A Câmara Municipal de Dourados recebeu nesta segunda-feira (5) o assessor institucional da Energisa, Giovani Moura. A empresa é a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. Durante o encontro, vereadores apresentaram demandas da população e cobraram medidas efetivas para melhorar o serviço, principalmente nos distritos. O representante da Energisa esteve na Casa de Leis com o objetivo de se apresentar aos novos parlamentares, ouvir as queixas da população e explicar as ações que a empresa tem desenvolvido para minimizar os chamados “apagões”. Segundo ele, a rede elétrica de Dourados — e do Estado como um todo — enfrenta desafios estruturais e ambientais que dificultam o serviço. Entre os fatores apontados estão as características climáticas de Mato Grosso do Sul, como ventos fortes e descargas elétricas frequentes, além do crescimento desordenado da vegetação urbana. O assessor destacou que cerca de 80% das árvores de Dourados foram plantadas abaixo da rede elétrica, o que aumenta os riscos de quedas de galhos e acidentes durante tempestades. Um exemplo é a sipipiruna, espécie muito comum na cidade, mas que tem raízes frágeis e crescimento desproporcional, representando ameaça à segurança da rede. Outro ponto crítico mencionado foi a presença de mil árvores com risco de queda — muitas delas podres — que coincidem com trechos onde passam as fiações. A Energisa deverá atuar junto à prefeitura para substituir essas árvores de forma planejada. Além disso, a concessionária apontou problemas como redes clandestinas, excesso de fiações de internet e a dificuldade de manter as podas de forma regular, mas sem afetar a arborização urbana. A presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), destacou a importância do diálogo com a empresa, mas reforçou a cobrança por soluções urgentes. “As quedas de energia comprometem desde o funcionamento de comércios até a conservação de medicamentos e alimentos nas residências. Nosso papel é cobrar e garantir que essas demandas sejam levadas a sério”, afirmou. Liandra também reforçou que a Câmara continuará acompanhando de perto a atuação da Energisa na cidade e solicitou que a empresa mantenha uma comunicação mais próxima com os bairros e os distritos especialmente os mais afetados. “Sabemos dos desafios, mas não podemos aceitar a normalização do problema. A população quer respostas, quer clareza e, acima de tudo, quer respeito”, concluiu a presidente.
Seleta desafoga UPA e juntas atendem mais de 3 mil pacientes em quatro dias
Diante da superlotação nas unidades de saúde de Dourados, a Prefeitura adotou uma medida emergencial no feriado prolongado: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Seleta, no Jardim Flórida, passou a funcionar em horário estendido, das 7h às 22h, entre os dias 1º e 4 de maio. A ação teve impacto direto no atendimento da população e ajudou a desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atende 24 horas e vinha enfrentando forte demanda. Durante o plantão especial, 1.750 pacientes foram atendidos na UPA, enquanto na Seleta exatos 1.360 pacientes receberam atenção básica em saúde. E com o objetivo de reforçar a campanha de imunização em meio ao aumento de casos de doenças respiratórias, o Pronto Atendimento Médico (PAM), ofertou 746 vacinas e na Seleta, 836 pessoas dos grupos prioritários receberam a imunização contra a gripe. Na sexta-feira (2), o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reuniu a equipe do Hospital da Vida para discutir medidas emergenciais. “Todos os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão ocupados, bem como os leitos clínicos. Mais de dez pacientes aguardam vaga em UTI. Estamos avaliando alternativas para aliviar essa pressão”, destacou. A vacinação é apontada pelas autoridades como a principal forma de prevenir a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A vacina de 2025 oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B, podendo ser administrada com outras vacinas do calendário nacional. A campanha do Ministério da Saúde inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e diversos outros grupos considerados de risco. Com a queda nas temperaturas e previsão de um inverno severo, o número de internações por doenças respiratórias tem aumentado em todo o Estado, colocando diversas cidades em estado de emergência. A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados reforça o chamado para que os grupos prioritários procurem os postos de saúde, de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h, além da Seleta funcionando em regime estendido até às 22h. Aos fins de semana, a vacinação segue como estratégia para facilitar o acesso da população e garantir maior cobertura vacinal. A orientação é clara: quanto antes se vacinar, maior a proteção contra complicações da gripe.
