A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab), vai realizar na próxima quinta-feira (15) a 7ª Conferência Municipal das Cidades, etapa preparatória para a 7ª Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul e a 6ª Conferência Nacional das Cidades, agendada pelo Ministério das Cidades para o mês de outubro, em Brasília. O evento de Dourados acontecerá durante todo o dia – das 7h30 às 17h30 -, no anfiteatro do bloco 10 da Unigran. O credenciamento será feito no dia da Conferência, das 7h30 às 8h, porém, o pré-credenciamento já pode ser feito, até segunda, dia 12, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfU07v0bQMEzFGtnCMyLJFY2jF-ldKZL2bDHkxSGf1lIFhKug/viewform A Conferência das Cidades é uma instância de participação social que visa fortalecer a democracia nas decisões sobre o futuro das cidades brasileiras e sua realização é prevista por normas federais e estaduais. A conferência local seguirá o tema nacional definido para este ciclo: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O objetivo é promover debates entre representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades organizadas, com foco em políticas públicas de habitação, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. O secretário municipal de Planejamento Fábio Luís da Silva vê o evento como uma oportunidade ímpar para os entes envolvidos discutirem o planejamento do futuro de Dourados. “O objetivo da Conferência é promover o diálogo e a participação social na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano”, diz, destacando a importância do evento no contexto das políticas urbanas do município. CONFERÊNCIA NACIONAL Depois de 10 anos sem acontecer, o Ministério das Cidades convocou a 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, que será realizada no mês de outubro, em Brasília. A realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades é mais um passo dado pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico. A Conferência se desdobra em etapas Municipal, Estadual/Distrital e Nacional. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da 6ª Conferência Nacional das Cidades para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano no Brasil, que o encontro tem como objetivo debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida nos municípios. A organização da Conferência Nacional das Cidades é um processo estruturado e participativo que inclui a realização de conferências municipais e estaduais, espaços onde os cidadãos têm a oportunidade de debater e apresentar propostas para suas cidades. Nas conferências, autoridades locais e estaduais, especialistas, acadêmicos, representantes de entidades da sociedade civil e cidadãos engajados se encontram para debater temas como o planejamento urbano, moradia, transporte, saneamento, meio ambiente e outros elementos da vida urbana.
Inspetor Cabral sugere consórcio regional e telemedicina para melhorar a saúde pública
O vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou uma indicação, na última sessão da Camara de Vereadores, apontando soluções estruturais e organizacionais para a melhoria da saúde pública no município e em toda a região. Entre os principais pontos da proposta está a criação de um Consórcio Regional de Saúde, com o objetivo de viabilizar uma gestão compartilhada e sustentável do Hospital Regional de Dourados. A iniciativa visa garantir que os municípios vizinhos, que também utilizam os serviços da unidade, participem ativamente do custeio e da administração do hospital. “A sobrecarga no Hospital da Vida é uma realidade que precisa ser enfrentada com planejamento e responsabilidade regional. Dourados não pode continuar arcando sozinha com uma demanda que ultrapassa seus limites geográficos”, pontuou o vereador. Além disso, o parlamentar também sugeriu a implantação de Centros Regionais de Telemedicina, que possibilitariam a integração entre médicos da atenção básica e especialistas, por meio de atendimentos virtuais. A medida tem o potencial de agilizar diagnósticos, reduzir as filas por consultas especializadas e tornar o atendimento mais eficiente e resolutivo. “O uso da telemedicina é uma ferramenta moderna, segura e já consolidada em diversas regiões do país. É hora de Dourados dar esse passo, oferecendo à população um sistema de saúde mais tecnológico, ágil e humanizado”, defendeu Cabral. As propostas apresentadas pelo vereador demonstram o compromisso com a busca por soluções concretas para os desafios da saúde pública em Dourados. “Coloco-me à disposição para contribuir com o Executivo e demais autoridades na construção dessas medidas, que podem transformar positivamente a realidade da nossa população”, concluiu. O documento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcantara Filho, e ao secretário de Saúde, Márcio Grei Figueiredo.
