Em um esforço para pôr fim ao conflito que assola a Ucrânia desde a invasão russa em fevereiro de 2022, o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, anunciou, em 19 de maio de 2025, que a Rússia e a Ucrânia iniciarão negociações imediatas para um cessar-fogo e, potencialmente, para o fim definitivo da guerra. Após uma conversa telefônica de mais de duas horas com o presidente russo Vladimir Putin, Trump declarou em sua plataforma Truth Social: “Rússia e Ucrânia iniciarão negociações imediatas para um cessar-fogo e, mais importante, o fim da guerra. As condições serão negociadas entre as duas partes, pois só eles conhecem detalhes que ninguém mais sabe.” Ele também destacou a possibilidade de “comércio em larga escala” entre os EUA e a Rússia após o término do conflito, descrito por ele como um “banho de sangue”. A iniciativa, que inclui uma oferta do Vaticano para sediar as negociações, reflete a busca por uma solução diplomática que promova a estabilidade e a prosperidade, valores essenciais para comunidades que anseiam por paz e segurança. A declaração de Trump veio após uma série de contatos diplomáticos, incluindo conversas com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e líderes europeus, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente francês Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, o chanceler alemão Friedrich Merz e o presidente finlandês Alexander Stubb. Segundo a Reuters, Trump informou esses líderes sobre os planos de negociação imediatamente após sua ligação com Putin. O Kremlin, por meio do porta-voz Dmitry Peskov, confirmou a disposição de Moscou para trabalhar com Kiev em um memorando de paz, mas alertou que o processo será complexo e sem prazos fixos, destacando que “o diabo está nos detalhes”. Zelenskyy, por sua vez, expressou abertura para negociações diretas com a Rússia em qualquer formato que produza resultados, sugerindo o Vaticano, a Turquia ou a Suíça como possíveis sedes. A oferta do Vaticano, liderada pelo recém-eleito Papa Leão XIV, foi recebida com entusiasmo por Trump, que afirmou que a escolha do local poderia conferir “significado extra” às conversas. A Santa Sé, que há anos defende a paz na Ucrânia, reiterou sua disponibilidade para facilitar o diálogo, conforme noticiado pela Catholic News Agency. A proposta ganhou apoio de Zelenskyy, que se reuniu com o papa durante a missa inaugural em 18 de maio, e de Meloni, que destacou o papel do Vaticano como um espaço neutro para negociações. No entanto, as expectativas de um avanço imediato são temperadas por divergências significativas. A Ucrânia e seus aliados europeus insistem em um cessar-fogo incondicional antes de discutir questões territoriais, enquanto a Rússia mantém demandas como o reconhecimento de sua anexação da Crimeia e de quatro outras regiões ucranianas, condições rejeitadas por Kiev. O contexto das negociações é marcado por intensos combates. No fim de semana anterior ao anúncio, a Ucrânia sofreu um dos maiores ataques de drones russos desde o início da guerra, com quase 400 lançados, segundo a NPR. Apesar de um cessar-fogo unilateral de três dias declarado por Putin em 8 de maio, em homenagem ao Dia da Vitória, Zelenskyy classificou a iniciativa como “manipulação”, apontando a continuidade dos ataques russos. A Rússia, por sua vez, alega ter expulsado as forças ucranianas da região de Kursk, uma afirmação contestada por Kiev. Esses eventos reforçam as acusações de que Moscou busca ganhar tempo no campo de batalha enquanto negocia, uma preocupação expressa por líderes europeus como o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, que afirmou que Putin “está jogando com o tempo”. As negociações propostas por Trump seguem uma série de esforços diplomáticos, incluindo conversas diretas entre delegações russas e ucranianas em Istambul, na semana anterior, as primeiras desde março de 2022. Embora tenham resultado em uma troca de prisioneiros, as partes não chegaram a um acordo sobre um cessar-fogo. Trump, que prometeu durante sua campanha encerrar o conflito em 24 horas, enfrenta críticas por sua abordagem, que alguns aliados europeus veem como excessivamente conciliatória com a Rússia. Um plano americano, revelado pela Reuters, propõe que a Ucrânia renuncie à adesão à OTAN e aceite a perda de territórios ocupados, condições que Kiev e a Europa rejeitam. A possibilidade de novas sanções contra Moscou, sugerida por Trump após ataques russos a civis, foi recebida com ceticismo por europeus, que ficaram “chocados” com sua relutância em aplicá-las imediatamente. O anúncio de Trump, embora otimista, enfrenta desafios complexos. A guerra, que já matou dezenas de milhares e deslocou milhões, devastou a economia ucraniana, com uma queda de quase 30% no PIB em 2022, segundo o Sky News. A reconstrução exigirá acordos que garantam segurança e estabilidade a longo prazo, um objetivo que depende da cooperação entre as partes. A oferta do Vaticano como sede oferece um símbolo de esperança, mas o sucesso das negociações dependerá da disposição de Rússia e Ucrânia em superar profundas desconfianças mútuas, em um esforço para restaurar a paz e proteger as comunidades afetadas por anos de violência.
