A administração do presidente Donald Trump intensificou seu confronto com a Universidade de Harvard ao revogar, em 22 de maio de 2025, a certificação da instituição para o Student and Exchange Visitor Program (SEVP), essencial para a matrícula de estudantes internacionais. A decisão, anunciada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) e liderada pela secretária Kristi Noem, afeta cerca de 6.800 alunos de mais de 100 países, que agora devem transferir-se para outras universidades ou enfrentar a perda de seu status legal nos Estados Unidos. O DHS acusa Harvard de abrigar “agitadores pró-terrorismo”, permitir antissemitismo no campus e manter laços com o Partido Comunista Chinês (PCC). A revogação do SEVP foi justificada por Noem com base na suposta recusa de Harvard em fornecer registros sobre a conduta de estudantes estrangeiros, solicitados em 16 de abril de 2025. O DHS alega que a universidade criou um “ambiente inseguro” ao tolerar protestos “antiamericanos e pró-terroristas” que teriam resultado em assédio e agressões a estudantes judeus. Além disso, o departamento acusou Harvard de colaborar com o PCC, citando a formação de membros do Xinjiang Production and Construction Corps, um grupo paramilitar chinês sancionado pelos EUA por envolvimento no genocídio uigur, em atividades que teriam ocorrido até 2024. A secretária Noem afirmou em comunicado: “É um privilégio, não um direito, que universidades matriculem estudantes estrangeiros e se beneficiem de suas mensalidades para engordar seus fundos bilionários.” A medida também segue a suspensão de US$ 2,2 bilhões em verbas federais para Harvard em abril, após a instituição rejeitar exigências para eliminar programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). A decisão é parte de uma ofensiva mais ampla da administração Trump contra universidades de elite, vistas como focos de ideologias “radicais de esquerda”. Desde janeiro, o governo cortou bilhões em financiamentos, ameaçou revogar o status de isenção fiscal de Harvard e lançou investigações sobre antissemitismo em mais de 60 instituições, segundo a BBC. A força-tarefa contra antissemitismo, criada por Trump, aponta falhas de Harvard em proteger estudantes judeus durante protestos pró-Palestina, que o governo associa a simpatias pelo Hamas. O conflito com Harvard reflete uma agenda de segurança nacional que prioriza a soberania e a proteção contra influências externas.
Trump Celebra Aprovação da “One Big Beautiful Bill” com Cortes de Impostos e Medidas de Segurança, Enquanto Preços ao Consumidor Caem nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou a aprovação da “One Big Beautiful Bill Act” pela Câmara dos Representantes em 22 de maio de 2025, por uma margem apertada de 215 a 214 votos. A legislação, que agora segue para o Senado, combina cortes significativos de impostos, reforço na segurança de fronteira e medidas controversas, como o desfinanciamento de clínicas de aborto e a proibição de fundos do Medicaid para cirurgias de transição de gênero. Aprovada como parte da agenda “America First”, a lei também destina bilhões para a construção de um muro na fronteira com o México, atendendo a promessas de campanha de Trump. Paralelamente, o Departamento do Trabalho dos EUA reportou em maio de 2025 a primeira queda nos preços ao consumidor desde maio de 2020, impulsionada pela redução nos custos de gasolina e energia, conforme noticiado pela Reuters e Bloomberg. Essas mudanças reforçam a narrativa do governo de priorizar a prosperidade econômica e a segurança nacional, enquanto geram debates sobre suas implicações sociais e fiscais. A “One Big Beautiful Bill”, com mais de 1.100 páginas, torna permanentes os cortes de impostos de 2017, aprovados no primeiro mandato de Trump, e introduz isenções temporárias até 2028, como a eliminação de impostos sobre gorjetas, horas extras e juros de financiamentos de carros fabricados nos EUA. A legislação destina US$ 46,5 bilhões para a construção do muro na fronteira, US$ 4,1 bilhões para contratar agentes da Patrulha de Fronteira e mais de US$ 2 bilhões em bônus de retenção, além de US$ 45 bilhões para operações de deportação e US$ 14 bilhões para instalações de detenção, segundo a CBS News. A lei também proíbe o uso de fundos do Medicaid para clínicas como a Planned Parenthood, que oferecem serviços de aborto, e bloqueia reembolsos para cirurgias de transição de gênero para menores e adultos, uma medida criticada por democratas como prejudicial a milhões de pacientes que dependem dessas clínicas para exames de câncer e contraceptivos. No âmbito econômico, a queda nos preços ao consumidor, com uma redução de 0,2% em abril de 2025, marca um alívio significativo após anos de inflação elevada. Dados do Departamento do Trabalho, citados pela CNBC, apontam que o recuo foi impulsionado por uma queda de 3,8% nos preços da gasolina e reduções em tarifas de energia, refletindo o aumento da produção doméstica de petróleo e gás, conforme promovido pela nova lei, que elimina incentivos fiscais para energia limpa e facilita a extração em terras públicas. A Forbes destacou que a desregulamentação energética, incluindo a revogação do imposto sobre metano da era Biden, contribuiu para a queda nos custos.
