O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, acompanhou nesta semana representantes dos municípios de Laguna Carapã, Deodápolis e Vicentina durante mais uma etapa do programa MS Ativo Municipalismo, promovido pelo Governo do Estado. Segundo o parlamentar, as reuniões realizadas na Governadoria, com a participação ativa de deputados, prefeitos, vereadores e secretários, junto ao governador Eduardo Riedel e sua equipe, representam um momento essencial de diálogo com os municípios. “É uma oportunidade fundamental para reafirmarmos nosso compromisso com os anseios da população de Mato Grosso do Sul”, afirmou. Investimentos – Durante o encontro em Campo Grande, o governador Riedel confirmou novos investimentos estaduais em infraestrutura, incluindo a restauração de 49 quilômetros da MS-379 e a pavimentação e drenagem do Bairro Nossa Senhora de Caacupê, no distrito de Bocajá, em Laguna Carapã. Atualmente, o município já conta com R$ 27,5 milhões em investimentos estaduais destinados a obras nas áreas de saúde, educação, saneamento e habitação. Já em Deodápolis, o governador anunciou um convênio para a pavimentação e drenagem do distrito de Porto Vilma, avançando na meta de asfaltar 100% da cidade. A obra, que garantirá mais qualidade de vida aos moradores, foi uma reivindicação do deputado Zé Teixeira. Para Vicentina, foram definidas importantes intervenções, como a reforma do ginásio municipal e a correção de solo em áreas de erosão, além da autorização para a execução do projeto executivo das rodovias MS-147 e MS-283. O município também já recebe melhorias, incluindo obras no sistema de esgotamento sanitário, a reforma geral e ampliação da Escola Emannuel Pinheiro e a construção do barracão da Feira Central. Gestão – De acordo com o Governo do Estado, o programa MS Ativo estabelece um novo modelo de cooperação com os municípios, promovendo uma gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas concretas para garantir entregas mais eficientes à população. “Em cada um dos encontros, reforçamos o compromisso de seguir trabalhando para construir um futuro de desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população de Mato Grosso do Sul”, concluiu Zé Teixeira.
Karla Gomes acompanha Douradown em reunião com prefeito Marçal Filho
A vereadora Karla Gomes (Podemos) participou, na última segunda-feira (26), de reunião com o prefeito Marçal Filho e a presidente da Associação Douradown, Simone Espinosa. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal e foi uma visita de apresentação para o prefeito conhecer a entidade. Durante a reunião, foram abordados diversos assuntos, como as questões de inclusão e atenção à educação e saúde das pessoas com síndrome de Down. Integrada à causa, a vereadora participa de diversas atividades e promoções, sempre em busca de melhores condições de atendimento, suporte e apoio integral ao grupo. “Precisamos estar sempre levando a Douradown, em especial às autoridades, para que consigamos o apoio necessário para o crescimento e desenvolvimento das ações que precisam ser realizadas e consolidem a associação como um ponto de contribuição e bem estar das famílias e das pessoas que têm a síndrome”, destaca Karla Gomes. Simone Espinosa aproveitou a oportunidade para convidar a vereadora e o prefeito para um café da manhã, neste sábado (31), na sede da Douradown, no bairro Panambi Vera. O café da manhã será oferecido para as mães e crianças que fazem parte da associação, assim como alguns convidados. A proposta é acolher essas pessoas e mostrar o quanto elas são importantes na sociedade. “Precisamos sempre estarmos prontos e com esse intuito de conscientizar a população sobre a inclusão e a promoção de discussões de alternativas que venham a aumentar a visibilidade social das pessoas com a síndrome”, complementou a vereadora. Down O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado todo dia 21 de março. A ideia é ter-se um momento para refletir sobre a importância dos movimentos que trabalham em prol de uma sociedade inclusiva. Nos últimos dez anos, tem-se avançado na implementação de políticas públicas que garantam direitos e melhorem a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down, reforçando a inclusão social, educacional e laboral dessas pessoas. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) foi um marco importante, pois garantiu a igualdade de direitos e a eliminação de barreiras para as pessoas com deficiência, incluindo as com síndrome de Down, em áreas como educação, saúde, transporte e acessibilidade. Karla é defensora do conceito de que “a inclusão é uma construção diária de uma sociedade mais justa e igualitária, que garanta a acessibilidade e a igualdade de oportunidades, sendo a chave para um futuro mais inclusivo. O Dia Internacional da Síndrome de Down é um lembrete para refletirmos sobre os avanços conquistados, mas também sobre os desafios para a construção de políticas públicas inclusivas”, finaliza. Para quem quiser conhecer um pouco mais da Associação Douradown é só acessar o link: https://www.instagram.com/douradown_associacao/
