O prazo para o pagamento da quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Mato Grosso do Sul vence nesta sexta-feira, dia 30 de maio. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS) alerta os proprietários de veículos para que fiquem atentos ao cronograma, evitando multas, juros e outras restrições administrativas. De acordo com dados atualizados até 19 de maio, mais de 248 mil contribuintes ainda não quitaram o imposto, número que não inclui a última parcela, ainda em aberto. A arrecadação já soma expressivos R$ 936,35 milhões, valor que reforça o papel estratégico do tributo no financiamento das políticas públicas essenciais do Estado. Comparativamente, em 2024, o IPVA gerou uma receita de R$ 1,18 bilhão aos cofres públicos, com 390.736 contribuintes optando pela quitação à vista, com desconto. Em 2025, a adesão a essa modalidade cresceu: 405.539 proprietários preferiram pagar o imposto integralmente e aproveitar o abatimento. O secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, destaca que os recursos arrecadados são fundamentais para manter serviços essenciais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. “Ao cumprir com sua responsabilidade, o cidadão contribui diretamente para o bem-estar coletivo e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário. O IPVA é uma das principais fontes de receita vinculadas, cuja destinação é compartilhada com os municípios, impactando diretamente na manutenção de políticas públicas locais. De cada R$ 100 arrecadados, R$ 50 retornam aos cofres municipais, fortalecendo, sobretudo, as cidades do interior que dependem desse fluxo para investir em saúde básica, transporte escolar, pavimentação de ruas e iluminação pública. O volume arrecadado até o momento corresponde a quase 80% do total obtido no ano anterior, demonstrando uma cultura crescente de adimplência, embora o número de inadimplentes ainda seja significativo. A elevação no número de pagamentos à vista indica também maior planejamento financeiro por parte dos contribuintes, que buscam os benefícios do desconto. O pagamento do IPVA pode ser efetuado de diversas maneiras, incluindo via Pix, nos bancos credenciados, caixas eletrônicos, agências lotéricas (para valores até R$ 1 mil) e também nos postos de atendimento Fácil, em Campo Grande, das 8h às 16h. A emissão do Documento de Arrecadação (DAEMS) é realizada pelo portal e-Fazenda (https://eservicos.sefaz.ms.gov.br), acessível mediante um breve cadastro. Para quem optou pelo parcelamento, é indispensável gerar o boleto para a quitação da última parcela. Já os contribuintes com débitos de exercícios anteriores podem regularizar a situação com parcelamento em até dez vezes, desde que a pendência ainda não tenha sido inscrita em dívida ativa.Além disso, a quitação do imposto é requisito indispensável para a realização do licenciamento, transferência ou registro do veículo. A inadimplência pode resultar em sanções administrativas, como multas e bloqueios junto aos órgãos de trânsito. Serviço: Para gerar o boleto de pagamento ou consultar débitos, acesse:https://eservicos.sefaz.ms.gov.brhttps://servicos.efazenda.ms.gov.br/ipvapublico/Home/Index (consulta simplificada com placa e Renavam) O contribuinte pode escolher entre diversas opções de pagamento: Pix, bancos credenciados, lotéricas, internet banking e postos de atendimento do Detran-MS e Fácil. Comunicação Sefaz
Casa da Acolhida opera com capacidade máxima para proteger do frio intenso
Na manhã mais fria do ano, registrada nesta quinta-feira (29), o prefeito Marçal Filho esteve na Casa da Acolhida Elena Efigênia Pereira, em Dourados, que atualmente funciona com capacidade máxima para proteger do frio intenso aqueles que estão em situação de rua. O espaço abriga 37 pessoas, embora a estrutura tenha sido projetada para receber até 36 acolhidos. “Também estamos percorrendo as ruas durante a noite para entregar cobertores às pessoas que se recusam ao recolhimento à Casa da Acolhida, mas o trabalho realizado neste espaço é indispensável para a proteção daqueles que estão vulneráveis”, enfatizou o prefeito. Localizada na Rua Jandaia, nº 1765, no Jardim Vista Alegre, região sul da cidade, a Casa da Acolhida é uma instituição pública municipal