Com foco na formação técnica de gestores municipais e na promoção de políticas públicas voltadas à redução de acidentes de trânsito, o I Capacitran — promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran/MS) — reuniu nesta quarta-feira (25) mais de 200 participantes no auditório da Acadepol, em Campo Grande. A iniciativa, que marca o encerramento das ações do Maio Amarelo no estado, tem como principal objetivo qualificar servidores públicos envolvidos na gestão do trânsito, por meio de oficinas, palestras e painéis voltados às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). “É uma honra recebermos um evento de tamanha importância para garantir a segurança no trânsito e, por vezes, ter como resultado a redução de acidentes e mortes”, afirmou o coronel Wagner Ferreira da Silva, secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, que representou o titular da pasta, Antonio Carlos Videira, na abertura do evento. Durante a manhã, os participantes acompanharam o painel “Políticas Públicas de Segurança do Trânsito: Cenários e Perspectivas” e a oficina “Uso de Inteligência Artificial para a Segurança no Trânsito”, com o especialista em segurança no trânsito, Francisco Garonce. À tarde, foram realizadas a palestra “Visão Zero e Sistemas Seguros” e as oficinas “5W2H do PNATRANS” e “Aplicando o PNATRANS”. Segundo dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, os homicídios culposos no trânsito tiveram queda significativa no primeiro quadrimestre de 2025: redução de 50% em Campo Grande e de 33,3% nos municípios do interior. Para a presidente do Cetran/MS, Regina Maria Duarte, o Capacitran reforça o papel estratégico da qualificação técnica na construção de cidades mais seguras. “Estamos encerrando o Maio Amarelo com chave de ouro em Mato Grosso do Sul, fomentando o debate acerca do trânsito e ofertando ferramentas para que os gestores melhorem a segurança viária”, disse. Já a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza, destacou o caráter integrador do evento. “Um dos principais objetivos do Capacitran é a integração entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e demais entidades ligadas à mobilidade e trânsito, com foco na promoção da cultura da segurança no trânsito e melhoria da atuação técnica dos profissionais do setor.” Organizado pela Senatran, com apoio do Cetran/MS, o evento reuniu gestores de trânsito dos 79 municípios sul-mato-grossenses, além de representantes do Detran, Agetran, Guardas Civis Municipais, Polícia Militar e conselheiros estaduais de trânsito. Joelma Belchior, Comunicação Sejusp
PMMS divulga resultados da Operação Falcão, desenvolvida nas áreas rurais
A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul encerrou, com resultados expressivos, a Operação Falcão, realizada entre os meses de abril e maio deste ano, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade nas regiões rurais, com ênfase para crimes de abigeato (furto de gado), furtos e roubos de equipamentos agrícolas. A ação foi estruturada com foco na repressão qualificada e na prevenção inteligente, sempre baseada em dados criminais e inteligência policial. Sob a coordenação do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu), a operação percorreu todo o estado, com destaque para os municípios de Sonora, Sidrolândia e Terenos, seguindo um cronograma de reforço policial em todos os municípios. A Operação Falcão foi realziada em conjunto com o apoio do 1º e 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA/SEJUSP), do Serviço de Inteligência da PMMS e de Unidades Operacionais locais, garantindo uma atuação integrada e multidisciplinar. Destaca-se o uso da aeronave Harpia 01, equipada com armamentos de longo alcance, sensores de visão noturna e dispositivos de rastreamento tático. A presença de aeronaves equipadas com sensores de última geração, o uso de geotecnologias e a atuação preventiva foram diferenciais decisivos para o sucesso da ação. O símbolo do Falcão: estratégia, precisão e vigilância. O nome da operação não foi escolhido ao