Em uma ação que tem como objetivo ajudar e levar dignidade às mulheres indígenas da Reserva de Dourados, a vereadora Karla Gomes (Podemos) esteve na Aldeia Panambizinho fazendo a entrega de absorventes íntimos. O material de higiene pessoal foi arrecadado durante a 1ª Corrida e Caminhada das Mulheres, realizada em março, pela Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal de Dourados, a “Sala Rosa”, da qual a vereadora é a procuradora. Para realizar a entrega, Karla estava acompanhada de diversas pessoas que também lutam pelo bem estar das mulheres. Dentre elas estavam a secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon; a advogada da Sala Rosa, Aline Silva; e a assistente social Pietra Roza. “Muitas mulheres deixam de ir à escola ou sair para realizar alguma atividade por não terem condições de comprar absorventes e com a doação dessas peças estaremos contribuindo para que elas tenham mais dignidade e segurança no seu dia-a-dia”, destacou a vereadora. O grupo de mulheres que visitou a aldeia tinha ainda a equipe técnica do CRAS Vila Vargas, com a coordenadora Marcela Catelã e técnicas de referência do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, a assistente social Gislaine Pinheiro e a psicóloga Letícia Nunes.
Prefeitura inicia terceira etapa de obra contra alagamentos no Parque Alvorada
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta quarta-feira (21) a terceira etapa das obras de drenagem na região do Parque Alvorada com a instalação de novas bocas de dragão no cruzamento das ruas Monte Alegre com Menote Marques de Mattos. O objetivo é solucionar, de forma definitiva, os frequentes alagamentos causados por fortes chuvas, problema que se arrasta há décadas e está sendo solucionado pela atual gestão. O principal foco da obra é a instalação de bocas de dragão, estruturas de captação que funcionam como “ralos” gigantes nas vias públicas. Elas coletam a água da chuva que escoa pelas ruas e a conduz para galerias subterrâneas, evitando o acúmulo na superfície e, consequentemente, os alagamentos. Além disso, está sendo construída uma caixa de passagem de drenagem que tem a função de direcionar com mais eficiência o grande volume de água que desce do Parque Alvorada em direção à Rua Monte Alegre e à Avenida Guaicurus. De acordo com o prefeito Marçal Filho, embora a previsão climática indique que o período mais chuvoso do ano já passou, o trabalho preventivo é essencial. “Estamos dando continuidade a uma obra pensada com planejamento técnico para resolver um problema antigo da cidade”, explicou. “Mesmo que não haja previsão de fortes chuvas agora, precisamos garantir segurança aos moradores e comerciantes”, enfatizou o prefeito, que esteve no local acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins, o Beto. Essa terceira fase encerra o cronograma de intervenções projetadas para a região, que começou pela Rua Afonso Pena, próxima à Avenida Guaicurus (primeira etapa), e seguiu para a Avenida Júlio Marques de Almeida, entre a Avenida Guaicurus e a Rua José Domingos Baldasso (segunda etapa, ainda em andamento). Segundo o secretário Beto, todo o material utilizado nas obras é de alta qualidade, e a execução segue critérios técnicos para garantir durabilidade e eficiência. “Essas estruturas foram pensadas para suportar grandes volumes de água e evitar que os mesmos problemas se repitam”, ressaltou. “Após a conclusão dessa etapa, vamos continuar monitorando e, se necessário, faremos novos ajustes”, afirmou o secretário. A previsão é que os serviços sejam finalizados em até 45 dias. Durante esse período, motoristas devem ficar atentos, já que as ruas em obras ficam interditadas temporariamente para garantir a finalização dos trabalhos. A prefeitura recomenda o uso de rotas alternativas até a liberação total do trânsito. A iniciativa integra um pacote maior de ações da Secretaria de Serviços Urbanos, que vem trabalhando desde o início do ano para melhorar a infraestrutura urbana e oferecer mais qualidade de vida à população de Dourados.
Teleconsultoria acelera diagnóstico e tratamento de câncer bucal em Mato Grosso do Sul
O sistema de teleconsultoria em saúde bucal utilizado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) está agilizando a identificação precoce em Mato Grosso do Sul, com 181 casos de alterações na mucosa oral relatados e 124 orientações especializadas realizadas à distância. A tecnologia vem garantindo agilidade no diagnóstico e encaminhamento para tratamento, especialmente em municípios com menor acesso a especialistas, e está sendo disponibilizada aos profissionais das unidades de APS (Atenção Primária à Saúde) como suporte no atendimento à população. O primeiro caso identificado pela plataforma ocorreu em Jaraguari, atendido pela cirurgiã-dentista Hazelelponi Querã Naumann Cerqueira Leite. Ela detalha o processo explicando se tratar de um paciente que inicialmente solicitou atendimento para avaliação odontológica de rotina. “Detectei vários problemas e solicitei radiografias, mas ele não retornou para continuar o tratamento. Três meses depois, apareceu com forte dor dentária e caroços no rosto”, relembra. “Quando o avaliei na emergência, percebi que não se tratava de um problema dental comum. Os nódulos faciais e o comprometimento dos linfonodos cervicais levantaram suspeitas imediatas. Prescrevemos medicação para dor e registramos o caso no aplicativo, com fotos e todo o histórico. E foi por meio da teleconsultoria que os especialistas confirmaram a suspeita de carcinoma”, detalha. De acordo com ela, o paciente, que havia buscado atendimento emergencial no fim de semana, retornou com exames de imagem indicando neoplasia. Com base nas orientações recebidas, ela realizou a biópsia, preparou o material conforme protocolo e foi analisado pelo Laboratório de Patologia Oral na FAODO-UFMS (Faculdade de Odontologia – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). “Em 7 a 10 dias, veio o diagnóstico definitivo de carcinoma espinocelular, o que nos permitiu agilizar seu encaminhamento para oncologia. Essa tecnologia foi crucial – desde a avaliação inicial até o diagnóstico final, conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera, o que fez toda a diferença no prognóstico do paciente”, concluiu a dentista. Lei dos 60 Dias e eficiência no atendimento O sistema tem sido fundamental para cumprir a Lei 12.732/2012, conhecida como Lei dos 60 Dias, que garante tratamento oncológico no SUS (Sistema Único de Saúde) em até dois meses após o diagnóstico. Em regiões com pouco acesso a especialistas, a teleconsultoria reduz atrasos e melhora significativamente o prognóstico dos pacientes. O suporte agiliza o trabalho dos dentistas que atuam nas unidades de saúde de atenção primária. E eles conseguem, inclusive, após cumprido o devido processo, inserir os casos confirmados na regulação já solicitando vaga para a oncologia. Desenvolvido pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), ele teve ajustes feitos para se adequar à realidade em MS e tem sido amplamente utilizado pelos profissionais, que contam com respaldo e suporte técnico da SES nesse processo. Sobre os dados a partir dele levantados, a análise revela que 24,8% dos casos relatados afetam a região do palato, enquanto fatores como tabagismo (presente em 19,6% dos pacientes) e etilismo (3,8%) se mostraram relevantes no perfil epidemiológico. Municípios com menor estrutura foram os que mais se beneficiaram com o suporte remoto. A iniciativa demonstra como a tecnologia pode transformar a saúde pública, garantindo atendimento ágil e democratizando o acesso a especialistas. Com os profissionais já cadastrados desde o mês de abril, a expectativa é que mais casos sejam identificados e tratados com agilidade em todo o estado. Coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Buzinaro relata que tem sido feito um trabalho constante com os municípios. A proposta é que a ferramenta possa, cada vez mais, encurtar o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. “Essa ferramenta não só agiliza diagnósticos, mas também capacita continuamente nossos profissionais da Atenção Primária, melhorando a qualidade do atendimento em todo o estado”, finaliza. Danúbia Burema, Comunicação SES
Dourados recebe edição do Programa Perifeirarte com foco em formação de cidadania para lideranças
A Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania, promove, de 5 a 7 de junho, em Dourados (MS), mais uma edição do Programa Perifeirarte. A iniciativa valoriza o protagonismo das comunidades e promove o fortalecimento das lideranças locais por meio da formação continuada, oficinas, palestras e atividades culturais. Com uma programação que se estende por três dias, o Curso de Formação Continuada para Lideranças Comunitárias será realizado no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Dourados, com início na quinta-feira (5), às 18h30, na cerimônia de abertura que contará com a presença do subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva, representantes da Prefeitura Municipal e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire. A programação inclui palestras sobre temas essenciais para o fortalecimento e a formalização de entidades comunitárias, como a regularização documental, formação e registro em cartório, agricultura urbana e periurbana, além de temas práticos como vigilância sanitária, cooperativismo, associativismo e estratégias de marketing para organizações comunitárias. “O Programa Perifeirarte reafirma o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das comunidades periféricas, promovendo cidadania, inclusão, desenvolvimento sustentável e valorização da diversidade cultural”, ressalta o subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários e idealizador do programa, Jairo Luiz Silva. Além da formação técnica, o evento contempla também ações de engajamento comunitário e valorização da cultura local. No sábado (7), às 9h30, será realizada a ação ECOmunitário, com o plantio de árvores no Bosque da Feira João Totó Câmara, promovendo conscientização ambiental e mobilização cidadã. No mesmo local, a partir das 18h, a comunidade poderá prestigiar as Atividades Culturais do Programa Perifeirarte – Arena Comunitária, com apresentações artísticas e culturais na Feira João Totó Câmara, no Jardim Água Boa. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando no link. Cronograma 5 de Junho (Quinta-feira) Local: Anfiteatro da Prefeitura Municipal – Rua Coronel Ponciano, 1700 Parque dos Jequitibás 18h30 – Abertura – Jairo Luiz da Silva – Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Assuntos comunitários, representante da Prefeitura Municipal e Antônio Freire – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação 19h – Palestra 1 “Regularização da documentação das entidades comunitárias”- Palestrante: Delson Luiz Lazzarini – Técnico em Contabilidade 19h40 – Palestra 2 “Formação de entidades comunitárias e o registro em cartório” – Palestrante: Cartório 20h20 – Palestra 3 “Agricultura Urbana e Periurbana” – Palestrante: Eder Milton Vasques – Coordenador de Cooperativismo, Crédito e Acesso a Mercados – SEAF/SEMADESC de Mato Grosso do Sul. Técnico em agropecuária e acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária. 6 de Junho (Sexta-feira) 18h30 – Palestra 4 – “Vigilância Sanitária, Práticas e Postura” – Palestrante: SENAR MS19h30 – Palestra 5 – “Cooperativismo, Associativismo e Marketing” – Palestrante: SICOOB 7 de Junho (Sábado) 9h30 – ECOmunitário – Ação de plantio de árvores – Local: Bosque da Feira João Totó Câmara18h – Atividades Culturais do Programa PERIFEIRARTE Arena Comunitária na Feira João Totó Câmara – rua Cafelândia – Jd. Água Boa. Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Trump Confronta Ramaphosa com Alegações de Violência contra Fazendeiros Brancos: Encontro no Salão Oval Expõe Tensões
Em uma reunião marcada por momentos de alta tensão no Salão Oval, em 21 de maio de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, confrontou o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, com vídeos e artigos que ele alegou serem provas de um “genocídio” contra fazendeiros brancos no país africano. Durante o encontro, inicialmente planejado para discutir comércio e relações bilaterais, Trump exibiu imagens de cruzes brancas alinhadas ao longo de uma estrada, descrevendo-as como “memoriais para fazendeiros brancos assassinados”. As imagens, conforme esclarecido por fontes como Reuters e BBC, eram de um protesto de 2020 em KwaZulu-Natal, organizado após o assassinato de um casal de fazendeiros, e as cruzes eram simbólicas, não túmulos reais. O embate, que dominou a reunião, reflete preocupações com a segurança nas áreas rurais da África do Sul e as complexidades das relações raciais no país, questões que ecoam em comunidades que valorizam a proteção e a estabilidade. A reunião começou com gestos de cortesia. Ramaphosa, acompanhado por uma delegação que incluía os golfistas Ernie Els e Retief Goosen e o bilionário Johann Rupert, presenteou Trump com um livro sobre campos de golfe sul-africanos, buscando amenizar as tensões geradas por decisões recentes de Washington. Em fevereiro de 2025, Trump autorizou o reassentamento de 59 sul-africanos brancos como refugiados, sob a alegação de perseguição racial, e suspendeu toda a ajuda americana à África do Sul, incluindo o programa PEPFAR de combate ao HIV/AIDS. Trump intensificou o tom ao exibir um vídeo que incluía imagens das cruzes e trechos do político Julius Malema, líder do partido Economic Freedom Fighters (EFF), cantando “Kill the Boer” (Matar o Bôer), uma canção de protesto da era do apartheid. O presidente americano sugeriu que Malema deveria ser preso, afirmando: “Esse homem disse ‘matem os fazendeiros brancos’ e dançou.” Ramaphosa respondeu com firmeza, explicando que Malema não representa o governo e que a África do Sul é uma democracia que protege a liberdade de expressão, mesmo para o EFF, que obteve apenas 9% dos votos nas eleições de 2024.
Trump Revela Ambição do Golden Dome: Sistema Antimísseis de US$ 175 Bilhões Promete Proteger os EUA até 2029
Em um anúncio feito na Casa Branca em 20 de maio de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, detalhou os planos para o Golden Dome, um sistema de defesa antimísseis que ele descreveu como capaz de “interceptar mísseis do outro lado do mundo, até mesmo do espaço”. Com um custo inicial de US$ 25 bilhões incluído em um projeto de lei orçamentária em tramitação no Congresso, o programa, estimado em US$ 175 bilhões ao longo de sua implementação, visa criar uma rede avançada de satélites, sensores e interceptores espaciais para proteger os EUA contra ameaças balísticas e hipersônicas de adversários como China, Rússia, Irã e Coreia do Norte. Liderado pelo general da Força Espacial Michael Guetlein, o Golden Dome tem como meta estar operacional antes do fim do mandato de Trump, em janeiro de 2029, e conta com o interesse do Canadá em participar, reforçando a cooperação em segurança na América do Norte. A iniciativa reflete a prioridade de fortalecer a soberania e a segurança nacional, valores centrais para comunidades que buscam proteção em um cenário global instável. O Golden Dome, inspirado no sistema Iron Dome de Israel, mas em escala muito maior, marca a primeira vez que os EUA planejam posicionar armas no espaço, incluindo interceptores espaciais para neutralizar mísseis na fase inicial ou intermediária de voo. Segundo Reuters e CNN, o projeto envolve uma constelação de centenas a milhares de satélites, equipados com sensores para rastrear mísseis e, em alguns casos, destruí-los logo após o lançamento. O Pentágono, que começou a desenvolver o conceito após uma ordem executiva de Trump em 27 de janeiro de 2025, apresentou opções de escala média, alta e “extra alta”, com Trump optando pela versão “alta”, que equilibra custos iniciais de US$ 30 a US$ 100 bilhões com uma capacidade robusta. A escolha reflete a urgência de atualizar as defesas americanas contra ameaças emergentes, como mísseis hipersônicos e sistemas de bombardeio orbital fracionado, conforme destacado em um relatório da Agência de Inteligência de Defesa (DIA). O envolvimento do Canadá, anunciado por Trump e confirmado pelo gabinete do primeiro-ministro Mark Carney, é descrito como parte de discussões mais amplas sobre segurança e economia, incluindo o fortalecimento do NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte). Carney afirmou que o Canadá está avaliando sua participação, mas evitou especificar custos ou responsabilidades, segundo a BBC. A colaboração reforça a necessidade de uma defesa integrada contra ameaças que não respeitam fronteiras, uma prioridade para nações que valorizam a cooperação estratégica. No entanto, especialistas, como Tom Karako, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), alertam que a meta de operacionalidade em 2029 é ambiciosa, com uma capacidade inicial mais provável do que um sistema totalmente funcional, devido à complexidade de integrar sensores terrestres, marítimos e espaciais.