de acolhimento temporário voltada a adultos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Crianças menores de idade só são aceitas acompanhadas pelos pais. O local está sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, que não tem medido esforços para levar proteção aos desassistidos. Durante a passagem pelo local, Marçal conversou com os acolhidos e elogiou o trabalho humanizado da equipe. Segundo ele, mesmo com o frio intenso, a movimentação na unidade segue constante, com a chegada e saída diária de duas a três pessoas. Caso necessário, a Prefeitura está preparada para criar novas vagas e atender à alta demanda nesse período de frio. A coordenadora da instituição, Marli Maria Morgenrotti, informou que a maioria dos abrigados é composta por homens vindos de outros estados, principalmente do Paraná e São Paulo. Atualmente, há também uma mulher com três filhos na unidade. A Casa oferece acolhimento por períodos que variam de três dias a até seis meses, dependendo da situação de cada pessoa. “O perfil predominante é de pessoas que já romperam vínculos familiares”, explicou. “Aqui, além do abrigo, recebem refeições diárias como café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar”, ressaltou Marli. Ela destacou ainda que muitos dos acolhidos desejam fixar residência em Dourados. Nesse sentido, a equipe trabalha para garantir a emissão de documentos, inserção no mercado de trabalho e encaminhamentos sociais, promovendo autonomia para que essas pessoas possam recomeçar suas vidas e conquistar independência. A Casa da Acolhida tem como missão garantir proteção integral aos usuários, respeitando sua dignidade, promovendo o resgate de vínculos familiares e comunitários e a construção de novos projetos de vida. Além disso, a instituição busca inserir os acolhidos nas políticas públicas municipais, estaduais e federais, oferecendo suporte para sua reintegração social.
Servidores da Câmara Municipal de Dourados recebem vacina contra a gripe
O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a influenza, que estava restrita ao público alvo, para a população geral a partir dos seis meses de idade, com objetivo de reduzir os casos graves e internações por doenças respiratórias, especialmente durante o outono e o inverno. Para facilitar o acesso dos servidores ao imunizante, a presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra Brambilla (PSDB), solicitou à Sems (Secretaria Municipal de Saúde) uma ação que aconteceu nesta semana. As doses foram disponibilizadas para todos os servidores que se inscreveram previamente para receberem a vacina. “Nossa intenção foi, além de facilitar o acesso à vacinação, conscientizar os servidores para que levem também seus familiares aos postos de saúde para serem vacinados, agora que todos podem recebê-la. Agradeço ao secretário Márcio Figueiredo e ao prefeito Marçal Filho por nos atender”, explica Liandra. Desde o dia 1º de abril, início da campanha de imunização, pouco mais de 55 mil doses foram aplicadas, resultado do esforço das equipes de saúde em ampliar a proteção da população contra o vírus da gripe. Esse número, porém, ainda está longe do ideal, já que a cobertura vacinal entre os grupos prioritários (gestantes, idosos e crianças) é de quase 40%, índice que ainda pode melhorar com a adesão da população. O secretário de Saúde reforça a importância da imunização como forma de prevenção. “A vacina é segura, eficaz e essencial para evitar complicações respiratórias graves, internações e até óbitos. É fundamental que a população busque os pontos de vacinação e faça sua parte pela saúde coletiva”, destaca Márcio Figueiredo. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. A vacina está disponível de forma gratuita em todas as unidades de saúde de Dourados, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As UBS da Seleta e do Jardim Santo André atendem das 7h às 11h e das 13h às 22h, de segunda a sexta-feira. As unidades de saúde do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II, atendem das 7h às 19h, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira. O Pronto Atendimento Médico (PAM) atende das 6h às 18h nos dias de semana. Já aos fins de semana, a vacinação continua no PAM, das 7h às 17h.
Prefeitura encerra plantão de emissão da Carteira do Artesão com balanço positivo
Os plantões de emissão e renovação da Carteira do Artesão em Dourados obtiveram ampla adesão dessa parcela da classe artística da cidade. A ação realizada nesta semana pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), foi encerrada com mais de 120 atendimentos nos dois dias de atividade.O documento que é essencial para o artesão, precisa ser renovado a cada seis anos e oferece diversos benefícios e reconhecimento formal da sua atividade. A secretária municipal de Cultura, Gisella Silva Melo, cita que a categoria se mobilizou, o que é importante para que contem com mais vantagens e visibilidade. Ela destaca ainda que a prefeitura tem traçado ações para valorizar os talentos locais. A secretária lembra que o artesanato é uma prioridade no plano de trabalho do prefeito Marçal Filho, que iniciou o mapeamento do setor e a Semc assumiu o compromisso de impulsionar esse setor e permitir que o trabalho e a criatividade dos envolvidos impacte positivamente na economia local e promoção da cultura douradense, oportunizando que tenham acesso às vantagens que a formalização traz. Dourados conta com um segmento de artesanato rico e forte, desde os tradicionais até os mais modernos e inovadores. Peças de cerâmica, madeira, palha, tecelagem são encontradas e muitas destas refletem a cultura indígena. Destaque ainda para a variedade na produção de biojoias bolsas, carteiras, objetos de decoração, luminárias, quadros, peças de vestuário com estampados e tecidos artesanais. A secretária Gisella Silva Melo destaca ainda que com a formalização outras artes passam a ser reconhecidas no município e os seus criadores têm mais possibilidades de divulgá-las. “É o momento também do novo, por exemplo, conhecemos artesanatos em terços católicos e em chaveiro de pixels. Agora esses artistas passam a ter acesso mais amplo aos eventos, acesso a crédito, entre outros benefícios”, aponta. Iniciativas da Prefeitura de Dourados já fazem vislumbrar a criação de novos espaços para comercialização dos artesanatos na cidade. Vale destacar ainda que a 46ª Festa Junina, que acontece entre os dias 13 e 15, com uma mega estrutura no Centro de Convenções, será uma verdadeira vitrine para comercialização dos itens. SERVIÇO Os interessados em fazer a ou renovar a Carteira do Artesão devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, situada no Parque de Ipês. O contato é: 67- 9 8163-0639.
Yuri e Marçal anunciam nova linha de ônibus no Itahum a partir desta segunda
Depois de quatro anos de espera, os moradores do Distrito de Itahum, em Dourados, voltam a contar com uma linha de ônibus circular que fará o trajeto até a cidade. A partir da próxima segunda-feira (02), o transporte coletivo será retomado, saindo atrás da Escola Antônio Vicente Azambuja, às 7h, com destino ao ponto em frente ao Atacadão. O retorno será às 15h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. A conquista é resultado de um pedido do vereador Rogério Yuri ao prefeito Marçal Filho, que atendeu prontamente a solicitação. A linha de ônibus atenderá não apenas os moradores do Itahum, mas também das comunidades vizinhas como o assentamento Lagoa Grande e a zona rural do entorno.“Foram quatro anos de muita luta, cobrando, pedindo, mostrando a importância desse transporte para os moradores do Itahum. Finalmente, nosso distrito está sendo ouvido”, comemorou o vereador Yuri. “Esse foi o primeiro pedido que fiz na tribuna quando assumi como vereador, e o prefeito Marçal nos atendeu. Isso mostra que, quando há vontade política e sensibilidade, as coisas acontecem”, completou. Yuri ainda destacou o impacto social da medida. “Tem gente que precisa vir a Dourados pra comprar um remédio, pagar uma conta, fazer consulta médica, resolver problemas no banco. Agora, essas pessoas terão como vir com dignidade, com segurança, e voltar no mesmo dia” Segundo ele, o trajeto contemplará também a travessia pela Marcelino Pires, um dos principais eixos da cidade, facilitando o acesso dos moradores aos principais serviços urbanos.