O vereador Rogério Yuri (PSDB) denunciou a perda de um convênio de R$ 1,8 milhão por parte da Prefeitura de Dourados, que resultaria na aquisição de uma patrulha mecanizada para atender 80 famílias da Associação de Produtores Rurais Boa União, no entorno do anel viário. A inadimplência do município junto ao Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal), ocorrida durante a gestão anterior, foi o motivo que impediu a liberação dos recursos pelo governo federal. Segundo Yuri, que havia articulado os recursos junto ao senador Nelsinho Trad (PSD) em 2024, a falha administrativa representa um “duro golpe contra a agricultura familiar” e um retrocesso no fortalecimento da produção rural no município. “É inaceitável que um projeto aprovado, aguardando apenas o repasse, seja perdido por má gestão fiscal. Quem paga essa conta são os pequenos produtores”, criticou o vereador, ao ressaltar que a atual administração já tirou a Prefeitura da inadimplência, mas que apesar dos esforços não foi possível recuperar o maquinário. A denúncia ganhou repercussão após agricultores serem informados pela assessoria do senador Nelsinho Trad sobre o cancelamento do convênio. O parlamentar havia intermediado a conquista dos recursos e agora tenta uma nova alternativa: viabilizar a doação de um trator para as comunidades.O presidente da Associação Boa União, Nelson Amaral, relatou o impacto do cancelamento. “Foi uma grande decepção. É um prejuízo enorme para quem está na ponta e depende do básico para produzir. Os equipamentos da Prefeitura não dão conta da demanda e, sem essa patrulha, continuamos sofrendo com custos altos e lentidão no preparo do solo. Não temos condições de contratar esse serviço por fora”, desabafou. O convênio previa uma patrulha mecanizada completa, com trator agrícola, retroescavadeira, colhedora de forragens, pulverizador, plantadeiras, carreta agrícola e caminhão toco novo – um investimento essencial para modernizar a produção e impulsionar a economia rural local. O convênio previa a entrega de uma série de equipamentos agrícolas essenciais, incluindo um trator agrícola 0 km, avaliado em R$ 400 mil; uma retroescavadeira, no valor de R$ 520 mil; um pulverizador de R$ 37 mil; uma plantadeira de milho com duas linhas, estimada em R$ 45 mil; uma grade aradora de R$ 35 mil; uma colhedora de forragens no valor de R$ 70 mil; uma carreta agrícola de R$ 20 mil; e um caminhão toco novo, orçado em R$ 650 mil. Impacto regional Além da Boa União, o projeto previa beneficiar comunidades como as aldeias indígenas Jaguapirú e Bororó, os assentamentos Amparo e Lagoa Grande, e os distritos de Indápolis, Guaçu, Ithaum, Panambi, São Pedro, Picadinha, Vila Vargas e Vila Formosa. Os objetivos eram claros: aumentar a produtividade, diversificar culturas, gerar renda e evitar o êxodo rural. Agora, sem os equipamentos, as famílias voltam à rotina de desafios: preparo precário do solo, produção atrasada, custos elevados e dependência de máquinas públicas escassas.“Perdemos um investimento importante porque a gestão municipal anterior não estava com as contas em dia. E agora, mesmo com o nome limpo, o prejuízo ficou para o produtor”, concluiu Nelson Amaral. Pedido de providências Rogério Yuri informou que vai oficializar um pedido ao Executivo Municipal e à bancada federal para viabilizar novos recursos. “A população rural não pode mais ser penalizada pela ineficiência da gestão passada. Precisamos buscar novos investimentos e garantir que isso não volte a acontecer”, declarou o vereador.
Dourados registra terceira captação de órgãos do ano no Hospital da Vida
Na tarde desta quarta-feira (23), foi realizada a terceira captação de órgãos do ano em Dourados, no Hospital da Vida. A doação partiu de um paciente de 48 anos, morador da região sul do estado, e resultou na retirada de rins, fígado e córneas. A logística da operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que disponibilizou um helicóptero para o transporte imediato dos órgãos doados. O fígado e as córneas seguiram para Campo Grande, onde o fígado foi transplantado ainda nesta quarta-feira no Hospital Adventista do Pênfigo. Já os rins foram encaminhados em voo direto para Porto Alegre (RS), onde irão beneficiar pacientes em lista de espera. De acordo com o médico Gustavo Rapassi, responsável técnico pela captação e pelos transplantes renais, houve incerteza inicial sobre a viabilidade do fígado, exigindo resposta rápida da equipe. Durante o procedimento, foi observado que o órgão era utilizável, com isso foi solicitado o apoio da PRF para garantir que o órgão chegasse a tempo na capital sul-mato-grossense. A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) em Dourados, Ludelça Dorneles, destacou que esta é a terceira captação realizada em 2025. Segundo ela, o número de doações sofreu queda após a pandemia do Coronavírus: foram três em 2021, cinco em 2022, sete em 2023 e quatro em 2024. O Hospital da Vida é referência para cerca de 1 milhão de habitantes da região sul de Mato Grosso do Sul e funciona como unidade de portas abertas. Apesar da estrutura e da abrangência, o número de captações poderia ser maior, mas esbarra na negativa de muitas famílias. A captação de órgãos é um processo complexo que ocorre somente após a constatação de morte encefálica por meio de exames rigorosos e com autorização da família. A retirada dos órgãos é feita por equipe especializada, como a que atua em Dourados.
