A Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul (Felit-MS) tem mais uma edição confirmada, entre os dias 4 e 6 de junho, na Câmara Municipal de Dourados, e promete movimentar o cenário literário com o lançamento de, pelo menos, 15 livros. O evento cultural é um dos mais relevantes do Estado e foi incluído no calendário oficial do município através de articulação do vereador Laudir Munaretto (MDB), que também propôs a criação do Felit, em 2021, quando presidia a Casa de Leis. A semente da feira foi plantada quando o Grupo Literário Arandu apresentou à Secretaria de Cultura do Estado uma série de propostas voltadas à valorização da literatura sul-mato-grossense. Entre elas, destacava-se a ideia de uma grande feira literária. Simultaneamente, o grupo buscava apoio da Câmara Municipal para homenagear o poeta e jornalista Nicanor Coelho, falecido em 2020, propondo nomear a biblioteca municipal com seu nome. Durante uma dessas reuniões, Laudir Munaretto propôs que a primeira edição da Felit acontecesse na Câmara de Dourados. A sugestão se mostrou certeira, oferecendo um espaço com toda a infraestrutura necessária para um evento dessa magnitude. “Percebi que tínhamos uma estrutura completa na Câmara: auditório, palco, banheiros, água e um amplo espaço. E como a concepção da Felit já incluía uma homenagem a Nicanor, a sinergia era perfeita”, explicou o vereador. A partir dessa iniciativa, a Felit-MS deixou de ser apenas uma ideia e se transformou em uma realidade. O evento se firmou como uma parceria duradoura, reunindo esforços do Grupo Literário Arandu, da Câmara Municipal, da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Educação e do setor privado, como o Banco Sicredi Centro-Sul. A atuação de Laudir Munaretto não se limitou à viabilização institucional: ele também disponibilizou sua equipe de gabinete para colaborar com a organização do Felit-MS, demonstrando envolvimento direto no fortalecimento da cultura local e mostra a visão e compromisso do vereador com a valorização da literatura, da memória e da identidade regional.
PGM reverte decisão judicial e livra município de indenização milionária
A Prefeitura de Dourados obteve uma importante vitória judicial perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) que gerou uma economia de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos e contribuiu para a preservação do meio ambiente. Trata-se do agravo em recurso especial nº 2774982 interposto pelo advogado Marcio Fortini, da Procuradoria-Geral do Município, contra decisão proferida pelo Judiciário de Mato Grosso do Sul. O imbróglio judicial começou em 2019, quando proprietário de um imóvel situado, na rua Vereador Aguiar de Souza, no Jardim Água Boa fez o requerimento para construção na área de sua propriedade e obteve a negativa da Prefeitura de Dourados por se tratar de uma área de preservação ambiental. Diante da negativa, o cidadão ingressou com ação judicial com pedido de indenização por danos materiais. Em 2022, o juiz da 6ª Vara Cível de Dourados, José Domingos Filho, julgou improcedente o pedido do contribuinte, o qual recorreu ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para reformar a sentença. Ainda em 2022, o Tribunal de Justiça definiu que o município deveria indenizar o contribuinte pela decisão de não permitir que construísse na propriedade particular. O valor da indenização foi fixado, na época, em mais de R$ 971 mil, e caso a sentença se confirmasse com trânsito em julgado seria corrigido com juros e correção monetária. Conforme o procurador Marcio Fortini, a Procuradoria-Geral do Município, dentro do entendimento que decisão não deveria prevalecer, interpôs recursos junto ao Superior Tribunal de Justiça, e agora, em maio de 2025, obteve ganho de causa à tese defensiva, mantendo a sentença de primeiro grau e livrando o município do pagamento da indenização milionária. Ele ressalta que a decisão do STJ assegura a aplicação das leis ambientais e gera uma economia aos cofres públicos. “Nota-se que a decisão levou em consideração o fato de o município ter cumprido a lei, o Código Florestal e norteou a preservação das áreas de conservação ambiental”, aponta o procurador. “Para tanto, a prefeitura apresentou todas as justificativas e documentos necessários, demonstrando lisura e conformidade com os princípios legais e constitucionais. Fortini destaca que o entendimento do STJ é que “não houve qualquer irregularidade nas condutas adotadas pela administração pública municipal, o que reforça a seriedade e o rigor técnico da atual gestão em seus procedimentos” e destacou ainda que o trabalho da PGM segue construído no direcionamento do prefeito Marçal Filho de conduzir ações sempre pautadas pela ética, pela legalidade e pelo interesse público.