acaso. O falcão é o símbolo do Batalhão Rural e representa atributos fundamentais para o policiamento rural: agilidade na resposta, visão estratégica e precisão nas intervenções. Em regiões amplas e com acesso limitado, essas características tornam-se essenciais para antecipar movimentos criminosos e proteger a população rural. Resultados expressivos da Operação Falcão A atuação da Polícia Militar resultou em números significativos, demonstrando o impacto positivo da presença institucional nas áreas rurais: Crimes Ambientais e Contrabando: Apreensão de 787 kg de drogas sendo: Zero ocorrências de abigeato durante a operação Um dos principais indicadores de sucesso da operação foi a ausência de registros de abigeato nos municípios foco da operação. Esse dado reflete a eficácia das ações preventivas do policiamento rural especializado. A Operação Falcão integra o Programa Campo Mais Seguro A Operação Falcão está inserida no escopo do Programa Campo Mais Seguro, uma política pública estadual voltada ao fortalecimento da segurança rural. coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), desenvolvida pela Polícia Militar por meio do Batalhão Rural, o programa tem como missão proteger a vida, o patrimônio e a produção no campo. Entre as principais ações do programa, destacam-se: Atualmente, o Campo Mais Seguro conta com mais de 15 mil propriedades cadastradas em todo o estado, e a expectativa é de ampliar ainda mais essa rede de proteção nos próximos meses. A Polícia Militar reforça a importância da participação ativa da sociedade na segurança pública. A colaboração dos cidadãos é essencial para o sucesso de operações como a Falcão. Para denúncias, a população pode utilizar o Disque Denúncia 181, um canal gratuito, anônimo e disponível 24 horas por dia. Produtores interessados em aderir ao Programa Campo Mais Seguro ou obter informações podem entrar em contato com o Batalhão de Polícia Militar Rural pelo telefone/WhatsApp: (67) 99202-1116. Assessoria de Comunicação do BPMRu
Ação conjunta entre Polícia Civil de MS e SP resulta na apreensão de mais de uma tonelada de drogas em Dourados
Na manhã desta quinta-feira (29), uma ação conjunta entre a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Dourados, e o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil de São Paulo resultou na apreensão de mais de uma tonelada de drogas na região do distrito de Indápolis, em Dourados-MS. Por volta das 11h, o SIG foi acionado por uma equipe do GOE, da Polícia Civil paulista, sediada em Presidente Prudente (SP), que estava em perseguição a um veículo Mitsubishi Eclipse Cross, de cor azul. O condutor havia desobedecido à ordem de parada policial e fugido por uma estrada vicinal na região. Em resposta ao pedido de apoio, a equipe SIG foi até o local e localizaram o veículo abandonado em uma estrada vicinal paralela à Rodovia MS-276, a cerca de 10km do distrito de Indápolis. A porta do motorista estava aberta, indicando que o suspeito fugiu a pé, possivelmente em direção a uma plantação de milho nas proximidades. No interior do automóvel, foram encontrados diversos tabletes de maconha, além de porções de skunk, também conhecida como “skank”. No carro, também foram localizadas outras placas veiculares, possivelmente utilizadas para dificultar a identificação e despistar a fiscalização. O veículo e os entorpecentes foram apreendidos e encaminhados à sede do SIG em Dourados. Após pesagem, foram contabilizados 1.015 quilos de maconha em tabletes e 13,5 quilos de skunk acondicionados em sacos. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar os envolvidos no crime de tráfico de drogas interestadual.
Audiência pública: Governo informa aplicação de R$ 662 milhões na área da Saúde
De janeiro a abril deste ano, o Governo de Mato Grosso do Sul destinou R$ 662,253 milhões para a área da Saúde. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira (29) por representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALEMS) durante audiência pública para prestação de contas do relatório detalhado do primeiro quadrimestre de 2025. A reunião, realizada no plenarinho Nelito Câmara, na Casa de Leis, foi coordenada pelo deputado Lucas de Lima (sem partido), presidente da Comissão de Saúde. “A Secretaria de Saúde nos traz hoje o relatório do primeiro quadrimestre do ano de 2025 para que possamos fiscalizar, aqui na Assembleia, esses investimentos do Governo. E esse relatório fica disponível à toda população. É importantíssimo a gente conhecer e se aprofundar sobre esse assunto, pois a saúde é uma pauta fundamental em Mato Grosso do Sul”, considerou o deputado Lucas de Lima. Pelo Governo, participaram da reunião a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, o gerente de Instrumentos de Planejamento para Gestão do SUS da SES, Waldeir Sanches, além de técnicos da pasta, que apresentaram detalhes das aplicações e investimentos realizados pelo Governo em Saúde. De acordo com a apresentação, o Governo do Estado empenhou R$ 1,011 bilhão em recursos para a Saúde no primeiro quadrimestre deste ano. Deste montante, foram liquidados R$ 724,626 milhões e pagos R$ 662,253 milhões. A maior parte dos desembolsos (efetivamente pagos) é de recursos estaduais, totalizando R$ 559,494 milhões, o que correspondeu a 84,5%. Do Governo federal, Mato Grosso do Sul recebeu e aplicou na área da Saúde R$ 75,084 milhões de Fundo a Fundo (11,3% do total pago), R$ 6,276 milhões para o piso da enfermagem (1%), R$ 8,577 milhões relativos a convênios (1,3%) e R$ 12,82 milhões referentes a outros recursos vinculados à Saúde (1,9%). Entre as informações detalhadas pela equipe do Governo, está a referente à aplicação de recursos no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). Os recursos destinados para reformas da unidade somaram R$ 5,421 milhões, compreendendo uma área de 16.336,48 metros quadrados. De recurso federal, foram R$ 2,192 milhões e a contrapartida do Governo estadual correspondeu a R$ 3,229 milhões. Também foi informado, entre outros investimentos, a destinação de R$ 15,481 milhões para reforma e ampliação do Laboratório Central de Saúde Pública/MS (Lacen/MS). Para o prédio existente, Mato Grosso do Sul recebeu R$ 985,5 mil em recurso federal, e aplicou, em contrapartida, R$ 971,18 mil; e para a ampliação (prédio novo), foram aplicados pelo Governo do Estado R$ 13,514 milhões. Os principais ambientes da ampliação são os laboratórios, ensino e pesquisa. Durante o primeiro quadrimestre deste ano, foram realizados 5,140 milhões de procedimentos no setor de atenção especializada e hospitalar, segundo informaram os técnicos da SES. Isso demandou o total de R$ 29,915 milhões em desembolsos. Na sequência, está a assistência farmacêutica, com 4,220 milhões de procedimentos, com recursos correspondentes a R$ 2,666 milhões. Na urgência e emergência, foram realizados 146.754 procedimentos; na atenção psicossocial, 73; na vigilância em saúde, 16.377; e na atenção básica, 6.052 procedimentos. A apresentação completa do relatório possa ser acessada aqui. Obrigatoriedade A Lei Complementar 141/2012, no parágrafo 5º do artigo 366, determina que o gestor do SUS apresente relatórios quadrimestrais em audiência pública na Casa Legislativa do ente da Federação até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro. De acordo com a lei, os relatórios devem conter, no mínimo, informações sobre o montante e fonte dos recursos aplicados; auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; e oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, com indicadores de saúde da população. Comissão Regulamentada pelo Regimento Interno da ALEMS (Resolução 65/2008), a Comissão de Saúde analisa os assuntos relativos à saúde pública em geral, à organização institucional da saúde pública, à gestão de pessoal das categorias de trabalhadores envolvidas no SUS, entre outros temas. Presidida pelo deputado Lucas de Limas, a Comissão de Saúde da ALEMS tem como membros titulares os deputados Caravina (PSDB), vice-presidente, Antonio Vaz (Republicanos) e Junior Mochi (MDB) e a deputada Lia Nogueira (PSDB).