Prefeitura entrega quase 3 mil ovos de Páscoa para crianças indígenas
Uma ação conjunta das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), de Cultura (Semc) e de Educação (Semed) possibilitou, mesmo que passadas as celebrações de Páscoa, que alunos das escolas municipais indígenas de Dourados participassem da tradicional celebração, saboreando ovos de chocolate adquiridos pelo município. Os ovos de chocolate foram comprados para serem distribuídos na Semana da Páscoa, mas a ação das secretarias foi prejudicada pelas fortes chuvas que atingiram o município, impedindo o tráfego de veículos leves pelo interior da Reserva Indígena de Dourados. “Foi gratificante ver o sorriso no rosto das crianças ao receberem o ovo de Páscoa”, enfatizou a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Zarpelon, que percorreu algumas escolas para coordenar a distribuição dos chocolates. No total, 2908 crianças matriculadas em sete escolas indígenas receberam a iguaria na semana que antecedeu o feriado do Dia do Trabalho. Receberam ovos de chocolate, 135 alunos da escola Dom Aquino Corrêa; 653 da escola indígena Agustinho; 621 da Araporã; 128 da Lacui Roque Isnardi; 63 da Pai Chiquito; 414 da Ramão Martins e 921 da Tengatui Marangatu. “Em cada escola que a gente chegava era uma festa dos alunos, já que a grande maioria não teve a oportunidade de ganhar um ovo de chocolate durante a Páscoa”, ressaltou a secretária municipal de Cultura, Gisella Melo. A sugestão para que as guloseimas fossem distribuídos entre alunos da rede pública municipal partiu do prefeito Marçal Filho, que, na semana da Páscoa, fez a distribuição de ovos para crianças presentes na 1ª Festa da Páscoa, realizada no Parque Antenor Martins, entre os dias 17 e 20 de abril. “Mesmo tendo chegado às escolas da Reserva Indígena após a Páscoa, o importante foi que nossos alunos se sentiram prestigiados ao saberem que a Prefeitura de Dourados não havia se esquecido deles”, argumentou o secretário-adjunto de Educação, José Vicente Tardivo, que fez questão de acompanhar pessoalmente a distribuição dos ovos de chocolate.
MS promove congresso inédito sobre licitações e compras públicas com presença de especialistas nacionais
Com o objetivo de tornar as compras públicas mais inteligentes, transparentes e sustentáveis, o Governo de Mato Grosso do Sul realiza o 1º Licicomp – Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas. O evento acontece entre terça (6) e quinta-feira (8), reunindo gestores e especialistas de todo o país para debater inovações e estratégias que impactam diretamente a qualidade dos serviços públicos. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD), e com a correalização do Sebrae/MS e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o congresso tem como um de seus principais focos estratégicos incentivar a participação de micro e pequenas empresas nas licitações, impulsionando o comércio regional e promovendo o desenvolvimento econômico sustentável. A programação contará com painéis, oficinas e palestras que abordam desde o uso de inteligência artificial nas contratações públicas até temas como governança administrativa e regulamentação específica para MEs (Microempresa) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte). Entre os nomes já confirmados estão, o ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, o jurista Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o professor Victor Amorim, a advogada Ana Luiza Jacoby Fernandes e o consultor em licitações Jandeson Barbosa, além de outros especialistas de destaque na área. O Licicomp é voltado para gestores públicos estaduais e municipais, além de representantes dos três Poderes, com o propósito de qualificar as compras públicas e ampliar as oportunidades para empreendedores locais, promovendo eficiência, inovação e inclusão na administração pública. Serviço Licicomp – 1º Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas de MSData: 6 a 8 de maio de 2025Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo – Campo Grande/MS Programação 7:30 – Credenciamento 8h30 – Abertura oficial 10h30 – Painel: Como desburocratizar as contratações públicas com segurança jurídica – Mediação: Prof. Jandeson Barbosa 11h45 – Intervalo p/ almoço 14h – Palestra: Inteligência artificial nas contratações públicas – sim, é para todos – Prof. Jandeson Barbosa 16h – Intervalo 16h30 – Palestra: Credenciamento como forma de distribuição de renda local – Prof. Ana Luiza Jacoby 17h30 – Encerramento 8h – Palestra: PCA, problema ou solução? – Prof. Victor Amorim 10h – Intervalo 10h30 – Painel de cases: Mato Grosso do Sul: avanços e oportunidades na gestão – Secretário Frederico Felini (SAD-MS) 11h45 – Intervalo p/ almoço 14h – Oficina A: Gerenciamento e adesão de Ata de Registro de preços na prática – Prof. Francis Pimenta 14h – Oficina B: Pregão e o julgamento da proposta e habilitação – Prof. Evaldo Ramos (TCU) 14h – Oficina C: Check-list: contratos administrativos sem problemas – Prof. Mayara Gomes 16h – Intervalo 16h30 – Oficina D: Como instruir uma dispensa de licitação em menos de uma hora – Prof. Francis Pimenta 16h30 – Oficina E: Pesquisa de preços na prática e uso dos bancos de preços – Prof. Evaldo Ramos 16h30 – Oficina F: Principais cuidados nas contratações na área da saúde – Prof. Vanessa Mesquita 18h – Encerramento 8h – Palestra: Quando o formalismo atrapalha – Reflexões a partir do art. 147 – Ministro Antonio Anastasia 10h – Intervalo 10h30 – Oficina G: Como utilizar o e-Sfinge 10h30 – Oficina H: Como destravar uma obra pública – Prof. Nicola Khoury 10h30 – Oficina I: ETP e Termo de Referência eficientes e seguros – Prof. Vanessa Mesquita 12h – Intervalo p/ almoço 14h – Palestra: Governança na prática – como identificar, priorizar e corrigir os principais gaps da máquina administrativa – Prof. Carlos Henrique Cox 16h – Intervalo 16h30 – Palestra de encerramento: Regulamentação da contratação de ME e EPP e compras locais – Prof. Jorge Ulisses Jacoby Fernandes 18h – Encerramento Evelyn Souza, Comunicação Governo de MS Laiana Horing, Comunicação SAD
Programa ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila’ inicia 3ª fase e já contabiliza mais de 87 mil atendimentos
Uma iniciativa que reduz filas históricas, levando resposta ágil e humanizada da Capital ao interior do Estado, o programa ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas’, já ultrapassou a marca de 87,5 mil atendimentos, sendo 51.353 exames e 36.131 cirurgias. Lançado em maio de 2023 pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Programa foi implantado para atender à demanda reprimida, levando consultas, exames e cirurgias eletivas à população dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul. Segundo dados dos municípios executores, na segunda fase do MS Saúde, de maio de 2024 até abril deste ano, já foram realizados aproximadamente 46 mil atendimentos. Foram 25,4 mil exames e 26,3 mil cirurgias, atendendo uma demanda reprimida histórica e promovendo um novo ciclo na vida de milhares de sul-mato-grossenses. “Desde o lançamento, o programa tem sido um esforço contínuo do governo para dar vazão à demanda reprimida e, principalmente, para otimizar o acesso da população aos serviços essenciais do SUS. Nosso objetivo é claro: reduzir as longas filas de espera por consultas, exames e cirurgias eletivas em todo o Mato Grosso do Sul. Atuando em diversas especialidades e descentralizando os serviços, estamos trabalhando para que os cidadãos dos 79 municípios tenham acesso à saúde de forma mais rápida e eficiente”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa. Na última quarta-feira (30) a SES lançou a 3ª fase do MS Saúde, que passa a incluir o tratamento odontológico para pacientes especiais em ambiente hospitalar que