Mato Grosso do Sul apresenta seus principais destinos em evento global de turismo de aventura nos EUA
O turismo de Mato Grosso do Sul será representado na AdventureELEVATE North America, uma das principais conferências sobre ecoturismo e turismo de aventura do mundo. Organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA) — maior rede global de líderes em viagens de aventura — o evento acontece entre os dias 28 e 31 de maio, em Denver, no estado do Colorado, Estados Unidos. A participação de MS reforça a estratégia de posicionar seus destinos no mercado internacional, especialmente no norte-americano. Segundo Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, os Estados Unidos são um mercado prioritário para a região. “Essa é a versão norte-americana do evento internacional que recebemos em Bonito, no mês de abril, e agora estamos indo lá para fortalecer a nossa situação no mercado norte-americano, que vem ganhando força nos últimos três anos. Essa é mais uma excelente oportunidade para apresentar os nossos destinos no Market Place, que são rodadas de apresentação individuais com operadores selecionados, para fortalecer o turismo de Mato Grosso do Sul cada vez mais. Entendo que estamos ficando mais sólidos no mercado norte-americano, mais conhecidos, e participar de eventos como esse é fundamental para que a gente alcance os objetivos de aumento de fluxo de turistas vindos daquele país para os nossos principais destinos aqui do estado”, salienta Wendling. A AdventureELEVATE North America reúne operadores de turismo, agentes de viagem, representantes de destinos e veículos especializados. A programação inclui sessões de Marketplace, em que destinos se apresentam diretamente a compradores estratégicos; atividades ao ar livre no Dia de Aventura; além de workshops de aceleração, plenárias com tendências do setor e amplas oportunidades de networking. Os participantes também terão acesso a conteúdos voltados ao fortalecimento de negócios e marcas no mercado norte-americano, com foco em inovação, sustentabilidade e conexões com fornecedores, mídia e parceiros estratégicos da região. Com uma presença crescente no radar do turismo internacional, Mato Grosso do Sul aposta na visibilidade proporcionada por eventos como esse para consolidar sua imagem como destino de ecoturismo, natureza, sustentabilidade e experiências autênticas. Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
Workshop discute novo modelo de contratualização hospitalar da SES com municípios e hospitais
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou na última quarta-feira (21) o primeiro workshop voltado à discussão de novas regras para o financiamento hospitalar estadual, utilizando recursos do próprio Estado. Durante o encontro foi apresentada uma proposta a todos os hospitais, prefeitos e secretários municipais de saúde, baseada em um modelo de financiamento por módulos e por classificação hospitalar. A proposta prevê uma categorização dos hospitais em três níveis: hospitais locais e municipais, hospitais de apoio regional e hospitais regionais. Já os módulos de financiamento contemplam diferentes áreas de atenção, como clínica médica, pediatria com pronto-socorro, parto e nascimento, cirurgia geral, trauma e ortopedia, cirurgia geniturinária, além do custeio de leitos de UTI. De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Angélica Congro, essa nova forma de contratar e financiar serviços entre Estado, municípios e hospitais traz uma mudança importante. A principal novidade é o estabelecimento de regras claras para o financiamento. “Prefeituras e entidades hospitalares saberão exatamente quanto vão receber, o papel de cada hospital em sua localidade e qual o perfil assistencial esperado. Isso permitirá que os hospitais possam se planejar melhor e até aderir a novos modelos de financiamento estadual. Esse novo regramento vai dar mais agilidade às contratações e, com isso, agilizar a chegada dos serviços à população. O nosso objetivo final é aumentar a resolutividade na atenção hospitalar e melhorar, de fato, a qualidade do atendimento à população sul-mato-grossense. A superintendente de Atenção à Saúde ressalta que esta proposta de financiamento hospitalar para os hospitais de pequeno e médio porte, não contempla nestas análises os hospitais que pertencem às cinco maiores cidades do Estado: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. A secretária Municipal de Saúde de Nova Alvorada do Sul, Eliana Dallanora, enfatiza a expectativa em relação ao novo modelo de refinanciamento e a contratualização de serviços de saúde. A secretária municipal