Mato Grosso do Sul já registrou 12.888 casos prováveis de Dengue, sendo 5.117 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 21ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (28). Segundo o documento, 12 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 8 estão em investigação. Nos últimos 14 dias, Itaquiraí, Jateí, Maracaju, Caarapó, Cassilândia, Bela Vista, Ribas do Rio Pardo, Japorã, Bodoquena, Mundo Novo, Paranhos, Iguatemi, Sonora, Aquidauana, Amambai, Ladário, Anastácio, Itaporã, Sidrolândia e Dourados registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Naviraí e Água Clara. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade. Vacinação Ainda conforme o boletim, 167.101 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. Chikungunya Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 11.003 casos prováveis, sendo 3.126 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 31 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 6 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos e Fátima do Sul. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Dengue SE 21- 2025 Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 21 – 2025 Kamilla Ratier, Comunicação SES
Com agilidade e comprometimento, MS realiza transporte aéreo de urgência para transplante em São Paulo
A doação de órgãos é um ato que salva vidas, mas para que esse gesto se concretize, é essencial uma rede articulada, ágil e comprometida. Foi exatamente isso que aconteceu nesta terça-feira (27), quando a CTA (Coordenadoria de Transporte Aéreo) da Casa Militar do Governo de Mato Grosso do Sul realizou uma missão de alta relevância: transportar com urgência o jovem João Vitor Silva de Andrade até São Paulo para a realização de um transplante renal. João Vitor, que enfrenta a rotina exaustiva da hemodiálise devido a uma doença renal crônica, estava ativo na lista de espera por um órgão. A missão foi acionada após a Faculdade de Medicina da USP comunicar a disponibilidade de um rim compatível, exigindo a chegada imediata do paciente à unidade hospitalar para a realização do procedimento. A ação envolveu uma operação aeromédica conduzida pela equipe da CTA (Coordenadoria de Transporte Aéreo) da Casa Militar do Governo de MS. O voo partiu de Campo Grande com destino a São Paulo, cumprindo rigorosamente a janela crítica para a realização do transplante, garantindo a segurança e a estabilidade do paciente durante todo o trajeto. Ao longo de 2025, Mato Grosso do Sul tem demonstrado capacidade e agilidade em situações que exigem respostas rápidas e eficazes, especialmente em missões de transporte de pacientes em estado crítico. A atuação integrada entre CTA (Coordenadoria de Transporte Aéreo), SES (Secretaria de Estado de Saúde) e demais estruturas do Governo reforça o papel estratégico do Estado no apoio às ações de saúde pública. Missões como essa são uma verdadeira corrida contra o tempo e só são possíveis graças à dedicação de profissionais altamente qualificados e ao fortalecimento da estrutura logística. A história de João Vitor é um exemplo do impacto positivo de uma rede pública preparada e comprometida. A viabilização do transplante dependeu de diversos fatores: a generosidade da família doadora, a atuação da equipe médica, o acionamento ágil da Central de Transplantes e o suporte logístico da CTA, cada elo essencial para o sucesso da missão. Apesar dos avanços, a doação de órgãos no Brasil ainda enfrenta barreiras como a recusa familiar e a desinformação. Ampliar o diálogo com a sociedade é fundamental para que mais pessoas tenham acesso a essa chance de recomeço. Com mais essa missão concluída com êxito, a CTA reafirma seu compromisso com a vida e com a promoção da saúde pública em Mato Grosso do Sul. Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS
Veículo furtado na semana passada em São Paulo é recuperado em Naviraí
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta terça-feira (27), em Naviraí, um veículo Toyota Hilux SW4 com registro de furto. Na ação, um homem de 23 anos foi preso. Os militares realizavam patrulhamento na cidade de Naviraí, quando foram informados por um cidadão de um automóvel suspeito, alguns quilômetros à frente, transitando pelo bairro. Os militares foram averiguar e encontraram o veículo estacionado na garagem de uma residência. Após checagem dos agregados, constatou-se registro criminal, ocorrido no dia 22 deste mês, na cidade de Presidente Prudente (SP). Em contato com o responsável pela residência, ele informou aos policiais que tinha conhecimento que o veículo era adulterado e que receberia R$ 500 para ficar com o automóvel até sua retirada. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia de Polícia Civil de Naviraí.
