serão voltadas para participantes que já estão inseridos em projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed). No Torneio de Futsal no dia 17, times masculinos e femininos compostos por crianças e adolescentes vão participar da competição, coordenada pelo professor Wellington Nogueira. A Funed destaca que das 15h às 17h, acontece o sub-13 e sub-15 no treino no campo sintético e das 16h às 17h, o Sub-06 e sub-08 na quadra. Das 17h30 às 18h30, o Sub-10 e Sub-11 e das 18h30 às 20h, haverá o Quadrangular feminino e posteriormente o quadrangular masculino. No dia 19, o Torneio de Beach Tennis contará com doze times formados por adolescentes atendidos no projeto do esporte desenvolvido no Parque Antenor Martins, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O sistema de disputa do torneio terá dois formatos (fase de grupos e fase final), na fase de grupos, joga-se um set até 4 games-“No Ad” (não haverá tie-break). Na fase final/eliminatórias do torneio joga-se um set até 6 games-“No Ad”, (6×6, joga-se um tiebreak até 7 pontos, considerando a diferença de dois pontos para finalizar). *A ordem do cruzamento na semifinal será o primeiro colocado da chave A contra primeiro colocado da chave B; primeiro colocado da chave C contra o melhor segundo colocado de todas as chaves. Os perdedores da semifinal disputarão o terceiro lugar, os vencedores da semifinal disputarão uma final para determinar o campeão e o segundo lugar. Em ambos os torneios, os melhores colocados serão contemplados com medalhas e o campeão será contemplado com o troféu. Para o diretor-presidente da Funed, Salim Raidan Neto, as ações incentivam a prática esportiva e consequentemente a qualidade de vida com a população. Ele destaca que os torneios estão sendo aguardados com muita expectativa entre os participantes, que já tem movimentado torcidas e um grande momento é esperado. “São ações que vão abrilhantar ainda mais essa grande festa e é muito bom ver a animação entre quem vai jogar, já convidando amigos e famílias e tudo isso vai ao encontro do direcionamento do prefeito Marçal Filho de incentivar esporte, saúde e lazer em Dourados”, aponta. A Festa da Páscoa é realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com empresas locais e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. Uma enorme estrutura vai abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, Praça de Artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais e haverá sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. Atrações culturais diversas vão acontecer durante os quatro dias de evento. A pesca será liberada ao público e é necessário observar as regras da atividade. A entrada será franca todos os dias.