Direita Portuguesa Ganha Força: Chega de André Ventura Consolida-se como Segunda Maior Bancada em 2025
O partido Chega, fundado em 2019 por André Ventura, consolidou-se como a segunda maior força política de Portugal nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio de 2025, alcançando 22,56% dos votos e 58 cadeiras no Parlamento, empatado com o Partido Socialista (PS). Apesar de não vencer o pleito, que foi liderado pela coligação de centro-direita Aliança Democrática (AD) com 32,72% dos votos e 89 assentos, o crescimento do Chega marca o avanço da ultradireita no país. Ventura, conhecido por discursos nacionalistas e críticas à imigração e à corrupção, celebrou o resultado como o fim do bipartidarismo português. As eleições de 2025, a terceira em três anos, foram convocadas após a rejeição de uma moção de confiança contra o primeiro-ministro Luís Montenegro (AD), suspeito de irregularidades envolvendo uma empresa de consultoria, segundo a Reuters. Embora a AD tenha mantido a liderança, o fortalecimento do Chega complica a formação do novo governo, já que Montenegro descartou alianças com Ventura, a quem classificou como “pouco confiável”. O Chega, que em 2019 obteve apenas 1,3% dos votos, cresceu exponencialmente, capitalizando o descontentamento com escândalos de corrupção, como o que derrubou o ex-premiê socialista António Costa em 2023, e com políticas migratórias de “portas abertas”. Ventura, formado em Direito e ex-comentarista esportivo, tem atraído eleitores jovens por meio de redes sociais, como Instagram e TikTok, e conta com o apoio de figuras como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que gravou mensagens endossando sua campanha em 2024. A polêmica envolvendo Lula remonta a 7 de março de 2024, durante um comício em Olhão, no Algarve, às vésperas das eleições legislativas daquele ano. Ventura declarou que, caso se tornasse primeiro-ministro, impediria a entrada do presidente brasileiro nas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 2024, afirmando: “Se insistir, vai para uma cadeia, mas ele já sabe o que é isso, não será uma grande novidade para ele.” A fala, que aludia aos 580 dias de prisão de Lula em Curitiba até 2019, foi aplaudida por apoiadores. A ameaça de Ventura reflete sua postura antissistema e anticorrupção, que também incluiu críticas ao primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, cuja entrada em Portugal ele prometeu limitar. Em 2023, durante uma visita de Lula a Lisboa para o 25 de abril, o Chega organizou protestos e tentou atrapalhar o discurso do presidente no Parlamento português. O crescimento do Chega, defende penas mais duras, como castração química para criminosos, e o fim de políticas migratórias liberais.
Câmara homenageia ACED com Jubileu de Carvalho pelos seus 80 anos de história
A Associação Comercial e Empresarial de Dourados – ACED, celebrou 80 anos de história nesta quinta-feira (29), e a Câmara homenageou a associação com a entrega do Jubileu de Carvalho. A vereadora e presidente da Câmara, Liandra da Saúde (PSDB) e o vereador Laudir Munaretto (MDB) estiveram presentes no evento e realizaram a entrega da homenagem. A ACED, fundada em 29 de maio de 1945, é a instituição mais antiga de Dourados, começou com reuniões na Praça Antônio João até conseguir a sede própria. É palco de importantes discussões e decisões políticas que impactam diretamente na vida do douradense e no desenvolvimento da cidade. A associação conta com uma trajetória construída por homens e mulheres que, movidos pelo espírito de união, trabalho e desenvolvimento, entenderam que o associativismo é uma poderosa ferramenta de transformação econômica e social. A ACED tem sido protagonista no fortalecimento do setor produtivo, defendendo os interesses dos empresários e contribuindo ativamente para o desenvolvimento de Dourados. A vereadora Liandra da Saúde afirma que a associação é parte viva do desenvolvimento da cidade. “São oito décadas de trabalho, de fortalecimento do comércio local, e de apoio aos empresários e empreendedores. Por isso, é uma honra estar aqui hoje e em nome da Câmara de Dourados, entregar o Jubileu de Carvalho, reforçando a nossa parceria e compromisso com os comerciantes e empresários do nosso município”, reforça Liandra. O atual presidente da ACED, Paulo Roberto Campione, afirma que ser empresário no Brasil é um ato de coragem, por isso a importância de uma associação forte e representativa para lutar junto com os empreendedores. “Em um ambiente muitas vezes hostil, marcado por inseguranças jurídicas, alta carga tributária e burocracias que mais dificultam do que ajudam, é fundamental que existam entidades fortes e representativas. A ACED cumpre esse papel há oito décadas: defende, apoia, promove, incentiva e conecta”, reforça Roberto. Se você é empresário e ainda não é um associado, saiba mais através do site da instituição: www.aceddourados.com.br.
