Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quinta-feira (15), em Iguatemi, 350 quilos de maconha e skunk, que eram transportados em um veículo VW Voyage. Na ação, ninguém foi preso. Os militares realizavam patrulhamento no Assentamento Rancho Loma, próximo à MS-180, quando deram ordem de parada ao condutor do carro, que não obedeceu e tentou fugir. Após alguns quilômetros em acompanhamento, o motorista arremessou o automóvel para fora da pista e fugiu a pé em direção a uma mata. Diligências foram feitas, mas nenhum suspeito localizado. No interior do Voyage foram encontrados diversos volumes de skunk que após a pesagem totalizaram 190 quilos do entorpecente, além de 160 quilos de maconha. Os materiais apreendidos e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 2,3 milhões, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em Iguatemi.
Orgulho douradense, Mirella Aguirre representará o Brasil no Mundial de Karatê no Japão
Nesta sexta-feira (16), o prefeito Marçal Filho recebeu no gabinete a atleta douradense Mirella Aguirre, de 18 anos, que vai participar do Campeonato Mundial de Karatê Shinkyokushin, em Tóquio, no Japão. Por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) a Prefeitura apoia a jovem, que tem se destacado no esporte nacionalmente e internacionalmente. Após vencer o Campeonato Sul-Americano de Karatê Contact 2024, Mirella é a única sul-mato-grossense que participará da competição. Mas essa história começa bem antes disso, quando, em 2015, aos nove anos, a atleta iniciou no esporte e já nutria o sonho de ser campeã. “Sempre foi meu objetivo desde pequenininha chegar em um campeonato de nível mundial e ver que todo o meu esforço desde novinha está valendo a pena é muito gratificante”. O prefeito Marçal Filho recebeu a jovem atleta, que estava acompanhada da mãe, Daniela Aguirre e conheceu mais sobre a história dela no esporte. Ele falou do orgulho de ver a jovem levando o nome da cidade para o exterior. “É emocionante ver uma atleta tão jovem com uma história que já está sendo destaque e levando o nome de Dourados a uma competição desta magnitude”, disse o prefeito, ao complementar apontando que a prefeitura prestou apoio à atleta, por acreditar nos talentos locais e recordar que várias ações de incentivo ao esporte para os crianças e jovens acontecem no município. Mirella se disse emocionada em poder representar a cidade que nasceu, a academia que treinou e destacou a oportunidade de evoluir no esporte. “É uma honra imensa representar minha cidade, minha academia e nossa nação. Vai ser uma experiência incrível competir ao lado de atletas tão experientes do mundo inteiro. Será essencial para minha evolução”, destacou.Mirella também fez questão de agradecer ao apoio da prefeitura, da Funed e do governo estadual. “Sem esse apoio, com certeza não chegaríamos até aqui. Fomos muito bem recebidas por todos, isso faz toda a diferença”, disse. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral também participou do encontro e destacou que os douradenses estarão na torcida pela atleta e reforçou sobre o direcionamento da gestão de apoiar o esporte local. “É lindo de ver isso; estaremos na torcida por Mirella”. disse. “Sabemos o quanto é necessário incentivar o esporte no nosso município, para a saúde, o desenvolvimento pessoal e social e neste intuito, o prefeito Marçal Filho tem nos solicitado conduzir projetos com este fim para várias faixas etárias”, citou.
Festival Surdolímpico é neste sábado, no Ceper do BNH I Plano
Será na tarde deste sábado (17), das 13h às 17h, no Ceper do BNH I Plano, a terceira edição do Festival Surdolímpico de MS, uma parceria da Prefeitura e Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). O evento é gratuito e aberto ao público. Esta é a primeira vez que o festival acontece em Dourados e contará com a participação de representantes das cidades de Naviraí, Rio Brilhante e Laguna Carapã. Nesta edição, os participantes terão a oportunidade de vivenciar oficinas de futsal e vôlei de praia, conduzidas por profissionais surdos ou ouvintes bilíngues, com fluência na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Equipes da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) vão desenvolver atividades recreativas, como forma de ampliar o alcance do esporte voltado à comunidade surda do município e região. Diretora da Funed, Giselly Amaral Assumpção diz que esta é uma oportunidade que Dourados recebe de dar a esse público uma tarde de vivências esportivas acessíveis e inclusivas. “Convidamos a população douradense a prestigiar o festival, levar suas cadeiras de praia e passar uma tarde agradável, incentivando os atletas e compartilhando o tereré com amigos e familiares”, sugere a diretora da Funed.
Sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal é eficaz na elucidação de crimes
O sistema de videomonitoramento utilizado pela Guarda Municipal de Dourados constitui-se em importante ferramenta de policiamento preventivo e, também, de apuração de delitos. Instalado em pontos estratégicos, de grande circulação de pessoas, o serviço tem se revelado eficaz na elucidação de crimes contra a população. Na noite desta quinta-feira (15), por exemplo, o equipamento instalado no Terminal Rodoviário “Renato Lemes Soares” foi imprescindível no auxílio à equipe da Guarda Municipal na elucidação rápida de crime de furto de um aparelho celular. De acordo com a ocorrência, o aparelho estava sendo carregado em uma das áreas de espera no terminal, quando foi levado por um indivíduo que se aproveitou da distração do proprietário. Comunicados sobre o furto, os guardas municipais que atuam no terminal deram início imediatamente à verificação das imagens captadas pelas câmeras de segurança instaladas no local. Com base nas imagens, foi possível identificar o autor do furto e traçar sua rota de fuga. Após diligências nas imediações do terminal, os guardas localizaram o suspeito e conseguiram recuperar o celular furtado. O homem foi encaminhado para a delegacia de polícia, onde foi registrado o boletim de ocorrência e serão tomadas as medidas legais cabíveis. A Guarda Municipal reforça a importância da vigilância constante em locais públicos e orienta os cidadãos a ficarem atentos aos seus pertences. “As câmeras de vigilância têm sido importantes aliadas das forças de segurança no combate à criminalidade. No entanto, é importante que a população colabore, não descuidando de seus pertences em locais públicos de grande movimentação”, comenta o comandante da Guarda Municipal, Jamil Matos.
Seplan desburocratiza e passa a oferecer mais de 15 serviços online ao cidadão
A Prefeitura de Dourados acaba de digitalizar 15 serviços da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), oferecendo agora ao cidadão a possibilidade de realizar solicitações de forma totalmente online. A medida atende a uma determinação do prefeito Marçal Filho para modernizar o atendimento público, reduzir a burocracia e facilitar a vida do contribuinte. Antes oferecidos exclusivamente de forma presencial — muitas vezes com filas e longos períodos de espera —, os serviços agora podem ser acessados diretamente pelo computador, com mais agilidade, comodidade e transparência. De acordo com o secretário de Planejamento, Fábio Luís, a desburocratização foi uma das diretrizes definidas pelo prefeito Marçal Filho já no início da gestão. “Nosso principal objetivo é oferecer mais comodidade ao contribuinte e garantir um atendimento público de qualidade. Realizamos um levantamento para identificar quais serviços poderiam ser disponibilizados de forma digital, evitando que o cidadão precise se deslocar até a Prefeitura”, explicou. Ainda segundo o secretário, inicialmente são 15 os serviços da Seplan que deixaram de ser protocolados presencialmente e agora podem ser solicitados de qualquer computador, com a inclusão dos documentos necessários de forma online. “Além de facilitar a vida do cidadão, ganhamos tempo, eliminamos o uso de papel e reduzimos os custos operacionais, tornando o processo mais ágil e eficiente para todos”, completou. Entre os serviços disponíveis estão solicitações como a guia de diretrizes urbanísticas (GDU), o estudo de impacto de vizinhança (EIV), certidões diversas e a emissão de licenças de localização, entre outros. A mudança representa um avanço importante na digitalização da gestão pública municipal e na valorização do tempo do contribuinte. Para acessar os serviços da Seplan e de outras secretarias, basta visitar o site oficial da Prefeitura de Dourados ou acessar diretamente no link (https://protocolo.betha.cloud/#/cidadao/solicitacao-abertura/ZGF0YWJhc2U6MTM0MDI5LGVudGlkYWRlOjEwMjMw).
Extenso trecho do Travessão do Castelo é recuperada e cascalhada
A Prefeitura de Dourados segue recuperando as estradas da zona rural em diversas regiões com serviços de patrolamento, cascalhamento e abertura de caixas de contenção de águas pluviais. Nesta primeira quinzena de maio, foi concluída a transformação do extenso trecho do Travessão do Castelo,que liga o perímetro urbano de Dourados ao anel viário, cortando uma grande área de produção agrícola do município. As ações são conduzidas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e levam melhorias em infraestrutura e principalmente para os usuários da via. Conforme o secretário de Obras Públicas, Jorge de Lúcia, quem precisava passar pelo local contava com dificuldades anteriormente e, agora os serviços modificaram a situação. Ele destaca a importância do trabalho realizado pela prefeitura. “É um ponto que conta com grande tráfego de veículos e que notamos que há algum tempo não recebia esse tipo de ação pelas más condições que apresentava e, a determinação do prefeito Marçal Filho é trabalhar para levar essas melhorias que impactam positivamente para quem precisa transitar por ali, escoar a produção rural e também de forma a conservar a via”, apontou. A Semop segue com intervenções como esta no Assentamento Lagoa Grande e na Reserva Indígena de Dourados, beneficiando as famílias que vivem nas aldeias Jaguapiru e Bororó, sobretudo os moradores de regiões mais afastadas que, em períodos de chuva, enfrentam dificuldades de locomoção e de recebimento de serviços públicos. A coordenadora especial de Assuntos Indígenas, Sandra Rossati Medina, destaca a importância do serviço realizado na Reserva Indígena. “É a primeira vez que a administração municipal leva cascalhamento para vias que não são consideradas principais dentro da Reserva”, afirma. “As obras costumavam se concentrar apenas nas ruas utilizadas pelo transporte escolar, mas agora, com a ampliação do serviço, mais famílias terão acesso facilitado a serviços públicos essenciais”, ressalta. O professor indígena Jerry Skee destaca a relevância da iniciativa para as comunidades Guarani, Caiuá e Terena. “O cascalhamento em vias secundárias facilitará, inclusive, a chegada de caminhões-pipa para levar água potável a essas famílias. Isso traz mais dignidade para todos nós”, afirmou. Desde janeiro, diversos estradas rurais já foram transformadas como por exemplo vias na Linha do Barreirinho e no Distrito de Itahum. Dourados conta com aproximadamente 1.540 quilômetros de estradas que servem às propriedades rurais e são utilizadas todos os dias pelos agricultores familiares para transportar a produção de hortifrutigranjeiros, derivados de leite e vários outros itens da produção que é comercializada na cidade. Atualmente, um total de 18 máquinas e 22 trabalhadores atuam na recuperação das estradas rurais. O serviço de recuperação das estradas vicinais já contemplou dezenas de propriedades, localizadas na região da fazenda Jararaca e Fazenda Experimental de Ciências Agrárias da UFGD, além, dos Travessões Barreirinho, Celso Beres, João Marques, Shekiná, Zico e Norvino.
Desmatamento no Brasil cai 32,4% em 2024; Pantanal lidera redução
Cinco dos seis biomas brasileiros tiveram redução no desmatamento em 2024, segundo o Mapbiomas. A exceção foi a Mata Atlântica, que se manteve praticamente estável em relação a 2023. Na comparação com o ano anterior, a redução em 2024 foi de 32,4% na área desmatada e 26,9% sobre os alertas de desmatamento. Ao todo, foram desmatados em 2024 no Brasil 1.242.079 hectares e foram registrados 60.983 alertas no território nacional. Os dados consolidados foram lançados nesta quarta-feira (14), na apresentação do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD). Na comparação entre os dois anos, o Pantanal e o Pampa foram os biomas que apresentaram a maior redução das áreas desmatadas. O Cerrado aparece em terceiro lugar, seguido da Amazônia e da Caatinga. A Mata Atlântica teve um crescimento de 2%. Desmatamento registrado em 2024, na comparação com 2023: Pantanal – redução de 58,6% Pampa – redução de 42,1% Cerrado – redução de 41,2% Amazônia – redução de 16,8% Caatinga – redução de 13,4% Mata Atlântica – crescimento de 2% Em 2024, mais de 89% da área desmatada no país integram a Amazônia ou o Cerrado. As formações savânicas foram as áreas mais desmatadas e responderam por 52,4% de todo o desmatamento no país. As formações florestais representaram outros 43,7%. Segundo Tasso Azevedo, coordenador geral do Mapbiomas, um dos dados monitorados pela instituição é a perda de vegetação nativa por causa de eventos extremos climáticos, e esse foi o motivo de a Mata Atlântica não ter acompanhado a diminuição do desmatamento observada nos demais biomas. “Se não tivesse os desmatamentos que foram computados por conta dos eventos extremos, o desmatamento teria sido 20% menor”, explica. Área desmatada Em 2024, por dia, a área média desmatada foi de 3.403 hectares e 141,8 hectares por hora. Dia 21 de junho, quando 3.542 hectares de vegetação nativa foram desmatados em 24 horas, foi o dia que registrou maior desmatamento no ano passado. No Cerrado, o ritmo da perda foi mais intenso: 1.786 hectares ao dia. Na avaliação dos pesquisadores, esse resultado pode refletir três mudanças observadas nesse período. “Nesses últimos anos, foram construídos planos de enfrentamento ao desmatamento para todos os biomas, o que não havia antes. Outra questão é que aumentou a participação dos estados nas ações em relação ao desmatamento, em termo de atuarem mais nos embargos e autuações feitas pelo Ibama. O terceiro fator é a questão do crédito rural. Houve um aumento do uso desses dados para a concessão de crédito rural”, explica Tasso. Apesar das reduções, em 2024, pelo segundo ano consecutivo, o Cerrado foi o bioma que registrou maior área desmatada no país com a subtração de mais de 652 mil hectares de vegetação nativa. “Essa mudança ocorreu pela primeira vez em 2023. A gente sempre teve historicamente o desmatamento concentrado em regiões da Amazônia. Esse ano, os dois biomas tiveram uma redução, mas ainda manteve o padrão anterior, porque o desmatamento do Cerrado foi maior que o da Amazônia”, alerta Marcos Rosa, coordenador técnico do Mapbiomas. Regiões A Amacro (pólo agropecuário nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia) teve, pelo segundo ano consecutivo, queda no desmatamento. Foram registrados 5.753 alertas em 89.826 hectares no ano de 2024, o que representa uma redução de 13% em relação a 2023. No outro extremo, a região do Matopiba (estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) foi onde ocorreu 42% do total de perda de vegetação nativa do país, e também é onde o Cerrado mais foi desmatado, representando 75% da perda de vegetação nativa no bioma. Estados Os quatro estados do Matopiba e o Pará foram os que mais desmataram em 2024, representando 65% da área total no Brasil. Os estados que tiveram maior participação no desmatamento no país em 2024 foram o Maranhão, Pará e Tocantins. Eles representaram respectivamente 17,6%, 12,6% e 12,3% do total de perda de vegetação no país. Na comparação entre os anos de 2023 e 2024, os estados de Goiás, Paraná e Espírito Santo reduziram o desmatamento em mais de 60%. Já os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Acre foram os que apontaram maior crescimento. “No Rio Grande do Sul, todos os desmatamentos que estavam associados a eventos extremos aconteceram na Mata Atlântica e não nos Pampas”, explica Natália Crusco, da equipe Mata Atlântica do Mapbiomas. Segundo a pesquisadora, entre abril e maio de 2024, eventos climáticos extremos no estado do Rio Grande do Sul resultaram em grandes perdas da vegetação nativa no estado. Foram registrados 627 alertas que totalizaram 2.805,8 ha de áreas naturais perdidas. Municípios De todos os municípios brasileiros, mais da metade (54%) tiveram pelo menos um evento de desmatamento detectado e validado em 2024. Os quatro municípios com maiores aumentos proporcionais são Canto do Buriti, Jerumenha, Currais e Sebastião Leal, todos no estado do Piauí. Terras indígenas No último ano, as terras indígenas tiveram uma redução de 24% na perda de vegetação nativa por desmatamento. Foram atingidos 15.938 hectares, o que equivale a 1,3% do total desmatado no país. A Terra Indígena Porquinhos dos Canela-Apãnjekra (MA) se manteve no topo da lista da que mais desmatou, tendo perdido, em 2024, 6.208 hectares, o que representa um aumento de 125% em relação a 2023. Apenas 33% das terras indígenas brasileiras tiveram algum evento de desmatamento ano passado. Nas Unidades de Conservação (UCs), a perda de vegetação nativa alcançou 57.930 hectares, 42,5% a menos que em 2023. A Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu (PA), no bioma Amazônia, foi a que teve maior área desmatada no país, com 6.413 hectares. Autorizações A partir de dados obtidos nos estados, o Relatório Anual do Desmatamento traz ainda dados sobre autorização para supressão de vegetação a partir da análise de dados disponibilizados em portais de transparência ou após provocação dos órgãos ambientais das unidades federativas. Em 2024, 43% da área desmatada teve alguma autorização para desmatar, sendo o Cerrado o bioma que mais teve esse tipo de liberação, com 66% da vegetação nativa suprimida ocorreu com autorização. Na Amazônia,
Advogado é preso na BR-163 acusado de aplicar golpes com procurações de pessoas mortas
Daniel Fernando Nardon, de 46 anos, foi preso nesta quinta-feira (15) na BR-163, em Dourados (MS), por policiais rodoviários federais. O advogado é acusado de aplicar golpes utilizando procurações de pessoas já falecidas ou em estado vegetativo. A prisão ocorreu na base da PRF, na entrada da cidade, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Contra Nardon havia mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça gaúcha no último dia 9. Ele viajava de carro, acompanhado de um amigo, e afirmou que vinha do Mato Grosso. A suspeita é de que ele tentava fugir para o Paraguai. Após a prisão, foi encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados. O advogado é um dos principais investigados na Operação Malus Doctor, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul em 7 de maio. A operação mira 14 pessoas, entre elas nove advogados, suspeitos de envolvimento em um esquema de “advocacia predatória” que pode ter causado prejuízos superiores a R$ 50 milhões. Mesmo foragido, no início desta semana a 1ª Vara Regional de Garantias de Porto Alegre determinou a apreensão do passaporte de Nardon. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) suspendeu preventivamente seu registro profissional, alegando a gravidade dos fatos e a necessidade de preservar a integridade da advocacia. O esquema Segundo a investigação, Nardon ingressava com ações judiciais contra instituições financeiras alegando irregularidades em contratos bancários, utilizando procurações de pessoas já falecidas — em pelo menos um caso, o cliente havia morrido dois meses antes da suposta assinatura. O advogado afirmou não saber do falecimento. A polícia identificou diversos processos semelhantes, todos tramitando na comarca de Porto Alegre. Em um único dia, Nardon chegou a protocolar 581 ações. No total, os investigadores contabilizaram mais de 145 mil processos no Rio Grande do Sul e outros 30 mil em São Paulo, relacionados ao grupo. De acordo com o delegado Vinicius Nahan, da 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, os investigados protocolavam em massa ações de revisão de juros em empréstimos consignados, muitas vezes com documentos falsificados. As indenizações obtidas eram, então, desviadas. A maioria das vítimas seria formada por aposentados, entre eles policiais militares e professores. As investigações também revelaram que o grupo utilizava uma empresa de consultoria e chegou a criar um banco digital próprio, batizado de “Nardon Bank”, que não possui autorização do Banco Central para operar. Posicionamento da defesa Em nota divulgada em 8 de maio, o escritório “Daniel Nardon & Advogados Associados” negou todas as acusações e afirmou “refutar integralmente” os apontamentos da polícia. “O escritório tem se dedicado à defesa de servidores públicos, aposentados e pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco na recuperação de direitos e proteção da dignidade de seus clientes”, diz o comunicado. Ainda segundo a nota, “milhares de vidas foram restabelecidas com vitórias em ações revisionais e trabalhistas, permitindo a superação do endividamento e a reorganização financeira. Reiteramos nosso compromisso com a ética, a legalidade e o Poder Judiciário, confiando que os fatos serão devidamente esclarecidos”.
Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF
A diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), incluindo o presidente Ednaldo Rodrigues, foi afastada do comando da entidade no final da tarde desta quinta-feira (15), seguindo determinação do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Gabriel de Oliveira Zefiro. A decisão também determina que Fernando Sarney, um dos vice-presidente da CBF e que pediu à Justiça o afastamento de Rodrigues, atue como interventor da entidade, tendo como uma de suas principais responsabilidades realizar eleições “o mais rápido possível”. O afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF acontece dez dias após a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil/RJ), mais conhecida como Daniela do Waguinho, entrar com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o afastamento imediato do dirigente. Além disso, a parlamentar solicitava a revisão do acordo homologado pelo STF em fevereiro, que reconheceu a legalidade do processo eleitoral da entidade em 2022. A petição protocolada pela deputada e ex-ministra do Turismo apontava, na ocasião, a falsificação de uma das cinco assinaturas que ratificaram o acordo homologado pelo STF no início do ano. Trata-se da assinatura de Antônio Carlos Nunes, também conhecido como Coronel Nunes, ex-presidente da CBF e um dos vice-presidentes da entidade no mandato anterior de Ednaldo Rodrigues. A parlamentar questionava o acordo, com base no artigo 168 do Código Civil, que dá permissão ao juiz de anular “negócio jurídico ou seus efeitos” quando houver vício de consentimento. “Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela Corte Superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, afirma o desembargador Gabriel de Oliveira Zefirona decisão publicada nesta quinta. “A consequência imediata e lógica consiste no reconhecimento da ilegitimidade da atual administração da CBF, fruto do acordo declarado nulo. A entidade não pode restar acéfala e é imperativo que se realizem eleições lícitas, dentro da legalidade estatutária”, acrescenta a nota. Ednaldo Rodrigues, que está no Paraguai participando do congresso da Federação Internacional de Futebol (FIFA), é afastado do comando da CBF três dias após anunciar a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid (Espanha), para assumir o comando da seleção brasileira. * Com informações da agência de notícias Reuters.