Governo de MS recebe projetos de novos municípios e fortalece parceria em nova etapa do MS Ativo 2025
Mantendo o propósito de uma gestão municipalista pautada pelo diálogo e pelo planejamento conjunto, o Governo de Mato Grosso do Sul segue a série de reuniões com prefeitos e vereadores para alinhar prioridades de investimento e execução de projetos estratégicos em todo o Estado. Nesta segunda-feira (19), os municípios de Fátima do Sul, Caarapó e Alcinópolis apresentaram projetos em áreas como infraestrutura, saúde, mobilidade urbana e desenvolvimento regional. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância do programa como ferramenta de escuta ativa e ação conjunta. “O MS Ativo é mais do que uma agenda institucional: é a forma de garantir que cada município tenha voz e espaço para apresentar seus projetos e fazer acontecer. Nosso papel como Estado é ouvir, orientar e assegurar que as boas ideias virem realidade”, afirmou. O governador Eduardo Riedel reforçou que a gestão estadual está comprometida com a eficiência na aplicação dos recursos e com o apoio direto aos municípios. “Trabalhar com quem está na ponta é o que dá legitimidade e resultado à nossa política de desenvolvimento. O MS Ativo tem o DNA da parceria, da confiança mútua e da execução rápida. Estamos aqui para construir soluções com cada cidade”, pontuou Riedel. Fátima do Sul: mobilidade urbana e infraestrutura viária O município de Fátima do Sul apresentou propostas para a restauração da MS-147 e da Avenida Nove de Julho — principal via urbana da cidade. Os investimentos pleiteados pela prefeitura visam não apenas melhorar a malha viária, mas também garantir mais segurança e fluidez no trânsito urbano. O prefeito Wagner Roberto Ponciano destacou o impacto direto das obras na qualidade de vida da população. “Essas obras são estruturantes e fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Com o apoio do Governo do Estado, vamos conseguir transformar realidades e modernizar nosso sistema viário”, disse o prefeito. Caarapó: escoamento da produção e acesso urbano Com forte vocação agroindustrial, Caarapó trouxe ao MS Ativo projetos focados na pavimentação de acessos às unidades de produção e expansão urbana. Os pedidos envolvem trechos estratégicos para o escoamento de grãos e para melhorar a mobilidade no entorno de novos loteamentos habitacionais. A prefeita Maria Lourdes Portugal agradeceu o espaço de diálogo e reforçou a relevância do apoio estadual. “O desenvolvimento de Caarapó passa por infraestrutura. Ter esse canal direto com o Governo é essencial para apresentar nossas necessidades e acelerar entregas à população”, reforçou. Alcinópolis: novo bairro, saúde e pavimentação em áreas rurais Já o município de Alcinópolis apresentou um pacote de projetos que incluem a pavimentação das serras Paulo Andrade e Furnas, a continuidade da reforma da Unidade Básica de Saúde 24h e a urbanização do novo bairro Jardim Morada do Sol — área recém-adquirida pela prefeitura com 10 hectares. O prefeito Wellington Guimarães detalhou as demandas e agradeceu a receptividade. “Temos desafios grandes e contamos com o apoio do Estado para seguir promovendo qualidade de vida. O MS Ativo representa essa parceria viva, que respeita as diferenças dos municípios e atua com equidade”, disse. Próximos passos do MS Ativo 2025 As reuniões do MS Ativo Municipalismo seguirá nas próximas semanas, com mais municípios sendo atendidos pelo Governo do Estado. O programa está estruturado em cinco fases: escuta técnica, alinhamento de projetos, liberação de recursos, execução e entrega. Para o vice-governador Barbosinha, a meta é clara: “Nenhum projeto ficará para trás por falta de atenção ou apoio. O Estado está presente, lado a lado com os municípios, para que Mato Grosso do Sul continue crescendo com justiça territorial e social”, afirmou.
