Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (28), a prorrogação da vigência do Plano Municipal de Educação (PME) até dezembro de 2025. O prolongamento aconteceu para que o novo Plano seja desenvolvido de acordo com as necessidades atuais da educação do município. A elaboração do novo PME será discutida nesta quarta-feira (29), a partir das 08 horas, em audiência pública na Câmara Municipal de Dourados, e definirá as diretrizes da educação para os próximos 10 anos. 12ª Sessão Ordinária Em virtude do feriado de Tiradentes, os vereadores de Dourados realizaram duas sessões ordinárias nesta segunda-feira. Na 12ª sessão ordinária de 2025, a Casa de Leis analisou e votou em dois projetos de lei. O projeto de lei nº 046/2025 de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PSDB), que dispõe sobre a Denominação de “Rua Laudelino Balbuena Medeiros” a atual “Rua do Jacarandá” localizado no loteamento Itapitan I e II, por duplicidade, foi aprovado em 2ª discussão e votação. Durante a 12ª sessão ordinária, o professor Thiago Coelho Silva, que é Presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED) discorreu sobre a 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública que teve início no dia 22 de abril e se encerra amanhã, dia 29. O professor explicou que a semana é para realizar uma ampla reflexão sobre os problemas da educação e buscar caminhos para a construção de uma educação de cada vez mais qualidade. “Nessa semana a nossa principal pauta é a privatização, privatização essa que já está ocorrendo em vários estados da federação e significa transferir a prestação do serviço público para iniciativas privadas. Nós buscamos pela valorização dos servidores públicos, com concurso público, além de buscar mais investimentos nas escolas para acabar com a superlotação que já ocorre no município”, destacou Thiago, que também agradeceu aos vereadores e a atual gestão municipal pelo diálogo aberto com os servidores da educação. 13ª Sessão Ordinária Logo em seguida, a Câmara de Dourados realizou a 13ª sessão ordinária do ano, onde foram debatidos quatro projetos de lei. A Tribuna Livre foi ocupada por Gino José Ferreira, Presidente do Sindicato Rural De Dourados, que falou sobre a 59ª Exposição Agropecuária de Dourados. “Vim até a Câmara fazer um convite a sociedade douradense, que do dia 09 ao dia 18 de maio, prestigiem a Expoagro, que esse ano contará com uma ampla programação para toda a família. O nosso objetivo é popularizar cada vez mais o evento, com shows, simpósios, leilão e a volta do rodeio. Também gostaria de agradecer aos vereadores por mais um ano de parceria, e dizer que é uma honra levar o legislativo para a exposição”, afirmou Gino. Os vereadores aprovaram em 1ª discussão e votação o projeto de lei nº 047/2025 de autoria do vereador Sérgio Nogueira (PP), que declara Utilidade Pública o Grupo de Apoio a Adoção de Dourados – GAAD Acolher. Também tiveram dois projetos aprovados em única discussão e votação, o projeto de decreto legislativo nº 014/2025 de autoria do vereador Elias Ishy (PT), que concede Diploma de Jubileu de Ouro à Embrapa Agropecuária Oeste, alusivo aos seus 50 anos de sua fundação; e o projeto de decreto legislativo nº 015/2025 de autoria do vereador Inspetor Cabral (PSD), que concede Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. César Roberto Dierings, pelos relevantes serviços prestados no Agronegócio, contribuindo para o crescimento do setor na região.
Segunda camisa da Seleção Brasileira será vermelha, revela site
Foi revelada a cor que a equipe brasileira usará no seu modelo reserva no próximo mundial. Segundo informado pelo Footy Headlines, site referência em “vazar” camisas de clubes e seleções antes do lançamento, nesta segunda-feira, a seleção vestirá um uniforme número 2 na cor vermelha na Copa do Mundo de 2026. A camisa da equipe nacional, tradicionalmente azul, conterá o selo da Jordan, e não da Nike – que é fornecedora do time de futebol masculino do País desde 1996. Há poucos dias, o mesmo veículo já havia noticiado que a segunda camisa do Brasil seria de uma “cor inédita”. Na última semana, porém, não havia detalhes sobre qual seria essa cor. Agora, informações exclusivas confirmam que o uniforme será de um “vermelho moderno e vibrante”. Será a primeira vez que a seleção adotará esse tom. Além disso, a produção deste uniforme estaria à cargo da Jordan, e não da tradicional Nike. Não é a primeira vez que a marca faz algo para a equipe brasileira. Em 2016, a Nike lançou uma camisa de Neymar Jr. em parceria com o Air Jordan. O uniforme, que possuía o emblema da CBF, era predominantemente preta e continha detalhes vermelhos na manga. Ainda de acordo com o Footy Headliners, a camisa vermelha da seleção estará disponível em março de 2026, ano do mundial sediado nos Estados Unidos, México e Canadá. No entanto, apesar de tudo parecer acertado para o lançamento do novo uniforme, a cor inédita da segunda camisa pode estar em discordância com as regras que própria CBF tem para seus modelos. Em seu estatuto, a Confederação determina que os uniformes “obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema” da instituição, “podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela Diretoria, não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”. Ainda não está claro qual seria a comemoração que justificaria a camisa em vermelho.