Hospital da Vida recebe cobertores da campanha “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”
Com a chegada do frio, um problema recorrente no Hospital da Vida, em Dourados, ganha ainda mais urgência: até 40% do enxoval da unidade é perdido mensalmente porque muitos pacientes levam cobertores e lençóis para casa após a alta. A informação é da diretora do hospital, Cláudia Ayala, que reforça a importância por doações: “Temos uma perda média entre 30% e 40%. Muitos pacientes são carentes e precisam desses itens”, explica. Na manhã desta sexta-feira (30), o prefeito Marçal Filho esteve na unidade para entregar cobertores às enfermarias masculina e feminina. A ação faz parte da campanha municipal “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”, que arrecada roupas de frio e cobertores em boas condições para ajudar quem enfrenta o inverno em situação de vulnerabilidade. A campanha segue até agosto e as doações podem ser feitas em órgãos públicos da prefeitura e pontos comerciais. Durante a visita, Marçal conversou com pacientes e acompanhantes e fez questão de entregar os cobertores pessoalmente. “Essas doações ajudam a manter o acolhimento digno no hospital e reforçam nosso compromisso com quem mais precisa”, disse o prefeito. O empresário Kleberson Martins também participou da ação, doando cobertores que foram imediatamente entregues ao hospital. “Se temos o privilégio de dormir aquecidos, também podemos ajudar quem passa frio”, afirmou. O problema no hospital é agravado pela grande demanda da unidade, já que atende pacientes de 34 municípios, representando uma população de quase um milhão de pessoas. “Muitas ambulâncias chegam de fora sem lençol ou cobertor nas macas. E, quando os pacientes vão embora, levam os nossos, porque não têm outro”, explica Cláudia Ayala. O Hospital da Vida, assim como a UPA de Dourados, é administrado pela Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.
Dill do Povo viabiliza limpeza e instalação de placas na Rua Nelson Moraes de Matos
O vereador Dill do Povo (União) agradeceu publicamente à Prefeitura pela recente limpeza realizada na Rua Nelson Moraes de Matos, uma via de grande importância para a comunidade. A ação contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e para a preservação do meio ambiente. O parlamentar também destacou a atuação do Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos – AGESUL, na instalação de placas de sinalização no local. A iniciativa foi coordenada pelo gerente regional José Carlos, conhecido como Zezinho da Farmácia. “É fundamental esse tipo de ação conjunta entre município e Estado para atender as necessidades da população”, ressaltou Dill do Povo. O vereador aproveitou para fazer um apelo à população, para que todos colaborem com a manutenção da limpeza, e denunciar pessoas que insistem em jogar lixo na área. “A comunidade precisa estar unida nessa luta. Com a ajuda de todos, conseguimos manter nossa cidade mais limpa e organizada”, afirmou Dill. Por fim, o vereador reforçou seu compromisso em continuar trabalhando junto ao Governo do Estado para que, o mais breve possível, seja realizada a pavimentação da Rua Nelson Moraes de Matos. “É uma demanda antiga e essencial para garantir mais segurança, mobilidade e valorização da região”, concluiu.
Traficante foge da polícia e abandona drogas na zona rural de Dourados
Equipe da PMR (Polícia Militar Rodoviária) realizava patrulhamento na noite desta quinta-feira (29/5), na zona rural de Dourados, quando no entroncamento da MS-379 com a BR-163, avistou um veículo Fiat Uno, azul, cujo condutor, ao ver os policiais, acelerou bruscamente e iniciou fuga. Os agentes deram ordem de parada ao motorista que não obedeceu e continuou a fuga até adentrar em estrada com milharal às margens. O homem então, segundo o BO (boletim de ocorrência), abandonou o carro e fugiu a pé, não sendo localizado. Dentro do carro, os policiais rodoviários encontraram 345 tabletes prensados de maconha, que depois de pesados totalizaram 317,8 quilos e ainda 23 embalagens de skunk, que pesaram 9,06 quilos. Ainda durante verificação veicular os PMRs constataram que as placas que estavam no carro eram falsas e havia registro de roubo/furto do automóvel no município Viamão (RS), registrado em 28 de abril deste ano. Diante dos fatos, o carro com a droga foram entregues na Delegacia de PC (Polícia Civil) de Dourados para os procedimentos cabíveis.
