A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (7/5), a Operação Blacklist com o objetivo de combater organização criminosa atuante no tráfico transnacional de drogas e armas de fogo, roubos e corrupção de agentes públicos. Durante as investigações ficou registrado que a ORCRIM adquiria drogas e de armas no Paraguai, internacionalizava os ilícitos em Mato Grosso do Sul e os direcionava para São Paulo. Em um segundo momento, parte da droga era encaminhada ao continente europeu. A operação Blacklist é um desdobramento da Operação Licantropia, deflagada em maio de 2023 que descobriu um esquema de utilização de mulheres jovens como “mulas” para o tráfico internacional de cocaína. Na operação de hoje, o foco está na liderança da ORCRIM que atua na fronteira. Foram expedidos pela Justiça Federal de Ponta Porã/MS 9 Mandados de Prisão Preventiva e 9 mandados de Busca e Apreensão cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Ribeirão Preto/SP, Campo Grande/MS, Dourados/MS e Ponta Porã/MS, ao passo que também se registra a expedição de 4 Mandados de Busca e Apreensão pela Justiça Estadual de Ponta Porã/MS. Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidas munições em São Paulo, uma arma de fogo em Dourados/MS e quatro armas em Ponta Porã/MS. Também em Ponta Porã foram apreendidos três veículos. Em um dos locais investigados, foi encontrada uma impressora 3D que estaria sendo utilizada para a fabricação de acessórios e peças de armas de fogo. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (7/5), a Operação Blacklist com o objetivo de combater organização criminosa atuante no tráfico transnacional de drogas e armas de fogo, roubos e corrupção de agentes públicos. Durante as investigações ficou registrado que a ORCRIM adquiria drogas e de armas no Paraguai, internacionalizava os ilícitos em Mato Grosso do Sul e os direcionava para São Paulo. Em um segundo momento, parte da droga era encaminhada ao continente europeu. A operação Blacklist é um desdobramento da Operação Licantropia, deflagada em maio de 2023 que descobriu um esquema de utilização de mulheres jovens como “mulas” para o tráfico internacional de cocaína. Na operação de hoje, o foco está na liderança da ORCRIM que atua na fronteira. Foram expedidos pela Justiça Federal de Ponta Porã/MS 9 Mandados de Prisão Preventiva e 9 mandados de Busca e Apreensão cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Ribeirão Preto/SP, Campo Grande/MS, Dourados/MS e Ponta Porã/MS, ao passo que também se registra a expedição de 4 Mandados de Busca e Apreensão pela Justiça Estadual de Ponta Porã/MS. Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidas munições em São Paulo, uma arma de fogo em Dourados/MS e quatro armas em Ponta Porã/MS. Também em Ponta Porã foram apreendidos três veículos. Em um dos locais investigados, foi encontrada uma impressora 3D que estaria sendo utilizada para a fabricação de acessórios e peças de armas de fogo. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (7/5), a Operação Blacklist com o objetivo de combater organização criminosa atuante no tráfico transnacional de drogas e armas de fogo, roubos e corrupção de agentes públicos. Durante as investigações ficou registrado que a ORCRIM adquiria drogas e de armas no Paraguai, internacionalizava os ilícitos em Mato Grosso do Sul e os direcionava para São Paulo. Em um segundo momento, parte da droga era encaminhada ao continente europeu. A operação Blacklist é um desdobramento da Operação Licantropia, deflagada em maio de 2023 que descobriu um esquema de utilização de mulheres jovens como “mulas” para o tráfico internacional de cocaína. Na operação de hoje, o foco está na liderança da ORCRIM que atua na fronteira. Foram expedidos pela Justiça Federal de Ponta Porã/MS 9 Mandados de Prisão Preventiva e 9 mandados de Busca e Apreensão cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Ribeirão Preto/SP, Campo Grande/MS, Dourados/MS e Ponta Porã/MS, ao passo que também se registra a expedição de 4 Mandados de Busca e Apreensão pela Justiça Estadual de Ponta Porã/MS. Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidas munições em São Paulo, uma arma de fogo em Dourados/MS e quatro armas em Ponta Porã/MS. Também em Ponta Porã foram apreendidos três veículos. Em um dos locais investigados, foi encontrada uma impressora 3D que estaria sendo utilizada para a fabricação de acessórios e peças de armas de fogo.
