Durante este mês de maio, presídios de Mato Grosso do Sul foram palco de uma importante iniciativa de saúde pública: a campanha Maio Vermelho, voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca. A ação levou informação, cuidados e esperança a centenas de reeducandos no estado. Coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, através da Divisão de Assistência à Saúde Prisional, a campanha contou com o apoio das Secretarias de Saúde estadual e municipais. O trabalho conjunto mobilizou profissionais de saúde bucal que atuam tanto nas unidades prisionais como nas redes públicas. Segundo a chefe da Divisão de Assistência à Saúde da Agepen, Liléia Leite, o “Maio Vermelho” é uma campanha anual que visa não só informar, mas também criar uma cultura de autocuidado entre a população carcerária. “Nosso objetivo é alertar sobre os principais fatores de risco, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a má higiene bucal. Além disso, buscamos capacitar os participantes para que sejam multiplicadores dessa informação dentro das celas”, destaca Liléia. Ações práticas e educativas As atividades incluíram palestras, rodas de conversa e exames preventivos, além da entrega de kits de higiene bucal, compostos por escova, creme dental e fio dental. Os temas abordados nas palestras destacaram temas como a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca; sinais e sintomas que devem ser observados; fatores de risco associados à doença, orientações práticas sobre higiene bucal e prevenção etc. A campanha não ficou restrita à capital. Unidades prisionais de diversas cidades, como Três Lagoas, Jateí, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Corumbá, Jardim e Aquidauana, além dos grandes presídios da região de Campo Grande — como o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Penitenciária da Gameleira e o Instituto Penal de Campo Grande — também receberam as ações. Para a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, a iniciativa reafirma a importância de ações preventivas no sistema prisional, promovendo dignidade e bem-estar, além de reduzir custos futuros com tratamentos de doenças que poderiam ser evitadas. “Trabalhar a prevenção é fundamental. A informação salva-vidas e, dentro dos presídios, ela tem ainda mais impacto, pois rompe ciclos e transforma realidades”, conclui a dirigente. Conforme a diretora, a campanha reforça o cuidado que já é oferecido dentro da rotina de assistência à saúde prestada à população carcerária do Estado. Comunicação Agepen
Desenvolvimento e sustentabilidade: MS é destaque e exemplo no Fórum LIDE COP 30
O Mato Grosso do Sul e a política ambiental em desenvolvimento no Estado foram destaque na abertura do Fórum LIDE – COP30, realizado hoje (30), em Bonito, cidade reconhecida nacionalmente como a capital do ecoturismo e um símbolo de equilíbrio entre preservação ambiental e dinamismo econômico. O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, reúne autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo para debater o desenvolvimento sustentável no Brasil. “Aqui no Mato Grosso do Sul, nosso trabalho tem por objetivo mostrar claramente que existe um outro lado, só que de uma maneira diferente. Quando a gente coloca os vetores de desenvolvimento do Estado atrelados a agenda da transição energética, segurança alimentar e da sustentabilidade, isso é possível fazer e mostrar. E para isso a gente entende que também demanda não só atrair o capital privado, que estão dentro dessa agenda, por competitividade dentro do nosso Estado, mas também criar e mostrar ao mundo um nível de governança multissetorial, um nível de governança que envolva os municípios, é uma prioridade do Estado”, disse o governador Eduardo Riedel durante a abertura do evento. As ações voltadas ao meio ambiente, colocadas em prática pelo Governo do Estado, em especial a Lei do Pantanal voltada a proteção do bioma, e a atuação do governador Eduardo Riedel como líder e representante da do trabalho com impacto no Brasil e no mundo, foram pontuados por João Doria – ex-governador de São Paulo e fundador do LIDE – e Helder Barbalho – governador do Pará, que vai sediar a COP30. “O Mato Grosso do Sul é um exemplo para o Brasil de modelo de desenvolvimento com sustentabilidade, de poder conciliar o seu ativo ambiental, o Pantanal, que certamente junto com a Amazônia são os principais holofotes ambientais internacionais que voltam os olhos do mundo para estes biomas. Mas aqui, vocações como o agronegócio impulsionam gerando emprego e desenvolvimento. E é um ponto que nós temos buscado fazer no Estado do Pará”, disse o governador do Pará, Helder Barbalho. A proposta do Fórum, que reúne mais de cem líderes empresariais, é antecipar e aprofundar os principais temas que estarão em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Entre os destaques do evento está a participação de Dan Ioschpe, campeão de alto nível da COP 30 e principal representante do setor privado global na próxima Conferência do Clima da ONU, e da copresidente do Painel Internacional de Recursos da ONU, Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente. “O governador Riedel foi o autor da grande ideia de estarmos aqui em Bonito nesta manhã. E este homem faz toda a diferença na qualidade da gestão pública. Tendo sido prefeito da cidade de São Paulo e governador do estado de São Paulo, eu posso dizer, com toda tranquilidade, e referendar a qualidade do governo que é exercido no Mato Grosso do Sul pela figura que o governador Eduardo Riedel. É um orgulho, certamente, para os cidadãos do seu estado tê-lo como governador. Mas é um orgulho também para nós brasileiros, mesmo não vivendo aqui, ter alguém com a sua ética, com seus princípios, com a sua qualidade, com a sua juventude e a sua referência de como fazer política com honestidade, com decência e com eficiência”, afirmou Doria. Programação A programação do Fórum LIDE COP 30 será composta por três grandes painéis temáticos, abordando aspectos estratégicos da agenda verde, com a presença de nomes influentes da política, da economia e da sustentabilidade. A abertura, contou com a participação do governador Eduardo Riedel, além do cochairman do LIDE, João Doria, do presidente da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, e do presidente do LIDE MS, Aurélio Rocha. Os painéis de discussão realizados durante a manhã foram “Desenvolvimento econômico e Sustentabilidade: um equilíbrio sustentável”, que discutiu os caminhos para alinhar crescimento econômico à preservação ambiental – com a participação de Henrique Meirelles (ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda), entre outros –, e “Oportunidades, Negócios e a Economia Sustentável”, enfocando as novas fronteiras do empreendedorismo verde e modelos de negócio voltados à responsabilidade socioambiental – com a participação de Alexandre Bossi (presidente da SOS Pantanal), e outros líderes. Bonito: símbolo da nova economia verde A escolha de Bonito como sede do Fórum é simbólica, pois a cidade é considerada um dos maiores destinos de ecoturismo do Brasil, e representa uma ligação exemplar entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico. Inserido num Estado que atravessa um ciclo de crescimento consistente, com políticas públicas voltadas à atração de investimentos sustentáveis, o evento se coloca como uma instância estratégica de visibilidade, articulação e influência no debate climático nacional. A iniciativa realizada pelo LIDE – o maior e mais importante grupo de networking empresarial da América Latina – conta com o apoio institucional do Sistema FIEMS e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, reforçando a articulação entre setor público, privado e sociedade civil em torno da pauta climática e de investimentos sustentáveis. Sobre o LIDE Fundado no Brasil em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – conecta organizações e líderes globalmente, fomentando redes que promovem a livre iniciativa, a inovação e o crescimento econômico. Os comitês multilaterais do LIDE abrangem 34 setores econômicos estratégicos, e são coordenados por renomados empresários e autoridades, impulsionando discussões setoriais. O LIDE tem sede em São Paulo, escritórios regionais por todo o Brasil, e unidades nas Américas, na Europa, no Oriente Médio, na Ásia, na Oceania e na África. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Trump Revoga Certificação de Harvard para Estudantes Estrangeiros, Impactando 6.800 Alunos e Acirrando Conflito com a Universidade
A administração do presidente Donald Trump intensificou seu confronto com a Universidade de Harvard ao revogar, em 22 de maio de 2025, a certificação da instituição para o Student and Exchange Visitor Program (SEVP), essencial para a matrícula de estudantes internacionais. A decisão, anunciada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) e liderada pela secretária Kristi Noem, afeta cerca de 6.800 alunos de mais de 100 países, que agora devem transferir-se para outras universidades ou enfrentar a perda de seu status legal nos Estados Unidos. O DHS acusa Harvard de abrigar “agitadores pró-terrorismo”, permitir antissemitismo no campus e manter laços com o Partido Comunista Chinês (PCC). A revogação do SEVP foi justificada por Noem com base na suposta recusa de Harvard em fornecer registros sobre a conduta de estudantes estrangeiros, solicitados em 16 de abril de 2025. O DHS alega que a universidade criou um “ambiente inseguro” ao tolerar protestos “antiamericanos e pró-terroristas” que teriam resultado em assédio e agressões a estudantes judeus. Além disso, o departamento acusou Harvard de colaborar com o PCC, citando a formação de membros do Xinjiang Production and Construction Corps, um grupo paramilitar chinês sancionado pelos EUA por envolvimento no genocídio uigur, em atividades que teriam ocorrido até 2024. A secretária Noem afirmou em comunicado: “É um privilégio, não um direito, que universidades matriculem estudantes estrangeiros e se beneficiem de suas mensalidades para engordar seus fundos bilionários.” A medida também segue a suspensão de US$ 2,2 bilhões em verbas federais para Harvard em abril, após a instituição rejeitar exigências para eliminar programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). A decisão é parte de uma ofensiva mais ampla da administração Trump contra universidades de elite, vistas como focos de ideologias “radicais de esquerda”. Desde janeiro, o governo cortou bilhões em financiamentos, ameaçou revogar o status de isenção fiscal de Harvard e lançou investigações sobre antissemitismo em mais de 60 instituições, segundo a BBC. A força-tarefa contra antissemitismo, criada por Trump, aponta falhas de Harvard em proteger estudantes judeus durante protestos pró-Palestina, que o governo associa a simpatias pelo Hamas. O conflito com Harvard reflete uma agenda de segurança nacional que prioriza a soberania e a proteção contra influências externas.
Trump Celebra Aprovação da “One Big Beautiful Bill” com Cortes de Impostos e Medidas de Segurança, Enquanto Preços ao Consumidor Caem nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou a aprovação da “One Big Beautiful Bill Act” pela Câmara dos Representantes em 22 de maio de 2025, por uma margem apertada de 215 a 214 votos. A legislação, que agora segue para o Senado, combina cortes significativos de impostos, reforço na segurança de fronteira e medidas controversas, como o desfinanciamento de clínicas de aborto e a proibição de fundos do Medicaid para cirurgias de transição de gênero. Aprovada como parte da agenda “America First”, a lei também destina bilhões para a construção de um muro na fronteira com o México, atendendo a promessas de campanha de Trump. Paralelamente, o Departamento do Trabalho dos EUA reportou em maio de 2025 a primeira queda nos preços ao consumidor desde maio de 2020, impulsionada pela redução nos custos de gasolina e energia, conforme noticiado pela Reuters e Bloomberg. Essas mudanças reforçam a narrativa do governo de priorizar a prosperidade econômica e a segurança nacional, enquanto geram debates sobre suas implicações sociais e fiscais. A “One Big Beautiful Bill”, com mais de 1.100 páginas, torna permanentes os cortes de impostos de 2017, aprovados no primeiro mandato de Trump, e introduz isenções temporárias até 2028, como a eliminação de impostos sobre gorjetas, horas extras e juros de financiamentos de carros fabricados nos EUA. A legislação destina US$ 46,5 bilhões para a construção do muro na fronteira, US$ 4,1 bilhões para contratar agentes da Patrulha de Fronteira e mais de US$ 2 bilhões em bônus de retenção, além de US$ 45 bilhões para operações de deportação e US$ 14 bilhões para instalações de detenção, segundo a CBS News. A lei também proíbe o uso de fundos do Medicaid para clínicas como a Planned Parenthood, que oferecem serviços de aborto, e bloqueia reembolsos para cirurgias de transição de gênero para menores e adultos, uma medida criticada por democratas como prejudicial a milhões de pacientes que dependem dessas clínicas para exames de câncer e contraceptivos. No âmbito econômico, a queda nos preços ao consumidor, com uma redução de 0,2% em abril de 2025, marca um alívio significativo após anos de inflação elevada. Dados do Departamento do Trabalho, citados pela CNBC, apontam que o recuo foi impulsionado por uma queda de 3,8% nos preços da gasolina e reduções em tarifas de energia, refletindo o aumento da produção doméstica de petróleo e gás, conforme promovido pela nova lei, que elimina incentivos fiscais para energia limpa e facilita a extração em terras públicas. A Forbes destacou que a desregulamentação energética, incluindo a revogação do imposto sobre metano da era Biden, contribuiu para a queda nos custos.
