O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), após ela anunciar a saída do Brasil e a licença do mandato. A decisão atende um pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Moraes determinou ainda o bloqueio dos passaportes (inclusive o diplomático) e do salário de deputada e de qualquer outra verba de gabinete paga pela Câmara. Os recursos serão destinados ao pagamento das multas impostas pela condenação por invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por determinação do ministro, todos os bens e contas da parlamentar também deverão ser bloqueados, incluindo contas bancárias, móveis e imóveis registrados em nome de Zambelli. Além disso, as empresas responsáveis têm duas horas. a partir do momento da notificação. para bloquear o acesso aos perfis da deputada no X; Facebook; Instagram; YouTube; Tik Tok; LinkedIn; Telegram e GETTR. Se, mesmo com o bloqueio, Zambelli seguir publicando textos ou vídeos que reiterem condutas criminosas, estará sujeita a ser multada em R$ 50 mil/dia, mesmo que as postagens a ela atribuídas sejam divulgadas nas redes sociais de outras pessoas. Moraes também determinou que a Polícia Federal tome as providências necessárias para que o nome de Carla Zambelli seja incluído na lista da Interpol, bem como informe o atual paradeiro da deputada para que sua extradição seja solicitada às autoridades do respectivo país. A decisão de Moraes atende ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) feito nesta terça-feira (3). Para Moraes, a decretação da prisão está plenamente justificada, já que Zambelli deixou o Brasil semanas após a Primeira Turma do STF condená-la a dez anos de prisão. “Carla Zambelli anunciou [nesta terça-feira] que, após a condenação por esta Suprema Corte, se evadiu do distrito da culpa, fugindo do território nacional e que vai ‘voltar a ser a Carla que era antes das amarras que essa ditadura nos impôs’”, apontou Moraes, em sua sentença. O ministro destacou que, na entrevista que concedeu ao canal AuriVerde Brasil, do YouTube, a própria deputada anunciou ter transferido suas redes sociais para o nome de sua mãe – como forma de tentar burlar um eventual bloqueio dos canais que, segundo Moraes, ela pretendia utilizar para “voltar a propagar notícias fraudulentas acerca do processo eleitoral no Brasil”. Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF por invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o auxílio do hacker Walter Delgatti, condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo. No mesmo inquérito, a Primeira Turma também condenou Zambelli à perda do mandato parlamentar após esgotados todos os recursos possíveis. A previsão é que os embargos de declaração que a deputada e Delgatti apresentaram sejam julgados entre esta sexta-feira (6) e o próximo dia 13. Se a sentença for mantida, além de serem presos, os dois terão que pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos. A deputada também responde a outro processo criminal no STF, no qual figura como ré por ter sacado uma arma de fogo em plena luz do dia e, junto com seguranças e assessores, ter perseguido o jornalista Luan Araújo. O episódio ocorreu às vésperas do segundo turno das eleições de 2022 e foi citado pela parlamentar durante a live desta manhã.
Com lançamento de 15 livros e programação cultura, V Felit começa nesta quarta na Câmara de Dourados
Com uma vasta programação cultural, começa nesta quarta-feira (4), às 19h, e vai até a noite de sexta (6), na Câmara de Dourados, a quinta edição da Felit-MS (Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul), uma iniciativa conjunta da Câmara de Dourados e Grupo Literário Arandu e que tem como objetivo principal a popularização e valorização do livro e da leitura de autores regionais, além de incentivar novos leitores, apresentando ao público diversos gêneros da literatura. Em sua quinta edição, a feira promete movimentar o cenário literário e cultural de Dourados com o lançamento de, pelo menos, 15 livros. A programação da Felit-MS também inclui, durante os três dias da Feira, nos períodos vespertino e noturno, exposição de livros, apresentação de grupos musicais e de teatro, declamação de poemas, literatura de cordel, contação de estórias, fotografias, pintura, entre outras atrações culturais, promovendo o intercâmbio entre público e artistas presentes. Idealizada pelo vereador e ex-presidente da Câmara Laudir Munaretto (MDB), a Felit chega à quinta edição já consolidada como um dos principais eventos culturais do Estado. Conforme o vereador, com a realização da feira, o poder legislativo busca a popularização e valorização do livro e da leitura de autores regionais, além de incentivar novos leitores de e a produção literária e cultural local e regional. “Temos em nosso meio considerável número de poetas e escritores. E foi por entender a necessidade de dar