O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), dá continuidade ao processo seletivo dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2025-2026. A iniciativa tem como objetivo incentivar e apoiar o desenvolvimento de atletas e técnicos em todo o estado. Reconhecido como um dos maiores programas estaduais de fomento ao esporte no país, o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico oferece auxílio financeiro a esportistas e profissionais com desempenho destacado em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Atualmente, são disponibilizadas 15 categorias de bolsas, com duração de 12 meses. Nesta edição, o programa registrou recorde de inscrições, com 937 atletas inscritos para o Bolsa Atleta e 81 técnicos para o Bolsa Técnico, totalizando 1.018 candidatos. Os atletas que tiveram suas inscrições indeferidas no Bolsa Atleta têm até esta sexta-feira (9) para apresentar recurso (clique aqui para acessar). Para aqueles que enfrentarem dificuldades no envio das certidões criminais estaduais e federais, há um manual de orientação disponível para consulta (acesse aqui). Após a análise dos recursos, os atletas com inscrições deferidas passarão pela etapa de avaliação do rendimento esportivo, que determinará a pontuação final. Já os candidatos ao Bolsa Técnico encontram-se na fase de análise documental. De acordo com o diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, o número expressivo de inscritos demonstra o fortalecimento do programa. “Tivemos recorde de inscrições com 1.018 inscritos, entre atletas e técnicos. Todas as categorias possuíram atletas inscritos. Houve uma ampliação de categorias para este ano, com a inclusão dos surdos e do atleta-guia, o que mostra que foi uma decisão acertada, tendo em vista que todas as categorias tiveram concorrentes “Essa decisão acertada é fruto de audiência pública, de conversa com a comunidade. Então, mostra que esse caminho que a gente tem seguido tem sido eficiente, o de ouvir as pessoas para propor uma política pública de qualidade”, completa Leandro. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a importância do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico para o desenvolvimento esportivo de Mato Grosso do Sul. “Esses programas são fundamentais para dar suporte a nossos atletas e técnicos, que desempenham um papel essencial na representatividade do nosso estado em competições de alto nível. Ao investir no talento local, estamos incentivando a prática esportiva e criando oportunidades para o crescimento profissional de nossos atletas e técnicos”. Por sua vez, o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressaltou o impacto positivo do programa no esporte estadual. “É gratificante ver a adesão crescente ao Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, que são instrumentos-chave para fortalecer o esporte em Mato Grosso do Sul. Estamos avançando cada vez mais na valorização dos nossos atletas e técnicos, oferecendo as condições necessárias para que eles possam alcançar seus objetivos e representar nosso estado com excelência em competições nacionais e internacionais”. Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Prefeitura faz parceria com HU e abre leitos de UTI para socorrer Hospital da Vida
Em uma ação emergencial para aliviar a superlotação do sistema público de saúde em Dourados, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, disponibilizou cinco leitos de UTI adulto para dar suporte ao Hospital da Vida, que opera com todos os leitos de UTI ocupados. A medida foi anunciada na manhã desta quinta-feira (8), durante reunião técnica entre autoridades municipais e representantes da universidade. O encontro ocorreu no HU-UFGD e contou com a presença do prefeito Marçal Filho, do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, do reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, e do superintendente do HU, Hermeto Macario Amin Paschoalick. Durante a visita, o prefeito conheceu a ala da UTI que será utilizada emergencialmente para atender pacientes em estado grave, sobretudo com síndromes respiratórias agudas. O prefeito falou sobre o momento delicado da rede hospitalar municipal. “O município está enfrentando uma situação crítica, com pacientes aguardando vaga na UPA, na área vermelha do Hospital da Vida e em outras cidades da região”, ressaltou. “A sensibilidade e a prontidão da universidade em fazer essa parceria são fundamentais neste momento”, afirmou Marçal Filho, ao agradecer o empenho conjunto das instituições. Segundo o secretário Márcio Figueiredo, a parceria com o HU-UFGD é estratégica para salvar vidas. Ele explicou que dos 20 leitos de UTI no Hospital da Vida, 10 foram reservados exclusivamente para casos de síndrome respiratória, e todos estão ocupados. “Essa colaboração é um ganho imediato, pois temos fila de espera por leitos em diversas frentes, inclusive nos municípios vizinhos”, destacou. O superintendente do HU-UFGD, Hermeto Paschoalick, explicou que a decisão de ceder os leitos foi tomada em articulação com a Ebserh e a reitoria da universidade. “Nosso papel é contribuir com o sistema de saúde, principalmente em momentos de crise como este”, afirmou. Marçal também ressaltou que, embora a medida ajude a amenizar a crise, não resolve completamente o problema da superlotação, lembrando que Dourados é referência para 34 municípios e uma população estimada em quase 1 milhão de pessoas, enfrentando escassez tanto na rede pública quanto na particular. DIA D NESTE SÁBADO Diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias, que têm pressionado os leitos de UTI, a Prefeitura de Dourados também reforça a campanha de vacinação contra a gripe. O Dia D de vacinação será realizado neste sábado (11), das 7h às 17h, em todos os postos de saúde e no PAM. O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, alertou para a baixa adesão do público prioritário, composto por idosos e crianças, que são os mais vulneráveis e têm contribuído significativamente para a sobrecarga hospitalar. “É fundamental que essas pessoas evitem ambientes aglomerados e se imunizem para reduzir o risco de agravamento”, recomendou. Até o momento, das 43 mil doses recebidas do Ministério da Saúde, apenas 25 mil foram aplicadas em Dourados. O público-alvo da campanha inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, indígenas, quilombolas, profissionais da saúde, professores, membros das forças de segurança e pessoas com comorbidades. Além do Dia D, a vacinação segue disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas unidades básicas. Aos fins de semana, a imunização ocorre no PAM (7h às 17h) e na Seleta (7h às 22h).
MS lança plano emergencial e investe R$ 825 mil para reforçar vacinação contra influenza
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial do Estado, a Resolução que institui o MS Vacina Mais – Plano Emergencial de Vacinação Influenza 2025. A iniciativa destina R$ 825 mil em recursos estaduais para que os municípios reforcem as ações de imunização contra a influenza. A medida foi tomada diante da baixa cobertura vacinal registrada até o momento, de 22,35% entre os grupos prioritários — índice inferior à meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. O repasse do incentivo financeiro estadual de custeio será feito de forma única, ainda no mês de maio, direcionado aos fundos municipais de saúde. Dourados receberá R$ 25 mil. Já Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã receberão R$ 20 mil cada. Os demais 56 municípios do estado terão direito a R$ 10 mil cada para aplicação em ações voltadas ao aumento da vacinação. Entre os grupos prioritários para a campanha estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, professores, indígenas, população em situação de rua, entre outros públicos vulneráveis. Para alcançar esses públicos, os municípios deverão adotar estratégias extramuros, como vacinação em escolas, creches, ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), ações casa a casa, postos volantes e aplicação em locais de grande circulação, como shoppings e aeroportos. Também está prevista uma grande mobilização no Dia D da campanha nacional, marcado para 10 de maio. As ações intensivas já estão em andamento desde o dia 28 de abril e seguem até o dia 10 de maio, período crítico devido à sazonalidade de vírus respiratórios. Até a 18ª semana epidemiológica, o estado já registrou 2.708 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 203 mortes em decorrência da doença. Dentre esses casos, 586 foram confirmados para Influenza, resultando em 68 mortes entre os pacientes hospitalizados. Os idosos são os mais afetados, representando 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, que correspondem a 26,80%. No caso dos idosos, os pacientes evoluíram para óbito em 79,40% dos casos confirmados. “A baixa cobertura vacinal é um risco real à saúde pública. Por isso, estamos destinando recursos para que os municípios ampliem o alcance da campanha, levando a vacina até as pessoas, onde quer que estejam. Proteger os grupos mais vulneráveis é nossa prioridade”, afirmou o gerente de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Frederico Moraes. Campo Grande não está incluída no repasse emergencial, pois já é contemplada por medidas específicas previstas na Resolução SES/MS nº 360/2025 com o valor de R$ 140 mil, em razão do alto risco epidemiológico e da elevada taxa de ocupação de leitos na capital. Secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa reforça que o momento exige ação coordenada entre Estado e municípios. “Essa mobilização é essencial para reverter os baixos índices e evitar o agravamento dos casos. Estamos diante de um cenário preocupante e é fundamental que os municípios usem esse recurso de forma estratégica e ágil, alcançando quem mais precisa da proteção”, destacou. Para ter acesso aos recursos, os municípios foram orientados a enviarem seus planos de ação até o dia 30 de abril — prazo já prorrogado. Após a execução das ações, será obrigatório o envio do relatório final até 23 de maio. Danúbia Burema, Comunicação SES