Investimento industrial fortalece economia de MS e reflete na geração de emprego e renda
Com investimentos significativos na área econômica, Mato Grosso do Sul se consolida nacionalmente com ações que tornam o cenário estadual favorável para atração de indústrias de diferentes matrizes econômicas que contribuem na geração de emprego e renda. A projeção de crescimento para o Estado é de 4,8% em 2025, de acordo com a Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil. Previsão que destaca a força e o potencial de MS, e o coloca na liderança do Brasil para este ano, com implicações positivas para o desenvolvimento e fortalecimento econômico. O governador Eduardo Riedel participou da coletiva de imprensa da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) – na manhã desta quarta-feira (7) –, onde foram apresentados o ‘Panorama Industrial’ e o Observatório da Indústria de MS, e foi anunciado o Fórum Lide COP-30, que será realizado em Bonito (no dia 30 de maio). “Tudo que tem acontecido no Estado é consequência de um grande trabalho que envolve os setores privado e público, além da política. Eu destaco muito sempre a harmonia entre os poderes em torno dos quatro grandes eixos que são próspero, verde, digital e inclusivo, eles são fundamentais para que a gente avance. Somos o Estado que mais vai crescer no Brasil, com pleno emprego”, disse Riedel. Como reflexo do compromisso com a sustentabilidade e a transição para uma matriz elétrica mais limpa, Mato Grosso do Sul aumentou em 11%, no ano passado, a capacidade instalada total de energia. Desse total, as fontes renováveis correspondem a 94% da capacidade instalada, com a energia hídrica representando mais da metade desse grupo, seguido pela biomassa – com praticamente um quarto da produção local – e pela energia solar. As fontes fósseis, por sua vez, representam apenas 5,9% do total. Com indústria de transformação que mais cresceu no país na última década e meia, o Estado se tornou estratégico para a diversificação da matriz de produção e para o crescimento sustentável. “O Mato Grosso hoje é o estado que mais recebe investimentos privado no país. Nós temos aí um portfólio total de mais de R$ 105 bilhões e que obviamente gera essa perspectiva que nós temos para 2025, que o Estado de Mato Grosso do Sul tem um crescimento de 4,8%. E a força desse crescimento está, na verdade, no investimento privado, que tem gerado toda a capacidade de desenvolvimento e geração de emprego”, afirmou o secretário Jaime Verruck (Semadesc). Mato Grosso do Sul está entre os estados mais competitivos do Brasil, trabalhando com a menor alíquota modal geral de ICMS em vigor no país. O Estado tem incentivos concedidos às indústrias que se instalarem ou ampliarem suas instalações, de até 67% do ICMS devido, pelo prazo de até 31 de dezembro de 2032. “A indústria do Estado vem se consolidando a cada dia, mostrando que o nosso planejamento industrial está dando certo. Vivemos hoje um Mato Grosso do Sul diferenciado, criamos aqui um ambiente de negócios muito importante onde empresas e empresários são bem recebidos onde a máquina pública funciona no ritmo necessário, é uma prática. O Estado é um parceiro, como muitas prefeituras também, para que possam receber essas empresas, atendendo a necessidade de cada segmento”, afirmou o presidente da Fiems, Sérgio Longen. COP-30 O secretário Rodrigo Perez (Segov), além da equipe da Fiems, também participou da coletiva. Na ocasião, também foi anunciado o Fórum LIDE COP-30, que acontecerá no dia 30 de maio em Bonito, reunindo autoridades, especialistas e lideranças empresariais para discutir temas como transição energética, descarbonização da economia, desenvolvimento sustentável e o protagonismo brasileiro na COP-30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA). A escolha de Bonito como sede do Fórum é simbólica e estratégica. O município é reconhecido mundialmente como santuário ecológico, referência em turismo sustentável e preservação ambiental, com práticas consolidadas de controle de visitação, uso racional dos recursos naturais e valorização da biodiversidade. “O Lide em Bonito é para que a gente possa fazer uma discussão em relação à questão do desenvolvimento e prosperidade, atrelado à sustentabilidade. Nós não abrimos mão disso e é fácil fazer isso num estado como o Mato Grosso do Sul, num país como o Brasil. O evento vai ter essa função, de trazer o pensamento brasileiro e global sobre a sustentabilidade, até para nos posicionarmos na COP30 da maneira adequada”, disse Riedel. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Marçal discute com diretores da GOL volta de voos comerciais em Dourados
O prefeito Marçal Filho se reuniu na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, com executivos da GOL Linhas Aéreas para discutir a retomada da operação da empresa em Dourados. Acompanhado pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo, que está a frente dos procedimentos administrativos para homologação do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o prefeito recebeu dos executivos a informação que a GOL voltará a operar em Dourados tão logo o aeroporto esteja liberado para receber voos comerciais. “Saí da reunião muito otimista, já que os executivos deixaram claro que o município sempre foi uma boa rota para a empresa e que a volta dos voos é questão de tempo”, comemorou Marçal Filho. Nos próximos dias a Agência Nacional de Aviação Civil deve realizar a vistoria técnica no Aeroporto Regional para homologar as operações comerciais. Pousos e decolagens de aviões de grande porte estão liberados desde que Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Força Aérea Brasileira aprovou as duas cabeceiras da nova pista. “Faltam apenas detalhes técnicos para a liberação de voos comerciais em Dourados, mas em pouco tempo tanto a Anac quanto o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deverão homologar o Aeroporto Regional”, ressalta o prefeito. Na sede da GOL na manhã desta quarta-feira (7), Marçal Filho e Luís Roberto Martins de Araújo foram recebidos pelo diretor de Planejamento de Malha Aérea e Infraestrutura, Rafael Moreira Mello Araújo, pelo diretor executivo de Planejamento de Malha Aérea, Bruno Balan, e pelo especialista em Relações Institucionais da GOL, Narcos Tognato. A Superintendência de Operações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) acompanhou a reunião, já que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está sob gestão da estatal. “Foi uma reunião muito proveitosa, onde deixei claro aos executivos que a Prefeitura de Dourados irá oferecer todas as condições possíveis para que a empresa volte a operar na nossa cidade”, observou Marçal Filho. Ao deixar a sede da GOL Linhas Aéreas, o prefeito lembrou que logo nas primeiras semanas de governo esteve em São Paulo para conhecer os projetos de operação da Azul Linhas Aéreas. Na ocasião, Marçal Filho esteve acompanhado pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB) e foi recebido por Cesar Grandolfo, diretor de Relações Institucionais da Azul; Amanda Fortaleza, gerente de Relações Institucionais; Isabela Bettini, gerente Tributária e Fernando Mattia, gerente de Relações Institucionais. A exemplo do que aconteceu neste dia 7 de maio, na reunião com a Azul o prefeito recebeu a garantia que tão logo a pista seja homologada pela Anac e liberada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, a empresa voltaria a operar em Dourados com voos direto para São Paulo. “Primeiro foi a Azul e agora a GOL e outras empresas regionais aéreas já demonstraram interesse em operar na nossa cidade”, pontuou Marçal Filho. “Isso é excelente, porque quanto maior a concorrência, melhor será o serviço prestado e mais justa será a tarifa cobrada”, completou o prefeito. A sinalização positiva de Azul e GOL é mais um passo no trabalho exaustivo que a equipe da Prefeitura de Dourados está fazendo para reativar os voos comerciais depois do Aeroporto Regional ter permanecido fechado por quase 4 anos. Foram audiências no Ministério de Portos e Aeroportos, na Agência Nacional de Aviação Civil, na Infraero, enfim, com todos os agentes indispensáveis para a operação do aeroporto. HISTÓRICO A Azul Linhas Aéreas iniciou as operações em Dourados em fevereiro de 2013 e rapidamente viu seus voos diários com ocupação total. Eram dois voos diários, um na madrugada e outro à tarde, de segunda a sexta-feira, com aeronave ATR 72-600, de 70 assentos. Na sequência passou a operar com voos também nos finais de semana, sempre lotados. A empresa encerrou as atividades em maio de 2021, quando tiveram início das obras de reconstrução da pista de pouso e decolagem. A GOL Linhas Aéreas passou a operar no Aeroporto Regional de Dourados em maio de 2019, ligando a cidade ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com dois voos diários e diretos em aeronaves Boeing 737-700 Next Generation com capacidade para até 138 passageiros. A empresa também encerrou as operações quando o aeroporto foi fechado para reformas, em maio de 2021.
Governo de Mato Grosso do Sul amplia leitos e cirurgias ortopédicas para desafogar atendimentos
Com foco no enfrentamento das doenças respiratórias e na sobrecarga de atendimentos ortopédicos, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), autorizou a ampliação de 32 novos leitos hospitalares e um aumento significativo na oferta de cirurgias ortopédicas e gerais, tanto de urgência e emergência quanto eletivas. A estratégia contempla unidades de Campo Grande e Três Lagoas, fortalecendo a rede pública no período de maior demanda assistencial. Em Campo Grande, o Hospital São Julião terá a inclusão de 12 leitos de clínica médica no convênio vigente com o município. O atendimento será regulado via urgência e emergência, com exigência de resposta rápida às solicitações da regulação e atualização da disponibilidade de leitos três vezes ao dia. No município de Três Lagoas, o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé receberá 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica, ampliando a capacidade de atendimento intensivo a crianças. Já o Hospital Auxiliadora, também em Três Lagoas, contará com a implantação de 10 leitos de Unidade Intermediária de Pediatria, que atenderão de junho a agosto fortalecendo a linha de cuidado infantil na região e garantindo suporte especializado no tratamento de síndromes respiratórias. As autorizações estão formalizadas em ofícios enviados pela SES à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), com detalhamento da distribuição, critérios de regulação e valores de incentivo feitos por meio de termo aditivo em elaboração. “Essa medida é uma resposta direta à população que sofre com a falta de leitos neste período de alta incidência de doenças respiratórias. Estamos fortalecendo a rede nos pontos de maior demanda para garantir atendimento oportuno e seguro”, afirma o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa. Cirurgias ortopédicas Como parte da estratégia para reduzir a dependência da Santa Casa de Campo Grande nos atendimentos ortopédicos, a SES autorizou o aumento da produção de cirurgias ortopédicas e gerais no Hospital Adventista do Pênfigo, unidade contratualizada pelo Estado. “A ampliação cirúrgica no Pênfigo é estratégica porque nos permite desafogar os grandes hospitais e garantir fluxo mais eficiente aos pacientes que aguardam procedimentos eletivos. Essa redistribuição alivia o sistema e melhora os tempos de resposta”, avalia a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro. O detalhamento consta no ofício encaminhado à Sesau e prevê os seguintes volumes mensais: 80 cirurgias gerais; 80 procedimentos de Terapia Ortopédica Eletiva (TOE) pós-fixado e 80 cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade, sendo 40 de alta complexidade. Além disso, estão previstos incentivos mensais para os serviços já contratualizados na unidade – 40 leitos clínicos e 15 leitos de UTI Adulto. Elas abrangerão tanto os procedimentos de urgência e emergência quanto os eletivos. “Estamos focados em um trabalho conjunto entre a SES, os municípios e os hospitais, pois só com uma rede colaborativa conseguiremos enfrentar os desafios das doenças respiratórias e das necessidades ortopédicas, que afetam grande parte da população. A ampliação dos leitos e das cirurgias ortopédicas e gerais são passos importantes para descentralizar o atendimento, promovendo um sistema de saúde mais equilibrado, com maior capacidade de resposta e com o objetivo de garantir mais vagas para quem precisa de atendimento urgente”, resume a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso. Danúbia Burema, Comunicação SES
Prefeitura capacita motoristas do transporte escolar para garantir segurança viária