visibilidade ao trabalho desses artistas, à leitura, além de estimular e difundir a produção artística, literária, cultural, intelectual e editorial do nosso Estado que lançamos a ideia dessa Feira Literária que, felizmente, já faz parte do calendário cultural de Dourados e de Mato Grosso do Sul”, comenta Laudir. O presidente do Grupo Arandu, poeta e historiador Carlos Magno Amarilha, um dos coordenadores da feira, conclama a população para prestigiar. “É uma oportunidade única para conhecer e interagir com escritores, poetas, contistas, romancistas, cronistas, ensaístas, cordelistas e outros movimentos relacionados à literatura e à criação artística humana”, diz, convicto de que a V Felit deverá superar as quatro primeiras edições, tanto em público quanto na participação de escritores. PROGRAMAÇÃO Quarta-feira15h30 – Recepção dos escritores e organização dos espaços19h – Abertura para o público – Escritores farão sessão de autógrafos e interação com o público19h30 – Abertura oficial20h – Declamação de poemas20h30 – Lançamento de livros Quinta-feira 14h – Abertura14h30 – Apresentações culturais15h – Lançamento de livros16h30 – Declamação de poemas19h – Escritores farão sessão autógrafos e interação público19h30 – Apresentações culturais20h – Show com Dantas Solo20h30 – Lançamentos de livros Sexta-feira14h – Sarau Literário15h30 – Lançamento de livros16h – Sessão autógrafos com autores presentes18h45 – Palco aberto19h – Lançamento de livros20h – Show com Max Miniano20h30 – Sessão autógrafos com autores presentes
Seminário reforça o valor nutricional e destaca desafios da Cadeia Produtiva do Leite
Debater e resolver questões recorrentes sobre a cadeia produtiva do leite, reforçar qualidades nutricionais e consumo do produto, além de enaltecer a questão de geração de emprego na economia foram finalidades do III Seminário Estadual do Leite, realizado pela Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) na tarde desta terça-feira (3) no Plenário Deputado Júlio Maia. Proposto pelo 1º vice-presidente da ALEMS e coordenador da frente parlamentar, deputado Renato Câmara (MDB), o evento integra a Semana Sul-mato-grossense do Leite, instituída pela Lei Estadual 4.409/2013. Para o parlamentar, o evento representa grande relevância para avançar no setor. “A Frente Parlamentar do Leite trouxe para a Casa de Leis o debate sobre esse produto que representa muito para Mato Grosso do Sul em questão de geração de emprego na economia e também no seu valor nutricional para a saúde humana. Ao longo desse tempo conseguimos ter um debate muito amplo e a conclusão, com uma nova etapa que se iniciou com esses encontros, foi a criação do Proleite, que representou um avanço na cadeia produtiva por meio de melhoramento genético através de assistência técnica e linhas de financiamento. Então esse programa, que surgiu em torno das discussões aqui, é uma realidade e está em fase de inclusão nas políticas públicas do Estado, o que representa um grande avanço para todos os produtores de leite”, destacou. Renato Câmara apontou as perspectivas apresentadas no encontro. “Especificamente hoje nosso debate é sobre uma competição que está acontecendo a nível federal, que é a disputa do ovo com o leite. Por que o ovo já foi o vilão e ninguém podia comer mais do que um ovo por dia. Atualmente, todo mundo só pensa em comer ovos. E ainda existem muitas fake news relacionadas às qualidades biológicas do leite. Por conta do Junho Prata nós vamos ter um debate para desmistificar essas questões para a terceira idade. Nesta tarde temos muitos estudantes e acadêmicos na área de nutrição e pessoas que querem se aprofundar sobre esse tema”, reforçou o deputado. Para o diretor de Fomento de Eventos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Marcelo Renck Real, a iniciativa da Assembleia Legislativa é positiva para o setor. “Essa iniciativa auxilia, pois a frente parlamentar oxigena a discussão do mercado do leite regional e a cadeia do leite no Mato Grosso do Sul e a nível do Brasil. Em várias regiões do Brasil, discussões como essa estão sendo realizadas com a intenção de agregar mais luz ao problema ou às oportunidades do mercado e também trazer sugestões para que a gente consiga melhorar o processo como um todo, incluindo os maiores e os menores produtores, tudo numa discussão ampla para se produzir cada vez com mais qualidade, mais volume um alimento tão nobre como esse”, enfatizou. Representando a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrrisul) e presidente da Associação de Criadores de Girolando do Estado, Alessandro Coelho fez uma análise do que foi conquistado e avançado em relação à cadeia leiteira. “Eu acho que o ponto principal disso já antecedeu, pois aconteceu em abril o lançamento do Proleite, quando o Governo do Estado lançou um programa de incentivo aos produtores. Mas todo esse trabalho veio em decorrência de um esforço que vem acontecendo há muitos anos aqui dentro da Assembleia Legislativa. E com isso a gente pôde caminhar a passos fortes e chegamos aí nesse primeiro programa onde teremos um incentivo e um fomento à parte genética, fazendo com que os produtores possam se tornar mais produtivos no nosso estado e trazer uma maior eficiência para essa cadeia tão importante que a gente espera poder transformar nos próximos dez anos. Para você ter uma ideia, vamos pegar um exemplo, a cadeia tem que se tornar mais eficiente. Em 1994, um litro de leite era o dobro do preço de um litro de óleo diesel. Hoje, um litro de leite é quase um terço do valor de um litro de óleo diesel. Então isso faz com que, se a pessoa não for competitiva, se ele não tiver um gado extremamente produtivo, ele não consegue produzir com um custo compatível com a realidade do mercado de hoje”, comparou Alessandro Coelho. Cadeia Produtiva do Leite Segundo dados da secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a produção diária de leite em Mato Grosso do Sul é de 1,34 milhão de litros. No entanto, desde 2016, houve uma diminuição de 47% no volume produzido, que caiu de 388 para 174 milhões de litros anuais. Atualmente, o setor apresenta uma estabilidade na produtividade, com o rebanho variando entre 150 mil e 160 mil cabeças. Representando a secretaria, o gestor de Desenvolvimento Rural, Orlando Serrou Camy Filho, considerou a evolução das discussões que aconteceram nos últimos três anos. “A Cadeia Produtiva do Leite está naquele momento de trabalhar a unificação das suas instituições, ou seja, fortalecimento das associações, cooperativas e produtores, em um trabalho mais agregado num plano estadual que é o Plano Estadual do Leite (Proleite). E o seminário estadual vem para trabalhar mais aquela divulgação do produto, da qualidade e da importância dele para a nutrição humana. Então ele é voltado para o público consumidor e nós temos nosso público que são os jovens, os idosos e a população no modo geral. E a importância disso agora, nesse momento, é que a gente começa a ampliar as ações, por exemplo, na semana do leite, nós temos o Festival do Leite e do Queijo, além da economia solidária. E o seminário está junto disso agregando com as informações que complementam e tanto divulgam quanto à capacitação de conhecimento dos produtos lácteos do Estado”, elencou. O profissional complementa explicando como o trabalho acontece: “Cada um tem o seu papel e como a frente parlamentar tem representação na Câmara Setorial do Leite, aquelas demandas que são relevantes para a cadeia produtiva, seja na parte de legislação, assistência técnica, ou mesmo de incentivo que o Estado pode fazer, tem cada um as suas opiniões, ou seja,
Deputado Zé Teixeira solicita obras em estradas de MS
As vias urbanas e as estradas bem conservadas representam a espinha dorsal do desenvolvimento econômico e social dos municípios. Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zé Teixeira tem trabalhado para garantir as boas condições de deslocamento em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (3), o parlamentar solicitou ao Governo do Estado as obras de patrolamento e cascalhamento na rodovia MS-270, no trecho entre o frigorífico e a Placa do Abadio, em Itaporã. “A região é bastante produtiva e tem intenso tráfego de caminhões. Por não ser pavimentada, a estrada requer constantes manutenções. Seu precário estado de conservação tem preocupado seus usuários, causando sérios transtornos, dificultando o tráfego e colocando em risco a segurança dos usuários, incluindo os estudantes que utilizam o transporte escolar”, justificou Zé Teixeira. O deputado também solicitou o recapeamento da rodovia MS-384, no trecho que liga os municípios de Bela Vista a Caracol. Segundo a vereadora caracolense Magaly Godoy, as operações tapa-buracos, embora frequentes, não têm apresentado eficácia suficiente para garantir a segurança e a funcionalidade da estrada. Em Itaquirai, Zé Teixeira intercedeu por mais segurança com o pedido de instalação de quatro redutores de velocidade na MS-488, entre os quilômetros 19 e 20, na comunidade ribeirinha Colônia dos Pescadores Z16, localizada em Porto Santo Antônio. O vereador Pezinho informou que no segmento da rodovia há um declive e os motoristas abusam do limite de velocidade. A via também dá acesso à famosa Praia da Amizade, no Rio Paraná. Capital – Para o município de Campo Grande, o deputado encaminhou indicação à prefeita Adriane Lopes requisitando a pavimentação das ruas do Jardim São Conrado. Nos períodos de chuva, a lama afeta a mobilidade urbana, a segurança e o bem-estar da população. A falta de infraestrutura também impacta negativamente a saúde pública nos dias secos, com o aumento de problemas respiratórios causados pela poeira, além de dificultar o desenvolvimento e o comércio na região.
Autores de furto são presos pela Polícia Civil em Dourados
Na manhã desta terça-feira, 03/06, a Polícia Civil, por intermédio da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Dourados-MS, realizou uma operação bem-sucedida no combate ao crime de furto na região do Parque Alvorada. Dois autores foram presos. Segundo apurado, por volta da meia noite do dia 02/06, um restaurante foi furtado e do foram subtraídas diversas garrafas de Wisk importados e dois ventiladores de parede. Por volta das 11h do dia posterior, após diligências contínuas os policiais civis localizaram e prenderam E.C.P. , conhecido como “Carneiro”, em uma boca de fumo na Rua Barnabé Minhos, bairro Jardim Flórida. Durante a abordagem, E.C.P. confessou o furto ocorrido recentemente em restaurantes da região, indicando também seu comparsa, C.E.B.O. Este foi localizado em uma casa abandonada na Rua Jatobá, bairro Estrela Tovi, poucas horas após a prisão de Carneiro. No local, foram apreendidas duas garrafas vazias de uísque e um dos ventiladores furtados. Ambos os indivíduos confessaram o crime.
Polícia Federal incinera cerca de 30 toneladas de entorpecentes em Dourados
A Polícia Federal realizou, na manhã de terça-feira (3/6), a segunda incineração de entorpecentes do ano em Dourados/MS. Foram destruídas cerca de 30 toneladas de drogas, sendo aproximadamente 29.444 kg de maconha e 593 kg de cocaína. Os entorpecentes são provenientes de apreensões realizadas ao longo do ano, resultado do trabalho da Polícia Federal, tanto de forma individual quanto em conjunto com outras forças de segurança pública que atuam no estado de Mato Grosso do Sul. Na primeira incineração do ano, realizada em abril, foram destruídos 2.355 kg de maconha, 795 kg de cocaína, 9,5 kg de haxixe e 80 kg de folhas de coca.
Dourados discute políticas públicas para refugiados, migrantes e apátridas
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) começa, na segunda-feira, dia 9 de junho, a discutir políticas públicas para aprimorar o atendimento a refugiados, migrantes e apátridas que vivem no município. A primeira reunião ordinária do Comitê Municipal para Refugiados, Migrantes e Apátridas será às 8 horas, no auditório do Creas – Rua João Pedro Gordim, nº 55, Vila Santa Catarina. Nesta primeira reunião, serão tratadas as demandas iniciais para consolidação do Comitê como a definição da mesa diretora e elaboração do regimento interno, para dar inicio à definição de prioridades para o aprimoramento das políticas públicas locais para o segmento. O Comitê local foi instituído por meio do Decreto nº 246 de 09 de maio de 2025, sob a coordenação geral da Secretaria de Assistência Social e tem como objetivo principal realizar diagnóstico municipal e estabelecer parâmetros de coleta e análise dos dados para subsidiar elaboração do Plano Municipal de Políticas para Migrantes, Refugiados Apátridas. Também são objetivos, a articulação da rede intersetorial na promoção de políticas públicas, para atendimento das demandas dos migrantes refugiados, promovendo acesso e acolhida nos serviços ofertados nas áreas de saúde, habitação, educação, assistência social, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda; e, ainda, viabilizar a pactuação do Plano Municipal de Políticas para Migrantes, Refugiados Apátridas. A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon considera que a criação do Comitê vem ao encontro das metas de certificação do MigraCidades, bem como da Conferência MigraCidades, realizada em outubro do ano passado. “O Comitê é um importante dispositivo para a estruturação e fortalecimento da Política Municipal de Atendimento ao Refugiado, Migrante a Apátrida no nosso município, envolvendo segmentos governamentais e sociedade civil”, afirma. Ela observa que desde 2019, o crescimento migratório em Dourados, impulsionado pela Operação Acolhida, resultou na chegada de aproximadamente 5.400 venezuelanos ao município. “Hoje, Dourados ocupa o quinto lugar entre os municípios que mais acolheram no país, contudo, há afirmação de que esse número pode ser o dobro, considerando o deslocamento espontâneo, embora não possua um número exato para comprovação”, ressalta, apontando a necessidade da realização de um censo municipal para identificação mais consistente quanto ao número de migrantes residentes em Dourados. FLUXO MIGRATÓRIO De acordo com o Observatório de Migrações Internacionais (2024), nos últimos 14 anos, o Brasil vivenciou um expressivo aumento no fluxo migratório, abrangendo ao menos 117 nacionalidades distintas. Impulsionados por crises econômicas, ambientais humanitárias decorrentes de guerras civis em busca de melhores condições sociolaborais, número de solicitações de residência disparou de 345.626, em 2010, para impressionantes 2,3 milhões, em 2024. Com a crescente diversificação dos fluxos migratórios tem exigido adaptações significativas nas políticas públicas, uma vez que envolve uma ampla gama de indivíduos, incluindo famílias com crianças adolescentes, idosos, pessoas com deficiência aquelas com diferentes identidades de gênero. Diante desse perfil cada vez mais heterogêneo, torna-se essencial que as esferas governamentais federal, estadual e municipal revisem e aprimorem os mecanismos de integração, inclusão social garantia de direitos. MIGRACIDADES A Plataforma MigraCidades foi criada para contribuir com a construção e gestão de políticas migratórias de forma qualificada e planejada e, em outubro do ano passado, realizou encontro virtual com representantes de 15 governos estaduais e municipais. No encontro foram debatidos o acesso à saúde, à educação, à assistência social e proteção social e ao mercado de trabalho das pessoas migrantes, além de acesso e acolhimento nos serviços de proteção e combate a violências baseadas em questões de gênero, raça e sexualidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Agência da ONU para as Migrações (OIM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com apoio da Escola Nacional de Administração Pública.
Prefeitura convoca sociedade civil para Escuta Pública da PNAB online
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), convida a sociedade civil para participar da 1ª Escuta Pública da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) 2025, de forma online. Os trabalhadores e pessoas envolvidas no meio cultural podem acessar o link https://forms.gle/PyRJhcMdUMpkfDv57 e responder o formulário, ajudando o aprimoramento das ações na comunidade. O período para participar é de 03 a 10 de junho. A SEMC objetiva avaliar a Política Nacional Aldir Blanc referente ao ano de 2024 e incentivar a participação da comunidade artística na elaboração dos editais da PNAB 2025. Conforme a secretária de Cultura, Gisella Silva Mello as ações visam “identificar como foi o atendimento às demandas culturais, utilizando esses dados para promover melhorias e ações mais efetivas alinhadas à realidade do município”. Levantamentos como este junto aos agentes culturais auxiliam no direcionamento de estratégias da prefeitura, que visa apoiar os artistas locais, incentivar a produção independente e promover eventos que envolvam toda a comunidade. Ainda conforme a secretária de Cultura, a escuta ativa da população é uma ferramenta essencial para a construção de uma política cultural mais efetiva, inclusiva e representativa. “Ao valorizar a voz de cada cidadão, o município fortalece sua identidade cultural e promove o desenvolvimento social, contribuindo para uma sociedade mais plural e participativa”, cita Gisella. Em 2024, a SEMC lançou três editais referentes à Política Nacional Aldir Blanc (Fomento/ Cultura Viva/ Subsídios), que juntos totalizaram R$ 1.171.875,94. Vale destacar que a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, tem como objetivo fomentar a cultura em todos os estados, municípios e Distrito Federal, mediante repasses da União aos demais entes federativos de forma continuada.