Mortalidade materna em Mato Grosso do Sul tem redução significativa nos últimos cinco anos
Mato Grosso do Sul avança para cumprir a pactuação definida nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU), para redução da mortalidade materna para menos de 30 por 100 mil nascidos vivos até o ano de 2030. Nos últimos cincos anos o Estado implementou políticas públicas de saúde que permitiram uma redução significativa nas mortes de mulheres durante a gravidez ou até os 42 dias seguintes ao parto. Com exceção do ano de 2021, que por conta da pandemia de Covid houve um aumento da mortalidade, a queda no número de mortes é significativa conforme mostra a tabela abaixo. Com a missão de avançar nesta redução e consolidar a meta antes do prazo pactuado, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) lança a ‘Campanha Digital de Maio’, para mobilizar gestores e a sociedade da responsabilidade coletiva de reduzir a mortalidade materna. “Essa expressiva redução da mortalidade materna em Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos representa um avanço notável e reflete o compromisso do nosso Estado em priorizar a saúde de nossas mulheres, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Campanha Digital de Maio surge como um reforço nesta jornada unindo esforços de gestores e da sociedade para consolidarmos essa conquista antes do prazo estabelecido. As parcerias fortalecem ainda mais nossas ações, impulsionando-nos rumo a um futuro onde a maternidade seja uma experiência segura e plena para todas”, afirma a gerente da Vigilância do Óbito Materno e Infantil da SES, Hilda Guimarães. De acordo com a gerente da Vigilância do Óbito Materno e Infantil da SES, foram registrados neste ano nove óbitos maternos, razão pela qual é necessário manter a sociedade em alerta. “Precisamos chamar a atenção da importância dessas mulheres buscarem os serviços de saúde que oferecem os exames necessários desde o acompanhamento no pré-natal até o puerpério. Cada vida importa e a informação e o acesso aos cuidados adequados são ferramentas poderosas para garantirmos que nenhuma mãe perca a oportunidade de acompanhar sua gestação com os devidos cuidados. A Campanha Digital de Maio é um convite à ação, um lembrete de que a responsabilidade de proteger a vida materna é de todos nós”, completa Hilda No dia 28 de maio é celebrado o Dia Nacional Redução da Mortalidade Materna e o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A data tem como objetivo chamar a atenção para a importância da saúde materna e reduzir a taxa de mortes maternas. Helton Davis, Comunicação SES
GAECO/MPMS deflagra a 2ª fase da operação Grilagem de Papel contra fraudes em regularização fundiária
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MPMS), da Unidade de Combate aos Crimes Digitais e de Inteligência Cibernética (UICC) e da 1ª Promotoria de Justiça de Coxim, deflagrou na manhã desta terça-feira (27), a 2ª fase da “Operação Grilagem de Papel”, cumprindo quatro mandados de prisão preventiva, quatro mandados de medidas cautelares e nove mandados de busca e apreensão, todos na cidade de Coxim/MS. Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares e documentos relacionados à regularização fundiária urbana (REURB) e à transmissão de imóveis dos investigados. A operação cumpriu também três ordens de afastamento de servidores públicos de seus cargos, em razão de suspeitas de envolvimento nos crimes de corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, organização criminosa e outros crimes correlatos. Conforme apurado até o momento, a organização criminosa, integrada por particulares e servidores públicos, teria fraudado a expedição de diversas certidões de regularização fundiária de terrenos desocupados em Coxim, mas com propriedade definida, sem seguir o procedimento exigido em lei. A partir dessas certidões ilegais, as propriedades eram transferidas no Cartório de Registro de Imóveis para os próprios envolvidos, seus familiares ou terceiros que pagavam propina para esta finalidade. O nome da Operação “Grilagem de Papel” faz alusão à apropriação ilegal de terrenos de terceiros por meio de documentos fraudulentos.
Parceria que transforma: Governo de MS ouve prefeitos e reforça apoio em obras e inclusão social nos municípios
Com uma atuação marcada pelo municipalismo e pela escuta ativa, o Governo de Mato Grosso do Sul segue avançando no programa MS Ativo 2025. Nesta segunda-feira (26), prefeitos e vereadores de Laguna Carapã, Deodápolis e Sonora apresentaram demandas prioritárias ao governador Eduardo Riedel e ao vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, durante reuniões de trabalho na Governadoria. O objetivo é alinhar investimentos estruturantes em áreas como pavimentação, saneamento básico, habitação e drenagem urbana. Ao abrir os encontros, o governador Eduardo Riedel reafirmou a importância da proximidade com os gestores municipais. “Nosso modelo é o da cooperação, do planejamento conjunto. É ouvindo quem está no território que conseguimos garantir agilidade, assertividade e mais impacto social nos investimentos”, destacou. Já o vice-governador Barbosinha, reforçou que o MS Ativo é um instrumento permanente de desenvolvimento regional. “Esse programa se fortalece a cada etapa, porque respeita a realidade de