de saúde ressalta a importância dessa iniciativa para os municípios, especialmente para hospitais de pequeno porte como o de Nova Alvorada do Sul. “Nós estamos com uma expectativa muito boa de que uma nova contratualização traga uma visão mais moderna e um aporte maior e mais atualizado de recursos. Essa mudança representa um avanço significativo para a saúde de Nova Alvorada do Sul, com o potencial de impactar positivamente o atendimento aos pacientes e a qualidade dos serviços oferecidos. Parabenizo a equipe da SES e o Dr. Maurício Simões por este olhar atento à assistência hospitalar, visando a melhoria dos aportes e recursos destinados pelo Estado aos municípios”, destaca Dallanora. A nova proposta apresentada e discutida com os secretários municipais de saúde e gestores hospitalares foi construída a partir de dois pilares fundamentais. O primeiro é a concessão de incentivos financeiros para que esses hospitais possam manter serviços de atenção especializada em áreas essenciais, como clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, além de unidades de terapia intensiva (UTIs). No entanto, para garantir esse financiamento, os hospitais devem comprovar produção nessas áreas, ou seja, manter os serviços efetivamente funcionando e atendendo à população. Já o segundo pilar é a criação de um modelo de financiamento contínuo, estável e sustentável, que fortaleça a capacidade de atendimento dos municípios e estimule o cuidado loco-regional. A proposta incentiva os municípios não só a atenderem sua própria população, mas também a acolherem pacientes de municípios vizinhos, promovendo a regionalização do atendimento e a cooperação entre localidades. “Este encontro nos dá oportunidade de conhecer e compreender a nova lógica de financiamento hospitalar. Para Aquidauana a expectativa é grande de uma nova realidade na alocação de recursos para o custeio da saúde do nosso município. Ao final deste encontro, teremos uma visão mais clara e abrangente dos resultados e propostas apresentadas”, afirma o prefeito de Aquidauana, Mauro Alencar. Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa, o modelo cria um ciclo virtuoso que ao estimular a produção assistencial, amplia-se o acesso da população aos serviços hospitalares garantindo que os hospitais tenham condições não apenas de se manter, mas também de realizar investimentos na qualificação e na expansão do atendimento. “Essa proposta representa um avanço significativo na estruturação do sistema de saúde do Estado, ampliando oportunidades para os cidadãos e promovendo mais eficiência e resolutividade na atenção hospitalar. Garantir com isso um financiamento que mantenha essas instituições e condições não só de se sustentar, mas de fazer investimentos na melhoria dos serviços de saúde”, avalia o secretário. A iniciativa da SES em promover o diálogo com os municípios e hospitais demonstra o compromisso em construir um sistema de saúde mais completo e resolutivo às necessidades da população sul-mato-grossense. O novo modelo de contratualização hospitalar representa uma inovação na gestão da saúde pública do Estado, garantindo uma distribuição de recursos mais estratégica e um atendimento de maior qualidade para a população. Helton Davis, Comunicação SES
Prefeitura já distribuiu quase 10 toneladas de alimentos através do PAA
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), distribuiu mais de 9 toneladas de alimentos no período de fevereiro a maio deste ano, atendendo a demanda de 40 produtores rurais da macrorregião, integrados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), política do governo federal executada por estados e municípios. Atualmente, a Secretaria de Agricultura Familiar atende 20 entidades, contemplando 3.831 pessoas na macrorregião de Dourados. Porém, conforme avaliação da Semaf, essa projeção será estendida pelo acréscimo de mais quatro novas entidades, com a expectativa para atender mais 1.269 pessoas, totalizando 5.100 pessoas, dando, assim, oportunidades a mais 70 agricultores de se somarem a 110 produtores rurais no ano de 2025/2026. O secretário de Agricultura Familiar de Dourados, Bruno Cesar Pontim, considera relevante este programa do governo federal, “pois incentiva os agricultores familiares e as associações de produtores a investirem na produção, melhorando a qualidade dos alimentos que vão à mesa das famílias”. Entre os itens adquiridos dos pequenos agricultores de Dourados estão verduras, legumes e frutas, produtos essenciais na alimentação das entidades beneficiadas: Ceia, Lar Santa Rita, AAGD, Pestalozzi, Ação Cristã, Apae, Casa da Criança