Reconhecimento internacional consolida MS como referência em sanidade animal e abre novos mercados para a carne bovina
Após anos de trabalho contínuo, desde a restituição do status sanitário do Estado – que envolveu o fortalecimento do sistema de vigilância sanitária e implantação de um programa de fiscalização de divisas e fronteiras – até a implementação do plano de comunicação e investimentos em estrutura e contratação de pessoal, Mato Grosso do Sul alcança hoje um marco histórico: o reconhecimento como área livre de febre aftosa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29), às 5h20 (no horário de MS, 11h20 na França), durante cerimônia na 92ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), realizada em Paris. Uma comitiva do Governo do Estado liderada pelo secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, acompanhou a solenidade ao lado do secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta, do diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, e equipe técnica. Também participaram da cerimônia a senadora Tereza Cristina (PP-MS), o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, e o deputado estadual Paulo Corrêa, representando a Assembleia Legislativa do Estado. “É um passo importante para o Estado e histórico. Isso é altamente significativo, há toda uma trajetória para conquistar esse status. São mais de R$ 250 milhões investidos na Iagro em pessoal, equipamentos e em inteligência. Hoje a Iagro é uma das agência mais modernas do Brasil. Quem conhece a Sala de Situação sabe nossa capacidade de rastreabilidade, todo o acompanhamento do trânsito animal, a seriedade com que esse trabalho é desenvolvido”, frisa o governador Eduardo Riedel, que ainda completa. “A partir de agora os produtores de Mato Grosso do Sul têm mercados abertos, mercados nobres, e nós vamos buscar esses mercados para ampliar nossa exportação. Isso gera mais emprego, agrega valor para nossos produtos, atrai novos investimentos. Por isso é um dia feliz hoje, histórico. Foram 20 anos para chegar nele”, conclui Riedel. Além de Mato Grosso do Sul, outros 20 estados brasileiros e o Distrito Federal também receberam o status sanitário durante o evento. Até então, apenas Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso detinham esse reconhecimento. “É um momento histórico para Mato Grosso do Sul. Em 2005 tivemos a reintrodução do vírus da febre aftosa no Estado. Desde então, estruturamos nossas equipes, reforçamos as unidades de fiscalização, investimos na educação sanitária do produtor e mantivemos campanhas sistemáticas de vacinação. Nos últimos dois anos, suspendemos a vacinação e seguimos todos os protocolos internacionais. Agora, com o reconhecimento oficial da OMSA, abrimos uma nova etapa para o Estado, tanto do ponto de vista da sanidade animal quanto da ampliação de mercados”, destacou o secretário Jaime Verruck. Trabalho integrado e vigilância permanente De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a conquista é resultado do esforço conjunto com o Ministério da Agricultura e do comprometimento com o PNEFA – Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. “A Iagro teve papel fundamental em todas as etapas do processo: vigilância epidemiológica, controle de doenças, certificação sanitária, fiscalização, educação sanitária e ações de fronteira. Coletamos mais de 8 mil amostras de bovinos e ampliamos nossa equipe com mais de 50 novos fiscais agropecuários concursados. Essa conquista coroa o trabalho técnico e integrado feito nos últimos anos”, ressaltou Ingold. Expansão de mercados Com o novo status, Mato Grosso do Sul ganha acesso a mercados mais exigentes e potencializa sua competitividade internacional. Em 2024, o Estado exportou cerca de US$ 1,278 bilhão em carne bovina, equivalente a 282,21 mil toneladas. Os principais destinos foram China, Estados Unidos e Chile, que concentraram 57,18% do valor exportado. Já no primeiro quadrimestre de 2025, as exportações somaram US$ 510 milhões, com destaque novamente para China (25,6%), EUA (22,76%) e Chile (13,52%). No contexto nacional, o Brasil exportou em 2024 US$ 12 bilhões e 2,8 milhões de toneladas de carne bovina. As exportações sul-mato-grossenses representaram 9,97% do valor e 9,82% do volume total. Já nos primeiros meses de 2025, esses percentuais subiram para 11,26% e 11,23%, respectivamente. “Esse novo status sanitário não beneficia apenas a bovinocultura. Também cria oportunidades para a suinocultura de Mato Grosso do Sul, que agora poderá acessar mercados restritos, como o Japão, antes exclusivos de estados como Santa Catarina. A certificação amplia nossas possibilidades comerciais e abre portas para mercados mais sofisticados e que remuneram melhor os nossos produtos”, explicou Verruck. Novos investimentos para o setor O reconhecimento também impulsiona o ambiente de negócios no Estado, especialmente no setor agroindustrial. “Com a abertura de novos mercados, o Estado se torna ainda mais atrativo para investimentos na cadeia produtiva da carne bovina e suína. Isso se reflete em novas oportunidades para a agroindústria e para o produtor rural. Mas é essencial que mantenhamos a estrutura de vigilância e o comprometimento de todos os envolvidos para garantir a permanência deste status no longo prazo”, finalizou o secretário. Confira as ações da Iagro A Iagro investiu R$ 243 milhões em ações estratégicas para garantir a sanidade animal e conquistar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação em Mato Grosso do Sul. Os investimentos abrangeram: #Renovação da frota: R$ 22,4 milhões aplicados na aquisição de 107 camionetes, fortalecendo a atuação em campo e descentralizando o atendimento. #Modernização tecnológica: mais de R$ 65 milhões destinados ao aprimoramento do sistema eSaniagro, com avanços na digitalização, conectividade, rastreabilidade e integração de dados. #Valorização de pessoal: de 2018 a 2024, foram investidos mais de R$ 543 milhões em salários e encargos, com a contratação de 52 novos fiscais agropecuários (médicos veterinários) entre 2015 e 2025. #Criação da Sala de Controle e Operações: com investimento de R$ 736 mil, o novo centro fortalece a inteligência operacional da IAGRO, permitindo monitoramento em tempo real e respostas ágeis a eventos críticos, com infraestrutura integrada ao sistema eSaniagro e outras plataformas de vigilância. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Prefeitura tenta acabar com lixão clandestino, mas entulhos já poluem local limpo há 10 dias
Um local que foi transformado em lixão clandestino e que havia sido limpo há apenas 10 dias voltou a ser tomado por lixo doméstico em Dourados, reacendendo o alerta sobre o descarte irregular de resíduos. Na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito Marçal Filho esteve na Rua Nelson Morais de Matos, via de acesso ao distrito de Panambi, na região do bairro Monte Sião, e encontrou novamente o ponto coberto por entulhos. A área, que havia passado por limpeza recente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, conta inclusive com uma placa orientando para não jogar lixo no local. No entanto, o apelo não foi suficiente para evitar o acúmulo de colchões, galhos, restos de madeira, móveis e entulhos de construção civil. “Muita gente reclama que a prefeitura não faz nada, mas fazemos sim”, enfatizou o prefeito. “Limpamos e voltam a sujar”, observou. “A cidade não é minha, é nossa”, ressaltou. “Cada um precisa fazer a sua parte”, afirmou Marçal Filho, destacando que essa é uma realidade recorrente em diferentes bairros. Marçal disse que há moradores que saem de um bairro para descartar lixo em outro, contribuindo para o agravamento do problema. “Ninguém quer lixo perto da própria casa”, observou o prefeito. “Mais uma vez, viemos com as máquinas para fazer a limpeza, mas o certo seria não precisar voltar”, disse. Ele reforçou ainda que Dourados conta com quatro ecopontos para o descarte correto. O prefeito fez um apelo direto à população: “Você que é cidadão consciente, se vir alguém sujando, fotografe, filme e publique nas redes sociais”, orientou. “É desagradável pedir isso, mas talvez assim a gente consiga sensibilizar quem ainda insiste em desrespeitar a cidade”’, ressaltou. “Estamos trabalhando para deixar Dourados cada vez mais limpa e agradável, além de prevenir problemas graves de saúde, já que esses lixões clandestinos viram criadouros do mosquito da dengue, de roedores e animais peçonhentos”, ressaltou Marçal Filho. A operação de limpeza foi novamente realizada com uso de caminhão caçamba e pá carregadeira. Todo o material recolhido foi destinado corretamente. De acordo com Édio Pedroso, diretor de Limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos, o descarte irregular é comum, principalmente em áreas periféricas ou no final de ruas pouco movimentadas. “Além de causar problemas sanitários e ambientais, quem for flagrado jogando lixo em local inadequado está sujeito a multa”, alertou. Ele reforça que os quatro ecopontos da cidade estão preparados para receber restos de poda, móveis usados, entulho e outros resíduos, e pede o apoio da população para manter a cidade limpa. Confira os locais: – Rua Bolívar Loureiro Rocha, esquina com Rosa Maria, Vila Cachoeirinha – Rua Lindalva Marques Ferreira, esquina com Neinaldo Souza de Oliveira, Parque do Lago II – Rua Tibre, esquina com Projetada K, Vila Roma II – Rua Honduras, Parque das Nações I, próximo ao túnel de acesso ao bairro Pode ser descartado resíduos de construção civil; resíduos volumosos (mobílias, sucatas e madeiras), resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão); galhos e podas e resíduos domiciliares. Lembrando que é permitido o descarte máximo de dois metros cúbicos pessoa por dia.
Dourados vacinou mais de 65 mil pessoas contra Influenza
Levantamento da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que mais de 65 mil pessoas já foram vacinadas contra a influenza no município desde o dia 1º de abril, início da campanha de imunização. As doses estão disponíveis para toda a população em todas as unidades de saúde do município e neste sábado (31), o Pronto Atendimento Médico (PAM) realiza plantão de atendimento das 7h às 17h para imunizar o maior número de pessoas possível. Desde a primeira quinzena de maio, qualquer pessoa pode tomar a dose, que inicialmente era oferecida apenas a grupos prioritários (gestantes, idosos, crianças e pessoas com comorbidades) . Neste público o alcance está em 42%, índice que ainda pode melhorar com a adesão da população. É justamente nesse grupo que ocorrem as principais complicações em razão da gripe, como evolução para a Síndrome Respiratória Aguda Grave, pneumonias e broncopneumonias. Com a chegada do frio mais intenso na região e aumento dos casos de doenças respiratórias, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que a vacina contra influenza é um meio eficaz de prevenção da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), internações e até óbitos, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. Diversos plantões de atendimento de imunização foram realizados pela prefeitura e, outras ações devem ser estruturadas, no entanto, este é último plantão de vacinação durante o sábado no PAM e o alerta é para que as pessoas não deixem de buscar a dose na unidade ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. “O trabalho das nossas equipes de saúde tem sido constante para atingir o maior número pessoas imunizadas e ressaltamos, que neste período de dias mais gelados é de grande importância as pessoas irem se vacinar, preservar a saúde com um gesto tão simples, nos postos de saúde ou no PAM”, destaca o secretário de Saúde, Márcio Figueiredo. Dourados além de atender a população local no Hospital da Vida, recebe pacientes de mais de 30 municípios da região e a taxa de ocupação de leitos da unidade hospitalar é de 66%, com diversos casos ligado a síndrome respiratória. Como a unidade aguarda ainda a chegada de outros pacientes que devem dar entrada nesta semana, a situação da ocupação é delicada, o que reforça o alerta para as pessoas buscarem se proteger contra a influenza devido a baixa disponibilidade de leitos no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina está disponível de forma gratuita em todas as unidades de saúde de Dourados, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As UBS da Seleta e do Jardim Santo André atendem das 7h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 22h , de segunda a sexta-feira. As unidades de saúde do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II, atendem das 7h às 19h, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira. O Pronto Atendimento Médico (PAM) atende das 6h às 18h nos dias de semana e neste dia 31, em sistema de plantão, no horário já citado (7h às 17h).
Prazo para pagamento da última parcela do IPVA 2025 vence nesta sexta-feira
O prazo para o pagamento da quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Mato Grosso do Sul vence nesta sexta-feira, dia 30 de maio. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS) alerta os proprietários de veículos para que fiquem atentos ao cronograma, evitando multas, juros e outras restrições administrativas. De acordo com dados atualizados até 19 de maio, mais de 248 mil contribuintes ainda não quitaram o imposto, número que não inclui a última parcela, ainda em aberto. A arrecadação já soma expressivos R$ 936,35 milhões, valor que reforça o papel estratégico do tributo no financiamento das políticas públicas essenciais do Estado. Comparativamente, em 2024, o IPVA gerou uma receita de R$ 1,18 bilhão aos cofres públicos, com 390.736 contribuintes optando pela quitação à vista, com desconto. Em 2025, a adesão a essa modalidade cresceu: 405.539 proprietários preferiram pagar o imposto integralmente e aproveitar o abatimento. O secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, destaca que os recursos arrecadados são fundamentais para manter serviços essenciais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. “Ao cumprir com sua responsabilidade, o cidadão contribui diretamente para o bem-estar coletivo e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário. O IPVA é uma das principais fontes de receita vinculadas, cuja destinação é compartilhada com os municípios, impactando diretamente na manutenção de políticas públicas locais. De cada R$ 100 