Prefeitura moderniza estrutura da Secretaria de Fazenda para dinamizar atendimento
A Prefeitura de Dourados modernizou a estrutura da Secretaria Municipal de Fazenda para dar uma resposta estratégica aos problemas organizacionais e procedimentais acumulados ao longo dos anos, intensificados pelo crescimento populacional e econômico do município. “A estrutura da Secretaria de Fazenda estava incapaz de acompanhar essa evolução, resultando em ineficiências no atendimento ao cidadão e na tramitação de processos”, explica Suelen Nunes Venâncio, titular da Pasta. Ela ressalta que o acúmulo de processos pendentes impactou severamente a saúde financeira do município e causou prejuízos significativos aos contribuintes, que em muitos casos tiveram seus direitos negligenciados. “Nesse contexto, a nova estrutura prioriza, em um primeiro momento, a reorganização dos procedimentos internos e a proposição de atualizações na legislação tributária”, explica. “Paralelamente, cada coordenadoria desenvolverá trabalhos específicos”, completa Suelen Nunes Venâncio. Como a nova estrutura, a Coordenadoria de IPTU passa a se concentrar na análise e otimização dos processos de isenções de IPTU; revisões de lançamentos; devoluções de valores pagos indevidamente; fiscalizações de imóveis e correção de inconsistências identificadas no Cadastro Imobiliário Municipal, visando aprimorar a precisão dos dados e a justiça tributária. A Coordenadoria de ISS e Repasses Constitucionais vai concentrar esforços na análise e otimização dos processos de isenções de ISS; revisões de lançamentos; devoluções de valores pagos indevidamente; fiscalizações de prestadores de serviço; implantação de malhas fiscais específicas para o Simples Nacional, com o objetivo de aumentar a conformidade e a arrecadação nesse regime tributário e planejamento estratégico e execução de ações de fiscalização, direcionadas a setores com maior potencial de evasão fiscal. A Coordenadoria de ITR ficará responsável pela avaliação e atualização periódica do Valor da Terra Nua (VTN), garantindo a correta tributação da propriedade rural; emissão e acompanhamento de notificações de autorregularização, incentivando a correção espontânea de inconsistências pelos contribuintes; intensificação da fiscalização das Declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), visando coibir a sonegação fiscal. A Coordenadoria de Taxas e Contribuições vai concentrar esforços na análise e otimização dos processos de revisões de lançamentos de taxas e contribuições; devoluções de valores pagos indevidamente; priorização do alinhamento contínuo dos cadastros econômicos municipais com o banco de dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), mantido pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), assegurando a atualização e a fidedignidade das informações. A Coordenadoria de Gestão Administrativa terá foco na melhoria do atendimento ao público e na implantação do protocolo Online com objetivo de reduzir o número de pessoas presencialmente, melhorando a qualidade do atendimento e o tempo de espera, bem como reduzindo despesas com materiais de consumo. O novo modelo de gestão da Secretaria Municipal de Fazenda terá foco estratégico na melhoria e na plena integração com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), facilitando a abertura, alteração e baixa de empresas no município. “Em resumo, a reestruturação representa um passo fundamental para modernizar a gestão tributária, tornando-a mais eficiente, transparente e alinhada com as demandas do crescimento do município e as necessidades de seus contribuintes”, ressalta Suelen Nunes Venâncio. SUPERINTENDÊNCIA TRIBUTÁRIA A secretária Suelen Nunes Venâncio explica que o objetivo primordial da Superintendência Tributária transcende a mera função de lançamento e cobrança de tributos ou a instituição de novas exações fiscais. “Sua atuação engloba, de forma crucial, a efetiva aplicação do direito dos contribuintes, garantindo a concessão de benefícios fiscais previstos em lei àqueles que comprovadamente fazem jus”, ressalta. Nesse sentido, a Superintendência Tributária terá a responsabilidade de analisar e deferir pedidos de isenção/exoneração legal do pagamento de um tributo, como, por exemplo, isenção de IPTU para aposentados e pensionistas de baixa renda e isenção de ISS para atividades específicas; remissões, perdão legal da dívida tributária, como, por exemplo, de débitos antigos em programas de regularização fiscal. A Superintendência Tributária também vai analisar os pedidos de anistias, que são perdão de penalidades pecuniárias como multas e juros relativas a débitos tributários, como, por exemplo, anistia de multas em adesões a parcelamentos especiais. Vai concentrar também os pedidos de deduções, que são valores que podem ser subtraídos da base de cálculo de um tributo, reduzindo o montante a ser pago, como, por exemplo, dedução de gastos com educação ou saúde no Imposto de Renda. Outra atribuição será a análise de Créditos Tributários, que são valores que o contribuinte possui a receber do fisco, podendo ser utilizados para compensar débitos futuros, como, por exemplo, créditos de ICMS para empresas. Também analisará os pedidos de Incentivos Fiscais, que são mecanismos que visam estimular determinados setores da economia ou atividades de interesse público, através da redução da carga tributária, como, por exemplo, incentivos fiscais para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento e incentivos fiscais para projetos culturais ou esportivos. Por fim, a Superintendência Tributária terá a missão de analisar os pedidos de Regimes Especiais de Tributação, que são condições diferenciadas para o cumprimento de obrigações tributárias, geralmente simplificando procedimentos ou reduzindo a carga tributária para determinados grupos de contribuintes ou setores econômicos, como, por exemplo, Simples Nacional para micro e pequenas empresas. Outra função será analisar os pedidos de prorrogação do prazo para pagamento de um tributo. A secretária Suelen Nunes Venâncio ressalta que a atuação da Superintendência Tributária é multifacetada, buscando não apenas a arrecadação eficiente, mas também a justiça fiscal, assegurando que os contribuintes que preenchem os requisitos legais tenham seus direitos respeitados e os benefícios fiscais a que fazem jus sejam devidamente aplicados. “Em última análise, o objetivo é garantir a correta aplicação da legislação tributária em favor de todos os contribuintes”, finaliza a secretária de Fazenda.
Com recorde de inscritos, MS avança no processo seletivo do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), dá continuidade ao processo seletivo dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2025-2026. A iniciativa tem como objetivo incentivar e apoiar o desenvolvimento de atletas e técnicos em todo o estado. Reconhecido como um dos maiores programas estaduais de fomento ao esporte no país, o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico oferece auxílio financeiro a esportistas e profissionais com desempenho destacado em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Atualmente, são disponibilizadas 15 categorias de bolsas, com duração de 12 meses. Nesta edição, o programa registrou recorde de inscrições, com 937 atletas inscritos para o Bolsa Atleta e 81 técnicos para o Bolsa Técnico, totalizando 1.018 candidatos. Os atletas que tiveram suas inscrições indeferidas no Bolsa Atleta têm até esta sexta-feira (9) para apresentar recurso (clique aqui para acessar). Para aqueles que enfrentarem dificuldades no envio das certidões criminais estaduais e federais, há um manual de orientação disponível para consulta (acesse aqui). Após a análise dos recursos, os atletas com inscrições deferidas passarão pela etapa de avaliação do rendimento esportivo, que determinará a pontuação final. Já os candidatos ao Bolsa Técnico encontram-se na fase de análise documental. De acordo com o diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, o número expressivo de inscritos demonstra o fortalecimento do programa. “Tivemos recorde de inscrições com 1.018 inscritos, entre atletas e técnicos. Todas as categorias possuíram atletas inscritos. Houve uma ampliação de categorias para este ano, com a inclusão dos surdos e do atleta-guia, o que mostra que foi uma decisão acertada, tendo em vista que todas as categorias tiveram concorrentes “Essa decisão acertada é fruto de audiência pública, de conversa com a comunidade. Então, mostra que esse caminho que a gente tem seguido tem sido eficiente, o de ouvir as pessoas para propor uma política pública de qualidade”, completa Leandro. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a importância do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico para o desenvolvimento esportivo de Mato Grosso do Sul. “Esses programas são fundamentais para dar suporte a nossos atletas e técnicos, que desempenham um papel essencial na representatividade do nosso estado em competições de alto nível. Ao investir no talento local, estamos incentivando a prática esportiva e criando oportunidades para o crescimento profissional de nossos atletas e técnicos”. Por sua vez, o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressaltou o impacto positivo do programa no esporte estadual. “É gratificante ver a adesão crescente ao Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, que são instrumentos-chave para fortalecer o esporte em Mato Grosso do Sul. Estamos avançando cada vez mais na valorização dos nossos atletas e técnicos, oferecendo as condições necessárias para que eles possam alcançar seus objetivos e representar nosso estado com excelência em competições nacionais e internacionais”. Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Prefeitura faz parceria com HU e abre leitos de UTI para socorrer Hospital da Vida
Em uma ação emergencial para aliviar a superlotação do sistema público de saúde em Dourados, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, disponibilizou cinco leitos de UTI adulto para dar suporte ao Hospital da Vida, que opera com todos os leitos de UTI ocupados. A medida foi anunciada na manhã desta quinta-feira (8), durante reunião técnica entre autoridades municipais e representantes da universidade. O encontro ocorreu no HU-UFGD e contou com a presença do prefeito Marçal Filho, do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, do reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, e do superintendente do HU, Hermeto Macario Amin Paschoalick. Durante a visita, o prefeito conheceu a ala da UTI que será utilizada emergencialmente para atender pacientes em estado grave, sobretudo com síndromes respiratórias agudas. O prefeito falou sobre o momento delicado da rede hospitalar municipal. “O município está enfrentando uma situação crítica, com pacientes aguardando vaga na UPA, na área vermelha do Hospital da Vida e em outras cidades da região”, ressaltou. “A sensibilidade e a prontidão da universidade em fazer essa parceria são fundamentais neste momento”, afirmou Marçal Filho, ao agradecer o empenho conjunto das instituições. Segundo o secretário Márcio Figueiredo, a parceria com o HU-UFGD é estratégica para salvar vidas. Ele explicou que dos 20 leitos de UTI no Hospital da Vida, 10 foram reservados exclusivamente para casos de síndrome respiratória, e todos estão ocupados. “Essa colaboração é um ganho imediato, pois temos fila de espera por leitos em diversas frentes, inclusive nos municípios vizinhos”, destacou. O superintendente do HU-UFGD, Hermeto Paschoalick, explicou que a decisão de ceder os leitos foi tomada em articulação com a Ebserh e a reitoria da universidade. “Nosso papel é contribuir com o sistema de saúde, principalmente em momentos de crise como este”, afirmou. Marçal também ressaltou que, embora a medida ajude a amenizar a crise, não resolve completamente o problema da superlotação, lembrando que Dourados é referência para 34 municípios e uma população estimada em quase 1 milhão de pessoas, enfrentando escassez tanto na rede pública quanto na particular. DIA D NESTE SÁBADO Diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias, que têm pressionado os leitos de UTI, a Prefeitura de Dourados também reforça a campanha de vacinação contra a gripe. O Dia D de vacinação será realizado neste sábado (11), das 7h às 17h, em todos os postos de saúde e no PAM. O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, alertou para a baixa adesão do público prioritário, composto por idosos e crianças, que são os mais vulneráveis e têm contribuído significativamente para a sobrecarga hospitalar. “É fundamental que essas pessoas evitem ambientes aglomerados e se imunizem para reduzir o risco de agravamento”, recomendou. Até o momento, das 43 mil doses recebidas do Ministério da Saúde, apenas 25 mil foram aplicadas em Dourados. O público-alvo da campanha inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, indígenas, quilombolas, profissionais da saúde, professores, membros das forças de segurança e pessoas com comorbidades. Além do Dia D, a vacinação segue disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas unidades básicas. Aos fins de semana, a imunização ocorre no PAM (7h às 17h) e na Seleta (7h às 22h).
MS lança plano emergencial e investe R$ 825 mil para reforçar vacinação contra influenza
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial do Estado, a Resolução que institui o MS Vacina Mais – Plano Emergencial de Vacinação Influenza 2025. A iniciativa destina R$ 825 mil em recursos estaduais para que os municípios reforcem as ações de imunização contra a influenza. A medida foi tomada diante da baixa cobertura vacinal registrada até o momento, de 22,35% entre os grupos prioritários — índice inferior à meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. O repasse do incentivo financeiro estadual de custeio será feito de forma única, ainda no mês de maio, direcionado aos fundos municipais de saúde. Dourados receberá R$ 25 mil. Já Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã receberão R$ 20 mil cada. Os demais 56 municípios do estado terão direito a R$ 10 mil cada para aplicação em ações voltadas ao aumento da vacinação. Entre os grupos prioritários para a campanha estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, professores, indígenas, população em situação de rua, entre outros públicos vulneráveis. Para alcançar esses públicos, os municípios deverão adotar estratégias extramuros, como vacinação em escolas, creches, ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), ações casa a casa, postos volantes e aplicação em locais de grande circulação, como shoppings e aeroportos. Também está prevista uma grande mobilização no Dia D da campanha nacional, marcado para 10 de maio. As ações intensivas já estão em andamento desde o dia 28 de abril e seguem até o dia 10 de maio, período crítico devido à sazonalidade de vírus respiratórios. Até a 18ª semana epidemiológica, o estado já registrou 2.708 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 203 mortes em decorrência da doença. Dentre esses casos, 586 foram confirmados para Influenza, resultando em 68 mortes entre os pacientes hospitalizados. Os idosos são os mais afetados, representando 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, que correspondem a 26,80%. No caso dos idosos, os pacientes evoluíram para óbito em 79,40% dos casos confirmados. “A baixa cobertura vacinal é um risco real à saúde pública. Por isso, estamos destinando recursos para que os municípios ampliem o alcance da campanha, levando a vacina até as pessoas, onde quer que estejam. Proteger os grupos mais vulneráveis é nossa prioridade”, afirmou o gerente de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Frederico Moraes. Campo Grande não está incluída no repasse emergencial, pois já é contemplada por medidas específicas previstas na Resolução SES/MS nº 360/2025 com o valor de R$ 140 mil, em razão do alto risco epidemiológico e da elevada taxa de ocupação de leitos na capital. Secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa reforça que o momento exige ação coordenada entre Estado e municípios. “Essa mobilização é essencial para reverter os baixos índices e evitar o agravamento dos casos. Estamos diante de um cenário preocupante e é fundamental que os municípios usem esse recurso de forma estratégica e ágil, alcançando quem mais precisa da proteção”, destacou. Para ter acesso aos recursos, os municípios foram orientados a enviarem seus planos de ação até o dia 30 de abril — prazo já prorrogado. Após a execução das ações, será obrigatório o envio do relatório final até 23 de maio. Danúbia Burema, Comunicação SES
Prefeitura acaba com espera de 1 ano e garante direito das pessoas com fibromialgia
Após mais de um ano desde a sanção da primeira lei sobre fibromialgia, a Prefeitura de Dourados inicia neste mês a emissão das carteirinhas de identificação para pessoas com a patologia. O lançamento oficial acontece no próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 9h, no auditório da Prefeitura, durante as atividades do Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. A medida representa a efetivação da Lei nº 5.112, de 24 de novembro de 2023, de autoria da vereadora Liandra Brambilla, que garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos assegurados por lei às pessoas com deficiência. Entre eles, estão o atendimento prioritário em filas, assentos preferenciais em transporte público, vagas reservadas em estacionamentos e acesso facilitado aos serviços de saúde. Segundo a vereadora, a solicitação para criação e emissão das carteirinhas já havia sido feita desde a gestão anterior, sem avanços. “A emissão dessas carteirinhas é fundamental para que esses indivíduos possam usufruir de direitos básicos que fazem grande diferença na qualidade de vida. Graças à gestão do prefeito Marçal Filho, conseguimos finalmente atender essa demanda tão justa”, declarou Liandra. A entrega oficial das carteirinhas aos usuários ocorrerá no dia 13 de maio, terça-feira, em solenidade na Câmara Municipal de Dourados, seguida da liberação do sistema online de acesso, garantindo comodidade ao público alvo. Atualmente, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, 210 pessoas já foram diagnosticadas com fibromialgia na rede pública de Dourados. No entanto, esse número pode ser bem maior, já que muitos pacientes ainda não buscaram atendimento especializado no SUS ou iniciaram na rede particular. De acordo com Priscila Sayuri Akahoshi Domingues, gerente da rede de cuidados à pessoa com deficiência, o processo de diagnóstico e emissão da carteirinha inicia com o atendimento nas unidades básicas de saúde. “O paciente é encaminhado ao Hospital Universitário, onde temos quatro reumatologistas. Após o diagnóstico e com o laudo em mãos, ele pode solicitar a carteirinha pelo portal do cidadão”, explicou. O sistema de solicitação está disponível no site da Prefeitura de Dourados (cidadao.dourados.ms.gov.br). Para obter a carteirinha, o paciente precisa apresentar, documento de identidade (RG), CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, foto 3×4 e laudo médico com diagnóstico de fibromialgia, emitido nos últimos 3 anos. A fibromialgia é uma síndrome clínica caracterizada por dor muscular generalizada e crônica, frequentemente acompanhada de cansaço, distúrbios do sono, dificuldades de memória e concentração, rigidez muscular e, em alguns casos, síndrome do intestino irritável. Embora não tenha cura, o tratamento multidisciplinar pode proporcionar mais conforto e qualidade de vida ao paciente.
PRF e CCR MSVia reforçam segurança na BR-163 durante a EXPOAGRO 2025
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária CCR MSVia estão implementando um plano de segurança e monitoramento especial na BR-163/MS durante a realização da 59ª Expoagro, que ocorrerá de 9 a 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, e o inspetor-chefe da PRF local, Waldir Brasil, se reuniram nesta terça-feira (6) para alinhar as ações que visam garantir a fluidez do tráfego e a segurança dos visitantes. “Estamos em contato com a CCR MSVia, que administra o trecho da rodovia, para elaborar um plano conjunto de segurança e acessibilidade. Nosso objetivo é atender os usuários da melhor forma possível, especialmente nos horários de maior fluxo de público”, afirmou o inspetor Waldir Brasil. Gino Ferreira destacou a importância da parceria com a PRF na organização do sistema viário ao redor do evento. “A presença da PRF na preparação do entorno da festa garante tranquilidade para o público que vai prestigiar as atrações da Expoagro”, ressaltou. A Expoagro 2025 é uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).
Imasul realiza Seminários Regionais de Recursos Hídricos em parceria com as prefeituras de Bonito e Dourados
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em parceria com as prefeituras municipais de Bonito e Dourados, realizará dois importantes eventos voltados à gestão participativa da água em 2025: os Seminários Regionais das Bacias Hidrográficas dos Rios Paraguai e Paraná. As ações integram o novo Plano de Capacitação em Recursos Hídricos do Estado, aprovado pela Resolução CERH/MS nº 86, e fazem parte da execução da Meta 1.2 do PROGESTÃO, programa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O primeiro seminário será realizado em Bonito, no dia 27 de maio de 2025, na Câmara Municipal, e terá como foco a Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai. Já o segundo acontece em Dourados, no dia 12 de agosto de 2025, também na Câmara Municipal, com enfoque na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná. As articulações para viabilizar os eventos ocorreram em reuniões realizadas entre técnicos da Gerência de Recursos Hídricos do Imasul e os prefeitos dos dois municípios, nos meses de fevereiro e março deste ano. Os encontros resultaram em parcerias institucionais essenciais para a realização dos seminários. Fortalecendo a gestão descentralizada da água Com o objetivo de promover a integração entre órgãos públicos, comitês de bacia, setor produtivo, instituições acadêmicas e sociedade civil, os Seminários Regionais de Recursos Hídricos buscam fomentar a capacitação técnica, o debate de boas práticas e o fortalecimento da governança nos territórios hidrográficos. Os eventos serão presenciais e contarão com apoio de uma ampla rede de entidades e instituições parceiras. A iniciativa compõe o Plano de Capacitação em Recursos Hídricos para o período 2024–2028, elaborado pelo Imasul e aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Por meio da Meta 1.2, o Instituto já realizou dois eventos estaduais de destaque: o 1º Seminário Estadual, em 2019, com mais de 130 participantes em Campo Grande, e o 2º Seminário Estadual, em 2022, em formato híbrido, em celebração ao Dia Mundial da Água e aos 20 anos da Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei 2.406/2002). O gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio Costa, destaca a importância da interiorização das discussões: “A realização desses eventos nos municípios de Bonito e Dourados é fundamental para atender diversos usuários de recursos hídricos, além de debater os problemas e as boas práticas desenvolvidas nas bacias.” Além das prefeituras e comitês de bacia hidrográfica, apoiam a iniciativa entidades como a ANA, CBH Miranda, CBH Ivinhema, CBH Santana e Aporé, CBH Pardo, SANESUL, IASB e universidades públicas. Inscrições e informações As inscrições para o Seminário Regional em Bonito já estão abertas. Os interessados podem acessar o link disponibilizado no site oficial do Imasul: https://www.imasul.ms.gov.br/ Para mais detalhes e acesso aos relatórios anteriores, acesse: https://www.imasul.ms.gov.br/relatorios-de-recursos-hidricos Programação do Seminário em Bonito – 27 de maio O encontro em Bonito trará uma programação técnica diversificada com especialistas da ANA, Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA-MT), Secretaria Estadual de Saúde, Imasul, CBH Paranaíba, Prefeitura Municipal de Bonito, entre outras entidades. Veja os destaques: 08h30 – Abertura oficial08h50 – Pacto pelo Sistema Federal de Regulação do Uso – REGLA / ANA09h20 – Regularização e Monitoramento do Uso de Recursos Hídricos em MT – Luiz Noquelil e Talita Gomes (SEMA-MT)10h20 – Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos no CBH Paranaíba – João Ricardo Raiser13h30 – Regularização de Águas Superficiais e Subterrâneas – Técnicos do Imasul14h40 – Monitoramento da Água para Consumo Humano no MS – Karyston Adriel (SES/MS)15h40 – Segurança de Barragens – Eloiza Marques (Imasul)16h20 – Boas Práticas Locais em Recursos Hídricos – Prefeitura de Bonito e Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) Gustavo Escobar, Comunicação Imasul








