O Hospital São Julião, em Campo Grande, começou a receber nesta semana os primeiros pacientes nos 12 novos leitos clínicos abertos com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde). A ampliação reforça a rede hospitalar pública em um momento de alta nas internações por SRAGs (Síndromes Respiratórias Agudas Graves). A assinatura do termo de abertura ocorreu nesta semana e, já na terça-feira (20), os primeiros pacientes começaram a ser admitidos. Desde então, nove pessoas com quadros clínicos como pneumonia, infecção urinária e outras condições que demandam medicação e cuidados contínuos — mas que não exigem isolamento — foram acolhidas na unidade filantrópica. Com essa entrega, o número de leitos clínicos contratualizados entre o Governo do Estado e o São Julião passa a 32, considerando os 20 já existentes anteriormente. “São leitos de clínica médica destinados a pacientes com perfis que exigem cuidados assistenciais, como uso de antibióticos e medicações contínuas. Como o São Julião é um hospital de retaguarda com leitos compartilhados, não é possível receber pacientes com doenças infecciosas transmissíveis. Por isso, esses novos leitos são estratégicos para apoiar a rede hospitalar, sem sobrecarregar outras unidades”, explicou a superintendente de gestão do hospital, Jéssyka Mendes. A estruturação dos novos espaços foi possível graças à reorganização dos ambientes internos do hospital e à otimização da ocupação, com investimentos em equipamentos e equipe. “É uma entrega significativa, que fortalece a capacidade do hospital filantrópico, que hoje dedica 99% do seu atendimento ao SUS. Além de atender mais pacientes com qualidade, essa ampliação também contribui para o equilíbrio financeiro da instituição”, acrescentou. Para a superintendente de Gestão Hospitalar da SES, Maria Angélica Benetasso, a ativação dos novos leitos representa mais um passo no compromisso do Governo do Estado com a ampliação do acesso e da qualidade da assistência hospitalar pública. “Essa parceria com o Hospital São Julião reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública. Ao ampliarmos leitos em hospitais de retaguarda como este, conseguimos aliviar a pressão sobre as unidades de urgência e emergência, garantindo que mais pacientes recebam atendimento em tempo oportuno e com a dignidade que merecem”, destacou Maria Angélica. A ampliação no São Julião soma-se a outras iniciativas recentes da SES, como o reforço de UTIs pediátricas no Hospital Regional de Três Lagoas e a intensificação das cirurgias ortopédicas, demonstrando uma atuação articulada e estratégica para atender às necessidades da população sul-mato-grossense. Danúbia Burema, Comunicação SES
Novo Meu Detran coloca o cidadão sul-mato-grossense no centro dos serviços públicos digitais
Inspirado em modelos internacionais de excelência, como o da Estônia, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou o novo portal Meu Detran, uma plataforma moderna e centrada no cidadão. O site é o primeiro do Governo do Estado a adotar esse conceito inovador, com foco total na experiência do usuário. Desenvolvido em parceria com a Secretaria Executiva de Transformação Digital (Setdig), o novo Meu Detran coloca o cidadão como protagonista na hora de acessar os serviços públicos. Com navegação intuitiva, design moderno e informações organizadas de forma clara, o portal permite realizar consultas e solicitações com agilidade, segurança e personalização. Entre as principais novidades está a possibilidade de acessar documentos, consultar dados e solicitar serviços em até três cliques, com destaque para os mais utilizados conforme o perfil do usuário. A plataforma também conta com dupla camada de segurança e acesso exclusivo para pessoas físicas mediante login, garantindo mais proteção e confiabilidade. O login pode ser feito via GOV.BR ou com CPF e senha, como no portal anterior. Na tela inicial, o usuário já visualiza a foto da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os veículos registrados e o vencimento da habilitação. Logo abaixo, o “Meu Painel” apresenta um menu com as principais áreas: Habilitação, Veículos, Infrações, Atendimento Presencial e Portal de Serviços (que direciona para o site anterior). Ao clicar em qualquer item, são exibidas as principais informações e, ao lado, os serviços mais buscados daquela categoria. Por exemplo, em Habilitação, é possível renovar o documento ou alterar o endereço do condutor, sem precisar navegar por várias páginas. Algumas consultas podem ser feitas sem login, como a de pontos na CNH (informando CPF e número de registro) ou débitos de veículos (com placa e Renavam). A nova plataforma de serviços do Detran-MS faz parte da jornada de