Prefeitura acaba com espera de 1 ano e garante direito das pessoas com fibromialgia
Após mais de um ano desde a sanção da primeira lei sobre fibromialgia, a Prefeitura de Dourados inicia neste mês a emissão das carteirinhas de identificação para pessoas com a patologia. O lançamento oficial acontece no próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 9h, no auditório da Prefeitura, durante as atividades do Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. A medida representa a efetivação da Lei nº 5.112, de 24 de novembro de 2023, de autoria da vereadora Liandra Brambilla, que garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos assegurados por lei às pessoas com deficiência. Entre eles, estão o atendimento prioritário em filas, assentos preferenciais em transporte público, vagas reservadas em estacionamentos e acesso facilitado aos serviços de saúde. Segundo a vereadora, a solicitação para criação e emissão das carteirinhas já havia sido feita desde a gestão anterior, sem avanços. “A emissão dessas carteirinhas é fundamental para que esses indivíduos possam usufruir de direitos básicos que fazem grande diferença na qualidade de vida. Graças à gestão do prefeito Marçal Filho, conseguimos finalmente atender essa demanda tão justa”, declarou Liandra. A entrega oficial das carteirinhas aos usuários ocorrerá no dia 13 de maio, terça-feira, em solenidade na Câmara Municipal de Dourados, seguida da liberação do sistema online de acesso, garantindo comodidade ao público alvo. Atualmente, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, 210 pessoas já foram diagnosticadas com fibromialgia na rede pública de Dourados. No entanto, esse número pode ser bem maior, já que muitos pacientes ainda não buscaram atendimento especializado no SUS ou iniciaram na rede particular. De acordo com Priscila Sayuri Akahoshi Domingues, gerente da rede de cuidados à pessoa com deficiência, o processo de diagnóstico e emissão da carteirinha inicia com o atendimento nas unidades básicas de saúde. “O paciente é encaminhado ao Hospital Universitário, onde temos quatro reumatologistas. Após o diagnóstico e com o laudo em mãos, ele pode solicitar a carteirinha pelo portal do cidadão”, explicou. O sistema de solicitação está disponível no site da Prefeitura de Dourados (cidadao.dourados.ms.gov.br). Para obter a carteirinha, o paciente precisa apresentar, documento de identidade (RG), CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, foto 3×4 e laudo médico com diagnóstico de fibromialgia, emitido nos últimos 3 anos. A fibromialgia é uma síndrome clínica caracterizada por dor muscular generalizada e crônica, frequentemente acompanhada de cansaço, distúrbios do sono, dificuldades de memória e concentração, rigidez muscular e, em alguns casos, síndrome do intestino irritável. Embora não tenha cura, o tratamento multidisciplinar pode proporcionar mais conforto e qualidade de vida ao paciente.
PRF e CCR MSVia reforçam segurança na BR-163 durante a EXPOAGRO 2025
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária CCR MSVia estão implementando um plano de segurança e monitoramento especial na BR-163/MS durante a realização da 59ª Expoagro, que ocorrerá de 9 a 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, e o inspetor-chefe da PRF local, Waldir Brasil, se reuniram nesta terça-feira (6) para alinhar as ações que visam garantir a fluidez do tráfego e a segurança dos visitantes. “Estamos em contato com a CCR MSVia, que administra o trecho da rodovia, para elaborar um plano conjunto de segurança e acessibilidade. Nosso objetivo é atender os usuários da melhor forma possível, especialmente nos horários de maior fluxo de público”, afirmou o inspetor Waldir Brasil. Gino Ferreira destacou a importância da parceria com a PRF na organização do sistema viário ao redor do evento. “A presença da PRF na preparação do entorno da festa garante tranquilidade para o público que vai prestigiar as atrações da Expoagro”, ressaltou. A Expoagro 2025 é uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).
