Os serviços executados pela Prefeitura de Dourados nos primeiros cinco meses de 2025 já transformam a realidade da infraestrutura local e levam mais qualidade de vida à população. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), por exemplo, já efetuou a roçada de 7.952.635,67 m² de área, o que corresponde a mais de 1.100 campos de futebol, além de levar iluminação de LED a diversos espaços públicos e fazer grandes investimentos em drenagem, eliminando alagamentos. São ações determinadas pelo prefeito Marçal Filho. Investir em limpeza, além de modificar os espaços com mais asseio e beleza, também é fundamental para evitar a proliferação de insetos peçonhentos e ajuda a eliminar condições favoráveis à reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. No período, foi realizada ainda uma grande força tarefa no serviço de poda e mais de 2.140 unidades foram atendidas neste período. Vale destacar ainda os mutirões realizados na região do Canaã I, São Braz e Jóquei Clube, com serviços que englobaram raspagem de sarjeta de meio-fio, limpeza, roçada de praças, bosques, retirada de entulhos. As ações envolvem a prefeitura e empresas terceirizadas. A Semsur efetuou a coleta de 26.788,67 toneladas de resíduos sólidos domiciliares e comerciais, além de 21.058,51 toneladas de resíduos gerados pela própria prefeitura e por terceiros prestadores de serviço, resultantes das atividades de manutenção e asseio do Município. Um grande diferencial trazido pela gestão Marçal Filho foi o recolhimento de inservíveis por meio de maquinários e caminhões em frente às casas dos moradores, o que gerou um recolhimento significativo de eletrodomésticos velhos, móveis, entre outros. A iluminação de LED possui maior eficiência energética, durabilidade, menor impacto ambiental e custo de manutenção reduzido e a prefeitura implementou este serviço de forma integral na praça do Campo Zé Tabela, ciclovia da Avenida Coronel Ponciano e das ruas João Cândido da Câmara, Antônio de Carvalho, Dr. Nelson de Araújo, Idelfonso Pedroso, Coronel José Alves e Joaquim Luiz Azambuja, além da rotatória do Anel Viário Norte, Jardim Flórida I e II, Vila Popular e Avenida Guaicurus. DRENAGEM De janeiro a maio, foi realizada a restauração da estrutura completa de 27 bocas-de-lobo no município e também a substituição de várias grelhas danificadas ou em falta em diversos pontos da cidade. Destaque ainda para a manutenção de 11 bocas-de-dragão e implantação de três bocas de dragão (sendo duas na região do início da Rua Monte Alegre) e outra na Rua Júlio Marques de Almeida). A implantação das bocas de dragão visa acabar com os problemas de alagamentos que há muitos anos representam transtornos para moradores e comerciantes da região e, agora, a prefeitura direciona soluções definitivas. RECAPEAMENTO NO JARDIM ÁGUA BOA A Prefeitura de Dourados, juntamente com o Governo de Mato Grosso do Sul modifica a realidade da pavimentação do Jardim Água Boa. O bairro mais populoso de Dourados, que há anos sofria com ruas esburacadas e trechos quase intransitáveis, recebe obras de recapeamento asfáltico e até o momento, já foi executado um total de 58.978,51m² de trecho, o que corresponde a 4.883,22 toneladas de massa aplicada, ou o equivalente a 4.883.220,00 Kg. As obras serão realizadas em duas etapas, somando um investimento de R$ 17,5 milhões. A primeira fase, já em execução, contempla 90.453,5 metros quadrados de recapeamento e será executada pela empresa Planacom. A área abrange o quadrilátero entre as ruas Itamarati até Áurea de Matos Carvalho (antiga W9) e da Cafelândia até Ediberto Celestino de Oliveira. A segunda etapa irá revitalizar mais de 91 mil metros quadrados entre as ruas Cuiabá até Itamarati e da Cafelândia até Ediberto Celestino de Oliveira. Os trabalhos são conduzidos pela Concremat Engenharia, vencedora da licitação. Com essa ação no Jardim Água Boa, Dourados dá um passo firme rumo à modernização urbana e à valorização dos bairros. Vale ressaltar que outras ações neste contexto também são realizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). O recapeamento chega como símbolo de cuidado e respeito pela população e a proposta da administração municipal também é a de garantir asfalto para moradores de bairros que ainda convivem com poeira durante a estiagem e lama quando chove.
