A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), realiza podas preventivas em vários pontos da cidade, e na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Marçal Filho acompanhou a ação na região do Posto de Saúde Vila Hilda, em Dourados. Os serviços acontecem na parte interna e externa da unidade e ainda no campinho e na praça do bairro. Equipes concentradas no local com diversos maquinários realizavam poda e limpeza completa. O prefeito Marçal Filho destacou que os serviços, além de levarem melhorias nas condições em geral dos pontos, também evitam transtornos diversos em caso de chuva e ventos fortes. “Já vemos aqui como modifica o ambiente, uma poda bem feita, todo esse cuidado da nossa administração e temos que destacar que a poda preventiva ajuda para remover os galhos que estão em demasia ou já em condições críticas para que não venham a cair quando o município registra vendaval”, destacou. A Semsur tem atuado com poda, roçada e limpeza dos espaços públicos, ações importantes para preservar a manutenção dos locais e ainda evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Destaque ainda para o intuito preventivo, eliminando as condições de risco em caso de intempéries. A dona de casa Maria Gislaine Souza, 64, disse que as modificações no bairro já são notáveis. Ela que ela e a família usam os serviços da UBS com frequência e destaca o cuidado demonstrado pela administração pública no local. “Em mais de 50 anos que moro aqui é a primeira vez que vejo um prefeito vindo acompanhar o que está sendo feito e trazendo melhorias assim”, comentou. “Já recapearam a rua Independência e agora estão cuidando do posto, do campinho, estão fazendo a diferença”, citou.
Com mais de meio milhão de pessoas imunizadas, Mato Grosso do Sul lidera ranking nacional de vacinação contra Influenza
O Governo do Estado segue com ações intensivas para imunizar a população com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir os casos de gripe e SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). A mobilização conjunta entre estado e municípios já contabiliza aproximadamente 600 mil pessoas imunizadas, colocando Mato Grosso do Sul na liderança do ranking nacional de vacinação contra a Influenza. De acordo com a RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde) do Ministério da Saúde, até o dia 21 de maio foram 596.575 doses aplicadas no Estado. Considerando as gestantes, crianças e idosos, que integram o grupo prioritário, Mato Grosso do Sul lidera a cobertura vacinal com 38,93%. Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde um total de 1.221.420 doses da vacina contra a Influenza em 2025, que já foram 100% destinadas aos 79 municípios. Além das vacinas, a SES distribuiu mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas para viabilizar a imunização em todo o Estado. Outra medida do Governo do Estado foi a Resolução que institui o MS Vacina Mais – Plano Emergencial de Vacinação Influenza 2025. A iniciativa destinou R$ 825 mil em recursos estaduais para que os municípios reforcem as ações de imunização contra a Influenza. Também por meio de Resolução foram destinados R$ 140 mil para composição de equipes de vacinação em Campo Grande. O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, afirma que a mobilização fortalece a rede de imunização do Estado e demonstra o compromisso da SES com a ampliação do acesso a vacinas e com a saúde pública como um todo. “A vacinação contra a Influenza é a principal medida preventiva contra complicações, internações e óbitos decorrentes da doença. A estratégia da SES busca imunizar toda a população nos 79 municípios, em especial, idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da saúde e demais públicos prioritários, garantindo acesso facilitado à imunização”, ressalta o gerente de Imunização da SES. A vacinação no Estado está aberta para toda a população com idade a partir de 6 meses, porém é recomendado que os grupos prioritários se vacinem preferencialmente. São eles: trabalhadores da Saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos Correios; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). O engajamento da população evidencia a importância da vacinação como medida de proteção individual e coletiva contra a influenza. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir casos graves da doença, internações e óbitos, especialmente neste período de maior circulação do vírus. Helton Davis, Comunicação SES
Em menos de 5 meses aeroporto realizou 2.693 operações de pousos e decolagens