transformação digital do Governo de Mato Grosso do Sul, que será implantada em todos os órgãos estaduais. O Detran sai na frente ao oferecer uma solução moderna e funcional, que facilita a vida do cidadão e torna o atendimento mais eficiente. Responsável pela virada de chave tecnológica no Detran-MS, o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, destaca que a excelência no atendimento não se refere apenas ao presencial. “A transformação digital que estamos promovendo é mais do que modernizar sistemas, é mudar a forma como o cidadão se relaciona com o serviço público. A excelência no atendimento não pode estar restrita ao balcão: ela precisa estar na tela do computador ou celular, com agilidade, clareza e respeito ao tempo das pessoas. O novo Meu Detran representa esse novo momento do Detran-MS, mais próximo, eficiente e conectado com as necessidades das pessoas”. O Diretor de Tecnologia da Informação, Robson Lui, destaca que o portal seguirá sendo aprimorado para atender todas as expectativas dos usuários. “Essa nova plataforma é um marco para o Detran-MS. Trabalhamos para simplificar o acesso e tornar os serviços mais rápidos, seguros e humanizados. O cidadão agora tem uma ferramenta moderna que facilita sua vida e reflete o nosso compromisso com a inovação e com a qualidade no atendimento público”. O novo Meu Detran já está em funcionamento e pode ser acessado pelo endereço: www.meudetran.ms.gov.br . O Novo Meu Detran chega junto com a Glória, atendente virtual do Detran por whatsapp disponível no número (67)3368-0500. As entregas reforçam os pilares do Governo de Mato Grosso do Sul: inclusivo, próspero e digital. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Prefeitura resolve problema de alagamento na entrada da Sitioca Campina Verde
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) solucionou um antigo problema de alagamento na entrada da Sitioca Campina Verde, ponto que margeia a BR-463, na saída para Ponta Porã. Um sistema de drenagem foi construído no local e uma via marginal foi aberta, ao lado da rodovia, o que contribuiu ainda com mais segurança no trânsito da região. Foi necessário fazer o reposicionamento do escoamento da água próximo do acesso ao bairro, pois quando chovia com certa intensidade, a existência de uma mina de água na região gerava transtornos formando o alagamento em frente as residências e comércios. O prefeito Marçal Filho cita que pediu uma intervenção que solucionasse a questão para a Secretaria de Obras e por meio de avaliação técnica, a equipe realizou um trabalho de qualidade, com melhorias na infraestrutura e que possibilita o tráfego das pessoas no local com tranquilidade. “Aqui ficava alagado e agora resolvemos esse problema com uma obra que direciona a água corretamente, de forma subterrânea e elimina o problema”, apontou o prefeito. “Essa medida ajuda tanto os moradores da região como os empresários para que possam ter acesso fácil” destaca. Outro ponto enfatizado pelo prefeito Marçal Filho, é que a abertura de uma marginal ao lado da rodovia ajudou a levar mais segurança no trânsito. “Abrimos essa via e isso contribui para que as pessoas possam ter acesso à BR- 463 ou ao bairro com mais tranquilidade”, apontou. Durante a vistoria no local da obra, junto com a equipe da Semop, o prefeito Marçal Filho recordou ainda que a administração articula outras ações para a drenagem na região, juntamente a classe política, por se tratar de um serviço de alto custo. “Lembrando que estamos fazendo um projeto para melhorias no sistema de drenagem que custa muito caro e nós vamos entregar este pedido para nossos deputados federais e senadores para que aloquem recursos para a Sitioca Campina Verde”, citou. O secretário de Obras, Jorge de Lúcia, reforçou sobre a busca de recursos para conduzir outras ações na região, pontuando ainda melhorias que devem ser realizadas nas vias. “Temos a orientação do prefeito e estamos buscando elaborar esse projeto definitivo de drenagem para o bairro e paralelo a isso, estamos levantando um trabalho para fazer um cascalhamento no bairro para poder gerar mais trafegabilidade a todos”, citou. Para Diego Elias Ferreira, empresário na região há oito anos, o serviço feito pela prefeitura já modificou a dura realidade que os moradores e comerciantes da região enfrentavam. “Estávamos sofrendo aqui, quando chovia essa rua virava um rio, carreta não podia descarregar materiais, tinha que ficar pedindo para caminhão jogar pedra para tentarmos trabalhar”, contou. “Agora canalizou certinho a questão da mina, assim ajudou muito para transitarmos por aqui”, ressaltou. “Os comerciantes ganharam com essa via marginais e também os moradores da Campina Verde”, finalizou.
Douradense é campeão em torneio internacional de Muay Thai na Tailândia
O atleta douradense Tom Lara Bueno, 18 anos, foi o grande campeão dos Jogos Internacionais de Artes Marciais que aconteceram de 18 a 22 de maio, no Estádio Nacional Nimibutr, em Bangkok, Tailândia. Ele venceu todas as lutas que disputou na modalidade Muay Thai, mas Tom Lara também domina outras artes marciais como Kickboxing e Jiu-jitsu. Foi mais uma conquista na trajetória vitoriosa do douradense que começou a lutar em 2021, ano em que conquistou a Copa MS de Kickboxing e nos anos seguintes colecionou os títulos da Copa do Brasil, Campeonatos Estaduais, Campeonatos Brasileiros até chegar ao Mundial de Muay Thai, conquistado no ano passado, também na Tailândia. Os Jogos Internacionais de Artes Marciais reuniram lutadores de diversas idades, de todo o mundo, para competir em diversas modalidades, tanto no tatame quanto no ringue. Além disso, os participantes tiveram acesso a diversos seminários, incluindo o Curso de Oficiais de Ringue da WMO para Muay Thai. Os custos da viagem são extremamente altos e o douradense busca patrocinadores para ajudar com as despesas. Após conquistar o título de campeão dos Jogos Internacionais de Artes Marciais, Tom Lara permanecerá na Tailândia por mais algumas semanas realizando intercâmbio para aprimorar a técnica com mestres tradicionais tailandeses. O patrocínio e até mesmo a participação em uma rifa organizada pelo atleta pode pode ser feita diretamente pelo Instagram de Tom Lara no endereço @tom_lara_bueno. TÍTULOS Antes de embarcar para a Tailândia, Tom Lara disputou e venceu o torneio Open Aron realizado em março de 2025, em Portão, no Rio Grande do Sul. Antes ele já havia sido campeão do Pairojinoi 2025, realizado em fevereiro na cidade Piracicaba, interior de São Paulo. No ano passado, o douradense conquistou o título de campeão do Yodda Thai Fight, disputado em outubro, em Campo Grande e, também o Campeonato Brasileiro disputado em agosto, em Pitanga, no Paraná, quando sagrou tetracampeão brasileiro. Ainda em 2024, Tom Lara foi campeão do Eight Guns Fight disputado em junho, em Campo Grande e o Campeonato Mundial de Muay Thai disputado em março, na ilha de Pucket, na Tailândia. Em 2023, o douradense conquistou o Super Star realizado em Campo Grande, além do Campeonato Brasileiro realizado em Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul e o Thai Champions disputado em Campo Grande. Em 2022, Tom Lara conquistou o Campeonato Brasileiro disputado em Balneário Piçarras, em Santa Catarina e o Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul, realizado em Dourados. Em 2021, o douradense conquistou o primeiro título do Campeonato Brasileiro de Muay Thai disputado em Portão, no Rio Brande do Sul, além do Campeonato Estadual realizado em Campo Grande. Tom Lara Bueno também conquistou o título de campeão do campeonato 6TH Internacional and Thai Martial Arts Games, realizado em Bangkok, na Tailândia. Ele lutou a final com o competidor da Austrália e foi campeão na categoria 63 kg. O custo para manter um esportista de alta performance é considerável, inclui despesas com treinamento, nutrição e preparação, sem contar as viagens que é importante para a evolução nos rankings das competições. Acesse o Instagram de Tom Lara no endereço @tom_lara_bueno, e veja como ser um patrocinador ou adquirir um número da rifa organizada pelo atleta douradense.
