A Prefeitura de Dourados está estruturando uma extensa programação voltada para o Maio Amarelo, movimento criado criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. As ações serão coordenadas pela Escola Pública de Trânsito (EPT) “Prefeito José Elias Moreira”, órgão ligado à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) de Dourados. A programação prevê atividades durante todo o mês de maio e vai ao encontro do objetivo do movimento, que propõe promover ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, como campanhas de conscientização dos condutores, orientando-os a seguir as leis de trânsito e incentivando a direção defensiva para evitar que acidentes aconteçam. A abertura da Semana Maio Amarelo 2025 será segunda-feira, 5 de maio, às 8h, com apresentação de alunos da Escola Municipal Joaquim Murtinho, Sucata Cultural e pronunciamentos de autoridades com foco ao tema da campanha. A solenidade acontece na própria Escola Pública de Trânsito (EPT), com a presença do prefeito Marçal Filho e autoridades convidadas. Na quarta-feria, 7 de maio, acontecerá a palestra “Segurança Viária”, direcionada a motoristas do transporte escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme), no auditório da Prefeitura, numa parceria do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e empresa GWA Transportes. No mesmo dia haverá apresentação de alunos do Projeto “Trânsito é Assunto de Criança”, da Escola Municipal Avani Fehlauer. Para a manhã de sexta, dia 9, está prevista blitz educativa em homenagem ao Dia da Mães, na avenida Marcelino Pires, em frente à Praça Antônio João. Na terça, dia 13, as ações consistirão em “simulação de sinistro”, na Praça Antônio João. Em parceria com o Detran e Corpo de Bombeiros, a ação educativa abordará capotagem e simulador de impacto. Entre as ações também estão previstas palestras em escolas, incluindo o distrito de Vila Vargas, com apresentações culturais; blitzes educativas sobre segurança viária, umas delas nas proximidades da travessia do Jardim Guaicurus, onde serão abordados motoristas e pedestres, com orientações sobre cuidados com a segurança devido aos sinistros ocorridos no local e sensação de insegurança que a população relata. Durante todo o mês de maio, haverá falas sobre a educação, conscientização e humanização no trânsito em Igrejas católicas e evangélicas. A campanha Maio Amarelo encerrará com ampla campanha de doação de sangue, dia 31, no Hemocentro de Dourados.
Pedro Paulo & Alex abrem Pé de Soja Solteiro hoje em Laguna Carapã
A dupla sertaneja Pedro Paulo & Alex, conhecida como PPA, é a grande atração desta sexta-feira (25), abrindo a programação da 25ª Festa do Pé de Soja Solteiro, em Laguna Carapã. Também se apresenta hoje a dupla Edy Britto & Samuel. O evento que celebra o aniversário de emancipação do município segue até domingo, com shows musicais, área expositora, parque infantil, praça de alimentação e o grande concurso que irá premiar o pé de soja com o maior número de vagens com sementes. Toda a programação é de graça e deve atrair milhares de pessoas ao município ao longo do fim de semana. A abertura oficial está prevista para as 21h de hoje, seguida dos shows musicais. A programação continua no sábado (26), com baile da Melhor Idade a partir das 14h. À noite, a partir das 21h30, se apresentam a dupla Henrique & Diego e a cantora Naiara Azevedo. No domingo, a programação se estende ao longo de todo o dia com a realização do tradicional concurso do Pé de Soja Solteiro. As inscrições abrem às 8h, quando os produtores devem apresentar os pés de soja cultivados especialmente para o concurso. A contagem começa a partir das 13h, e será feita por acadêmicos de Agronomia e Produção Agrícola da Unigran, de Dourados. O prefeito Itamar Bilibio comenta que o concurso é um momento muito esperado pelos produtores, que se prepararam ao longo de muitos meses. “É um trabalho que exige dedicação e muita pesquisa em busca da melhor produtividade. Não é somente pelo prêmio, mas também pelo reconhecimento de uma atividade tão importante para o nosso município e nossa economia”, afirma o chefe do Executivo. Neste ano, o vencedor será premiado com uma moto 0km. O concurso é realizado no município desde 1998. O recorde foi registrado em 2011, quando um único pé de soja produziu 17.799 vagens com sementes. No ano passado, a melhor produção foi de 4.477 vagens. Também no domingo, a programação prevê sorteio de prêmios, bingo e o sorteio de uma moto 0km entre os trabalhadores de propriedades rurais do município. No fim do dia, o evento encerra com show de Renan Diego e do cantor Panda. Toda a programação é de graça e será realizada no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico. A festa deve reunir milhares de pessoas não somente de Laguna Carapã, mas também toda a região e até mesmo de países vizinhos, como Paraguai e Argentina.
Seminário destaca o potencial da cultura do amendoim para diversificação agrícola em Mato Grosso do Sul
A Embrapa Agropecuária Oeste e o Sindicato Rural de Dourados realizam, no dia 16 de maio, das 8h às 11h15, durante a 59ª Expoagro Dourados 2025 (Dourados, MS), o Seminário “Cultura do Amendoim – Alternativa para diversificação e rotação de culturas”, com foco em estratégias para diversificação agrícola e geração de renda na região. O evento reunirá especialistas, produtores e técnicos para discutir as perspectivas e desafios do cultivo do amendoim no Cerrado sul-mato-grossense. A inscrição pode ser feita antes ou no dia do evento pelo site: https://bit.ly/42h2sHs A programação começa às 8h com palestra virtual da pesquisadora Tais de Moraes Falleiro Suassuna, da Embrapa Algodão; seguida por Rogério Hidalgo Barbosa, organizador do evento Amendoglória; de Gervásio Kamitani, engenheiro agrônomo, produtor rural e presidente do conselho de administração da Copasul em Naviraí, MS; e por Fábio Taira, engenheiro agrônomo, da fazenda Santa Rosa, também Naviraí, MS. O Seminário será finalizado por perguntas dos participantes e tem como público-alvo produtores rurais, estudantes, profissionais da assistência técnica, pesquisadores e interessados em inovação na agropecuária. De acordo com o pesquisador Fernando Mendes Lamas, da Embrapa Agropecuária Oeste, organizador do Seminário, o amendoim tem ganhado espaço fora do eixo tradicional de produção — São Paulo e Triângulo Mineiro — com destaque para Mato Grosso do Sul, que já ocupa a segunda posição nacional no cultivo. “Embora o estado ainda não tenha um histórico forte de pesquisas específicas sobre a cultura, já acompanhamos de perto experiências locais, como o projeto piloto em Glória de Dourados, que tem sido referência em boas práticas de manejo e organização de dias de campo com produtores”, destaca. O evento abordará temas como melhoramento genético, cultivares disponíveis, controle de doenças, mecanização da lavoura, beneficiamento, e o papel do amendoim como alternativa à soja nos sistemas de produção da região. Serão apresentados também os trabalhos de pesquisa conduzidos por outros Centros de Pesquisa da Embrapa, especialmente pela Embrapa Algodão, referência nacional na cultura. Um dos principais desafios atuais, segundo o pesquisador, é o alto custo das sementes, associado à susceptibilidade das cultivares a doenças fúngicas, o que eleva os custos com fungicidas. Apesar disso, os preços pagos pelo produto no mercado são considerados remuneradores, inclusive com crescente destaque nas exportações para os Estados Unidos, Europa e China. “O nosso objetivo com esse Seminário é mostrar ao produtor rural e aos técnicos que o amendoim pode sim ser uma alternativa viável e lucrativa para compor sistemas agrícolas mais diversificados e sustentáveis”, afirma Lamas. Serviço Data: 16 de maio de 2025Horário: das 8h às 11h15 (horário de Mato Grosso do Sul)Local: Parque de Exposição de Dourados João Humberto de Andrade Carvalho, Dourados (MS) Preço: gratuito Inscrição: https://bit.ly/42h2sHs Sílvia Zoche Borges (DRT-MG 08223)Embrapa Agropecuária Oeste
Governador discute ações para conter estragos da chuva em Jardim, Guia Lopes e Caracol
Depois dos estragos e danos causados pela chuva nos municípios de Jardim, Guia Lopes da Laguna e Caracol, o governador Eduardo Riedel se reuniu com os prefeitos para discutir eventuais obras e ações emergenciais, que possam reduzir os prejuízos à população. As chuvas foram mais intensas na última sexta-feira (18) e sábado (19), provocando alagamento de ruas, prejuízos dentro das residências, assim como estragos nas estradas vicinais e pontes da região. Os municípios inclusive já decretaram situação de emergência devido ao cenário. A reunião com o governador foi considerada positiva pelos gestores. “Foi excelente a reunião, o governador prontamente nos atendeu, se colocou à disposição para ajudar o município. Em Jardim nós tivemos problemas com quatro pontes, na galeria da área central, assim como estradas vicinais e vias da cidade, já que 51% das ruas são sem pavimentação e drenagem. Como visionário e municipalista, o governador disse que vai nos atender”, afirmou o prefeito de Jardim, Juliano Miranda, o “Guga”. Já o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Max Antônio Souza Morais, contou que na sua cidade a água chegou a invadir a casa de moradores e que o apoio do Estado será providencial para ajudar a conter os estragos. “Foi uma tromba de chuva de 250, 300 milímetros em três horas na região sudoeste, temos um desafio muito grande pela frente e vamos precisar do apoio do Estado, já que nossa cidade não tem maquinário”. Em Caracol os estragos foram em pontes, cabeceiras (pontes) e estradas. “Reunião com o governador sempre é muito propositiva e positiva, tivemos lá as precipitações de chuva que foram bem-vindas, mas vieram muito rápido e tempo muito curto, o que causou estragos na nossa região. A chuva voltou ontem e hoje tivemos que parar o transporte escolar, não tinha como trafegar nas estradas”, descreveu o prefeito Carlos Humberto Pagliosa. O Governo do Estado vai avaliar as demandas apresentadas pelos prefeitos, para ajudar os municípios. Além do governador, participaram da reunião os secretários Guilherme Alcântara (Seilog), Rodrigo Perez (Segov) e Eduardo Rocha (Casa Civil). Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
DOF apreende veículo com mais de R$ 280 mil em produtos ilegais Laguna Carapã
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quarta-feira (23), na MS-379, próximo em Laguna Carapã, um GM Cobalt carregado com materiais de descaminho. Na ação, um homem de 31 anos foi detido. Os militares realizavam bloqueio na MS-379, próximo ao Distrito de Bocajá, quando deram ordem de parada ao condutor do carro, que não obedeceu e tentou fugir. Após alguns quilômetros em acompanhamento, o motorista arremessou o automóvel em meio a uma lavoura e empreendeu fuga a pé, mas foi alcançado e detido. Questionado, ele alegou que pegou a mercadoria em Pedro Juan Cavalheiro, no Paraguai, e levaria para a cidade de São Paulo (SP). No interior do veículo foram encontrados diversos eletrônicos e aparelhos de telefone celular. Os materiais apreendidos e o veículo, avaliados em R$ 281 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dourados.
Itens da cesta básica variam até 181% em supermercados de Campo Grande
Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), identificou, no mês de abril, variações de até 181% entre produtos da cesta básica e de higiene, nos supermercados de Campo Grande. As maiores diferenças de preços foram observadas entre marcas de esponjas de lã de aço (181,21%), sabonetes (177,52%) e sabão em barra (129,78%). No caso da esponja de aço, por exemplo, o produto foi encontrado por R$ 1,49 na região da Vila Moreninha II e por R$ 4,19 no Jardim Canguru. Em relação aos alimentos, as maiores variações ocorreram no fermento em pó de 100 gramas (143,63%), no quilo do alho (116,01%), do tomate (90,63%), além do fubá mimoso de 1 kg (108,57%) e do sachê de leite em pó de 400 gramas (84,68%). Para fins comparativos, o quilo do tomate, no momento da cotação, era vendido a R$ 7,79 no bairro Santa Fé, enquanto chegava a R$ 14,85 em um supermercado do bairro Aero Rancho. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 14 de abril. Ela avaliou os preços de 28 produtos em 13 supermercados, localizados em diferentes regiões de Campo Grande. Os valores informados podem ter sofrido alterações desde então. Dicas de consumo O Procon Mato Grosso do Sul recomenda que os consumidores elaborem previamente uma lista com os itens de alimentação, hortifrúti, higiene e limpeza antes de irem às compras, o que contribui para o controle do orçamento doméstico. É importante também verificar a qualidade, o prazo de validade e a rotulagem dos produtos, lembrando que algumas marcas possuem a mesma fórmula, mesmo sendo fabricadas por empresas diferentes. No caso dos alimentos, vale ainda observar as informações nutricionais e os ingredientes, já que alguns itens apresentam altos teores de sódio, açúcar adicionado, gorduras saturadas e aditivos artificiais. O levantamento completo está disponível no site do Procon Mato Grosso do Sul. Kleber Clajus, Comunicação Procon-MS
Residentes em Medicina de Família e Multiprofissional têm aula magna nesta sexta
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), promove nesta sexta-feira (25) a aula magna dos programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família SeMS/ Fiocruz. A ação será às 09h30, na Unigran. O palestrante da aula magna será o Dr. Marcos Vinícius Soares Pedrosa e o encontro reunirá residentes, preceptores, docentes, gestores e profissionais de saúde em um momento estratégico de acolhimento, alinhamento e integração. A Sems destaca que a atividade tem como objetivo reafirmar os princípios e valores do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a articulação entre ensino, serviço e comunidade. Com foco na Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado e coordenadora das redes de atenção, a Aula Magna aprofunda temas centrais da prática em saúde da família, como integralidade do cuidado, interprofissionalidade, vínculo com os usuários e responsabilidade sanitária sobre o território. A Prefeitura promove tais ações para proporcionar um espaço formativo que agrega conhecimento aos profissionais sempre com ênfase de uma abordagem completa a realidade dos territórios nos quais atuam.
Educadores debatem Plano Municipal de Educação na Câmara de Dourados
Com o propósito de promover um espaço de diálogo e reflexão sobre os rumos da educação no município na próxima década, a Câmara Municipal de Dourados, por meio da Comissão de Educação, promove na terça-feira (29), às 8 horas, o “Ciclo de Debates sobre o Plano Municipal de Educação”. O evento oportuniza a participação da sociedade douradense na construção de um novo Plano Municipal de Educação (PME), em um momento decisivo, considerando a proximidade do fim da vigência dos atuais planos (PNE, PEE e PME) e as discussões em torno do novo Plano Nacional de Educação, já em tramitação no Congresso Nacional. Os debates serão conduzidos pelos professores membros do Fórum Municipal de Educação, Fábio Perboni e Bruno Moreira, e terá participação institucional da coordenadora da Comissão de Monitoramento e Avaliação do PME, professora Cristina Santana. A palestra será proferida pela professora Andréia Militão, que abordará a análise do Novo PNE (PL Nº 2614/2024). Educadores, gestores, parlamentares, estudantes, famílias e toda a comunidade estão convidados a participar deste debate essencial para a definição de políticas públicas mais eficazes e democráticas para a educação em Dourados. A Comissão de Educação é formada pelos vereadores Elias Ishy (PT), Sérgio Nogueira (PP) e Rogério Yuri (PSDB). O evento conta com a participação e apoio do Fórum Municipal de Educação, Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). As inscrições e emissão de certificados podem ser realizadas pelo link: http://sympla.com.br/camaradourados.
Dourados realiza a 7ª Conferência Municipal das Cidades
A Prefeitura de Dourados realiza no próximo dia 15 de maio, no Anfiteatro do Bloco 10 da Unigran, a 7ª Conferência Municipal das Cidades. O evento acontecerá das 7h30 às 17h30 e servirá como etapa preparatória para a 7ª Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul e a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada pelo Ministério das Cidades, no mês de outubro, em Brasília. O decreto oficializando a realização da conferência foi publicado nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial do Município. Conforme o documento, a organização será responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), em conjunto com a Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab). O secretário municipal de habitação, Eder Felipe Souza Lima, é o titular representante do poder público municipal na conferência. Ele explica que o evento será um momento fundamental para que sociedade civil, entidades e movimentos participem ativamente do planejamento do futuro de Dourados. “A Prefeitura valoriza a participação social, do público, pois é com escuta, com amor e com trabalho que construiremos uma cidade melhor para todos”, diz o secretário. A conferência local seguirá o tema nacional definido para este ciclo: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O objetivo é promover debates entre representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades organizadas, com foco em políticas públicas de habitação, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. Também foi constituída a Comissão Organizadora do evento, que será responsável por eleger sua presidência, elaborar o regimento interno, planejar a infraestrutura, mobilizar a população e elaborar o relatório final da conferência. A Conferência das Cidades é uma instância de participação social que visa fortalecer a democracia nas decisões sobre o futuro das cidades brasileiras, e sua realização é prevista por normas federais e estaduais. CONFERÊNCIA NACIONAL Depois de 10 anos sem acontecer, o Ministério das Cidades convocou a 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, que será realizada no mês de outubro, em Brasília. A realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades é mais um passo dado pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico. A Conferência se desdobra em etapas Municipal, Estadual/Distrital e Nacional. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da 6ª Conferência Nacional das Cidades para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano no Brasil, que o encontro tem como objetivo debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida nos municípios. A organização da Conferência Nacional das Cidades é um processo estruturado e participativo que inclui a realização de conferências municipais e estaduais, espaços onde os cidadãos têm a oportunidade de debater e apresentar propostas para suas cidades. Nas conferências, autoridades locais e estaduais, especialistas, acadêmicos, representantes de entidades da sociedade civil e cidadãos engajados se encontram para debater temas como o planejamento urbano, moradia, transporte, saneamento, meio ambiente e outros elementos da vida urbana. Comissão Organizadora da 7ª Conferência Municipal da Cidade de Dourados:








