Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, nesta segunda-feira (19), o vereador Inspetor Cabral (PSD) fez um pronunciamento sobre a urgência de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A fala ocorreu em referência ao Dia Nacional de Combate a esses crimes, celebrado em 18 de maio. “Quantas notícias chocantes ainda precisaremos ver para compreender a gravidade do que acontece, muitas vezes ao lado das nossas casas, nas escolas, nos espaços que deveriam ser de proteção?”, questionou o vereador. Em seu discurso, Cabral defendeu a criação e o fortalecimento de políticas públicas que priorizem a prevenção, a escuta ativa e o acolhimento das vítimas. O parlamentar também destacou a importância de projetos de lei que impeçam a nomeação de pessoas condenadas por crimes sexuais contra vulneráveis para cargos públicos. “É inadmissível que alguém com histórico de violência sexual contra crianças e adolescentes ocupe funções institucionais. Trata-se de uma medida de justiça, mas também de prevenção. Precisamos garantir que agressores não tenham acesso a espaços de poder ou influência”, declarou. O vereador ressaltou que a maior parte das vítimas não denuncia por medo ou por não compreender o que viveu. Por isso, defendeu o investimento em campanhas educativas, formação de profissionais capacitados e redes de apoio eficientes. “O combate ao abuso e à exploração sexual infantil não é uma bandeira de ocasião. É uma luta permanente. Enquanto uma única criança estiver em risco, nós não podemos descansar”, finalizou.
Liandra solicita verbas para pavimentação asfáltica do Parque das Nações I
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB), apresentou durante a 16ª sessão ordinária, uma indicação solicitando ao poder executivo e ao deputado Estadual Zé Teixeira (PSDB), a destinação de verbas visando a pavimentação asfáltica de importantes vias no bairro Parque das Nações I. A solicitação contempla as ruas José Cândido de Melo, Peru, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, todas atualmente em condições precárias de trafegabilidade e sem pavimentação asfáltica. Segundo a vereadora, a demanda é antiga e tem sido uma reivindicação constante dos moradores da região. “Estamos falando de ruas que acumulam poeira no período seco e se tornam praticamente intransitáveis durante as chuvas. É uma questão de infraestrutura, mas também de saúde pública e dignidade para os moradores do Parque das Nações I”, afirmou Liandra. Além da melhoria na mobilidade urbana, a pavimentação trará valorização aos imóveis e mais segurança para pedestres e motoristas que utilizam diariamente essas vias. “Nossa luta é por uma cidade com uma infraestrutura adequada para todos. Vamos trabalhar para que nosso pedido seja incluído no cronograma de obras do município”, concluiu a parlamentar.
Showtec: Governo de MS incentiva uso da tecnologia e inovação para impulsionar produção no campo
Com foco na inovação e melhores resultados ao homem do campo, o governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (20) da abertura do Showtec, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, com mais de 120 mil m² de área de visitação e mais de 100 expositores. Uma oportunidade para conhecer as novidades do setor, baseados na pesquisa e tecnologia “Sempre é um momento importante ao produtor, quando a atividade está lastreada de informação, conhecimento e tecnologia tem resultados a longo prazo. O Brasil se tornou gigante e Mato Grosso do Sul se inseriu neste contexto, por conta deste avanço da tecnologia, da persistência do produtor, do empreendedorismo, da capacidade de trabalho do produtor”, afirmou o governador. Riedel ressaltou que esta junção de tecnologia e inovação dá competividade a diferentes atividades. “O Showtec é uma vitrine de tecnologia e de conhecimento, que se atualiza ano a ano. Muito bom estar aqui prestigiando esta feira construída há várias mãos. Os responsáveis pelo evento lançaram um alicerce importante para a ciência e tecnologia do nosso Estado. Além do evento, temos um trabalho anual de pesquisa e extensão, que proporciona ao produtor uma tomada de decisão com qualidade”, descreveu. Realizada em Maracaju pela Fundação MS, a feira de agronegócio começou nesta terça-feira (20) e segue até o dia 22 de maio. Ela reunirá produtores rurais, pesquisadores e especialistas para debater os principais desafios e inovações do setor. Durante os três dias, a Arena Showtec, na Fundação MS, receberá palestras sobre manejo sustentável, demonstração de tecnologias aplicadas ao campo e