Edson Souza vai à Sudeco em busca de destravar recursos para obras em Dourados
O vereador Edson Souza (União Brasil) está em Brasília participando da Marcha dos Vereadores, evento nacional que reúne parlamentares de todo o país para discutir políticas públicas e fortalecimento do legislativo municipal. Aproveitando a ida à capital federal, o Souza também tem cumprido uma agenda paralela de articulações políticas em busca de recursos e investimentos para Dourados. Entre os compromissos, o vereador douradense esteve na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), onde foi recebido pela superintendente Luciana Barros. Na oportunidade, Souza apresentou as principais demandas do município e buscou informações sobre a situação de recursos já assegurados para obras de infraestrutura. “Dourados tem mais de R$ 25 milhões parados para obras de asfalto e drenagem e esses valores não estão sendo utilizados por falta de projetos atualizados. Fui até a Sudeco para levantar dados e contribuir na agilidade desses processos. É um recurso que precisa chegar à população”, afirmou o vereador. A agenda institucional reforça o compromisso de Edson Souza com a busca ativa por soluções e investimentos para a cidade, indo além dos debates da Marcha e atuando diretamente junto aos órgãos responsáveis pelos repasses federais.
Pesquisa do Procon revela diferença de até R$ 0,40 no preço da gasolina
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do setor de fiscalização do Procon Municipal, divulgou esta semana mais uma pesquisa de preços de combustíveis. Foram pesquisados 40 estabelecimentos, na cidade e distritos, e foram comparados os valores do etanol, diesel comum e S10 e gasolina comum e aditivada. O menor preço encontrado na gasolina comum foi de R$ 6,09; no etanol o menor preço é de R$ 3,89, no diesel comum o menor preço foi de R$ 5,99; e no Diesel S10 o menor preço praticado é de R$ 6,19. A diferença entre o menor preço encontrado na gasolina comum (R$ 6,09) e o maior preço (R$ 6,49) é de 6,56%. No etanol, a diferença entre o menor (R$ 3,89) e maior preço (R$ 4,79) é de 23,13%; no diesel comum, a diferença entre o menor (R$ 5,99) e o maior preço (R$ 6,79) é de 13,35%; e, no diesel S10, a diferença entre o menor (R$ 6,19) e o maior preço (R$ 6,84) é de 10,5%. O preço médio da gasolina comum em Dourados, em abril, é de R$ 6,44, e, em março 2025, o preço médio praticado era de R$ 6,44, assim não foi verificado aumento ou redução no preço médio. Já o preço médio do etanol, em abril, é de R$ 4,37, sendo que, em março de 2025, era de R$ 4,40, queda de 0,68% no preço médio. Em relação ao diesel comum, a pesquisa apontou o preço médio de R$ 6,26, e, em março de 2025, o preço médio era de R$ 6,37, queda de 1,72% no preço médio. E, por sua vez, o diesel S10 apresentou nesta pesquisa o valor médio de R$ 6,46 e, na pesquisa do mês de março de 2025, apresentou preço médio de R$ 6,52, mostrando uma redução de 0,92% no preço médio. O menor preço encontrado, nos postos da cidade, na gasolina (R$ 6,09), é R$ 0,35 mais barato que o preço médio praticado (R$ 6,44) e é R$ 0,40 mais barato do que o maior preço encontrado (R$ 6,49). O Procon informa que os consumidores poderão exigir a análise do combustível para descobrir o teor de álcool presente na gasolina, teste esse que será feito pelo próprio funcionário do posto de combustível na frente do consumidor. Qualquer dúvida ou reclamação ligue ou 2222-1539 ou envie mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou registre através do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm
EXPOAGRO 2025 supera as expectativas e todos os espaços são locados
Com todos os espaços locados o Sindicato Rural de Dourados já começou a montagem dos stands para a realização da EXPOAGRO 2025. O evento acontece de 9 a 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Empresas de Dourados e da região de diversos setores confirmaram a participação na feira e a movimentação é grande no interior do parque de exposições com a preparação de todas as áreas. Serão mais de 100 expositores de diversos ramos de atividade que estarão expondo seus produtos. A procura por espaços ainda é grande, mas segundo o presidente do Sindicato Rural Gino Ferreira, a mais de 15 dias que todas as áreas disponíveis foram locadas e agora a reserva somente para o próximo ano. “Empresários e investidores acreditaram no nosso trabalho e na força da EXPOAGRO e isso mostra que o agro continua em crescimento e isso vai refletir durante a realização da feira”, disse Gino. A volta do rodeio Após um período afastado da programação oficial, o rodeio retorna com força total à 59ª Expoagro nos dias 9, 10 e 11 de maio, com entrada gratuita. Além da montaria em touros e cavalos, outras modalidades prometem movimentar a arena, como Três Tambores, Team Roping e Laço Comprido. Essas provas também servirão como seletivas para eventos nacionais, com premiações atrativas para os vencedores. Camarotes e contato Para quem deseja acompanhar as disputas com mais conforto, os camarotes para os três dias de evento já estão à venda. Os interessados podem garantir o espaço entrando em contato pelo WhatsApp: (67) 99835-5577.
