Um homem foi detido em Leeds, Inglaterra, em 5 de abril de 2025, durante uma marcha pró-Palestina, após gritar “Vamos, Inglaterra!” em meio ao evento. A prisão, confirmada pela Polícia de West Yorkshire, foi justificada por “embriaguez e comportamento desordeiro”, e não apenas pelo ato de expressar apoio patriótico. O incidente, amplamente discutido nas redes sociais, levantou questionamentos entre britânicos sobre os limites da liberdade de expressão e possíveis discrepâncias na aplicação da lei em manifestações públicas. O caso ganhou tração nas redes sociais, com alguns usuários argumentando que a detenção reflete uma suposta tolerância maior a manifestações de apoio a causas estrangeiras, como a Palestina, em detrimento de expressões de orgulho nacional. O incidente ocorre em um contexto de polarização no Reino Unido, onde manifestações pró-Palestina e contraprotestos têm gerado tensões desde a escalada do conflito em Gaza. Segundo o Instituto para o Diálogo Estratégico (ISD), houve um aumento de 30% em incidentes de confrontos durante protestos no Reino Unido entre 2023 e 2024. A retórica de “dois pesos, duas medidas” tem sido amplificada por setores que defendem uma abordagem mais rígida à ordem pública, enquanto outros alertam contra a estigmatização de manifestações pacíficas. A detenção em Leeds, embora isolada, reflete o desafio de equilibrar a liberdade de expressão com a manutenção da ordem em eventos públicos. O caso também alimenta discussões sobre como o patriotismo e o ativismo são percebidos em uma sociedade diversa, onde expressões de identidade nacional podem ser interpretadas de maneiras distintas.
EUA Intensificam Esforços para Contrariar Influência Chinesa na América Latina
O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, fez declarações contundentes sobre a crescente influência da China na América do Sul e Central durante uma entrevista à Fox News em 10 de abril de 2025. Hegseth acusou o governo chinês de expandir sua presença econômica, cultural e militar na região, apontando acordos de infraestrutura, vigilância e endividamento como estratégias para consolidar seu domínio. Ele destacou que o governo do ex-presidente Barack Obama teria negligenciado a região, permitindo que a China preenchesse o vácuo de influência. Citando o presidente Donald Trump, Hegseth afirmou: “Não mais. Vamos tomar nosso quintal de volta”, referindo-se à América Latina como uma área de interesse estratégico para os EUA. A retórica de Hegseth reflete uma política mais assertiva da administração Trump para reforçar a influência norte-americana no hemisfério ocidental. Durante uma visita ao Panamá em 8 de abril de 2025, o secretário anunciou esforços conjuntos com o governo panamenho para reduzir a presença chinesa no Canal do Panamá, uma via crítica por onde passam cerca de 270 bilhões de dólares em mercadorias americanas anualmente. Ele enfatizou que os EUA não permitirão que a China “arme” ou utilize o canal para fins de espionagem, reforçando parcerias com nações locais para garantir a segurança e a soberania da infraestrutura. A administração Trump também pressionou o Panamá a abandonar a Iniciativa Cinturão e Rota da China, uma decisão confirmada pelo presidente panamenho José Raúl Mulino em fevereiro de 2025. A estratégia dos EUA inclui o aumento de exercícios militares conjuntos e a rotação de tropas americanas em países como o Panamá, além de investimentos em infraestrutura, como a reforma de um cais naval financiado pelos EUA. Hegseth também destacou a importância do canal para a segurança nacional, notando que cerca de 100 navios de guerra americanos o atravessam anualmente, um número que poderia crescer em caso de conflito no Pacífico. Apesar das tensões, o secretário assegurou que a cooperação com o Panamá respeita sua soberania, descartando qualquer intervenção militar direta para “retomar” o canal.
JD Vance Gera Controvérsia com Comentário sobre o Reino Unido e Armas Nucleares
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, provocou intensos debates ao afirmar, durante um discurso na Conferência Nacional de Conservadorismo em fevereiro de 2025, que o Reino Unido poderia se tornar “o primeiro país islâmico com armas nucleares”. A declaração, feita em tom sarcástico, foi uma crítica à política migratória britânica e à integração de comunidades muçulmanas no país. Vance apontou para mudanças demográficas e a suposta influência de grupos que, segundo ele, operam sob a lei sharia em algumas cidades, sugerindo que isso representa um risco à identidade cultural britânica. A frase, amplamente repercutida, gerou reações mistas, com críticas de líderes europeus e apoio de setores conservadores. Estatísticas recentes mostram que a composição étnica da Inglaterra mudou nas últimas décadas. Segundo o censo de 2021, a proporção de britânicos caiu de 94% em 1991 para 82%, com 74% da população identificada como britânica branca. Em 2023, apenas 56% dos nascimentos em Inglaterra foram de britânicos brancos, um dado que Vance destacou para sustentar sua crítica. Ele comparou a situação ao passado dos Estados Unidos, fundado por colonos ingleses, expressando preocupação com o que considera um “declínio cultural” no Reino Unido. A declaração, no entanto, reflete uma tendência crescente de polarização em torno de questões de identidade, imigração e segurança, temas que devem continuar a dominar o discurso político global.
São Paulo será palco do confronto contra o Paraguai em junho
A Seleção Brasileira jogará em São Paulo no próximo compromisso em casa pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A Amarelinha vai enfrentar o Paraguai, no dia 10 de junho, às 21h45, na Neo Química Arena. É a segunda vez que o estádio do Corinthians abriga o confronto entre as duas Seleções pelas Eliminatórias. Em março de 2017, o Brasil se classificou para a Copa do Mundo da Rússia ao derrotar os paraguaios por 3 a 0. Os gols brasileiros foram marcados por Coutinho, Neymar e Marcelo. “Definimos há pouco o jogo do Brasil contra o Paraguai, no dia 10 de junho, na Neo Química Arena, em São Paulo. O centro de treinamento do Corinthians servirá também como base da preparação da Seleção neste período. Vamos contar com uma logística confortável para ir e retornar do Equador”, anunciou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Antes do confronto contra o Paraguai, o Brasil enfrentará o Equador, no dia 5 de junho, em Quito. “Nós agradecemos bastante ao presidente do Corinthians, Augusto Melo, por nos receber. Agora, convidamos todos os torcedores paulistas e de toda parte do Brasil para nos apoiar nesse grande jogo contra o Paraguai”, acrescentou. A última partida da Seleção na Neo Química Arena foi em novembro de 2021. Na ocasião, a Amarelinha venceu a Colômbia por 1 a 0 e confirmou a vaga na Copa do Mundo do Catar, com gol de Lucas Paquetá. O estádio também foi o palco da abertura da Copa do Mundo do Brasil, em junho de 2014. Diante da Croácia, os brasileiros conquistaram os três pontos por 3 a 1, com dois tentos de Neymar e um de Oscar. Com 21 pontos, a Seleção está em quarto lugar nas Eliminatórias.
Festa da Páscoa começa nesta quinta no Parque Antenor Martins com entrada franca
A 1 ª Festa da Páscoa de Dourados começa nesta quinta-feira (17) e vai até o domingo (20) com inúmeras atrações no Parque Antenor Martins e entrada franca para a população. O evento contará com uma ampla estrutura, que abrigará praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, eventos esportivos e shows com artistas locais e nacionais. A pesca será liberada no lago durante os quatro dias, dentro de regras já previamente divulgadas pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf). Com um ambiente familiar, o evento é estruturado pela Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura e o objetivo do prefeito Marçal Filho é que ação seja um marco de entretenimento no município, atraia visitantes e aqueça a economia local. “Estamos realizando uma festa para a família, priorizando a convivência, a socialização, a confraternização e o bem estar das pessoas”, ressalta o prefeito Marçal Filho. Os portões do parque estarão abertos para receber a população, a partir das 7h, todos os dias do evento. No mesmo horário, neste dia 17, a pesca será permitida para pessoas com deficiência e idosos, além