Frente Parlamentar monitora caso e sugere regionalização de status livre de gripe aviária
A confirmação do primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em granja comercial no Brasil, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, motivou reunião de diversas entidades, produtores rurais e poder público para reforçar a vigilância sobre a produção de Mato Grosso do Sul. Pela Frente Parlamentar de Avicultura, Renato Câmara (MDB) representou a Assembleia Legislativa e em discurso na sessão plenária desta terça-feira (20) tranquilizou consumidores, além de sugerir mudança na legislação para que o status de “país livre de gripe aviária” seja alterado para “estado livre”, de forma regionalizada. “Tivemos reunião com a Semadesc e diversos setores, que nos deu a tranquilidade de saber que todos os protocolos adotados em MS são dos melhores do mundo. E também que no estado não tem nenhum foco. Importante ressaltar isso. Diante disso, estamos protegidos, momentaneamente, e vamos continuar devido a capacidade que nosso produtor tem de respostas rápidas e ações que protejam a produção. Quero lembrar que essa gripe não tem prejuízo para a saúde humana. Qualquer granja afetada o plantel é dizimado para não alastrar e a propriedade é isolada em quarentena”, explicou o deputado. Câmara comparou que o período de isolamento é respeitado para que o ciclo viral seja ultrapassado. “É igual quando se tem uma gripe: primeira medida você toma os remédios e depois esperar passar o ciclo, em que você precisa ficar em reclusão para não transmitir e, naturalmente, os anticorpos vão atuar. Assim também acontece aos demais animais. É uma precaução a suspensão, como ferramenta que se utiliza na esfera internacional para que possa passar o ciclo e automaticamente retornar as exportações”, ponderou. Da mesma forma, o deputado Zé Teixeira (PSDB), relembrou que vários outros locais foram analisados e há casos em investigação, mas apenas um confirmado no Rio Grande do Sul. “É muito distante daqui. Eu lembro quando da febre aftosa, matou-se muito gado, um custo absurdo ao país e nem transmite ao ser humano, passa um tempo o gado sara. Esse vírus penso que também não tem perigo. Nós que somos do setor da agricultura estamos comungando com os produtores de que não aconteça de interditar o país inteiro. Não vejo essa necessidade desse tamanho. E o frango tem uma produção rápida”, disse. Regionalização Para evitar um prejuízo aos produtores de outras áreas do país, Renato Câmara disse que um dos pontos de acordo da reunião é a necessidade de alteração da legislação nacional, para que o status seja imposto de forma regionalizada. “O Brasil inteiro é impactado quando se descobre um foco, mas só o MS é maior que a Itália, o Japão, o Reino Unido inteiro. Com as dimensões continentais, encaminhamos um pedido para que se mude de forma regional. Nossa vigilância sanitária está preparada para enfrentar qualquer tipo de epidemia de gripe e outras doenças transmitidas”, ressaltou. Ele disse ainda que nos Estados Unidos foram mais de 1.500 focos, com milhares de aves abatidas e mais de 750 granjas dizimadas. “O que estamos discutindo, é que para que possamos mudar esse status de país livre, para regionalizar com estados livres. Então criamos um grupo em que estamos monitorando todos esses procedimentos e atentos às novas medidas para que de forma alguma possamos evitar de ser afetados economicamente. Agora é manter a vigilância junto ao Iagro, Mapa, Semadesc, Famasul, Avimasul, porque MS é o 10º produtor do Brasil e a tendência é aumentar cada vez mais, já que temos ambiente muito favorável com milho e soja no quintal e o clima”, finalizou.
Laudir cobra estrutura para descarte de lixo eletrônico em Dourados
O vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou requerimento cobrando ações para o descarte adequado de resíduos eletrônicos na cidade. A preocupação do parlamentar se justifica pelo aumento anual do lixo eletrônico e a falta de locais apropriados para sua destinação. O documento, dirigido ao diretor-presidente interino do Instituto de Meio Ambiente de Dourados (IMAM), Fábio Luís da Silva, questiona a inexistência de pontos de coleta regulares para eletrônicos como computadores, celulares e televisores. Munaretto também sugere parcerias com cooperativas ou empresas especializadas em reaproveitamento e descarte ambientalmente correto. O vereador defende a ampliação dos pontos de coleta e a implementação de ações de educação ambiental, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Ele destaca a responsabilidade compartilhada da sociedade no ciclo de vida dos produtos, incentivando a logística reversa e o reaproveitamento de materiais. “A responsabilidade de garantir um meio ambiente saudável não é exclusiva do poder público, mas também da sociedade”, afirma Munaretto. Ele acredita que a iniciativa estimulará uma reflexão sobre a urgência de ações concretas por parte do município, considerando o desafio global da crescente geração de lixo eletrônico. A expectativa do vereador é a de que Dourados implemente ou intensifique ações de gestão de resíduos sólidos eletrônicos nos próximos meses, construindo uma cidade mais sustentável.
Guarda Municipal recebe duas novas viaturas e 200 coletes
O prefeito Marçal Filho fez na manhã desta terça-feira (20) a entrega de duas viaturas 0km para a Guarda Municipal de Dourados. Os veículos, da marca Fiat, modelo Cronos, foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet (PT/MS), com contrapartida da Prefeitura, e ficarão à disposição do setor administrativo da corporação. Além das viaturas, os guardas municipais também receberão 200 coletes. A entrega simbólica da primeira unidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). O comandante da GMD, Jamil da Costa Matos, classificou como “dia de conquistas” a cerimônia de entrega das viaturas e coletes de segurança, estes adquiridos com recursos do fundo financeiro da própria Guarda Municipal. Ele anunciou que mais dois veículos, tipo camionete, serão adquiridos, também com recursos de fundo. Além desses, mais uma viatura será adquirida, até ano que vem, para servir a Patrulha Maria da Penha. O prefeito Marçal Filho fez um breve histórico da Guarda Municipal, criada no ano de 1996 e considerou que a instituição vem desempenhando excelente papel, cuidando não só do patrimônio público, como também ajudando na organização do trânsito. “A Guarda Municipal é um orgulho para Dourados”, enfatizou. “Tem feito muito pela segurança pública, apesar de não ser esse o seu papel, a função para a qual foi criada”, destacou o prefeito. Marçal Filho avalia que a Guarda Municipal conquistou a confiança e credibilidade da população douradense por conta do trabalho que vem realizando ao longo dos anos, na defesa do patrimônio público e no reforço à segurança dos cidadãos. O prefeito aproveitou para falar de alguns feitos da administração e reafirmou que em quatro meses e meio de gestão já foi possível fazer muito daquilo que deixou de ser feito em quatro anos. “Trabalhamos muito nesses primeiros quatro meses de mandato”, ressaltou. “Estamos resgatando a autoestima da população e a confiança no poder público. Só não vê quem não quer”, disse. Marçal reforçou ainda que a saúde pública continua sendo e sempre será a prioridade da gestão. “Estamos nos esforçando para recuperar as unidades básicas de saúde, que encontramos em estado precário, alguns prédios ‘caindo aos pedaços”, lembrou, mencionando também investimentos para melhorar o atendimento na saúde pública, “pois não é todo cidadão que tem condições de pagar plano de saúde para sua família, nem buscar atendimento médico na rede privada”. Por fim, o prefeito parabenizou os guardas municipais pelo trabalho e conquistas da corporação e lembrou que na noite anterior a Câmara de Vereadores aprovou projeto do executivo concedendo reajuste salarial a todos os servidores.