PRF prende quatro homens com carro cheio de maconha e haxixe em plantação de milho
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.249 Kg de maconha, nesta segunda-feira (2), em Campo Grande (MS). Quatro homens foram presos. A droga estava em um Nissan/Versa e era escoltado por outros dois veículos. Um dos batedores saia de um posto de combustíveis quando foi abordado pelos policiais. O motorista e dois passageiros transportavam tanques de combustível e a chave de um Nissan/Versa. O veículo com a droga estava estacionado dentro de uma plantação de milho, em uma estrada vicinal, e estava sem combustível. No local, a equipe encontrou outro veículo que fazia a escolta da droga e mais dois homens, um deles empreendeu fuga a pé ao avistar os policiais e o outro foi preso. Os quatro homens confessaram que faziam o transporte e o serviço de batedores para a droga, de Ponta Porã até Campo Grande. Foram apreendidos 1.249 Kg de maconha e 1,7 Kg de haxixe. O Nissan/Versa também utilizava placas falsas e possuía registro de roubo/furto, desde abril de 2025, em São Paulo. A ocorrência foi encaminhada à Denar em Campo Grande (MS).
Dupla invade casa, faz família refém, um morre, outro é baleado e preso em troca de tiros com PM
Assalto terminou com um suspeito morto e outro ferido na madrugada desta segunda-feira (2), em Naviraí-MS. Os dois criminosos invadiram uma casa, fizeram uma família refém e roubaram uma caminhonete Toyota Hilux. Tudo começou por volta das 21h de domingo, quando os bandidos encapuzados invadiram a casa na Rua Rio de Janeiro, renderam o casal e os dois filhos pequenos. Um deles ficou com a família sob a mira de uma arma, enquanto o outro fugia com a caminhonete. Já durante a madrugada, o veículo foi localizado por policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) em uma estrada vicinal próxima a Iguatemi. O condutor abandonou o carro e correu para o mato, iniciando uma caçada na região. Enquanto isso, outra equipe chegou à casa da família refém e flagrou um dos bandidos pulando o muro. Houve troca de tiros. José Antonio Alves da Silva, de 24 anos, foi baleado na perna e preso. Com ele, os policiais encontraram uma pistola calibre .22, um coldre e o controle do portão eletrônico. Já o segundo suspeito, Nicolas Viana Cabral, de 20 anos, foi localizado por volta das 8h da manhã em uma área de mata. Ele também reagiu à abordagem policial e acabou baleado. Nicolas foi levado ao hospital de Iguatemi, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, José Antonio veio do Paraná para cometer roubos em Naviraí e já tinha envolvimento em outro crime semelhante. A investigação agora tenta identificar outros possíveis envolvidos.
Polícia Civil de Mato Grosso do Sul divulga informações sobre a Intimação por Meio Eletrônico
Regulamentada por meio da portaria normativa nº 222/2024/DGPC/MS, a Intimação por Meio Eletrônico é uma possibilidade de intimação que visa dar celeridade e eficiência aos procedimentos. A Intimação será realizada por meio do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. Sempre que a população comparecer a uma Delegacia de Polícia deve atualizar os seus telefones para contato, facilitando o envio da intimação. Durante o atendimento prestado na Delegacia, o policial disponibilizará o Termo de Adesão de Intimação por Meio Eletrônico para que seja assinado, autorizando que as intimações e citações referentes ao processo, sejam encaminhadas por meio eletrônico, tanto pela Polícia Civil, como pelo Poder Judiciário A intimação realizada pela Delegacia, será encaminhada através de um número oficial (celular ou fixo), que terá na imagem do perfil o brasão oficial da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e o nome do usuário identificará qual Delegacia é responsável pela intimação. A mensagem encaminhada terá a identificação do policial responsável pela intimação, o número do Boletim de Ocorrência, qual o teor da comunicação e na hipótese de necessidade de comparecimento, qual o endereço, data e horário. A Polícia Civil reforça que não solicita dados pessoais, bancários ou sigiloso por correio eletrônico, redes sociais ou aplicativos de mensagens.