MS prioriza reativação de ferrovias e modernização de modais para melhorar logística do Estado
Retomar o transporte ferroviário, melhorar as rodovias, incrementar o envio de mercadorias por hidrovia e ampliar e revitalizar os aeroportos. Estas são hoje as prioridades do Governo do Estado para Mato Grosso do Sul avançar em logística com competitividade. O detalhamento foi feito pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, que participou ontem (3) do 9º Encontro Regional do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050. O evento, promovido pelo Ministério dos Transportes, foi realizado na Famasul, em Campo Grande. O encontro integra a segunda fase do PNL 2050, programa estratégico do Governo Federal que traça o planejamento de longo prazo para a infraestrutura de transportes no Brasil. Com o tema ‘Participação Social para Construção do Diagnóstico do PNL 2050’, o evento reuniu representantes do governo, entidades do setor produtivo e especialistas para discutir os principais desafios logísticos da Região Centro-Oeste. Durante a programação, estão sendo debatidos gargalos e potenciais de corredores estratégicos da malha de transportes, com foco especial em Mato Grosso do Sul, estado que ocupa posição de destaque no agronegócio brasileiro e depende de um sistema logístico eficiente para manter sua competitividade nos mercados interno e externo. “O Governo Federal olhando para o setor de logística nos próximos 25 anos está fazendo um diagnóstico em cada uma das regiões. Aqui é um evento do Centro-Oeste para identificar quais são os grandes gargalos do sistema logístico visando obviamente o crescimento do país. Quando trazemos isso para Mato Grosso do Sul, consideramos que após a reforma tributária, a logística ela toma um papel ainda mais relevante, nós temos que ter competitividade”, pontuou o secretário Jaime Verruck. O secretário Jaime Verruck destacou ainda quais os gargalos logísticos de Mato Grosso do Sul. “O Governo tem priorizado como gargalo a questão da ferrovia. Nós entendemos que essa é uma prioridade, porque o Governo entendeu que as rodovias nós temos dois projetos já em avanço. Então o Estado hoje o ponto principal de gargalo é a questão ferroviária e o segundo que ainda não é um gargalo que é que ele vai ser uma parte da solução é a Rota Bioceânica”, salientou. Verruck enfatizou que a competitividade na logística exige a redução de custo e de tempo. “Essas são as duas grandes questões. Para isso a gente precisa investir em logística. Então o que estamos discutindo é a importância de que hoje nós temos ainda um gargalo que é a ferrovia. Essa matriz tem que ser alterada. E é o que está se discutindo. Olhando para um horizonte de longo prazo é como o Brasil vai ter os investimentos. Só que vai ter que priorizar, isso foi destacado pelo Governo Federal. Não existem recursos para fazer tudo que é necessário, nem estadual, nem federal. Então a gente tem que priorizar onde são os principais gargalos”, complementou. Sobre ampliar a competitividade, o secretário lembra que a meta está atrelada a uma redução de custo. “Hoje todo esse modal está concentrado especificamente em caminhão. Quando você cria a intermodalidade a ideia é que você tenha um custo de frete menor para levar os seus produtos para qualquer lugar do mundo. Mato Grosso do Sul é efetivamente exportador. E a outra questão é o tempo. Quando você tem o sistema logístico adequado, o tráfego flui melhor. Então a questão do tempo é fundamental. Quando se olha o sistema logístico a gente tem que investir para reduzir custo e diminuir o tempo de levar os produtos até os consumidores ou até os outros países”, ressaltou. Para o secretário, a discussão do PNL com o Governo federal é fundamental porque aproxima o setor da relidade local. “O fato do Governo Federal vir aqui fazer essa discussão com o setor privado, com o setor público mostra exatamente que a gente tem condições de apresentar quais são os gargalos do Estado. Porque senão isso fica muito maior. Então a construção a partir do diagnóstico local é fundamental”, finalizou. A abertura contou com a participação do diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Valente, a subsecretária substituta do Ministério dos Transportes, Larissa Spinola, do presidente da Setlog/MS, Cláudio Cavol, e do assessor de logística da Semadesc, Lúcio Lagemann. A ideia é reforçar a importância da colaboração entre o setor público, a sociedade civil e os setores produtivos na construção de um diagnóstico técnico alinhado à realidade local. Pelo Ministério dos Transportes, a subsecretária substituta Larissa Spínola destacou o compromisso do Governo Federal com o diálogo com o setor produtivo. “Precisamos percorrer o Brasil para entender o Brasil. Estamos aqui para ouvi-los”, afirmou, reforçando o papel colaborativo na construção do PNL 2050. A metodologia do PNL 2050 envolve a análise de dados técnicos como matrizes origem-destino, mapas de saturação e indicadores multidimensionais, considerando critérios como acessibilidade, sustentabilidade e integração regional. O objetivo é subsidiar a definição de metas e estratégias para a transformação da infraestrutura nacional até 2050. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc








