O prefeito de Dourados, Marçal Filho, recebeu na manhã desta segunda-feira (28) representantes do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para tratar da adequação de projetos em andamento no município. A reunião, realizada no gabinete, também contou com a presença do secretário municipal de Governo, João Alcântara, e do secretário de Obras Públicas, Jorge de Lucia. Durante o encontro, foram discutidas ações para que os projetos em execução atendam integralmente às exigências técnicas e operacionais da atual gestão. Marçal Filho destacou que as duas obras financiadas pelo Fonplata que estão em andamento – a construção do prédio da Central de Atendimento ao Cidadão e a implantação da Via Parque do Córrego Água Boa – seguem em ritmo acelerado. Para Marçal Filho, o diálogo com os representantes do Fonplata reforça o compromisso da administração municipal em dar celeridade às obras estruturantes de Dourados e garantir conformidade técnica nos projetos, visando à eficiência e o desenvolvimento da cidade. “Não podemos dar início a nenhum projeto que tenha sido elaborado a toque de caixa, sem considerar as reais necessidades da população e as condições do município, que tem uma elevada contrapartida nesses projetos”, enfatiza o prefeito. A Central de Atendimento ao Cidadão está sendo erguida na rua Cuiabá, entre as ruas Cafelândia e Bela Vista, com área total de 2,4 mil metros quadrados distribuída em cinco pavimentos. O térreo abrigará serviços de atendimento ao público, Sala do Empreendedor, agência bancária e estacionamento. Já o segundo e terceiro andares serão destinados aos setores internos de trabalho, enquanto o quarto pavimento receberá a Secretaria Municipal de Fazenda. O quinto andar será utilizado para sala de treinamento, estúdio de gravação e arquivos. O prédio contará com acesso por escadas e elevador central. O investimento na nova sede é de R$ 11.394.747,59, sendo R$ 7.341.048,20 oriundos do Fonplata e R$ 4.053.699,39 de contrapartida da Prefeitura de Dourados. Já a Via Parque do Córrego Água Boa terá investimentos de R$ 42.109.911,94. O trajeto vai interligar a região do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, à BR-463, promovendo melhorias na mobilidade urbana e ampliando espaços de lazer e integração com o meio ambiente.
MS ao Vivo terá show gratuito de Luísa Sonza no Parque das Nações Indígenas no próximo domingo
O projeto MS ao Vivo inicia sua nova temporada com uma grande atração nacional: a cantora e compositora Luísa Sonza. A apresentação acontece no dia 4 de maio, a partir das 17 horas, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. A entrada é gratuita. Luísa Sonza sobe ao palco com a turnê do álbum “Escândalo Íntimo”, seu terceiro trabalho de estúdio. Segundo a artista, o disco representa “uma viagem ao meu subconsciente”. O repertório inclui sucessos como Campo de Morango, Principalmente Me Sinto Arrasada, Luísa Manequim, Romance em Cena (com Marina Sena), Sagrado Profano (com KayBlack) e Penhasco 2, entre outras faixas. O MS ao Vivo é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Sesc-MS (Serviço Social do Comércio de Mato Grosso do Sul), o projeto trará ao longo do ano intensa programação de shows nacionais, consolidando o estado como um dos principais polos culturais da região Centro-Oeste. O álbum “Escândalo Íntimo” foi concebido após o encerramento da bem-sucedida era “Doce 22”. No auge da carreira, Luísa enfrentou um período delicado em relação à saúde mental, marcado por crises de pânico, pensamentos autodepreciativos e sonhos perturbadores. Toda essa carga emocional influenciou diretamente a criação do novo trabalho. Para compor as canções, a artista contou com o apoio da artista plástica e psicanalista Nathalie Nery. Através de um processo intenso de psicanálise e interpretação de sonhos, Luísa compreendeu que suas letras falavam, na verdade, sobre si mesma. Lançado em 2023, o álbum reúne 24 faixas e foi gravado no Brasil e nos Estados Unidos. Após a apresentação em Campo Grande, a artista dará continuidade à turnê em nível internacional, com shows programados para as cidades de Los Angeles, São Francisco, Berkeley, Orlando, Miami, Boston e Nova Iorque, durante o mês de junho. A abertura do show ficará por conta da cantora sul-mato-grossense Paolla, um dos destaques do pop/funk do Estado. Em carreira solo desde 2017, Paolla vem se consolidando com composições autorais que, juntas, já somam mais de 1,5 milhão de visualizações nas plataformas de streaming. Nos últimos anos, a artista tem ampliado suas parcerias com nomes de destaque do cenário nacional, como MC Kekel, Joãozinho VT, Lourena e Thiaguinho MT. Entre seus principais sucessos estão as faixas “Morreu Mas Passa Bem”, “Que Tal?”, “Piscadinha”, “Zerando a Vida” e “Show Particular”. Para curtir os shows, hidrate-se: leve sua garrafa de água e descarte o lixo corretamente. No Parque das Nações Indígenas, é permitido entrar com cooler pequeno (com capacidade inferior a 10 litros), garrafa térmica, tereré e banquinho. Não é permitido ingressar com garrafas de vidro e objetos perfurantes. Lembramos que não é permitido vendedores ambulantes não autorizados e também que a entrada de animais domésticos é proibida. Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Multas de trânsito leves e médias podem ser convertidas em advertência
A partir desta segunda-feira (28), as multas de trânsito de natureza leve ou média podem ser convertidas em advertências por escrito, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses. A medida foi proposta pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP), com coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB). A nova Lei Estadual 6.400 de 2025 acrescentou a possibilidade de conversão à Lei Estadual 4.282 de 2012, que estabelece os valores das taxas da Tabela de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). Segundo a nova lei, publicada no Diário Oficial do Estado de hoje, antes de ser aplicada a penalidade de multa às infrações leves ou médias “devem ser examinadas as informações contidas no prontuário dos condutores e veículos junto ao Sistema Nacional de Trânsito” para avaliar a aplicação da advertência por escrito. Ainda segundo a nova lei, será “nula a penalidade de multa aplicada quando o infrator se enquadrar nos requisitos estabelecidos no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro”. No dia da aprovação no Legislativo, o presidente Gerson Claro explicou o motivo da elaboração da proposta. “Existe uma previsão legal federal para a possibilidade de converter multa em advertência, então a maioria dos Departamentos Estaduais de Trânsito [Detrans] estão fazendo isso” ressaltou. Paulo Duarte concordou. “É justamente para evitar prejuízos aos condutores e a arrecadação de multas indevidas, que poderão ser convertidas em advertências escritas”, justificou o deputado coautor da matéria.
Barbosinha presta homenagem ao Sr. José Francisco, símbolo de fé e superação em Vila Vargas
O vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, prestou homenagem neste domingo ao Sr. José Francisco, carinhosamente conhecido como Sr. Zezinho, durante a celebração de seus 80 anos de vida na Vila Vargas, distrito de Dourados. Retirante nordestino, o Sr. Zezinho chegou à região em 1990, junto com sua família, em busca de novas oportunidades. Com muita fé, trabalho e determinação, construiu uma nova história e se tornou um exemplo de superação e dignidade para a comunidade local. A celebração foi marcada pela Santa Missa, celebrada pelo Frei João Francisco, filho do homenageado, reforçando a trajetória de fé e esperança da família Francisco. Barbosinha, que mantém uma amizade de longa data com a família, destacou a importância do Sr. Zezinho como símbolo da força dos que acreditam em um futuro melhor. “Histórias como a do Sr. José Francisco nos inspiram e mostram o quanto a coragem e a perseverança transformam vidas. Sua trajetória é motivo de orgulho para Vila Vargas e para todo o nosso Estado”, afirmou o vice-governador.
Sergio Nogueira recebe Troféu Destaque Nacional UVB 2025 por projeto de incentivo à doação de sangue
O vereador Sergio Nogueira (PP) recebeu, na última semana, o Troféu Destaque Nacional UVB 2025, em reconhecimento à Lei Cidadão Sangue Bom, aprovada e sancionada em 2023 no município de Dourados. A premiação aconteceu durante a XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A conquista é resultado de um concurso nacional promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), que recebeu 122 inscrições de projetos legislativos de todo o país. Após a triagem inicial, 80 propostas foram selecionadas para a fase final, sendo o projeto de Nogueira uma das iniciativas classificadas e premiadas. Essa é a segunda vez que o vereador de Dourados recebe o Troféu UVB. Em 2021, o reconhecimento veio com o projeto “Amigo da Criança e do Idoso”. A proposta para criação da Lei Cidadão Sangue Bom nasceu de uma sugestão do Prof. Aurélio Alencar, intérprete de Libras da Câmara Municipal de Dourados e grande incentivador da causa. O projeto tem como objetivo estimular a doação de sangue entre servidores públicos e privados do município, oferecendo um incentivo simbólico: abono proporcional de dias nas férias para quem realiza ou incentiva doações voluntárias. A lei também visa aumentar os estoques dos bancos de sangue locais e reforçar a cultura de solidariedade entre os cidadãos. “Cada doação conta, e quem doa ou mobiliza doadores merece esse reconhecimento. É uma forma de valorizar a vida e o compromisso com o próximo. Essa conquista é do nosso mandato, mas, acima de tudo, da população douradense que acredita no poder transformador de boas ideias. Agradeço a Deus, à UVB, aos colegas vereadores e a todos que caminham conosco nessa jornada de servir com amor e responsabilidade”, destacou o vereador. O Troféu Destaque Nacional UVB tem como objetivo valorizar iniciativas que fortalecem o Poder Legislativo Municipal, promovendo a integração do parlamento com a comunidade e o desenvolvimento de políticas públicas que gerem impacto positivo. A premiação reforça o trabalho comprometido do vereador Sergio Nogueira com ações de cidadania, saúde pública e solidariedade, com um mandato atuante, pautado pela escuta, pelo diálogo e pela busca de resultados reais para a população de Dourados.
Em reunião com secretário de Estado, vereadores discutem melhorias para saúde em Dourados
Os vereadores de Dourados receberam na manhã desta segunda-feira (28) o secretário estadual de Saúde Maurício Simões Corrêa, e a secretária estadual adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone. A reunião foi coordenada pela presidente da Câmara de Dourados, Liandra da Saúde (PSDB). Um dos principais temas abordados foram sobre os repasses que o município recebe para o custeio dos serviços de saúde. Os vereadores questionam que os valores repassados são insuficientes para custear a demanda atual. O secretário afirmou que 75% da saúde brasileira hoje depende do Sistema Único de Saúde (SUS) e que o maior desafio do financiamento da saúde hoje é a judicialização, que faz com que muitos pacientes passem na frente de outros e os hospitais não conseguem atender os dois casos de forma ágil. O secretário destacou que o governo do Estado do Mato Grosso do Sul tem trabalhado em um projeto de classificação hospitalar, que se aprovado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), o financiamento dos hospitais se dará por competências e métricas que serão a base para melhorar a saúde no Estado. Acompanhado do secretário adjunto da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, o secretário de Saúde enfatizou que o encontro com os vereadores de Dourados atende a uma determinação do governador do estado e tem o objetivo de levantar as demandas prioritárias do setor, esclarecer dúvidas dos vereadores sobre o Hospital da Vida e o Hospital Regional. Outro ponto abordado na reunião foi o fato de Dourados atender 34 municípios, além da região do Paraguai, e muitos imigrantes que chegam a cidade sem a documentação necessária para serem cadastrados na rede pública. O secretário afirmou que no plano que estão desenvolvendo, está buscando formas de atender essa parte da população de forma regulamentada. A presidente da Câmara, Liandra da Saúde, agradeceu a disponibilidade do secretário de vir até Dourados e atender os vereadores, e enfatizou esse momento como uma grande oportunidade de ampliar o diálogo entre sociedade e governo. “Esses momentos são de extrema importância para que tenha essa aproximação do Poder Legislativo, que ouve e está ligado diretamente aos anseios da população, para que possamos fazer essa ponte até o governo do Estado e melhorarmos a nossa saúde pública”, destacou a vereadora. Também participaram da reunião os vereadores Rogério Yuri (PSDB), Márcio Pudim (PSDB), Elias Ishy (PT), Jânio Miguel (PP), Ana Paula (Republicanos), Inspetor Cabral (PSD), Karla Gomes (Podemos), Laudir Munaretto (MDB), Pedro Pepa (União Brasil), Dalton Ribeiro (PL), Alex Cadeirante (PSDB), Sargento Prates (PL), Daniel Junior (PP), Isa Marcondes (Republicanos), Cemar Arnal (PP), Franklin Schmalz (PT), Edson Souza (União Brasil), Sérgio Nogueira (PP).
Prefeitura promove “ForCampo” na Escola Municipal Agrotécnica André Capelli
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira (28), na Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli, a atividade “ForCampo”, com o professor e doutorando Sérgio Silva Pereira. Professores, coordenadores e diretores de unidades educacionais participam da formação, que oferta momentos de conhecimento, descontração e networking. O diretor da escola Padre André Capelli, Josimar Crespan, recepcionou o público participante e destacou a importância da retomada deste tipo de atividade segmentada para as escolas da zona rural. “A gestão do prefeito Marçal Filho está com esse ponto positivo, preocupada com as escolas da zona rural. A gente representa 7% dos alunos da Reme e 10% dos professores e administrativos. Trazer esse tipo de formação que há muito tempo estava parada é uma oportunidade de reciclar e renovar o conhecimento”, disse. Com o tema “Educação do Campo e as Linguagens Poéticas”, o palestrante Sérgio Silva Pereira abordou pontos como a conexão da educação com a linguagem do campo, legislação, cultura, entre outros. O prefeito Marçal Filho disse que ele e toda a equipe têm se empenhado em construir uma educação de qualidade para Dourados, mesmo diante dos entraves encontrados na prefeitura, com problemas financeiros e estruturais deixados pela administração anterior. Marçal Filho destacou ainda a satisfação em oportunizar um momento como o de hoje na escola agrotécnica e falou da importância de fortalecer o aprendizado dos alunos nos anos iniciais com impacto positivo no desenvolvimento e na formação cidadã. “Estamos trabalhado muito pela educação e como constatamos que não havia gestão e temos vários problemas, estamos lidando com isso, ajustando situações e vamos fazer a diferença”, enfatizou. A atenção com a Escola Agrotécnica também foi destaca pelo prefeito. “Essa é a primeira formação que trazemos direcionada para o campo”, argumentou. “Esse tipo de ação sempre foi uma reivindicação dos profissionais da educação e eu me orgulho muito em realizar”, continuou. “Temos que valorizar todas as áreas da educação, principalmente pelo fato que a prefeitura é responsável pelos primeiros anos, nesses primeiros passos das crianças na escola é a base de tudo, pois é o momento que absorvem tudo e isso é muito ligado com com o futuro e com a formação cidadã”, completou Marçal Filho. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, destacou que as formações com os profissionais têm buscado sempre levar em consideração as especificidades das unidades escolares, sejam urbanas, indígenas ou rurais, sempre prezando em agregar na qualidade de ensino. Para a diretora de Departamento de Ensino, Márcia Helena Sinotti Volpato, a oportunidade é um momento de aprendizado e interação e marca o direcionamento da gestão de trabalhar sempre com acolhimento. “É um momento de muita felicidade, troca de conhecimento e que mais uma vez demonstra a orientação do nosso prefeito Marçal Filho e dos secretários, que é tratar com carinho e humanidade, sempre, todas as crianças e os profissionais da Reme, fazendo as formações com base nas especificidades que temos levantado, dentro do que o campo precisa”, afirmou.
PF incinera 5 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul
A Polícia Federal incinerou, na manhã deste sábado (26/4), em Três Lagoas/MS, mais de 5,1 toneladas de drogas, entre maconha e cocaína. A carga de entorpecentes, compreendendo aproximadamente 4,519 toneladas de maconha (incluindo haxixe e skunk), 634,7 quilos de cocaína (pasta-base e cloridrato) e ainda 0,092 quilos de folhas de coca, foi escoltada por Policiais Federais até um forno industrial em Três Lagoas. A ação ocorreu na presença de representantes da Vigilância Sanitária. As drogas incineradas são oriundas de apreensões feitas em Três Lagoas e região nos últimos quatro meses.
Carro roubado que seria utilizado no tráfico de drogas é recuperado pelo DOF
Dois homens de 28 e 30 anos de idade foram presos pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), neste domingo (27), em Laguna Carapã, com um veículo Toyota Yaris roubado um dia antes, no Estado de São Paulo. Os policiais faziam bloqueio na MS-379, na região da Ponta Caí, zona rural do município, quando abordaram a dupla. Questionados sobre o motivo da viagem, os dois apresentaram versões desencontrados e muito nervosismo. Em vistoria minuciosa no automóvel, os policiais constataram que as placas eram falsas e que o veículo havia sido robuado no sábado (26), na cidade de Americana (SP). Em entrevista, os suspeitos afirmaram que pegaram o carro no Estado de São Paulo para carregar com drogas no Paraguai. O veículo e dupla foram encaminhados à Defron (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.