Policiais apreendem carro com carga de drogas avaliada em R$ 3 milhões
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta terça-feira (22), em Laguna Carapã, mais de uma tonelada de maconha e haxixe que eram transportados em um veículo Fiat Toro. Na ação, ninguém foi preso. Os militares realizavam bloqueio na MS-379, próximo a Laguna Carapã, quando deram ordem de parada ao condutor do carro, que não obedeceu e tentou fugir. Após alguns quilômetros em acompanhamento, o motorista arremessou o automóvel em meio a uma plantação de milho e fugiu a pé. Diligências foram feitas, mas nenhum suspeito localizado. No interior da Toro foram encontrados diversos tabletes de maconha, que após a pesagem totalizaram 1.005 quilos do entorpecente, além de dez quilos de haxixe e 18 cigarros eletrônicos de maconha. O material apreendido e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 3 milhões, foram encaminhados à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
DOF apreende mais de 3,4 toneladas de drogas em carreta que seguia para o Paraná
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta segunda-feira (21), em Iguatemi, mais de 3,4 toneladas de drogas que eram transportadas em uma carreta Scania 124, com placas paraguaia. Na ação, um homem de 35 anos foi preso. Os militares realizavam bloqueio na MS-295, saída para Eldorado, quando pararam para fiscalização a carreta. Ao perguntar ao motorista sobre o destino da viagem e o porquê do excesso de velocidade, ele não soube explicar, demonstrando nervosismo e apresentando falas desconexas. Durante busca veicular, ao levantar o assoalho da carreta, foi localizada uma grande quantidade de tabletes de maconha, que após a pesagem totalizaram 3.430 quilos do entorpecente. Em entrevista aos policiais, o condutor afirmou que havia sido contratado para pegar a carreta em Pindoty Porã (PY) e levar a até a cidade de Guaíra (PR). O material apreendido e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 8,1 milhões, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Naviraí.
PF e CGU investigam descontos irregulares em benefícios do INSS em operação nacional que atinge MS
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram hoje (23/4) a Operação Sem Desconto, com o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem hoje 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Mato Grosso do Sul, com ações sendo cumpridas em Campo Grande. Seis servidores públicos foram afastados de suas funções. Entre eles está o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que foi alvo de buscas. Ele é servidor de carreira do INSS desde 2000 e até pouco tempo era filiado do PSB. Atualmente está no PDT, mesmo partido do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que foi quem o indicou para o cargo. As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até o momento, as entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024. Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.
Zé Teixeira solicita infraestrutura para bairros de Dourados
O deputado estadual Zé Teixeira apresentou nesta quarta-feira (23) uma série de indicações solicitando infraestrutura para os moradores de bairros no município de Dourados. Além de asfalto, os pedidos incluem saneamento básico e reforma de unidade educacional. Zé Teixeira solicitou ao Governo do Estado a implantação de rede de esgoto e drenagem, além do recapeamento das ruas dos residenciais Kairós I e II. As deficiências causam transtornos diários à população local, como alagamentos em períodos de chuva, proliferação de insetos, mau cheiro e riscos à saúde pública. A reivindicação partiu do vereador Dill do Povo. O deputado também solicitou a pavimentação em diversas ruas que fazem ligação entre os bairros Vila Mari, Jardim Monte Líbano, Vila São Jorge, Vila Norte, Jardim dos Estados e Jardim Piratininga. Conforme o vereador Pedro Pepa, “os bairros ao entorno já são todos asfaltados e a falta de pavimentação nas vias gera uma série de dificuldades às comunidades”. Já para as famílias que utilizam o Centro de Educação Infantil Municipal Celso de Almeida, Zé Teixeira solicitou ao Governo do Estado e à Bancada Federal a reforma e ampliação da unidade. As últimas benfeitorias recebidas foram há 10 anos. O prédio do CEIM necessita de pintura, reparos na parte elétrica e a instalação da rede de esgoto, uma vez que ainda utiliza fossas sépticas, que frequentemente enchem e causam transtornos aos funcionários e alunos.