necessite de sedação, procedimentos relacionados a cirurgia de ombro e a ampliação dos atendimentos de procedimentos em urologia. A realização dos procedimentos no âmbito do projeto poderá ocorrer por meio do atendimento eventual e/ou de mutirões para procedimentos, com vigência de 01 de maio de 2025 até 31 de dezembro de 2025. “Cada exame, consulta e cirurgia realizados representam uma vida que ganha novas oportunidades, uma família que encontra alívio e esperança. Nosso compromisso é levar saúde de qualidade, com agilidade e humanidade, a todas as regiões do Estado, aproximando o atendimento de quem mais precisa”, destaca a superintendente de Gestão Estratégica da SES e coordenadora do programa MS Saúde, Maria Angélica Benetasso. Caberá às secretarias municipais de Saúde, juntamente com os estabelecimentos de saúde contratualizados pelo SUS, fazer a adesão ao projeto apresentando proposta de execução dos procedimentos ofertados, contendo a estimativa com a quantidade de procedimentos a serem executadas/mês e o quantitativo total a ser realizado durante a vigência do programa MS Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde avaliará as adesões enviadas, considerando a necessidade dos procedimentos com base na demanda reprimida e/ou na falta de acesso aos procedimentos na região de residência do paciente, em conjunto com o Cosems-MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), levando em consideração o número de habitantes da região e o valor do recurso para o Programa devidamente apresentado na CIB (Comissão de Intergestores Bipartite). O MS Saúde oferta aproximadamente 140 tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos em diversas especialidades, entre elas: oftalmologia, fissura labiopalatina, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, urologia, ginecologia e ortopedia. O programa realiza 74 tipos de exames diagnósticos, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros. Helton Davis, Comunicação SES
Em abril foram abertas 1.118 novas empresas em Mato Grosso do Sul, maior número para o mês
A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) registrou a abertura de 1.118 novas empresas no mês de abril, maior número para o mês em toda série histórica que se inicia em 2000. Em abril de 2024, pela primeira vez o Estado superou 1 mil registros de firmas em um mês (foram 1.038) e nos quatro primeiros meses desse ano, já somam 4.868 novas firmas, sendo que todos os meses ficaram com quantitativos acima da casa do milhar. O setor de Serviços continua abarcando a maior quantidade de novos registros. Foram 841 novas firmas de Serviços em abril, seguido do Comércio (233) e da Indústria (44). No ano os Serviços também lideram com 3.663 empresas, em segundo vem o Comércio (1.034) e a Indústria com 171. O presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, disse acreditar que o ritmo de crescimento da economia sul-mato-grossense continuará aquecido durante todo o ano. Ele observou que o mês de abril teve vários feriados longos e, mesmo assim, verificou-se um grande número de abertura de empresas. “Além disso, detectamos também uma redução no cancelamento e extinções de empresas, o que mostra que o setor continua aquecido e a expectativa é que esses números se mantenham”, concluiu. Entre os subsetores da economia, destacaram-se Atividades de Consultoria em Gestão Empresarial (39), Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (37), Atividades de Psicologia e Psicanalise (35), Promoção de Vendas (32), Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas (29), Atividade Odontológica (26), Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional (24), Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo não Especificados Anteriormente (24), Holdings de instituições não-Financeiras (21), Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet (20). Na distribuição regional, Campo Grande liderou a abertura de empresas em abril com 478, seguido de Dourados (125), Chapadão do Sul (69), Sonora (36), Ponta Porã (35), Três Lagoas (34), Corumbá (32), Naviraí (26), Maracaju (21), Nova Andradina e Sidrolândia (18), Aquidauana (17), Paranaíba (11), Caarapó e Costa Rica (10). João Prestes, Comunicação Semadesc
Prefeitura lança Maio Amarelo com foco na valorização da vida no trânsito
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), lançou na manhã desta segunda-feira (5) a edição 2025 da campanha Maio Amarelo. Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, o evento de abertura foi realizado na Escola Pública de Trânsito (EPT), na Vila Cuiabá, e reuniu autoridades, servidores, educadores e alunos da rede municipal. Durante o lançamento, o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, destacou a importância do envolvimento coletivo na construção de um trânsito mais seguro. “O trânsito é responsabilidade de todos”, enfatizou. “Precisamos desacelerar e respeitar as leis para evitar acidentes”, prosseguiu. “Educação, engenharia e fiscalização são pilares fundamentais, embora muitos não gostem de ser fiscalizados”, completou. Representando a Câmara Municipal, o vereador Márcio Pudim reforçou o papel do Legislativo nas discussões e criação de leis relacionadas à mobilidade urbana. “O respeito à sinalização e a empatia no trânsito devem ser permanentes”, argumentou. “Algumas decisões que parecem pequenas, como parar na faixa ou respeitar um semáforo, salvam vidas”, disse. Pudim também mencionou as mudanças implementadas no ano passado em semáforos da região central, que passaram a registrar infrações como avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre. Segundo ele, alguns segundos, no trânsito, fazem a diferença. “Se pensarmos de forma coletiva iremos melhorar o trânsito. Fazendo isso diminuímos acidente e multas”, reiterou o parlamentar. O prefeito Marçal Filho ressaltou que, embora maio seja o mês mais intenso da campanha, o trabalho de conscientização é constante. “A maioria dos acidentes não ocorre por falha mecânica, mas sim por erro humano”, observou o prefeito. “É a negligência às leis de trânsito que causa tragédias”, afirmou. O prefeito também destacou a contradição observada nas demandas da população: “As pessoas pedem asfalto novo e, logo em seguida, pedem quebra-molas porque não há o respeito aos limites de velocidade. O problema não é a via, é a conduta de quem dirige”, completou. Alunos das séries iniciais da Escola Municipal Joaquim Murtinho participaram da cerimônia com apresentações sobre a importância do respeito às regras de trânsito. Equipe da Sucata Cultural, parceira da ação Maio Amarelo, também encenou espetáculo educativo. Marçal elogiou o trabalho da Escola Pública de Trânsito da Agetran, que atua na formação das crianças. “Essa geração já está corrigindo os pais e cobrando boas atitudes no trânsito. A mudança de comportamento virá pela educação”, pontuou. Durante sua fala, o prefeito também comentou sobre as reclamações quanto a multas em semáforos do centro da cidade, que iniciaram no ano passado. Ele pediu à Agetran a instalação de placas informativas para alertar os motoristas. “Nosso objetivo não é arrecadar, mas evitar tragédias. Quem frequenta o Hospital da Vida vê quantas vagas são ocupadas por vítimas de acidente, por negligência humana no trânsito”, reforçou. A programação do Maio Amarelo em Dourados segue até o dia 31 de maio, com diversas ações educativas, incluindo blitzes, palestras, simulações de acidentes, atividades com simuladores de capotagem e impacto, entre outras intervenções em pontos estratégicos da cidade. Confira a programação: 07/05/2025 – Quarta-feira Palestra – SEGURANÇA VIÁRIA – Motoristas do transporte Escolar da REME Local: CAM – Centro Administrativo Municipal – Horário: 08h Parceiro: CETRAN, SEMED e Empresa GWA Transportes