arrecadados, R$ 50 retornam aos cofres municipais, fortalecendo, sobretudo, as cidades do interior que dependem desse fluxo para investir em saúde básica, transporte escolar, pavimentação de ruas e iluminação pública. O volume arrecadado até o momento corresponde a quase 80% do total obtido no ano anterior, demonstrando uma cultura crescente de adimplência, embora o número de inadimplentes ainda seja significativo. A elevação no número de pagamentos à vista indica também maior planejamento financeiro por parte dos contribuintes, que buscam os benefícios do desconto. O pagamento do IPVA pode ser efetuado de diversas maneiras, incluindo via Pix, nos bancos credenciados, caixas eletrônicos, agências lotéricas (para valores até R$ 1 mil) e também nos postos de atendimento Fácil, em Campo Grande, das 8h às 16h. A emissão do Documento de Arrecadação (DAEMS) é realizada pelo portal e-Fazenda (https://eservicos.sefaz.ms.gov.br), acessível mediante um breve cadastro. Para quem optou pelo parcelamento, é indispensável gerar o boleto para a quitação da última parcela. Já os contribuintes com débitos de exercícios anteriores podem regularizar a situação com parcelamento em até dez vezes, desde que a pendência ainda não tenha sido inscrita em dívida ativa.Além disso, a quitação do imposto é requisito indispensável para a realização do licenciamento, transferência ou registro do veículo. A inadimplência pode resultar em sanções administrativas, como multas e bloqueios junto aos órgãos de trânsito. Serviço: Para gerar o boleto de pagamento ou consultar débitos, acesse:https://eservicos.sefaz.ms.gov.brhttps://servicos.efazenda.ms.gov.br/ipvapublico/Home/Index (consulta simplificada com placa e Renavam) O contribuinte pode escolher entre diversas opções de pagamento: Pix, bancos credenciados, lotéricas, internet banking e postos de atendimento do Detran-MS e Fácil. Comunicação Sefaz
Casa da Acolhida opera com capacidade máxima para proteger do frio intenso
Na manhã mais fria do ano, registrada nesta quinta-feira (29), o prefeito Marçal Filho esteve na Casa da Acolhida Elena Efigênia Pereira, em Dourados, que atualmente funciona com capacidade máxima para proteger do frio intenso aqueles que estão em situação de rua. O espaço abriga 37 pessoas, embora a estrutura tenha sido projetada para receber até 36 acolhidos. “Também estamos percorrendo as ruas durante a noite para entregar cobertores às pessoas que se recusam ao recolhimento à Casa da Acolhida, mas o trabalho realizado neste espaço é indispensável para a proteção daqueles que estão vulneráveis”, enfatizou o prefeito. Localizada na Rua Jandaia, nº 1765, no Jardim Vista Alegre, região sul da cidade, a Casa da Acolhida é uma instituição pública municipal de acolhimento temporário voltada a adultos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Crianças menores de idade só são aceitas acompanhadas pelos pais. O local está sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, que não tem medido esforços para levar proteção aos desassistidos. Durante a passagem pelo local, Marçal conversou com os acolhidos e elogiou o trabalho humanizado da equipe. Segundo ele, mesmo com o frio intenso, a movimentação na unidade segue constante, com a chegada e saída diária de duas a três pessoas. Caso necessário, a Prefeitura está preparada para criar novas vagas e atender à alta demanda nesse período de frio. A coordenadora da instituição, Marli Maria Morgenrotti, informou que a maioria dos abrigados é composta por homens vindos de outros estados, principalmente do Paraná e São Paulo. Atualmente, há também uma mulher com três filhos na unidade. A Casa oferece acolhimento por períodos que variam de três dias a até seis meses, dependendo da situação de cada pessoa. “O perfil predominante é de pessoas que já romperam vínculos familiares”, explicou. “Aqui, além do abrigo, recebem refeições diárias como café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar”, ressaltou Marli. Ela destacou ainda que muitos dos acolhidos desejam fixar residência em Dourados. Nesse sentido, a equipe trabalha para garantir a emissão de documentos, inserção no mercado de trabalho e encaminhamentos sociais, promovendo autonomia para que essas pessoas possam recomeçar suas vidas e conquistar independência. A Casa da Acolhida tem como missão garantir proteção integral aos usuários, respeitando sua dignidade, promovendo o resgate de vínculos familiares e comunitários e a construção de novos projetos de vida. Além disso, a instituição busca inserir os acolhidos nas políticas públicas municipais, estaduais e federais, oferecendo suporte para sua reintegração social.