Feliz, Lar do Idoso, Lar Ebenézer, Residência Inclusiva e Toca de Assis. “A agricultura familiar desempenha um papel fundamental na alimentação da população e é essencial para a segurança alimentar e nutricional”, ressalta o secretário Bruno Cesar Pontim. Ele destaca a importância do Programa de Aquisição de Alimentos efetivado pela Prefeitura de Dourados. “O fomento à alimentação saudável contribui para a sustentabilidade ambiental, fortalece a economia local, preserva as tradições culturais e auxilia no apoio a instituições que atendem pessoas em situações de vulnerabilidade”, completa. O prefeito Marçal Filho reforçou o compromisso da gestão em ampliar o apoio ao PAA para atender ao maior público de beneficiados. Por ser o segundo maior município do estado, estar próximo à fronteira e ter a maior reserva indígena urbana do país, Marçal lembra que Dourados tem particularidades que faz as secretarias municipais terem um olhar mais atento para atender os diferentes públicos nos mais diferentes atendimentos sociais. PAA Criado em 2003, o PAA pode ser executado por estados e municípios com recursos do governo federal. As compras de alimentos são realizadas por chamadas públicas, sem necessidade de licitação. A principal modalidade, a Compra com Doação Simultânea, prioriza grupos mais vulneráveis, fornecendo produtos para presídios, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, entre outros. Um levantamento realizado em janeiro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a participação de agricultores familiares em programas de compras públicas pode aumentar sua renda média em até 106%, sendo o impacto ainda maior para aqueles de menor renda.
Inscrições de comerciantes para a 46ª Festa Junina superam expectativas
Comerciantes demonstram amplo interesse em participar da 46ª Festa Junina de Dourados, evento tradicional realizado pela Prefeitura e que acontecerá entre os dias 13 e 15 de junho. Diante do elevado número de inscrições, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) fará um sorteio para selecionar os credenciados que atenderam aos critérios exigidos no regulamento. No total, 160 comerciantes se inscreveram para participar da Festa Junina. A mega estrutura temática que está sendo formatada para ser um evento esplêndido para as famílias douradenses será montada no Centro de Convenções Antônio Tonnani, no Parque Alvorada, e contará com praça de alimentação, food trucks, exposição de produtos diversos, barracas de comidas típicas, espaço de artesanato, parque infantil e outros atrativos. As inscrições para os comerciantes foram encerradas no dia 23 passado, superando todas as expectativas. Conforme previsto no edital, no dia 6 de junho acontecerá o sorteio para a seleção. A secretária de Cultura, Gisella da Silva Melo, destaca que toda a equipe está empenhada na organização do grande evento e o direcionamento do prefeito Marçal Filho é que seja uma festa voltada para toda a família, que mantenha viva a cultura junina e seja um espaço para dar visibilidade ao comércio local. “Estamos trabalhando para que seja uma festa onde familiares e amigos possam confraternizar e vivenciar as tradições juninas”, ressalta. “Queremos que seja também uma vitrine para nossos comerciantes”, menciona a secretária, considerando que “o grande número de inscritos revela a confiança na gestão do prefeito Marçal Filho e a perspectiva de um evento brilhante para Dourados e região”. A diversidade e riqueza do artesanato local também será destaque no evento. Recentemente, inclusive a Semc realizou plantões de emissão/renovação das carteirinhas da categoria, ações que agregam positivamente a quem vive do trabalho artístico/manual. “Existe uma vontade enorme das pessoas em somar com a prefeitura, especialmente daqueles que atuam com artesanato, e isso tem nos motivado ainda mais para organizar a maior e melhor Festa Junina de todos os tempos em Dourados e a direcionar ações inovadoras para a classe”, destaca a secretária Gisella Melo. Para animar um dos mais tradicionais eventos da cidade, já estão confirmadas as apresentações de grandes nomes da música. No dia 13 sobem ao palco Júlia & Rafaela, que recentemente gravaram o projeto “Buteco das Igual”, com muita música de viola. No dia 14 será a vez de Brenno Reis e Marco Viola, a nova geração da viola caipira e, no domingo (15), uma das grandes referências nacionais da música sertaneja, a dupla Alex & Yvan vão encerrar a 46ª edição da Festa Junina de Dourados. Está em andamento e será divulgada na próxima semana, a seleção de artistas locais que irão animar o público em todos os dias de festa.