de crianças até 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Já nos dias 18, 19 e 20, das 7h às 17h, será permitida a pesca para a população em geral. Vale destacar que o peixe capturado pelo participante poderá ser levado para casa, sem qualquer custo. O limite estabelecido pela Semaf é de três exemplares por pescador. As regras da pesca serão rigorosamente fiscalizadas pelos servidores que vão dar apoio ao evento. Expositores de diversos segmentos vão participar da Festa da Páscoa, bem como ambulantes e empreendedores do ramo de alimentos, o que levará uma gama de opções para o público presente. Vale destacar que haverá comércio de peixes para quem tem a pretensão de garantir o tradicional pescado da Sexta-Feira Santa. Destaque para a programação cultural diversificada do evento com uma variedade de ritmos com dj, duplas e grupos em todas as noites. Para abrir o evento em grande estilo, na quinta-feira (17), a partir das 18h, o palco será abrilhantado por Catedral Erudita, a dupla Kleber e Kleberson, o grupo Roda de Chamamé e o Dj Vini Araújo. Na sexta-feira (18), a Festa será embalada pelo Grupo Nosso Coral vinculado a Igreja Adventista, cantor Felipe Barros, Grupo Ministério Doce Presença vinculado a igreja Batista Boas Novas e Emerson Rios. Para o sábado, a animação está garantida com Dj Vini Araújo, João Vicente e Banda, Grupo Não Tem Hora e Jads & Jadson. No domingo será a vez das crianças fazerem a festa, com o Show Pipoca Tum, Show Batucando Histórias, Vitor Fidelis e Grupo Som Styllo. A entrada será gratuita em todos os dias. A variedade de eventos esportivos também é um ponto forte da Festa o com torneio de vôlei, torneio de futsal, torneio de beach tennis, aulão de dança e ainda a primeira Corrida da Páscoa, que já conta com 500 inscritos, atingindo a participação máxima. REALIZAÇÃO E PATROCÍNIO A 1ª Festa da Páscoa tem organização do Lar Ebenézer com realização da Prefeitura de Dourados em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). O apoio é da Ambev, UFGD, Senar, Agraer e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados. O patrocínio é da Sorveteria Gela Boca, Comercial Pelicano, Casa de Carnes Simental, Grupo JBS, Unigran, Sicredi, Aço Telha, GWA Transportes, Cooperativa Cergrand, Grupo Valor, Viação Dourados, São Bento Incorporadora, Supermercados ABV e Aço Forte.
Procon/MS divulga pesquisa de preços de ovos de Páscoa e alerta consumidores sobre variações
Com a proximidade da Páscoa, o Procon de Mato Grosso do Sul realizou uma pesquisa de preços dos ovos de chocolate em estabelecimentos de Campo Grande. O levantamento apontou variações expressivas entre os valores praticados, reforçando a importância de uma pesquisa criteriosa antes da compra. A maior diferença encontrada foi de 258,81% no ovo de Páscoa sabor chocolate branco (120g), cujo preço variou entre R$ 38,99 e R$ 139,90, dependendo do supermercado. Entre os produtos com menor variação, destaca-se o confeito de chocolate colorido de 200 gramas, com diferença de apenas 1,07% entre o menor preço, R$ 65,29, e o maior, R$ 65,99. Esses dados demonstram como a escolha do local de compra pode impactar significativamente no orçamento do consumidor. O Procon, vinculado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), orienta os consumidores a evitarem compras por impulso e priorizarem a organização financeira. “Não compre por impulso. Verifique seu orçamento e quais as possibilidades de presentear. Lembrancinhas também agradam. Preparamos essa pesquisa para te auxiliar na escolha e para que sirva de referência”, destaca o órgão estadual de defesa do consumidor. A recomendação é pensar além dos tradicionais ovos de chocolate e considerar alternativas mais econômicas. Além disso, o Procon reforça a importância de conferir atentamente a rotulagem dos produtos. Os rótulos devem conter informações claras sobre peso, quantidade, composição e características, além do prazo de validade. “Não adquira produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis”, alerta o órgão. Para produtos importados, é obrigatório que todas as informações estejam em Língua Portuguesa. O consumo consciente, incentivando práticas que respeitem o orçamento familiar sem abrir mão do gesto de presentear, também é uma orientação do órgão. A pesquisa foi realizada entre 8 e 14 de abril, em 15 estabelecimentos com 73 itens pesquisados, e está disponível na íntegra no link abaixo, ou ainda no site do Procon/MS (www.procon.ms.gov.br), oferecendo uma referência importante para quem deseja economizar. PESQUISA DE OVOS DE PÁSCOA – ABRIL – 2025 Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead
Nova frota de viaturas blindadas reforça segurança da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul
A segurança penitenciária de Mato Grosso do Sul acaba de ganhar um importante reforço com a chegada de 13 viaturas Chevrolet Trailblazer, todas semi-blindadas, destinadas ao fortalecimento das ações operacionais da Polícia Penal em todo o estado. Com investimento superior a R$ 4,5 milhões, os veículos somam tecnologia, proteção e eficiência para o transporte seguro de custodiados e a atuação em missões de alto risco. Equipadas com blindagem parcial de nível IIIA – capaz de resistir a disparos de armas de grosso calibre, como o Magnum .44 – as viaturas também contam com vidros de segurança de espessura entre 17 mm e 21 mm. Os veículos possuem compartimento cela, especialmente projetado para o transporte de presos, oferecendo maior proteção tanto aos policiais quanto aos custodiados. “Com a nova frota, buscamos aprimorar a segurança no sistema prisional e garantir maior eficiência em operações de escolta e transporte, refletindo em mais segurança para toda a população”, ressalta o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Rodrigo Rossi Maiorchini. Segundo o diretor de Operações da Agepen, Flávio Marques, os novos veículos serão destinados aos grupamentos especializados da Polícia Penal e a unidades prisionais estratégicas. “Eles serão utilizados em operações que exigem maior segurança, especialmente no transporte de internos, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e minimizando riscos em situações críticas”, destaca. O investimento total de R$ 4.531.800 foi viabilizado por meio de recursos dos fundos penitenciários nacional e estadual, com a aquisição sendo feita por meio de ata de registro de preços da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sob orientação da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). Três viaturas foram adquiridas com verba do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), no valor de R$ 1.045.800, proveniente de transferências realizadas em 2019. As outras dez unidades foram financiadas pelo Funpes (Fundo Penitenciário Estadual), com aporte de R$ 3.486.000. Cada veículo tem custo unitário de R$ 348.600. De acordo com o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Anderson Pimentel, a aquisição representa o resultado de um trabalho técnico e coordenado entre diversos setores da instituição. “Foi um processo criterioso, focado em atender às reais demandas da segurança penitenciária e proporcionar melhores condições para o desempenho das funções dos policiais penais”, afirma. “Com a chegada das novas viaturas, Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a modernização do sistema penitenciário, investindo na valorização dos profissionais e na proteção da sociedade”, finaliza o diretor-presidente da Agepen. Comunicação Agepen
Governo de MS garante R$ 38 milhões em novos convênios com Campo Grande para obras no Nova Lima e Córrego Anhanduí
O Governo de Mato Grosso do Sul segue firme no compromisso de fortalecer parcerias com os municípios, promovendo desenvolvimento urbano e qualidade de vida para a população. Na terça-feira (15) foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) dois novos convênios firmados entre a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, que totalizam um investimento de R$ 37.940.210,41. Os recursos serão destinados para a continuidade das obras de pavimentação e qualificação viária nos bairros Nova Lima III – Etapa C1, Nova Lima IV – Etapa D e Vila Nasser – Etapa A, além da ampliação das ações de manejo de águas pluviais no Córrego Anhanduí, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). O convênio do Nova Lima prevê o repasse de R$ 27.485.415,8, concluindo a pavimentação total do bairro, com vigência de 21 meses. Já o convênio voltado ao Córrego Anhanduí é de R$ 10.454.794,57, também com prazo de vigência de 21 meses. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, os novos aportes reforçam o papel do Estado como parceiro ativo na melhoria das condições de vida da população campo-grandense. “Estamos garantindo recursos importantes para destravar obras que impactam diretamente a vida das pessoas. Campo Grande é prioridade para o Governo, e esses aportes são fruto de uma gestão integrada que entende as reais necessidades dos bairros e da população”, destacou o secretário. As obras no Nova Lima, iniciadas com apoio do Estado em 2017, vêm recebendo reforços constantes ao longo dos anos. Já no Córrego Anhanduí, os investimentos reforçam o compromisso com a segurança hídrica e a prevenção de alagamentos, beneficiando milhares de famílias da região. Esses repasses anteriores feitos pelo Governo do Estado somam R$ 41.574.522,54 para obras estruturantes em diversos bairros, incluindo a região do Nova Lima e do Córrego Anhanduí, consolidando uma política de fortalecimento das ações de infraestrutura urbana. Os investimentos anteriores possibilitaram o avanço de diversas etapas das obras e agora recebem novo impulso para sua conclusão. Com esses novos investimentos, o Governo do Estado reafirma sua atuação municipalista e seu foco em ações que promovem infraestrutura, segurança e dignidade para a população. Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Entrega de reforma da Escola Amando de Oliveira reforça compromisso de MS com a educação de qualidade
A tarde de quarta-feira (16) foi marcada por celebração e emoção na Escola Estadual Amando de Oliveira, em Campo Grande. A unidade, localizada na Avenida Manoel da Costa Lima, Vila Piratininga, recebeu oficialmente a entrega de sua reforma completa, em cerimônia que contou com a presença do governador em exercício Barbosinha e do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher. Com um investimento superior a R$ 9,4 milhões, a obra promoveu uma ampla reestruturação do prédio escolar, incluindo substituição da cobertura, reforma das esquadrias metálicas, atualização das instalações elétricas, reforma das redes hidrossanitárias e de águas pluviais, além da revitalização da quadra poliesportiva. O projeto priorizou a acessibilidade, segurança e conforto para alunos e profissionais da educação. Durante a solenidade de entrega da reforma da Escola Estadual Amando de Oliveira, o governador em exercício, Barbosinha, destacou os investimentos do Governo do Estado na área da educação e ressaltou a importância das parcerias com os municípios para o desenvolvimento da infraestrutura escolar em Mato Grosso do Sul. “O Governo do Estado, com uma gestão municipalista, tem construído grandes parcerias com os 79 municípios”, afirmou. Ele também apontou avanços no preparo dos estudantes para o mercado de trabalho e a valorização da educação como eixo central da gestão estadual: “Antes, o sul-mato-grossense estudava aqui e buscava trabalho fora. Hoje, o Mato Grosso do Sul é emprego pleno”. A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de Estado de Educação da Paraíba, José Wilson Santiago Filho, além de representantes da área técnica da educação, como Júlio Cezar Ribeiro Viana, gerente de TI da SED/Paraíba, e Valmir Herbert, gerente executivo de Desenvolvimento Escolar. Atualmente, a Escola Estadual Amando de Oliveira atende 463 estudantes em tempo integral, do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Com mais de 50 anos de história, a instituição é referência na região e já passou por diversas fases, sempre acompanhando as transformações do sistema educacional. De acordo com o secretário de Educação, Hélio Daher, a entrega da obra marca não apenas uma nova fase estrutural para a escola, mas também reafirma o compromisso do Governo do Estado com uma educação pública de qualidade, segura e inclusiva. “O objetivo da reforma é que a escola seja ‘mais acolhedora, mais confortável’ e esteja adequada às ‘novas legislações’, como normas de acessibilidade e segurança”, afirmou o secretário Hélio. Ele destacou que mais de 300 escolas já passaram por esse processo. Entre as melhorias, ele citou a instalação de piso tátil, rebaixamento de guias para atendimento mais acessível e adaptações em espaços como a secretaria e a cozinha. “A escola contempla a Lei 4.3.3.5, que trata do controle de prevenção a pânico”, explicou, mencionando a presença de extintores, mangueiras, sensores e outros equipamentos necessários para o certificado do Corpo de Bombeiros. O secretário também comentou sobre a formação de servidores e confirmou que “mais de 50 escolas estão em reforma neste momento”. Ele finalizou dizendo que a meta é concluir “100% das reformas até o final da gestão do governador Eduardo Riedel”, finalizou Hélio. Jackeline Oliveira, Comunicação SED