EXPOAGRO 2025 receberá a EXPOEX em Dourados
O Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, em Dourados, será palco de um evento inédito: a EXPOEX, exposição promovida pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, que ocorrerá durante a 59ª edição da Expoagro, de 9 a 18 de maio de 2025. A EXPOEX pretende aproximar a sociedade das Forças Armadas, oferecendo uma experiência interativa para todas as idades. O público poderá conhecer de perto a história, os valores e as tradições do Exército, além de participar de atividades como demonstrações de materiais de emprego militar, apresentações musicais e exposições de viaturas blindadas. A mostra estará aberta também para escolas de Dourados e região, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e interação com os militares. Esta será a primeira vez que a EXPOEX será realizada no Sindicato Rural de Dourados, marcando um momento histórico para o município. A parceria entre o Sindicato Rural e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada reforça o compromisso com a promoção da cultura e do conhecimento, além de fortalecer os laços entre a sociedade e as instituições de defesa nacional. A realização da EXPOEX durante a Expoagro 2025 representa uma oportunidade única para o público vivenciar a cultura militar e fortalecer os laços com as Forças Armadas, em um ambiente de aprendizado, respeito e integração. As escolas e instituições que desejarem organizar visitas em grupos durante a EXPOAGRO 2025 devem entrar em contato no WhatsApp 67 99971 0085, das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00. A entrada é gratuita.
Governo entrega nova sede do Detran em Angélica e reforça compromisso com modernização e desenvolvimento regional
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul entregou, na sexta-feira (25), a revitalização da Agência do Detran-MS em Angélica, completamente reformada após danos estruturais causados pelas chuvas de julho de 2024. A obra integra o plano de modernização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), que tem como objetivo fortalecer a qualidade dos serviços públicos, valorizar os servidores e garantir estruturas modernas e acessíveis em todas as regiões do Estado. A unidade, que pertence à regional de Nova Andradina, passou por uma reforma completa, com investimento de R$ 198.572,51. O prédio de 140 m², localizado em um terreno de 1.560 m², teve as obras iniciadas em novembro de 2024 e concluídas em março deste ano, em prazo recorde de quatro meses. O prédio ganhou infraestrutura moderna e acessível. A reforma contemplou a substituição de toda a parte elétrica, impermeabilização do telhado, troca da caixa d’água, pintura, revestimento dos banheiros, instalação de novos pisos, climatização dos ambientes e adequações para acessibilidade. Na área de vistoria veicular, foram instalados blocos intertravados de concreto, uma solução mais durável, de fácil manutenção e ambientalmente responsável, pois permite o escoamento da água da chuva. O espaço também recebeu novo mobiliário, proporcionando melhores condições de trabalho para os servidores e mais conforto à população. O compromisso da gestão com os municípios, foi reforçado pelo vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que destacou a entrega como reflexo do modelo de gestão municipalista adotado pela atual administração estadual. “O Detran hoje é referência nacional em digitalização. É referência no Brasil porque tem todos os municípios integrados. Há uma transformação no Estado, e o governo municipalista é exatamente isso: é fazer com que o desenvolvimento chegue aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. E talvez o mais importante seja a inclusão, não há como falar que vivemos num Estado próspero se deixarmos pessoas para trás. O grande desafio é incluir todos no processo de crescimento”, afirmou o vice-governador. O diretor-executivo do Detran-MS, João César Mattogrosso, destacou que essa é a 44ª agência reformada sob a atual gestão e que a meta é alcançar 100% das unidades. “Essa é mais uma entrega fruto de um pedido do Governador, Eduardo Riedel, para que o Detran não seja apenas um exemplo nacional na parte tecnológica, mas também que sirva de exemplo nas condições para os nossos servidores e também para receber a nossa querida população do Estado. Essa entrega mostra o nosso compromisso com a qualidade do serviço público”, destacou. Durante a entrega o gerente da Agência de Angélica, Diego Nantes, ressaltou o impacto da reforma para os servidores e a população. “O prédio estava muito danificado, com infiltrações e problemas elétricos que afetavam diretamente o ambiente de trabalho. Era necessário. Com o apoio do Governo, das regionais, do diretor-executivo João Cesar Mattogrosso, do sindicato e dos próprios servidores, a demanda foi atendida. E o resultado é mais que uma reforma: é praticamente um novo prédio. Um ambiente agradável, funcional, digno dos cidadãos e dos trabalhadores do Detran”, destacou. O vice-prefeito de Angélica, Paulo Conconi, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e destacou a importância da obra para o município. “Essa reforma representa mais do que um prédio novo. Ela simboliza a atenção e o cuidado com a população de Angélica. O que está acontecendo aqui é de grande importância para o nosso desenvolvimento local”, disse. Avanço com inclusão Com 10.729 habitantes e uma frota de 8,2 mil veículos, Angélica conta com 5.372 condutores habilitados, a maioria nas categorias AB, AD e B. A nova estrutura da agência atende à demanda crescente por um atendimento ágil, eficiente e humanizado. A entrega reforça o compromisso do Governo do Estado com um Mato Grosso do Sul mais moderno, inclusivo e desenvolvido onde cada município é peça fundamental na construção de um futuro próspero para todos. Participaram do evento, servidores, Diretores do Detran-MS, vereadores de Angélica, ex-prefeitos, entre outras lideranças locais. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Marçal Filho solicita apoio do Estado para desafogar sistema de saúde em Dourados
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, e o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, receberam na manhã desta segunda-feira (28) uma comitiva da Secretaria de Estado de Saúde para tratar da situação crítica da saúde pública no município. Estiveram presentes o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, a secretária adjunta, Christine Maymone, o assessor técnico João Tognini e o secretário adjunto da Casa Civil, Walter Carneiro Jr. O vereador Pedro Pepa também participou da reunião. Durante o encontro no gabinete do prefeito, Marçal Filho entregou ao secretário estadual um levantamento demonstrativo de produção de atendimentos e valores contratualizados entre o governo do Estado e as prefeituras de Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã, destacando a disparidade nos repasses. De acordo com dados apurados pela Secretaria Municipal de Saúde, Dourados recebe atualmente R$ 8.518.726,29 por mês para atender uma população estimada em 867 mil pessoas, valor que representa R$ 9,81 por habitante. Em comparação, Três Lagoas recebe R$ 8.842.779,86 para uma população de 359 mil habitantes (R$ 24,50 per capita) e Ponta Porã, R$ 7.779.149,88 para 329 mil habitantes (R$ 23,60 per capita). Embora todos sejam responsáveis por atender cidades vizinhas, Dourados abrange uma macrorregião muito maior, envolvendo 34 municípios. Segundo Márcio Figueiredo, essa defasagem de recursos obriga a Prefeitura de Dourados a investir significativamente mais recursos próprios na alta complexidade, o que limita a capacidade de investimento na atenção primária à saúde. A situação se agrava diante da superlotação do Hospital da Vida, unidade de portas abertas que recebe pacientes de toda a região, da UPA e do Hospital Universitário da UFGD, que também opera acima da capacidade. Durante a reunião, o prefeito Marçal Filho reiterou que assumiu a gestão em janeiro deste ano enfrentando sérios problemas em todas as áreas e uma folha salarial que consome 53,7% da arrecadação municipal, o que agrava ainda mais as dificuldades financeiras da saúde. O secretário municipal de Saúde também aproveitou o encontro para solicitar apoio do Estado na reforma e ampliação de 15 a 20 unidades básicas de saúde. Muitas dessas estruturas, segundo ele, estão comprometidas e necessitam de reforma geral, substituição de mobiliário e aquisição de novos equipamentos para garantir atendimento de qualidade à população. Em resposta, o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, afirmou que o governo é municipalista e quer ser parceiro de Dourados. Ele informou que está em andamento um levantamento dos valores de repasses feitos aos municípios, bem como a análise da produção de cada hospital. Segundo Simões, hospitais que não atingirem o volume de procedimentos previstos poderão ter seus recursos reduzidos, e os valores redistribuídos a unidades com maior produtividade, como é o caso de Dourados. Além disso, o Estado também estuda soluções específicas para as macrorregiões, buscando um equilíbrio que evite a sobrecarga de alguns municípios em detrimento de outros.
Governo de MS convoca 166 aprovados em concurso para quadro de servidores do Hospital Regional
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial n. 11.815, desta segunda-feira (28), o Decreto “P” nº 602, de 23 de abril de 2025, com a nomeação de 166 candidatos aprovados no Concurso Público de Provas – SAD/SES/ Funsau/Superior/2024, para exercerem, em caráter efetivo, cargos da carreira de Gestão de Serviços Hospitalares, do Quadro de Pessoal da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul). A nomeação desta segunda-feira é decorrente da ampliação de 162 vagas, do Decreto nº 16.599, de 31 de março de 2025, publicado no Diário Oficial Eletrônico nº 11.790, de 1º de abril de 2025 e da redistribuição de quatro vagas do Edital n. 37/2025 – SAD/SES/Funsau/Superior/2024, publicado no Diário Oficial Eletrônico nº 11.793, de 4 de abril de 2025. Foram nomeados 39 médicos, sendo 35 da ampliação de vagas e quatro da redistribuição, dispostos em funções como médico socorrista, intensivista adulto, ginecologista e obstetra, neonatologista, cardiologista, pneumologista, plantonista hospitalar, cirurgião torácico e cirurgião geral. Também estão entre as especialidades, profissionais como fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico bioquímico, enfermeiro e nutricionista. Após a nomeação, os candidatos devem aguardar a convocação para perícia e posse que será publicada no Diário Oficial Eletrônico e na página www.concursos.ms.gov.br. A lista completa das nomeações pode ser consultada acessando o Diário Oficial Eletrônico n. 11.815, a partir da página 149. Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD
Zé Teixeira reivindica obras em Unidade de Saúde e CEINF de Dourados
A população de 24 bairros de Dourados deve ser beneficiada com a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde e Estratégia Saúde da Família “Erisvaldo Mendonça”, localizada no Bairro Jardim Guaicurus. A solicitação de obras foi encaminhada pelo deputado estadual Zé Teixeira ao Governo do Estado. O parlamentar também pediu a instalação de uma Farmácia Municipal na unidade. O apoio foi reivindicado pelo vereador Pedro Pepa. “A unidade está em condições precárias e apresentando constantemente problemas em sua infraestrutura física, como vazamentos e a fiação existente deficitária, que não suporta a instalação de novos aparelhos de ar condicionado, além da falta de espaço adequado e de uma farmácia no local para atendimento”, justifica. Na indicação apresentada na Assembleia Legislativa, Zé Teixeira detalha que, sem uma farmácia na UBS do Jardim Guaicurus, os cidadãos são obrigados a retirar os medicamentos em unidades de outros bairros de Dourados. “Pedimos o apoio do Executivo Estadual em virtude de o município não dispor da totalidade de recursos suficientes para a realização das obras, desde o projeto executivo”, explica. O deputado solicitou ainda a reforma geral no prédio do Centro de Educação Infantil Municipal “Hélio Lucas”, também em Dourados. As obras devem incluir a rede elétrica, além da aquisição de materiais didáticos e de consumo. Conforme a coordenadora Pedagógica Administrativa, Hellen Cristina Rocha Costa Ribeiro, a unidade enfrenta sérias deficiências em sua estrutura física e funcional, o que compromete significativamente as condições de ensino e aprendizagem.