Programação: – Apresentação dos alunos do Projeto “Trânsito é assunto de Criança” – Escola Municipal Avani. – Fala das autoridades – Palestra: CETRAN 09/05/2025 – Sexta-feira Blitz Educativa – Homenagem ao Dia da Mães Local: Av. Marcelino Pires enfrente a Praça Antônio João – Horário: 09h Parceiros: Bombeiros do Amanhã, AMBEV, PM, PRF, Defesa Civil, DETRAN 11/05/2025 – Domingo Postagem de vídeo no instagram da AGETRAN em alusão ao Dia das Mães 13/05/2025 – Terça-feira Simulação de sinistro Local: Praça Antônio João. Horário: 7h30 Parceiro: DETRAN, Auto Escola Grand Prix , AMBEV, GMD, Defesa Civil, PM Ação Educativa com simulador de capotagem e simulador de impacto Local: Praça Antônio João. Horário: 08h Parceiros: Auto Escola Grand Prix , AMBEV, GMD, Defesa Civil, PM, DETRAN 14/05/2025 – Quarta-feira Blitz educativa com foco na prevenção de sinistros Local: Trevo da Bandeira Horário: 08h Parceiros: PRF, AMBEV, CCR, Defesa Civil, PM, DETRAN, PRF 14/05/2025 – Quarta-feira Ação: Mobilização Nacional – Maio Amarelo Local: Impasa Horário: Das 10h às 15h Ação realizada pelo SEST Senat 15/05/2025 – Quinta-feira Ação Educativa na Escola Local: CEIM de Vila Vargas Horário: 08h Parceiros: PRF, PM, DETRAN Apresentação do Sucata Cultural 16/05/2025 – Sexta-feira Ação: Mobilização Nacional – Maio Amarelo Local: Aldeia Bororó Horário: Das 08h às 11h30 Ação realizada pelo SEST Senat Parceiro: AGETRAN 20/05/2024 – Terça-feira Blitz Educativa- SEGURANÇA VIÁRIA Local: Marcelino Pires. em frente à Rodoviária Horário: 14h Parceiros: Guarda-Mirim, AMBEV, PRF, Defesa Civil, PM, DETRAN 20/05/2025 – Terça-feira Ação: Mobilização Nacional – Maio Amarelo Local: Bunge Horário: Das 07h às 11hs – Ação realizada pelo SEST Senat Parceiro: AGETRAN 21/05/202 – Quarta-feira Palestra – Pequenos no tamanho, grandes no trânsito Local: Escola Municipal Laudemira C. de Melo. Horário: 13h30 21/05/2025 – Quarta-feira Ação: Mobilização Nacional – Maio Amarelo Local: Cadiesel Horário: Das 07h às 11 h Ação realizada pelo SEST Senat Parceiro: AGETRAN 22/05/202 – Quinta-feira Blitz Educativa – Orientação aos condutores sobre os cuidados necessários para uma direção segura, especialmente sobre os impactos que o desrespeito ao limite de velocidade. Local: Av. Marcelino Pires, 6701 (Próximo ao Monumento ao Colono) Horário: 9h. Parceiro: LEVE MAX Super Atacado, AMBEV, GM, PM, DETRAN, PRF 22/05/2025 – Quarta-feira Ação: Mobilização Nacional – Maio Amarelo Local: UNIGRAN Horário: Das 17h30 às 20h30 Ação realizada pelo SEST Senat 23/05/2025 – Sexta-feira Palestra – Pequenos no tamanho, grandes no trânsito – Alunos da Escola Municipal Avani (60 alunos) Local: Escola Pública de Trânsito – EPT Horário: 08h 27/05/2025 – Terça-feira Blitz Educativa Local: MS 156 – Avenida Próximo a travessia do Jardim Guaicurus Serão abordados, motoristas e pedestres para orientação quanto aos cuidados com a segurança devido aos sinistros ocorridos no local e sensação de insegurança que a população relata. Horário: 06h Parceiros: AMBEV, PM, DETRAN, PRF, Defesa Civil 27/05/202 – Terça-feira Palestra – Segurança no Trânsito Local: Escola
DOF apreende veículo com mais de R$ 480 mil em produtos ilegais
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quinta-feira (1), em Fátima do Sul, uma VW Amarok carregada com materiais de descaminho. Na ação, um homem de 45 anos foi detido. Os militares realizavam policiamento na MS-278, área rural do município, quando visualizaram um veículo suspeito em alta velocidade. Foi iniciado o acompanhamento tático, conseguindo abordar o motorista no perímetro urbano de Vicentina. Questionado, ele alegou que estaria carregado com mercadoria de origem estrangeira. No interior do automóvel foram encontrados 558 aparelhos de telefone celular e 25 aspiradores de pó robô. Os materiais apreendidos, avaliados em R$ 482 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dourados.
Dourados recebe Música Poética com Orquestra de Câmara do Pantanal
Dourados vai receber nesta quarta-feira (7), às 20h, no Cine Auditório Wilson Biasotto da UFGD, localizado à Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso, o espetáculo Música Poética com a Orquestra de Câmara do Pantanal, uma jornada artística que une música, dança e poesia em uma homenagem à cultura do Mato Grosso do Sul. Idealizado e realizado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, o projeto promove apresentações com entrada gratuita, reunindo dois ícones da música sul-mato-grossense, Geraldo Espíndola e Márcio De Camillo, acompanhados, também, pela Cia de Dança do Pantanal. O projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital do Governo do Estado, fomentado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, com execução da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) e do Governo do Estado, que vêm incentivando cada vez mais ações culturais em diversas regiões do MS. A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Cultura, é parceira do projeto e também tem o apoio cultural da Fundação de Cultura de Corumbá, Sesc MS, Sicredi, UFMS, CPAN, UFGD, Uems e Criatto Produções, entre outros parceiros que contribuem para a valorização da arte e da cultura sul-mato-grossense. Com um repertório que vai de canções marcantes como “Me Deixar Levar”, “Quiquio”, “É Necessário” e “Vida Cigana” até a inédita “A Terra e uma Canção”, o show costura a trajetória de dois compositores que traduzem a alma do Mato Grosso do Sul em sons e palavras. As apresentações também contam com coreografias que transformam o palco em paisagem viva, explorando os gestos, o corpo e o pertencimento. Para Márcio De Camillo, o espetáculo é o resultado de uma conexão artística profunda com Geraldo Espíndola, com quem compôs a canção inédita A Terra e uma Canção, além da participação da Orquestra de Câmara do Pantanal e da Cia de Dança do Pantanal, formadas por talentos do Instituto Moinho Cultural. “É uma emoção indescritível estar ao lado de um mestre como Geraldo Espíndola, unindo nossas vozes e gerações em uma canção que traduz nosso amor pela natureza e a urgência de preservá-la”, ressalta. Ele fala sobre a concepção do projeto, “Criamos esse espetáculo como uma celebração viva da nossa cultura, da nossa terra e da arte que nos move”, continua. “E é uma imensa alegria sermos acompanhados pela Orquestra de Câmara e pela Companhia de Dança do Pantanal, que elevam esse momento com sua arte e sensibilidade. É arte, é educação, é vida que se transforma em celebração!”, completa Márcio. Para Geraldo Espíndola, o espetáculo também representa um encontro potente entre talentos do Mato Grosso do Sul. “Esse é um espetáculo que reúne três das coisas mais lindas que temos para mostrar em Corumbá e no Pantanal: a arte do Moinho Cultural por meio da dança e da orquestra, formada por talentos que nasceram e cresceram dentro do próprio Moinho — e eu sou testemunha disso. Também une a minha obra com a do grande compositor e músico Márcio De Camillo, em um encontro artístico muito especial. É um espetáculo emocionante e vibrante, que, na minha opinião, merece ser visto pelo mundo inteiro”, declarou. SOBRE O MOINHO CULTURAL Fundado há 21 anos, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano é uma organização da sociedade civil que atua nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio de acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena. Desde o início das atividades, mais de 25 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela instituição. O Moinho Cultural tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, além do patrocínio da BTG Pactual, LHG Mining, Suzano, Too Seguros e RealH. O projeto tem parceria com Criança Esperança, J.Macêdo, Fecomércio – Sesc, Sicredi, Sebrae e Sesi, apoio cultural Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e Governo do Mato Grosso do Sul, parceria institucional da Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.