Direita Portuguesa Ganha Força: Chega de André Ventura Consolida-se como Segunda Maior Bancada em 2025
O partido Chega, fundado em 2019 por André Ventura, consolidou-se como a segunda maior força política de Portugal nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio de 2025, alcançando 22,56% dos votos e 58 cadeiras no Parlamento, empatado com o Partido Socialista (PS). Apesar de não vencer o pleito, que foi liderado pela coligação de centro-direita Aliança Democrática (AD) com 32,72% dos votos e 89 assentos, o crescimento do Chega marca o avanço da ultradireita no país. Ventura, conhecido por discursos nacionalistas e críticas à imigração e à corrupção, celebrou o resultado como o fim do bipartidarismo português. As eleições de 2025, a terceira em três anos, foram convocadas após a rejeição de uma moção de confiança contra o primeiro-ministro Luís Montenegro (AD), suspeito de irregularidades envolvendo uma empresa de consultoria, segundo a Reuters. Embora a AD tenha mantido a liderança, o fortalecimento do Chega complica a formação do novo governo, já que Montenegro descartou alianças com Ventura, a quem classificou como “pouco confiável”. O Chega, que em 2019 obteve apenas 1,3% dos votos, cresceu exponencialmente, capitalizando o descontentamento com escândalos de corrupção, como o que derrubou o ex-premiê socialista António Costa em 2023, e com políticas migratórias de “portas abertas”. Ventura, formado em Direito e ex-comentarista esportivo, tem atraído eleitores jovens por meio de redes sociais, como Instagram e TikTok, e conta com o apoio de figuras como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que gravou mensagens endossando sua campanha em 2024. A polêmica envolvendo Lula remonta a 7 de março de 2024, durante um comício em Olhão, no Algarve, às vésperas das eleições legislativas daquele ano. Ventura declarou que, caso se tornasse primeiro-ministro, impediria a entrada do presidente brasileiro nas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 2024, afirmando: “Se insistir, vai para uma cadeia, mas ele já sabe o que é isso, não será uma grande novidade para ele.” A fala, que aludia aos 580 dias de prisão de Lula em Curitiba até 2019, foi aplaudida por apoiadores. A ameaça de Ventura reflete sua postura antissistema e anticorrupção, que também incluiu críticas ao primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, cuja entrada em Portugal ele prometeu limitar. Em 2023, durante uma visita de Lula a Lisboa para o 25 de abril, o Chega organizou protestos e tentou atrapalhar o discurso do presidente no Parlamento português. O crescimento do Chega, defende penas mais duras, como castração química para criminosos, e o fim de políticas migratórias liberais.
Câmara homenageia ACED com Jubileu de Carvalho pelos seus 80 anos de história
A Associação Comercial e Empresarial de Dourados – ACED, celebrou 80 anos de história nesta quinta-feira (29), e a Câmara homenageou a associação com a entrega do Jubileu de Carvalho. A vereadora e presidente da Câmara, Liandra da Saúde (PSDB) e o vereador Laudir Munaretto (MDB) estiveram presentes no evento e realizaram a entrega da homenagem. A ACED, fundada em 29 de maio de 1945, é a instituição mais antiga de Dourados, começou com reuniões na Praça Antônio João até conseguir a sede própria. É palco de importantes discussões e decisões políticas que impactam diretamente na vida do douradense e no desenvolvimento da cidade. A associação conta com uma trajetória construída por homens e mulheres que, movidos pelo espírito de união, trabalho e desenvolvimento, entenderam que o associativismo é uma poderosa ferramenta de transformação econômica e social. A ACED tem sido protagonista no fortalecimento do setor produtivo, defendendo os interesses dos empresários e contribuindo ativamente para o desenvolvimento de Dourados. A vereadora Liandra da Saúde afirma que a associação é parte viva do desenvolvimento da cidade. “São oito décadas de trabalho, de fortalecimento do comércio local, e de apoio aos empresários e empreendedores. Por isso, é uma honra estar aqui hoje e em nome da Câmara de Dourados, entregar o Jubileu de Carvalho, reforçando a nossa parceria e compromisso com os comerciantes e empresários do nosso município”, reforça Liandra. O atual presidente da ACED, Paulo Roberto Campione, afirma que ser empresário no Brasil é um ato de coragem, por isso a importância de uma associação forte e representativa para lutar junto com os empreendedores. “Em um ambiente muitas vezes hostil, marcado por inseguranças jurídicas, alta carga tributária e burocracias que mais dificultam do que ajudam, é fundamental que existam entidades fortes e representativas. A ACED cumpre esse papel há oito décadas: defende, apoia, promove, incentiva e conecta”, reforça Roberto. Se você é empresário e ainda não é um associado, saiba mais através do site da instituição: www.aceddourados.com.br.
Polícia Civil do Mato Grosso do Sul prende por tráfico de drogas e posse ilegal de munições, dois indivíduos ligados a digital influencer de SP
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS), prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (29), dois indivíduos por integrarem um esquema de tráfico de drogas vinculado a um digital influencer de São Paulo. P.S.S.J., de 26 anos, e T.A.D.F., de 22, foram detidos em Campo Grande, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de munições de arma de fogo de calibre restrito. As investigações indicam que ambos atuavam como “assessores” do digital influencer J.V.P.S., de 25 anos, natural de Assis (SP), que já havia sido preso na semana anterior, em flagrante, transportando aproximadamente 200kg de maconha entre Campo Grande e Presidente Prudente (SP). Conforme apurado, J.V.P.S. utilizava seu perfil nas redes sociais para dissimular suas estadias em locais estratégicos para o tráfico de drogas, integrando uma organização criminosa com ramificações entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. A conta de energia elétrica do imóvel onde os indivíduos residiam, inclusive, estava registrada em nome do influencer. Na ação policial, foram apreendidas porções de maconha na modalidade conhecida como “ice” — uma versão mais potente e cristalizada da cannabis —, uma balança de precisão, 7 tabletes de cocaína e sete munições calibre .40. As drogas totalizaram aproximadamente 350g de maconha e mais de 7kg de cocaína. No veículo utilizado pelos autores, que estava com restrição por ser objeto de crime de extorsão, foi localizada a CNH de J.V.P.S., reforçando seu vínculo com o grupo criminoso e com outros delitos investigados. Os presos confessaram que atuavam, em conluio com J.V.P.S., no tráfico de entorpecentes em Campo Grande e no estado de São Paulo. Eles foram encaminhados à sede do GARRAS, onde permanecem à disposição da Justiça. O influencer, que já está custodiado em unidade prisional, será conduzido posteriormente à delegacia especializada para formalização do indiciamento.
Polícia Federal cumpre mandado de prisão e apreende arma e dinheiro no MS
Nesta quinta-feira (29/5), a Polícia Federal em Ponta Porã deu cumprimento a um mandado de prisão expedido contra um homem, foragido da Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul. O homem havia sido condenado pelo crime de tráfico de drogas e foi localizado no bairro Jardim Universitário, em Ponta Porã/MS. Durante a abordagem e busca pessoal, os policiais federais encontraram uma arma de fogo calibre 9 mm com a numeração suprimida, que estava na cintura do foragido. Além da arma, foram apreendidos dois aparelhos celulares e a quantia de aproximadamente R$ 7,5 mil em dinheiro. O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Ponta Porã, onde foram realizados os procedimentos legais para lavratura do auto de prisão em flagrante e o cumprimento do mandado judicial.
DOF recupera veículo furtado em Brasília com mais de 2,4 toneladas de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta quinta-feira (29), um veículo Fiat Strada e apreenderam um VW Polo Track, ambos de cor branca, carregados cada um com mais de mil quilos de maconha em Ponta Porã. Na ação, ninguém foi preso. Os militares realizavam bloqueio entre a MS-164 e MS-270, Trevo do Copo Sujo, quando dois veículos que se aproximavam da barreira, em alta velocidade, fizeram o retorno ao perceber a presença policial. Durante acompanhamento, os suspeitos abandonaram os carros e fugiram em meio a um milharal. Os policiais fizeram busca nas imediações, porém, ninguém foi localizado. Em checagem dos agregados dos veículos constatou-se que o automóvel Fiat Strada havia sido furtado na cidade de Brasília (DF). No interior do Polo, foram encontrados 44 volumes de maconha e no interior do outro automóvel 63 volumes do mesmo entorpecente, totalizando aproximadamente 2,5 toneladas. A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 5,2 milhões.