Bailão da terceira idade marca retomada das atividades no Parque das Nações
O tradicional bailão da terceira idade marcou, nesta quarta-feira (21), a retomada das atividades no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Martiniano de Brito, localizado no bairro Parque das Nações I, em Dourados. O retorno foi celebrado com uma tarde animada, que reuniu dezenas de idosos em momentos de dança, jogos de cartas e partidas de sinuca. A aposentada Maria Josefa Marçola de Souza, de 84 anos, frequentadora do espaço há mais de dez anos, comemorou a reabertura. “É um lugar de confraternização, de amizades, de alegria”, destacou. Outro assíduo frequentador, Flavio dos Santos Gomes, de 68 anos, reforçou o valor do espaço para os idosos. “Jogo sinuca, cartas, me divirto com os amigos”, contou ele, que também participa das atividades no CCI André’s Chamorro, no Jardim Água Boa. O bailão acontece todas as quartas-feiras à tarde e costuma lotar o espaço, que fica entre a unidade de saúde do bairro e a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Além da dança, o CCI do Parque das Nações oferece atividades de ginástica e caminhada às terças e quintas, além de cursos de pintura e bordado às segundas e quartas-feiras. A unidade funciona das 7h às 13h. A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, esteve presente no evento, interagiu com os idosos e destacou a importância do espaço como ponto de socialização e bem-estar para a terceira idade. Ela também informou que as atividades do CCI do Jardim Água Boa já estão em andamento. Dourados conta atualmente com dois CCIs e sete unidades do Cras, localizadas nos bairros Vila Cachoeirinha, Canaã I, Jardim Água Boa, Jóquei Clube, Parque do Lago II, distrito de Vila Vargas e a unidade indígena. Os CCIs são voltados exclusivamente ao acolhimento dos idosos e oferecem rodas de conversa, passeios, atividades físicas, dança, coral, campeonatos e palestras. Neste ano, segundo Shirley, está prevista uma integração maior entre os serviços dos Cras, dos CCIs e dos aposentados do funcionalismo público municipal, fortalecendo ainda mais o cuidado com a qualidade de vida da população idosa. Para participar das atividades, os idosos podem procurar diretamente as unidades do Cras, que funcionam temporariamente no período da manhã, ou os CCIs, que atendem das 7h às 13h (Maria Martiniano) e das 11h às 17h (André’s Chamorro).
Procon divulga nova pesquisa de preços dos combustíveis
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do setor de fiscalização do Procon, divulgou mais uma pesquisa de preços de combustíveis. Foram pesquisados 40 estabelecimentos na cidade e distritos, nos dias 20 e 21 de maio de 2025. Foram comparados os valores do etanol, gasolina comum e aditivada e diesel comum e S10. O menor preço encontrado na gasolina comum foi de R$ 6,09; no etanol o menor preço é de R$ 3,99, no diesel comum o menor preço foi de R$ 5,79; e no diesel S10 o menor preço praticado é de R$ 5,89. A diferença entre o menor preço encontrado na gasolina comum (R$ 6,09) e o maior preço (R$ 6,59) é de 8,21%. No etanol, a diferença entre o menor (R$ 3,99) e maior preço (R$ 4,79) é de 20,05%; no diesel comum, a diferença entre o menor (R$ 5,79) e o maior preço (R$ 6,74) é de 16,41%; e, no diesel S10, a diferença entre o menor (R$ 5,89) e o maior preço (R$ 6,84) é de 16,13%. O preço médio da gasolina comum em Dourados, em maio, é de R$ 6,43, enquanto que em abril o preço médio praticado era de R$ 6,44, apresentado uma redução no preço médio de 0,15%. Já o preço médio do etanol, em maio, é de R$ 4,35, sendo que em abril era de R$ 4,37, queda de 0,45% no preço médio. Já em relação ao diesel comum, esta pesquisa apontou o preço médio de R$ 6,30, enquanto que em abril era de R$ 6,41, queda de 1,71% no preço médio. E, por sua vez, o diesel S10 apresentou o preço médio de R$ 6,34, sendo que na pesquisa do mês de abril apresentou preço médio de R$ 6,49, mostrando uma redução de 2,31% no preço médio. O menor preço encontrado nos postos da cidade nesta pesquisa foram: na gasolina (R$ 6,09), R$ 0,34 mais barato que o preço médio praticado (R$ 6,43) e R$ 0,50 mais barato do que o maior preço encontrado (R$ 6,59). O chefe da Procuradoria Especializada de Administração do Procon de Dourados, Lenilson Almeida da Silva, lembra que os consumidores poderão exigir a análise do combustível para descobrir o teor de álcool presente na gasolina. O teste será feito pelo próprio funcionário do posto de combustível, na frente do consumidor. Em caso de dúvida ou reclamação o consumidor deve ligar para o número 2222-1539 ou enviar mensagem para o e-mail procon@dourados.ms.gov.br ou, ainda, registrar através do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm
Dourados realiza nesta sexta-feira a 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+
A história da população LGBTQIAPN+ no Brasil é marcada por resistência, mas também por importantes conquistas sociais, jurídicas e políticas nos últimos anos. A criminalização da homofobia e transfobia, o direito ao casamento civil igualitário, o uso do nome social e a crescente inclusão em espaços institucionais e educativos são frutos de décadas de mobilização, ativismo e diálogo com o poder público. No entanto, os desafios ainda são muitos e eventos como a Conferência reafirmam a necessidade de manter viva a luta por uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora. É com essa ótica que acontece nesta sexta-feira, 23 de maio, na Câmara Municipal, a 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+. Realizado Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria de Políticas Públicas da Diversidade Sexual, o evento é gratuito e aberto à participação de todas as pessoas interessadas em construir um futuro mais inclusivo e humano. O credenciamento começa às 7h e a abertura solene às 8h, com encerramento às 18h. A programação contará com mesas temáticas, palestras, debates, apresentações culturais e a construção de propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual. A organização do evento avalia que o encontro será um momento de troca de experiências, articulação de estratégias de enfrentamento à discriminação e de incentivo à criação de políticas públicas que atendam às reais necessidades da comunidade LGBTQIAPN+ da região de Dourados e dos 14 municípios vizinhos. A palestra magna será da psicóloga Gabrielly Antonietta Lima da Silva, pós-graduada em Saúde Mental (UCDB), atualmente coordenadora no Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+, pós-graduanda em Psicologia da Descolonização (Instituto Parentes – Fortaleza/CE). “Trata-se de um momento estratégico para fortalecer o debate público, ampliar a escuta das demandas da população LGBTQIAPN+ e construir propostas concretas que assegurem mais dignidade, respeito e oportunidades para essa parcela da sociedade”, pontua Cláudia Rosa Assumpção, coordenadora de Políticas Públicas da Diversidade Sexual. Ela reforça a importância da participação popular e destaca a relevância do evento no cenário regional. “A conferência se consagra como um espaço de pluralidade, diversidade e construção coletiva. Esperamos um bom número de pessoas engajadas, que compreendem a urgência de avançarmos na promoção dos direitos humanos”, ressaltou. A conferência municipal representa uma importante etapa preparatória à 4ª Conferência Nacional, que será realizada ainda este ano, em Brasília. “Mais do que um evento, a 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+ é uma convocação à empatia, à responsabilidade social e ao reconhecimento de que a diversidade enriquece a cidade, fortalece os vínculos comunitários e garante o protagonismo de populações historicamente marginalizadas”, considera Luiz Carlos Calado, da Coordenadoria dos Direitos Humanos e Cidadania. PROGRAMAÇÃO COMPLETA 7h30 – 8h: Inscrição e coffee break 8h: Mesa de abertura e apresentação cultural – Jehovasa 9h: Início da inscrição dos delegados 9h – 9h40: Palestra magna com a psicóloga Gabriellly Antonietta 9h40 – 10h: Rodada de perguntas e discussão 10h – 12h: Leitura do Regimento + apresentação dos eixos Intervalo para almoço 13h – 15h: Discussões dos eixos 14h: Fim da inscrição de delegados 15h – 17h: Apresentação, discussão e votação das propostas 17h – 17h40: Eleição dos delegados 19h: Encerramento cultural (Casa da Cultura da UEMS (Rua Monte Alegre, 1955, Centro) – Camila Faca, As Batukeiras, Grupo MeioFio – Feira de Artesanato & Gastronomia