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira realizou 2.693 operações de pousos e decolagens de 1º de janeiro até 23 de maio de 2025, confirmando que está pronto para operar aeronaves de todos os portes, inclusive os grandes jatos como o que trouxe à Dourados o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Em janeiro foram 210 operações de pouso e 211 de decolagens, enquanto fevereiro registrou 279 pousos e 278 decolagens. Em março foram 309 pousos e 300 decolagens, enquanto em abril foram registrados 275 pousos e 283 decolagens. Até esta sexta-feira (23), o mês de maio registrou 282 operações de pouso e 311 de decolagens. O prefeito Marçal Filho destaca a importância desses números. “Ao receber quase 2.693 operações de pousos e decolagens em menos de 5 meses, o Aeroporto Regional de Dourados comprova que está pronto para a aviação comercial, tanto que deveremos receber os técnicos da Agência Nacional da Aviação Civil nas próximas semanas para avaliar e homologar o aeroporto”, ressalta. “Além disso, a Infraero já está licitando a empresa que vai operar a Estação Prestadora de Serviços de Tráfego Aéreo (EPTA), que permite a comunicação via rádio para auxiliar pousos e decolagens”, explica o prefeito. Outro fator importante é que a companhia aérea Latam iniciou no dia 14 de maio a venda das primeiras passagens para o trecho Dourados-Guarulhos (SP), marcando a retomada das operações aéreas comerciais no município após quase quatro anos sem voos. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da companhia, com preços a partir de R$ 654,73 (ida e volta) na tarifa Light, a mais básica. A venda de passagens foi liberada depois que técnicos da empresa fizeram uma vistoria no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. A operação da Latam em Dourados terá início no dia 8 de setembro, com três voos semanais programados para as segundas, quintas e sextas-feiras. Às segundas e sextas, os voos partem de Guarulhos às 7h45, com chegada em Dourados às 8h40, e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. Nas quintas-feiras, a decolagem de Guarulhos ocorre às 16h55, com chegada em Dourados às 17h50, e o retorno parte às 18h30, com chegada em Guarulhos às 21h35. NOVO TERMINAL Outro ponto importante é que a licitação para construção do novo terminal está avançando com a habilitação das propostas da Construtora Maksoud Rahe Ltda. e a Engetal Engenharia e Construções Ltda. A vencedora deverá ser anunciada pelo Governo do Estado nos próximos dias para iniciar a obra de cerca de R$ 40 milhões que dotará o Aeroporto Regional de dourados de um novo terminal com cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, com espaços modernos incluindo lanchonete e lojas comerciais, além de uma seção contra incêndio (SCI) e uma estação prestadora de serviço de tráfego aéreo (EPTA). O terminal atual, que foi todo revitalizado e modernizado pela Prefeitura de Dourados, seguirá em uso para embarques e desembarques até a conclusão do projeto. “É importante ressaltar que a construção do novo terminal não impedirá a operação do Aeroporto Regional, que seguirá utilizando o terminal atual, que, inclusive, ganhou portas automáticas, passou por revisão em toda parte elétrica e hidráulica, além de pintura, iluminação e sistema de climatização, para garantir conforto, segurança e comodidade aos passageiros”, ressalta o prefeito Marçal Filho. Além do novo terminal de embarque e desembarque que terá com 2.655,37 metros quadrados, também serão construídas edificações como uma Central de Utilidades (caixa d’ água, casa de força, etc.), com 183,47 metros quadrados; um Depósito de Resíduos Sólidos, com 54,96 metros quadrados; uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), com 96,73 metros quadrados; uma Sessão de Combate à Incêndio, com 368,11 metros quadrados.
Karla Gomes homenageia Lilian Iguma com Diploma de Honra ao Mérito
A vereadora Karla Gomes (Podemos) homenageou, durante a Sessão Solene realizada durante a 59ª Expoagro, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, a médica veterinária, especializada em Biotecnologia, Lilian Tamy Iguma. Ela recebeu Diploma de Honra ao Mérito como um expoente do agro regional. Lílian é proprietária do Laboratório de genética Origens BRA e defensora da causa animal. A profissionalGraduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), turma de 1996, Lílilian Iguma especializou-se também em Biotecnologia em Embriões Animais, pela Universidade de Hokaid, no Japão, em 1999. Lá ela trabalhou com transferência nuclear e Fertilização In Vitro (FIV). Defendendo a tese “Clonagem Bovina por transferência nuclear de células somáticas”, em 2005, ela fez doutorado em Biologia Molecular na Universidade de Brasília (UnB) e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.Autora de dois livros, Lilian possui também 18 trabalhos científicos publicados por revistas especializadas, tendo ainda ministrado dezenas de palestras sobre a clonagem animal.Seus trabalhos de mestrado e doutorado resultaram na obtenção do primeiro produto latino americano de transferência nuclear (que deu origem à bezerra Vitória, na Embrapa); produção de uma bezerra clone a partir de células somáticas de vaca morta (Lenda, da Embrapa); do primeiro clone do clone da América Latina (Vitoriosa, da Embrapa) e ainda de duas bezerras clones de raça Junqueira, em vias de extinção (Porã e Potira).