Imasul realiza Seminários Regionais de Recursos Hídricos em parceria com as prefeituras de Bonito e Dourados
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em parceria com as prefeituras municipais de Bonito e Dourados, realizará dois importantes eventos voltados à gestão participativa da água em 2025: os Seminários Regionais das Bacias Hidrográficas dos Rios Paraguai e Paraná. As ações integram o novo Plano de Capacitação em Recursos Hídricos do Estado, aprovado pela Resolução CERH/MS nº 86, e fazem parte da execução da Meta 1.2 do PROGESTÃO, programa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O primeiro seminário será realizado em Bonito, no dia 27 de maio de 2025, na Câmara Municipal, e terá como foco a Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai. Já o segundo acontece em Dourados, no dia 12 de agosto de 2025, também na Câmara Municipal, com enfoque na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná. As articulações para viabilizar os eventos ocorreram em reuniões realizadas entre técnicos da Gerência de Recursos Hídricos do Imasul e os prefeitos dos dois municípios, nos meses de fevereiro e março deste ano. Os encontros resultaram em parcerias institucionais essenciais para a realização dos seminários. Fortalecendo a gestão descentralizada da água Com o objetivo de promover a integração entre órgãos públicos, comitês de bacia, setor produtivo, instituições acadêmicas e sociedade civil, os Seminários Regionais de Recursos Hídricos buscam fomentar a capacitação técnica, o debate de boas práticas e o fortalecimento da governança nos territórios hidrográficos. Os eventos serão presenciais e contarão com apoio de uma ampla rede de entidades e instituições parceiras. A iniciativa compõe o Plano de Capacitação em Recursos Hídricos para o período 2024–2028, elaborado pelo Imasul e aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Por meio da Meta 1.2, o Instituto já realizou dois eventos estaduais de destaque: o 1º Seminário Estadual, em 2019, com mais de 130 participantes em Campo Grande, e o 2º Seminário Estadual, em 2022, em formato híbrido, em celebração ao Dia Mundial da Água e aos 20 anos da Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei 2.406/2002). O gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio Costa, destaca a importância da interiorização das discussões: “A realização desses eventos nos municípios de Bonito e Dourados é fundamental para atender diversos usuários de recursos hídricos, além de debater os problemas e as boas práticas desenvolvidas nas bacias.” Além das prefeituras e comitês de bacia hidrográfica, apoiam a iniciativa entidades como a ANA, CBH Miranda, CBH Ivinhema, CBH Santana e Aporé, CBH Pardo, SANESUL, IASB e universidades públicas. Inscrições e informações As inscrições para o Seminário Regional em Bonito já estão abertas. Os interessados podem acessar o link disponibilizado no site oficial do Imasul: https://www.imasul.ms.gov.br/ Para mais detalhes e acesso aos relatórios anteriores, acesse: https://www.imasul.ms.gov.br/relatorios-de-recursos-hidricos Programação do Seminário em Bonito – 27 de maio O encontro em Bonito trará uma programação técnica diversificada com especialistas da ANA, Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA-MT), Secretaria Estadual de Saúde, Imasul, CBH Paranaíba, Prefeitura Municipal de Bonito, entre outras entidades. Veja os destaques: 08h30 – Abertura oficial08h50 – Pacto pelo Sistema Federal de Regulação do Uso – REGLA / ANA09h20 – Regularização e Monitoramento do Uso de Recursos Hídricos em MT – Luiz Noquelil e Talita Gomes (SEMA-MT)10h20 – Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos no CBH Paranaíba – João Ricardo Raiser13h30 – Regularização de Águas Superficiais e Subterrâneas – Técnicos do Imasul14h40 – Monitoramento da Água para Consumo Humano no MS – Karyston Adriel (SES/MS)15h40 – Segurança de Barragens – Eloiza Marques (Imasul)16h20 – Boas Práticas Locais em Recursos Hídricos – Prefeitura de Bonito e Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) Gustavo Escobar, Comunicação Imasul
Operação da Polícia Federal combate tráfico transnacional de drogas e armas e cumpre mandados em Dourados