MS ao Vivo traz show gratuito do Atitude 67 em junho no Parque das Nações Indígenas
A edição de junho do projeto MS ao Vivo terá como destaque o grupo de pagode Atitude 67. O show será realizado no dia 15 de junho, a partir das 17 horas, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. A abertura ficará por conta do grupo Top Samba e, entre as apresentações, o público poderá conferir a intervenção artística “Andança Brincante”, do Ateliê Ramona Rodrigues. A entrada é gratuita. O MS ao Vivo é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Sesc-MS (Serviço Social do Comércio). O projeto promove ao longo do ano uma intensa programação de shows nacionais, consolidando o Estado como um dos principais polos culturais da região Centro-Oeste. Nesta edição, o Atitude 67 apresenta o projeto “Sunset Meia Sete”, cuja primeira parte do EP dá o tom do verão e traduz a essência dos fins de tarde. Mais que um novo trabalho, o lançamento representa uma fase de amadurecimento musical da banda, com colaborações especiais e uma fusão singular de ritmos. Reconhecida como uma das bandas mais executadas nas rádios brasileiras — segundo o ranking da Connectmix —, a Atitude 67 oferece um som renovado, que mescla pagode, sertanejo, samba, pop e outros estilos musicais. “Esse lançamento representa uma virada de chave para a gente. Criamos esse projeto pensando em um ‘rolê de fim de pôr do sol’, seja na cidade, na praia ou no campo, depois de um dia de verão. Queremos transmitir essa vibe na nossa música, em sintonia com o momento que estamos vivendo”, comenta Pedrinho, cantor e compositor do grupo. “Sunset Meia Sete” simboliza uma nova fase artística e pessoal do grupo, criado com a proposta de um “pagode do pôr do sol”, transmitindo leveza e energia típicas dos dias quentes. O EP1 inicia essa jornada, que continuará com uma segunda parte repleta de novidades e colaborações, prevista para ser lançada em breve. Formado por Pedrinho, Leandrinho, GP, Eric, Karan e Regê, o grupo teve início ainda no ensino médio, quando os integrantes — amigos de infância — se apresentavam para colegas em rodas de samba improvisadas. Ganhando notoriedade em Campo Grande, decidiram deixar tudo para trás e seguir o sonho de viver da música. A mudança para São Paulo foi estratégica, já que Pedrinho morava na capital paulista por conta dos estudos. No fim daquele ano, o grupo se estabeleceu em São Paulo. À época chamado apenas “Atitude”, passou a ser identificado pelos contratantes como “os meninos do 67”, em referência ao código DDD de Mato Grosso do Sul. Adotando o número ao nome oficial, Atitude 67, a banda começou a se apresentar em diversos bares da cidade. A crescente popularidade levou à gravação do primeiro projeto profissional: um audiovisual ao vivo com 14 faixas autorais, que somam mais de 560 milhões de reproduções no Spotify. Entre os maiores sucessos estão os hits “Saideira” e “Cerveja de Garrafa”. Abertura com Top Samba O grupo Top Samba, responsável pela abertura do evento, foi criado em 2006, em Campo Grande, e se destacou no cenário do pagode local pela sua energia contagiante. Formado por Vini Barreto, Lucas Bastos, Alex Júnior e Abdon Neto, lançou seu primeiro álbum em 2008 e logo passou a se apresentar em todo o Estado. Ao longo da carreira, o Top Samba dividiu o palco com artistas renomados como Exaltasamba, Ivete Sangalo e Henrique & Juliano. Em 2018, o grupo ultrapassou 1 milhão de streams com o hit “Tá Sensacional”, seguido pelo audiovisual “Do Nosso Jeito” (2019) e a estreia em São Paulo. Durante a pandemia, lançou oito músicas e quebrou recordes de reprodução. Em 2022, criou o projeto “Pôr do Samba”, que permaneceu em atividade por mais de dois anos. No ano seguinte, o grupo lançou o projeto “Top Samba ao Vivo no Severina”, que viralizou com vídeos nas redes sociais e abriu novas portas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em 2025, sob a gestão da Sell Music Hub, o grupo se consolida no cenário paulista e prepara um novo audiovisual com participação do Atitude 67, além de expandir o projeto Pôr do Samba para diversas cidades brasileiras. Intervenção cultural Entre as apresentações musicais, o público poderá prestigiar o espetáculo “Andança Brincante”, do Ateliê