Câmara aprova projeto do Executivo que concede Reajuste Geral de Vencimentos aos Servidores Municipais
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira (19), em primeira votação, o Projeto de Lei nº 027/2025, de autoria do vereador Alex Cadeirante, que institui o Cadastro Municipal de Identificação das Pessoas com Deficiência de qualquer natureza e mobilidade reduzida. A proposta visa estruturar políticas públicas mais eficazes, garantindo acesso a benefícios e programas municipais às pessoas com deficiência. Segundo o texto aprovado, a inscrição no cadastro será voluntária e exigirá documentação comprobatória da condição de deficiência. As informações serão sigilosas e utilizadas exclusivamente para orientar a formulação de políticas públicas. O cadastro incluirá dados pessoais, foto e tipo de deficiência, com atualização anual. A Identificação Municipal de Deficiente dará acesso direto aos programas municipais, independentemente de nova comprovação de deficiência. O projeto ainda vai tramitar em segunda votação e, se aprovado na Câmara, seguirá para sanção do prefeito Marçal Filho. Além do projeto de Alex Cadeirante, outros temas importantes foram discutidos e aprovados na sessão. Em primeira votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 059/2025, de autoria do vereador Elias Ishy, que denomina como Rua Jornalista Osmar Alves dos Santos uma via do município. Foram também aprovados, em única votação, três projetos de decreto legislativo. O Projeto nº 040/2025, do vereador Cemar Arnal, concede Diploma de Jubileu de Hematita à empresa Engepar – Engenharia e Participação LTDA pelos seus 28 anos de atuação. O Projeto nº 041/2025, também de Cemar Arnal, homenageia a empresa Plastfort Distribuidora de Embalagens LTDA com o Diploma de Jubileu de Cretone pelos 19 anos de existência. Já o Projeto nº 044/2025, da Mesa Diretora, concede Diploma de Honra ao Mérito ao vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), pelo trabalho relevante no agronegócio. Também foi aprovado o projeto do Executivo que concede Reajuste Geral de Vencimentos aos Servidores Municipais. A proposta prevê 6,27% de reajuste para os profissionais do Magistério, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2025, e 5,48% de reajuste aos demais servidores da administração direta e indireta, retroativo a 1º de abril de 2025. O pagamento das diferenças será feito de forma parcelada, conforme cronograma a ser definido pelo Executivo. O reajuste abrange também aposentados, pensionistas e servidores contratados, com exceção dos Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias, cujo piso é vinculado ao salário mínimo.
Emirados Reforçam Exigência de Libertação de Reféns e Fim do Hamas em Gaza: Declarações Marcam Visita de Trump
Durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, a Abu Dhabi, em 15 de maio de 2025, os Emirados Árabes Unidos (EAU) reafirmaram sua posição firme sobre a crise em Gaza, exigindo a libertação imediata dos reféns mantidos pelo Hamas e o fim do controle do grupo sobre o território como condições essenciais para qualquer progresso em direção à paz. Em uma entrevista à Fox News, o ministro das Relações Exteriores dos EAU, Sheikh Abdullah bin Zayed Al Nahyan, destacou que “libertar os reféns é o primeiro passo” e que “uma autoridade que não seja o Hamas” deve assumir a administração de Gaza. As declarações, feitas durante um momento de intensas negociações regionais, refletem o compromisso dos Emirados com a estabilidade no Oriente Médio, alinhado a valores de segurança e ordem que ressoam em comunidades que buscam soluções duradouras para conflitos prolongados. A posição dos EAU foi expressa no contexto da visita de Trump, que incluiu reuniões com o presidente emiradense, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e a assinatura de acordos econômicos avaliados em mais de US$ 200 bilhões, incluindo investimentos em inteligência artificial e projetos energéticos com empresas americanas. A Casa Branca também destacou um compromisso de longo prazo dos EAU de investir US$ 1,4 trilhão nos EUA ao longo de 10 anos, reforçando os laços econômicos bilaterais. No entanto, as discussões políticas, especialmente sobre Gaza, ganharam destaque devido à influência crescente dos Emirados na diplomacia regional, consolidada desde os Acordos de Abraão de 2020, mediados por Trump, que normalizaram as relações entre os EAU, Bahrein e Israel.
Alex Cadeirante homenageia presidente do Sindicato Rural em Sessão Solene na Expoagro
A Câmara Municipal de Dourados realizou, na última sexta-feira (16), Sessão Solene de Entregas de Honrarias a personalidades que se destacam no agronegócio. O evento aconteceu durante a 59ª Expoagro, no auditório do Sindicato Rural, no Parque de Exposição João Humberto de Carvalho. Um dos homenageados foi o ex-vereador e atual presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira. A indicação foi do vereador Alex Cadeirante (PSDB), justificada pelo compromisso e dedicação de Gino com o setor agropecuário e a realização da Expoagro, promovendo um diálogo essencial entre o campo e a cidade. Alex destacou a importância do trabalho do dirigente sindical na defesa dos interesses dos produtores e no fortalecimento do agronegócio regional. “Gino tem sido um líder incansável, trabalhando para garantir avanços e melhorias para os agricultores e pecuaristas da nossa região. É um reconhecimento mais do que merecido”, afirmou o vereador. A Sessão Solene da Câmara de Dourados na Expoagro reuniu diversas autoridades, produtores, empresários e representantes do setor. Entre os homenageados estavam o vice-governador José Carlos Barbosa, o ex-vereador Alberto Alves do Santos e o ex-deputado federal Walter Carneiro, entre outros.
Audiência Pública debate Ecologia Integral e reúne representantes de entidades civis e religiosas
Representantes de diversos segmentos da sociedade participaram na última quinta-feira (15) da audiência pública com a temática “Fraternidade e Ecologia Integral”, realizada na Câmara Municipal, em parceria com a Diocese de Dourados. O evento contou com a participação do Bispo Diocesano, Dom Henrique Aparecido de Lima, além de coordenadores de movimentos pastorais e membros dos conselhos paroquiais e comunitários. A audiência foi proposta pelo vereador Elias Ishy (PT) e teve como palestrantes o secretário executivo da CNBB Regional do MS, Padre André Márcio, o gerente de Política Ambiental do Hospital São Julião, de Campo Grande, Bruno Madalena e o diretor do IMAM, Fábio Luis. O tema abordado pelo Padre André Márcio foi o objetivo da Campanha Fraternidade 2025, com foco no meio ambiente, inspirado na proposta do Papa Francisco. Em sua fala, destacou as motivações da campanha e a urgência da crise climática. Como cita Papa Francisco: ‘Tudo está interligado’ e, neste sentido, o