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (7/5), a Operação Blacklist com o objetivo de combater organização criminosa atuante no tráfico transnacional de drogas e armas de fogo, roubos e corrupção de agentes públicos. Durante as investigações ficou registrado que a ORCRIM adquiria drogas e de armas no Paraguai, internacionalizava os ilícitos em Mato Grosso do Sul e os direcionava para São Paulo. Em um segundo momento, parte da droga era encaminhada ao continente europeu. A operação Blacklist é um desdobramento da Operação Licantropia, deflagada em maio de 2023 que descobriu um esquema de utilização de mulheres jovens como “mulas” para o tráfico internacional de cocaína. Na operação de hoje, o foco está na liderança da ORCRIM que atua na fronteira. Foram expedidos pela Justiça Federal de Ponta Porã/MS 9 Mandados de Prisão Preventiva e 9 mandados de Busca e Apreensão cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Ribeirão Preto/SP, Campo Grande/MS, Dourados/MS e Ponta Porã/MS, ao passo que também se registra a expedição de 4 Mandados de Busca e Apreensão pela Justiça Estadual de Ponta Porã/MS. Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidas munições em São Paulo, uma arma de fogo em Dourados/MS e quatro armas em Ponta Porã/MS. Também em Ponta Porã foram apreendidos três veículos. Em um dos locais investigados, foi encontrada uma impressora 3D que estaria sendo utilizada para a fabricação de acessórios e peças de armas de fogo. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (7/5), a Operação Blacklist com o objetivo de combater organização criminosa atuante no tráfico transnacional de drogas e armas de fogo, roubos e corrupção de agentes públicos. Durante as investigações ficou registrado que a ORCRIM adquiria drogas e de armas no Paraguai, internacionalizava os ilícitos em Mato Grosso do Sul e os direcionava para São Paulo. Em um segundo momento, parte da droga era encaminhada ao continente europeu. A operação Blacklist é um desdobramento da Operação Licantropia, deflagada em maio de 2023 que descobriu um esquema de utilização de mulheres jovens como “mulas” para o tráfico internacional de cocaína. Na operação de hoje, o foco está na liderança da ORCRIM que atua na fronteira. Foram expedidos pela Justiça Federal de Ponta Porã/MS 9 Mandados de Prisão Preventiva e 9 mandados de Busca e Apreensão cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Ribeirão Preto/SP, Campo Grande/MS, Dourados/MS e Ponta Porã/MS, ao passo que também se registra a expedição de 4 Mandados de Busca e Apreensão pela Justiça Estadual de Ponta Porã/MS. Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidas munições em São Paulo, uma arma de fogo em Dourados/MS e quatro armas em Ponta Porã/MS. Também em Ponta Porã foram apreendidos três veículos. Em um dos locais investigados, foi encontrada uma impressora 3D que estaria sendo utilizada para a fabricação de acessórios e peças de armas de fogo. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (7/5), a Operação Blacklist com o objetivo de combater organização criminosa atuante no tráfico transnacional de drogas e armas de fogo, roubos e corrupção de agentes públicos. Durante as investigações ficou registrado que a ORCRIM adquiria drogas e de armas no Paraguai, internacionalizava os ilícitos em Mato Grosso do Sul e os direcionava para São Paulo. Em um segundo momento, parte da droga era encaminhada ao continente europeu. A operação Blacklist é um desdobramento da Operação Licantropia, deflagada em maio de 2023 que descobriu um esquema de utilização de mulheres jovens como “mulas” para o tráfico internacional de cocaína. Na operação de hoje, o foco está na liderança da ORCRIM que atua na fronteira. Foram expedidos pela Justiça Federal de Ponta Porã/MS 9 Mandados de Prisão Preventiva e 9 mandados de Busca e Apreensão cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Ribeirão Preto/SP, Campo Grande/MS, Dourados/MS e Ponta Porã/MS, ao passo que também se registra a expedição de 4 Mandados de Busca e Apreensão pela Justiça Estadual de Ponta Porã/MS. Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidas munições em São Paulo, uma arma de fogo em Dourados/MS e quatro armas em Ponta Porã/MS. Também em Ponta Porã foram apreendidos três veículos. Em um dos locais investigados, foi encontrada uma impressora 3D que estaria sendo utilizada para a fabricação de acessórios e peças de armas de fogo.
Investimento industrial fortalece economia de MS e reflete na geração de emprego e renda
Com investimentos significativos na área econômica, Mato Grosso do Sul se consolida nacionalmente com ações que tornam o cenário estadual favorável para atração de indústrias de diferentes matrizes econômicas que contribuem na geração de emprego e renda. A projeção de crescimento para o Estado é de 4,8% em 2025, de acordo com a Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil. Previsão que destaca a força e o potencial de MS, e o coloca na liderança do Brasil para este ano, com implicações positivas para o desenvolvimento e fortalecimento econômico. O governador Eduardo Riedel participou da coletiva de imprensa da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) – na manhã desta quarta-feira (7) –, onde foram apresentados o ‘Panorama Industrial’ e o Observatório da Indústria de MS, e foi anunciado o Fórum Lide COP-30, que será realizado em Bonito (no dia 30 de maio). “Tudo que tem acontecido no Estado é consequência de um grande trabalho que envolve os setores privado e público, além da política. Eu destaco muito sempre a harmonia entre os poderes em torno dos quatro grandes eixos que são próspero, verde, digital e inclusivo, eles são fundamentais para que a gente avance. Somos o Estado que mais vai crescer no Brasil, com pleno emprego”, disse Riedel. Como reflexo do compromisso com a sustentabilidade e a transição para uma matriz elétrica mais limpa, Mato Grosso do Sul aumentou em 11%, no ano passado, a capacidade instalada total de energia. Desse total, as fontes renováveis correspondem a 94% da capacidade instalada, com a energia hídrica representando mais da metade desse grupo, seguido pela biomassa – com praticamente um quarto da produção local – e pela energia solar. As fontes fósseis, por sua vez, representam apenas 5,9% do total. Com indústria de transformação que mais cresceu no país na última década e meia, o Estado se tornou estratégico para a diversificação da matriz de produção e para o crescimento sustentável. “O Mato Grosso hoje é o estado que mais recebe investimentos privado no país. Nós temos aí um portfólio total de mais de R$ 105 bilhões e que obviamente gera essa perspectiva que nós temos para 2025, que o Estado de Mato Grosso do Sul tem um crescimento de 4,8%. E a força desse crescimento está, na verdade, no investimento privado, que tem gerado toda a capacidade de desenvolvimento e geração de emprego”, afirmou o secretário Jaime Verruck (Semadesc). Mato Grosso do Sul está entre os estados mais competitivos do Brasil, trabalhando com a menor alíquota modal geral de ICMS em vigor no país. O Estado tem incentivos concedidos às indústrias que se instalarem ou ampliarem suas instalações, de até 67% do ICMS devido, pelo prazo de até 31 de dezembro de 2032. “A indústria do Estado vem se consolidando a cada dia, mostrando que o nosso planejamento industrial está dando certo. Vivemos hoje um Mato Grosso do Sul diferenciado, criamos aqui um ambiente de negócios muito importante onde empresas e empresários são bem recebidos onde a máquina pública funciona no ritmo necessário, é uma prática. O Estado é um parceiro, como muitas prefeituras também, para que possam receber essas empresas, atendendo a necessidade de cada segmento”, afirmou o presidente da Fiems, Sérgio Longen. COP-30 O secretário Rodrigo Perez (Segov), além da equipe da Fiems, também participou da coletiva. Na ocasião, também foi anunciado o Fórum LIDE COP-30, que acontecerá no dia 30 de maio em Bonito, reunindo autoridades, especialistas e lideranças empresariais para discutir temas como transição energética, descarbonização da economia, desenvolvimento sustentável e o protagonismo brasileiro na COP-30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA). A escolha de Bonito como sede do Fórum é simbólica e estratégica. O município é reconhecido mundialmente como santuário ecológico, referência em turismo sustentável e preservação ambiental, com práticas consolidadas de controle de visitação, uso racional dos recursos naturais e valorização da biodiversidade. “O Lide em Bonito é para que a gente possa fazer uma discussão em relação à questão do desenvolvimento e prosperidade, atrelado à sustentabilidade. Nós não abrimos mão disso e é fácil fazer isso num estado como o Mato Grosso do Sul, num país como o Brasil. O evento vai ter essa função, de trazer o pensamento brasileiro e global sobre a sustentabilidade, até para nos posicionarmos na COP30 da maneira adequada”, disse Riedel. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Marçal discute com diretores da GOL volta de voos comerciais em Dourados
O prefeito Marçal Filho se reuniu na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, com executivos da GOL Linhas Aéreas para discutir a retomada da operação da empresa em Dourados. Acompanhado pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo, que está a frente dos procedimentos administrativos para homologação do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o prefeito recebeu dos executivos a informação que a GOL voltará a operar em Dourados tão logo o aeroporto esteja liberado para receber voos comerciais. “Saí da reunião muito otimista, já que os executivos deixaram claro que o município sempre foi uma boa rota para a empresa e que a volta dos voos é questão de tempo”, comemorou Marçal Filho. Nos próximos dias a Agência Nacional de Aviação Civil deve realizar a vistoria técnica no Aeroporto Regional para homologar as operações comerciais. Pousos e decolagens de aviões de grande porte estão liberados desde que Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Força Aérea Brasileira aprovou as duas cabeceiras da nova pista. “Faltam apenas detalhes técnicos para a liberação de voos comerciais em Dourados, mas em pouco tempo tanto a Anac quanto o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deverão homologar o Aeroporto Regional”, ressalta o prefeito. Na sede da GOL na manhã desta quarta-feira (7), Marçal Filho e Luís Roberto Martins de Araújo foram recebidos pelo diretor de Planejamento de Malha Aérea e Infraestrutura, Rafael Moreira Mello Araújo, pelo diretor executivo de Planejamento de Malha Aérea, Bruno Balan, e pelo especialista em Relações Institucionais da GOL, Narcos Tognato. A Superintendência de Operações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) acompanhou a reunião, já que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está sob gestão da estatal. “Foi uma reunião muito proveitosa, onde deixei claro aos executivos que a Prefeitura de Dourados irá oferecer todas as condições possíveis para que a empresa volte a operar na nossa cidade”, observou Marçal Filho. Ao deixar a sede da GOL Linhas Aéreas, o prefeito lembrou que logo nas primeiras semanas de governo esteve em São Paulo para conhecer os projetos de operação da Azul Linhas Aéreas. Na ocasião, Marçal Filho esteve acompanhado pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB) e foi recebido por Cesar Grandolfo, diretor de Relações Institucionais da Azul; Amanda Fortaleza, gerente de Relações Institucionais; Isabela Bettini, gerente Tributária e Fernando Mattia, gerente de Relações Institucionais. A exemplo do que aconteceu neste dia 7 de maio, na reunião com a Azul o prefeito recebeu a garantia que tão logo a pista seja homologada pela Anac e liberada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, a empresa voltaria a operar em Dourados com voos direto para São Paulo. “Primeiro foi a Azul e agora a GOL e outras empresas regionais aéreas já demonstraram interesse em operar na nossa cidade”, pontuou Marçal Filho. “Isso é excelente, porque quanto maior a concorrência, melhor será o serviço prestado e mais justa será a tarifa cobrada”, completou o prefeito. A sinalização positiva de Azul e GOL é mais um passo no trabalho exaustivo que a equipe da Prefeitura de Dourados está fazendo para reativar os voos comerciais depois do Aeroporto Regional ter permanecido fechado por quase 4 anos. Foram audiências no Ministério de Portos e Aeroportos, na Agência Nacional de Aviação Civil, na Infraero, enfim, com todos os agentes indispensáveis para a operação do aeroporto. HISTÓRICO A Azul Linhas Aéreas iniciou as operações em Dourados em fevereiro de 2013 e rapidamente viu seus voos diários com ocupação total. Eram dois voos diários, um na madrugada e outro à tarde, de segunda a sexta-feira, com aeronave ATR 72-600, de 70 assentos. Na sequência passou a operar com voos também nos finais de semana, sempre lotados. A empresa encerrou as atividades em maio de 2021, quando tiveram início das obras de reconstrução da pista de pouso e decolagem. A GOL Linhas Aéreas passou a operar no Aeroporto Regional de Dourados em maio de 2019, ligando a cidade ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com dois voos diários e diretos em aeronaves Boeing 737-700 Next Generation com capacidade para até 138 passageiros. A empresa também encerrou as operações quando o aeroporto foi fechado para reformas, em maio de 2021.