Yuri cobra soluções urgentes para o Jardim Mônaco, BNH II e Panambi
O vereador Rogério Yuri (PSDB) apresentou, na sessão da última segunda-feira (19), quatro indicações cobrando providências imediatas do poder público municipal e estadual em áreas críticas de Dourados. As solicitações envolvem instalação de rede de esgoto, tapa-buracos em ruas com grande fluxo, sinalização em cruzamento perigoso e melhorias no distrito de Panambi. Yuri solicitou à Sanesul, à Secretaria Estadual de Governo e ao prefeito Marçal Filho a instalação da rede de esgoto no Jardim Mônaco. Segundo ele, a falta de saneamento compromete diretamente a saúde da população e o meio ambiente. O vereador reforçou que o pedido acompanha as demandas já apresentadas pelo deputado estadual Zé Teixeira. “É inaceitável que, em pleno 2025, moradores vivam sem esgoto tratado. A saúde da população não pode continuar sendo ignorada”, afirmou. Outra demanda do vereador é a operação tapa-buracos nas ruas Dr. Camilo Ermelindo da Silva e Ruy Gomes, no bairro BNH II Plano. A pavimentação deteriorada tem causado danos a veículos e colocado pedestres e motoristas em risco. “Há buracos enormes dificultando o tráfego. Já passou da hora de resolver esse problema que há anos causa transtornos para a população. A situação é crítica”, declarou Yuri. O cruzamento da Rua Travessão do Castelo com a Avenida Marcelino Pires, próximo ao anel viário norte, foi tema de mais uma indicação. Yuri pediu estudos técnicos à Agetran e ao Executivo para instalar sinalização e abrir caixa de entrada e saída no local. O ponto já registrou diversos acidentes, incluindo a morte de um motociclista.“O trecho é estreito, sem qualquer sinalização, e veículos pesados passam por ali diariamente. A omissão pode custar mais vidas”, alertou. Panambi Por fim, Yuri cobrou serviços de limpeza e patrolamento nas ruas do distrito de Panambi, que seguem sem asfalto. Moradores enfrentam lama em épocas de chuva e poeira na estiagem.“É inadmissível que o distrito continue esquecido. Os moradores merecem respeito e condições mínimas de trafegabilidade”, concluiu.
Deputado critica leilão da BR-163 com única interessada, a antiga CCR MSVia
Na sessão ordinária desta quarta-feira (21), o deputado estadual Junior Mochi (MDB) voltou à tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para reafirmar sua indignação diante do processo de repactuação da concessão da rodovia BR-163, previsto para acontecer hoje (22), na B3 – Bolsa de Valores, em São Paulo. O parlamentar chamou atenção para o fato de que a única interessada no leilão é a Motiva, nome atual da antiga CCR MSVia, empresa responsável pela concessão bilionária da rodovia, que deixou de duplicar mais de 80% da extensão prevista no contrato original. Além disso, a rodovia acumula, nos últimos anos, uma média alarmante de 18 acidentes por quilômetro. “Quero manifestar minha indignação, pois a única a participar do leilão será justamente a empresa que é responsável atual pela concessão da rodovia, que não cumpriu o contrato original e que está associada a um alarmante índice de acidentes”, declarou Mochi. Com aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes, o novo contrato prevê um investimento total de R$ 13 bilhões, com obras que incluem 210 quilômetros de duplicações e 170 quilômetros de faixas adicionais. Para Mochi, permitir que a mesma empresa continue à frente da concessão, sem ter cumprido suas obrigações mínimas, representa um desrespeito ao povo sul-mato-grossense e à lógica do interesse público. O deputado reforçou ainda o pedido já encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), solicitando que todas as irregularidades sejam investigadas, inclusive com perícia técnica e contábil, para garantir transparência e responsabilização. Ao fim do pronunciamento, o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), informou que Junior Mochi representará a Casa no leilão e destacou que os parlamentares estarão vigilantes quanto ao cumprimento do novo contrato de concessão.