Com o tema ‘Desacelere, seu bem maior é a vida’, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), com parcerias da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS) e da empresa GWA Transportes Escolares, reuniu na manhã desta quarta-feira (07), motoristas de transporte escolar do município para assistirem palestra sobre segurança de trânsito. A ação aconteceu no auditório ‘Dr. José Cerveira’ do Centro Administrativo Municipal e faz parte da programação do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. A atividade foi aberta com encenação de alunos integrantes do projeto “Educação para o trânsito é assunto de criança”, desenvolvido pela Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as crianças sobre segurança no trânsito. Idealizadora do projeto, a professora Rosângela Fernandes destacou a importância de educar as crianças para que entendam a importância das leis e desenvolvam valores como empatia, respeito e amor ao próximo. Representando o prefeito Marçal Filho, que cumpre agenda na capital paulista para tratar da retomada de voos comerciais no aeroporto de Dourados, o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, afirmou que a toda a programação do Maio Amarelo tem como foco principal a redução dos acidentes e mortes no trânsito, “pensando no bem maior e, neste momento em especial, os alunos da rede pública de ensino de Dourados”. O diretor elogiou a apresentação dos alunos e sugeriu que outras escolas tomem como exemplo a iniciativa visando contribuir na educação para um trânsito mais humano. “O prefeito Marçal Filho tem enfatizado em suas falas a questão da educação para o trânsito e a nossa programação busca avançar cada vez mais nesta direção. O Maio Amarelo deste ano se coloca como marco na luta diária de preservação da vida, pois o bem maior é a vida”, pontuou Juscelino. Membros da Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara de Dourados, os vereadores Rubens Prates e Márcio Pudim falaram da atuação do legislativo municipal em relação ao trânsito local e destacaram que campanhas como o Maio Amarelo devem ser contínuas e a vigilância permanente no sentido de coibir abusos e desrespeito às regras. Já o secretário-adjunto de Educação, professor José Vicente Tardivo salientou que o prefeito Marçal Filho vem realizando um trabalho humanizado, focando no cuidado com as pessoas e na construção de uma cidade harmônica e aprazível para todos seus habitantes. Ele também destacou o trabalho dos motoristas do transporte escolar na condução das crianças até às escolas e das escolas até suas casas, “um cotidiano de dignidade, consciência e respeito à vida”. PALESTRA Convidado para proferir palestra aos condutores, o coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul Marcelo Cansanção Silveira, que comandou o pelotão de trânsito de Dourados no início dos anos 2000, abordou o tema “Segurança no trânsito para o motorista do transpor escolar”, com ênfase na “responsabilidade e orgulho de conduzir o futuro”. Conselheiro do Cetran-MS, cel. Marcelo Silveira, após destacar a importância de Dourados no contexto estadual, fez comparativo do quantitativo populacional e o número de veículos do município. Considerando Dourados com 243.367 habitantes, de acordo com o mais recente Censo do IBGE, e a existência de 187.073 veículos registrados no Detran, constata-se que os veículos representam mais de 76% da população, ou quase um veículo por morador. Dourados, segundo dados do Detran, conta com 860 veículos de transporte escolar, entre ônibus e microônibus, e um total aproximado de 8 mil condutores habilitados na categoria D. “É muito importante que os condutores tenham acesso à educação, à formação constante, que conheçam de fato a legislação de trânsito,para uma condução segura, que contribua para a preservação de vidas”, mencionou o coronel Marcelo Silveira. PRÓXIMOS EVENTOS As próximas atividades da programação do Maio Amarelo são: manhã de sexta-feira, 9, blitz educativa na Avenida Marcelino Pires, em frente à Praça Antônio João; terça-feira, 13, simulação de sinistro e ação educativa com simulador de capotagem e simulador de impacto, na Praça Antônio João. Na quarta-feira, 14, blitz educativa com foco na prevenção de sinistros, no Trevo da Bandeira; quinta, 15, Ação Educativa no Ceim de Vila Vargas e, na sexta, 16, Mobilização Nacional – Maio Amarelo, na Aldeia Bororó.
Yuri cobra da Energisa plano contra apagões em Dourados e distritos
Durante a visita institucional do assessor da Energisa, Giovani Moura, à Câmara Municipal de Dourados na última segunda-feira (5), o vereador Rogério Yuri (PSDB) apresentou uma série de demandas prioritárias da população, com atenção especial aos bairros mais afetados por quedas de energia e aos distritos do município, onde os problemas são agravados por condições climáticas adversas. Em sua fala, Rogério Yuri destacou a recorrência dos apagões em diversas regiões urbanas de Dourados, além da preocupação com os distritos, que enfrentam interrupções ainda mais frequentes devido aos ventos fortes e à vulnerabilidade da rede elétrica local. “Temos relatos constantes de moradores de distritos como Ithaum, Assentamento Amparo e Lagoa Grande, Vila Vargas, Macaúba e Panambi, que ficam horas no escuro sempre que há uma ventania. A situação é ainda mais crítica por se tratar de áreas rurais, com maior distância dos centros de manutenção”, alertou o vereador. Yuri reforçou que a energia elétrica é essencial não só para o conforto das famílias, mas também para a produtividade do campo e o funcionamento de pequenos empreendimentos e para a segurança pública. O parlamentar elogiou a iniciativa da Energisa em se aproximar da Câmara de Vereadores e sugeriu a divulgação de um plano de ação específico para os distritos, com reforço na estrutura da rede e maior agilidade nas respostas em caso de interrupções. “É preciso pensar em medidas preventivas, não apenas corretivas. Estamos falando da dignidade de quem mora longe do centro, mas que paga a mesma tarifa e merece o mesmo respeito.” O assessor Giovani Moura explicou que a Energisa está ciente dos desafios e que vem realizando investimentos em manutenção preventiva, poda de árvores próximas à rede e substituição de equipamentos. Ele reconheceu que os eventos climáticos extremos têm afetado o sistema, especialmente em áreas mais expostas, como os distritos, e se comprometeu a levar as demandas ao setor responsável por planejamento de expansão e manutenção.
Defesa Civil passa a atender até às 19h durante a semana
A Defesa Civil de Dourados passa a atender das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, na base situada em anexo ao Parque Antenor Martins, região do Grande Flórida, a partir desta quarta-feira (07). O horário de atendimento anterior era das 7h às 13h e, diante da demanda existente, a mudança foi efetuada com objetivo de atender com maior celeridade à população. O coordenador da Defesa Civil, Johnes Aniceto Santana, cita que a medida foi estruturada juntamente a equipe, que notou a necessidade da ampliação do horário dos serviços e, por determinação do prefeito Marçal Filho, que preza pelo compromisso com a segurança da comunidade. “Nossa prioridade é dar agilidade no atendimento às ocorrências e contar com um horário mais amplo também era um pedido do prefeito e, por meio de readequação conseguimos alcançar o objetivo sem gerar ônus”, cita. Aos finais de semana e feriados, o sistema de atendimento em regime de plantão permanece. A equipe da Defesa Civil atua no corte de árvores que estejam caídas na via pública e comprometam o acesso de moradores às suas residências e situações semelhantes; inundações, alagamentos e enxurradas; monitoramento do clima e do tempo; vistorias técnicas em imóveis e áreas de risco, emissão de pareceres, relatórios técnicos, boletins de atendimento, bem como interdição e desinterdição de locais que apresentem riscos a vida de pessoas e animais; bem como presta apoio a outras secretarias em ações conjuntas de segurança e prevenção e a comunicação de alerta à população em situações de risco iminente. Em 2025, a média de atendimentos da equipe chega a 60 por mês. Promover ações preventivas para evitar ou minimizar os impactos de desastres; monitorar e identificar riscos e vulnerabilidades no município, planejar e executar ações de resposta imediata a situações emergenciais; coordenar o apoio técnico e logístico durante ocorrências; integrar esforços com órgãos públicos, instituições e a comunidade; capacitar a equipe técnica e voluntários por meio de treinamentos e cursos são alguns dos direcionamentos da Defesa Civil. O contato para emergência: 199.
Polícia Civil desmantela esquema de tráfico de drogas que usava empresas como fachada em Dourados
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Dourados, desmantelou nesta terça-feira (6) um esquema de tráfico interestadual de drogas que utilizava empresas do ramo alimentício como fachada para o transporte e distribuição de entorpecentes oriundos da fronteira com o Paraguai. Após cerca de duas semanas de investigação, os policiais passaram a monitorar um estabelecimento localizado no bairro Jardim Água Boa. O local apresentava indícios de que cargas de drogas estavam sendo entregues disfarçadas entre produtos alimentícios refrigerados. Na manhã de ontem, os investigadores flagraram uma van descarregando caixas no local, sendo possível visualizar, do lado de fora, tabletes prensados de cor esverdeada. Durante a abordagem, um dos envolvidos, Renan Silva Nascimento, 34 anos, morador em Dourados, e proprietário de uma hamburgueria, foi preso dentro do imóvel, onde foram encontradas nove caixas com 150 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 150 kg da droga. Simultaneamente, a van utilizada na entrega foi localizada na região da Praça do Cinquentenário. No veículo estavam Anderson Moreira Rosa, 37 anos e Maurício Martins da Paixão, 47 anos, residentes em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, que também foram presos em flagrante. À equipe policial, ambos negaram conhecimento sobre a carga ilícita. O veículo foi apreendido e levado à Delegacia de Polícia Civil. As caixas que transportavam a droga estavam misturadas a produtos cárneos e eram semelhantes aos ainda presentes na van. A estimativa é que o prejuízo ao crime organizado supere os R$ 6 milhões. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos, inclusive possíveis responsáveis por empresas usadas no esquema logístico.
Fogo Zero: campanha de combate a incêndios é lançada e destaca trabalho do Governo de MS
Com mais de 1,8 milhão de hectares de floresta plantada, Mato Grosso do Sul ultrapassou São Paulo e ocupa a segunda posição no ranking nacional da cultura e com previsão de crescimento que pode colocar o Estado no topo dentro de poucos anos, tendo em vista os projetos em implantação de novas fábricas de celulose na Costa Leste. Paralelo a essa realidade, os produtores revigoram os esforços para combater o maior inimigo das florestas – sejam plantadas ou nativas: os incêndios florestais. Todos os anos é desenvolvida uma campanha de conscientização promovida pela Reflore MS – a Associação dos Plantadores e Compradores de Florestas Plantadas – e que tem apoio de diferentes atores sociais, entre os quais o Governo do Estado, através da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Na 13ª edição, a campanha Fogo Zero foi lançadaterça-feira (6), no auditório da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) cujo slogan busca aprofundar o significado da iniciativa: “Mais que uma campanha. Um propósito”. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção aos incêndios florestais e sensibilizar a sociedade, especialmente nas áreas de floresta plantada, afirmou o presidente da Associação, Junior Ramires. A campanha prevê a fixação de placas educativas, distribuição de cartilhas e flyers, e a realização de cursos de capacitação em prevenção e combate a incêndios. Só nos anos de 2021 a 2024, foram realizados 219 cursos dessa natureza envolvendo mais de 2,1 mil alunos. Relembrando o início das campanhas da Reflore, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, disse que “há 13 anos as pessoas não viam perigo no fogo. Hoje o tema envolve a todos. Vimos que é uma pauta essencial ao desenvolvimento do Estado”. O secretário executivo afirmou que o foco do Governo do Estado não está mais nas ações de combate. “É preciso ter a consciência de que devemos agir para que o incêndio não aconteça”. O coronel Adriano Noleto Rampazo, subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, enfatizou que o Estado está preparado e já desenvolveu know how na área, tanto que no ano passado foram registrados mais de 11 mil focos de calor, porém a área queimada foi metade da verificada em 2020, quando os focos de calor foram em menor quantidade, porém o Pantanal viveu sua maior catástrofe dos últimos anos. “Já estamos com 50 homens dentro do Pantanal, nas bases, e a Força Nacional já chegou para nos apoiar nas ações. Temos 40 homens da Força Nacional fazendo a ambientação”, frisou. Apesar das frequentes chuvas até fim de abril, a previsão não é favorável para a região do Pantanal, segundo dados compilados pelos técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc. A partir de maio as chuvas devem ficar mais escassas e fatores como altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos fortes podem se repetir na região do Pantanal, tornando o ambiente propício para propagação do fogo. João Prestes, Comunicação Semadesc