“Às 7h o ônibus sai, às 15h retorna. Chega em casa antes do pôr do sol. É conforto e segurança para quem tanto precisa. Itahum merece esse cuidado, e estamos aqui para garantir isso!”, reforçou o vereador. A retomada da linha é uma demanda antiga da comunidade. A suspensão do serviço, há quatro anos, dificultou a mobilidade principalmente dos mais idosos e das famílias de baixa renda. Estamos apenas começando. Tem muita coisa para melhorar ainda, mas hoje é dia de agradecer. É uma vitória de todos nós!”, concluiu Yuri.A expectativa agora é que a linha seja bem utilizada e, conforme a demanda, possa ser ampliada futuramente. “O Distrito de Itahum, finalmente, volta a se conectar com a cidade. E isso tem o nome de quem lutou por isso: comunidade unida”, destacou. Serviço:
Prefeitura antecipa salários de 9.414 servidores já com aumento retroativo
Repetindo os cenários de janeiro, fevereiro, março e abril, a Prefeitura de Dourados antecipa o pagamento dos salários dos 9.414 servidores municipais. O pagamento da folha de 59.889.384,74 acontece 8 dias antes do 5º dia útil de junho e os servidores já acordaram com o dinheiro na conta nesta quinta-feira (29). “Mais uma vez, não medimos esforços para depositar os salários dentro do mês de referência, mesmo com os problemas que estamos enfrentando com queda na arrecadação e nos repasses institucionais”, ressalta o prefeito Marçal Filho. A novidade na folha salarial deste mês é o acréscimo de R$ 2.959.351,88 referente ao reajuste concedido aos servidores municipais, retroativos ao mês de abril. “A folha inicial era de 56.930.032,86, mas nossa equipe econômica fez um grande esforço para conseguir depositar o reajuste junto com o salário do mês, ratificando nosso compromisso de valorizar o servidor público para, com isso, levar serviços cada vez melhores aos cidadãos de Dourados”, enfatiza Marçal Filho. Além de pagar em dia desde o primeiro mês de governo, o prefeito destaca a relação transparente que a gestão mantém com os sindicatos que representam os servidores. “Estamos fazendo nossa parte, dialogando, concedendo aumento salarial e pagando dentro do mês de referência porque sabemos que todo esse cuidado que temos com o servidor se reflete em prestação de serviços de melhor qualidade para o contribuinte, ou seja, servidor valorizado trabalha com muito mais prazer, dedicação e amor”, ressalta Marçal Filho. Dos R$ 59.889.384,74 depositados hoje, exatos R$ 9.282.018,43 foram para os salários dos servidores vinculados diretamente à Prefeitura de Dourados. O total da folha foi completado com R$ 580.982,96 para os salários da Agência Municipal de Trânsito (Agetran); R$ 147.416,68 para os salários da Agência Municipal de Habitação (Agehab); R$ 8.451.121.54 para os salários da Secretaria Municipal de Educação, além de R$ 22.567.722,28 para pagar os trabalhadores vinculados ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e R$ 192.519,41 para os salários da Fundação de Esportes de Dourados (Funed). Também foram depositados R$ 361.974,12 para o pagamento dos salários dos servidores do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam); R$ 791.299,85 para os salários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), além de R$ 366.481,79 para a rubrica 15932 da Secretaria de Assistência Social e outros R$ 178.194,13 para a rubrica 22292 da Secretaria de Assistência Social, e, por fim, R$ 16.969.623,35 para o pagamento dos salários dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sems). Somados os encargos patronais de R$ 8.517.373,95, sobre a folha de pagamento, a Prefeitura de Dourados teve uma despesa total bruta de R$ 68.406.758,69 com salários dos servidores municipais. “Nossa equipe provisiona cada dia um pouco para quando chegar no final do mês os recursos estarem garantidos para o pagamento dos servidores”, ressalta a secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio.O pagamento do salário dos servidores dentro do mês de referência é prioridade para a atual gestão. “Pagar o salário de quem trabalha não é favor e sim obrigação”, enfatiza Marçal Filho. “Estamos tratando a coisa pública com muito zelo, transparência e rigor nos gastos porque sabemos que o cidadão precisa ser melhor atendido e seguiremos trabalhando muito para levar serviços públicos cada vez melhor à nossa população”, finaliza Marçal Filho.
Governo de MS e Codesul discutem articulação conjunta para prevenção da gripe aviária
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realizou a segunda reunião virtual de monitoramento da Influenza Aviária com representantes dos estados que integram o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul): Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A ação reforça o esforço conjunto de prevenção, contenção e resposta coordenada frente à ameaça sanitária à avicultura brasileira. A reunião foi coordenada pelo secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, e contou com a participação da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), secretarias estaduais, agências de defesa agropecuária, produtores, indústrias e associações do setor, sendo foi marcada pelo compartilhamento de experiências e estratégias em vigor nos estados. O ex-governador do Paraná e atual secretário do Codesul, Orlando Pessutti, também acompanhou o encontro. “Coordenamos essa segunda reunião conjunta com o objetivo de ampliar a articulação interestadual diante dos casos atuais de Influenza Aviária. Tivemos um panorama das ações em Mato Grosso do Sul, com a apresentação técnica da fiscal Kamylla Silveira, da Iagro, que detalhou a resposta rápida e os esforços preventivos do Estado”, destacou Artur Falcette. A inclusão dos órgãos de sanidade animal dos Estados do PR, SC e RS na reunião realizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul foi proposta pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc. “A participação do Codesul é fundamental para a articulação conjunta dos estados integrantes do bloco e para a construção de uma resposta coordenada para enfrentar os riscos da Influenza Aviária”, ressaltou Verruck. Durante a reunião, foi informado que dois casos suspeitos identificados em Mato Grosso do Sul durante o fim de semana anterior foram investigados e descartados. De acordo com os dados da Iagro, até 25 de maio de 2025, o Estado registrou 21 notificações e 7 casos considerados prováveis, todos posteriormente descartados após exames laboratoriais, mantendo o território livre de focos ativos da doença em 2025. A médica veterinária Kamylla Silveira, fiscal agropecuário da Iagro, ressaltou que os 39 municípios sul-mato-grossenses com produção avícola comercial são considerados de maior risco para a introdução do vírus, conforme análise do Ministério da Agricultura baseada em dados epidemiológicos e genômicos. “A vigilância continua ativa e o trabalho de educação sanitária e fiscalização tem sido intensificado”, informou. Ações realizadas pela Iagro De acordo com o relatório técnico apresentado pela Iagro foram realizadas 155 fiscalizações em 2024, com foco em biosseguridade e renovação de registros. Além disso, em três ciclos de coletas de amostras realizadas em estabelecimentos comerciais e de subsistência, não foi registrada detecção do vírus. Está vigente, desde julho de 2023, a Declaração de emergência zoossanitária vigente, com plano de contingência implementado. Foram realizadas 36 palestras e cursos no ano de 2024 e nos meses de janeiro a maio de 2025, com a participação de 2 mil pessoas. Por fim, também foi incentivada a participação em treinamentos com o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e simulações práticas de atuação em focos. Além disso, a Portaria Iagro nº 3.735 de julho de 2024 permitiu o retorno dos eventos com aves, com restrições sanitárias rigorosas, limitando-se a espécies específicas e sob exigência de protocolos de biossegurança. Cooperação no âmbito do Codesul O encontro também contou com relatos do Rio Grande do Sul, que apresentou sua experiência com um caso confirmado em granja comercial, abordando a contenção eficaz e a atuação imediata das equipes de defesa sanitária. Minas Gerais notificou, recentemente, caso da doença em ave silvestre, o que reforça a necessidade de vigilância contínua. Ao final da reunião, foi deliberada a continuidade dos encontros técnicos, com uma nova rodada de discussões agendada para a próxima semana. “Essa cooperação técnica, o alinhamento com o setor privado e a transparência na comunicação entre os estados são fundamentais para proteger a avicultura, garantir a sanidade animal e preservar a sustentabilidade econômica do setor”, completou Artur Falcette. Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc
Estratégia de desospitalização de pacientes tem contribuído para liberação de leitos pediátricos no HRMS
Para liberar leitos pediátricos e garantir o atendimento de quem precisa, a OPAT (Terapia Antimicrobiana Parenteral Ambulatorial), uma das estratégias de desospitalização de pacientes do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), tem recebido crianças entre seus pacientes. O serviço já era oferecido para o público adulto e, agora, foi ampliado para melhorar a rotatividade de pacientes. A OPAT otimiza a estadia do paciente no hospital, permitindo que ele vá para casa e retorne apenas para fazer a medicação, nos dias e horários previamente agendados. Além disso, o serviço libera um leito para que novos pacientes também possam receber atendimento. Para ser atendido pela OPAT, é necessário estar internado no HRMS e preencher alguns requisitos. O pedido para que o paciente seja atendido pela OPAT é feito pelo médico assistente que o acompanha, através de pedido de parecer para assistente social. Com isso, é realizada uma avaliação pela Assistência Social. Se houver o deferimento social, o paciente passa por uma avaliação médica e de enfermagem da OPAT. Com a confirmação de que o paciente pode ser atendido pelo serviço, o médico é comunicado para que providencie a alta médica, com laudos, receitas, prescrição médica, entre outros. O paciente, para ser admitido pelo serviço, assina um termo, se comprometendo a voltar para receber a medicação. Além disso, ele já sai com o agendamento. A primeira paciente pediátrica admitida pelo serviço foi a pequena Manuela Vitória Sanches Cotrim, de 7 anos. Ela deu entrada no hospital para tratar uma pneumonia que evoluiu para derrame pleural, exigindo uma cirurgia para drenagem do líquido acumulado. Na sequência, precisou passar por uma segunda cirurgia, de decorticação pulmonar, além da colocação de um segundo dreno. Após esse processo, enfrentou ainda uma bronquiolite e, atualmente, na OPAT, está finalizando o tratamento de uma infecção fúngica, agora fora do ambiente hospitalar, com segurança e acompanhamento especializado. Para a mãe, Gabriela Ferreira Sanches, assistente financeira, a experiência tem sido muito positiva. “Para nós, tem sido ótima essa oportunidade. Poder ter a liberdade de estar em casa, junto aos familiares, e ainda assim continuar o tratamento soa como um presente, depois de 38 dias sem poder sair do hospital e por tudo que ela passou. Além disso, nos tranquiliza muito saber que ela não está em um ambiente onde poderia ser exposta a outros tipos de contaminação, especialmente agora, em meio a uma epidemia de doenças respiratórias”, afirma. Responsável pelo serviço, a médica Alexandra Casarin explica sobre os benefícios da OPAT, com a continuidade do tratamento recebido no hospital. “Seguindo a tendência mundial, os encaminhamentos para os serviços do nosso hospital que proporcionam a desospitalização têm crescido de maneira significativa, principalmente porque traz benefícios para todos. Ao primeiro olhar, beneficia o nosso paciente e seus familiares, mas também traz benefícios para a rede de atenção à saúde. Quando liberamos um leito, ocupado por um paciente com critérios de alta, temos a oportunidade de cuidar de outro usuário, que necessita do atendimento para manutenção de sua vida e sua saúde”, afirma. Para o diretor-geral do HRMS, médico Paulo Eduardo Limberger, a possibilidade de oferecer a OPAT para o público pediátrico é um avanço importante para o hospital e para a rede de saúde. “Isso permite que crianças em condições clínicas estáveis possam continuar seu tratamento em casa, com segurança e acompanhamento especializado, além de promover mais conforto para as famílias. Ao mesmo tempo, conseguimos otimizar a utilização dos leitos hospitalares, liberando vagas para pacientes que realmente necessitam de internação. É um benefício que reflete diretamente na qualidade da assistência e na gestão eficiente dos recursos hospitalares”, destaca. Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS
Recorde histórico: PRF apreende maior carga de maconha do ano no país
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesta quarta-feira (28), em Caarapó (MS), a sua maior apreensão de maconha do ano no país. Foram retirados de circulação 27.200 quilos da droga, encontrados em uma carreta abordada na BR-163. Esta é a quarta maior apreensão da substância já registrada na história da PRF, que reafirma, com a ocorrência, seu protagonismo no combate ao tráfico de drogas nas rodovias federais brasileiras. A ação foi resultado de trabalho orientado por informações de inteligência, que direcionaram a equipe para a abordagem do veículo. O caminhoneiro, de 29 anos, alegou transportar uma carga de milho de Maracaju (MS) com destino ao interior de Santa Catarina. No entanto, durante a vistoria, os policiais identificaram fardos de maconha camuflados sob os grãos. Ao ser detido, o condutor confessou que havia recebido a droga no Paraguai e que a entregaria em Naviraí (MS). Mato Grosso do Sul segue como rota estratégica e PRF acumula resultados históricos Com essa apreensão, o estado do Mato Grosso do Sul ultrapassa a marca de 110 mil quilos de maconha apreendidos somente em 2025. O número reforça a tendência de alta nas ações de combate ao tráfico e indica que o estado pode superar os números de 2024, quando mais de 250 toneladas da droga foram interceptadas nas rodovias federais que cortam a região. Em todo o Brasil, a Polícia Rodoviária Federal também atingiu, em 2024, o maior volume de apreensões de drogas da sua história, com mais de 808 toneladas retiradas das estradas — consolidando-se como a instituição que mais apreende entorpecentes no país. O desempenho é reflexo direto da capacitação técnica dos policiais, do uso intensivo de tecnologia e da atuação integrada com órgãos de inteligência e forças parceiras. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Dourados (MS).