Prefeitura reúne técnicos do Fonplata para discutir adequações de projetos
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, recebeu na manhã desta segunda-feira (28) representantes do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para tratar da adequação de projetos em andamento no município. A reunião, realizada no gabinete, também contou com a presença do secretário municipal de Governo, João Alcântara, e do secretário de Obras Públicas, Jorge de Lucia. Durante o encontro, foram discutidas ações para que os projetos em execução atendam integralmente às exigências técnicas e operacionais da atual gestão. Marçal Filho destacou que as duas obras financiadas pelo Fonplata que estão em andamento – a construção do prédio da Central de Atendimento ao Cidadão e a implantação da Via Parque do Córrego Água Boa – seguem em ritmo acelerado. Para Marçal Filho, o diálogo com os representantes do Fonplata reforça o compromisso da administração municipal em dar celeridade às obras estruturantes de Dourados e garantir conformidade técnica nos projetos, visando à eficiência e o desenvolvimento da cidade. “Não podemos dar início a nenhum projeto que tenha sido elaborado a toque de caixa, sem considerar as reais necessidades da população e as condições do município, que tem uma elevada contrapartida nesses projetos”, enfatiza o prefeito. A Central de Atendimento ao Cidadão está sendo erguida na rua Cuiabá, entre as ruas Cafelândia e Bela Vista, com área total de 2,4 mil metros quadrados distribuída em cinco pavimentos. O térreo abrigará serviços de atendimento ao público, Sala do Empreendedor, agência bancária e estacionamento. Já o segundo e terceiro andares serão destinados aos setores internos de trabalho, enquanto o quarto pavimento receberá a Secretaria Municipal de Fazenda. O quinto andar será utilizado para sala de treinamento, estúdio de gravação e arquivos. O prédio contará com acesso por escadas e elevador central. O investimento na nova sede é de R$ 11.394.747,59, sendo R$ 7.341.048,20 oriundos do Fonplata e R$ 4.053.699,39 de contrapartida da Prefeitura de Dourados. Já a Via Parque do Córrego Água Boa terá investimentos de R$ 42.109.911,94. O trajeto vai interligar a região do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, à BR-463, promovendo melhorias na mobilidade urbana e ampliando espaços de lazer e integração com o meio ambiente.
MS ao Vivo terá show gratuito de Luísa Sonza no Parque das Nações Indígenas no próximo domingo
O projeto MS ao Vivo inicia sua nova temporada com uma grande atração nacional: a cantora e compositora Luísa Sonza. A apresentação acontece no dia 4 de maio, a partir das 17 horas, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. A entrada é gratuita. Luísa Sonza sobe ao palco com a turnê do álbum “Escândalo Íntimo”, seu terceiro trabalho de estúdio. Segundo a artista, o disco representa “uma viagem ao meu subconsciente”. O repertório inclui sucessos como Campo de Morango, Principalmente Me Sinto Arrasada, Luísa Manequim, Romance em Cena (com Marina Sena), Sagrado Profano (com KayBlack) e Penhasco 2, entre outras faixas. O MS ao Vivo é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Sesc-MS (Serviço Social do Comércio de Mato Grosso do Sul), o projeto trará ao longo do ano intensa programação de shows nacionais, consolidando o estado como um dos principais polos culturais da região Centro-Oeste. O álbum “Escândalo Íntimo” foi concebido após o encerramento da bem-sucedida era “Doce 22”. No auge da carreira, Luísa enfrentou um período delicado em relação à saúde mental, marcado por crises de pânico, pensamentos autodepreciativos e sonhos perturbadores. Toda essa carga emocional influenciou diretamente a criação do novo trabalho. Para compor as canções, a artista contou com o apoio da artista plástica e psicanalista Nathalie Nery. Através de um processo intenso de psicanálise e interpretação de sonhos, Luísa compreendeu que suas letras falavam, na verdade, sobre si mesma. Lançado em 2023, o álbum reúne 24 faixas e foi gravado no Brasil e nos Estados Unidos. Após a apresentação em Campo Grande, a artista dará continuidade à turnê em nível internacional, com shows programados para as cidades de Los Angeles, São Francisco, Berkeley, Orlando, Miami, Boston e Nova Iorque, durante o mês de junho. A abertura do show ficará por conta da cantora sul-mato-grossense Paolla, um dos destaques do pop/funk do Estado. Em carreira solo desde 2017, Paolla vem se consolidando com composições autorais que, juntas, já somam mais de 1,5 milhão de visualizações nas plataformas de streaming. Nos últimos anos, a artista tem ampliado suas parcerias com nomes de destaque do cenário nacional, como MC Kekel, Joãozinho VT, Lourena e Thiaguinho MT. Entre seus principais sucessos estão as faixas “Morreu Mas Passa Bem”, “Que Tal?”, “Piscadinha”, “Zerando a Vida” e “Show Particular”. Para curtir os shows, hidrate-se: leve sua garrafa de água e descarte o lixo corretamente. No Parque das Nações Indígenas, é permitido entrar com cooler pequeno (com capacidade inferior a 10 litros), garrafa térmica, tereré e banquinho. Não é permitido ingressar com garrafas de vidro e objetos perfurantes. Lembramos que não é permitido vendedores ambulantes não autorizados e também que a entrada de animais domésticos é proibida. Bel Manvailer, Comunicação Setesc