Polícia Civil do Mato Grosso do Sul prende por tráfico de drogas e posse ilegal de munições, dois indivíduos ligados a digital influencer de SP
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS), prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (29), dois indivíduos por integrarem um esquema de tráfico de drogas vinculado a um digital influencer de São Paulo. P.S.S.J., de 26 anos, e T.A.D.F., de 22, foram detidos em Campo Grande, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de munições de arma de fogo de calibre restrito. As investigações indicam que ambos atuavam como “assessores” do digital influencer J.V.P.S., de 25 anos, natural de Assis (SP), que já havia sido preso na semana anterior, em flagrante, transportando aproximadamente 200kg de maconha entre Campo Grande e Presidente Prudente (SP). Conforme apurado, J.V.P.S. utilizava seu perfil nas redes sociais para dissimular suas estadias em locais estratégicos para o tráfico de drogas, integrando uma organização criminosa com ramificações entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. A conta de energia elétrica do imóvel onde os indivíduos residiam, inclusive, estava registrada em nome do influencer. Na ação policial, foram apreendidas porções de maconha na modalidade conhecida como “ice” — uma versão mais potente e cristalizada da cannabis —, uma balança de precisão, 7 tabletes de cocaína e sete munições calibre .40. As drogas totalizaram aproximadamente 350g de maconha e mais de 7kg de cocaína. No veículo utilizado pelos autores, que estava com restrição por ser objeto de crime de extorsão, foi localizada a CNH de J.V.P.S., reforçando seu vínculo com o grupo criminoso e com outros delitos investigados. Os presos confessaram que atuavam, em conluio com J.V.P.S., no tráfico de entorpecentes em Campo Grande e no estado de São Paulo. Eles foram encaminhados à sede do GARRAS, onde permanecem à disposição da Justiça. O influencer, que já está custodiado em unidade prisional, será conduzido posteriormente à delegacia especializada para formalização do indiciamento.
Polícia Federal cumpre mandado de prisão e apreende arma e dinheiro no MS
Nesta quinta-feira (29/5), a Polícia Federal em Ponta Porã deu cumprimento a um mandado de prisão expedido contra um homem, foragido da Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul. O homem havia sido condenado pelo crime de tráfico de drogas e foi localizado no bairro Jardim Universitário, em Ponta Porã/MS. Durante a abordagem e busca pessoal, os policiais federais encontraram uma arma de fogo calibre 9 mm com a numeração suprimida, que estava na cintura do foragido. Além da arma, foram apreendidos dois aparelhos celulares e a quantia de aproximadamente R$ 7,5 mil em dinheiro. O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Ponta Porã, onde foram realizados os procedimentos legais para lavratura do auto de prisão em flagrante e o cumprimento do mandado judicial.
DOF recupera veículo furtado em Brasília com mais de 2,4 toneladas de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta quinta-feira (29), um veículo Fiat Strada e apreenderam um VW Polo Track, ambos de cor branca, carregados cada um com mais de mil quilos de maconha em Ponta Porã. Na ação, ninguém foi preso. Os militares realizavam bloqueio entre a MS-164 e MS-270, Trevo do Copo Sujo, quando dois veículos que se aproximavam da barreira, em alta velocidade, fizeram o retorno ao perceber a presença policial. Durante acompanhamento, os suspeitos abandonaram os carros e fugiram em meio a um milharal. Os policiais fizeram busca nas imediações, porém, ninguém foi localizado. Em checagem dos agregados dos veículos constatou-se que o automóvel Fiat Strada havia sido furtado na cidade de Brasília (DF). No interior do Polo, foram encontrados 44 volumes de maconha e no interior do outro automóvel 63 volumes do mesmo entorpecente, totalizando aproximadamente 2,5 toneladas. A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 5,2 milhões.
Zé Teixeira destaca que MS Ativo é compromisso com desenvolvimento
O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, acompanhou nesta semana representantes dos municípios de Laguna Carapã, Deodápolis e Vicentina durante mais uma etapa do programa MS Ativo Municipalismo, promovido pelo Governo do Estado. Segundo o parlamentar, as reuniões realizadas na Governadoria, com a participação ativa de deputados, prefeitos, vereadores e secretários, junto ao governador Eduardo Riedel e sua equipe, representam um momento essencial de diálogo com os municípios. “É uma oportunidade fundamental para reafirmarmos nosso compromisso com os anseios da população de Mato Grosso do Sul”, afirmou. Investimentos – Durante o encontro em Campo Grande, o governador Riedel confirmou novos investimentos estaduais em infraestrutura, incluindo a restauração de 49 quilômetros da MS-379 e a pavimentação e drenagem do Bairro Nossa Senhora de Caacupê, no distrito de Bocajá, em Laguna Carapã. Atualmente, o município já conta com R$ 27,5 milhões em investimentos estaduais destinados a obras nas áreas de saúde, educação, saneamento e habitação. Já em Deodápolis, o governador anunciou um convênio para a pavimentação e drenagem do distrito de Porto Vilma, avançando na meta de asfaltar 100% da cidade. A obra, que garantirá mais qualidade de vida aos moradores, foi uma reivindicação do deputado Zé Teixeira. Para Vicentina, foram definidas importantes intervenções, como a reforma do ginásio municipal e a correção de solo em áreas de erosão, além da autorização para a execução do projeto executivo das rodovias MS-147 e MS-283. O município também já recebe melhorias, incluindo obras no sistema de esgotamento sanitário, a reforma geral e ampliação da Escola Emannuel Pinheiro e a construção do barracão da Feira Central. Gestão – De acordo com o Governo do Estado, o programa MS Ativo estabelece um novo modelo de cooperação com os municípios, promovendo uma gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas concretas para garantir entregas mais eficientes à população. “Em cada um dos encontros, reforçamos o compromisso de seguir trabalhando para construir um futuro de desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população de Mato Grosso do Sul”, concluiu Zé Teixeira.
Karla Gomes acompanha Douradown em reunião com prefeito Marçal Filho
A vereadora Karla Gomes (Podemos) participou, na última segunda-feira (26), de reunião com o prefeito Marçal Filho e a presidente da Associação Douradown, Simone Espinosa. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal e foi uma visita de apresentação para o prefeito conhecer a entidade. Durante a reunião, foram abordados diversos assuntos, como as questões de inclusão e atenção à educação e saúde das pessoas com síndrome de Down. Integrada à causa, a vereadora participa de diversas atividades e promoções, sempre em busca de melhores condições de atendimento, suporte e apoio integral ao grupo. “Precisamos estar sempre levando a Douradown, em especial às autoridades, para que consigamos o apoio necessário para o crescimento e desenvolvimento das ações que precisam ser realizadas e consolidem a associação como um ponto de contribuição e bem estar das famílias e das pessoas que têm a síndrome”, destaca Karla Gomes. Simone Espinosa aproveitou a oportunidade para convidar a vereadora e o prefeito para um café da manhã, neste sábado (31), na sede da Douradown, no bairro Panambi Vera. O café da manhã será oferecido para as mães e crianças que fazem parte da associação, assim como alguns convidados. A proposta é acolher essas pessoas e mostrar o quanto elas são importantes na sociedade. “Precisamos sempre estarmos prontos e com esse intuito de conscientizar a população sobre a inclusão e a promoção de discussões de alternativas que venham a aumentar a visibilidade social das pessoas com a síndrome”, complementou a vereadora. Down O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado todo dia 21 de março. A ideia é ter-se um momento para refletir sobre a importância dos movimentos que trabalham em prol de uma sociedade inclusiva. Nos últimos dez anos, tem-se avançado na implementação de políticas públicas que garantam direitos e melhorem a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down, reforçando a inclusão social, educacional e laboral dessas pessoas. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) foi um marco importante, pois garantiu a igualdade de direitos e a eliminação de barreiras para as pessoas com deficiência, incluindo as com síndrome de Down, em áreas como educação, saúde, transporte e acessibilidade. Karla é defensora do conceito de que “a inclusão é uma construção diária de uma sociedade mais justa e igualitária, que garanta a acessibilidade e a igualdade de oportunidades, sendo a chave para um futuro mais inclusivo. O Dia Internacional da Síndrome de Down é um lembrete para refletirmos sobre os avanços conquistados, mas também sobre os desafios para a construção de políticas públicas inclusivas”, finaliza. Para quem quiser conhecer um pouco mais da Associação Douradown é só acessar o link: https://www.instagram.com/douradown_associacao/