Ramona Rodrigues. Trata-se de um cortejo cênico-musical, colorido e alegre, que celebra as cantigas de roda e as brincadeiras populares tradicionais. A performance é realizada pela Cia. de Brincantes, grupo fundado em 2013 e voltado à valorização da cultura da infância. “Andança Brincante” é um convite para que o público vivencie ativamente o universo lúdico das tradições populares, com brincadeiras, brinquedos, parlendas, poesias, versos e canções do cancioneiro infantil brasileiro — como “Alecrim Dourado”, “Fui no Itororó”, “Se Essa Rua Fosse Minha”, entre outras. Crianças, jovens e adultos são convidados a brincar, cantar e dançar, resgatando memórias afetivas e fortalecendo vínculos por meio da arte. Recomendações ao público Para aproveitar o evento com conforto e segurança, o público deve se atentar às orientações: leve sua garrafa de água, mantenha-se hidratado e descarte o lixo corretamente. É permitido entrar no Parque com cooler pequeno (capacidade inferior a 10 litros), garrafa térmica, tereré e banquinho. Não é permitida a entrada com garrafas de vidro, objetos perfurantes, animais domésticos e vendedores ambulantes não autorizados. Karina Lima, Comunicação Setesc
Mato Grosso do Sul ganhou mais 5,7 mil empregados com carteira assinada
O mês de abril fechou com saldo positivo de 5.701 trabalhadores formais com carteira assinada em Mato Grosso do Sul. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego e foram compilados pela Assessoria de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Com esse resultado, o mercado de trabalho formal no Estado totaliza 688.813 pessoas. Três setores apresentaram saldos positivos, enquanto dois retroagiram no universo de empregados durante o mês. Os destaques positivos foram os setores de Serviços (1.613), Indústria Geral (550) e a Construção (453). Já tiveram mais demissões que contratações a Agricultura (-1.036) e o Comércio (-466). Entre os subsetores, destacam-se pelo resultado positivo os Serviços de Informação, Comunicação, Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (688) e a Administração Pública, Defesa e Seguridade Social, Educação, Saúde humana e Serviços Sociais (661). Na distribuição regional das novas contratações, os municípios com maiores saldos positivos de empregos formais em abril foram: Campo Grande (1.459), Dourados (573), Três Lagoas (410), Aparecida do Taboado (313), Naviraí (293), Inocência (281) e Chapadão do Sul (260). Nos quatro primeiros meses do ano, Mato Grosso do Sul produziu um saldo de 18.508 novos postos de trabalho. O crescimento percentual de 2,76% em relação ao estoque de empregos formais até o fim de 2024 coloca o Estado em 5º lugar entre as unidades da federação no quesito de geração de empregos. Veja aqui o boletim do Observatório do Trabalho de MS com todos os dados do Caged. João Prestes, Comunicação Semadesc
Bonito avança com investimento de R$ 613 milhões do Governo de MS e entrega de casas, asfalto e escolas
Conhecido pela beleza natural e forte vocação turística, o município de Bonito vem consolidando seu desenvolvimento com um expressivo investimento do Governo de Mato Grosso do Sul, mais de R$ 613 milhões em obras e projetos em execução. Parte deles foram entregues quinta-feira (29) pelo governador Eduardo Riedel, em visita à cidade – que recebe neste fim de semana o Fórum Lide COP-30 para discutir ações diversas de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Ao todo, R$ 42 milhões em obras de infraestrutura, habitação, saneamento e educação foram entregues à população bonitense, incluindo 50 casas no Residencial Rio da Prata, onde ocorreu a cerimônia de entrega com a participação de moradores e autoridades estaduais e municipais. As novas habitações foram erguidas pelo Governo Federal, com contrapartida do Estado, somando R$ 5,8 milhões de investimento. “O propósito do Governo é atender as pessoas, nas mais diversas áreas. Hoje dezenas de famílias estão recebendo uma casa e realizando um sonho, e o Governo precisa trabalhar para levar o necessário, entregar aquilo que a população precisa. O investimento em obras estruturantes é pesado, garante o desenvolvimento e que o resultado chegue para toda sociedade”, frisa o governador Eduardo Riedel. As 50 unidades habitacionais fazem parte da segunda de três etapas do Residencial Rio da Prata, um projeto de redução do déficit habitacional e promoção da dignidade para famílias de baixa renda. Essas moradias, cada uma com 44 m² de área útil, totalizarão 151 residências no local. Os esforços do Governo de Mato Grosso do Sul e demais parceiros – União, município, bancada federal – têm impulsionado melhorias em saúde, educação, infraestrutura e habitação em Bonito, refletindo o compromisso governamental com o municipalismo e com o crescimento e a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses. “Entregar casas é mais do que um sonho, é uma realidade do desenvolvimento, e nosso Estado tem trabalhado na infraestrutura e na austeridade fiscal para ter condições de fazer inúmeras entregas, como essas aqui em Bonito”, comenta o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Gerson Claro. Além disso das casas, o Governo do Estado investiu na melhoria da infraestrutura urbana com pavimentação asfáltica e drenagem em diversos bairros, incluindo o Residencial Rio da Prata, Cohab e Marambaia 2 e 3, por meio do programa MS Ativo Municipalismo. Esses investimentos visam garantir melhor mobilidade, segurança e acessibilidade na região, somando praticamente de R$ 9 milhões em recursos. Na área de saneamento, destaque para a ampliação do sistema de abastecimento de água, que inclui a construção de dois reservatórios de 500 m³, elevatórias, tratamento e quase 5 km de redes de distribuição. Essa obra, avaliada em R$ 8 milhões, promete melhorar o abastecimento hídrico da cidade e impulsionar o desenvolvimento sustentável e o turismo local. O prefeito Josmail Rodrigues destacou as entregas como frutos de uma política de governo municipalista. Para ele, que classificou como ‘sonho’ as entregas, novas obras de infraestrutura serão lançadas no município nos próximos meses, com apoio da gestão estadual e da bancada federal. Ainda no campo da infraestrutura, o governador Eduardo Riedel fez a entreg de obra de restauração da rodovia MS-178, importante rota turística e comercial, que liga Jardim a Bonito. Ali, foi restaurado mais de 13 km de estrada e adequado a capacidade de tráfego, ao custo de aproximadamente R$ 19,7 milhões. Outra rodovia que recebeu melhoras foi a MS-382, somando R$ 2,2 milhões. Já na educação foram aplicados R$ 2,1 milhões na reforma da Escola Estadual Luiz da Costa Falcão. “Com a retomada do Minha Casa Minha Vida, já passamos de 3 mil moradias entregues em Mato Grosso do Sul e R$ 500 milhões em investimentos. As parcerias, entre Uniao, Estado e municípios é fundamental para reduzir o déficit de casas”, conclui o superintendente regional da Caixa, Augusto Vilhalba. Nyelder Rodrigues e Ludyney Moura, Comunicação Governo de MS
Governo de MS reforça rede de proteção e destaca importância da conscientização no combate ao feminicídio
Representantes do Poder Público e da sociedade civil mais uma vez se mobilizam em uma ação coletiva pelo fim da violência de gênero: é a caminhada ‘Todos por Elas’, que acontece no sábado (31), em Campo Grande. Marco de conscientização, o objetivo do evento, que conta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, é fometar debates e discussões sobre o enfrentamento à violência contra a mulher – sendo assim, é uma ferramenta de alerta social. A ação do ‘Todos por Elas’ integra um conjunto de políticas públicas implementadas pelo Estado, em uma busca constante na ampliação da rede de proteção às mulheres e na promoção de uma transformação cultural urgente e necessária. O enfrentamento à violência exige não apenas estrutura institucional, mas também o envolvimento direto da sociedade. Segundo a delegada adjunta da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Analu Ferraz, muitas vítimas não se reconhecem como tal, sentem medo ou acreditam que não haverá justiça. Essa é uma grande barreira que, por meio da mobilização coletiva, o ‘Todos por Elas’ quer mudar. “Por isso é essencial que todos participem. Um gesto simples, uma denúncia anônima ou uma palavra de apoio pode romper o ciclo da violência. A responsabilização dos agressores está em curso, mas só avançamos de verdade com o apoio coletivo”, destaca. Ela também ressalta que as medidas protetivas estão sendo aplicadas com mais eficiência, graças a investigações céleres e à atuação firme diante do descumprimento das determinações judiciais. Já para Manuela Nicodemos, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul (órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania), o desafio de enfrentar o feminicídio vai além das ações governamentais. É preciso provocar uma mudança de mentalidade. “Promover uma conscientização crítica e coletiva está entre os principais objetivos da campanha institucional ‘Todos por Elas’. Precisamos rever comportamentos, atitudes e valores, especialmente os ensinados aos homens. A cultura do respeito deve ser vivida todos os dias”, afirma. Ela reforça que o fim da violência contra a mulher só será possível com ações concretas, que transformem o discurso em compromisso real. “Não dá para naturalizar que mulheres sejam mortas apenas por se posicionarem ou dizerem ‘não’. Escutar, acolher e agir são atitudes que salvam vidas. E os homens precisam fazer parte dessa mudança”. 2ª Caminhada #TodosPorElas Com início marcado para às 15h deste sábado (31) em Campo Grande, na Concha Acústica Helena Meirelles, Parque das Nações Indígenas, a 2ª Caminhada #TodosPorElas será uma grande mobilização em defesa da vida das mulheres e pelo fim do feminicídio. Aberta a toda população, a iniciativa convida a sociedade a se unir em um ato de conscientização e solidariedade. A caminhada, fruto da parceria entre o Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e Poder Judiciário, reunirá representantes de instituições públicas, movimentos sociais, coletivos feministas e cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres. Mais do que um percurso simbólico, o evento representa um grito coletivo contra a violência de gênero e reforça a urgência de políticas públicas eficazes. A programação contará com rodas de conversa, intervenções culturais, distribuição de materiais informativos e manifestações artísticas com mensagens de resistência, além de homenagens às vítimas de feminicídio. Ações do Governo Diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso do Sul para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher. Um dos principais instrumentos é a Sala Lilás, presente em 49 municípios, que oferece atendimento humanizado às vítimas nas delegacias, contribuindo diretamente para a ruptura do ciclo de violência. Outra ação estratégica é o programa Promuse (Programa Mulher Segura da Polícia Militar) que acompanha as mulheres com medidas protetivas, realizando visitas domiciliares e atendendo emergências. O serviço está disponível via telefone e também por WhatsApp, garantindo agilidade no atendimento. Com foco na qualificação do atendimento, o Estado mantém a capacitação contínua de agentes de segurança pública em parceria com o Poder Judiciário, promovendo práticas mais sensíveis e humanizadas. Um curso específico voltado para oficiais de Justiça também prepara policiais civis e militares para cumprirem medidas protetivas de forma ágil e eficiente. Outro avanço importante foi a criação de um grupo de trabalho na Polícia Civil, composto por 22 profissionais, que já analisou cerca de 80% dos casos represados na Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), acelerando investigações e viabilizando a emissão de mandados de prisão. A produção de dados também é prioridade. Com o ‘Observatório da Cidadania’, iniciativa em parceria com a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), a SEC (Secretaria Estadual de Cidadania) e a Fundect, o Governo coleta e analisa informações estratégicas que subsidiam políticas públicas mais eficazes. Mais iniciativas e programas do Governo de Mato Grosso do Sul em proteção às mulheres podem ser conhecidas e acompanhadas clicando neste link. Casos de violência podem ser denunciados pelo Disque 180, serviço gratuito e sigiloso disponível 24 horas por dia. Em situações de emergência, o telefone é o 190. Mulheres em situação de risco também podem procurar ajuda na Casa da Mulher Brasileira, onde funciona ininterruptamente da Deam de Campo Grande, ou na delegacia mais próxima nas cidades do interior. Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS








