As Forças de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul desencadearam nas primeiras horas desta quarta-feira (30) a segunda fase da Operação Argos, que visou o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão, contra alvos relacionados ao tráfico de entorpecentes na cidade de AparecidadoTaboado. A operação, coordenada pela Policia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico- DENAR, reuniu mais de 120 policiais de equipes do Departamento de Polícia Especializada-DPE (DERF, DEFURV, GARRAS, DECON e DELEAGRO); Delegacia Regional de Paranaíba, CGPA, Polícia Científica e Polícia Militar. A ação resultou na apreensão de 3 veículos, sendo 2 motos e um carro; 2 televisores; 8 pessoas autuadas; 36 gramas de maconha; 1,378kg cocaína; 0,5gr de crack; 60,80gr de pasta base; 2 balanças de precisão; R$ 11.679,00; joias, além de 11 aparelho celulares e duas armas de fogo. De acordo com o delegado titular da Denar, Hoffman Dávila, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, “cuja finalidade é combater o tráfico doméstico/formiguinha, eis que, além de fomentar vários delitos, sobremaneira os contra o patrimônio, gera sensação de insegurança à população. Dessa sorte, a operem comento culminou”, destacou. Operação Argos A primeira fase da Argos foi realizada no dia 16 de abril, na cidade de Jardim e resultou no cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão, 7 mandados de prisão temporária, 5 prisões em flagrante por tráfico de drogas, 5 menores apreendidos mais de 21kg de maconha, 671 grmas de crack e 91 gramas de cocaína. Texto: Carlos Eduardo Orácio
Governo de MS lança plataforma MS Qualifica Digital
A plataforma inovadora “MS Qualifica Digital”, que integra qualificação profissional e empregabilidade, foi lançada nesta quarta-feira (30) pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Com ambiente favorável aos negócios, que garante geração de vagas de trabalho, Mato Grosso do Sul possui a 5ª menor taxa de desocupação do Brasil, de 3,7%. O Estado também apresenta nível de ocupação acima de 60%, e rendimento médio de R$ 3.504, acima da média nacional que é R$ 3.346. “Esse projeto tem feito com que o Mato Grosso do Sul atinja esse índice, com uma das menores taxas de desocupação do Brasil. É um instrumento para conexão entre a oportunidade, a vaga, e aquele que precisa de trabalho. E como foi mostrado, não só a conexão, mas a qualificação. O aplicativo também é um instrumento de qualificação e aí entram os parceiros, o Sistema S, a indústria”, explicou o governador Eduardo Riedel. O MS Digital é um ambiente inteligente, gratuito e 100% digital, criado para facilitar o acesso de trabalhadores, empresas e instituições de ensino a novas oportunidades de capacitação e contratação no Estado. O serviço esta disponível no site msqualifica.ms.gov.br e também pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS). “Junto com o Voucher Desenvolvedor, este é um programa que dá resultados e mostra que quando a gente para a demanda, conseguimos conectar melhor as empresas e as pessoas que buscam o mercado de trabalho”, disse o secretário Jaime Verruck (Semadesc). Com acesso seguro via conta gov.br, a plataforma garante navegação simples e inclusiva, permitindo que todos utilizem suas funcionalidades — independentemente do nível de familiaridade com tecnologia. “Sempre existiu a qualificação profissional, no entanto era feita desconectada do desenvolvimento econômico. A mudança nesse governo, foi mapear a demanda do setor produtivo, e criar programas e projetos que atendessem a empregabilidade, o que o empregador necessita”, disse a diretora-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho), Marina Dobashi. O MS Qualifica Digital é voltado para trabalhadores que desejam se capacitar ou encontrar vagas de emprego, empresas que precisam divulgar oportunidades e contratar profissionais qualificados e ainda instituições de ensino que oferecem cursos de capacitação profissional. A plataforma integra dados com a Funtrab, ampliando ainda mais o alcance de currículos, vagas e cursos para todos os usuários. “A gente tem feito com que a demanda não fique sem resposta para as pessoas que precisam e querem trabalhar. E a consequência direta disso é no social. Nós temos diminuído ano a ano o apoio social porque a pessoa consegue emprego. Para nós é o melhor programa social que existe, emprego, renda, dignidade, fruto desse esforço que privado e público tem feito no casamento dessas oportunidades com as pessoas que precisam”, finalizou Riedel. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Comissão de Acompanhamento da Concessão da BR-163 entrega denúncia ao MPF
Representando a Comissão Temporária para Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS, o deputado Junior Mochi (MDB) entregou em nome da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) uma denúncia formal ao Ministério Público Federal com pedido de providências e medida cautelar em relação à concessão da empresa CCR MSVias na rodovia que perpassa 21 municípios, cortando o estado de Norte a Sul, de Sonora a Mundo Novo. Entre as medidas propostas estão: a suspensão imediata do leilão da BR-163, marcado para 22 de maio; a realização de perícia contábil e técnica sobre os valores arrecadados e aplicados; o reinvestimento nas travessias urbanas dos trechos com maior índice de acidentes; a suspensão temporária ou aplicação da redução do valor do pedágio em 53,94%; e o cumprimento integral do contrato original, com a duplicação total da rodovia. “Nós entregamos o resumo do trabalho sério que fizemos pela Comissão, com estudos e a realização de audiências públicas em que ouvimos o clamor da sociedade e levamos as informações do que está acontecendo, do que a empresa deveria ter feito e cumprido e não fez, e as consequências disso. O encaminhamento, juridicamente viável, é esse, entregar ao MPF, em razão de ser a instituição que tutela os direitos difusos e coletivos da sociedade, porque se trata de uma concessão federal, que tem a competência para apreciar se, eventualmente, é possível ingressar com ação civil pública ou medida cautelar para pedir as devidas providências”, explicou o deputado Junior Mochi. O documento foi entregue na sala vip ao procurador-chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Grubits, junto aos deputados presentes na sessão. Mochi ainda explicou que foi pedido para que se verifique os dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já divulgados por ele em outro discurso na tribuna – reveja aqui – para que se apure não só inadimplência, mas também a responsabilidade civil. “A responsabilidade civil não é só em relação às multas previstas nos contratos. A responsabilidade civil por danos materiais e morais vai atingir as vítimas que tiveram suas vidas ceifadas na rodovia, os seus familiares e aqueles que nós não temos os números, que ficaram sequelados pelo resto da vida em razão desses acidentes, causados pela falta dos investimentos. Esse é o segundo passo. Então, nós queremos uma perícia que determine isso claramente para nós. Não dá mais para aceitar as coisas no grito. Ou comprova para nós os investimentos, quanto investiu, onde investiu, o que foi feito ou então devolve para a sociedade”, Mochi. Conforme o site oficial da CCRVia, nove praças de pedágio estão em funcionamento ao longo da travessia em Mato Grosso do Sul. Instituída pelo Ato nº 73/2024, a Comissão percorreu os municípios de Naviraí, Dourados, Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Rio Brilhante, Campo Grande e Mundo Novo, realizando audiências públicas que reuniram autoridades locais, representantes da sociedade civil e moradores diretamente impactados pela atual situação da rodovia. Confira a denúncia na íntegra aqui.
Zé Teixeira pede equalização dos recursos da Saúde destinados à Dourados
O deputado Zé Teixeira (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para pedir uma reavaliação dos recursos destinados ao Hospital da Vida, em Dourados, pelo amplo atendimento que a entidade presta à região. Ele comparou os recursos à Três Lagoas e à Ponta Porã, com base no Resumo Demonstrativo de Produção de Valores Contratualizados, da Prefeitura Municipal de Dourados. “Para Três Lagoas, uma quantidade de tabela SUS paga mensalmente equivalente a R$ 16,80, com o valor mensal de contrato de R$ 8.842.779,86. Para Ponta Porã, uma quantidade de tabela SUS paga equivalente a R$ 9,36, com o valor de repasse mensal contratado de R$ 7.779.149,88, sendo que para Dourados a quantidade de tabela SUS paga R$ 6,36, somando o valor mensal do contrato em R$ 8.518.726,29”, detalhou o deputado. Em indicação enviada ao Governo do Estado, o parlamentar pediu ao governador Eduardo Riedel (PSDB) levar em consideração que a média da população atendida pelos hospitais de Três Lagoas e Ponta Porã, somados, estimam em média 360 mil habitantes, enquanto Dourados tem uma média de 800 mil pacientes atendidos. “Não se consegue fazer uma saúde a contento. Imagine em Campo Grande, que recebe a alta complexidade do Estado. Tenho certeza que o governador vai ser sensível ao olhar esses dados, para conseguir repassar uma quantidade maior de recursos para que possa atender o município e a região. Sei de pacientes que esperam um ano ou mais para uma cirurgia eletiva. Também quero pedir apoio à bancada federal e ao Ministério da Saúde, para que olhem para Dourados, pois tem doenças que não podem demorar, que quando for atender tem que já ir em busca do caixão, porque não tem mais condições de cura, como o câncer. Saúde tem que ser prioridade, porque só se sente a dor do outro quando passa”, afirmou Zé Teixeira. O deputado Caravina (PSDB) concordou. “Esse é um assunto que mexe com todos nós. Como ex-prefeito eu nunca deixei de investir menos que 27%, sendo que o mínimo por lei é 15%. Cheguei a investir 32%, porque a demanda é diária. Temos que falar da judicialização da Saúde, porque com o avanço das tecnologias, essas demandas com experimento e remédios novos, os valores são absurdos. O Estado recorre, é um longo período, impacta nos orçamentos. Precisamos avançar em novas fontes de recursos. Avançar no que é prioridade, saúde não dá para esperar”, destacou. Da mesma forma, a deputada Gleice Jane (PT) ressaltou que uma alternativa, já pedida pelo seu mandato, é destinar recursos que seriam para a construção de uma maternidade para a ampliação do Hospital da Vida em Dourados. “A gente fez esse pedido e acompanha que a situação com o passar dos anos só piora. Outra coisa é que uma criança com deficiência ou doença rara ela precisa primeiro entrar na Justiça para conseguir algo e o Estado tem uma despesa enorme com o Poder Judiciário para atender essa população. A média de espera são de dois anos. Isso é muito tempo, a situação se agrava. Estou acompanhando uma jovem que precisa imediatamente de um remédio e como não conseguiu ela veio para Campo Grande fazer um transplante de fígado, quando o Estado poderia ter dado essa medicação em primeiro momento. Sabemos que o Paraná não passa por isso. Precisamos desmontar algumas estruturas, por exemplo, em vez de dar para o Poder Judiciário, que vá para Saúde. O custo do processo judiciário é muito maior do que o custo do medicamento”, sugeriu.
Prefeitura amplia implantação de iluminação pública em LED
A Prefeitura de Dourados deu início nesta quarta-feira (30) à implantação de iluminação pública com lâmpadas de LED nos bairros Jardim Flórida I e II. Nos próximos dias, os trabalhos irão avançar para a região da faculdade Anhanguera, que abrange a Faculdade de Direito da UFGD e a Unigran. O prefeito Marçal Filho, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, o Beto, esteve presente para acompanhar o início da instalação das novas luminárias, no cruzamento das ruas José Roberto Teixeira com Manoel Machado Leonardo, no Flórida I. Para viabilizar a ação, a administração municipal realizou um aditivo no contrato com a empresa SPE Iluminação Dourados, que ficará responsável pela implantação de 3,5 mil lâmpadas de LED nas próximas semanas em diferentes pontos da cidade. O prefeito Marçal filho explica que a gestão anterior não renovou o contrato com a empresa ao final do ano passado, o que levou a atual administração a elaborar um novo projeto de iluminação pública. Paralelamente, já está em andamento o processo de licitação para contratação de uma nova empresa que assumirá o serviço de forma permanente tanto na cidade quanto nos distritos. Além dos bairros Flórida I e II, esta fase inicial contempla a Vila Popular e seguirá para várias áreas da região central de Dourados. Também estão previstas melhorias em praças, parques, vias de grande fluxo e pontos estratégicos de bairros como a Vila Toscana (rua Lindolfo Lange, próximo à BR-463), avenida Guaicurus, rua Takao Massago (Novo Horizonte), prolongamento da Azis Rasslem e rua 20 de Dezembro, no Grande Água Boa, entre outros trechos urbanos. O prefeito Marçal Filho destacou que a iluminação pública em Dourados foi comprometida nos últimos meses, mas que o objetivo da atual gestão é universalizar a modernização até o fim do mandato. “Nossa meta é substituir 100% das lâmpadas amarelas, por LED, oferecendo mais segurança, economia e eficiência à população”, afirmou. O engenheiro eletricista da prefeitura, Neilton José Barbosa, ressaltou os benefícios da tecnologia LED: maior durabilidade, menor custo de manutenção, economia de energia e resposta mais rápida a eventuais trocas. “As ruas estarão melhor iluminadas, o que contribui para a segurança de pedestres e motoristas. Além disso, com garantia de cinco anos, as luminárias exigem menos manutenção, o que agiliza o atendimento à população”, explicou. Com a iniciativa lançada nesta quarta-feira, a prefeitura dá mais um passo rumo à melhoria da qualidade de vida nos bairros e distritos do município, conforme define o secretário Beto. Ele diz que a licitação pública para contratação da nova empresa será lançada em breve, o que garantirá dar continuidade à modernização urbana.
Pavilhão de Ovinos vai ofertar cerca de 200 animais na EXPOAGRO
Com o mercado aquecido e com a expectativa de bons negócios, o Pavilhão de Ovinos na EXPOAGRO 2025 vai oferecer cerca de 200 animais reprodutores e matrizes das raças Suffolk, Texel, White Dorper, Dorper e Santa Inês e cabritos Boer. São raças testadas e adaptadas ao Mato Grosso do Sul com bom desenvolvimento e produtividade e também alta capacidade reprodutiva para o clima regional. Conforme o produtor rural e diretor do Sindicato Rural de Dourados, Júlio César Azambuja Rocha, os resultados da Expogrande foram satisfatórios em termos de mercado e para Dourados deve haver um crescimento no volume de negócios, e por se tratar do segundo evento do ano, já há um parâmetro estabelecido e a comercialização deve ser maior ainda. “Temos uma tradição dentro da EXPOAGRO de oferecer qualidade e difundir conhecimento com nossos parceiros, garantindo o futuro de nossa atividade”, disse Júlio César. 59ª EXPOAGRO A EXPOAGRO 2025 é um dos maiores eventos do agronegócio no interior de Mato Grosso do Sul, reunindo produtores, empresários e público para celebrar a força do campo e a cultura local e acontece de 9 a 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Além das atrações culturais e de entretenimento, a Expoagro 2025 contará com rodeios, exposições agropecuárias, leilões, palestras técnicas, provas equestres, como laço comprido, laço curto, três tambores e hipismo, além de palestras técnicas com especialistas renomados. Os shows confirmados incluem apresentações de Henrique & Juliano, Israel & Rodolffo, Cat Dealers e Jiraya Uai. A Expoagro 2025 tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e SETESC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.
Miss e Mister Indígena 2025 são recebidos pelo prefeito Marçal Filho
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, recebeu nesta quarta-feira (30) os vencedores do concurso Miss e Mister Indígena Dourados 2025, realizado no último fim de semana. A grande final aconteceu no sábado, na Escola Estadual Indígena Tengatui Marangatu, localizada na aldeia Jaguapiru. Em uma noite marcada por cultura, beleza e tradição, foram eleitos Júnior Sanches, de 23 anos, e Maria Eduarda Gabriel Cabreira, de 18 anos. Durante o encontro no gabinete, o prefeito parabenizou os jovens representantes pela conquista. “Parabéns ao Júnior e à Maria Eduarda, que são belos exemplos de simpatia e representatividade. Que sigam firmes na missão de manter viva a cultura e a tradição indígena de nossa cidade”, afirmou Marçal. Residentes na Aldeia Jaguapiru, Júnior cursa Matemática na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Maria Eduarda está em fase de conclusão do Ensino Médio. Desde que foram coroados, ambos têm recebido convites para representar Dourados em eventos culturais em outras cidades do Estado. Neste fim de semana, por exemplo, Júnior participará de uma agenda em Amambai, enquanto Maria Eduarda marcará presença em Anastácio. “Estou muito feliz com essa conquista, porque agora temos a responsabilidade de representar Dourados durante um ano inteiro, levando a força da nossa cultura indígena”, destacou Júnior. Já Maria Eduarda ressaltou a importância do título para o fortalecimento da juventude indígena. “Vamos ser porta-vozes dos nossos jovens e incentivar o orgulho de nossas raízes”, afirmou. A edição deste ano do concurso contou com a participação de 20 finalistas, que desfilaram com trajes típicos e sociais. A programação foi enriquecida com apresentações culturais que exaltaram as expressões artísticas dos povos originários, reforçando o orgulho e a identidade dos participantes.
Yuri destaca papel das famílias tradicionais no sucesso da Expoagro
Durante a sessão desta segunda-feira (28), o vereador Rogério Yuri fez questão de ressaltar a importância das famílias tradicionais de produtores rurais para o sucesso da Expoagro, a segunda maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul. Em sua fala, Yuri parabenizou o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira, destacando que o retorno dele à presidência foi fundamental para resgatar o espírito das festas agropecuárias dos modos antigos, mas lembrou que esse sucesso é fruto da trajetória de gerações inteiras dedicadas ao campo. “Gostaria de lembrar que essa festa só existe em Dourados por conta do seu pai, Oriobaldo Correa Ferreira (in memorian), patriarca da família Ferreira, membros da família dos Teixeiras, de famílias dos Andrades, dos Rezendes, do Guaritá, do velho Iguma, da família Tose, dos Vieiras, dos Azambujas, dos Oliveiras, do seu Ricardo Goulart de Andrade, dos produtores de Zebu, entre tantos outros que ajudaram a construir essa história”, destacou o vereador. Yuri ainda lembrou que essas famílias chegaram à região no início do século passado, principalmente nas décadas de 1940, 1950 e 1960, enfrentando desafios para desbravar o mato, criar gado e impulsionar a produtividade agrícola. “São vocês, filhos desses colonizadores deste chão, que ajudaram a construir o que hoje é uma das maiores potências do agronegócio no Brasil. Vocês abriram o matão, criaram o gado e desenvolveram a produtividade que impulsiona não só Dourados, mas todo o estado”, afirmou. Conforme Yuri, a Expoagro 2025 que acontece de 9 a 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados, já movimenta a economia local, gerando empregos, fomentando negócios e fortalecendo a imagem do Mato Grosso do Sul como um dos principais polos agropecuários do país. O vereador também reforçou a importância do agronegócio para o crescimento do Estado. “O agro é a força que sustenta o nosso Mato Grosso do Sul. A produtividade dos nossos campos é o motor que impulsiona a economia, gera emprego e renda para milhares de famílias e coloca o nosso estado em posição de destaque nacional. Precisamos valorizar, apoiar e defender quem carrega essa história de trabalho e dedicação”, concluiu Rogério Yuri, reafirmando seu apoio ao setor e ao fortalecimento das tradições que mantêm viva a identidade rural de Dourados.
Dourados estreia sábado na Copa Assomasul de futebol amador
Começa neste sábado, 3 de maio, a 21ª edição da Copa Assomasul, considerada hoje como o maior campeonato amador de futebol de campo da região Centro-Oeste. Este ano, o torneio apresenta um novo formato, dividindo as equipes em duas séries para promover maior equilíbrio técnico e competitividade. As três mais bem pontuadas se classificarão para a fase seguinte. Ao todo, a competição contará 69 equipes divididas em duas categorias, sendo a Série A, com 30 equipes, e a Série B, com 39 equipes. Dourados está na Série A, no grupo sediado em Mundo Novo, juntamente com Caarapó, Itaporã, Itaquiraí e o município sede. O adversário da estreia será definido em sorteio, minutos antes, após o café da manhã e a cerimônia de abertura. Serão realizadas três partidas pela manhã e duas à tarde, entre os vencedores da manhã. A equipe douradense conta com 23 atletas-servidores convocados e a comissão técnica é composta por Moacir Amorim (Funed) Nilson Araújo (Guarda Municipal), Anderson Mamede (Semed) e Gilberto Gonçalves (Semed). A delegação viaja para Mundo Novo na tarde de sexta-feira (2), em ônibus contratado pela Fundação de Esportes de Dourados (Funed). O diretor-presidente da Funed, Salim Raidan Neto, diz que é positiva a expectativa da participação da representação douradense na competição. “Temos jogadores que estão em nível de primeira linha no futebol amador de Dourados; temos tudo para ter uma boa participação entre as 69 equipes inscritas”, disse Salim, recordando que no ano anterior o time de Dourados não participou e, em 2023, ficou com o vice-campeonato, “uma motivação a mais para lutar pelo título nesta edição”. CONVOCADOS A equipe que vai representar Dourados na competição, comandada pelo ex-atleta Moacir Amorim, da Funed, é formada pelos seguintes atletas: Adriano Caetano Ferreira, Christian Wagner da Encarnação, Christian de Jesus Lelis, Claudeir Figueiredo de Jesus, Douglas Martins, Danilo de Araújo e Silva, Daniel Teixeira da Costa Junior, Eduardo Menezes Correia Ferri, Ederson Marcio Ramos, Henrique Maia Bezerra, Iatancledson Cardoso da Silva, Junior Gomes Camilo, Jerry Gerônimo de Souza, Josimar Crespan, Jhonatan Martins Nunes, John Lenos Santos da Silva, Leandro de Souza Silva, Leonardo Douglas Cunha, Paulo Sérgio Fogaça Almeida, Ricardo Zemolin Figueiredо, Vitor Tavares dos Santos e Wisley Junior Arguelho A. Amaral PROGRAMAÇÃO COMPLETA SÉRIE A03/05 – Sede Mundo Novo· Caarapó· Dourados· Itaporã· Itaquiraí· Mundo Novo 17/05 – Sede Campo Grande· Campo Grande· Corumbá· Jaraguari· Ribas do Rio Pardo· Três Lagoas 24 e 25/05 – Sede Inocência· Camapuã· Chapadão do Sul· Costa Rica· Inocência· Sonora 31/05 – Sede Tacuru· Antônio João· Maracaju· Paranhos· Ponta Porã· Tacuru 08/06 – Sede Nioaque· Aquidauana· Bela Vista· Miranda· Nioaque· Porto Murtinho 28 e 29/06 – Sede Vicentina· Deodápolis· Nova Andradina· Rio Brilhante· Sidrolândia· Vicentina · SÉRIE B04/05 – Sede Caracol· Bandeirantes· Bodoquena· Caracol· Guia Lopes· Jardim 18/05 – Sede Alcinópolis· Alcinópolis· Figueirão· Rio Negro· Rio Verde· São Gabriel do Oeste 23 e 24/05 – Sede Aparecida do Taboado· Água Clara· Aparecida do Taboado· Cassilândia· Paraíso das Águas· Selvíria 01/06 – Sede Naviraí· Eldorado· Iguatemi· Jateí· Naviraí· Novo Horizonte do Sul 07/06 – Sede Douradina· Angélica· Douradina· Fátima do Sul· Nova Alvorada do Sul· Rochedo 27 e 28/06 – Sede Ladário· Anastácio· Corguinho· Dois Irmãos do Buriti· Ladário· Terenos 05/07 – Sede Taquarussu· Anaurilândia· Batayporã· Brasilândia· Santa Rita do Pardo· Taquarussu 06/07 – Sede Sete Quedas· Aral Moreira· Coronel Sapucaia· Japorã· Sete Quedas