cada município. Nosso compromisso é garantir que nenhum projeto fique parado por falta de diálogo, apoio técnico ou investimento. O que estamos fazendo é pactuar soluções reais, com base no que as cidades precisam de fato”, afirmou. Em Laguna Carapã, o prefeito Itamar Bilibio destacou obras já em andamento e apresentou novas propostas. O município tem mais de R$ 27,5 milhões em investimentos de infraestrutura nas áreas de saúde, educação, saneamento e habitação. E neste encontro, foi confirmado o apoio na pavimentação e drenagem do bairro Nossa Senhora de Caacupê, do distrito Bocajá, além da restauração da MS-379, no trecho de 49 km entre Laguna e Caarapó. “São investimentos que mudam a vida das pessoas. A cidade inteira está sendo beneficiada com obras que promovem dignidade e desenvolvimento”, pontuou o prefeito Itamar. Em Deodápolis, o destaque foi o projeto de pavimentação e drenagem do distrito de Porto Vilma, área estratégica para a meta municipal de atingir 100% de cobertura asfáltica com o aval do Governo do Estado na parceria deste convênio. O prefeito Jean Carlos Gomes enfatizou a parceria com o Estado. “Esse apoio técnico e financeiro do governo estadual é essencial. Sozinhos não conseguiríamos avançar com tantos projetos ao mesmo tempo. Com o MS Ativo, estamos transformando a infraestrutura da cidade”, avaliou. Já em Sonora, a prefeita Clarice Ewerling apontou três frentes principais de investimento: habitação, pavimentação de acessos ao balneário e ampliação do saneamento básico. A comitiva destacou como prioridade a pavimentação e drenagem dos dois acessos ao Balneário Pôr do Sol – um dos principais pontos turísticos da região, reconhecido pelas águas cristalinas e paisagem exuberante. Além disso, foram apresentados projetos em andamento no município, como a construção de um Centro de Convivência, a reforma e ampliação da unidade básica de saúde, a construção de 86 moradias no loteamento Bela Vista, a urbanização de 42 lotes e a implantação do sistema de esgotamento sanitário, que inclui estação de tratamento, elevatória, rede e ligações, com previsão de entrega para maio de 2026. O município já conta com ações que visam elevar a cobertura de saneamento para 98%. “São investimentos que representam dignidade e saúde. Nossa cidade agradece esse olhar sensível do Governo do Estado, que compreende o que é prioridade para as famílias de Sonora”, disse Clarice. O MS Ativo Municipalismo, criado em 2014, é um programa que reafirma o compromisso do Estado com uma gestão descentralizada, transparente e orientada para resultados. Até o momento, dezenas de municípios já passaram pelas rodadas de escuta e pactuação com a equipe do governo, que segue com as agendas nos próximos dias para garantir que nenhum projeto fique para trás. Como finaliza Barbosinha. “Obra parada é serviço que não chega, e aqui, o que a gente quer, é entrega, resultado e transformação social”.
Polícias Civil e Penal cumprem mandado de prisão em ação conjunta em presídio de Dourados
A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), em ação conjunta com a Polícia Penal cumpriu, na tarde desta terça-feira (27), um mandado de prisão em desfavor de T.N.S., de 38 anos, condenado pelos crimes de roubo e receptação. A ação foi resultado de trabalho integrado entre a DEFRON e policiais penais do Presídio Estadual de Dourados (PED), a partir de informações compartilhadas entre as instituições. O mandado judicial, expedido pela Vara do Júri e Execução Penal da Comarca de Dourados, estabelece o cumprimento de pena remanescente de 8 anos, 7 meses e 28 dias, a ser executada em regime semiaberto.
Polícia Civil prende mulher com 32 tabletes de maconha em Dourados
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira (27), uma mulher de 33 anos que transportava 32 tabletes de maconha e aproximadamente 5,5 kg de sementes da planta cannabis. A prisão ocorreu durante diligência contínua no âmbito da Operação Protetor, após os policiais receberem informações de inteligência sobre o deslocamento da suspeita, que havia embarcado em um ônibus na cidade de Ponta Porã com destino final à Zona Leste de São Paulo/SP. A equipe da DEFRON realizou o monitoramento do coletivo e abordou o veículo na rodoviária de Dourados. A suspeita foi localizada e, durante a vistoria em sua bagagem, foram encontrados os entorpecentes. Com base na quantidade apreendida, o valor calculado do prejuízo ao crime organizado é de aproximadamente R$ 61.925,00, considerando o preço médio da maconha e das sementes de cannabis no mercado ilegal.
Polícia Civil prende autor de estupro de vulnerável em Dourados
Na manhã desta terça-feira (27), hoje, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Dourados-MS, cumpriu um mandado de prisão expedido em desfavor de P. M. M., de 29 anos de idade. O indivíduo é acusado de abusar sexualmente a enteada dele, de 9 anos de idade. Assim que a Polícia Civil tomou conhecimento dos fatos, requisitou medidas protetivas de urgência, para impedir que o autor se aproximasse da vítima e também representou pela prisão preventiva dele. Hoje, o homem descumpriu a ordem judicial de afastamento e foi flagrando tirando a roupa da outra filha de sua convivente, de apenas 3 anos de idade. Diante disso, uma equipe da DAM o localizou e o prendeu.