tendências do agronegócio. Além das palestras, os visitantes do Showtec 2025 terão acesso a espaços interativos e poderão acompanhar de perto as últimas novidades do agronegócio, lançamentos de tecnologias e outras atrações. “Serão dias de muito aprendizado, conversa, network e levaremos isso de forma clara e atendendo as expectativas de todos aqui. Só com informação e boas práticas vamos chegar à locomotiva da lucratividade. Pesquisa é com a gente”, afirmou o presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira. O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, destacou a importância do evento para movimentar a cidade e ser referência no agronegócio. “A Fundação MS é um dos responsáveis por Maracaju se tornar uma potência no agro. A feira é uma vitrine importante para o setor e para nossa cidade”. A Fundação MS também recebe recursos estaduais para pesquisas de novas tecnologias na área de milho e soja, oriundos do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja). “O campo é competitivo e pode atender tanto mercado interno, quanto externo, e isso é fruto do trabalho de todo setor produtivo representado aqui hoje”, reconheceu o deputado federal Dagoberto Nogueira. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Prefeitura inicia recuperação da Via Parque em Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semop) iniciou nesta semana a recuperação de um trecho crítico da Via Parque, no cruzamento com a rua Eulália Pires e imediações, na Vila Cachoeirinha. As equipes trabalham para levar solução definitiva em pontos nos quais o asfalto criou “ondulações”, o que gera perigo para quem trafega pelo local. O prefeito Marçal Filho acompanhou as ações nesta segunda-feira (20) e falou sobre as ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas pela Semop de forma a tratar da “raiz do problema”, diante do objetivo em levar melhorias para a infraestrutura local, mas principalmente tornar o trecho mais seguro para os motoristas e motociclistas que passam por ali diariamente. “Identificamos um problema estrutural no asfalto, causado pelo tráfego intenso de veículos pesados e, possivelmente, pelo excesso de umidade no solo, o que faz a pista ceder e vai criando valas que tornam o trânsito mais perigoso”, explicou. Ele destacou que para resolver a situação de forma duradoura, a Semop vai “fazer um trabalho mais profundo, escavando, tratando a questão da umidade e só após isso fazer os outros trâmites e colocar a capa asfáltica”. O prefeito apontou ainda a importância da Via que é utilizada por moradores de vários bairros e dá acesso a BR-463. “Determinei à minha equipe que desse atenção nesta fundamental via que dá acesso a bairros como Cachoerinha, Roma I, II e III, 4 Plano e também liga à rodovia”, citou. O secretário municipal de Obras, Jorge de Lúcia, explicou detalhes da intervenção, nos pontos críticos, serviços que contam exclusivamente com recursos do município. A força-tarefa conta diversos trabalhadores, escavadeiras, caminhões, pás carregadeiras e outros. “Nós estamos recuperando esse trecho com uma técnica chamada remendo profundo”, explicou. “É um ponto com bastante problema estrutural, causados por excesso de umidade do solo e intenso tráfego de veículos”, prosseguiu. “Fizemos escavações e sondagens e vamos escavar, drenar, aplicar pedra rachão, pedra brita e depois lançar a capa asfáltica, o que é chamado de remendo profundo”, detalhou. O secretário Jorge de Lúcia cita que após essa etapa, a Semop tem a perspectiva de que demande bastante tempo para o local precisar de novas intervenções e que, quando isso ocorrer, sejam reparos mais superficiais. “O pedido do prefeito Marçal Filho é resolver de verdade a questão, tratando o problema a fundo para que no futuro, se for preciso intervir, seja algo mais leve, como um tapa-buraco”, completou. A Via Parque é uma das vias mais importantes da cidade, e a expectativa é que, com a conclusão das melhorias, a população ganhe em mobilidade, segurança e qualidade de vida. O morador da região, Ivan Carlos dos Santos Campos, 50, comerciante, observou o trabalho realizado e elogiou a iniciativa da prefeitura. Ele diz transitar pelo local frequentemente e sofrer com as ondulações asfálticas e se mostrou satisfeito pelo problema estar sendo resolvido. “Sempre transito aqui, meu carro é baixo e acaba batendo na elevação que forma bem no meio da pista e agora não vamos mais ter isso e essa é a realidade que a população tanto precisava”, comemorou. “A gestão está trabalhando e as as coisas vão acontecendo”, destacou.
Passagem de ônibus é reduzida de R$ 3,25 para R$ 3,00 e estudantes pagarão R$ 1,00
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, anunciou nesta terça-feira a redução no preço da passagem de ônibus do transporte coletivo urbano, que passará de R$ 3,25 para R$ 3,00 no transporte urbano e de R$ 1,65 para R$ 1,00 no transporte de estudantes, a partir de 1º de junho de 2025. Esta foi uma imposição feita pelo prefeito Marçal Filho para prorrogar a concessão com a Viação Dourados pelo prazo de 5 anos. A empresa reivindicava a prorrogação pelo prazo de 10 anos, mas o prefeito ponderou que renovaria por apenas 5 anos, prazo necessário para realização de uma nova licitação da concessão do transporte coletivo no município. Além de redução no valor da passagem para o passageiro comum e para o estudante, o prefeito Marçal Filho também condicionou à prorrogação na concessão a aquisição, pela empresa, de 3 novos ônibus exclusivos para o transporte de estudantes e a criação de novas linhas para atender a esse público específico. “Nosso município está consolidado como uma Cidade Universitária, com mais de 120 cursos superiores ofertados pelas universidades públicas e particulares e não podemos permitir que os estudantes sofram com ônibus superlotados e com falta de novos itinerários”, ressalta Marçal Filho. Outra exigência do prefeito é que a Viação Dourados invista na renovação de frota, garantindo acessibilidade em todos os ônibus até o final da prorrogação do contrato. “Atualmente poucos veículos contam com elevador para acesso de pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção, de forma que essa exigência demonstra a preocupação da Prefeitura de Dourados em levar acessibilidade ao transporte coletivo”, enfatiza Marçal Filho. Além da aquisição imediata de novos ônibus para o transporte escolar, de renovação da frota e da garantia de acessibilidade, o prefeito também colocou como condição para a renovação da concessão, que todos os ônibus empregados no transporte coletivo de Dourados sejam equipados com ar-condicionado até o final do contrato. “Quem reside na nossa cidade sabe que nos dias de calor fica insuportável viajar no transporte coletivo sem ambiente climatizado, de forma que muito mais que proporcionar conforto, estamos preocupados com a saúde dos passageiros”, completa o prefeito. Marçal Filho explica que o ideal seria licitar uma nova concessão, mas que diante da burocracia que envolve a licitação do transporte coletivo urbano não existiu outra solução a não ser a prorrogação do atual contrato por 5 anos. “Esse tipo de licitação é muito complexa, sendo necessário primeiro licitar uma empresa especializada que, por sua vez, ficaria responsável por licitar a concessão”, explica o prefeito. “Esse processo é longo e complexo, podendo demorar entre 2 e 3 anos para ser finalizado”, ressalta. “Por isso, optamos pela prorrogação, ao mesmo tempo em que já determinamos ao setor de licitação da Prefeitura de Dourados que inicie os trâmites para uma nova licitação”, finaliza o prefeito. O sistema de transporte coletivo de Dourados transporta, em média, 16 mil passageiros por dia. Desse total, cerca de 2 mil são idosos, que utilizam o serviço gratuitamente, e aproximadamente 5.500 são estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior.