Boletim Epidemiológico: MS registra 4.796 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul já registrou 12.250 casos prováveis de Dengue, sendo 4.796 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 20ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (23). Segundo o documento, 12 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 9 estão em investigação. Nos últimos 14 dias, Itaquiraí, Caarapó, Laguna Carapã, Maracaju, Japorã, Anastácio, Paranhos, Nioaque, Deodápolis, Iguatemi, Coronel Sapucaia, Sidrolândia, Cassilândia, Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Amambai, Dourados, Nova Andradina e Naviraí registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Naviraí e Água Clara. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade. Vacinação Ainda conforme o boletim, 167.101 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. Chikungunya Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 10.194 casos prováveis, sendo 2.701 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 28 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 6 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos e Fátima do Sul. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Dengue SE 20- 2025 (1) Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 20 – 2025 (1) Kamilla Ratier, Comunicação SES
Audiência Pública do “Maio Laranja” propõe encaminhamentos efetivos para proteger a infância
Com plenário lotado, a Câmara Municipal de Dourados realizou na última quarta-feira (21) a Audiência Pública ‘Infâncias Feridas: Prevenção e Enfrentamento das Violências Contra Crianças e Adolescentes’, em cumprimento à Lei Municipal nº 4.671/2021 – a Lei Raíssa da Silva Cabreira, também conhecida como Lei do Maio Laranja, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PP), proponente da audiência. O evento reuniu cerca de 400 pessoas e contou com a presença de autoridades, representantes de instituições públicas, conselhos de direitos, profissionais da rede de proteção, estudantes, comunidade civil e lideranças sociais. A audiência foi transmitida ao vivo no canal do YouTube da Câmara, e segue disponível pelo link: www.youtube.com/watch?v=NomSVKj6r0g. A palestrante da noite, psicanalista Viviane Vaz, uma das idealizadoras da Campanha Maio Laranja, abordou o tema ‘Os efeitos do abuso no cérebro da criança e como a rede pode atuar na prevenção e atenção’. A especialista apresentou dados preocupantes, como o crescimento de 79% nas denúncias de imagens de abuso sexual na internet nos últimos dez meses, e explicou como o abuso impacta diretamente o desenvolvimento cerebral, emocional e social da criança. “O trauma vivido na infância afeta o cérebro em formação, especialmente áreas como o hipocampo, amígdala e córtex pré-frontal, responsáveis pela memória, empatia, tomada de decisões e regulação emocional. Precisamos romper o silêncio e acolher de forma precoce para salvar vidas”, destacou. Durante a audiência, o vereador Sergio Nogueira acolheu das falas as propostas de encaminhamentos que foram aprovadas pelos participantes presentes: Criação de CEINs em tempo integral para atendimento contínuo às crianças; Promoção de campanhas de prevenção à violência sexual e capacitação continuada dos educadores; Implementação de projetos sociais esportivos com apoio da FUNED e da Fundesporte; Atenção especializada às crianças vítimas de abuso, com escuta qualificada e tratamento adequado; Retomada urgente da construção da Casa da Mulher Brasileira; Criação da “’Escola de Pais’ para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade; Implantação de comunidades terapêuticas para tratamento de crianças e adolescentes em situação de dependência química. “É preciso agir com urgência e responsabilidade. Não podemos mais permitir que crianças vivam situações tão dolorosas sem uma resposta firme do poder público e da sociedade. A audiência mostrou que, quando unimos forças, conseguimos provocar mudanças reais”, afirmou Sergio Nogueira. A noite ainda foi marcada por apresentações culturais com alunos do CEIA Dom Alberto, do Hotelzinho Infantil Ágape e da SALVARE, reforçando a importância de promover uma infância segura, digna e feliz. O vereador Sergio Nogueira agradeceu o apoio da presidência da Câmara, da secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, dos conselhos CMDCA, COMCEX e Tutelares, e de todos que participaram e contribuíram com o evento. “Seguiremos firmes, defendendo nossas crianças e adolescentes, para que nenhuma infância seja marcada pela dor e pela violência”, finalizou.
Hortas Agroecológicas ganham espaço nas escolas municipais de Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) está desenvolvendo o projeto Hortas Agroecológicas em espaços públicos da cidade, como forma de levar conhecimento e qualidade de vida à população. Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Marçal Filho acompanhou o andamento deste trabalho na Escola Municipal Iria Lucia Wilhelm Konzen, no Parque do Lago II. No local, as atividades contam com parceria do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Na área situada próxima a quadra de esportes da escola já estão em pleno desenvolvimento hortaliças como alface, salsinha e couve. O prefeito Marçal Filho destacou que ações como esta são importantes para abordar junto às crianças, educação ambiental, sustentabilidade, qualidade de vida e ainda incentiva o trabalho em equipe. “Esse é um trabalho diferente que a prefeitura faz”, observou. “Temos hortas espalhadas em Ceims, postos de saúde e, aqui na escola, vemos esse lindo trabalho em desenvolvimento”, prosseguiu Marçal Filho. O aspecto educacional e de formação da cidadania foi destacado pelo prefeito. “Certamente marca muito essas crianças, pois algumas não têm essa noção, não tem esse contato com a terra e só veem a hortaliça lá no supermercado”, ressaltou. “Então, aqui é aprendizado e mostra sobre aproveitamento de espaço, ensina sobre plantio e colheita e incentiva a mão de obra em equipe”, apontou o prefeito. O secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontin destacou o trabalho em conjunto no local e citou que em pouco tempo, as hortaliças já poderão ser consumidas. “Juntamente com a Semed e com a Unigran, desenvolvemos essa ação”, explicou. “Entramos com maquinário pesado, preparamos todo o local, a equipe da Agronomia entrou com mudas de hortaliças e daqui a cerca de um mês já poderemos ter mais saúde na mesa com essa produção”, citou. A diretora da Escola Iria Lucia, Geise Marcondes destacou satisfação com novidade implementada na escola e citou que realiza alguns reparos na horta para, em breve, envolver os alunos nas atividades. Ela destacou ainda que posteriormente pretende envolver os pais e, também, a comunidade. E os professores vão montar projetos para cuidarem da horta. “Estamos ainda no início da implantação, mas esse é um compromisso que o projeto vá além de cultivar o alimento, que seja de inclusão e interação entre comunidade, alunos, professores”, enfatizou. Ainda de acordo com a diretora, a ideia é, além de contribuir na merenda escolar, também, disponibilizar a produção. “Como atendemos muitas comunidades carentes, que muitas vezes não têm acesso a frutas e legumes, a nossa ideia é que se produza muito para estarmos fornecendo para nossos alunos e para comunidade vizinha”, conta Geise Marcondes. Ela fez questão de agradecer à administração municipal pelo apoio à iniciativa da horta. “Só temos que agradecer à prefeitura, à Semaf, que disponibilizou o maquinário pesado e está dando o suporte”, ressaltou. “Nós tínhamos esse espaço e era abandonado e agora podemos produzir em grande escala e, segundo a equipe de apoio, em um mês teremos alface e outras verduras e legumes para enriquecer a merenda dos nossos alunos”, concluiu. Atualmente, além da Escola Iria Konzem, o projeto de Hortas Agroecológicas é desenvolvido nas escolas Dom Aquino Corrêa, no distrito de Panambi, e Aurora Pedroso de Camargo, ambas da rede municipal de ensino. Também recebem o projetos as escolas estaduais Prof. Alício Araújo, Profª Floriana Lopes, Rita Angélica Barbosa Silveira, Antonia da Silveira Capilé e Vereador Moacir Djalma Barros, além da Associação DouraDown e a UBS Parque do Lago II.
MS participa de momento histórico com leilão da BR-163: R$ 16,5 bilhões em investimentos
Mato Grosso do Sul participou nesta quinta-feira (22), em São Paulo, de um momento histórico para a infraestrutura brasileira e especialmente para o agronegócio sul-mato-grossense. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, acompanhou o primeiro leilão de otimização contratual de rodovia federal no país, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes. O certame tratou da BR-163/MS, principal rodovia do Estado, e assegura um pacote de R$ 16,5 bilhões em investimentos ao longo de 29 anos. A concessão, que seguirá sob responsabilidade da MSVia, do grupo CCR (atual Motiva), foi renovada por meio de uma proposta única no leilão realizado na B3. Nos primeiros três anos, o novo contrato prevê R$ 2,06 bilhões em obras estruturantes como duplicações, faixas adicionais, acostamentos, vias marginais, passarelas e passagens de fauna. Também está prevista a implantação de três Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros. “Esse leilão representa o fim de um ciclo de incertezas. A BR-163 é a espinha dorsal do nosso sistema logístico. Sua modernização é fundamental para o agronegócio, para a segurança dos motoristas e para o desenvolvimento regional. Estamos reafirmando, aqui, que o Estado é protagonista de uma nova era em infraestrutura”, destacou Barbosinha, que esteve acompanhado por secretários de Estado e prefeitos. Modelo inovador e foco no usuário A chamada otimização contratual é uma nova estratégia adotada pelo governo federal que permite reformular concessões com baixo desempenho antes do encerramento do contrato original. Isso garante a continuidade dos serviços com mais eficiência, maior retorno à população e reequilíbrio financeiro para o poder público. Durante o evento, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, ressaltou o pioneirismo da operação e os benefícios para o país. “Esse é o primeiro passo concreto de uma nova política de concessões federais. Mato Grosso do Sul lidera esse movimento com uma solução que traz mais agilidade, segurança jurídica e foco no cidadão. Essa é a nova cara das concessões no Brasil”, afirmou. Rodovia que conecta o Brasil Com 845 km de extensão, a BR-163/MS corta 16 municípios de norte a sul do Estado, conectando Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Coxim, Pedro Gomes e Sonora. A nova fase da concessão impactará diretamente a mobilidade urbana, o escoamento da produção e a qualidade de vida da população. Entre as melhorias previstas no novo contrato estão 203 km de duplicação, 191 km de faixas adicionais, 467 km de acostamentos, além da construção de 22 passarelas, 144 pontos de ônibus e 56 passagens de fauna. O contrato também traz inovação tarifária: motociclistas terão isenção de pedágio, veículos com TAG terão 5% de desconto, e usuários frequentes terão descontos progressivos. Sobre a requalificação da BR-163/MS, o vice-governador Barbosinha, pontuou que o momento inaugura uma nova fase para o desenvolvimento do Estado. “A BR-163 é um vetor de integração e crescimento para todo o Mato Grosso do Sul. Modernizar essa concessão é garantir mais segurança, dinamismo econômico e qualidade de vida para quem vive e produz em nosso Estado. Este é um avanço logístico com impacto social direto, que coloca nossa população no centro das prioridades”, disse. O novo contrato da BR-163/MS deverá entrar em vigor em até três meses e, segundo a ANTT, sua replicação em outras regiões dependerá do sucesso deste projeto-piloto. Para Mato Grosso do Sul, é mais um passo rumo a um modelo de desenvolvimento integrado, que alia crescimento econômico, logística eficiente e respeito aos direitos dos usuários. Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria*com informações da ANTT
Conferência debate políticas públicas para população LGBTQIAPN+ de 15 municípios
A 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+ foi aberta na manhã desta sexta-feira (23), em Dourados, com o objetivo de discutir e propor políticas públicas voltadas às reais necessidades da população LGBTQIAPN+ do município e de outras 14 cidades da região sul de Mato Grosso do Sul. O evento, realizado na Câmara Municipal, é promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria de Políticas Públicas da Diversidade Sexual. Com programação prevista até o final da tarde, a conferência conta com mesas temáticas, palestras, debates, apresentações culturais e a elaboração de propostas que serão encaminhadas à etapa estadual. A palestra magna foi ministrada pela psicóloga Gabrielly Antonietta Lima da Silva, coordenadora do Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ e especialista em Saúde Mental. A história da população LGBTQIAPN+ no Brasil é marcada por lutas constantes, mas também por conquistas significativas nas últimas décadas. A criminalização da homofobia e da transfobia, o direito ao casamento civil igualitário, o reconhecimento do nome social e o avanço da inclusão em espaços institucionais são exemplos de avanços fruto da mobilização e do diálogo com o poder público. Apesar disso, os desafios persistem, e eventos como a Conferência reafirmam a importância de manter ativa a luta por uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora. “Trata-se de um momento estratégico para fortalecer o debate público, ampliar a escuta das demandas da população LGBTQIAPN+ e construir propostas concretas que assegurem mais dignidade, respeito e oportunidades para essa parcela da sociedade”, destaca Cláudia Rosa Assumpção, coordenadora de Políticas Públicas da Diversidade Sexual de Dourados. A conferência regional também serve como etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional LGBTQIAPN+, prevista para ocorrer ainda este ano em Brasília, consolidando o compromisso com a construção de políticas públicas efetivas e inclusivas em todos os níveis.