Câmara de Dourados aprova criação do Refis 2025 com descontos de até 100% em multas e juros
A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (2), a 18ª Sessão Ordinária no ano legislativo. Entre os projetos analisados, destaque para a proposta de Refis 2025 e o PL que estabelece normas gerais de acessibilidade para adequação de imóveis, esse último aprovado em segunda votação. Nesta sessão, os vereadores analisaram o programa “Refis 2025 – Ajude a cuidar com Amor e construir com trabalho”, Projeto de Lei Complementar nº 012/2025, de autoria do Poder Executivo, por meio da Sefaz (Secretaria Municipal da Fazenda) e da Procuradoria Geral do Município, que garante aos contribuintes a oportunidade para regularizar débitos tributários e não tributários. O texto foi aprovado em regime de urgência, por sugestão do vereador Laudir Munaretto (MDB), e segue para ser sancionado pelo prefeito Marçal Filho. O programa garante a remissão de juros e multas de mora, com descontos de 30% a 100%, de acordo com o prazo e número de parcelas que o contribuinte escolher para quitar seu débito. Segundo o vereador Márcio Pudim (MDB), líder do prefeito na Câmara, a Prefeitura de Dourados tem aproximadamente R$ 145 milhões a receber. Acessibilidade Em segunda votação, os vereadores aprovaram Projeto de Lei nº 64/2025, de autoria do Executivo, que estabelece regras de acessibilidade para imóveis e renovação de alvarás. Os parlamentares apresentaram emenda, que foi incluída na proposta e que amplia para 2028 o prazo para as microempresas se adequarem às normas exigidas e realizem as adequações necessárias nos imóveis para obter ou renovar o alvará de funcionamento. O texto agora segue para ser sancionado pelo prefeito Marçal Filho. No projeto original encaminhado à Câmara Municipal, o prazo seria até 2026, mas foi estendido para garantir que microempresas não sejam penalizadas injustamente e tenham tempo para planejar as mudanças de forma consciente e sustentável. A proposta também cria um novo sistema de classificação por complexidade, que diferencia os estabelecimentos conforme o porte, o tipo de atividade e a estrutura física do imóvel. De acordo com a Prefeitura, o objetivo central do projeto é garantir a acessibilidade de forma responsável e gradual, respeitando as diferentes realidades dos estabelecimentos e promovendo inclusão sem gerar obstáculos intransponíveis para quem empreende. A lei busca tornar Dourados uma cidade mais justa, acessível e acolhedora, sem deixar de lado o apoio ao desenvolvimento econômico. Outros Projetos Foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 031/2025 de autoria dos vereadores Sargento Prates, Marcelo Mourão, Liandra da Saúde e Dalton Santos, que dispõe a nulidade da nomeação ou contratação para cargos e empregos públicos de pessoas condenadas por crimes sexuais contra crianças e adolescentes no município de Dourados, e dá outras providências. Também em segunda votação, foi aprovado Projeto de Lei nº 066/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as fases do procedimento de licitação para contratação de obras no âmbito dos órgãos da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo. Já em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 012/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a reestruturação administrativa da Fundação Municipal de Esporte de Dourados – FUNED, do Conselho Municipal de Esporte e Criação do Fundo Municipal de Esporte.
Após cinco anos, prefeitura reativa transporte coletivo entre Dourados e Itahum
Após cinco anos de paralisação, o transporte coletivo entre Dourados e o distrito de Itahum foi retomado nesta segunda-feira (2). A linha havia sido suspensa em março de 2020, no início da pandemia da Covid-19, e desde então moradores do distrito mais distante da cidade, a cerca de 60 km da sede urbana, estavam sem acesso ao serviço público de transporte. O prefeito Marçal Filho esteve em Itahum para acompanhar o retorno da linha, ao lado do vereador Rogério Yuri. Eles percorreram o trajeto por onde o ônibus passará, com ponto final na Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja, no centro do distrito. “É um distrito muito longe e nesses anos todos a administração passada deixou as pessoas sem o transporte público. Quando assumi a prefeitura, em janeiro, o vereador Yuri me procurou e pedi paciência aos moradores, pois iríamos garantir o retorno. Hoje, estamos cumprindo esse compromisso”, afirmou Marçal. A linha funcionará três vezes por semana, com saída às 7h de Itahum e chegada à extensão da Avenida Marcelino Pires, com ponto final no supermercado Atacadão. O retorno ao distrito será às 15h, no mesmo ponto de embarque. A empresa Viação Dourados será responsável pela operação e fará um estudo para avaliar a demanda de passageiros. Caso haja procura significativa, mais horários poderão ser implantados. O lavoureiro Jair Manoel da Silva, morador do assentamento Lagoa Grande há cerca de 30 anos, comemorou a retomada. “A gente sofreu muito sem transporte, principalmente os mais pobres. Um carro de aplicativo chega a cobrar R$ 250 para ir e voltar da cidade. Agora vai facilitar para a gente”, disse ele, antes de embarcar no ônibus nesta segunda-feira. Também entre os primeiros passageiros estava Elbert Roberto Barbosa, auxiliar de serviços gerais. “Nesses anos usei uma van para ir à cidade, mas agora vou trocar pelo ônibus. Vai ser mais econômico e eu já esperava que o Marçal fosse trazer isso de volta”, contou. O vereador Rogério Yuri destacou que, durante toda a gestão passada, solicitou o retorno da linha, sem sucesso. “Passei quatro anos levando as demandas dos moradores, inclusive da zona rural como os assentamentos Lagoa Grande e Amparo. Eles ficaram sem atendimento, dependendo apenas do ônibus interestadual, que não atendia os horários necessários”, criticou. Moradores também ressaltaram o impacto social da retomada. O pastor Gabriel Matos, que vive em Itahum, afirmou que muitos aposentados e pessoas mais pobres dependem do serviço para consultas, exames e compras. “Por ele [Marçal] ter vindo de uma família humilde, já esperávamos esse olhar mais sensível. Isso vai ajudar muita gente, especialmente os idosos”, destacou. A maioria dos passageiros que utilizou o transporte nesta segunda-feira era composta por idosos, evidenciando a importância do serviço para a mobilidade e o acesso a serviços essenciais.
Sanesul alia obras de saneamento e energia limpa em compromisso com a responsabilidade ambiental
A busca por soluções que aliem desenvolvimento e preservação ambiental tem pautado as ações do setor de saneamento em Mato Grosso do Sul, especialmente durante a Semana do Meio Ambiente. Além dos projetos voltados à ampliação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) se destaca com investimentos em energia solar e na expansão dos serviços. Atualmente, são mais de 11,813 bilhões de litros de água produzidos e tratados por mês, volume que demonstra a dimensão do trabalho realizado para garantir água de qualidade à população sul-mato-grossense. A geração de energia solar também vem se consolidando como uma solução eficiente, capaz de unir economia e responsabilidade ambiental. Desde setembro de 2024, quando as usinas solares começaram a operar, a Sanesul já economizou mais de R$ 4,1 milhões na conta de energia elétrica, contribuindo para uma operação mais sustentável e menos dependente de fontes tradicionais. Com capacidade instalada de 5,5 megawatts-pico (MWp), as unidades solares geram, em média, 1 milhão de quilowatt-hora (kWh) por mês, volume suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 10 mil residências. Atualmente, essa produção representa 15% do consumo total da empresa, segundo o gerente de Desenvolvimento Operacional, Elthon Santos Teixeira. “É um projeto que fortalece nosso compromisso ambiental e traz ganhos diretos, tanto na redução dos custos operacionais quanto na contribuição para um futuro mais sustentável”, explica Elthon. Saneamento e preservação de mãos dadas Para o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Leopoldo Godoy do Espírito Santo, investir