Com Rota Bioceânica, Governo do Estado reestrutura rede de saúde na região de fronteira
Com foco na regionalização e no planejamento estratégico diante do impacto da Rota Bioceânica, o Governo de Mato Grosso do Sul está reestruturando a rede hospitalar na faixa de fronteira. O novo modelo propõe uma organização por níveis: atenção primária e estabilização de urgências mais complexas nas cidades de origem, média complexidade concentrada em cidades-polo como Ponta Porã e os atendimentos de alta complexidade direcionados a centros como Campo Grande e Dourados. A reorganização foi uma das pautas do Encontro Binacional promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) no último mês, em Ponta Porã. Integrante da Assessoria Técnica Médica da SES, o médico João Ricardo Tognini destaca que a intensificação do fluxo de pessoas e o crescimento populacional e econômico esperados na região sul do estado — especialmente em Porto Murtinho, por conta da ponte sobre o Rio Paraguai que ligará a cidade à Carmelo Peralta — trarão novos desafios para a saúde pública. “Além dos riscos associados à mobilidade, como acidentes e traumas, há a necessidade de ampliar o acesso à saúde preventiva e curativa em todas as complexidades”, explica Tognini. Além das propostas de apoio à estruturação de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em municípios estratégicos — cuja implantação é de responsabilidade das gestões municipais — a SES está atuando de forma propositiva na consolidação de uma rede estadual estruturada em “cinturões de média complexidade”. Esses cinturões funcionam em torno dos polos de alta complexidade (Campo Grande, Dourados e Três Lagoas), com municípios vizinhos assumindo, gradativamente, atendimentos de média complexidade, como cirurgias gerais, ortopedia, urologia e ginecologia. A estratégia garante maior capilaridade à assistência hospitalar, reduzindo deslocamentos e fortalecendo o atendimento regionalizado, de forma integrada e resolutiva. Essa organização busca: • Reduzir deslocamentos longos de pacientes;• Desafogar os grandes hospitais estaduais;• Racionalizar a ocupação de leitos, garantindo vagas para casos graves. Em Porto Murtinho, cidade com menos de 20 mil habitantes e sem serviços hospitalares de maior complexidade, o plano envolve o fortalecimento da atenção primária. Casos regulados serão direcionados para cidades de apoio como Ponta Porã. Já Ponta Porã, com mais de 90 mil habitantes, possui um Hospital Regional com 127 leitos e capacidade de atender demandas cirúrgicas e clínicas de média complexidade. A SES estuda a ampliação da oferta de especialidades como ortopedia e urologia, com investimentos em tecnologias como videocirurgia, e reforço na regulação estadual para evitar que casos simples ocupem leitos de alta complexidade. Cidades de apoio e transporte aeromédico A estratégia inclui ainda o fortalecimento de cidades de apoio, como Bela Vista, Antônio João e Jardim, que poderão absorver parte da média complexidade, compondo os cinturões assistenciais. O modelo prevê uma lógica hierarquizada de encaminhamentos, com investimento em infraestrutura hospitalar, capacitação de equipes, contratualizações otimizadas e até ampliação do transporte aeromédico, crucial diante das longas distâncias entre os municípios e os centros de referência. Nesse sentido, o transporte aeromédico é considerado uma ferramenta estratégica para garantir atendimento rápido em situações graves. Em um estado com território extenso, áreas remotas e baixa densidade populacional, o socorro por via aérea pode ser decisivo. A ampliação desse serviço integra o esforço do Governo do Estado para garantir acesso à saúde com mais agilidade e segurança em todo o Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a regionalização hospitalar exige planejamento técnico criterioso, com estruturas alinhadas à realidade de cada região. “Não basta construir hospitais. É preciso considerar a capacidade de gestão local, o perfil populacional e a lógica de funcionamento em rede. Em muitos municípios, manter equipes completas e estrutura de alta complexidade não é viável”, afirma. Ele destaca que o modelo adotado busca distribuir os serviços conforme o porte e as necessidades de cada cidade, garantindo uma rede articulada e eficiente. “Para isso, estamos fortalecendo desde a atenção primária aos mecanismos de regulação incluindo pontos mais complexos como transporte aeromédico. Todo esse trabalho tem o intuito de garantir que o paciente esteja no lugar certo, na hora certa, com o cuidado adequado”, finaliza. Saúde transfronteiriça e mapeamento O novo modelo de atendimento hospitalar da SES foi apresentado durante o Encontro de Cooperação Interfederativa em Saúde Brasil – Paraguai, realizado nos dias 28 e 29 de abril em Ponta Porã. O evento reuniu representantes de órgãos de saúde do Brasil e do Paraguai, além de organizações internacionais, para debater estratégias conjuntas de fortalecimento da atenção à saúde na linha de fronteira. Na ocasião, foi assinado termo de cooperação entre Brasil e Paraguai dando início a um amplo mapeamento das estruturas de saúde nas cidades fronteiriças entre os dois países. A ação conta com o Governo de Mato Grosso do Sul como um dos signatários, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Dentre os pilares do termo está identificar capacidades hospitalares, recursos humanos e equipamentos disponíveis em regiões como Ponta Porã (MS), Mundo Novo (MS), Pedro Juan Caballero (PY), Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este (PY). “O mapeamento nos permitirá entender, em detalhes, a realidade de cada município, utilizando o cruzamento de dados a fim de verificar onde há falta de insumos, profissionais ou leitos. Esse levantamento é essencial para direcionar investimentos e criar uma rede de saúde integrada, capaz de atender rapidamente a população fronteiriça”, destaca a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, que assinou representando Mato Grosso do Sul como um dos signatários do documento. A previsão é que o trabalho das equipes tenha início no prazo de 30 dias. Danúbia Burema, Comunicação SES
Justiça decreta prisão preventiva de trio flagrado com 235 kg de cocaína em Dourados
Em Audiência de Custódia, a Justiça Federal de Dourados decretou nesta segunda-feira (19) a prisão preventiva do empresário José Edson Peres Campagnoli, de 52 anos, da mulher dele, Wanderléa da Silva Espíndola, de 46 anos, e do motorista Hugo César Ferreira, de 58 anos, morador em Ponta Porã. Eles foram presos domingo (18), pela Polícia Rodoviária Federal, durante a Operação Frete Ouro Branco, em Dourados. A droga estava escondia em meio a uma carga de erva-mate trazida da fronteira por Hugo e seria entregue para José Edson e a mulher dele.APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 235 Kg de cocaína, na tarde deste domingo (18), em Dourados (MS). O flagrante ocorreu após a abordagem de um caminhão, na BR-267. O condutor disse que transportava erva mate e apresentou as notas fiscais. Os policiais notaram que a nota fiscal havia sido impressa no domingo (11), questionado sobre o atraso na viagem, o motorista disse que sua esposa teve um derrame e estaria internada em Ponta Porã. Em fiscalização ao caminhão, a equipe encontrou diversas caixas com tabletes de cocaína escondidas em meio a carga de erva mate. O motorista confessou que faria o transporte da droga de Ponta Porã até Dourados, onde outra pessoa iria receber o ilícito em um posto de combustível. A equipe seguiu até o local onde seria entregue a droga, onde o condutor de uma VW/Parati chegou para receber a cocaína. Ao avistar os policiais, o motorista tentou fugir, mas foi alcançado e detido, juntamente com uma passageira. Os presos e a droga foram encaminhados à Polícia Federal em Dourados (MS).
PRF prende passageiro de ônibus com ‘supermaconha’ em Dourados
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1,6 Kg de maconha conhecida como ‘DRY’ e possuir um alto THC. A apreensão ocorreu em Dourados (MS), na tarde deste domingo (18), um homem, de 27 anos, transportava a droga em um ônibus de viagem. O ilícito, também conhecido como ‘supermaconha’ estava escondido na mochila do passageiro. O nervosismo apresentado pelo homem chamou a atenção da equipe durante a fiscalização. O preso disse que levaria a droga para Brasília (DF). Ele foi encaminhado à Polícia Judiciária local, juntamente com a maconha.
Policiais apreendem mais de 42 mil pacotes de cigarros contrabandeados em Dourados
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta segunda-feira (19), em Dourados, uma carreta caçamba carregada com mais de 42 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação ninguém foi preso. Os militares faziam bloqueio em uma estrada vicinal, próximo ao Distrito de Itahum, quando o condutor do veículo, ao perceber a presença da fiscalização, realizou uma manobra brusca e entrou em uma estrada de chão. Durante diligências, a carreta foi encontrada abandonada próxima a um milharal. Em vistoria na caçamba, foram encontrados 42,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados. Buscas foram feitas na região, mas nenhum suspeito localizado. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 2,3 milhões, foi encaminhado à Receita Federal de Ponta Porã.