Câmara discute reativação de projeto de trânsito para alunos da Reme no Clube Indaiá
A Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara Municipal de Dourados recebeu, nesta quarta-feira (28), o presidente do Clube Indaiá, Pedro Cordeiro, e a primeira-dama da entidade, Zélia Cordeiro, idealizadora e coordenadora do projeto Mini Cidade de Trânsito. A reunião foi conduzida pelo vereador Sargento Prates (PL), que preside a Comissão, e contou com a participação de representantes dos vereadores Inspetor Cabral (PSD), vice-presidente, e Márcio Pudim (PSDB), membro do colegiado. O encontro teve como objetivo apresentar o projeto de educação no trânsito voltado para crianças da Rede Pública Municipal de Ensino, realizado nas dependências do clube, e buscar apoio dos parlamentares para a retomada da parceria com a Prefeitura de Dourados por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), que até o ano passado auxiliava o projeto com aulas, palestras e treinamentos práticos. Além de reforçar a importância da retomada da parceria municipal, o casal também solicitou apoio da Comissão para ampliar o alcance do projeto, permitindo a inclusão de alunos da Rede Estadual de Ensino com o apoio de órgãos como o Detran-MS e forças de segurança pública. “É um projeto transformador, que ensina desde cedo valores fundamentais de cidadania e respeito no trânsito. Quero parabenizar o Clube Indaiá e a idealizadora Zélia Cordeiro por essa iniciativa brilhante. Vamos fazer uma visita in loco com os membros da Comissão para conhecer a estrutura de perto e vamos trabalhar para mediar essa reaproximação com a prefeitura e buscar o apoio do Governo do Estado”, afirmou o vereador Sargento Prates. A Mini Cidade de Trânsito foi inaugurada em 31 de outubro de 2024 e já atendeu centenas de crianças com atividades educativas, lúdicas e interativas. O espaço, com 322,72m², conta com sinalização completa, mini placas móveis, rotatórias e ciclofaixas, reproduzindo uma verdadeira cidade adaptada ao universo infantil. Durante o encontro, Zélia Cordeiro compartilhou o orgulho de ter idealizado o projeto que acaba de ser reconhecido nacionalmente com o prêmio de destaque na categoria Cultural do Concurso Casos de Sucesso, durante o Congresso Brasileiro de Clubes 2025, realizado no último dia 15 de março. “Quando criamos a Mini Cidade, queríamos transformar o aprendizado em uma experiência real, que tocasse as crianças de forma positiva. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo, mas o maior reconhecimento vem do sorriso e da consciência que vemos nas crianças após cada atividade. Esperamos, com a ajuda dos vereadores, poder continuar e ampliar esse trabalho”, declarou Zélia. Para o presidente do Clube Indaiá, Pedro Cordeiro, o reconhecimento reforça o papel social dos clubes recreativos na formação de cidadãos conscientes. “Esse troféu representa o esforço coletivo de todos que acreditam que a educação no trânsito salva vidas. Nosso clube, que sempre foi um espaço de lazer, agora também é referência em cidadania. Queremos continuar contribuindo com a cidade e contamos com o apoio do poder público para isso”, destacou. ProvidênciasA Comissão de Trânsito deverá visitar o projeto nos próximos dias e conforme compromisso assumido, articular junto à administração municipal e estadual a retomada e ampliação da parceria que viabiliza a continuidade do projeto.
Prefeitura apoia colheita de silagem e fortalece produção de leite em distritos
A colheita da silagem destinada à alimentação de gado leiteiro nas regiões dos distritos de Indápolis e Guaçu está na reta final, reforçando o apoio da Prefeitura de Dourados à agricultura familiar. A ação desta semana envolve mais de 10 hectares cultivados e conta com apoio direto da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, que tem cedido maquinários para auxiliar na colheita e trituração do material. Nesta terça-feira (27), o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, acompanhou os trabalhos de coleta e o armazenamento da silagem em silos de superfície. O clima favorável neste ano garantiu uma boa safra, com expectativa de manter estoque suficiente para alimentar os rebanhos por até um ano. A produção é organizada pela Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Guassuzinho, que mantém convênio com a Secretaria. A entidade atende mais de 160 famílias e está envolvida em diversos programas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e o Programa de Aquisição de Leite do Governo do Estado, com todos os produtos direcionados às aldeias indígenas. Segundo Pontim, a parceria entre o poder público e as associações vai além da cessão de maquinários. A secretaria também presta apoio em projetos e chamamentos públicos, além de oferecer acompanhamento técnico no campo, contribuindo com orientações para o desenvolvimento das atividades, mesmo não sendo função direta da pasta. “Essa união fortalece a produção local, fomenta a agricultura e a pecuária e contribui com a entrega de alimentos para programas como o PAA e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), gerando renda e garantindo produtos de qualidade para a merenda escolar”, destaca o secretário. Cleiton Marcelino Teixeira de Souza, presidente da Associação do Guassuzinho, reforça a importância da colaboração. “O apoio da prefeitura é essencial”, enfatiza. “Nossos produtos, vindos da agricultura e da pecuária de pequenos produtores, são comercializados principalmente em escolas e Ceims por meio de chamamentos públicos”, ressalta. “É uma parceria que garante resultados para quem produz e para quem consome aqui em Dourados”, completa. Além da Associação do Guassuzinho, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar também apoia e incentiva diversas outras associações de pequenos produtores rurais em Dourados. Essas entidades são fundamentais para o abastecimento local, produzindo uma variedade de alimentos que são comercializados principalmente no próprio município, por meio de programas institucionais e chamamentos públicos. A atuação conjunta tem fortalecido a produção regional, gerando renda para as famílias do campo e garantindo produtos frescos e de qualidade para a população.
Elias Ishy conhece projeto de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
O vereador Elias Ishy (PT) visitou na última semana a Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, onde conheceu de perto o projeto “Criando Oportunidades: A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho”, desenvolvido pelo Núcleo de Inserção e Acompanhamento da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho (NIAP). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Escola, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE-5) e a Secretaria de Estado de Educação. O NIAP tem como objetivo oferecer suporte a estudantes e concluintes do ensino médio com deficiência, com idade acima de 16 anos, que estejam aptos à inserção no mercado de trabalho. O núcleo realiza ações de orientação, preparação e encaminhamento para empresas, levando em conta as aptidões e interesses profissionais de cada aluno. Implantado em junho de 2023, o projeto envolve uma equipe técnica dedicada, além de professores e gestores da Escola Reis Veloso, que atuam desde o acolhimento inicial até o processo de integração ao ambiente profissional. As atividades incluem entrevistas simuladas, explanação sobre funções a serem desempenhadas e acompanhamento contínuo após a contratação. A visita de Ishy foi acompanhada pelas coordenadoras do projeto, Fabiane Matos e Thalize Rodrigues, pelo diretor-adjunto Lincoln Christian e pelos profissionais Luciano Primo e Angela Marcos. Alunos também participaram da recepção. Para o vereador, o trabalho desenvolvido é um exemplo de política pública inclusiva com resultados concretos. Ele defende a ampliação da iniciativa para outras unidades escolares, inclusive da rede municipal. “Este acompanhamento fortalece a autonomia e a autoestima dos estudantes com deficiência. A vaga de emprego não representa apenas uma oportunidade profissional, mas também um reconhecimento pessoal e social. Vamos buscar meios para ampliar estas salas de apoio a outras escolas públicas”, destacou Elias Ishy.