em energia renovável amplia o papel da Sanesul na preservação ambiental e na eficiência dos serviços prestados. “O saneamento já é, por natureza, uma atividade que protege o meio ambiente. Ao associar isso à geração de energia limpa, damos um passo ainda maior em direção a processos mais modernos, sustentáveis e alinhados com as exigências ambientais”, afirma Leopoldo. A energia gerada hoje atende praticamente todas as unidades da Sanesul em baixa tensão, ampliando os resultados operacionais e os benefícios ambientais. Novas alternativas Além da energia solar, a empresa estuda novas alternativas para ampliar sua eficiência energética, incluindo a migração para o mercado livre de energia nas unidades de média e alta tensão, o que pode gerar economia adicional de até 30%. Durante a Semana do Meio Ambiente, a companhia mantém o compromisso de priorizar ações que combinem desenvolvimento, sustentabilidade e responsabilidade social, além de continuar expandindo as obras de água e esgoto que garantem mais qualidade de vida para a população sul-mato-grossense. Comunicação Sanesul
Procon de MS abre credenciamento para projetos voltados à defesa do consumidor
O Procon de Mato Grosso do Sul iniciou, nesta segunda-feira (2), o processo de credenciamento de projetos voltados à defesa do consumidor. A iniciativa é destinada aos Procons municipais e às organizações sociais que atuam na área. O investimento previsto é de R$ 700 mil. Entre as atividades passíveis de financiamento, a instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) enumera o desenvolvimento de estudos relativos às relações de consumo, a realização de eventos de orientação aos consumidores, a capacitação e aperfeiçoamento técnico, modernização administrativa, fomento de ações que objetivem a proteção e defesa dos consumidores, assim como a manutenção das despesas de custeio das organizações sociais de defesa do consumidor. Ao todo estão disponíveis R$ 700 mil, provenientes do FEDCC (Fundo Estadual de Defesa do Consumidor). Desse montante, R$ 500 mil serão destinados aos Procons municipais e R$ 200 mil às organizações sociais. Caso solicitado, o Procon de Mato Grosso do Sul e a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) poderão prestar assessoramento técnico aos interessados. O prazo para envio das propostas, de forma eletrônica ou presencial, encerra em 30 de agosto. Já o credenciamento dos projetos está previsto para ocorrer até o mês de dezembro. Mais informações sobre o processo e os documentos exigidos podem ser consultadas na Resolução Sead nº 101/2025, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul. Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Turismo comemora seleção de artistas que retratam as belezas de MS na Bienal das Amazônias
Na última quinta-feira (29), foi divulgada a lista de artistas participantes da 2ª Bienal das Amazônias, que acontecerá de 29 de agosto a 30 de novembro de 2025, em Belém (PA). Na lista dos artistas e coletivos selecionados estão as artistas de Mato Grosso do Sul Ana Ruas e Buga Peralta. “Vou apresentar uma instalação feita de argila que representa uma comitiva de gado e é um trabalho que conta um modo de vida, uma prática que está enraizada no cotidiano dos pantaneiros. Desperta memórias afetivas, tem identidade, tradição, cultura. Emociona as pessoas, né? E mostrar essa obra na Bienal tem muita importância para mim, porque é poder celebrar nossas raízes, valorizar nossos costumes, as nossas tradições”, explica a artista plástica sul-mato-grossense Buga Peralta. O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS fala da importante parceria da cultura nas ações de divulgação dos destinos turísticos do Estado. “Estamos muito felizes com a seleção da Buga, parceira de longa data do turismo de MS e também a Ana Ruas, e nesse ano em que acontece a COP 30 lá no Pará. A Buga é uma parceira do turismo, está sempre conosco nos eventos com sua arte fantástica, como foi no road show ‘Mato Grosso do Sul: Especial por Natureza’, que fizemos em São Paulo, no ano passado. Essa seleção delas entre 74 artistas de vários países reforça nossa identidade cultural e dá visibilidade ao destino Mato Grosso do Sul”, enaltece. A seleção A seleção dos 74 artistas e coletivos da Pan-Amazônia e do Caribe para a Bienal das Amazônias foi realizada pela curadora-chefe Manuela Moscoso, em colaboração com Sara Garzón, curadora adjunta desta edição, e Jean da Silva, cocurador do programa público. As obras dialogam com o conceito “Verde-distância”, inspirado no romance Verde Vagomundo, do escritor paraense Benedicto Monteiro. Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS








