Nos dias 5 e 6 de junho, Campo Grande será palco da 7ª Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul, que acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento reunirá 370 delegados eleitos e mais de 300 propostas apresentadas durante as conferências municipais realizadas em mais de 90% dos municípios do Estado. Com o tema ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’, a conferência visa discutir e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano e regional, promovendo a participação social e mecanismos de cooperação entre os governos da União, Estado e Municípios. Acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul participarão ativamente do evento, auxiliando na execução da conferência. Essa participação contará como hora-aula e poderá ser considerada parte do estágio obrigatório. A conferência é um importante espaço para discussão e proposição de soluções para os desafios urbanos do Estado, como foi discutido em cada município, os quais elegeram os delegados que desempenharão um papel vital ao levar as demandas e propostas locais para as discussões em nível estadual, garantindo que a cidade seja ouvida e considerada em políticas mais amplas, fortalecendo a democracia governamental. Para Tânia Marques, Ponto Focal do estado de MS e Coordenadora do Conselho Estadual das Cidades de MS, cada conferência tem mostrado o empenho dos gestores públicos municipais. “É satisfatório ver como Mato Grosso do Sul está, pois já concluímos 95% das Conferências Municipais, isso mostra o comprometimento dos municípios com os prazos determinados pelo Conselho Nacional das Cidades/Ministério das Cidades, até por esse processo ser uma etapa preparatória para a Conferência Estadual”. Ela acrescentou ainda que a realização visa a construção de políticas públicas eficientes, unindo o Poder Público e a Sociedade Civil Organizada para discutir os problemas e desafios urbanos e, ainda definir o desenvolvimento das cidades, apresentando ideias e propostas inovadoras para o gestor público. Por fim, as propostas e discussões da conferência estadual servirão de base para a etapa nacional, prevista para agosto em Brasília, onde serão debatidas políticas públicas de desenvolvimento urbano em âmbito nacional. Edyelk Santos, Comunicação da Agehab MS
Vereadores aprovam campanha “A Rua é Pública, Meu Corpo Não” na 14ª Sessão Ordinária
A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (5), a 14ª Sessão Ordinária no ano legislativo e, na pauta, a segurança de mulheres e o combate ao assédio e violência sexual em vias públicas do município. Proposta pelo vereador Franklin Schmalz (PT), os vereadores aprovaram, em primeira discussão e votação, projeto de lei que institui a campanha “A Rua é Pública, Meu Corpo Não!”. Os vereadores aprovaram ainda decretos legislativos que concedem Diploma de Honra ao Mérito para personalidades douradenses. De acordo com o PL 042/2025, a proposta da campanha “A Rua é Pública, Meu Corpo Não!” é de caráter permanente e de conscientização e enfrentamento ao assédio sexual e demais crimes contra a dignidade sexual e de todas as formas de violência sexual contra mulheres nas vias terrestres urbanas e rurais de Dourados. O objetivo do texto é, entre outros, promover a garantia dos direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração e violência, além de defender o dever do estado em assegurar às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, segurança, saúde, ao acesso à justiça e à convivência familiar e comunitária. “Mulheres que passam pela região universitária, que inclui a Fadir, Anhanguera e Unigran têm relatado casos de assédio sexual e recentemente tivemos um caso de estupro, mas estamos estendendo o projeto para toda a cidade, pela insegurança que as mulheres sentem ao sair na rua e serem seguidas, importunadas e até violentadas. Então, com esse projeto, queremos provocar os órgãos públicos, não apenas da segurança, para coibir essa prática que é feita por homens que se sentem no direito de agredir ou utilizar o corpo de uma mulher como bem entender. As ruas precisam ser seguras para as mulheres, em qualquer ocasião e em qualquer horário”, justifica Franklin. Aprovado por unanimidade, o texto deve retornar ao plenário para segunda discussão e votação na próxima semana e, se receber mais uma vez a aprovação dos vereadores, será enviado para ser sancionado pelo prefeito Marçal Filho. Em segunda votação, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 047/2025, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PP), que declara de utilidade pública o Grupo de Apoio à Adoção de Dourados – GAAD Acolher. Homenagens Os vereadores aprovaram ainda diversos Decretos Legislativos que concedem Diploma de Honra ao Mérito à personalidades em reconhecimento aos bons serviços prestados ao município e à sociedade douradense. Nesta lista estão o Sr. Nilson Costa dos Santos, Sr. Fábio Mascarenhas Dutra, Sr. Luiz Felipe Alves Cassemiro, Srª. Gianni Dias Aguillar Nogueira, Sr. Valter Lavandoski Toniazzo, Srª. Lilian Tamy Iguma, Sr. Harley Nonato de Oliveira, Sr. Adrian Decian, Sr. Rodolfo Oliveira Nogueira, Sr. Osmar Rodrigues Caires, Sr. Reinaldo Azambuja, Sr. Walter Benedito Carneiro, Sr. Cláudio Vieira Ramos, Sra. Franciéle Aparecida Corneli, Sr. João Eduardo Barbosa Rocha, Sr. Alberto Alves dos Santos, Sr. Hélio Guisso e ao governador do Estado, Eduardo Riedel. Outra homenagem concedida pelos vereadores é alusiva à 59ª Expoagro, que começa na próxima sexta-feira (9), no Parque de Exposição João Humberto de Carvalho. O evento, considerado o maior do Mato Grosso do Sul, recebe o Diploma de Jubileu de Cereja com aprovação unânime, em reconhecimento à importância para economia e cultura de Dourados.
Carga milionária de cigarros contrabandeados é apreendida pelo DOF
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam neste sábado (3), em Mundo Novo, um caminhão Mercedes-Benz, de cor azul, carregado com 25 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação ninguém foi preso. Os militares do DOF realizavam patrulhamento pela área rural do município, quando visualizaram o momento em que o condutor do caminhão abandonou o veículo e correu para plantação, às margens da estrada. Foram realizadas buscas nas imediações, porém, o motorista do caminhão não foi localizado. Durante busca veicular, foram encontradas diversas caixas de cigarros contrabandeados, avaliados em R$ 1,4 milhão. O material apreendido foi encaminhado à Receita Federal de Mundo novo.
Câmara pede à Energisa melhorias no fornecimento de energia elétrica
A Câmara Municipal de Dourados recebeu nesta segunda-feira (5) o assessor institucional da Energisa, Giovani Moura. A empresa é a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. Durante o encontro, vereadores apresentaram demandas da população e cobraram medidas efetivas para melhorar o serviço, principalmente nos distritos. O representante da Energisa esteve na Casa de Leis com o objetivo de se apresentar aos novos parlamentares, ouvir as queixas da população e explicar as ações que a empresa tem desenvolvido para minimizar os chamados “apagões”. Segundo ele, a rede elétrica de Dourados — e do Estado como um todo — enfrenta desafios estruturais e ambientais que dificultam o serviço. Entre os fatores apontados estão as características climáticas de Mato Grosso do Sul, como ventos fortes e descargas elétricas frequentes, além do crescimento desordenado da vegetação urbana. O assessor destacou que cerca de 80% das árvores de Dourados foram plantadas abaixo da rede elétrica, o que aumenta os riscos de quedas de galhos e acidentes durante tempestades. Um exemplo é a sipipiruna, espécie muito comum na cidade, mas que tem raízes frágeis e crescimento desproporcional, representando ameaça à segurança da rede. Outro ponto crítico mencionado foi a presença de mil árvores com risco de queda — muitas delas podres — que coincidem com trechos onde passam as fiações. A Energisa deverá atuar junto à prefeitura para substituir essas árvores de forma planejada. Além disso, a concessionária apontou problemas como redes clandestinas, excesso de fiações de internet e a dificuldade de manter as podas de forma regular, mas sem afetar a arborização urbana. A presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), destacou a importância do diálogo com a empresa, mas reforçou a cobrança por soluções urgentes. “As quedas de energia comprometem desde o funcionamento de comércios até a conservação de medicamentos e alimentos nas residências. Nosso papel é cobrar e garantir que essas demandas sejam levadas a sério”, afirmou. Liandra também reforçou que a Câmara continuará acompanhando de perto a atuação da Energisa na cidade e solicitou que a empresa mantenha uma comunicação mais próxima com os bairros e os distritos especialmente os mais afetados. “Sabemos dos desafios, mas não podemos aceitar a normalização do problema. A população quer respostas, quer clareza e, acima de tudo, quer respeito”, concluiu a presidente.
Seleta desafoga UPA e juntas atendem mais de 3 mil pacientes em quatro dias
Diante da superlotação nas unidades de saúde de Dourados, a Prefeitura adotou uma medida emergencial no feriado prolongado: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Seleta, no Jardim Flórida, passou a funcionar em horário estendido, das 7h às 22h, entre os dias 1º e 4 de maio. A ação teve impacto direto no atendimento da população e ajudou a desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atende 24 horas e vinha enfrentando forte demanda. Durante o plantão especial, 1.750 pacientes foram atendidos na UPA, enquanto na Seleta exatos 1.360 pacientes receberam atenção básica em saúde. E com o objetivo de reforçar a campanha de imunização em meio ao aumento de casos de doenças respiratórias, o Pronto Atendimento Médico (PAM), ofertou 746 vacinas e na Seleta, 836 pessoas dos grupos prioritários receberam a imunização contra a gripe. Na sexta-feira (2), o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reuniu a equipe do Hospital da Vida para discutir medidas emergenciais. “Todos os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão ocupados, bem como os leitos clínicos. Mais de dez pacientes aguardam vaga em UTI. Estamos avaliando alternativas para aliviar essa pressão”, destacou. A vacinação é apontada pelas autoridades como a principal forma de prevenir a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A vacina de 2025 oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B, podendo ser administrada com outras vacinas do calendário nacional. A campanha do Ministério da Saúde inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e diversos outros grupos considerados de risco. Com a queda nas temperaturas e previsão de um inverno severo, o número de internações por doenças respiratórias tem aumentado em todo o Estado, colocando diversas cidades em estado de emergência. A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados reforça o chamado para que os grupos prioritários procurem os postos de saúde, de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h, além da Seleta funcionando em regime estendido até às 22h. Aos fins de semana, a vacinação segue como estratégia para facilitar o acesso da população e garantir maior cobertura vacinal. A orientação é clara: quanto antes se vacinar, maior a proteção contra complicações da gripe.
Prefeitura entrega quase 3 mil ovos de Páscoa para crianças indígenas
Uma ação conjunta das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), de Cultura (Semc) e de Educação (Semed) possibilitou, mesmo que passadas as celebrações de Páscoa, que alunos das escolas municipais indígenas de Dourados participassem da tradicional celebração, saboreando ovos de chocolate adquiridos pelo município. Os ovos de chocolate foram comprados para serem distribuídos na Semana da Páscoa, mas a ação das secretarias foi prejudicada pelas fortes chuvas que atingiram o município, impedindo o tráfego de veículos leves pelo interior da Reserva Indígena de Dourados. “Foi gratificante ver o sorriso no rosto das crianças ao receberem o ovo de Páscoa”, enfatizou a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Zarpelon, que percorreu algumas escolas para coordenar a distribuição dos chocolates. No total, 2908 crianças matriculadas em sete escolas indígenas receberam a iguaria na semana que antecedeu o feriado do Dia do Trabalho. Receberam ovos de chocolate, 135 alunos da escola Dom Aquino Corrêa; 653 da escola indígena Agustinho; 621 da Araporã; 128 da Lacui Roque Isnardi; 63 da Pai Chiquito; 414 da Ramão Martins e 921 da Tengatui Marangatu. “Em cada escola que a gente chegava era uma festa dos alunos, já que a grande maioria não teve a oportunidade de ganhar um ovo de chocolate durante a Páscoa”, ressaltou a secretária municipal de Cultura, Gisella Melo. A sugestão para que as guloseimas fossem distribuídos entre alunos da rede pública municipal partiu do prefeito Marçal Filho, que, na semana da Páscoa, fez a distribuição de ovos para crianças presentes na 1ª Festa da Páscoa, realizada no Parque Antenor Martins, entre os dias 17 e 20 de abril. “Mesmo tendo chegado às escolas da Reserva Indígena após a Páscoa, o importante foi que nossos alunos se sentiram prestigiados ao saberem que a Prefeitura de Dourados não havia se esquecido deles”, argumentou o secretário-adjunto de Educação, José Vicente Tardivo, que fez questão de acompanhar pessoalmente a distribuição dos ovos de chocolate.
MS promove congresso inédito sobre licitações e compras públicas com presença de especialistas nacionais
Com o objetivo de tornar as compras públicas mais inteligentes, transparentes e sustentáveis, o Governo de Mato Grosso do Sul realiza o 1º Licicomp – Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas. O evento acontece entre terça (6) e quinta-feira (8), reunindo gestores e especialistas de todo o país para debater inovações e estratégias que impactam diretamente a qualidade dos serviços públicos. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD), e com a correalização do Sebrae/MS e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o congresso tem como um de seus principais focos estratégicos incentivar a participação de micro e pequenas empresas nas licitações, impulsionando o comércio regional e promovendo o desenvolvimento econômico sustentável. A programação contará com painéis, oficinas e palestras que abordam desde o uso de inteligência artificial nas contratações públicas até temas como governança administrativa e regulamentação específica para MEs (Microempresa) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte). Entre os nomes já confirmados estão, o ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, o jurista Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o professor Victor Amorim, a advogada Ana Luiza Jacoby Fernandes e o consultor em licitações Jandeson Barbosa, além de outros especialistas de destaque na área. O Licicomp é voltado para gestores públicos estaduais e municipais, além de representantes dos três Poderes, com o propósito de qualificar as compras públicas e ampliar as oportunidades para empreendedores locais, promovendo eficiência, inovação e inclusão na administração pública. Serviço Licicomp – 1º Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas de MSData: 6 a 8 de maio de 2025Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo – Campo Grande/MS Programação 7:30 – Credenciamento 8h30 – Abertura oficial 10h30 – Painel: Como desburocratizar as contratações públicas com segurança jurídica – Mediação: Prof. Jandeson Barbosa 11h45 – Intervalo p/ almoço 14h – Palestra: Inteligência artificial nas contratações públicas – sim, é para todos – Prof. Jandeson Barbosa 16h – Intervalo 16h30 – Palestra: Credenciamento como forma de distribuição de renda local – Prof. Ana Luiza Jacoby 17h30 – Encerramento 8h – Palestra: PCA, problema ou solução? – Prof. Victor Amorim 10h – Intervalo 10h30 – Painel de cases: Mato Grosso do Sul: avanços e oportunidades na gestão – Secretário Frederico Felini (SAD-MS) 11h45 – Intervalo p/ almoço 14h – Oficina A: Gerenciamento e adesão de Ata de Registro de preços na prática – Prof. Francis Pimenta 14h – Oficina B: Pregão e o julgamento da proposta e habilitação – Prof. Evaldo Ramos (TCU) 14h – Oficina C: Check-list: contratos administrativos sem problemas – Prof. Mayara Gomes 16h – Intervalo 16h30 – Oficina D: Como instruir uma dispensa de licitação em menos de uma hora – Prof. Francis Pimenta 16h30 – Oficina E: Pesquisa de preços na prática e uso dos bancos de preços – Prof. Evaldo Ramos 16h30 – Oficina F: Principais cuidados nas contratações na área da saúde – Prof. Vanessa Mesquita 18h – Encerramento 8h – Palestra: Quando o formalismo atrapalha – Reflexões a partir do art. 147 – Ministro Antonio Anastasia 10h – Intervalo 10h30 – Oficina G: Como utilizar o e-Sfinge 10h30 – Oficina H: Como destravar uma obra pública – Prof. Nicola Khoury 10h30 – Oficina I: ETP e Termo de Referência eficientes e seguros – Prof. Vanessa Mesquita 12h – Intervalo p/ almoço 14h – Palestra: Governança na prática – como identificar, priorizar e corrigir os principais gaps da máquina administrativa – Prof. Carlos Henrique Cox 16h – Intervalo 16h30 – Palestra de encerramento: Regulamentação da contratação de ME e EPP e compras locais – Prof. Jorge Ulisses Jacoby Fernandes 18h – Encerramento Evelyn Souza, Comunicação Governo de MS Laiana Horing, Comunicação SAD
Programa ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila’ inicia 3ª fase e já contabiliza mais de 87 mil atendimentos
Uma iniciativa que reduz filas históricas, levando resposta ágil e humanizada da Capital ao interior do Estado, o programa ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas’, já ultrapassou a marca de 87,5 mil atendimentos, sendo 51.353 exames e 36.131 cirurgias. Lançado em maio de 2023 pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Programa foi implantado para atender à demanda reprimida, levando consultas, exames e cirurgias eletivas à população dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul. Segundo dados dos municípios executores, na segunda fase do MS Saúde, de maio de 2024 até abril deste ano, já foram realizados aproximadamente 46 mil atendimentos. Foram 25,4 mil exames e 26,3 mil cirurgias, atendendo uma demanda reprimida histórica e promovendo um novo ciclo na vida de milhares de sul-mato-grossenses. “Desde o lançamento, o programa tem sido um esforço contínuo do governo para dar vazão à demanda reprimida e, principalmente, para otimizar o acesso da população aos serviços essenciais do SUS. Nosso objetivo é claro: reduzir as longas filas de espera por consultas, exames e cirurgias eletivas em todo o Mato Grosso do Sul. Atuando em diversas especialidades e descentralizando os serviços, estamos trabalhando para que os cidadãos dos 79 municípios tenham acesso à saúde de forma mais rápida e eficiente”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa. Na última quarta-feira (30) a SES lançou a 3ª fase do MS Saúde, que passa a incluir o tratamento odontológico para pacientes especiais em ambiente hospitalar que necessite de sedação, procedimentos relacionados a cirurgia de ombro e a ampliação dos atendimentos de procedimentos em urologia. A realização dos procedimentos no âmbito do projeto poderá ocorrer por meio do atendimento eventual e/ou de mutirões para procedimentos, com vigência de 01 de maio de 2025 até 31 de dezembro de 2025. “Cada exame, consulta e cirurgia realizados representam uma vida que ganha novas oportunidades, uma família que encontra alívio e esperança. Nosso compromisso é levar saúde de qualidade, com agilidade e humanidade, a todas as regiões do Estado, aproximando o atendimento de quem mais precisa”, destaca a superintendente de Gestão Estratégica da SES e coordenadora do programa MS Saúde, Maria Angélica Benetasso. Caberá às secretarias municipais de Saúde, juntamente com os estabelecimentos de saúde contratualizados pelo SUS, fazer a adesão ao projeto apresentando proposta de execução dos procedimentos ofertados, contendo a estimativa com a quantidade de procedimentos a serem executadas/mês e o quantitativo total a ser realizado durante a vigência do programa MS Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde avaliará as adesões enviadas, considerando a necessidade dos procedimentos com base na demanda reprimida e/ou na falta de acesso aos procedimentos na região de residência do paciente, em conjunto com o Cosems-MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), levando em consideração o número de habitantes da região e o valor do recurso para o Programa devidamente apresentado na CIB (Comissão de Intergestores Bipartite). O MS Saúde oferta aproximadamente 140 tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos em diversas especialidades, entre elas: oftalmologia, fissura labiopalatina, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, urologia, ginecologia e ortopedia. O programa realiza 74 tipos de exames diagnósticos, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros. Helton Davis, Comunicação SES
Em abril foram abertas 1.118 novas empresas em Mato Grosso do Sul, maior número para o mês
A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) registrou a abertura de 1.118 novas empresas no mês de abril, maior número para o mês em toda série histórica que se inicia em 2000. Em abril de 2024, pela primeira vez o Estado superou 1 mil registros de firmas em um mês (foram 1.038) e nos quatro primeiros meses desse ano, já somam 4.868 novas firmas, sendo que todos os meses ficaram com quantitativos acima da casa do milhar. O setor de Serviços continua abarcando a maior quantidade de novos registros. Foram 841 novas firmas de Serviços em abril, seguido do Comércio (233) e da Indústria (44). No ano os Serviços também lideram com 3.663 empresas, em segundo vem o Comércio (1.034) e a Indústria com 171. O presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, disse acreditar que o ritmo de crescimento da economia sul-mato-grossense continuará aquecido durante todo o ano. Ele observou que o mês de abril teve vários feriados longos e, mesmo assim, verificou-se um grande número de abertura de empresas. “Além disso, detectamos também uma redução no cancelamento e extinções de empresas, o que mostra que o setor continua aquecido e a expectativa é que esses números se mantenham”, concluiu. Entre os subsetores da economia, destacaram-se Atividades de Consultoria em Gestão Empresarial (39), Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (37), Atividades de Psicologia e Psicanalise (35), Promoção de Vendas (32), Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas (29), Atividade Odontológica (26), Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional (24), Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo não Especificados Anteriormente (24), Holdings de instituições não-Financeiras (21), Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet (20). Na distribuição regional, Campo Grande liderou a abertura de empresas em abril com 478, seguido de Dourados (125), Chapadão do Sul (69), Sonora (36), Ponta Porã (35), Três Lagoas (34), Corumbá (32), Naviraí (26), Maracaju (21), Nova Andradina e Sidrolândia (18), Aquidauana (17), Paranaíba (11), Caarapó e Costa Rica (10). João Prestes, Comunicação Semadesc