ser humano teria a sua vida sustentada a partir desta teia de relações que compõem a ecologia integral”, disse o secretário. O gestor ambiental do Hospital São Julião, Bruno Madalena, apresentou a experiência do Hospital São Julião com o ‘Programa Lixo Zero’, destacando a gestão de resíduos como parte fundamental da política ambiental da instituição e a importância da destinação correta e os impactos da destinação inadequada. O hospital hoje é referência na reciclagem, de todo resíduos produzido 84% e reciclado, a média de reciclagem no Brasil é 7,5%. Bruno apresentou todo o processo de como o hospital hoje é reconhecido como lixo zero. O diretor presidente do Imam, Fábio Luis, fez um relato da realidade do aproveitamento seletivo de resíduos sólidos no município, desde a coleta à destinação final e os avanços alcançados com o aumento da quantidade de resíduos reciclados. “Atendemos hoje cerca de 40 mil pessoas em 64 bairros do município com a coletiva, abrangendo aproximadamente 9.300 residências. Reafirmou que a Gestão Municipal irá iniciar o processo ainda em 2025 para instalação da Usina de Triagem de Resíduos e que quer ampliar a coleta seletiva de 50 toneladas/mês hoje para 110 toneladas/mês em cinco anos”, afirmou. Já o vereador Elias Ishy, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, que somente com investimentos públicos e ações coletivas é possível desenvolver ações concretas na questão ambiental. “Esta casa legislativa em parceria com a Sociedade busca aprofundar o debate a respeito dos desafios ambientais no nosso município, como a arborização urbana, a poluição dos recursos hídricos, a destinação correta dos resíduos, e como resultando esperamos avançar em ações concretas em favor da ecologia integral. Trabalhando juntos, sociedade e governo em todas as esferas poderemos fazer mais”, finalizou Ishy. Também fizeram parte da composição da Mesa, o vice-presidente da Câmara, Inspetor Cabral, os vereadores Franklin Schmalz e Sérgio Nogueira, o promotor de Justiça, João Linhares, a membra do Núcleo Diocesano, Janete Schnorr, o presidente do Conped, Pr. Adriano Vieira, o reitor da UFGD, Jones Dari, a diretora da FCBA/UFGD, Daniele Vilela, o pró reitor da Proafe/Uems, Fernando Machado, representando o diretor de administração da IFMS/Dourados, Danilo Sanches, o superintendente do HU, Hermeto Paschoalick, o diretor adjunto da Semed, José Tardivo, o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB/Dourados, Fábio Aparecido. Representando a Agecold, Luiza Mara Rodrigues, o coordenador técnico da APOMS, Antônio Paulo Ribeiro, além de representantes do Rotary, Ajax de Oliveira, do Comitê de Defesa Popular, João Grandão, da comunidade indígena, Capitão Ramão Fernandes e da União dos Povos de Terreiro de Dourados, Jucilene – Oyamatambureci.
Servidoras da Câmara apresentam trabalho em Congresso Internacional realizado em Brasília
Entre os dias 14 a 16 de Maio de 2025, as servidoras Alisangela Aparecida da Silva Santos, arquivista, Especialista em Gestão de Documentos e Informações, Mestranda em Ciência da Informação e Piedra Santos Roza, assistente social, Especialista em Gestão Pública e Serviço Social, representaram a Câmara Municipal de Dourados no III Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde (CIGEPS), realizado na Sede da Fiocruz em Brasília. O evento reuniu servidores públicos para discutir sobre tecnologias digitais, longevidade e inovação na gestão de serviços públicos de saúde, e teve como objetivo promover uma aproximação entre o meio acadêmico e a gestão pública na área da saúde. O trabalho intitulado de “Mulheres na política: o protagonismo feminino da produção legislativa no âmbito da saúde pública municipal de Dourados/MS”, foi desenvolvido e apresentado pelas servidoras ao público presente e aos moderadores de sala, Dra. Mariana Guerra (UnB) e Dr. João Bilhim (Ulisboa). O artigo apresenta um levantamento dos Projetos de Lei propostos pela bancada feminina da Câmara Municipal entre os anos de 1988 até o início de 2025, que tratam de assuntos no âmbito da saúde pública. Piedra conta que a ideia do artigo nasceu da prática legislativa e do compromisso com a garantia de direitos, especialmente daqueles que mais necessitam das políticas públicas. “Foi um momento de troca muito gratificante, no qual pudemos dialogar com profissionais de diversas áreas da saúde e reafirmar a importância dos princípios que sustentam o Sistema Único de Saúde (SUS) — como a universalidade, a integralidade e a equidade — na construção de uma saúde pública mais justa e acessível”, afirma a assistente social. O espaço temporal escolhido para o estudo, abrange o início do processo de Redemocratização do país, e das lutas feministas por direitos as políticas públicas, em especial na área da saúde, neste mesmo período em que o SUS, configurava suas bases com diretrizes para o atendimento gratuito e universal para toda a sociedade. “Após a apresentação, ouvimos muitos elogios dos moderadores que relataram satisfação em receber o trabalho no evento, eles falaram que ficaram surpresos que essa temática partiu de uma cidade interiorana do Mato Grosso do Sul, que normalmente, esses temas são tratados por pesquisadores de grandes metrópoles como São Paulo e Brasília. Reforçaram a importância da participação feminina na política, em especial em uma área tão delicada como a saúde pública. Saí da sala realizada”, conta a servidora Alisangela. As servidoras afirmam que a vivência amplia a compreensão sobre o papel da pesquisa na atuação cotidiana e renova o compromisso com a defesa da dignidade humana e da justiça social. Importante destacar que as lutas feministas, como o direito ao voto contribuíram para que o cenário atual da Câmara de Dourados, fosse composto pela maior bancada feminina, desde a institucionalização da Casa em 1935.
Sancionada lei que declara como de Utilidade Pública o Grupo de Apoio à Adoção de Dourados
O prefeito Dourados, Marçal Filho, sancionou a Lei Municipal aprovada pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Sérgio Nogueira, que declara como de Utilidade Pública Municipal o Grupo de Apoio à Adoção de Dourados (GAAD Acolher), uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado, de caráter assistencial sem fins econômicos, que atua no amparo e orientação às famílias que desejarem adotar uma criança no município. O GAAD Acolher foi fundado em 14 de abril de 2012 para propagar uma nova cultura da adoção, visando o interesse da criança, sensibilizando a sociedade para a questão das crianças institucionalizadas que se encontram privada da convivência familiar. O grupo também tem a missão de esclarecer, divulgar e estimular a adoção, a guarda e a tutela, como alternativas a institucionalização de crianças e adolescentes, prevenindo seu abandono e marginalização. Outra proposta do GAAD Acolher é a promoção da troca de experiências entre os membros das famílias adotantes, além de proporcionar a orientação e o aconselhamento a quem procurar informações sobre a adoção. A entidade também atua na criação de estrutura para direcionar, assistir e promover os esforços do município, do Estado e da comunidade na tarefa de encontrar famílias para adoção, bem como de manter espaço permanente para discussão de temas relativos à adoção, com vistas a promover o debate e a conscientização da comunidade a respeito desta questão. O vereador Sérgio Nogueira (PP) enfatiza que o título de Utilidade Pública Municipal é de suma importância para que o Grupo de Apoio a Adoção de Dourados comece a se estruturar e angariar recursos com a finalidade de continuar o trabalho com a população mais vulnerável. “Fui o proponente da Lei Municipal que criou o Dia e a Semana Municipal de Incentivo à Adoção em Dourados, que acontece de 18 a 25 de maio, e a lei de conscientização de doação do nascituro”, ressalta o vereador. “Acompanho há 12 anos esse trabalho desenvolvido pelo GAAD junto às famílias em parceria com a Vara da Infância e acredito que a Utilidade Pública Municipal será importante para que o Grupo possa firmar convênios com o setor público e receber recursos para ajudar a desenvolver suas ações”, completa Sérgio Nogueira. SEMANA DA ADOÇÃO Para marcar o dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, foi instituída a Semana Municipal da Adoção, criada pela Lei 3.729 de 25 de novembro de 2013. Neste ano, a semana vai de 18 a 25 de maio e tem como tema “A Lei, o saber e o afeto na garantia de direitos das crianças e adolescentes acolhidos”. Os eventos visam antecipar o debate que ocorrerá durante o XXVIII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, que ocorre em agosto na cidade de Brasília. A Semana da Adoção também visa preparar os participantes do GAAD; a rede de proteção da criança e adolescente; a comunidade local e acadêmica, sobre a temática. “Quando discutimos sobre a Lei Municipal, destacamos o reconhecimento da adoção como uma forma legítima de filiação, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e do seu caráter irrevogável, necessitando do saber para identificar quem são as crianças que esperam pela adoção”, enfatiza Lourdes Missio, presidente do GAAG Acolher. Segundo ela, a busca “é por famílias para assegurar o direito de cada criança e adolescente de crescer em um lar, construindo laços e histórias marcadas pelo afeto, sentimento que deve estar presente na construção das novas famílias, nos momentos de alegria e nas dificuldades cotidianas”. A inscrição para os eventos pode ser realizada através do link: https://www.even3.com.br/viii-semana-municipal-de-adocao-de-dourados-a-lei-o-saber-e-o-afeto-na-garantia-de-direitos-de-criancas-e-adolescentes-acolhidos-544967/ A programação da Semana Municipal da Adoção será marcada por rodas de conversa com o tema “A Escuta Ativa na Relação com a Criança”, além de palestra com Mayra Aiello, no dia 21 de maio, no Auditório da OAB, abordando o tema “Tecendo a Adoção: Direitos, Desafios e Laços na Espera e na Chegada”. No dia 24 de maio acontece a 4ª Caminhada da Adoção, com concentração às 8h, no Parque dos Ipês e saída às 8h30 até a Praça Antônio João.
Prefeitura recebe novos equipamentos para reforçar estrutura da saúde
A Prefeitura de Dourados recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), parte dos equipamentos que irão reforçar a estrutura da rede municipal de saúde, beneficiando as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Vigilância Sanitária. A entrega foi realizada no galpão da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença do prefeito Marçal Filho e do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo. Nesta etapa, foram entregues 29 máquinas de lavar roupas, cinco televisores de 43 polegadas, 100 ventiladores de parede, sete aparelhos de raio-X odontológico e 13 freezers. Segundo o secretário Márcio Figueiredo, os ventiladores, os televisores e as máquinas de lavar serão destinados às unidades básicas de saúde, enquanto os freezers atenderão o CCZ e a Vigilância Sanitária. O secretário explicou que o investimento faz parte de um pacote de R$ 2 milhões em recursos garantidos em parceria com o Governo do Estado. Nesta primeira remessa, foram entregues equipamentos no valor de R$ 150 mil. “Estamos investindo para melhorar as condições de trabalho das equipes e oferecer mais conforto aos usuários do sistema de saúde. Isso reflete diretamente em um atendimento mais eficiente e humanizado”, afirmou Márcio. O prefeito Marçal Filho destacou que, desde o início da gestão, a recuperação da estrutura da saúde tem sido uma prioridade. “Encontramos muitos equipamentos quebrados e iniciamos um levantamento para garantir as aquisições necessárias. Investir em saúde é garantir mais qualidade de vida para toda a população”, disse. Nos próximos dias, a prefeitura também deve receber novos equipamentos, entre eles, equipamentos odontológicos, como 25 cadeiras odontológicas completas, 19 autoclaves hospitalares de 42 litros cada, 7 aparelhos de raio-X móvel para coluna, 32 fotopolimerizadores em LED e 39 compressores de ar odontológico de 40 litros cada. Também chegará eletrodomésticos de apoio, como 13 televisores de 50 polegadas, 38 lavadoras de alta pressão, 35 televisores de 42 polegadas, 29 máquinas de lavar roupas, 86 filtros de carvão ativado para bebedouros elétricos, 50 bebedouros elétricos e 100 ventiladores de parede. Os investimentos têm como objetivo modernizar e fortalecer o atendimento em saúde pública em Dourados, garantindo mais eficiência, conforto e qualidade no serviço prestado à população.








